You are on page 1of 19

-PBLICO-

N-2628 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

REV. A

05 / 2011

Tinta Epxi Poliamida de Alta Espessura


SC-14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

2a Emenda

Esta a 2a Emenda da PETROBRAS N-2628 REV. A, e se destina a modificar o seu texto nas partes indicadas a seguir: NOTA 1 As novas pginas com as alteraes efetuadas esto colocadas nas posies correspondentes. NOTA 2 As pginas emendadas, com a indicao da data da emenda, esto colocadas no final da norma, em ordem cronolgica, e no devem ser utilizadas. Seo 2: (2a Emenda) Incluso da ABNT NBR 15877:2010. Alterao da ASTM D4541 para ASTM D 4541:2009. Tabela 2: (2a Emenda) Substituio da ASTM D 4541 A4 por ABNT NBR 15877:2010, Anexo2 ou ASTM D 4541:2009, Mtodo D - Equipamento Tipo IV. TABELA B-1: (1a Emenda) Alterao do cdigo referente a cor amarelo-segurana de 2585 para 2586.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

1 pgina

-PBLICO-

N-2628 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

REV. A

DEZ / 2003

TINTA EPXI POLIAMIDA DE ALTA ESPESSURA


Revalidao

SC-14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

Revalidada em 06/2009, com a seguinte alterao no documentos de referncia: Substituio: PETROBRAS N-1987 pela PETROBRAS N-0013.

_____________

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

TINTA EPXI POLIAMIDA DE ALTA ESPESSURA


Especificao
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

SC - 14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N - 1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

13 pginas e ndice de Revises

-PBLICO-

N-2628
1 OBJETIVO

REV. A

05 / 2011

1.1 Esta Norma fixa as caractersticas, verificveis em laboratrio, exigveis para a tinta epxi poliamida de alta espessura com baixo teor de volteis orgnicos, fornecida em 2 recipientes: um contendo a resina epxi e os pigmentos (componente A) e o outro contendo o agente de cura (componente B), a base de amida.

1.2 Esta Norma se aplica aos servios iniciados a partir da data de sua edio.

1.3 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-1212 - Poder de Cobertura de Tinta pelo Criptmetro de Pfund; PETROBRAS N-1219 - Cores; PETROBRAS N-1288 - Inspeo de Recebimento de Recipientes Fechados; PETROBRAS N-1358 - Slidos por Volume - Determinao pelo Disco de Ao; PETROBRAS N-1363 - Determinao de Vida til da Mistura, (Pot-Life) de Tintas e Vernizes; PETROBRAS N-1367 - Determinao do Teor de Slidos por Massa em Tintas e Produtos Afins; PETROBRAS N-1538 - Resistncia de Pelculas de Tinta ao Dixido de Enxofre, pelo Aparelho de Kesternick; PETROBRAS N-1810 - Ensaio de Descaimento em Pelculas de Tinta; PETROBRAS N-1987 - Revalidao de Prazo de Validade de Tintas; ABNT NBR 8094 - Material Metlico Revestido e No Revestido Corroso por Exposio Nvoa Salina; ABNT NBR 15877:2010 - Pintura Industrial - Ensaio de Aderncia por Trao; ISO 8501-1 - Preparation of Steel Substrates Before Application of Paints and Related Products; ASTM D 523 - Standard Test Method for Specular Gloss; ASTM D 562 - Standard Test Method for Consistency of Paints Using the Stormer Viscometer; ASTM D 870 - Standard Practice for Testing Water Resistance of Coatings Using Water Immersion; ASTM D 1210 - Standard Test Method for Fineness of Dispersion of Pigment-Vehicle Systems by Hegman-Type Gage; ASTM D 1308 - Standard Test Method for Effect of Household Chemicals on Clear and Pigmented Organic Finishes; ASTM D 1475 - Standard Test Method For Density of Paint, Varnish, Lacquer and Related Products; ASTM D 1640 - Standard Test Methods for Drying, Curing or Film Formation of Organic Coatings at Room Temperature; ASTM D 2247 - Standard Practice for Testing Water Resistance of Coatings in 100 % Relative Humidity; ASTM D 4541:2009 - Standart Test Method for Pull-Off Strength of Coatings Using Portable Adhesion Testers.

