You are on page 1of 9

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Anlise de fatores relevantes quanto localizao de empresas: comparativo entre uma indstria e uma prestadora de servios com base nos pressupostos tericos.
Janine Mattana Sfredo (UFSC) - janinemattana@yahoo.com.br Letcia Nunes Pereira (UFSC) leticianp@hotmail.com Paulo Rogrio Pinto de Moraes (UFSC) pintodemoraes@yahoo.com.br Prof. Marcos Dalmau, Dr. (UFSC) - dalmau@cse.ufsc.br

Resumo A determinao do local ideal para a instalao de uma empresa torna-se fator de grande relevncia na boa administrao das organizaes atuais. Para que esta deciso seja tomada com o mximo de acerto se faz necessria a anlise de alguns fatores que influenciam nos processos empresariais, como mercado consumidor, fornecedores e mo-de-obra. Todavia, a importncia destes pode variar de acordo com a rea na qual a organizao atua. Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que influenciaram a escolha do local para instalao de duas empresas de ramos diferentes, a Dr. Fly e a Cooperativa Regional Alfa, com base nos pressupostos tericos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, de abordagem qualitativa e ocasional, no qual a coleta de dados se deu atravs da realizao de questionrios e entrevistas com os gestores das duas organizaes, bem como atravs da observao do local onde as empresas encontram-se. Diante deste estudo, pde-se concluir que os fatores preconizados na teoria, decisivamente influenciados pelos processos e ramo de atividade da empresa, no so totalmente considerados na deciso de localizao de empresas. Palavras-Chave: Localizao; Tomada de deciso; Competitividade; Indstria e prestadora de servios.

1. Introduo Atualmente, observa-se um aumento da competitividade, que resulta da melhoria da qualidade dos insumos e produtos, do progresso tecnolgico, e da diminuio dos custos produtivos. No Brasil, estes pontos comearam a ser fortemente observados a partir do incio dos anos 90, atravs da abertura do pas aos produtos estrangeiros e da globalizao crescente. Estas mudanas qualitativas, provenientes da ruptura das tendncias anteriormente observadas, provocaram alteraes significativas no processo de tomada de deciso empresarial, exigindo dos gestores uma maior anlise do risco associado ao planejamento em longo prazo. A anlise da localizao ponto fundamental para uma boa administrao, tanto para uma indstria quanto para uma prestadora de servios. As indstrias so geralmente localizadas prximas aos recursos, como matria-prima, gua, energia e mo-de-obra; j prestadoras de servios se orientam de acordo com o mercado. Atravs da anlise criteriosa destes fatores e de decises empresariais acertadas se obtm competitividade. A literatura fornece diversos preceitos acerca do assunto, e preconiza a importncia deste na tomada de deciso estratgia gerencial. A apreciao de tais pressupostos tericos prov ao gestor informaes acerca dos elementos que na prtica podem interferir na tomada deciso

