You are on page 1of 6

13/12/12

SABER - Sociedade de Apologtica Bblica e Estudo das Religies

I - RESUMO HISTRICO DO TABERNCULO DA F O lder dessa seita, William Marrion Branham, nasceu em Kentuchy (EUA), em 6 de abril de 1909, numa cabana muito humilde, sendo o primognito de um casal muito pobre. Dez dias depois do seu nascimento, uma coluna de luz penetrou pela janela e posou sobre sua cabea. Seus pais ficaram assustados, sem saber como interpretar tal fenmeno. Os seguidores de Branham acreditam que foi um sinal de que Deus tinha sua mo sobre ele desde o seu nascimento. A aurola supostamente apareceu novamente em Houston, Texas, em 1950, quando Branham pregava numa campanha. Uma foto do fenmeno foi enviada para George Lacy, investigador de documentos duvidosos, de uma agncia do Governo Federal (F.B.I), o qual, depois a foto, fez a seguinte declarao para Branham, seus seguidores e a imprensa: Reverendo Branham, voc morrer como todos os outros mortais, mas, enquanto existir uma civilizao crist, sua foto permanecer viva. A famosa foto encontra-se em muitas publicaes, dentre elas o Dicionrio de movimentos carismticos e pentecostais, publicado em 1988, pela Zondervan (p.69). Branham afirma que Deus falou com ele, pela primeira vez, aos sete anos de idade. Ele estava carregando gua para a destilaria ilegal de seu pai e, ao parar para descansar debaixo de uma rvore, ouviu, vinda do vento que assobiava entre as folhagens do arbusto, uma voz que dizia: Nunca beba, fume ou profane seu corpo com qualquer meio, pois eu tenho uma obra para voc realizar, quando estiver mais velho. A converso de Branham ao cristianismo aconteceu atravs da pregao de um pastor batista. Logo depois, sentiu chamada para pregar e comeou a fazer planos para dirigir seu primeiro culto na igreja. Em 1933, sob uma tenda em Jeffersonville, Indiana, Branham pregou para aproximadamente trs mil pessoas. A morte de sua esposa Hope Brumback, e de sua filha ainda beb, ambas em 1937, foi uma fatalidade interpretada por Branham como juzo de Deus, por ele no ter dado ateno ao chamado para ministrar aos pentecostais unicistas. Em 1946, Branham alegou ter conversado com um anjo numa caverna secreta, onde recebeu o poder de discernir a enfermidade das pessoas. Da para frente, os cultos de cura e reavivamento dirigidos pelo pregador mstico de Indiana passaram a ser freqentados por milhares de pessoas, As reunies ocorriam em auditrios e estdios, por todo o mundo. De outubro a dezembro de 1951, Branham viajou pela frica do Sul e dirigiu o que foi chamado de a maior de todas as reunies religiosas. Branham morreu em 1965, atropelado por um motorista bbado. Alguns de seus seguidores esperavam sua ressurreio, enquanto outros edificaram um santurio (uma pirmide) em sua memria, no seu tmulo em Jeffersonville.

