You are on page 1of 14

ESTADO DA PARABA SECRETARIA DE SEGURANA E DA DEFESA SOCIAL POLCIA MILITAR DIRETORIA DE GESTO DE PESSOAS NCLEO DE RECRUTAMENTO E SELEO

PROCESSO SELETIVO INTERNO

CURSO DE FORMAO DE SARGENTOS PM

CFS PM 2013

ESTADO DA PARABA SECRETARIA DE SEGURANA E DA DEFESA SOCIAL POLCIA MILITAR DIRETORIA DE GESTO DE PESSOAS NCLEO DE RECRUTAMENTO E SELEO EDITAL N 002/2012 NRS CFS/PM/2013 A COMISSO COORDENADORA DO PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA O CURSO DE FORMAO DE SARGENTOS POLICIAL-MILITAR PARA O ANO 2013, instituda atravs da Portaria n GCG/0172/2012-CG, resolve baixar as NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO INTERNO E MATRCULA NO CURSO DE FORMAO DE SARGENTOS DA POLCIA MILITAR DO ESTADO DA PARABA (PMPB), com vistas ao provimento de vagas para o cargo de Sargento da Qualificao de Praas Combatentes (QPC), Qualificao de Praas Msicos (QPM) e Qualificao de Praas para apoio Sade (QPS) da Polcia Militar da Paraba, na forma seguinte:

1. DAS VAGAS O presente Processo Seletivo destina-se a selecionar, dentre os integrantes da Polcia Militar da Paraba que atendam as exigncias deste Edital, candidatos para o preenchimento de 75 (setenta e cinco) vagas para o Curso de Formao de Sargentos PM, sendo 60 (sessenta) para a Qualificao de Praas Combatentes (QPC); 10 (dez) para a Qualificao de Praas Msicos (QPM) e 05 (cinco) vagas Qualificao de Praas para apoio Sade (QPS).

2. DOS REQUISITOS Ao final deste Processo Seletivo, o candidato que for considerado classificado dentro do limite de vagas ofertadas neste Edital, ser matriculado no Curso de Formao de Sargentos CFS/PM, desde que atenda cumulativamente os requisitos seguintes:

2.1 Ser 3 Sargento PM integrante do Quadro Suplementar de Graduados (QSGPM); ou Cabo PM ou Soldado PM. 2.2 Estar, no mnimo, no comportamento BOM; 2.3 No estar registrado em partido poltico e nem exercer atividade de cunho poltico; 2.4 No estar respondendo a Conselho de Disciplina ou Processo Administrativo Disciplinar; 2.5 No estar em gozo de licena para tratamento de interesse particular; 2.6 No estar como desertor; 2.7 No estar como desaparecido ou extraviado; 2.8 No registrar antecedentes criminais, nos ltimos cinco anos; 2.9 No ter sido julgado incapaz definitivamente para o servio ativo da Corporao, em inspeo de sade;
1

2.10 Ter sido aprovado no exame intelectual e considerado apto nos exames de sade e aptido fsica. 2.11 Para os candidatos s vagas da Qualificao de Praas Msicos (QPM), alm dos requisitos anteriores, ainda devero ter um aproveitamento mnimo de 50% (cinquenta por cento) na prova prtica de msica. 2.12 Para os candidatos classificados nas vagas da Qualificao de Praas para apoio Sade (QPS), apresentar certificado de concluso do curso de auxiliar, tcnico ou superior de enfermagem. 3. DAS INSCRIES 3.1 DO PERODO As inscries sero realizadas, via Internet, no endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br), a partir das 09h00min do dia 10 de dezembro at as 23h00min do dia 25 de dezembro de 2012. .

3.2. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIO 3.2.1 Antes de efetivar a inscrio, o candidato dever ler integralmente este Edital, o qual ser publicado no Boletim da Polcia Militar da Paraba, bem como ficar disposio dos candidatos atravs do endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br), a fim de que possam tomar conhecimento de todas as condies e exigncias adotadas para a realizao do Processo Seletivo Interno para o Curso de Formao de Sargentos PM. 3.2.2 Para se inscrever, o candidato dever: a) acessar o endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br); b) preencher, integralmente, o formulrio de inscrio disponibilizado, informando, obrigatoriamente, o nmero do seu documento de identidade, do CPF e o e-mail pessoal; c) enviar, eletronicamente, o formulrio de inscrio devidamente preenchido; d) imprimir o boleto bancrio, referente taxa de inscrio; e) efetuar o pagamento do boleto bancrio at o dia 26 de dezembro de 2012, em qualquer estabelecimento da rede bancria. 3.2.3 No preenchimento do formulrio de inscrio, o candidato dever indicar o municpio onde far o Exame Intelectual, bem como a Qualificao para a qual ir concorrer, se para QPC, QPM ou QPS. 3.2.4 Uma vez indicado o municpio onde far o Exame Intelectual e a Qualificao para qual ir concorrer, no ser permitida a alterao pelo candidato. 3.2.5 Ao se inscrever, o candidato estar prestando declarao de que est plenamente de acordo com as condies estabelecidas neste Edital. 3.2.6 O processo de inscrio somente ser validado com o pagamento da taxa de inscrio. A situao dever ser consultada pelo candidato no endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br). Qualquer irregularidade dever ser comunicada imediatamente Comisso Coordenadora deste Processo Seletivo. 3.2.7 Aps o pagamento da taxa de inscrio, no haver devoluo do valor correspondente, mesmo que haja desistncia do Processo Seletivo, apresentao de qualquer impedimento, ou mesmo, o no preenchimento posterior de qualquer requisito previsto neste Edital.