-PBLICO-

N-2628
3 CONDIES GERAIS
3.1 Aparncia dos Componentes A e B

REV. A

DEZ / 2003

Os componentes A e B devem se apresentar homogneos, sem pele e espessamento, em lata recentemente aberta. Nota: Para fornecimento na cor alumnio (0170), o pigmento de alumnio em pasta pode ser fornecido em uma embalagem a parte (componente C). Deve ser do tipo folheamento (leafing). A pasta deve apresentar-se homognea ao ser recebida, no deve apresentar nenhuma separao substancial entre o pigmento e o lquido, nem ressecamento ou endurecimento no recipiente.

3.2 Embalagem 3.2.1 O formato das latas deve ser cilndrico circular reto. 3.2.2 Na vedao das embalagens no deve ser utilizado material passvel de causar degradao ou contaminao da tinta. 3.3 Estado e Enchimento dos Recipientes 3.3.1 Os recipientes, com os componentes desta tinta, devem se apresentar em bom estado de conservao, devidamente rotulados ou marcados na superfcie lateral, conforme as exigncias desta Norma e da norma PETROBRAS N-1288. 3.3.2 Os recipientes devem conter, no mnimo, a quantidade citada na respectiva indicao. 3.4 Estabilidade em Armazenagem 3.4.1 Os componentes A e B devem apresentar estabilidade armazenagem em recipiente fechado temperatura inferior a 40 C, que garanta a sua utilizao por, no mnimo, 12 meses aps a data de sua fabricao. 3.4.2 Admite-se a revalidao deste prazo de utilizao por 2 perodos adicionais de 6 meses, mediante repetio e aprovao prvia dos ensaios executados por ocasio do fornecimento, conforme a norma PETROBRAS N-1987. [Prtica Recomendada] 3.5 Diluio Quando necessrio, para facilitar sua aplicao, esta tinta pode ser diluda conforme instrues do fabricante. [Prtica Recomendada]

-PBLICO-

N-2628
3.6 Marcao

REV. A

DEZ / 2003

Os recipientes devem trazer no rtulo ou em seu corpo, no mnimo, as seguintes informaes: a) b) c) d) e) f) g) h) i) norma PETROBRAS N-2628; tinta epxi poliamida de alta espessura; identificao dos componentes: A ou B; diluente a utilizar; quantidade contida no recipiente, em litros e em kg; nome e endereo do fabricante; nmero ou sinal identificador do lote de fabricao; data da validade de utilizao do produto; proporo de mistura em massa e volume.

4 CONDIES ESPECFICAS
4.1 Requisitos dos Componentes A e B 4.1.1 Os componentes A e B devem se apresentar homogneos. Caso apresentem alguma sedimentao, deve ser facilmente homogeneizvel (manualmente). 4.1.2 A identificao da resina do componente A e do agente de cura deve ser efetuada por espectroscopia na regio do infravermelho. Os espectros obtidos, aps evaporao dos solventes, devem apresentar as bandas caractersticas da resina epxi e do agente de cura, isentos dos contaminantes e em conformidade com os espectros do ANEXO A. 4.2 Requisitos do Produto Pronto para Aplicao 4.2.1 Os requisitos do produto pronto para aplicao, misturados os componentes A e B, constam da TABELA 1.

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

TABELA 1 - REQUISITOS DO PRODUTO PRONTO PARA APLICAO


Ensaios Massa Especfica Slidos por Massa, % Slidos por Volume, % Consistncia (UK) Descaimento, m (Pelcula Seca) Tempo de Vida til (Pot-Life) da Mistura, h Tempo de Secagem ao Toque, h Tempo de Secagem a Presso, h Tempo de Repintura, h Secagem para Espessura Pelcula Seca (m) 200 a 240 200 a 240 200 a 240 240 2 16 Ver TABELA 3 Requisitos Mn. 1,4 85 80 Mx. 1,6 110 4 16 48 50 Normas a Utilizar ASTM D 1475 PETROBRAS N-1367 PETROBRAS N-1358 ASTM D 562 PETROBRAS N-1810 PETROBRAS N-1363 ASTM D 1640 ASTM D 1640 ASTM D 1640 ASTM D 1210 PETROBRAS N-1212

Finura de Moagem, m Poder de Cobertura

Nota:

Para a tinta na cor alumnio (cdigo 0170) considerar os seguintes valores: a) massa especfica: mnimo 1,0 e mximo 1,4; b) slidos por massa: mnimo 80 %; c) slido por volume: mnimo 70 %.

4.2.2 O produto final, que se obtm aps a mistura dos 2 componentes da tinta, deve apresentar consistncia uniforme. 4.3 Caractersticas da Pelcula Seca 4.3.1 As caractersticas da pelcula seca esto estabelecidas na TABELA 2 e nos itens 4.3.2, 4.3.3 e 4.3.4.

