You are on page 1of 11

-PBLICO-

N-1514 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

REV. B

08 / 2008

Tinta Indicadora de Alta Temperatura


1a Emenda

SC-14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

Esta a 1a Emenda da PETROBRAS N-1514 REV. B e se destina a modificar o seu texto nas partes indicadas a seguir:

- Seo 2: Excluso da norma ABNT NBR 5915. Incluso da norma ISO 8501-1.

- Subseo 6.5.2.2: Alterao do texto.

- Subseo 7.3: Alterao do texto. NOTA As novas pginas das alteraes efetuadas esto localizadas nas pginas originais correspondentes.

_____________

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

1 pgina

-PBLICO-

N-1514

REV. B

MAR / 2007

TINTA INDICADORA DE ALTA TEMPERATURA

Especificao
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

SC - 14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

6 pginas e ndice de Revises

-PBLICO-

N-1514
PREFCIO

REV. B

MAR / 2007

Esta Norma PETROBRAS N-1514 REV. B MAR/2007 a Revalidao da norma PETROBRAS N-1514 REV. A DEZ/2001, incluindo sua Emenda de NOV/2005.

1 OBJETIVO
1.1 Esta Norma fixa os caractersticos, verificveis em laboratrio, exigveis no recebimento de tinta indicadora de alta temperatura.

1.2 Esta Norma se aplica a especificaes iniciadas a partir da data de sua edio.

1.3 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-1288 PETROBRAS N-1318 PETROBRAS N-1358 PETROBRAS N-1661 ABNT NBR 5839 ABNT NBR 5840 ISO 8501-1 ASTM D 562 - Inspeo de Recebimento de Recipientes Fechados; - Aplicao de Pelculas de Tinta com Pincel a Painis de Ensaio; - Slidos por Volume - Determinao pelo Disco de Ao; - Tinta de Zinco til-Silicato; - Coleta de Amostras de Tintas e Vernizes; - Exame Prvio e Preparao para Ensaios de Amostras de Tintas e Vernizes; - Preparation of Steel Substrates Before Application of Paints and Related Products; - Standard Test Method for Consistency of Paints Measuring Krebs Unit (KU) Viscosity using a Stormer Type Viscometer; - Standard Test Method for Measuring of Dry-Fil Thickness of Organic Coatings Using Micrometres; - Standard Test Methods for Drying, Curing, for Film Formation of Organic Coatings at Room Temperature.

ASTM D 1005 ASTM D 1640

3 APLICAO
3.1 A tinta objeto desta Norma se destina a ser utilizada para indicar aquecimento localizado no exterior de reatores, vasos de presso, dutos, tubulaes e outros equipamentos, aquecimento este que pode ser decorrente de falhas no revestimento refratrio ou no isolamento trmico destes equipamentos. Nestes casos, deve ocorrer uma mudana perceptvel na cor da pintura aplicada externamente.

3.2 So previstos 2 tipos de tinta, em funo das temperaturas nas quais ocorrem as mudanas de cor, como descrito na TABELA 1. 2

-PBLICO-

N-1514

REV. B

MAR / 2007

TABELA 1 - MUDANA DE COR EM FUNO DA TEMPERATURA


Faixa de Variao da Cor cor at 180 C cor at 260 C entre 20 C e 230 C a 260 C a 290 C a 315 C a 400 C deslocao observada aps 3 semanas deslocao perceptvel aps 18 h mudana de cor para branco aps 3 h verde escura mudana de cor para azul-claro esverdeado em 36 h a 60 h mudana para cor clara em algumas horas, tornando-se branco em 24 h Tipo 1 azul escura Tipo 2

3.3 Esta tinta deve ter sua aplicao compatvel com tinta de zinco etil-silicato (norma PETROBRAS N-1661), usada como tinta de fundo.

4 CONDIES GERAIS
4.1 Aparncia A tinta deve se apresentar homognea, sem depsito, pele e espessamento, em lata recentemente aberta.