3.2.8 Aps os procedimentos para a inscrio, o candidato dever, at o dia 28 de dezembro de 2012, comparecer s sedes dos Quartis do Comando-Geral da PM ou de suas respectivas Organizaes Policiais Militares (OPM), de posse da FICHA DE INFORMAO, que seguir o modelo constante do ANEXO NICO deste Edital, fazendo entrega da mesma juntamente com a via quitada do boleto bancrio. 3.2.9 A FICHA DE INFORMAO ser gerada eletronicamente e seu preenchimento ser de responsabilidade do candidato, entretanto, ela tambm dever ser assinada pelo Chefe da P/1, assim como pelo Comandante da respectiva OPM a que pertence o candidato, conforme o caso. 3.2.10 O recebimento da Ficha de Informao e da via do boleto bancrio ser realizado pelas 1 Sees das Unidades da Polcia Militar da Paraba, que devero, por sua vez, remet-las ao Ncleo de Recrutamento e Seleo da Diretoria de Gesto de Pessoas da Polcia, at o dia 04 de janeiro de 2013. 3.3 DA TAXA DE INSCRIO Para a efetivao da inscrio ser cobrada uma taxa de R$ 70,00 (setenta reais) para cobrir as despesas com a realizao dos exames deste Processo Seletivo, exceto os subsidirios, que sero custeados pelo prprio candidato.

4. DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO O Processo Seletivo Interno para o Curso de Formao de Sargentos PM ser composto de duas fases, assim dispostas: 1 - Exame Intelectual, realizado atravs de provas escritas, de carter classificatrio e eliminatrio. Para os candidatos que concorrem s vagas para a Qualificao de Praas Msicos (QPM), alm da prova escrita, haver uma prova prtica de msica. 2 - Exames Complementares, que compreendem o Exame de Sade e o de Aptido Fsica, ambos eliminatrios.

5. DO EXAME INTELECTUAL 5.1 O Exame Intelectual do Processo Seletivo Interno para o Curso de Formao de Sargentos PM, de carter classificatrio e eliminatrio, para os candidatos que iro concorrer s vagas da Qualificao de Praas Combatentes (QPC) e Qualificao de Praas para apoio Sade (QPS), ser composto pelas provas de Lngua Portuguesa, Noes Bsicas de Direito e Conhecimentos Especficos. Para os candidatos que iro concorrer para a Qualificao de Praas Msicos (QPM), alm das disciplinas acima mencionadas, haver uma prova de teoria e prtica musical. Os contedos programticos constam no item 15 deste Edital. 5.2 O Exame Intelectual ser da responsabilidade de entidade conveniada. 5.3 O Exame Intelectual ser realizado apenas nos municpios de Joo Pessoa, Campina Grande e Patos. Assim sendo, o candidato dever optar por um desses municpios, no momento do preenchimento do formulrio de inscrio. 5.4 A data, horrio e local da realizao desse exame sero definidos pela entidade conveniada, publicados no Boletim da Polcia Militar da Paraba e divulgados no endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br). 5.5 O candidato ser informado do local onde far o Exame Intelectual atravs do endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br). 5.6 O Exame Intelectual para a Qualificao de Praas Combatentes (QPC) e Qualificao de Praas para apoio Sade (QPS) constar de 50 (cinqenta) questes objetivas de mltipla escolha, sendo 10 (dez) para a prova de Lngua Portuguesa, 30 (trinta)
3