II - PRINCIPAIS DOUTRINAS DO TABERNCULO DA F 1. SETE ERAS DA IGREJA? Tabernculo: "Como a primeira exploso de uma vela romana, as Eras da Igreja chegam com uma poderosa iluminao, inicial, sem a qual no poderia haver mais luz. Porm, uma vez que o brilho das Sete Eras da Igreja dado por Revelao Divina, segue luz sobre luz, at que a revelao completa se abra amplamente ante nossos olhos maravilhados (As sete eras da igreja, introduo, p.1)." "Agora, eu digo que este livro de Revelao a revelao de Jesus e o que Ele est fazendo atravs das Sete Eras da Igreja. uma revelao porque os prprios discpulos no conheciam estas verdades registradas. No lhes havia sido previamente revelado (As sete eras da igreja, introduo, v. 9, p.5)." "Se ns voltssemos a viver a era de Lutero, ns olhamos aqui atrs nela - naquela era, ns vemos exatamente, na era de Sardes, que Lutero foi o mensageiro, exatamente, com o cavalo que saiu, com o restante disto foi naquela era. Ns encontramos na era de Wesley, a era de Filadlfia. Ns encontramos aquela grande era de reavivamento que prosseguiu, amor fraternal, ns encontramos Wesley exatamente no lugar onde a Bblia disse que ele estava. (O Cristo identificado de todas as eras, v. 136 e 137)." Defesa do Evangelho: Para os adeptos do Tabernculo da F, a dispensao de Laodicia tem exatamente as caractersticas descritas na carta quela igreja, registrada no Apocalipse (3.14-22). A condio atual da Igreja a mais deplorvel de todas, cheia de vergonha e confuso, culminando com uma apostasia. O prprio Senhor Jesus Cristo est sendo expulso de sua Igreja. A minoria dos que fazem parte da Igreja verdadeiramente o corpo de Crista. A Igreja possui muitas propriedades, rica; seus pastores tm fundos de aposentadoria, sustentados por milhes; a Igreja pobre espiritualmente: miservel, cega, nua e sem conhecimento. O movimento ecumnico uma prova de que Cristo est se afastando da Igreja. Os lderes da Igreja tm repudiado a Palavra de Deus e estabelecido seus prprios dogmas e credos. Sabemos, entretanto, que: 1) As sete igrejas do Apocalipse eram igrejas existentes na sia, no tempo da perseguio do Imprio Romano, e Joo escreveu a elas, confortando-as. Nada tm a ver com as dispensaes da igreja; 2) Os adeptos do Tabernculo da F no conhecem as igrejas que seguem o Novo Testamento, em suas pregaes e ordenanas de Jesus Cristo; admitem uma corrupo geral da igreja, baseando-se, talvez, na Igreja Catlica e no Espiritismo; 3) O tempo presente pode ser comparado aos tempos de No e de L, por sua corrupo, por seu desinteresse espiritual pelo materialismo,
saber.teo.br/tabernaculo.html 1/6

13/12/12

SABER - Sociedade de Apologtica Bblica e Estudo das Religies

3) O tempo presente pode ser comparado aos tempos de No e de L, por sua corrupo, por seu desinteresse espiritual pelo materialismo, pela prtica ilcita do sexo (Mt 24.37). Isso no quer dizer, entretanto, que h necessidade de um profeta-mensageiro, uma vez que todos os crentes esto imbudos dessa tarefa: pregar o evangelho at aos confia da terra, at que Cristo venha (Mt 28.18-20; Mc 16.15, At 1.8-11); 4) O povo de Deus o sacerdcio real, a nao santa, para proclamar as verdades eternas (1 Pe 2.7-10).

2. BRANHAM O PROFETA DA LTIMA ERA? Tabernculo: "O ministrio sobrenatural de William Branham cumpriu a profecia de Malaquias 4.5-6. E sua mensagem a revelao que faz menifesto os segredos de Deus. Ele, sem sombra de dvida, foi o profeta enviado de Deus para esta era e pregou a mensagem que Deus lhe ordenou para trazer os predestinados de volta Palavra original (Disponvel em: http://www.apalavraoriginal.org.br/wbranham.php. Acesso em: 8.mar.2008)." "Temos prometido aquilo! Deus o prometeu em Sua Palavra! Malaquias 4: Ele disse que passaria isso, "E restauraria a f dos filhos aos pais". Ele o prometeu e estamos vivendo nesse dia! (O mensageiro do entardecer, v. 189)." "Traga a igreja de volta Palavra. Agora, o que que este Mensageiro de Malaquias 4 tem para fazer? Restaurar a f original, a f da ressurreio (O mensageiro do entardecer, v. 251)." "Mas, e a verdadeira semente? Acontecer justamente como estivemos dizendo. O povo de Deus est se aprontando pela Palavra da Verdade que vem pelo mensageiro desta Era. Nele estar a plenitude do Pentecostes porque o Esprito trar de novo o povo justamente de volta para o ponto em que estava no princpio. Isto : "Assim Diz o Senhor". o "Assim Diz o Senhor" porque isso o que Joel 2.23-26 diz." "Ora, dito que Deus ir "restaurar". A Era luterana no restaurou a igreja, mas iniciou uma reforma. A Era Wesleyana no restaurou. A Era Pentecostal no restaurou. Mas Deus tem que restaurar porque no pode negar Sua Palavra. Isto no a ressurreio da igreja, a "Restaurao ". Deus levar a igreja de novo ao Pentecostes como no princpio. (Um resumo das sete eras, versculos 48 e 49, p.14)". Mas nos dias da voz do stimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprir o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos (Ap 10.7)" (Mensagens disponveis em: http://www.apalavraoriginal.org.br/wbranham.php. Acesso em: 8.mar.2008)

