You are on page 1of 13

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

01/12/2003

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

ndice Geral

I II III IV V VI VII

POR QUE NO ORAMOS COM FREQUNCIA?............................ 4 QUANDO NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS ....................... 5 NEM SEMPRE O QUE PEDIMOS O MELHOR PARA NS.................. 7 "AJUDA-TE E O CU TE AJUDAR"................................. 8 PARA QUE SERVE A ORAO?...................................... 9 MANEIRAS DE ORAR............................................. 10 "VIGIAI E ORAI" ............................................. 11

VIII O QUE OS ESPRITOS DISSERAM A ALLAN KARDEC................... 12 IX BIBLIOGRAFIA................................................. 13

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

A grande maioria das pessoas s recorrem orao quando esto com problemas de ordem material ou por motivo de doena. E sempre aguardando passivamente uma soluo imediata para aquilo que as afligem. Se o atendimento demora, se revoltam, no acreditando na eficcia da orao. Geralmente esperam por um milagre, e no desprendem um mnimo esforo para a realizao do que foi solicitado. Em geral, s vemos o presente, o imediatismo. No queremos e no gostamos de sofrer. Mas, se o sofrimento de utilidade para a nossa felicidade futura, com certeza Deus deixar sofrermos por algum tempo. Entretanto, os Benfeitores Espirituais estaro do nosso lado nos dando fora, confiana, coragem, pacincia e a resignao, desde que a f esteja abrigada em nossos coraes.

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

I Por que no oramos com frequncia?

(1) No tenho tempo. Ando muito cansado. Como posso orar dessa maneira? E no orando, acabamos sendo vencidos pelo stress, pelo desnimo. A orao poderia nos ser til para conseguirmos a energia necessria que nos falta para esses momentos. (2) A orao para os momentos difceis e de provao. E quando vivenciamos a dor, dizemos: Como posso orar com um sofrimento desses? Orem por mim!. A prece nos d a sustentao necessria para suportar a dor com resignao e pacincia, encarando este momento como um aprendizado. (3) Mas a orao para ser feita nos momentos em que estamos bem. Assim a realizamos com mais eficcia. E por estarmos felizes, esquecemos ou no temos tempo para a prece. Deus s entra em nossas vidas se assim O desejarmos e permitirmos. E este caminho atravs da orao.

0-0-0-0-0-0

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

II Quando nossas preces no so atendidas


Para ilustrar este tpico, vamos exemplificar com 2 casos: Caso (A): Um adolescente no estuda para a sua prova na escola. Ele reza para Deus para que algum possa passar cola, ou que ele seja inspirado para ir bem no seu exame. Qual a chance desse adoslecente em ser atendido em sua prece e ir bem na prova escolar? Caso (B): Uma esposa est vivenciando um periodo muito ruim no relacionamento com seu marido. Ela reza para que o seu marido mude de postura e comportamento. Mas ela nada faz para mudar as suas atitudes e nem procura iniciar um dilogo de reconciliao. Qual a chance desse relacionamento dar certo? No caso (A), se o adolescente tivesse realmente estudado para a prova, poderia pedir em suas oraes para que os Bemfeitores Espirituais lhe proporcionasse a calma, e que pudesse ter a inspirao para lembrar da matria estudada. No caso (B), a esposa deveria orar para pedir ao Plano Maior que ela tivesse mais calma e pacincia, para aprender a aceitar as pessoas como ela so, para pedir inspirao para iniciar um dilogo de reconciliao, para que a Paz possa reinar no seu Lar. As pessoas sempre ficam passivas esperando que os outros mudem e se adaptem aos seus gostos e caprichos. A mudana deve iniciar dentro de ns. Faamos as mudanas necessrias em nosso intimo, e por consequncia, as mudanas ao nosso redor se efetuaro.