para a prova de Noes Bsicas de Direito e 10 (dez) para a prova de Conhecimentos Especficos, e ser aplicado em um s dia, com durao mxima de quatro horas. 5.7 O Exame Intelectual para a Qualificao de Praas Msicos (QPM) constar de 50 (cinqenta) questes objetivas de mltipla escolha, sendo 10 (dez) para a prova de Lngua Portuguesa, 20 (vinte) para a prova de Noes Bsicas de Direito, 10 (dez) para a prova de Conhecimentos Especficos e 10 (dez) para a prova de teoria musical, e ser aplicado em um s dia, com durao mxima de quatro horas. 5.8 Cada questo do Exame Intelectual valer 2 (dois) pontos. 5.9 A nota de cada prova ser obtida multiplicando-se o nmero de acertos de questes por dois. 5.10 O candidato dever comparecer ao local de realizao das provas escritas com antecedncia mnima de 30 (trinta) minutos do horrio previsto para o incio das provas, munido do documento oficial de identidade, sem o qual no lhe ser permitido realizar as provas. 5.11 No haver segunda chamada para realizao de provas. 5.12 O candidato s poder entregar suas provas aps duas horas do incio do Exame Intelectual. 6. DA APROVAO E DA HABILITAO NO EXAME INTELECTUAL 6.1 Para fins deste Processo Seletivo, sero considerados aprovados os candidatos que atinjam um percentual de acertos igual ou superior a 40 % (quarenta por cento) das questes de cada prova e que tambm atinjam um percentual de acertos igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) de todas as questes do conjunto das provas. 6.2 Sero considerados habilitados para participar dos exames complementares, para a Qualificao de Praas Combatentes (QPC), os 100 (cem) primeiros candidatos classificados no Exame Intelectual. 6.3 Sero considerados habilitados para participar da prova prtica de msica, para a Qualificao de Praas Msicos (QPM), os 20 (vinte) primeiros candidatos classificados aps o resultado do Exame Intelectual. Somente os candidatos que tiverem um aproveitamento mnimo de 50% (cinquenta por cento) na prova prtica de msica, estaro habilitados para participar dos exames complementares, sendo os demais eliminados do certame. 6.4 Sero considerados habilitados para participar dos exames complementares, para a Qualificao de Praas de apoio Sade (QPS), os 10 (dez) primeiros candidatos classificados no Exame Intelectual. 6.5 Determinar-se- como resultado do Exame Intelectual, para cada candidato, a soma das notas obtidas em cada uma das provas desse exame. 6.6 Para os candidatos da Qualificao de Praas Combatentes (QPC) e Qualificao de Praas de apoio Sade (QPS), o resultado do Exame Intelectual, para fins deste Processo Seletivo, ser designado nota geral. 6.7 A Nota geral, para os candidatos que concorrem s vagas para a Qualificao de Praas Msicos (QPM), ser obtida atravs da mdia aritmtica entre a Nota do Exame Intelectual e a Nota da Prova de Prtica Musical. 6.8 A prova de prtica musical consistir na prtica instrumental e ser composta das seguintes tarefas: 6.8.1 Execuo da escala cromtica, escalas maiores e menores at 4 (quatro sustenidos) e 4 (quatro bemis) escolhidas pela banca examinadora. 6.8.2 Execuo do Hino Nacional Brasileiro. 6.8.3 Execuo de uma obra de livre escolha. 6.8.4 Execuo de trechos de uma obra indicada pela banca examinadora de acordo com o instrumento especfico de cada candidato.
4

6.9 Na prova de prtica musical, sero analisados os aspectos inerentes interpretao, andamento, preciso rtmica, afinao, sonoridade e capacidade de leitura da partitura musical. 6.10 Os candidatos convocados para a prova de prtica musical devero comparecer ao local indicado, portando, obrigatoriamente, o instrumento musical a ser usado na prova. 6.11 As vagas oferecidas para a Qualificao de Praas Msicos (QPM) sero para os instrumentos de sopro e percusso. 6.12 Para se estabelecer a ordem de classificao no certame, ser observada a ordem decrescente da nota geral dos candidatos. 6.13 Para fins de ordem de classificao, na ocorrncia de empate ter preferncia o candidato com maior nota em Conhecimentos Especficos. Persistindo o empate, mesmo que na disputa pela ltima vaga, ser mais bem classificado o candidato mais idoso, considerandose dia, ms e ano do nascimento. 6.14 A relao dos candidatos habilitados para os exames complementares ser publicada no Boletim da Polcia Militar da Paraba e divulgada no endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br). 6.15 Os candidatos no considerados habilitados estaro automaticamente eliminados do processo seletivo interno, conforme prev o subitem 12.21 deste Edital.

7. DOS EXAMES COMPLEMENTARES Os exames complementares, que compreendem o Exame de Sade e o de Aptido Fsica, tero carter eliminatrio. Esses exames sero realizados aps o resultado do Exame Intelectual e, para tanto, os candidatos habilitados sero convocados por grupo, obedecidas s datas e horrios estabelecidos em ato convocatrio prprio. 7.1 DO EXAME DE SADE: 7.1.1. O Exame de Sade, de carter eliminatrio, tem por objetivo avaliar o estado geral de sade do candidato e determinar as condies indispensveis ao desempenho da profisso do militar estadual na graduao de Sargento PM. 7.1.2. Sero convocados para o Exame de Sade, uma nica vez, para os candidatos que concorrem as vagas da Qualificao de Praas Combatentes (QPC), os 100 (cem) primeiros candidatos classificados no Exame Intelectual; para os candidatos que concorrem s vagas da Qualificao de Praas Msicos (QPM), aqueles que tiverem um aproveitamento mnimo de 50% (cinquenta por cento) na prova prtica de msica; e para os candidatos que concorrem s vagas da Qualificao de Praas de apoio Sade (QPS), os 10 (dez) primeiros candidatos classificados no Exame Intelectual. 7.1.3. Ser realizado no Centro de Educao, nesta Capital, por Comisso instituda por ato do Comandante-Geral da Polcia Militar da Paraba, para o qual a Comisso Coordenadora do Processo Seletivo Interno convocar os candidatos aprovados e habilitados, mediante ato convocatrio, que dever ser divulgado atravs do endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br) e publicado no Boletim da Polcia Militar da Paraba, e constar dos seguintes Exames: 7.1.3.1 Mdico-Odontolgico realizado por Oficiais do Quadro de Sade da Corporao. 7.1.3.2 Subsidirios esses exames devero ser realizados s expensas do candidato, considerados vlidos os originais e que tenham sido expedidos nos ltimos 90 (noventa) dias, anteriores data de realizao do exame do candidato, com o objetivo de determinar a emisso de parecer conclusivo sobre o seu estado geral de sade e selecionar os julgados APTOS para o
5