ENEGEP 2006

ABEPRO

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

sobre a melhor localizao, relacionando-a a fatores como insumos e mercado consumidor da empresa. Naturalmente, a localizao ideal aquela que gera maiores benefcios empresa, como a reduo dos custos envolvidos e a maximizao do nvel de servio desejado. Portanto, este artigo visa analisar os fatores que influenciaram a escolha do local para a instalao de duas empresas, uma prestadora de servios e uma do ramo industrial, balizando a anlise nos pressupostos tericos abordados a seguir. 2 Fundamentao terica Conforme Moreira (1996), independentemente do tipo de negcio da empresa, mas principalmente se esta for uma fbrica, as decises sobre localizao so estratgicas e fazem parte integral do processo de planejamento. Desta forma, pequenos detalhes podem trazer desvantagens comprometedoras. Localizar, no caso, significa determinar a rea que ocupar a base de operaes, onde sero fabricados os produtos ou prestados os servios, e/ou onde se administrar o empreendimento. Dessa forma, busca-se neste captulo evidenciar a opinio de autores concernente deciso de localizao de empresas, a fim de relacion-los com os estudos de caso. 2.1 Localizao referente Conforme a viso de Moreira (1990) decises de localizao aplicam-se a novos empreendimentos. Entretanto, sem negar a importncia destes casos, empresas j existentes e operando tambm enfrentam problemas de localizao. Isto acontece, por exemplo, quando h esgotamento de insumos produtivos prximos ao empreendimento; ou quando a produo no atende demanda e h necessidade de expanso. O autor reitera que se deve projetar os resultados longo prazo, especialmente no caso de indstrias, que exigem esforos de projeto e implantao. Para muitos gerentes a mudana de local das operaes uma experincia muito traumtica, sendo evitada ao mximo. No entanto, cerca da metade das operaes de servios mudou-se no curso de sua existncia. (SCHMENNER, 1999) Neste sentido, deve-se ponderar o impacto dos custos e benefcios oriundos da escolha da localizao sobre toda cadeia produtiva, pois impactam na competitividade e no lucro de uma organizao. Esta deciso faz parte do processo de planejamento, que visa diminuir riscos e maximizar resultados. 2.2 Fatores relevantes nas decises de localizao Muitos fatores influenciam nas decises sobre localizao, porm nem todos possuem a mesma importncia, sendo este um problema especfico para cada empresa. Para Moreira (1990, p.176):
As atividades industriais so, de modo geral, fortemente orientadas para o local onde esto os recursos. Matria-prima, gua, energia e mo-de-obra. As atividades de servios, sejam pblicas ou particulares, orientar-se-o mais para fatores como proximidade do mercado (clientes), trfego (facilidades de acesso), e localizao dos competidores.

ENEGEP 2006

ABEPRO

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Os elementos que interferem na deciso sobre a melhor localizao de uma organizao podem ser diferentes dependendo da rea de atuao da empresa. Deste modo, a seguir sero descritos esses fatores e sua relevncia para indstrias e prestadoras de servios. a) Insumos De acordo com Moreira (1996) sempre importante para uma companhia verificar se os locais pr-selecionados para a localizao possuem oferta de mo-de-obra em quantidade e qualidade suficiente. Algumas no desejam se onerar com altos custos de treinamento de pessoal, embora que, para outros, isso seja relativamente comum, dada s atividades muito especficas em que esto engajadas. Conforme Maynard (1970, p.2):
(...) no estudo da localizao das fbricas, distncias so medidas em custos de frete, uma vez que os custos relativos de estocagem de matria-prima e distribuio de produtos acabados variam de indstria pra indstria, o custo local de matriasprimas e mercados diferir em cada caso.

Se a matria-prima perecvel, ou mesmo de difcil transporte, a proximidade da empresa a seu fornecedor deve ser considerada. Os perecveis requerem cuidados especiais, tanto no manejo, quanto na rapidez do transporte. Matrias-primas volumosas ou pesadas podem gerar custos de transporte demasiadamente altos. A reduo de custos pode ser obtida atravs da busca pela proximidade a diversos fornecedores. b) Atitudes e fatores da comunidade Os fatores da comunidade na qual a organizao est situada tm uma grande importncia na rentabilidade da organizao. Fatores como o idioma e a cultura local podem no ter relao direta com os resultados da empresa, porm afetam diretamente as relaes pessoais dentro da organizao. Na viso de Slack (1997), os fatores da comunidade so os que influenciam os custos de uma operao e que derivam do ambiente poltico, econmico e social do local. Para tanto, estes compreendem: assistncias financeiras e de planejamento do governo, atitudes locais em relao a investimento estrangeiro no pas, disponibilidades de servios de apoio como bancos, correios e cartrios, absentesmo da mo-de-obra e taxas de rotatividade e ainda restries ambientais. Salienta-se tambm que os incentivos do governo estadual e municipal podem ser fatores importantssimos na deciso dos gestores quanto a localizao das organizaes, pois podem representar relevantes redues nos custos de instalao. c) Proximidade ao mercado consumidor O cliente a figura mais importante na vida das empresas. Conforme Moreira (1996), as atividades de servios se localizam prximas aos mercados a que servem, tanto quanto possvel, onde existam facilidades de acesso e estacionamento, buscando, ao mesmo tempo, atingir uma grande parcela da populao visada. De acordo com Mattar (1997), a escolha do local definitivo para situar a empresa deve basearse em pesquisas sobre os consumidores potenciais do local e da renda da populao. Alm disso, importante analisar do perfil dos consumidores locais, dando ateno a fatores como hbitos e comportamento de compra da populao, fidelidade dos clientes e freqncia que os clientes vo s compras, influenciaro significativamente no sucesso do negcio. d) Facilidade de acesso e infra-estrutura

