You are on page 1of 15

estudo dirigido de metabolismo energtico: Definies De metabolismo anaerbico

1. Defina os seguintes termos: metabolismo, catabolismo, anabolismo, reaes endergnicas e exergnicas, reaes de oxidao e reduo. Metabolismo: conjunto de reaes qumicas de um organismo vivo; processo geral pelo qual os sistemas vivos adquirem e usam energia livre para realizar suas funes. Catabolismo: processo pelo qual os nutrientes e os constituintes celulares so degradados para gerar energia e matria prima. Anabolismo: processo no qual as biomolculas so sintetizadas a partir de componentes mais simples. Reaes exergnicas: reaes que liberam energia. Reaes endergnicas: reaes que consomem energia. Reaes de oxidao: reaes em que h perda de hidrognios. Reaes de reduo: reaes em que h ganho de hidrognios. Reaes de oxidao-reduo: reaes de transferncia de tomos de hidrognio.

2. De que forma as reaes do catabolismo e do anabolismo esto relacionadas? As reaes catablicas e anablicas so tipicamente reaes acopladas, em que a energia (ATP) e o potencial redutor (NADH) gerados pelas primeiras, so utilizados pelas segundas.

3. Como a energia fica armazenada na molcula do ATP? (Que tipo de energia essa: trmica, mecnica, qumica, eltrica?) A energia fica armazenada na molcula do ATP nas suas ligaes fosfato de alta energia. Assim, a energia liberada pelos processos catablicos fica conservada como energia qumica na estrutura molecular do ATP.

4. Qual a funo do NAD+? Que outra molcula tem a mesma funo que o NAD+ nos organismos vivos? O NAD+ tem como funo transportar e transferir tomos de hidrognio de uma molcula a outra. A outra molcula que exerce essa mesma funo o FAD.

5. O que metabolismo aerbico? E anaerbico? O metabolismo aerbico aquele em que se tem a produo de energia (ATP) com a participao de oxignio; j o chamado metabolismo anaerbico aquele em que a produo de ATP no necessita da participao de O2. Estudo Dirigido:Gliclise, Fermentao Lctica:

1. O que gliclise? Quais so os produtos finais da gliclise? Em que local da clula ocorre a gliclise? Gliclise a via metablica de quebra da glicose e ocorre no citoplasma de todas as clulas. Durante a gliclise, a molcula de glicose degradada e convertida em 2 molculas de piruvato; simultaneamente, so produzidos 2 ATP e 2 NADH.

2. O que ocorre na primeira etapa da gliclise? E na segunda? Na primeira etapa da gliclise, etapa de investimento de energia, a molcula de glicose fosforilada e preparada para ser degradada. Para tanto, a clula gasta 2 ATPs. Ao final da primeira etapa da gliclise, uma molcula de glicose clivada em duas molculas de trs carbonos, o gliceraldedo fosfato e a dihidroxiacetona. Na segunda etapa da gliclise, etapa de recuperao de energia, so produzidos 2 ATPs para cada molcula de gliceraldedo fosfato que inicia esta etapa, sendo produzidos no total 4 ATPs; como na primeira etapa haviam sido gastos dois ATPs, o ganho lquido de 2 ATPs. Cada molcula de gliceraldedo fosfato transformado em piruvato numa seqncia de 5 reaes, em que h tambm produo de um total de 2 NADHs.

3. O que so enzimas chaves? Enzimas chave so enzimas especficas de uma via metablica e que, em geral, catalisam reaes essencialmente irreversveis daquela via. As enzimas chave de uma via metablica so tambm aquelas que tm a suas atividades regulada, regulando, assim, o funcionamento da via como um todo.

4. O que a carga energtica de uma clula? A carga energtica de uma clula se refere a quantidade de ATP disponvel. Quando h muito ATP disponvel, diz-se que a carga energtica est alta, ao passo que, quando a quantidade de ATP disponvel pequena, diz-se que a carga energtica da clula est baixa.

5. De que forma a carga energtica da clula influencia a gliclise? Quando a carga energtica da clula est alta, a gliclise encontra-se inibida, enquanto que, se a carga energtica da clula estiver baixa, a gliclise ativada.

6. Como regulada a via glicoltica? A gliclise regulada pela regulao da atividade de suas enzimas chave. O ATP atua como um inibidor dessas enzimas, enquanto que o ADP ativa as enzimas chave da gliclise.