4.2 Unidades de Fornecimento e Embalagem

4.2.1 As unidades de fornecimento e embalagem devem ser estabelecidas de comum acordo entre o comprador e o fornecedor.

4.2.2 O formato das latas deve ser cilndrico circular reto.

4.2.3 proibido o uso de cortia para vedao das tampas das latas.

4.3 Estado e Enchimento dos Recipientes Os recipientes devem se apresentar em bom estado de conservao, devidamente rotulados ou marcados na superfcie lateral, conforme as exigveis desta Norma. Os recipientes devem conter, no mnimo, a quantidade correspondente respectiva indicao.

4.4 Diluio Quando necessrio, para facilitar sua aplicao esta tinta pode ser diluda, com um solvente adequado e indicado pelo fabricante. 3

-PBLICO-

N-1514
4.5 Marcao

REV. B

MAR / 2007

Os recipientes devem trazer no rtulo ou em seu corpo, no mnimo, as seguintes informaes, as quais no devem ser inscritas na tampa: a) b) c) d) e) f) g) h) i) norma PETROBRAS N-1514; tinta indicadora de alta temperatura; tipo 1 ou 2; solvente a utilizar e quantidade mxima permitida; nome e endereo do fabricante; quantidade contida no recipiente, litros e em kg; data da validade de utilizao do produto; nmero ou sinal identificador do lote de fabricao; nmero e data da Autorizao de Fornecimento de Material (AFM).

5 CONDIES ESPECFICAS
5.1 Esta tinta, quando examinada quanto sedimentao, deve ser facilmente homogeneizvel.

5.2 Esta tinta deve apresentar estabilidade armazenagem em lata fechada, que permita a sua utilizao at 10 meses de seu fornecimento, devendo a tinta ser armazenada temperatura mxima de 35 C.

5.3 Os requisitos quantitativos desta tinta constam da TABELA 1 e dos itens 5.4 e 6.5.3.

5.4 Esta tinta pode ser diluda com at 5 % sobre o volume original, para aplicao a trincha ou pistola, com o solvente indicado pelo fabricante. Aps a diluio, no ensaio de sedimentao, a tinta deve ser facilmente homogeneizvel. O material que se obtm aps a diluio da tinta, deve apresentar consistncia uniforme, sem espessamento, pele e partes geleificadas.

6 INSPEO
6.1 Cabe ao comprador verificar na fbrica ou no local de entrega, se as condies indicadas nos itens 4.2, 4.3 e 4.5 esto atendidas e rejeitar o fornecimento que no as satisfizer.

6.2 Para a verificao das condies indicadas no item 4.1, a inspeo deve ser conduzida em conformidade com o mtodo da norma ABNT NBR 5840.

6.3 Para a verificao das condies indicadas nos itens 4.2, 4.3 e 4.5 deve ser empregada a norma PETROBRAS N-1288.

-PBLICO-

N-1514
6.4 Amostragem

REV. B

MAR / 2007

6.4.1 Cabe ao fornecedor formar a amostra para os ensaios, em conformidade com o mtodo da norma ABNT NBR 5839, na presena do inspetor da PETROBRAS, anteriormente solicitado para assisti-la e em seguida remet-la ao laboratrio, solicitando nesta ocasio a presena do inspetor da PETROBRAS para assistir formao da amostra. 6.4.2 O laboratrio escolhido para a realizao dos ensaios fica na dependncia de entendimento prvio entre o fornecedor e a PETROBRAS. 6.5 Ensaios 6.5.1 Os ensaios a serem executados so os constantes da TABELA 2 e do item 6.5.3.