Exame de Aptido Fsica. Para efeitos deste Edital so considerados Exames Subsidirios os seguintes: a) b) c) d) e) Radiografia do Trax em PA; Teste Ergomtrico; Hemograma Completo (inclusive Contagem de Plaquetas); Parasitolgico de Fezes; Sumrio de Urina.

7.1.4 Os Exames Subsidirios devero ser entregues, impreterivelmente, no local, data e horrio definidos no ato convocatrio, momento em que o candidato se apresentar para a realizao do Exame de Sade. 7.1.5 Cada um dos Exames Subsidirios estabelecidos neste Edital dever conter, obrigatoriamente, o nome completo e o nmero de identidade ou do CPF do(a) candidato(a), de modo que esses dados sejam grafados nos mesmos padres (impresso, datilografado ou manuscrito) do documento emitido pelo(s) hospital(ais)/clnica(s)/laboratrio(s) responsvel(eis). 7.1.6 Aps a anlise dos exames subsidirios e inspeo de sade nos candidatos, a Comisso do Exame de Sade emitir parecer conclusivo da aptido ou inaptido de cada candidato para o Curso de Formao de Sargentos PM, em Ficha Individual, que dever ser assinada pelos mdicos integrantes da referida Comisso e registrada em ata, que dever ser assinada pelo Presidente da Comisso do Exame de Sade e pelo seu Secretrio. 7.1.7 Podero ser exigidos do candidato, s suas expensas, outros exames subsidirios que se tornem necessrios para se chegar a um diagnstico mais preciso das suas reais condies de sade fsica, para a matrcula no Curso de Formao de Sargentos da PM. 7.1.8 Quando exigidos exames subsidirios, a fim de esclarecer qualquer dvida acerca do seu estado de sade, dever o candidato ser notificado do cumprimento do prazo improrrogvel de 72 (setenta e duas) horas para a entrega dos respectivos resultados, sob pena de ser considerado INAPTO. 7.2 DO EXAME DE APTIDO FSICA: 7.2.1 O Exame de Aptido Fsica, de carter eliminatrio, tem por objetivo avaliar a capacidade de realizao de esforos e a resistncia fadiga fsica do candidato, visando a selecionar aqueles que apresentem as condies necessrias para o desempenho da profisso do militar estadual na graduao de Sargento PM. 7.2.2 Ser realizado por Comisso instituda por ato do Comandante-Geral da Polcia Militar da Paraba, e ser realizado no Centro de Educao da Polcia Militar da Paraba, nesta Capital, para o qual sero convocados os candidatos considerados APTOS no Exame de Sade, em data, turno e horrio a serem definidos no ato convocatrio prprio, que ser divulgado no endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br) e publicado no Boletim da Polcia Militar da Paraba. 7.2.3 O Exame de Aptido Fsica ser elaborado de acordo com a Diretriz para o Treinamento Fsico Militar do Exrcito, publicado no Boletim do Exercito n 15, de 11 de abril de 2008, em observncia as faixas etrias constantes do quadro seguinte:

PARA OS CANDIDATOS MASCULINO PM


DE 18 A 26 ANOS
PROVAS ATIVIDADE TEMPO MXIMO 12 min. 6 TENTATIVAS

Flexes de Braos Corrida de fundo

21 (vinte e um) repeties 2.500 metros

2 (duas) 1 (uma)

Abdominal PROVAS

35 repeties ininterruptas

TEMPO MXIMO 12 min. -

1 (uma) TENTATIVAS

DE 27 A 35 ANOS
ATIVIDADE

Flexes de Braos Corrida de fundo Abdominal

19 (dezenove) repeties 2.300 metros 31 repeties ininterruptas

2 (duas) 1 (uma) 1 (uma)

PROVAS
Flexes de Braos Corrida de fundo Abdominal

DE 36 A 44 ANOS ATIVIDADE
17 (dezessete) repeties 2.150 metros 27 repeties ininterruptas

TEMPO MXIMO
12 min. -

TENTATIVAS
2 (duas) 1 (uma) 1 (uma)

PROVAS
Flexes de Braos Corrida de fundo Abdominal

DE 45 ANOS ACIMA ATIVIDADE


15 (quinze) repeties 2.050 metros 25 repeties ininterruptas

TEMPO MXIMO
12 min. -

TENTATIVAS
2 (duas) 1 (uma) 1 (uma)

PARA OS CANDIDATOS FEMININO PM


PROVA
Flexes de Braos com apoio dos joelhos no solo Corrida de fundo Abdominal

DE 18 a 26 ANOS ATIVIDADE
14 (catorze) repeties 1.750 metros 26 repeties

TEMPO MXIMO
12 min .