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

Sempre procuramos jogar os nossos problemas nas mos de outras pessoas para que possam ser resolvidos. Estamos sempre esperando por solues milagrosas, no assumimos as nossas devidas responsabilidades. Achamos que basta realizar determinado nmeros de oraes para que todos os nossos problemas sejam resolvidos. Se a soluo no vem em curto prazo, achamos que Deus no atendeu as nossas preces e, portanto, no vale a pena rezar.
0-0-0-0-0-0

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

III Nem sempre o que pedimos o melhor para ns

Em certos casos, Deus pode momentaneamente dizer NO para certos pedidos. Talvez porque no estejamos suficientemente maduros e esclarecidos para arcar com o que estamos solicitando. Outras vezes, esta solicitao poder trazer prejuzos para outras pessoas. Vamos transpor o Nosso Deus Pai, para um pai terreno. A ttulo de exemplo, vamos supor que um filho de 9 anos de idade, procure seu pai, e pea a chave do carro para dar uma volta pela cidade. Um pai prudente com certeza no atender este pedido. Esperaria o filho crescer, chegar na idade adequada, para adquirir a carteira de habilitao e a poder dirigir o veculo. Assim age Nosso Pai Celestial com determinadas solicitaes. Com sabedoria, aguarda o momento oportuno para nos atender. Existem determinadas Leis no Universo e estas devem ser respeitadas! Portanto, devemos sempre lembrar de dizer no final de nossas preces: Seja feita a Tua vontada Pai, e no a nossa!

0-0-0-0-0-0

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

IV Ajuda-te e o Cu te ajudar
O Homem recebeu de Deus a inteligncia e o entendimento para que pudesse ser utilizado. Se o Nosso Criador nos houvesse isentado do trabalho, do esforo e do desenvolvimento da vontade, nosso Esprito ainda estaria na infncia espiritual. Deus assiste aos que se ajudam a si mesmos, e no aos que ficam esperando por um milagre, sem nada fazer para mudar as situaes, a esperar pelo socorro. Pela prece, podemos atrair os Bons Espritos que nos vm sustentar com bons pensamentos e conselhos, para assim adquirirmos a fora necessria para vencermos as dificuldades, pelo nosso prprio esforo. Muita vezes reclamamos que nossas oraes no so atendidas. Acontece que vivemos num certo padro mental e emocional, somos muito rgidos em nossos estilos de vida e em nossas atitudes, no encontrando, ou no querendo encontrar, a fora de vontade para mudar o nosso interior. Se recusamos estas mudanas to necessrias para a nossa evoluo, como Deus poder nos ajudar em outras coisas em nossas vidas? Vamos supor que uma determinada pessoa teve uma vida de excessos, m alimentao e extravagncias, prejudicando a sua sade. Passa uma vida com grandes sofrimentos corporais, devidos as doenas que acumulou, em consequncia da pssima vida que levou. Esta pessoa no pode reclamar de Deus pela situao em que est vivenciando. Se tivesse a prtica constante da orao, poderia ter encontrado a fora necessria para resistir s tentaes que a levaram ao estado de penria do seu corpo.
0-0-0-0-0-0

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

V Para que serve a orao?


No s nas horas de aflio que devemos recorrer a este recurso maravilhoso. A prece pode ser feita todos os dias. Pela manh, agradecendo pelo descanso do nosso corpo fsico e pedindo a proteo para mais um dia de trabalho. Ao anoitecer, antes de dormir, agradecendo pelo dia que tivemos, e pedir para que o nosso Esprito possa estar com nossos Amigos Espirituais, para buscar novos esclarecimentos e aprendizados. Podemos utilizar a orao para pedir proteo, bons conselhos, as inspiraes de nosso Guias Espirituais para a resoluo de nossos problemas, a sade e a energia para o nosso corpo fsico. Devemos orar, no s para pedir, mas tambm para agradecer pelas conquistas do dia-a-dia, e para emitir vibraes positivas para os nossos entes queridos que estejam doentes ou em dificuldades. Oremos tambm, e isto mostra a nossa grandeza e elevao de nossa alma, para os nossos inimigos e por todos aqueles que nos desejam o mal. Vamos pedir s Entidades Benevolentes para que possam iluminar seus pensamentos para a prtica de atos maia elevados. Acima de tudo, oremos com muita f!

