You are on page 1of 7

-1-

NS E AMARRAS
Os ns esto constantemente em meio s nossas vidas. Para todo lugar que olhamos sempre tem um nozinho bem escondido, mas sempre fazendo a sua parte. Um grande exemplo disso so as roupas que usamos, as bandeiras nos mastros, etc. Ns de travagem So destinados a rematar a ponta de uma corda de modo a engross-la ou evitar que se desfie. Ns de Juno Servem para ligar entre si duas cordas de espessura igual ou diferente. Ns de salvamento So considerados como tal, os formados por uma ou mais alas que no correm e destinados a subir ou descer pessoas ou objetos. Ns de Ligao So utilizados quando se pretende ligar varas ou troncos. A corda necessria sua execuo proporcional ao dimetro das varas ou troncos utilizados, e por cada centmetro de dimetro necessrio 30 centmetros de corda. Ns diversos So aqueles que no se enquadram dentro dos captulos anteriores. Falcaas Utilizam-se em volta do seio de um cabo de maior dimetro de espessura segurando-o. Costuras Utilizam-se nos chicotes de um cabo para que este no se desfie.

N Simples Este n a base para outros ns, e por se tratar apenas de uma volta o n mais fcil e rpido de ser feito, no muito usado por marinheiros pois quando molhado ou quando submetido a muita tenso fica difcil de ser desatado. Outros nomes: Azelha Simples - Meia Volta - Laada Superior N Direito Serve para unir dois cabos de dimetros iguais. Para confirmar sua utilidade, use-o para unir dois cabos de dimetros bem diferentes, e veja se funciona. Na antiguidade era conhecido pelos gregos como n de Hrcules, este n muito utilizado por ser fcil de fazer e pela simetria, til para fechar pacotes, amarrar sapatos, terminar amarras, etc, mas quando submetido a teno em apenas uma de suas pontas este n pode se desfazer. Outro nome: N Quadrado N Direito de Alceado Utilizado como o n direito. Tem a vantagem de ser facilmente desatado. A laada do sapato um N Direito com duas alas

O Maior Portal de Contedo Informativo Para Lderes, Desbravadores, Aventureiros e Jovens

-2N de Escota Serve para unir dois cabos de dimetros diferentes. Como est no desenho pode ser usado para colocar a bandeira no mastro. Acostume-se nunca aplic-lo no mesmo cabo, que, claro tem o mesmo dimetro. E desta forma, fica fcil confundi-lo com o Lais de Guia Este n possui as mesmas voltas do lais de guia, s que feito com duas cordas, utilizado para unir duas cordas de dimetros diferentes, til tambm para iar bandeiras, utilizando a corda que j esta pressa a bandeira, completase o n com a corda do mastro.

N de Escota Duplo Utilizado como o n de Escota, com melhores condies de segurana. muito recomendado para cabos de dimetros muito diferentes. Pode ser utilizado at para amarrar cabos tipo fio eltrico. N de Escota Alceado Mesma utilidade do escota, s que mais fcil de desatar. muito utilizado para prender bandeiras na adria.

N em Oito Utiliza-se para evitar o desfiamento da ponta de uma corda. Utilizado tambm por montanhistas para unir duas cordas (n em oito duplo).

N Corredio Serve para fazer uma ala corredia em uma corda.

Volta do Fiel N inicial ou final de amarras. No corre lateralmente e suporta bem a tenso. Permite amarrar a corda a um ponto fixo.

O Maior Portal de Contedo Informativo Para Lderes, Desbravadores, Aventureiros e Jovens

-3Volta da Ribeira Utilizado para prender uma corda a um basto (tronco, galhos, etc.) depois mant-la sob tenso.

Catau Utiliza-se para reduzir o comprimento de uma corda sem cort-la. Serve tambm para isolar alguma parte danificada da corda, sem deix-la sob tenso.

N Aselha utilizado para fazer uma ala fixa no meio de um cabo.

N de Arnez utilizado para fazer uma ala fixa no meio de uma corda (sem utilizar as pontas).

O Maior Portal de Contedo Informativo Para Lderes, Desbravadores, Aventureiros e Jovens

-4Balso pelo Seio Serve para fazer duas alas fixas do mesmo tamanho em uma corda.

N de Pescador Utilizado para unir linhas de pesca, cordas corredias, delgadas, rgidas, cabos metlicos e at cabos de couro.

Enfardador N utilizado para esticar um cabo. Prende um cabo a um estai (Ribeira) e em seguida, no outro estai, faz-se um S na corda colocando a ponta do S virado para o lado onde foi feito a Ribeira, fazendo-o um cote, do outro lado, ficar com uma ala. Pegue a ponta da corda e de uma volta sobre a rvore, esticando-a e volte pela rvore dando no cabo vrios cotes.

Volta do Salteador Utilizado para prender uma corda a um basto, com uma ponta fixa e outra que quando puxada desata o n.