-PBLICO-

N-2628

REV. A

05 / 2011

TABELA 2 - CARACTERSTICAS DA PELCULA SECA


Espessura Pelcula Requisitos Seca (m) Mnimos 200 a 240 10

Ensaios Aderncia, MPa

Normas a Utilizar ABNT NBR 15877:2010, Anexo2 ou ASTM D 4541:2009, Mtodo D Equipamento Tipo IV ASTM D 523 ABNT NBR 8094 ASTM D 2247 PETROBRAS N-1538 ASTM D 1308 ASTM D 870 ASTM D 1308 ASTM D 1308

Brilho a 60, UB Resistncia Nvoa Salina, h Resistncia a 100 % de UR, h Resistncia ao SO2, (2,0 L), rondas Resistncia Imerso em Xileno, h Resistncia Imerso Destilada, 40 C, h em gua

200 a 240 400 a 450 400 a 450 400 a 450 400 a 450 400 a 450

60 2 000 2 000 5 1 000 2 000 2 000 2 000

Resistncia Imerso em gua Salgada 400 a 450 (3,5 % de NaCl), 40 C, h Resistncia a 10 %, h Imerso em NaOH, 400 a 450

Nota:

Para a tinta na cor alumnio (cdigo 0170) no necessrio fazer os ensaios de resistncia ao SO2 e NaCl.

4.3.2 Ao se observar os painis, no deve ser constatada a presena de bolhas ou de pontos de corroso na superfcie, nem a penetrao no entalhe superior a 3 mm, aps decorridas as 2 000 horas de ensaio, sob nvoa salina.

4.3.3 No deve haver pontos de corroso nem formao de bolhas na pelcula aps decorridos os tempos respectivos estabelecidos para os seguintes ensaios: resistncia a 100 % de umidade relativa, resistncia ao SO2, resistncia imerso em gua destilada, resistncia imerso em gua salgada e resistncia imerso em NaOH. Admite-se alterao de cor da pelcula aps os ensaios de imerso e exposio ao SO2 e 100 % de umidade relativa. 4.3.4 Aps o ensaio de imerso, no que se refere resistncia ao xileno, no deve ser constatado empolamento na pelcula nem alterao de cor do solvente utilizado no ensaio.

5 Inspeo
5.1 Inspeo Visual Verificar se as condies indicadas nos itens 3.1, 3.2, 3.3 e 3.6 esto atendidas e rejeitar o fornecimento que no as satisfizer. 6

-PBLICO-

N-2628
5.2 Ensaios

REV. A

DEZ / 2003

5.2.1 Os ensaios a serem executados so os constantes das TABELAS 1, 2 e do item 4.1.2. 5.2.2 Para a realizao dos ensaios indicados nas TABELAS 1 e 2, devem ser observadas as condies descritas nos itens 5.2.2.1 a 5.2.2.7. 5.2.2.1 A aplicao da tinta nos painis de ensaio deve ser feita, no mnimo, 15 minutos aps mistura e homogeneizao dos componentes. 5.2.2.2 Para o ensaio de aderncia a tinta deve ser aplicada diretamente sobre a chapa de ao-carbono AISI-1020, com grau de enferrujamento C, de acordo com a norma ISO 8501-1. A preparao da superfcie deve ser feita por meio de limpeza mecnica at atingir o grau CSt3 da norma em referncia. Os painis devem ser lavados com gua corrente (doce e limpa) e escova de nilon, antes e aps o tratamento CSt3. As dimenses da chapa devem ser de 150 mm x 80 mm, e espessura mnima de 2,0 mm. 5.2.2.3 Para os demais ensaios, a tinta deve ser aplicada diretamente sobre a chapa de ao-carbono AISI-1020. A preparao da superfcie deve ser feita por meio de jateamento abrasivo ao metal quase branco (mnimo), grau Sa 2 1/2 da norma ISO-8501-1. O perfil de ancoragem deve ser de 30 m a 70 m. As dimenses da chapa devem ser de 150 mm x 80 mm e espessura mnima de 2,0 mm. 5.2.2.4 Os ensaios da TABELA 2 devem ser realizados 10 dias aps a aplicao da tinta sobre os painis. Durante este perodo, os painis devem ser mantidos temperatura de 25 ( 2) C e umidade relativa de 60 ( 5) %. 5.2.2.5 Recomenda-se que os painis sejam pintados por meio de pistola. [Prtica Recomendada] 5.2.2.6 Para o ensaio de resistncia nvoa salina, deve ser feito um nico entalhe no centro do corpo de prova, paralelo sua maior dimenso e a uma distncia de 30 mm das bordas superior e inferior. 5.2.2.7 As bordas dos painis de ensaio devem ser protegidas adequadamente, a fim de evitar o aparecimento prematuro de processo corrosivo nestes locais. _____________