ENEGEP 2006

ABEPRO

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Para Graeml (2002, p.7) o conceito de acessibilidade uma evoluo do conceito de localizao fsica, em que mais importante que as distncias envolvidas a infra-estrutura existente para agilizar os processos produtivo e logstico. Se o local j possui uma boa infraestrutura em termos de vias, proximidade a empresas de utilidade pblica (restaurantes, bancos, papelarias, farmcias, entre outros), e servios pblicos (correio, hospital, escolas), torna-se mais gil a realizao de algumas atividades de trabalho. e) Localizao dos concorrentes Algumas vezes, principalmente com relao s prestadoras de servios, ideal que se situe prximo aos seus concorrentes, o que pode proporcionar aos seus clientes uma maior facilidade na escolha dos servios, preos, qualidades, e atendimento entre as opes do mercado. Outro ponto diz respeito tecnologia utilizada. Tal proximidade tambm possibilita que a empresa possa estar atenta s inovaes de seus concorrentes, para assim equiparar-se ou tornar-se superior seus adversrios. Assim, a complexidade da deciso de localizao resulta de diversos fatores, que, dependendo do ramo da empresa, possuem menor ou maior relevncia. Tais sero tratados no decorrer do artigo, e conduziro a anlise dos estudos de caso. 3 Metodologia De acordo com Mattar (1997) o presente artigo enquadrou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva. Quanto ao escopo, caracterizou-se como um estudo de caso, visto que foi realizado um estudo profundo, porm no amplo, atravs do qual se procurou conhecer profundamente apenas um ou poucos elementos da populao sobre um grande nmero de aspectos e suas inter-relaes. No mbito de desenvolver este artigo foram utilizadas as seguintes tcnicas, sugeridas por esse autor, para obteno de dados: a) Entrevistas estruturadas pessoais individuais, realizadas com os gestores das empresas, dando nfase nos fatores que os levaram a decidir pelo local onde a empresa est operando; b) Realizao de questionrios, a fim de identificar os fatores que interferiram na escolha do local para a instalao da empresa; c) Coleta de informaes atravs do site das empresas, buscando dados sobre a histria e perfil da organizao; d) Conhecimento adquirido atravs de observaes do local onde a empresa decidiu por instalar-se. As organizaes escolhidas para esta pesquisa foram: Dr. Fly, prestadora de servios mdicos localizada na grande Florianpolis; e a Cooperativa Regional Alfa, indstria do agro negcio localizada em Chapec, ambas no Estado de Santa Catarina. Nesse sentido foram efetuados estudos de julgamento de valor quanto importncia dos fatores de localizao: mo-de-obra, transporte / facilidade de acesso, infra-estrutura, proximidade ao mercado consumidor, proximidade ao concorrente, disponibilidade de matria-prima, capital investido, condies de acesso tecnologia e informao, e, finalmente, incentivos ficais. A escala adotada foi: decisivamente importante; importante; indiferente; pouco importante; e irrelevante.

ENEGEP 2006

ABEPRO

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Este trabalho delimitou-se a analisar os fatores relevantes quanto localizao de empresas, atravs da comparao entre uma indstria e uma prestadora de servios, balizando-se nos pressupostos tericos. 4 Anlise de casos prticos Neste captulo sero apresentados os dados e informaes que foram obtidas atravs das entrevistas, questionrios e observaes realizadas junto s empresas.