Defesa do Evangelho: Para os adeptos do Tabernculo da F, O mesmo Esprito que escreveu a Bblia est agora num homem para revelar o contedo e a verdadeira interpretao dela. Branham enalteceu-se a si prprio, e os seus adeptos o tm considerado at mesmo igual a Jesus Cristo: Deus tem enviado o irmo Branham no sculo XX e tem feito a mesma coisa. Deus em carne, novamente passando por nossos caminhos, e muitos no o conheceram. Eles tampouco o haveriam conhecido se tivessem vivido no tempo em que Deus cruzou seus caminhos no corpo chamado Jesus, o Cristo A Bblia nos afirma, atravs do prprio apstolo Paulo: 1) Seja antema, amaldioado, aquele que pregar outro evangelho - Glatas 1.8-12. Outra passagem que menciona a expresso 1Corntios 12.3, em que Paulo lembra que pessoa alguma fala, pelo Esprito de Deus, que Jesus antema, e somente pelo Esprito Santo algum pode dizer: Jesus Senhor. 2) Jesus alertou os seus sobre aqueles que viriam dizendo serem o Cristo, enganando a muitos - Mateus 24.4,5,11,23,24,25. 3) O ministrio dos profetas encerrou-se com a vinda do Filho de Deus - Hebreus 1.1-14. 4) Crista superior a Moiss, a Melquisedeque, aos sacerdotes do antigo pacto, aos prprios anjos - Hebreus, captulos 2 a 10. 5) O dever do crente olhar para Jesus, e no para algum profeta ou mensageiro - Hebreus 12.1,2;1 Corntios 11.1. 6) A maior parte da base bblica de Branham e de seus seguidores, nesta doutrina do Mensageiro, est no livro do Apocalipse, livro escrito para o contexto do primeiro sculo, cheio de simbolismos, no qual no devemos basear doutrinas.

3. BRANHAM DEUS ENCARNADO? Tabernculo: "Esta gerao est incumbida: uma gerao na qual Deus tem caminhado em carne humana na forma de um Profeta. Deus tem visitado seu povo. Porque um grande Profeta tem-se levantado entre ns." "Deus tem enviado o irmo Branham no sculo 20 e tem feito a mesma coisa. Deus em carne, novamente passando por nossos caminhos, e muitos no o conheceram. Eles tampouco o teriam conhecido se tivessem vivido no tempo em que Deus cruzou seus caminhos no corpo chamado Jesus, o Cristo (T.L. Osborn, no folheto intitulado Um Homem Chamado William Branham)." "A Palavra tem se tornado carne, exatamente como Ele prometeu em Lucas 17, e Malaquias 4, e todos. Vem? Isto certo. Apocalipse... (A obra prima, pargrafo 170)." "Trs perfeio. O ministrio chegou sua perfeio quando reproduziu a Cristo novamente no natural, entre seres humanos, como foi predito: "Como foi nos dias de L (Almas em priso agora, pargrafo 348)" Defesa do Evangelho: Essas declaraes comprovam a pregao de um outro evangelho. A Bblia nos afirma, atravs do apstolo Paulo: "Mas, ainda que ns mesmos ou um anjo do cu vos anuncie outro evangelho alm do que j vos tenho anunciado, seja antema (Gl 1.8)." O apstolo Paulo sbio que viria muitos anjos pregando falsas doutrinas, fazendo grandes sinais e maravilhas enganando a muitos. Jesus alertou os seus apstolos sobre o engano dos ltimos dias: E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ningum vos engane; porque muitos viro em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganaro a muitos. (..) E surgiro muitos falsos profetas, e enganaro a muitos (Mt 24.4,5,11)."
saber.teo.br/tabernaculo.html 2/6