/ANEXO A

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

ANEXO A - FIGURAS

85 80 75 70 65 60 TRANSMITNCIA (%) 55 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 4 000 3 500 3 000 2 500 2 000 1 500 1 000 500

COMPRIMENTO DE ONDA (cm-1)

FIGURA A-1- ESPECTROGRAMA DA RESINA EPXI - GRFICO 1


8

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

80 75 70 65 60 55 TRANSMITNCIA (%) 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 -5 4 000 3 500 3 000 2 500 2 000 1 500 1 000 500

COMPRIMENTO DE ONDA (cm-1)

FIGURA A-2- ESPECTROGRAMA DA RESINA EPXI - GRFICO 2


9

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

85 80 75 70 65 60 55 TRANSMITNCIA (%) 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 4 000 3 500 3 000 2 500 2 000 1 500 1 000 500

COMPRIMENTO DE ONDA (cm-1)

FIGURA A-3 - ESPECTROGRAMA DA RESINA POLIAMDICA - GRFICO 1

10

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

70 65 60 55 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 4 000 3 500 3 000 2 500 2 000 1 500 1 000 500

TRANSMITNCIA (%)

COMPRIMENTO DE ONDA (cm-1)

FIGURA A-4 - ESPECTROGRAMA DA RESINA POLIAMDICA - GRFICO 2


11

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

90 85 80 75 70 65 60 55 TRANSMITNCIA (%) 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 -5 4 000 3 500 3 000 2 500 2 000 1 500 1 000 500

COMPRIMENTO DE ONDA (cm-1)

FIGURA A-5 - ESPECTROGRAMA DA RESINA POLIAMDICA - GRFICO 3


_____________

/ANEXO B
12

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

ANEXO B - TABELA TABELA B-1 - PODER DE COBERTURA PARA O PRODUTO PRONTO PARA APLICAO (CRIPTMETRO DE PFUND - PLACA No 7)
Cores Alaranjado-Segurana Amarelo-Ouro Amarelo-PETROBRAS Amarelo-Segurana Vermelho-Segurana Azul-Pastel Branca Cinza-Claro Creme-Claro Cinza-Gelo Creme-Canalizaes Verde-Pastel Verde-PETROBRAS Verde-Segurana Azul-PETROBRAS Azul-Segurana Cinza-Escuro Marrom-Canalizaes xido de Ferro Preto Alumnio Cdigo Norma PETROBRAS N-1219 1867 2287 2386 2586 1547 4882 0095 0065 2392 0080 2273 3582 3355 3263 5134 4845 0035 1822 1733 0010 0170 Valores Mximos (mm)

20

15

10

_____________

13

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

NDICE DE REVISES

REV. A
Partes Atingidas 3.1 4.2.1 Revisado Revisado Descrio da Alterao

_____________

IR 1/1

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

ANEXO B - TABELA TABELA B-1 - PODER DE COBERTURA PARA O PRODUTO PRONTO PARA APLICAO (CRIPTMETRO DE PFUND - PLACA N 7)
Cores Alaranjado-Segurana Amarelo-Ouro Amarelo-PETROBRAS Amarelo-Segurana Vermelho-Segurana Alaranjado-Segurana Amarelo-Ouro Amarelo-PETROBRAS Amarelo-Segurana Vermelho-Segurana Azul-Pastel Branca Cinza-Claro Creme-Claro Cinza-Gelo Creme-Canalizaes Verde-Pastel Verde-PETROBRAS Verde-Segurana Azul-PETROBRAS Azul-Segurana Cinza-Escuro Marrom-Canalizaes xido de Ferro Preto Alumnio Cdigo norma PETROBRAS N-1219 1867 2287 2386 2585 1547 1867 2287 2386 2585 1547 4882 0095 0065 2392 0080 2273 3582 3355 3263 5134 4845 0035 1822 1733 0010 0170 Valores Mximos (mm)