TABELA 2 - CARACTERSTICAS DA TINTA COMO RECEBIDA


Requisitos Tipo 1 Tipo 2 mn. mx. mn. mx. 46,0 60,0 25 70,0 4,0 24,0 45,0 65,0 25 70,0 0,5 16,0 -

Ensaios Slidos por volume, % Consistncia, UK Tempo de secagem ao toque, h Tempo de secagem para repintura, h Espessura por demo, m

Mtodo a Utilizar (Normas) PETROBRAS N-1358 ASTM D 562 ASTM D 1640 ASTM D 1640 ASTM D 1005

6.5.2 Para a realizao dos ensaios indicados na TABELA 2 devem ser observadas as indicaes apresentadas nos itens 6.5.2.1 a 6.5.2.3. 6.5.2.1 As pelculas secas para os ensaios referidos na TABELA 2 devem ter espessura de 25 m 2 m. 6.5.2.2 Os painis de ensaio devem ser fabricados em chapa de ao-carbono AISI-1020 nas dimenses de 150 mm x 100 mm e espessura de 4 mm. A preparao da superfcie deve ser feita por meio de jateamento abrasivo ao metal quase branco, grau Sa 2 1/2 da norma ISO 8501-1. O perfil de ancoragem deve ser de 50 m a 70 m, do tipo angular. 6.5.2.3 Os painis devem ser pintados a pincel de acordo com a norma PETROBRAS N-1318. 6.5.3 Os painis de ensaio com a tinta aplicada devem ser submetidos s temperaturas indicadas na TABELA 1, em funo do tipo, devendo-se observar as mudanas de colorao nas faixas dos nveis de temperatura atingidos, conforme o tipo da tinta (1 ou 2), que est sendo examinado. As coloraes observadas devem estar de acordo com o disposto no item 3.2 e na TABELA 1.

-PBLICO-

N-1514
7 ACEITAO E REJEIO

REV. B

MAR / 2007

7.1 Simplesmente vista do resultado da inspeo geral, nos termos do Captulo 6 desta Norma, o comprador deve aceitar ou rejeitar a partida ou lote de fabricao.

7.2 Se o resultado da inspeo de que trata o Captulo 6 desta Norma for satisfatrio, o inspetor deve retirar as amostras de acordo com o item 6.4 e envi-las ao laboratrio para proceder aos ensaios constantes do item 6.5.

7.3 Caso todos os ensaios satisfaam s exigncias do Captulo 6 desta Norma, o lote deve ser aceito; caso 1 ou mais desses ensaios no satisfaam s referidas exigncias, o lote deve ser rejeitado.

______________

-PBLICO-

N-1514

REV. B

MAR / 2007

NDICE DE REVISES REV. A


No existe ndice de revises.

REV. B
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

_____________
IR 1/1

-PBLICO-

N-1514
PREFCIO

REV. B

MAR / 2007

Esta Norma PETROBRAS N-1514 REV. B MAR/2007 a Revalidao da norma PETROBRAS N-1514 REV. A DEZ/2001, incluindo sua Emenda de NOV/2005.

1 OBJETIVO
1.1 Esta Norma fixa os caractersticos, verificveis em laboratrio, exigveis no recebimento de tinta indicadora de alta temperatura.

1.2 Esta Norma se aplica a especificaes iniciadas a partir da data de sua edio.

1.3 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-1288 PETROBRAS N-1318 PETROBRAS N-1358 PETROBRAS N-1661 ABNT NBR 5839 ABNT NBR 5840 ABNT NBR 5915 ASTM D 562 - Inspeo de Recebimento de Recipientes Fechados; - Aplicao de Pelculas de Tinta com Pincel a Painis de Ensaio; - Slidos por Volume - Determinao pelo Disco de Ao; - Tinta de Zinco til-Silicato; - Coleta de Amostras de Tintas e Vernizes; - Exame Prvio e Preparao para Ensaios de Amostras de Tintas e Vernizes; - Chapas Finas a Frio de Ao Carbono para Estampagem; - Standard Test Method for Consistency of Paints Measuring Krebs Unit (KU) Viscosity using a Stormer Type Viscometev; - Standard Test Method for Measuring of Dry-Fil Thickness of Organic Coatings Using Micrometres; - Standard Test Methods for Drying, Curing, for Film Formation of Organic Coatings at Room Temperature.