13/12/12

SABER - Sociedade de Apologtica Bblica e Estudo das Religies

4. BATISMO NO NOME DE JESUS? Tabernculo: Pai, Filho e Esprito Santo, so somente ttulos. No so nomes. Por isso que batizamos no Nome do Senhor Jesus Cristo, porque esse um Nome, no um ttulo. o nome desses ttulos, tal como quando voc toma um menino recm-nascido e lhe d um nome. Menino o que ele , filho um ttulo, ento voc lhe pe o nome, Joo Henry Brown. No se batize somente no "Nome de Jesus". H milhares de Jesuses no mundo, e tambm os houve antes de Jesus, nosso Salvador, porm somente h um nascido o Cristo: "O Senhor Jesus Cristo". (A Revelao de Jesus Cristo, versculo 37, p.11). "Deus tem muitos ttulos: "Nossa Justia", "Nossa Paz", "Ser Eterno", "Pai", "Filho", e "Esprito Santo", porm tem somente um Nome humano, e esse Nome Jesus. (A Revelao de Jesus Cristo, versculo 40, p.12). Arrependei-vos e cada um de vs seja batizado no nome de Jesus Cristo para a remisso dos pecados e recebereis o dom do Esprito Santo " "Ento os que aceitaram a Palavra foram batizados, havendo um acrscimo naquele dia de quase trs mil pessoas " (Atos 1.15;2.18,38,41). Porventura pode algum recusar gua para que no sejam batizados estes que, assim como ns, receberam o Esprito Santo? E ordenoulhes que fossem batizados em Nome do Senhor (Atos 10.47). ". . .e achando ali alguns discpulos, disse-lhes: Recebestes vs j o Esprito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Ns nem ainda ouvimos que haja Esprito Santo." Perguntou-lhes ento: Em que sois batizados ento? E eles disseram: No batismo de Joo. Mas Paulo disse: Certamente Joo batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que aps ele havia de vir, isto , em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mos, veio sobre eles o Esprito Santo; e falavam em lnguas e profetizavam (Atos 19.1-6). Defesa do Evangelho: Vamos observar outro texto: Colossenses 3.17. Este versculo afirma: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ao, fazei-o em nome do Senhor Jesus." Isto significa que temos que fazer tudo pela autoridade de Jesus, obedecendo a seus mandamentos. No significa que temos que recitar as palavras "Senhor Jesus" quando fazemos ou dizemos alguma coisa. A frase, "em nome de", no indica uma frmula para se recitar, mas indica uma autoridade qual temos que nos submeter. Nenhuma passagem bblica d um conjunto de palavras para serem pronunciadas sobre a pessoa que recebe o batismo. Os textos acima dizem o que era feito, no o que era dito, quando uma pessoa era batizada. O batismo deveria ser pela autoridade (de acordo com os ensinamentos) do Pai, do Filho e do Esprito Santo. E desde que nunca h uma discordncia entre os trs, o que quer que faamos em obedincia ao Pai, ou ao Esprito, na mesma ao obedecemos vontade de Jesus. aceitvel dizer que se est sendo batizado em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Pode dizer que se batizado em nome de Jesus. Mas a verdade que no h nada que tenha que ser dito quando se batizado. As palavras que so faladas no afetam a validade do batismo. Mas precisamos cuidadosamente obedecer aos ensinamentos do Pai, do Filho e do Esprito Santo, sempre que se batizado, e de fato, em tudo o que dizemos e fazemos.