TENTATIVAS
2 (duas) 1 (uma) 1 (uma)

PROVA
Flexes de Braos com apoio dos joelhos no solo Corrida de fundo Abdominal

DE 27 a 35 ANOS ATIVIDADE
12 (doze) repeties 1.650 metros 24 repeties

TEMPO MXIMO
12 min .

TENTATIVAS
2 (duas) 1 (uma) 1 (uma)

PROVA
Flexes de Braos com apoio dos joelhos no solo Corrida de fundo Abdominal

DE 36 a 44 ANOS ATIVIDADE
10 (dez) repeties 1.550 metros 19 repeties

TEMPO MXIMO
12 min .

TENTATIVAS
2 (duas) 1 (uma) 1 (uma)

PROVA
Flexes de Braos com apoio dos joelhos no solo Corrida de fundo Abdominal

DE 45 ANOS ACIMA ATIVIDADE TEMPO MXIMO


09 (nove) repeties 1.500 metros 17 repeties 7 12 min .

TENTATIVAS
2 (duas) 1 (uma) 1 (uma)

7.2.4 O objetivo dos testes e provas aqui previstas avaliar as caractersticas ideais, indispensveis ao bom desempenho das funes de 3 Sargento da Polcia Militar da Paraba, a fim de serem julgadas aptides como: FORA MUSCULAR, RESISTNCIA MUSCULAR, POTNCIA MUSCULAR, FLEXIBILIDADE MUSCULAR, APTIDO CARDIORESPIRATRIA e COORDENAO NEUROMUSCULAR.

8. DA DIVULGAO Os resultados do Exame Intelectual e dos Exames Complementares sero divulgados no endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br) e, posteriormente, publicados no Boletim da Polcia Militar da Paraba.

9. DA CLASSIFICAO FINAL 9.1 Sero classificados para participar do Curso de Formao de Sargentos PM, para a Qualificao de Praas Combatentes (QPC), os 60 (sessenta) primeiros aprovados e habilitados que, obedecida ordem decrescente da nota geral obtida no Exame Intelectual, forem considerados APTOS nos Exames Complementares e estiverem dentro do nmero de vagas ofertadas neste Edital. 9.2 Sero classificados para participar do Curso de Formao de Sargentos PM, para a Qualificao de Praas Msicos (QPM), os 10 (dez) primeiros aprovados e habilitados que, obedecida ordem decrescente da nota geral estabelecida de acordo com o item 6.7 deste Edital, tiverem um aproveitamento mnimo de 50% (cinquenta por cento) na prova prtica de msica; forem considerados APTOS nos Exames Complementares e estiverem dentro do nmero de vagas ofertadas neste Edital. 9.3 Sero classificados para participar do Curso de Formao de Sargentos PM, para a Qualificao de Praas de apoio Sade (QPS), os 05 (cinco) primeiros aprovados e habilitados que, obedecida ordem decrescente da nota geral obtida no Exame Intelectual, forem considerados APTOS nos Exames Complementares e estiverem dentro do nmero de vagas ofertadas neste Edital. 9.4 Para fins da classificao final deste Processo Seletivo, o critrio de desempate ser o mesmo estabelecido no subitem 6.13 deste Edital.

10. DA HOMOLOGAO DO RESULTADO 10.1 O resultado deste Processo Seletivo ser homologado pelo Comandante-Geral da Polcia Militar da Paraba, atravs de Portaria, a qual ser objeto de publicao no Boletim da Polcia Militar da Paraba, bem como de divulgao no endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br). 10.2 Aps a homologao, o Comandante-Geral da Polcia Militar da Paraba autorizar a matrcula no Curso de Formao de Sargentos PM e convocar os candidatos da Polcia Militar da Paraba classificados neste Processo Seletivo para formalizarem tal ato, determinando data, hora e local.

11. DOS RECURSOS 11.1 Ser admitida a interposio de recursos para reparar possveis erros praticados pela organizao do Processo Seletivo.
8

11.2 Para os Exames Complementares, o prazo para interposio de recursos ser de 48 (quarenta e oito) horas aps a divulgao oficial dos resultados, tendo como termo inicial o primeiro dia til subseqente a publicao no Boletim da Polcia Militar da Paraba e para o Exame Intelectual, o que for determinado pela entidade conveniada, atravs de termo aditivo a estas normas. 11.3 O recurso dever ser dirigido, atravs de REQUERIMENTO devidamente fundamentado e instrudo com provas documentais, Comisso Coordenadora do Processo, a qual, aps as formalidades legais, abrir vistas do mesmo s Comisses do Exame de Sade ou de Aptido Fsica, as quais tero um prazo improrrogvel de trs dias teis para se pronunciar, atravs de parecer escrito, e retornar os autos Comisso Coordenadora que, no prazo de cinco dias teis, homologar ou no, atravs do seu Presidente, provendo ou desprovendo, respectivamente, o recurso. 11.4 Em relao ao Exame Intelectual, os recursos devero ser dirigidos entidade conveniada. 11.5 Os recursos atinentes ao processo no tero efeito suspensivo e devero ser apresentadas Comisso Coordenadora, dentro do prazo estabelecido nestas normas. 11.6 As decises proferidas sobre os recursos, exceto as relativas ao Exame Intelectual, sero realizadas pelo Presidente da Comisso Coordenadora, aps emisso de parecer da Comisso Jurdica do Certame, publicadas no Boletim da Polcia Militar da Paraba e divulgadas no endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br), para que produzam os efeitos administrativos legais.