Primeiro estudo de caso: Dr. Fly Ltda. A Dr. Fly, uma empresa catarinense, que oferece atendimentos domiciliares pr-hospitalares, remoes areas de urgncia, medicina ocupacional e segurana no trabalho. O nome fantasia Dr. Fly, sua razo social Fly Hospital Limitada. Est localizada na Rua Raul Machado, centro da cidade de Florianpolis Santa Catarina. Conforme levantado na pesquisa, os proprietrios estimaram os fatores de localizao, na tomada de deciso, da seguinte forma: a) Mo-de-obra: foi considerado "decisivamente importante", j que os proprietrios necessitam de mo-de-obra especializada para realizar os servios mdicos. A cidade de Florianpolis possui universidades qualificadas e, dessa forma, existe grande demanda de profissionais da rea da sade e segurana no trabalho a disposio da empresa; b) Transporte / facilidade de acesso: avaliado "importante". H vrios pontos de nibus prximos ao local, bem como facilidade para estacionamento de carros, auxiliando assim o deslocamento dos colaboradores e clientes da organizao. Quanto ao acesso, recebeu escala importante. Para facilitar o acesso, os gestores procuraram situar estrategicamente a empresa no centro da cidade, j que possui clientes em todas as regies da ilha e do continente. Desta forma, os deslocamentos das unidades mveis na prestao de servios se tornam mais geis, assim como h diminuio de custos com combustvel; c) Infra-estrutura: o fator tambm recebeu notao "importante". Alm de possuir infraestrutura bsica prpria, a Dr. Fly encontra-se prxima a bancos, rgos pblicos, alm de outros servios essenciais para seu funcionamento, como postos de combustveis; d) Proximidade ao mercado consumidor: para os proprietrios, a localizao prxima ao mercado consumidor, haja vista que os profissionais da empresa que se deslocam at os clientes. Porm, a realizao de pesquisa mercadolgica proporcionou aos empreendedores a identificao do mercado consumidor e de seu perfil, e possibilitou empresa traar estratgias relacionadas ao produto e sua comercializao. Desta forma foi conceituada como importante; e) Proximidade ao concorrente: neste item foi mencionada a escala "irrelevante". Conforme citao dos gestores, a empresa no possui concorrentes diretos na sua rea geogrfica de atuao; f) Disponibilidade de matria-prima: foi considerada "decisivamente importante", j que a principal matria-prima o conhecimento adquirido pelos profissionais; g) Capital investido: neste item, a resposta foi "decisivamente importante". A aquisio das atuais instalaes da empresa atravs de financiamento bancrio de longo prazo, com juros baixos, proporcionou empresa uma conteno de custos significativa;

ENEGEP 2006

ABEPRO

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

h) Condies de acesso tecnologia e informao: O uso da internet e de sistema on-line para gesto das consultas, e mesmo acesso a outros servios, como o internet banking, gerou escala de valor "importante"; i) Incentivos fiscais: os proprietrios o consideram como "irrelevante", devido inexistncia de incentivos fiscais para se instalar no local. Observa-se que, acerca da tomada de deciso para a localizao da empresa, foram considerados cruciais os fatores mo-de-obra, sendo o conhecimento a matria-prima essencial, e o capital investido.

Segundo estudo de caso: Cooperativa Regional Alfa A Cooperativa Regional Alfa Cooperalfa atua nos segmentos de suinocultura, avicultura, citricultura, bovinocultura de leite, recebimento e industrializao de trigo, soja e milho, e localiza-se na Avenida Fernando Machado no municpio de Chapec, Santa Catarina. Conforme escopo da pesquisa, os membros gestores da empresa analisaram os fatores de localizao na tomada de deciso da seguinte forma: a) Mo-de-obra: avaliado como importante pela empresa, embora a maioria das operaes na indstria no necessita uma mo-de-obra muito qualificada. Existem alguns cargos, como engenheiros qumicos e eltricos, que exigem certa qualificao, e esta encontrada com facilidade na regio, visto o numero expressivo de universidades presentes na localidade; b) Transporte / facilidade de acesso: tido como decisivamente importante. Fundada em 1967, foi situada na entrada da cidade, tendo em vista a facilidade logstica. Atualmente, com o crescimento da cidade, a organizao vem enfrentando problemas com a carga/descarga de material; c) Infra-estrutura: na poca em que a empresa foi estabelecida este critrio foi considerado indiferente, j que a empresa no possua a magnitude de hoje, e que os outros fatores eram mais relevantes na tomada de deciso. Porm, atualmente, a empresa possui infra-estrutura prpria, a qual conta com posto de combustvel, supermercado, banco, servios mdicos e odontolgicos para colaboradores e associados, constituindo aspecto importante; d) Proximidade ao mercado consumidor: fator considerado importante, devido logstica envolvida nas operaes. No se realizou, porm, pesquisa de marketing, haja vista que seus clientes so os prprios associados, que compram farelo para alimentao de animais, e refinarias do estado do Rio Grande do Sul, que adquirem leo bruto; e) Proximidade com os concorrentes: os pesquisados analisaram como irrelevante, j que a cooperativa no possui nenhum concorrente direto na regio oeste do estado; f) Disponibilidade de matria-prima: elemento decisivamente importante para a escolha do local, pois, sendo uma cooperativa que industrializa produtos agrcolas, ela adquire todos os seus insumos e matrias primas dos seus cooperados, os agricultores. Considerando que grande parte de seus insumos provm das cidades de Canoinhas, Caxambu, Coronel Freitas, So Miguel do Oeste, guas de Chapec e Xaxim, todas no oeste do estado de Santa Catarina, nota-se que a empresa se situa em uma regio central, e est estrategicamente posicionada para o recebimento de toda a matria-prima;

