You are on page 1of 5

-PBLICO-

N-1367 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

REV. E

02 / 2008

Determinao do Teor de Slidos por Massa em Tintas e Produtos Afins


Revalidao

SC-14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

Revalidada em 04/2011.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

-PBLICO-

N-1367

REV. E

FEV / 2008

DETERMINAO DO TEOR DE SLIDOS POR MASSA EM TINTAS E PRODUTOS AFINS


Mtodo de Ensaio
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

SC - 14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

3 pginas e ndice de Revises

-PBLICO-

N-1367
PREFCIO

REV. E

FEV / 2008

Esta Norma PETROBRAS N-1367 REV. E FEV/2008 a Revalidao da norma PETROBRAS N-1367 REV. D DEZ/2002, no tendo sido alterado o seu contedo.

1 OBJETIVO
1.1 Esta Norma fixa o procedimento para a determinao do teor de slidos por massa em tintas e produtos afins que sejam estveis temperatura de 120 C. 1.2 Quando o material sob ensaio resistir a temperaturas mais elevadas sem sofrer decomposio, o ensaio pode ser conduzido em temperatura mais alta compatvel com suas caractersticas de estabilidade trmica. A especificao do produto sob ensaio deve estabelecer, nestes casos, os nveis de temperatura a serem empregados. 1.3 Esta Norma se aplica a mtodos iniciados a partir da data de sua edio. 1.4 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 APARELHAGEM
2.1 Estufa de laboratrio capaz de manter a temperatura de (120 1) C, ou a que for estabelecida na especificao do material sob ensaio. 2.2 Papel de alumnio, com dimenses de 20 cm x 10 cm x 0,00015 cm.

3 MODO OPERATRIO
3.1 Determinar a massa do papel de alumnio, em balana analtica, com preciso de 0,1 mg (mp). 3.2 Transferir para o papel de alumnio, o mais rpido possvel, de 0,5 g a 1 g de amostra do material a ser ensaiado, conforme seqncia descrita nos itens 3.3 a 3.7. 3.3 Determina-se a massa do conjunto (papel de alumnio + amostra), com preciso de 0,1 g (mA), mantendo-se o papel dobrado, conforme FIGURA 1.

FIGURA 1 - PAPEL DE ALUMNIO DOBRADO


2

-PBLICO-

N-1367

REV. E

FEV / 2008

3.4 Comprime-se a amostra (tomando-se cuidado para evitar vazamento) entre 2 placas de vidro. A seguir, abre-se o papel e coloca-se na estufa a (105 1) C, conforme FIGURA 2.

COMPRESSO

ABERTURA

COLOCAO NA ESTUFA

FIGURA 2 - AMOSTRA ENTRE 2 PLACAS DE VIDRO


3.5 Manter o conjunto na estufa durante 180 minutos.

Nota:

Quando se tratar de tintas de 2 componentes (epxis e poliuretanos) o conjunto deve permanecer por 24 horas a 25 C antes de ir estufa.

3.6 Aps decorrido este perodo, retirar o conjunto da estufa e esfri-lo em dessecador.

3.7 Redeterminar a massa do conjunto com preciso de 0,1 mg, aps o resfriamento (mD).

4 CLCULO
Calcular o teor de slidos por massa, usando a equao:
S (mD mP) . 100 mA mP

Onde: S mD mP mA = = = = teor de slidos por massa, em %; massa em gramas do conjunto, depois da secagem; massa do papel de alumnio em gramas; massa em gramas do conjunto, antes da secagem.

______________

-PBLICO-

N-1367

REV. E

FEV / 2008

NDICE DE REVISES REV. A, B e C


No existe ndice de revises.

REV. D
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

REV. E
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

_____________

IR 1/1

You might also like