20

20

15

10

_____________

13

-PBLICO-

N-2628
1 OBJETIVO

REV. A

DEZ / 2003

1.1 Esta Norma fixa as caractersticas, verificveis em laboratrio, exigveis para a tinta epxi poliamida de alta espessura com baixo teor de volteis orgnicos, fornecida em 2 recipientes: um contendo a resina epxi e os pigmentos (componente A) e o outro contendo o agente de cura (componente B), a base de amida. 1.2 Esta Norma se aplica aos servios iniciados a partir da data de sua edio. 1.3 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-1212 PETROBRAS N-1219 PETROBRAS N-1288 PETROBRAS N-1358 PETROBRAS N-1363 PETROBRAS N-1367 PETROBRAS N-1538 PETROBRAS N-1810 PETROBRAS N-1987 ABNT NBR 8094 ISO 8501-1 ASTM D 523 ASTM D 562 ASTM D 870 ASTM D 1210 ASTM D 1308 ASTM D 1475 ASTM D 1640 ASTM D 2247 ASTM D 4541 - Poder de Cobertura de Tinta pelo Criptmetro de Pfund; - Cores; - Inspeo de Recebimento de Recipientes Fechados; - Slidos por Volume - Determinao pelo Disco de Ao; - Determinao de Vida til da Mistura, (Pot-Life) de Tintas e Vernizes; - Determinao do Teor de Slidos por Massa em Tintas e Produtos Afins; - Resistncia de Pelculas de Tinta ao Dixido de Enxofre, pelo Aparelho de Kesternick; - Ensaio de Descaimento em Pelculas de Tinta; - Revalidao de Prazo de Validade de Tintas; - Material Metlico Revestido e No Revestido Corroso por Exposio Nvoa Salina; - Preparation of Steel Substrates Before Application of Paints and Related Products; - Standard Test Method for Specular Gloss; - Standard Test Method for Consistency of Paints Using the Stormer Viscometer; - Standard Practice for Testing Water Resistance of Coatings Using Water Immersion; - Standard Test Method for Fineness of Dispersion of Pigment-Vehicle Systems by Hegman-Type Gage; - Standard Test Method for Effect of Household Chemicals on Clear and Pigmented Organic Finishes; - Standard Test Method For Density of Paint, Varnish, Lacquer and Related Products; - Standard Test Methods for Drying, Curing or Film Formation of Organic Coatings at Room Temperature; - Standard Practice for Testing Water Resistance of Coatings in 100 % Relative Humidity; - Standart Test Method for Pull-Off Strength of Coatings Using Portable Adhesion Testers.

-PBLICO-

N-2628

REV. A

DEZ / 2003

TABELA 2 - CARACTERSTICAS DA PELCULA SECA


Ensaios Aderncia, MPa Brilho a 60, UB Resistncia Nvoa Salina, h Resistncia a 100 % de UR, h Resistncia ao SO2, (2,0 L), rondas Resistncia Imerso em Xileno, h Resistncia Imerso Destilada, 40 C, h em gua Espessura Pelcula Requisitos Seca (m) Mnimos 200 a 240 200 a 240 400 a 450 400 a 450 400 a 450 400 a 450 400 a 450 10 60 2 000 2 000 5 1 000 2 000 2 000 2 000 Normas a Utilizar ASTM D 4541 A4 ASTM D 523 ABNT NBR 8094 ASTM D 2247 PETROBRAS N-1538 ASTM D 1308 ASTM D 870 ASTM D 1308 ASTM D 1308

Resistncia Imerso em gua Salgada 400 a 450 (3,5 % de NaCl), 40 C, h Resistncia a 10 %, h Imerso em NaOH, 400 a 450

Nota:

Para a tinta na cor alumnio (cdigo 0170) no necessrio fazer os ensaios de resistncia ao SO2 e NaCl.

4.3.2 Ao se observar os painis, no deve ser constatada a presena de bolhas ou de pontos de corroso na superfcie, nem a penetrao no entalhe superior a 3 mm, aps decorridas as 2 000 horas de ensaio, sob nvoa salina. 4.3.3 No deve haver pontos de corroso nem formao de bolhas na pelcula aps decorridos os tempos respectivos estabelecidos para os seguintes ensaios: resistncia a 100 % de umidade relativa, resistncia ao SO2, resistncia imerso em gua destilada, resistncia imerso em gua salgada e resistncia imerso em NaOH. Admite-se alterao de cor da pelcula aps os ensaios de imerso e exposio ao SO2 e 100 % de umidade relativa. 4.3.4 Aps o ensaio de imerso, no que se refere resistncia ao xileno, no deve ser constatado empolamento na pelcula nem alterao de cor do solvente utilizado no ensaio.

5 INSPEO
5.1 Inspeo Visual Verificar se as condies indicadas nos itens 3.1, 3.2, 3.3 e 3.6 esto atendidas e rejeitar o fornecimento que no as satisfizer.

You might also like