7. Qual o destino do piruvato em anaerobiose? E qual a importncia dessa transformao? Na ausncia de oxignio, o piruvato gerado pela gliclise convertido a lactato. A importncia dessa transformao reside no fato de que, durante essa transformao, o piruvato recebe hidrognios do NADH, e o NAD+ regenerado, estando novamente apto a receber os hidrognios provenientes da gliclise. Assim a gliclise pode continuar e a clula pode continuar a produzir ATP anaerobicamente. ESTUDO DIRIGIDO: CICLO DE CORI, GLICONEOGNESE, GLICOGENLISE E GLICOGNESE

1. Descreva o ciclo de Cori? O ciclo de Cori a transferncia de lactato e glicose entre o msculo e o fgado. O lactato produzido no msculo transportado para o fgado, onde transformado em glicose, a qual transportada do fgado de volta para o msculo.

2. Defina gliconeognese e diga onde ela ocorre e qual a sua importncia: Gliconeognese a sntese de glicose a partir de precursores no-glicdicos. Ela ocorre principalmente no fgado (90%) e, em pequena quantidade, nos rins (10%). Ela importante para garantir que os nveis de glicose do sangue sejam mantidos relativamente constantes.

3. A gliconeognese consome energia? Sim. Como toda via biossinttica, a gliconeognese necessita de ATP, ou seja, consome energia.

4. Que classe de biomolculas so utilizadas pelo fgado para a gliconeognese?

Lactato, glicerol e aminocidos.

5. No fgado, a gliconeognese e a gliclise funcionam ao mesmo tempo? No! Quando uma est ativa, a outra est inibida! Ou seja, quando o fgado est produzindo glicose pela gliconeognese para liber-la para a corrente sangnea, essa glicose no consumida pela gliclise!

6.Em que situaes fisiolgicas a gliconeognese estar ativa? Em situaes que diminuem a glicose sangnea, ou seja, durante o jejum e durante atividade fsica vigorosa.

7. Defina glicogenlise e glicognese: Glicogenlise a via metablica de degradao do glicognio, enquanto que glicognese a via de sntese de glicognio.

8. Em que rgos o metabolismo do glicognio especialmente importante? No fgado e nos msculos esquelticos.

9. Quais so as enzimas chave da glicognese e glicogenlise, respectivamente? Quando a carga energtica da clula est alta, qual das duas est ativa? A glicognio sintase a enzima especfica da via de sntese do glicognio (glicognese), enquanto que a glicognio fosforilase a enzima especfica da via de degradao do glicognio. Quando a carga energtica da clula est alta, no h necessidade de se degradar glicose para produo de ATP e, portanto, a glicose armazenada na forma de glicognio; sendo assim, quando a carga energtica da clula est alta, a glicognio sintase est ativa, enquanto que a glicognio fosforilase est inibida.

10. Qual o destino da glicose liberada pela glicogenlise heptica? E o da glicose liberada pela glicogenlise muscular? A glicogenlise heptica visa liberar glicose para a corrente sangnea, enquanto a glicogenlise muscular fornece glicose para ser degradada pelo prprio msculo para a produo de ATP.

11. As vias biossintticas e de degradao de uma molcula so o simples inverso um do outro? Qual a importncia deste fato? Os caminhos de sntese NO so simplesmente o inverso dos caminhos de degradao, e isso importante pois proporciona uma melhor capacidade de regulao das vias metablicas.

12. De que forma o fgado repe a glicose sangnea? Uma das principais funes do fgado atuar na manuteno dos nveis de glicose sangnea. O fgado repe a glicose sangnea tanto pela degradao do glicognio (glicogenlise), quanto pela sntese de glicose (gliconeognese).

ESTUDO DIRIGIDO DE METABOLISMO AERBICO: CICLO DE KREBS E FOSFORILAO OXIDATIVA

1. Que classe de biomolculas pode ser utilizada para a produo de ATP em anaerobiose? E em aerobiose? Em anaerobiose, somente os carboidratos podem ser utilizados como combustveis para a produo de ATP, enquanto que, em aerobiose, tanto carboidratos, quanto lipdeos e protenas podem ser oxidados para a produo de energia.

2. Quais so as vias metablicas do metabolismo oxidativo (aerbico)? O metabolismo aerbico de carboidratos inicia-se com a gliclise, e seguido pelas vias especficas do metabolismo aerbico, que so o ciclo de Krebs e a fosforilao oxidativa.

3. Qual o papel da mitocndria na clula? A mitocndria a usina de fora da clula! nela que produzido grande parte do ATP celular pelas vias do metabolismo aerbico (ciclo de Kresbs, transporte de eltrons e fosforilao oxidadtiva).