ENEGEP 2006

ABEPRO

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

g) Capital investido: Na poca de sua fundao o empreendimento foi instalado numa rea rural, e o capital investido foi relativamente baixo. Assim sendo, o critrio foi conceituado como indiferente pelos pesquisados; h) Condies de acesso tecnologia e informao: tornou-se decisivamente importante para o bom desenvolvimento da empresa, tanto na manuteno de sua infra-estrutura, quanto na comercializao e divulgao de seus produtos atravs de tecnologias da informao; i) Incentivos fiscais: fator "irrelevante", em virtude da inexistncia de incentivos fiscais para se instalar no local. No caso da Cooperativa regional Alfa os fatores relevantes no processo de tomada de deciso quanto localizao concernem facilidade de recebimento de matria-prima e escoamento da produo. 5 Consideraes finais Quando se analisa os fatores relevantes para a determinao do local onde ser a base de operaes das empresas, nota-se que para uma empresa do ramo industrial deve-se dar ateno a fatores que visem a eficcia de suas operaes, ou seja, importante que a empresa fique prxima aos seus fornecedores quando as matrias-primas que ela utiliza so de difcil transporte ou ento quando so perecveis. Neste tipo de organizao tambm importante estabelecer-se em uma localidade onde os insumos necessrios para suas operaes sejam encontrados com facilidade e boa qualidade. Diferentemente de empresas ligadas rea de prestao de servios, as indstrias no precisam necessariamente estar perto de seus clientes. J as empresas prestadoras de servios necessitam manter um contato constante com seus consumidores finais, pois estes so os principais elementos da atividade da organizao. De acordo com a pesquisa realizada, identificaram-se os seguintes fatores na tomada de deciso quanto a instalao das duas organizaes: Fatores Dr. Fly Cooperalfa
Decisivamente importante Importante Mo-de-obra Importante Decisivamente importante Transporte / Facilidade de acesso Importante Importante Infra-estrutura Importante Importante Proximidade com o mercado consumidor Irrelevante Irrelevante Proximidade com a concorrncia Decisivamente importante Decisivamente importante Matria prima Decisivamente importante Indiferente Capital investido Importante Decisivamente importante Tecnologia Irrelevante Irrelevante Incentivos Fiscais Quadro: Fatores relevantes quanto a localizao de empresas: comparativo com base nos pressupostos tericos. Fonte: Dados primrios.