12. DA ELIMINAO Ser eliminado do Processo Seletivo Interno, por ato da sua Comisso Coordenadora, alm de outros casos previstos neste Edital, o candidato que incidir em um ou mais das seguintes hipteses: 12.1 No comparecer a qualquer um dos exames; 12.2 Chegar atrasado a qualquer um dos exames; 12.3 No realizar qualquer um dos exames nos dias e horrios marcados, por quaisquer motivos, salvo por determinao judicial. 12.4 Desrespeitar as determinaes relativas execuo dos exames; 12.5 No apresentar cdula de identidade, quando da realizao dos exames; 12.6 For eliminado no Exame Intelectual pela entidade conveniada; 12.7 For reprovado no Exame Intelectual; 12.8 Durante a realizao das provas do Intelectual, for surpreendido em comunicao com outro candidato ou pessoa no autorizada, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; utilizar-se de livros, cdigos, impressos, telefones celulares ou qualquer tipo de consulta; 12.9 Ausentar-se do local onde esteja prestando provas do Exame Intelectual antes do horrio determinado ou portando qualquer material do exame, sem autorizao do(s) fiscal(is) de sala; 12.10 For considerado INAPTO nos Exames Complementares; 12.11 Tiver um aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) na prova prtica de msica, para os candidatos s vagas da Qualificao de Praas Msicos (QPM). 12.12 Tentar ou utilizar meios fraudulentos na realizao dos exames exigidos; 12.13 No apresentar os exames subsidirios, exigidos neste edital, dentro do prazo estabelecido, ou entreg-los sem o nome e o nmero de identidade ou do CPF do(a) candidato(a); 12.14 Prestar, em qualquer documento, declarao falsa ou inexata; 12.15 Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, sendo descorts com o(s) fiscal(is) de sala e seus auxiliares ou com qualquer membro da Comisso presente no local das provas; 12.16 Deixar de assinar as atas de frequncia em quaisquer dos exames;
9

12.17 Ocultar ou adulterar qualquer informao que impossibilite sua matrcula no Curso, sendo a eliminao realizada logo aps a descoberta da irregularidade, mesmo que seja depois de efetuada a matrcula no Curso ou durante o mesmo; 12.18 No formalizar ou faltar ao ato da matrcula do curso no prazo fixado, sendo considerado desistente; 12.19 No preencher os requisitos para a matrcula no Curso ou deixar de apresentar a documentao exigida para efetivao da matrcula; 12.20 Convocado para o curso, no se apresentar no perodo designado, ou ainda, desistir expressamente do curso ou dele for desligado; 12.21 Contrariar outras normas deste edital; 12.22 No for considerado habilitado, nos termos deste Edital.

13. DA MATRCULA Ser matriculado no Curso de Formao de Sargentos PM, um nmero de candidatos igual ao limite de vagas constante neste Edital, obedecida a classificao final de que trata o item 9, para a qual o candidato dever: 13.1 Entregar 02 (duas) Fotos 3X4 coloridas recentes (fardado, descoberto e de frente); 13.2 Apresentar o Ttulo de Eleitor, fazendo entrega da cpia autenticada do mesmo, e entregar o comprovante (Certido) de que est em dia com as obrigaes eleitorais; 13.3 Entregar Certido Negativa da Justia Eleitoral referente a registro em Partido Poltico e atividade de cunho eletivo; 13.4 Entregar Certido Criminal, fornecida pelo Telejudicirio, referente aos ltimos cinco anos, expedida no mximo, h 30 (trinta) dias; 13.5 Entregar Certido Criminal, fornecida pela Justia Militar, referente aos ltimos cinco anos, expedida no mximo, h 30 (trinta) dias; 13.6 Entregar Certido Criminal, fornecida pela Justia Federal, referente aos ltimos cinco anos, expedida no mximo, h 30 (trinta) dias; 13.7 Entregar certido emitida pelo Comandante de sua OPM a respeito do seu comportamento disciplinar; 13.8 Entregar certido emitida pelo Comandante de sua OPM a respeito de submisso, ou no, a Conselho de Disciplina (CD) ou a Processo Administrativo Disciplinar (PAD); 13.9 Entregar certido emitida pelo Comandante de sua OPM informando se foi, ou no, considerado incapaz definitivamente para o servio ativo da PMPB pela JME; 13.10 Entregar certido emitida pelo Comandante de sua OPM informando se est, ou no, em gozo de licena para tratar de interesse particular; 13.11 Entregar certido emitida pelo Comandante de sua OPM informando se est, ou no, na condio de desertor, desaparecido ou extraviado. 13.12 Entregar certificado de concluso do curso de auxiliar, tcnico ou superior de enfermagem, para os candidatos classificados para as vagas da Qualificao de Praas para apoio Sade (QPS). 14. DO CURSO DE FORMAO DE SARGENTOS 14.1 O Curso de Formao de Sargentos PM ser realizado no Centro de Educao da Polcia Militar da Paraba, consoante suas normas internas. 14.2 Perder o direito de matrcula no Curso de Formao de Sargentos, o candidato que no apresentar, dentro do perodo estabelecido para a matrcula, a documentao exigida nestas normas, para essa finalidade.
10