4. Descreva a morfologia da mitocndria:

A mitocndria uma organela celular de formato ovalado e apresenta duas membranas, uma externa e lisa, e uma interna e cheia de invaginaes denominadas cristas mitocondriais. A membrana interna divide a mitocndria em dois compartimentos, o espao intermembrana e a matriz mitocondrial.

5. Uma clula que no contenha mitocndrias apresenta metabolismo aerbico? No, sem mitocndria no h metabolismo aerbico!

6. Cite exemplo de uma clula que no contm mitocndria: Os glbulos vermelhos do sangue (hemcias) tm como funo transportar oxignio e no possuem mitocndrias, ou seja, assim essas clulas no consomem o oxignio que devem transportar. Portanto, para obter energia, as hemcias realizam o tempo todo metabolismo anaerbico (fazem fermentao lctica o tempo todo).

7. Qual o destino do piruvato em aerobiose? Em aerobiose, o piruvato transportado para a mitocndria, onde ser completamente degradado. Inicialmente, o piruvato sofre uma descaboxilao, gerando acetil-CoA, o qual entra no ciclo de Krebs para a produo de energia (lembrar que os NADH e FADH gerados no ciclo de Krebs vo doar seus hidrognios para o oxignio e, assim, a clula produzir ATP).

8. Onde ocorre a descarboxilao do piruvato? Que enzima catalisa essa reao? O piruvato descarboxilado na matriz mitocondrial em reao catalizada pela piruvato desidrogenase.

9. E quais so os produtos da descarboxilao do piruvato? Para cada piruvato que descarboxilado, so formados um acetil-CoA e um NADH e uma molcula de CO2 liberada.

10. Onde ocorre o ciclo de Krebs? O ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial.

11. Que molcula inicia o ciclo de Krebs?

A molcula chave que entra no ciclo de Krebs para ser degradada o acetil-CoA.

12. Quais so os produtos do ciclo de Krebs? Os produtos do ciclo de Krebs so: 2 CO2, 3 NADH, 1 FADH2 e 1 ATP.

13. Qual a principal funo do ciclo de Krebs? A principal funo do ciclo de Krebs remover hidrognios e a energia associada a esses hidrognios de vrios combustveis metablicos.

14. O ciclo de Krebs funciona em anaerobiose? Justifique! No, o ciclo de Krebs no funciona em anaerobiose! Na ausncia de oxignio, no existe quem receba os hidrognios do NADH e do FADH2 gerados no ciclo de Krebs; como o NADH e o FADH2 no tm como passar a diante seus hidrognios eles no podem mais receber os hidrognios das molculas que so degradadas pelo ciclo de Krebs; assim, o ciclo de Krebs pra.

15. Onde est localizada a cadeia de transporte de eltrons? A cadeia de transporte de eltrons se encontra na membrana mitocondrial interna.

16. Quando se fala em transporte de eltrons na cadeia respiratria, quem est transferindo eltrons para quem? O transporte de eltrons ocorre, porque o NADH e o FADH2 transferem os seus eltrons para o oxignio; ou seja, o NADH e o FADH2 so oxidados pelo O2, que reduzido a H2O.

17. Quantos ATPs so produzidos para cada NADH que transfere seus hidrognios e eltrons ao O2? E quando o FADH2 o doador de hidrognios e eltrons? Para cada NADH que transfere seus hidrognios e eltrons ao O2 so produzidos 3 ATPs, enquanto que, quando o FADH2 o doador de hidrognios e eltrons, so produzidos 2 ATPs.

18. O que fosforilao oxidativa? Fosforilao oxidativa a sntese de ATP promovida pelo gradiente de prtons.

19. Explique as seguintes expresses: teoria quimiosmtica e fora prton-motriz. A teoria quimiosmtica diz que a energia do transporte de eltrons conservada pelo bombeamento de H+ da matriz mitocondrial para o espao intermembrana, criando um gradiente eletroqumico de H+ atravs da membrana mitocondrial interna, e que a energia desse gradiente aproveitada para a sntese de ATP. A energia seqestrada pelo gradiente prtons denominada de fora prton-motriz.

20. Qual o papel e a importncia do oxignio no metabolismo aerbico? O papel do oxignio no metabolismo aerbico atuar como aceptor final de eltrons!

21. Compare o balano energtico do metabolismo anaerbico (fermentao) com o do metabolismo aerbico (respirao): O metabolismo anaerbico da glicose produz apenas 2 ATPs, enquanto que o metabolismo aerbico da glicose produz 38 ATPs, ou seja, 19 vezes mais!