5. NO H TRINDADE? Tabernculo: "Foi uma doutrina fundamental no Conclio de Nicia no ano 325 A.D. Esta trindade (uma palavra absolutamente inescriturstica) foi baseada sobre os muitos deuses de Roma. Os romanos tinham muitos deuses aos quais oravam. Tambm oravam a seus antepassados por consider-los como mediadores. Foi somente um passo para dar nomes novos a deuses antigos, e agora temos santos para torn-lo mais bblico. Assim sendo, em vez de Jpiter, Vnus, Marte, etc., temos a Paulo, Pedro, Ftima, Cristvo, etc., etc. Eles no podiam fazer com que sua religio pag funcionasse com um s Deus, portanto o dividiram em trs, e fizeram intercessores dos santos, tal como o haviam feito de seus antepassados (A Revelao de Jesus Cristo, versculo 29, p.10)." "Se Jesus Senhor e Cristo, ento Ele (Jesus) e no pode ser outra coisa menos que, "Pai, Filho e Esprito Santo" em uma Pessoa manifesta em carne. No "Deus em trs pessoas, bendita trindade", mas um Deus, uma pessoa com trs ttulos maiores, com trs ofcios manifestando aqueles ttulos. Escutem-no uma vez mais. Este mesmo Jesus "Senhor e Cristo ". Senhor (Pai) e Cristo (Esprito Santo) so Jesus, porque Ele (Jesus) ambos (Senhor e Cristo) - (A Revelao de Jesus Cristo, versculo 63, p.20)." "O Esprito de Deus, em Joo, se expressa assim para mostrar a Suprema Deidade de Jesus Cristo, e para revelar a deidade como um Deus. Hoje em dia h um tremendo erro, o qual ensina que h trs deuses em vez de um. Esta revelao como foi dada a Joo por Jesus mesmo, corrige esse erro. No que h trs deuses, mas um Deus com trs ofcios. H um Deus com trs ttulos: Pai, Filho e Esprito Santo. Esta poderosa revelao a que teve a igreja primitiva, e tem que ser restaurada neste ltimo dia juntamente com a frmula correta para o batismo em guas (As sete eras, versculo 22, p.8)." Defesa do Evangelho: A Bblia, em diversas passagens, deixa clara a verdade sobre a Trindade, embora o termo no aparea nas Escrituras: a Trindade encontrada na Bblia desde a primeira pgina, Gnesis 1.1-3,26, at a ltima, Apocalipse 22.3 e 17. Os cristos verdadeiros no crem que haja trs deuses em um. Crem, isto sim, que existem trs Pessoas, todas da mesma substncia, iguais, co-existentes e co-eternas. A doutrina da Trindade est implcita no A.T.. Considerando que a palavra Elohim (Deus) est no plural, a Trindade est implcita nesse nome. Leiamos: E disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana (Gn 1.26). Eia, desamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que no entenda um a lngua do outro (Gn 11.7). Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem ir por ns? (Is 6.8). Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo (Mt 28.19). A graa do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo sejam com todos vs (2Co 13.13). ...e um s Esprito...um s Senhor...um s Deus e Pai... (Ef 4.4-6). Porque trs so os que testificam no cu: O Pai, a Palavra, e o Esprito Santo; e estes trs so um (1Jo 5.7)
saber.teo.br/tabernaculo.html 3/6

13/12/12

Porque trs so os que testificam no cu: O Pai, a Palavra, e o Esprito Santo; e estes trs so um (1Jo 5.7)