14.3 Ser observado o prazo mximo de 15 (quinze) dias do incio do Curso de Formao de Sargentos PM, para o preenchimento de vagas abertas, decorrentes de desistncia ou eliminao de candidatos. 14.4 A classificao obtida pelo candidato ao final do Curso de Formao de Sargentos PM que determinar a ordem de antiguidade para fins de promoo. 15. CONTEDO PROGRAMTICO 15.1 LNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e interpretao de diversos tipos de textos (literrios e no literrios). 2. Ortografia oficial. 3. Sentido prprio e figurado das palavras. 4. Pontuao. 5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advrbio, preposio e conjuno: emprego e sentido que imprimem s relaes que estabelecem. 6. Concordncia verbal e nominal. 7. Regncia verbal e nominal. 8. Colocao pronominal. 9. Crase.

15.2 NOES DE DIREITO 15.2.1 NOCES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Dos Direitos e Garantias Fundamentais em Espcie; 1.2. Direito vida; 1.2. Direito Liberdade; 1.3. Princpio da Igualdade (Art. 5 I); 1.4. Princpio da legalidade e da Anterioridade Penal (Art. 5 ll, XXXIX); 1.5. Liberdade da Manifestao do Pensamento (Art. 5 lV); 1.6. Inviolabilidade da Intimidade. Vida Privada, Honra e Imagem (Art. 5 X); 1.7. Inviolabilidade do Lar (Art. 5 XI); 1.8. Sigilo de Correspondncia e de Comunicao (Art. 5 XII); 1.9. Liberdade de Locomoo (Art. 5 XV); 1.10. Direito de Reunio e de Associao (Art. 5 XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI); 1.11. Direito de Propriedade (Art. 5 XXII e XXIII); 1.12. Vedao ao Racismo (Art. 5 XLII); 1.13. Garantia s Integridades Fsica e Moral do Preso (Art. 5 XLIX); 1.14. Vedao s Provas Ilcitas (Art. 5 LVI); 1.15. Princpio da Presuno de Inocncia (Art. 5 LVII); 1.16. Privilegia Contra a Auto- Incriminao (Art. 5 LXIII). 2. Dos Militares dos Estados (art. 42); 3. Da Segurana Pblica (art.144). 15.2.2 NOES DE DIREITO PENAL 1. Princpios do Direito Penal; 2. Infrao penal (elementos; espcies; objeto jurdico e objeto material; sujeito ativo e sujeito passivo). 3. O fato tpico e seus elementos; crime consumado e tentado; pena da tentativa; concurso de crimes; ilicitude e causas de excluso; punibilidade; excesso punvel; culpabilidade (elementos e causas de excluso). 4. Imputabilidade penal. 5. Concurso de pessoas. 6. Crimes contra a pessoa (Dos crimes contra a vida - art. 121 a 128 CPB / Das leses corporais - art. 129 CPB). 7. Crimes contra o patrimnio. 8. Crimes contra a administrao pblica. 15.2.3 NOCES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL 1. Ao Penal: espcies. 2. Busca e apreenso. 3. Restrio de liberdade. 3.1. Priso em flagrante. 3.2. Priso preventiva. 3.3. Priso temporria (Lei n 7.960/1989). 15.2.4 NOES DE DIREITO MILITAR 1. Dos crimes militares em tempo de paz (art. 9 CPM); 2. Delitos em espcie: Motim e Revolta (art.149 CPM); Violncia contra superior (art.157 CPM); Violncia contra inferior (art.175 CPM); Abandono de Posto (art.195 CPM); Embriaguez em servio (art. 202 CPM); Dormir em servio (art. 203 CPM); Peculato (art. 303 CPM) Corrupo passiva (art. 308 CPM); 3. Do Inqurito Policial Militar (art 9 a 28 CPPM); 4. Da Justia Militar Federal (art. 122 a 124 CF/88); 5. Da Justia Militar Estadual (art. 125, 3, 4 e 5 CF/88); 6. Lei de Organizao e Diviso Judicirias do Estado da Paraba LOJE Ttulo IV - Da Justia Militar (Art. 187 a 198).
11