Referente ao estudo de caso da Cooperativa Regional Alfa, um dos elementos-chave no seu processo produtivo a carga e descarga de matria-prima, pois esta realizada em grande quantidade, e conforme citado na fundamentao terica, este fato deve ser evidenciado na hora de escolher o local de implantao da empresa. Todavia, analisou-se que, embora a Cooperalfa tenha levado em considerao alguns fatores na deciso do local para instalar-se, a atual situao da empresa mostra que alguns elementos foram desconsiderados nesta anlise. Um ponto diz respeito falta de ateno projeo de

ENEGEP 2006

ABEPRO

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

crescimento urbano do municpio. Hoje, a empresa encontra-se em uma rea central da cidade, de grande trfego de pedestres e veculos, fato este que influencia negativamente na carga e descarga de mercadorias. Da mesma forma, tal processo provoca incmodos aos motoristas e pedestres que circulam diariamente por esta via. Devido aos problemas causados pelo alto fluxo de automveis e pedestres, a Cooperalfa est planejando a mudana das suas instalaes, para um local mais apropriado. Este fato d nfase importncia de uma anlise profunda, dos fatores que influenciam as atividades da organizao, a fim de escolher uma localizao adequada para instalar a empresa. Da mesma forma, a tecnologia de informao, que no foi alvo de preocupao inicial dos gestores, atualmente estratgica para a empresa, tanto na compra e venda de produtos, como na divulgao dos mesmos. Pressupostos. Conjetura. Referente Dr. Fly, nota-se que a empresa visou situar-se em um local privilegiado (centro da cidade), que facilitaria o acesso e diminuiria custos com combustveis. Porm, por no contar com um elevado capital de investimento, instalou-se em um terreno pequeno, o que dificulta possibilidades de ampliao. Do mesmo modo, o alto grau de especializao dos recursos humanos na prestao de seus servios, gera ao item mo-de-obra, segundo os gestores da empresa, valor decisivamente importante. Isto coincide com a teoria, que preconiza a importncia da oferta de mo-de-obra em quantidade e qualidade suficiente na escolha da localizao; Observa-se, portanto, que a Dr. Fly considerou certos pressupostos tericos ao instalar-se na rea central de Florianpolis, local que proporciona diversos benefcios, relacionados anteriormente. J a Cooperativa Alfa, indstria com quase 40 anos de existncia, no se preocupou inicialmente em observar na teoria fatores relevantes para a deciso de localizao. Todos os seus processos foram constitudos de acordo com alternativas lgicas e com a proximidade aos seus associados. Ressalta-se que o valor atribudo a elementos concernentes localizao de empresas difere nas duas empresas. Diante deste estudo, pde-se tambm concluir que os fatores preconizados na teoria, decisivamente influenciados pelos processos e ramo de atividade da empresa, no so totalmente considerados na deciso de localizao de empresas. Referncias
ALVES, Rogrio Antnio. Decises locacionais das empresas industriais na regio metropolitana de Campinas. Disponvel em: http://www.am.unisal.br/graduacao/administracao/pdf/publicacoes-5.pdf. Acesso em 14 de junho de 2005. AQUISIES E FUSES: Avaliao do ponto de venda no varejo e servios. Disponvel em: http://www.boasideias.com.br/gestao/pessoal/aquisic_fusoes/avaliando_ponto.htm. Acesso em 14 de junho de 2005. BARQUETTE, Stael. Fatores de localizao de incubadoras e empreendimentos de alta tecnologia. Revista de administrao de empresa. v.42, p. 101-113. So Paulo: 2002. GRAEML, Alexandre R. e GRAEML, Karin S. Consideraes sobre a localizao empresarial e sobre sua relevncia na era da Internet. Anais do XXII ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produo) Curitiba, outubro de 2002. HARDING, Hamish Alan. Administrao da produo. So Paulo: Atlas, 1992. LOCALIZAO. Disponvel em: http://www.vcci.com.br/newton/localizacao.pdf. Acesso em: 14 de junho de 2005. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. 4ed. So Paulo. Atlas, 1997 MAYNARD, Harold Bright; IIDA, Itiro. Maynard manual de engenharia de produo. So Paulo: E. Blucher: Editora da Universidade de So Paulo, 1970.

ENEGEP 2006

ABEPRO

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

MONKS, Joseph G. Administrao da produo. So Paulo: McGraw-Hill, 1987. MOREIRA, Daniel Augusto. Administrao da produo e operaes. 2. ed. So Paulo: Pioneira, 1996. SCHMENNER, Roger W. Administrao de operaes em servios. So Paulo: Futura, 1999. ZACCARELLI, Srgio Baptista. Administrao estratgica da produo. So Paulo: Atlas, 1990.

ENEGEP 2006

ABEPRO

You might also like