SABER - Sociedade de Apologtica Bblica e Estudo das Religies

6. SEMENTE DA SERPENTE? Tabernculo: "Agora o diabo desceu e entrou na serpente e ele encontrou a Eva no Jardim do Eden nua. E isto fala a respeito do fruto no meio e meio significa centro e assim por diante. Vocs compreendem em uma congregao mista. E ele disse agradvel bom aos olhos. O que ele fez? Ele comeou a fazer amor com Eva. Ele viveu com ela como um marido. E ela viu que isto era agradvel ento ela foi e falou com o seu marido mas ela j estava grvida de Satans. E ela trouxe o seu primeiro filho o qual o seu nome era Caim o filho de Satans (A semente da serpente, v.129 e 130, p.23)." "A semente da serpente produziu Caim. Caim foi para a terra de Nade e produziu gigantes, e ento quando eles chegaram na terra de Node (A semente da serpente, v.155, p.26)." "Certamente, mas voc viu onde a semente da serpente est? O que era a semente da serpente? Adultrio! Voc compreende isto? Adultrio com Eva (A semente da serpente, v.173, p.29)." Defesa do Evangelho: Essa doutrina teve seu incio nas lendas mitolgicas dos sculos passados e foi ligeiramente adaptada por William Branham. Para ele, comer da rvore do conhecimento significa ter relaes sexuais; o pecado de Eva foi o de manter tal relacionamento com a semente. Caim era filho da serpente, de Satans. Pane da humanidade descendncia de Satans. Essa doutrina no encontrada na Bblia e est exposta no livro Uma exposio das sete eras da Igreja. Branham cita passagens bblicas para provar sua doutrina, mas as interpreta erradamente. A Bblia nos mostra claramente que: 1) A vida eterna est no Pai, e no numa rvore - Joo 5.26. 2) A vida est no cumprimento dos mandamentos de Deus - Mateus 19.17. 3) O cumprimento da lei no eficaz para a vida eterna por causa da fraqueza da carne - Romanos 7.10. 4) Enganar no significa seduzir, como disse Branham, ao referir-se tentao de Satans no jardim do den. Em 2Corntios 11.3, a palavra traduzida por enganar significa enganar grandemente. Em 1Tmteo 2.14, est escrito que Eva foi enganada, mas Ado tambm foi expulso do jardim, porque tambm pecou. 5) O sentido de 1Joo 3.12, usado por Branham, para dizer que Caim foi gerado pelo Maligno, bem diferente: Caim foi arrebatado pelo Maligno. 1 Joo 3:8 diz que quem comete pecado do Diabo; isto no significa nascido do Diabo, pois ento todos os homens seriam nascidos do Diabo, uma vez que todos pecaram (Rm 3.23; 1Jo 1.8). 6) Em Gnesis 4.1,2, est escrito que Ado coabitou com Eva e ela deu luz Caim... Onde est a serpente? 7) Gnesis 3.22,23 diz que Deus expulsou o homem do jardim para que no comesse do fruto da rvore da vida (vivesse eternamente. A doutrina da descendncia da serpente diz que o homem no podia alcanar tal fruto, mas Deus falou sobre a possibilidade. 8) Se Caim fosse uma serpente, ento no geraria filhos como a Bblia afirma que gerou. Um exemplo muito suave este: o burro (produto do cruzamento de um asno com uma gua ou de uma jumenta com um cavalo) em geral no se reproduz. Deus amaldioou a serpente para que rastejasse sobre a terra; se Caim fosse filho da serpente, a maldio cairia sobre ele e estaria rastejando, e no se casaria nem geraria filhos. 9) Atos 17.26 afirma que Deus fez toda a raa humana para habitar sobre a face da terra, de um s. Branham afirma que veio de dois. 10) Jesus afirmou que sua gerao era descendncia de Abrao, mas, pelas atitudes, parecia que era do Diabo (Jo 8.37-44). Referia-se, na segunda afirmativa, condio espiritual daquele povo (Ef 2.1,2; Cl 3.6,7).

7. REVELAES ALM DA BBLIA? Tabernculo: Como Joo Batista foi o precursor da primeira vinda de Cristo, assim sua mensagem o precursor da segunda vinda de Cristo". WMB pregou que Jesus voltaria em 1977. Como ele pode pregar esta data, se no h data marcada para a vinda do Senhor, na Bblia? Defesa do Evangelho: A seita tem vrios mtodos para levar pessoas a aceitarem estas revelaes alm da Bblia. Um mtodo dizer que a base da revelao a Bblia. Quando Braham ouviu a voz sobre sua misso ele tentou lig-la como a de um profeta que se encontra na Bblia, no caso, Joo Batista. Outro exemplo: ao afirmar que a Igreja est na stima dispensao, e que ele o profeta da stima, baseou-se supostamente em Ap 3.14-22 (carta Laodicia). Mas nesse trecho no existe a palavra "dispensao", nem h datas ou indicao de que haveria um profeta para "alertar" a Igreja, pois o profeta a prpria Bblia, no caso, a revelao do Senhor Jesus aos crentes daquela igreja! Novamente, interpretao forada, fora do contexto, de WMB. Um outro mtodo a operao de "milagres". Do livro O profeta do sculo vinte, pgina 34, ensina-se: "Durante dois dias depois de seu nascimento sua me de quinze anos de idade, seu pai de dezoito anos de idade, e as visitas viram suspensa sobre seu bero (de Branhman), uma tnue luz branca que tinha penetrado atravs da janela, e permanecido sobre sua cabea desde o nascimento". Segundo Branham um anjo lhe disse: "...tu foste enviado por Deus para usar o Dom de Curar o povo deste mundo. Se tu fores sincero e conseguires que o povo creia em ti, nada resistir a tua orao, nem mesmo o cncer" ("O Profeta do Sculo Vinte, pgina 40). Quem cura o Senhor Jesus, no ns! Confira em At 3.6, 9.34, Tg 5.15. WMB escreveu: "Ora, como tem sido salientado em Malaquias 4.6, somente a primeira parte do verso refere-se a Joo Batista sobre quem o ministrio de Elias tinha descido. A ltima parte obviamente pertence a outro mensageiro com o mesmo ministrio, o qual em algum tempo converter os coraes dos filhos aos pais. No sero as mesmas pessoas. Sero homens diferentes em pocas separadas." E ele proclamou que ele mesmo este mensageiro! Verifique a sria advertncia em Glatas 1.8-9.
saber.teo.br/tabernaculo.html 4/6