22. Quais so as vias metablicas de produo de energia a partir da glicose em anaerobiose? E em aerobiose? Em anaerobiose: sistema fosfagnico; gliclise seguida de fermentao lctica. Em aerobiose: gliclise, ciclo de Krebs, transporte de eltrons e pela fosforilao oxidativa.

23. Em que situao fisiolgica (em que tipo e momento do exerccio) as vias anaerbicas esto mais ativas? E as aerbicas? No exerccio fsico de exploso, ou seja, de curta durao e alta intensidade, esto mais ativas as vias anaerbicas de produo de ATP. J as vias aerbicas prevalecem no exerccio prolongado.

ESTUDO DIRIGIDO DE METABOLISMO DE LIPIDEOS

1. De onde vem as fontes de lipdeos para degradao?

Os lipdeos utilizados para fins energticos, os triglicerdeos, so oriundos dos leos e gorduras da alimentao (fonte exgena) e da gordura armazenada no tecido adiposo (fonte endgena).

2. Onde e como metabolizado o glicerol? O glicerol proveniente da degradao dos triglicerdeos metabolizado no fgado, onde convertido a diidroxiacetona fosfato, um intermedirio da gliclise e da gliconeognese; assim, dependendo do estado fisiolgico do organismo, o glicerol tanto pode participar da gliclise heptica, quanto servir como substrato para a gliconeognese do fgado.

3. Qual o papel da albumina no metabolismo de lipdeos? A albumina um protena encontrada no plasma humano e atua no metabolismo de lipdeos transportando os cidos graxos provenientes da degradao dos triglicerdeos do tecido adiposo atravs da corrente sangnea.

4. O catabolismo de lipdeos ocorre em anaerobiose? No, os lipdeos no so degradados para fins energticos em anaerobiose. O catabolismo de lipdeos exclusivamente aerbico.

5. Em que local so degradados os cidos graxos? Os cidos graxos so degradados na matriz mitocondrial.

6. Qual o papel da carnitina no metabolismo de cidos graxos? A carnitina tem a funo de transportar os cidos graxos atravs da membrana mitocondrial interna do citoplasma da clula para a matriz mitocondrial.

7. Como se chama a via de degradao dos cidos graxos e onde ela ocorre? A via de degradao dos cidos graxos chama-se -oxidao e ocorre na matriz mitocondrial.

8. Que produtos so gerados aps um ciclo de -oxidao?

O principal produto da -oxidao o acetil-CoA. Alm disso, a cada ciclo de -oxidao so formados um NADH e um FADH2.

9. Qual o destino dos produtos da -oxidao? O acetil-CoA gerado pela -oxidao entra no ciclo de Krebs, onde ser completamente degradado para a gerao de energia (a energia ser produzida subseqentemente pelo transporte de eltrons e fosforilao oxidativa). O NADH e o FADH2 iro transferir seus eltrons/hidrognios ao O2 pelo transporte de eltrons e fosforilao oxidativa.

10. A degradao completa de um cido graxo com 18 carbonos passa por quantos ciclos de oxidao? Neste caso, so formados quantos acetil-CoA, NADH e FADH2? A degradao completa de um cido graxo com 18 carbonos passa por 8 ciclos de oxidao, sendo formadas 9 molculas de acetil-CoA, 8 NADH e 8 FADH2.

11. Quantos ATPs so gerados pela degradao de um cido graxo com 18 carbonos? So gerados 148 ATPs, menos 2 ATPs utilizados na ativao do cido graxo, portanto o ganho lquido de 146 ATPs.

12. Qual ou quais as vantagens de se armazenar energia na forma de gordura? O armazenamento de energia na forma de gordura duplamente vantajoso, pois pesa menos e gera mais energia.

13. Defina cetognese: Cetognese a via metablica de sntese de corpos cetnicos que ocorre no interior das mitocndrias hepticas a partir do excesso de acetil-CoA.

14.O que so corpos cetnicos? Quais so os corpos cetnicos? Corpos cetnicos so substncias produzidas pelo fgado durante o jejum. So trs os compostos referidos como corpos cetnicos: aceto-acetato, acetona e -hidroxi-butirato.

15. Onde e como so produzidos os corpos cetnicos?

Os corpos cetnicos so produzidos no fgado (na matriz mitocondrial) a partir de acetil-CoA.

16. Qual a importncia da cetognese? Os corpos cetnicos so hidrossolveis e importantes nutrientes para tecidos extrahepticos durante o jejum, inclusive para o crebro, que tem nos corpos cetnicos uma fonte de energia alternativa.