O Maior Portal de Contedo Informativo Para Lderes, Desbravadores, Aventureiros e Jovens

-5Lais de Guia um n fcil de se fazer, pois tem poucas voltas, estvel e resistente, em geral feito de forma que fique um lao fixo em uma das extremidades da corda, muito til para iar animais, pessoas ou objetos de modo que no aperte quando submetido a teno, aps o uso fcil de desmanchar o n, em cordas muito rijas no tem utilidade pois as voltas no se acomodam e no oferece segurana. Utilizado tambem para fazer uma ala fixa (e bastante segura) tendo em mos apenas uma ponta da corda. Outro nome: Bolina

Lais de Guia Portuguesa Este n era usado por marinheiros portugueses para amarrar a ncora, tambm pode ser usado para apoiar um homem que esteja trabalhando suspenso, as suas voltas podem ser ajustadas de acordo com a necessidade, pode ser dado mais de duas voltas, deixando o n mais forte.

Outro nome: Bolina Portuguesa

Fateixa o n que se faz para firmar um cabo em uma barra, num arganu, para amarraes firmes, ou para render a fateixa, que ncora pequena como argola. O n consiste em uma volta redonda com cotes, passando o primeiro por uma volta, para no apertar. Para fixar uma corda em um tronco, espeque ou argola, resiste bem a tenso bem simples de fazer e fcil de desatar, muito utilizado na navegao para atracar barcos no cais. Outro nome: Volta de Anete N de Gancho Este n uma volta simples e fcil de fazer, utilizado para fixar uma corda ao gancho de forma rpida, mas no pode ser utilizado para puxar peso.

Ordinrio N muito estvel, serve para unir duas cordas, mais pouco utilizado por ter muitas voltas criando desta forma um grande volume, quando molhado difcil de desatar, muito usado para decorao por causa de sua forma simtrica. Outros nomes: N de Espia - N de Aboo - Calabrote Dobrado

O Maior Portal de Contedo Informativo Para Lderes, Desbravadores, Aventureiros e Jovens

-6Amarra Diagonal (ou em X) Serve para aproximar e unir duas varas que se encontram formando um ngulo agudo. menos usada que a Amarra Quadrada, mas muito utilizada na construo de cavaletes de ponte, prticos etc. Para comear usa-se a Volta da Ribeira apertando fortemente as duas peas, do-se trs voltas redondas em torno das varas no sentido dos ngulos, e em seguida, mais trs voltas no sentido dos ngulos suplementares, arrematando-se com um anel de duas ou trs voltas entre as peas (enforcamento) e uma Volta de Fiel para encerrar. Pode-se tambm encerrar unido a ponta final a inicial com um n direito.

Amarra Quadrada (ou plana) usada para unir dois troncos ou varas mais ou menos em ngulo reto. O cabo deve medir aproximadamente setenta vezes o dimetro da pea mais grossa. Comea-se com uma Volta de Fiel bem firme ou uma Volta da Ribeira. A ponta que sobre desse n, deve ser torcida com o cabo para maior segurana ou utilizada para terminar a amarra unindo-se a ponta final com um n direito. As toras ou varas so rodeadas por trs voltas completas redondas entre as peas (enforcamento) concluindo-se com a Volta do Fiel na vara oposta ao que se deu o n de incio ou com o n direito na extremidade inicial.

Amarra de Trip (ou trpode) Esta amarra usada para a construo de Trips em acampamentos, afim de segurar lampies ou servir como suporte para qualquer outro fim. A amarra de trip feita iniciando com uma volta da ribeira e passando alternadamente por cima e por baixo de cada uma das trs varas, que devem estar colocadas lado a lado com uma pequena distncia entre elas. A vara do meio deve estar colocada bem acima, afim de amarrar a sua extremidade inferior extremidade superior das outras duas ao lado. No necessrio o enforcamento nesta amarra, pois ao ajustar o trip girando a vara do meio a amarra j sofre o "enforcamento" sendo suficientemente presa. Entretanto, em alguns casos o enforcamento pode ser feito, passando voltas entre as varas e finalizando com uma volta do fiel ou n direito preso a extremidade inicial.

O Maior Portal de Contedo Informativo Para Lderes, Desbravadores, Aventureiros e Jovens

-7Amarra Paralela (ou circular) Serve para unir duas varas colocadas paralelamente. Pode ser usada para apoiar ou at sustentar o outro bambu. Fazse uma argola e d-se voltas sobre ela e as duas varas como se estivesse falcaando, terminando, tambm como uma falcaa, passando a ponta do cabo pela argola e puxando a outra extremidade para apertar. Finaliza-se com um n direito unindo as duas extremidades.

Fonte:

www.2regiao.apac.org.br www.gejb3df.com.br www.mj.mma.org.br

O Maior Portal de Contedo Informativo Para Lderes, Desbravadores, Aventureiros e Jovens

You might also like