8. DATAS PARA A VOLTA DE JESUS? Tabernculo: A era de Laodicia comeou por volta da entrada do sculo vinte, talvez durante o ano de 1906. Quanto tempo durar? Como um servo de Deus que tem tido multides de vises, das quais no tem havido nenhuma que haja falhado, deixe-me predizer (no disse profetizar, mas predizer) que esta era terminar por volta de 1977 (A era de Laodicia, pargrafo 8). "Baseado nestas sete vises, junto com rpidas mudanas que tm varrido o mundo nestes ltimos cinquenta anos, eu predigo (eu no profetizo) que estas vises j se tero cumprido por volta de 1977. E posto que muitos possam sentir que esta seja uma declarao irresponsvel, em vista do fato que Jesus disse que ningum conhece o dia e nem a hora, eu ainda mantenho esta predio depois de trinta anos porque Jesus no disse que nenhum homem poderia conhecer o ano, ms ou semana em que sua vinda para ser completada. Pelo que repito, eu sinceramente creio e sustento como um estudante privado da Palavra, junto com a inspirao divina que 1977 deve terminar os sistemas do mundo e introduzir o milnio (A era de Laodicia, pargrafo 15)." (Disponvel em: http://www.apalavraoriginal.org.br/wbranham.php. Acesso em: 10.mar.2008). Defesa do Evangelho: Uma das doutrinas importantes na Bblia a segunda vinda do Senhor Jesus. Este o dia que os crentes ho de receber o cumprimento de todas as promessas de Deus, incluindo a ressurreio do corpo. Segundo as Escrituras, ningum sabe quando Jesus voltar: "Vigiai, pois, porque no sabeis a que hora h de vir o vosso Senhor (Mt 24.42)."