ASTM D 1005 ASTM D 1640

3 APLICAO
3.1 A tinta objeto desta Norma se destina a ser utilizada para indicar aquecimento localizado no exterior de reatores, vasos de presso, dutos, tubulaes e outros equipamentos, aquecimento este que pode ser decorrente de falhas no revestimento refratrio ou no isolamento trmico destes equipamentos. Nestes casos, deve ocorrer uma mudana perceptvel na cor da pintura aplicada externamente.

3.2 So previstos 2 tipos de tinta, em funo das temperaturas nas quais ocorrem as mudanas de cor, como descrito na TABELA 1. 2

-PBLICO-

N-1514
6.4 Amostragem

REV. B

MAR / 2007

6.4.1 Cabe ao fornecedor formar a amostra para os ensaios, em conformidade com o mtodo da norma ABNT NBR 5839, na presena do inspetor da PETROBRAS, anteriormente solicitado para assisti-la e em seguida remet-la ao laboratrio, solicitando nesta ocasio a presena do inspetor da PETROBRAS para assistir formao da amostra.

6.4.2 O laboratrio escolhido para a realizao dos ensaios fica na dependncia de entendimento prvio entre o fornecedor e a PETROBRAS.

6.5 Ensaios

6.5.1 Os ensaios a serem executados so os constantes da TABELA 2 e do item 6.5.3.

TABELA 2 - CARACTERSTICAS DA TINTA COMO RECEBIDA


Ensaios Slidos por volume, % Consistncia, UK Tempo de secagem ao toque, h Tempo de secagem para repintura, h Espessura por demo, m Requisitos Tipo 1 Tipo 2 mn. mx. mn. mx. 46,0 45,0 60,0 70,0 65,0 70,0 4,0 0,5 24,0 16,0 25 25 Mtodo a Utilizar (Normas) PETROBRAS N-1358 ASTM D 562 ASTM D 1640 ASTM D 1640 ASTM D 1005

6.5.2 Para a realizao dos ensaios indicados na TABELA 2 devem ser observadas as indicaes apresentadas nos itens 6.5.2.1 a 6.5.2.3.

6.5.2.1 As pelculas secas para os ensaios referidos na TABELA 2 devem ter espessura de 25 m 2 m.

6.5.2.2 A tinta deve ser aplicada diretamente sobre a chapa de ao-carbono laminada a frio, de superfcie A, com acabamento f, de 1 mm de espessura, de acordo com a especificao da norma ABNT NBR 5915, sem fosfatizao.

6.5.2.3 Os painis devem norma PETROBRAS N-1318.

ser

pintados

pincel

de

acordo

com

6.5.3 Os painis de ensaio com a tinta aplicada devem ser submetidos s temperaturas indicadas na TABELA 1, em funo do tipo, devendo-se observar as mudanas de colorao nas faixas dos nveis de temperatura atingidos, conforme o tipo da tinta (1 ou 2), que est sendo examinado. As coloraes observadas devem estar de acordo com o disposto no item 3.2 e na TABELA 1.

-PBLICO-

N-1514
7 ACEITAO E REJEIO

REV. B

MAR / 2007

7.1 Simplesmente vista do resultado da inspeo geral, nos termos do Captulo 6 desta Norma, o comprador deve aceitar ou rejeitar a partida ou lote de fabricao.

7.2 Se o resultado da inspeo de que trata o Captulo 6 desta Norma for satisfatrio, o inspetor deve retirar as amostras de acordo com o item 6.4 e envi-las ao laboratrio para proceder aos ensaios constantes do item 6.5.

7.3 Caso todos os ensaios satisfaam s exigncias do Captulo 5 desta Norma, o lote deve ser aceito; caso 1 ou mais desses ensaios no satisfaam s referidas exigncias, o lote deve ser rejeitado.

______________

You might also like