17. O fgado pode utilizar corpos cetnicos como combustvel energtico? No, o fgado produz os corpos cetnicos, mas no pode utiliz-los.

18. Descreva brevemente o metabolismo heptico durante o jejum prolongado: Durante o jejum, o fgado no utiliza glicose como fonte de energia, pois esta escassa. Pelo contrrio, o fgado degrada glicognio (glicogenlise) e sintetiza glicose (gliconeognese) para repor o dficit de glicose (O principal substrato para a gliconeognese ser o glicerol proveniente da liplise dos triglicerdeos do tecido adiposo). Sendo assim, a principal fonte de energia para o fgado durante o jejum so os cidos graxos. A -oxidao dos cidos graxos gera grandes quantidades de acetil-CoA e o excesso utilizado na sntese de corpos cetnicos (cetognese), que serviro como combustvel alternativo para os tecidos perifricos, inclusive o crebro.

19. O excesso de corpos cetnicos circulantes muito comum em pacientes diabticos causa que tipo de distrbio do equilbrio cido-base? O excesso de corpos cetnicos circulantes causa cetoacidose (acidose metablica). ESTUDO DIRIGIDO DE METABOLISMO DE PROTENAS

1. O que so aminocidos glicognicos? E aminocidos cetognicos? Aminocidos glicognicos so aqueles que servem como substrato para a sntese de glicose (gliconeognese) no fgado; so aqueles que so degradados at piruvato ou algum dos intermedirios do ciclo de Krebs. Aminocidos cetognicos so aqueles que servem como substrato para a sntese de corpos cetnicos (cetognese) pelo fgado; so aqueles que so degradados a acetil-CoA.

2. O que transaminao?

Transaminao a transferncia do grupo amino de um aminocido para um -cetocido; o aminocido original que perdeu o grupo amino se transforma em um -cetocido, enquanto que o -cetocido que recebeu o grupo amino transforma-se em um aminocido.

3. Qual o destino do grupamento amino dos aminocidos? O destino final do grupo amino dos aminocidos ser eliminado pela urina na forma de uria.

4. Onde realizado o ciclo da uria? O ciclo da uria realizado somente no fgado.

5. Quais os possveis destinos do esqueleto carbnico dos aminocidos? O esqueleto carbnico dos aminocidos pode ser completamente degradado a CO2 e H2O, gerando energia (ATP), ou ento pode servir para a sntese de glicose (aminocidos glicognicos), ou para a sntese de corpos cetnicos (aminocidos cetognicos), ou gerar acetil-CoA, o qual pode ser utilizado para a biossntese de uma grande variedade de biomolculas.

ESTUDO DIRIGIDO DE REGULAO DO METABOLISMO

1. Defina: hormnio, receptor, clula-alvo.


Hormnio: um mensageiro qumico Receptor: uma protena de ligao especfica para o seu ligante, com um comportamento que produz um efeito bioqumico definido toda vez que a substncia ligante se liga. Clula-alvo: clula que possui o receptor especfico para um determinado hormnio.

2. Onde so produzidas a insulina e o glucagon? E a epinefrina? A insulina e o glucagon so hormnios pancreticos, produzidos nas chamadas ilhotas de Langerhans; a insulina produzida nas clulas das ilhotas de Langerhans, enquanto que o glucagon produzido nas clulas das ilhotas. A epinefrina um hormnio da medula adrenal

3. Qual a importncia dos efeitos da insulina e do glucagon? A atuao da insulina e do glucagon de extrema importncia para a manuteno dos nveis de glicose da corrente sangnea!

4. Qual o estmulo para a sntese de cada um dos hormnios, insulina e glucagon?


Estmulo para a liberao de insulina: altos nveis de glicose no sangue. Estmulo para a liberao de glucagon: baixos nveis de glicose no sangue.

5. Qual a resposta bioqumica do organismo insulina? E ao glucagon? E epinefrina? (em relao ao nvel de glicose sangnea, gliconeognese, sntese e degradao do glicognio, sntese e degradao de gorduras)

Efeitos da insulina: baixa o nvel de glicose sangnea, inibe a gliconeognese, estimula a sntese de glicognio, estimula a sntese de gordura. Efeitos do glucagon: aumenta o nvel de glicose do sangue, ativa a gliconeognese e a glicogenlise, estimula a liberao de gordura do tecido adiposo. Efeitos da epinefrina: mobilizao rpida de combustveis para a produo de energia, ou seja, ativa a glicogenlise e a degradao de gordura.

You might also like