0-0-0-0-0-0

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

10

VI Maneiras de orar
Para orar no h necessidade de palavras decoradas, ditas sem nenhum sentimento. Mais valem dez palavras expressadas com amor e devoo. Muitos falam que no sabem rezar. Basta faz-lo humildemente, com suas prprias palavras, acreditando que o que est sendo pedido ser concretizado. Intil pedir Deus para que abrevie as nossas provas, ou que nos d a fortuna material. Devemos solicitar a resignao, a f e a pacincia. Na questo 658 de O Livro dos Espritos diz que a prece sempre agradvel a Deus quando ditada pelo corao, porque a inteno tudo para Ele. A prece do corao prefervel a que podes ler, por mais bela que seja, se o leres mais com os lbios do que com o pensamento. A prece agradvel a Deus quando proferida com f, com fervor e sinceridade. Mas, h em algumas situaes em que a prece lida de grande utilidade quando a pessoa se encontra desequilibrada e ela no encontra harmonia para fazer a orao, desde que se esforce para sentir o seu contedo, poder aos poucos encontrando a sua calma, e encontrando a serenidade, poder efetuar a sua sintonia com Deus. Um dos objetivos da orao, e talvez o mais importante, para fazer agradecimentos. Ficamos a maior parte do tempo s pedindo. Recebemos a graa do Pai Celestial e nem ao menos um Muito Obrigado dizemos. Palavras que expressam graas, alegria ou gratido, liberam certas energias dentro e ao nosso redor. O ato de fazer agradecimento carrega nosssos pensamentos para uma atmosfera de f e confiana. Agradeo ao Senhor, Pai Amado, pelas graas alcanadas deve ser o nosso refro constante. 0-0-0-0-0-0

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

11

VII - Vigiai e Orai

Vigiai e orai para que no entreis em tentao (Mateus, 26:41). Vigiemos os nossos atos, a nossa conduta, os nossos pensamentos e as nossas palavras. Oremos para pedir bons conselhos, a proteo espiritual e a fora para vencer as nossas imperfeies. Vamos pedir o despertar de nossa conscincia para que possamos vencer a influncia perturbadora dos Espritos inferiores, que esto continuamente nos arrastando para a repetio dos equvocos de nosso pretrito, tentando nos desviar da seara do Cristo. A orao o pensamento do Homem em comunho com Deus. a chama necessria para iluminar a nossa alma. A vigilncia o cuidado com os nossos pensamentos e reaes, a fim de que, possamos agir to logo percebemos as manobras da tentao. Juntas, orao e vigilncia, constituem o mais poderoso antdoto contra o mal. 0-0-0-0-0-0

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

12

VIII -

O que os Espritos disseram a Allan Kardec

Extramos as questes 660, 661 e 663 de O Livro dos Espritos para nos esclarecer melhor no que tange sobre a prece: [660]: A prece torna o homem melhor? R: Sim, porque aquele que faz a prece com fervor e confiana se torna mais forte contra as tentaes do mal, e Deus lhe envia bons Espritos para o assistir. um socorro jamais recusado, quando o pedimos com sinceridade. [661]: Pode-se pedir eficazmente a Deus o perdo das faltas? R: Deus sabe discenir o bem e o mal: a prece no oculta as faltas. Aquele que pede a Deus o perdo de suas faltas no o obtm se no mudar de conduta. As boas aes so a melhor prece, porque os atos valem mais do que as palavras. [663]: As preces que fazemos por ns mesmos podem modificar a natureza das nossas provas e desviar-lhe o curso? R: Vossas provas esto na mo de Deus e h as que devem ser suportadas at o fim, mas Deus leva sempre em conta a resignao. A prece atrai a vs os bons Espritos, que vos do a fora de as suportar com coragem. Ento elas vos parecem menos duras. A prece nunca intil quando bem feita, porque d fora, o que j um grande resultado. Ajuda-te a ti mesmo e o cu te ajudar. 0-0-0-0-0-0-0

POR QUE NOSSAS PRECES NO SO ATENDIDAS?

13

IX BIBLIOGRAFIA
- Conscincia e Mediunidade Projeto Manoel Philomeno de Miranda Ed. Leal - As Leis Dinmicas da Orao Catherine Ponder - Revista Allan Kardec n 22 (Abril/Maio/Junho de 1994) - O Livro dos Espritos Allan Kardec - Evangelho Segundo O Espiritismo Allan Kardec

Organizador desta compilao: Rubens Santini (rubsanti@uol.com.br) A cpia permitida, desde que sejam citadas as fontes bibliogrficas. So Paulo, dezembro de 2003.

You might also like