9. VISES E PREDIES DE WILLIAM BRANHAM? Tabernculo: Esta predio est baseada numa srie de sete vises maiores que me sobrevieram num domingo de junho de 1933. O Senhor Jesus me falou e me disse que a vinda do Senhor estava se aproximando, porm antes que Ele viesse, sete eventos principais sucederiam. Eu os anotei a todos e naquela manh eu proclamei a revelao do Senhor (As sete eras da igreja, pargrafo 8)." Primeira Viso - Mussolini invade a Etipia A primeira viso foi que Mussolini invadiria a Etipia e aquela nao cairia sua passagem. Aquela viso realmente causou algumas repercusses, e alguns ficaram muito intrigados quando eu o disse, e no creram. Porm assim sucedeu. Ele simplesmente entrou l com suas armas modernas e tomou conta. Os nativos no tiveram nenhuma chance. Mas a viso dizia tambm que Mussolini chegaria a um terrvel fim, com seu prprio povo revoltando-se contra ele. Isto veio a suceder exatamente como tinha sido dito (As sete eras da igreja, pargrafo 8). Segunda Viso - Guerra Mundial A viso seguinte predizia que um austraco por nome Adolfo Hitler se levantaria como ditador sobre a Alemanha, e que ele arrastaria o mundo a uma guerra. Ela mostrava a linha Siegfried e como nossas tropas teriam um tempo terrvel para venc-la. A seguir ela mostrava que Hitler chegaria a um fim misterioso (As sete eras da igreja, pargrafo 9).. Terceira Viso - Os trs ismos A terceira viso foi no domnio do mundo poltico porque ela mostrou-me que haveria trs grandes ismos, Facismo, Nazismo, Comunismo, porm que os primeiros dois seriam absorvidos no terceiro. A voz exortava, Observe a Rssia, observe a Rssia. Mantenha os seus olhos no rei do Norte (As sete eras da igreja, pargrafo 10). Quarta Viso - O Tremendo avano cientifico A quarta viso mostrava o grande avano na cincia que viria logo aps a segunda guerra mundial. Ela era encabeada pela viso de um carro com capota como uma bolha de plstico, que estava percorrendo maravilhosas super estradas sob controle remoto de modo que as pessoas apareciam assentadas nesse carro sem um eixo de direo e eles estavam disputando alguma espcie de jogo para se distrarem (As sete eras da igreja, pargrafo 11). Quinta Viso - Queda moral do mundo A quinta viso tinha que ver com o problema moral de nossa poca, centralizando-se mais em torno das mulheres. Deus mostrou-me que as mulheres comearam a se afastar de seu lugar com o privilgio do voto. Ento cortaram seus cabelos, o que significa que elas no estavam mais sob a autoridade do homem, mas insistindo em direitos iguais, ou na maioria dos casos, mais do que iguais. Adotaram roupas masculinas e se enveredaram por uma moda de trajes sumrios; at a ltima figura que vi era uma mulher despida, exceto por uma pequena folha de figo, tipo de avental. Com esta viso eu vi a terrvel perverso e estado moral de todo o mundo (As sete eras da igreja, pargrafo 12). Sexta Viso - Subjugao da nao americana A seguir na sexta viso eis que se levantou na Amrica, a mulher mais linda, porm cruel. Ela mantinha o povo sob seu completo controle. Eu acreditei ser este o levantamento da igreja Catlica Romana, embora eu saiba que pudesse se tratar possivelmente de alguma mulher levantando-se em grande poder na Amrica devido a uma votao popular pelas mulheres (As sete eras da igreja, pargrafo 13). Stima Viso - Runas sobre a Amrica A ltima e stima viso foi aquela na qual ouvi a mais terrvel exploso. Quando virei-me para olhar no vi nada mais seno escombros, crateras, e fumaa por sobre toda a terra da Amrica (As sete eras da igreja, pargrafo 14). Baseado nestas sete vises, junto com rpidas mudanas que tm varrido o mundo nestes ltimos cinqenta anos, eu predigo (eu no profetizo) que estas vises j se tero cumprido por volta de 1977. E posto que muitos possam sentir que esta seja uma declarao irresponsvel, em vista do fato que Jesus disse que ningum conhece o dia e nem a hora, eu ainda mantenho esta predio depois de trinta anos porque Jesus no disse que nenhum homem poderia conhecer o ano, ms ou semana em que sua vinda para ser completada. Pelo que repito, eu sinceramente creio e sustento como um estudante privado da Palavra, junto com a inspirao divina que 1977 deve terminar os sistemas do mundo e introduzir o milnio.

13/12/12

SABER - Sociedade de Apologtica Bblica e Estudo das Religies

Agora permitam-me dizer o seguinte. Pode algum provar ser errada uma destas vises? No foram todas elas cumpridas? Sim. Cada uma tem sido cumprida, ou est se processando nesta hora (As sete eras da igreja, pargrafos 15 e 16). (Disponvel em: http://www.avozdosetimoanjo.com.br/7-visoes-do-ir-branham. Acesso em: 8.mar.2008)

Defesa do Evangelho: Expor as suas "previses" ao mundo aps o acontecimento delas , no mnimo, muito cmodo. Pois foi o que aconteceu com WMB. As suas sete vises sobre o futuro s tiveram a sua divulgao aps o seu "cumprimento". Alm disso, a sua "predio" sobre a volta de Jesus para instituir o milnio em 1977 no deu em nada. "Vigiai, pois, porque no sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem h de vir" (Mt 25.3).

IV - BIBLIOGRAFIA (1) BRANHAM, William. A palavra original. Disponvel em http://www.apalavraoriginal.org.br/wbranham.php. Acesso em 8.mar.2008. Almanaque Abril 2001; Ed. Abril; 27 edio; So Paulo, SP. (2) Nova Enciclopdia BARSA; Encyclopdia Britannica do Brasil Publicaes Ltda; Rio de Janeiro So Paulo; 1999; vol. 4.
Por Joel Alexandre

saber.teo.br/tabernaculo.html

6/6

You might also like