15.2.5 LEGISLAO EXTRAVAGANTE 1. Lei n 4.898/1965: direito de representao e processo de responsabilidade administrativa civil e penal, nos casos de abuso de autoridade. 2. Lei n 9.455/1997: define os crimes de tortura e d outras providncias. 3. Lei n 8.069/1990: Estatuto da Criana e do Adolescente. 4. Lei n 10.826/2003: Estatuto do Desarmamento. 15.3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS 15.3.1. LEI COMPLEMENTAR N 87, de 02 de dezembro de 2008 (Dispe sobre a Organizao Estrutural e Funcional da Polcia Militar do Estado da Paraba). 1.1 DISPOSIES FUNDAMENTAIS. 1.1.1 Das Disposies Gerais; 1.1.2 Dos Princpios Fundamentais; 1.2 ESTRUTURAO. 1.2.1 rgos de Direo Estratgica; 1.2.2 rgos de Direo Setorial 1.2.3 rgos de Execuo 1.3 DA CONSTITUIO E DAS ATRIBUIES DOS RGOS DA PMPB. 1.3.1 Dos rgos de Direo Estratgica; 1.3.2 Dos rgos de Direo Setorial; 1.3.3 Dos rgos de Execuo; 1.3.4 Dos rgos Vinculados. 1.4 DO PESSOAL E EFETIVO DA PM. 1.4.1 Dos Policiais Militares; 1.4.2 Dos Servidores Civis; 1.4.3 Do Efetivo da Polcia Militar. 15.3.2. DOUTRINA DE POLICIAMENTO OSTENSIVO. Conceitos bsicos; Caractersticas do Policiamento Ostensivo; Princpios de Polcia Ostensiva; Variveis do Policiamento Ostensivo. Requisitos Bsicos para o Policiamento Ostensivo; 15.4 TEORIA MUSICAL Elementos da msica; Notao musical; Sinais de alterao de suas finalidades; Palavras e sinais que indicam: intensidade, andamento, repetio e saltos; Quilteras, sncopes e contratempo; Compassos simples e compostos; Escalas e seus modos; Graus das escalas; Intervalos com suas classificaes e inverses; Acorde de trs sons e suas inverses; Identificao das tonalidades de acordo com as respectivas armaduras; Anlise do tom de um trecho musical. 16. DAS DISPOSIES GERAIS E FINAIS 16.1 Qualquer etapa do processo s poder ser realizada em local, data e horrio determinados neste Edital e em atos convocatrios expedidos pela Comisso Coordenadora. 16.2 A publicao dos atos relativos ao presente Processo Seletivo ser feita atravs do Boletim da Polcia Militar da Paraba e do endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br). 16.3 No haver segunda chamada para os exames insertos nestas normas. 16.4 da responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicao e divulgao de todos os atos deste Processo Seletivo, atravs do Boletim da Polcia Militar da Paraba e do endereo eletrnico da Polcia Militar da Paraba (http://www.pm.pb.gov.br), 16.5 O candidato dever comparecer aos locais designados para prestar as provas e exames com antecedncia mnima de trinta minutos do horrio previsto para o seu incio, munido do seu documento de identidade. 16.6 O candidato dever, obrigatoriamente, apresentar o documento de identidade indicado no formulrio de inscrio, no momento da realizao das provas. No ser permitida a realizao das provas de candidatos sem documentos. 16.7 vedado aos candidatos prestar qualquer prova ou exame em localidade diferente daquela designada pela Comisso Coordenadora. 16.8 No haver substituio do gabarito de resposta por erro do candidato, sendo o preenchimento das respostas de sua inteira responsabilidade. 16.9 A inexatido ou falsidade documental implicar, alm das previstas na legislao penal, em: a) eliminao do Processo Seletivo Interno, se durante o mesmo;
12

b) desligamento do Curso, se durante o Curso de Formao de Sargentos; 16.10 A aprovao e a no classificao do Candidato, dentro das vagas fixadas, no gera qualquer direito, alm da expedio de documento declaratrio do resultado obtido, mediante requerimento do interessado, nos termos do Art. 5, inciso XXXIV, alnea b, da Constituio Federal, c/c o Arts. 9 e 10 da Lei estadual n 7.605, de 28 de junho de 2004 (Lei de ingresso na PMPB), observado a que estabelece o Art. 2 da Lei Federal n 9.051, de 18 de maio de 1995, e o Art. 1 do Decreto Federal n 20.910, de 06 de janeiro de 1932. 16.11 No ser fornecido qualquer documento comprobatrio de classificao no processo seletivo, valendo para este fim a homologao do resultado publicado no Boletim da PM. 16.12 Os documentos devero estar em perfeitas condies, de forma a permitir, com clareza, a identificao do candidato e sua assinatura. 16.13 No ser permitido ao candidato portar arma ou quaisquer objetos estranhos nos locais das provas e exames. 16.14 O Processo Seletivo ter validade de 01 (um) ano, a contar da data da publicao da homologao do resultado final, prorrogvel por igual perodo, a critrio da Polcia Militar da Paraba. 16.15 Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso Coordenadora.

Joo Pessoa, 26 de novembro de 2012.

SOCORRO CRISTIANE DE OLIVEIRA UCHA - CEL QOC Presidente da Comisso

13

You might also like