You are on page 1of 8

123

Avano qualitativo na pesquisa sobre tecnologias aplicadas ao jornalismo

Walter Teixeira Lima Junior


Doutor em Jornalismo Digital (ECA-USP) Professor titular do Programa de Ps-graduao da Faculdade Csper Lbero E-mail: digital@walterlima.jor.br

Resumo: Importncia de se dotar o pesquisador em jornalismo e tecnologia de comunicao de conhecimentos de losoa e histria das cincias exatas e da Terra, visando ao aumento qualitativo na compreenso dos impactos proporcionados por mquinas computacionais conectadas em redes. O pesquisador deve compreender como se produz o conhecimento cientco no campo da tecnologia, um subproduto da cincia. A tecnologia objeto pertinente e permanente, pois importante nos processos de obteno, produo, empacotamento e distribuio de contedo informativo. Palavras-chave: jornalismo, tecnologia, cincia, losoa, histria.

Avance cualitativo en la investigacin de tecnologas aplicadas al periodismo


Resumen: La importancia de dar a un investigador de la tecnologa del periodismo y comunicaciones un conocimiento de la losofa y la historia de ciencias exactas y de ciencias de la tierra para que l pueda aumentar su comprensin de impactos hechos por computadoras conectadas en redes. El investigador debe entender cmo el conocimiento es producido en el rea de la tecnologa, un subproducto de la ciencia. La tecnologa es un objeto pertinente y permanente, porque es importante en los procesos de obtencin, produccin, empaquetamiento y distribucin del contenido informativo. Palabras claves: periodismo, tecnologa, ciencias, losofa, historia.

Qualitative advance in the research of technologies applied to journalism


Abstract: This article deals with the importance for researches in journalism and technology to have knowledge of philosophy and of Exact Sciences and of the Earth, in order to increase their qualitative comprehension of the impact caused by computing machines connected to nets. The researcher must understand how scientic knowledge is produced in the technological eld, a by product of science. Technology is a pertinent and permanent object, since it is important in the processes of obtainment, production, packaging and distribution of informative content. Key words: journalism, technology, sciences, philosophy, history.

crescente desenvolvimento tecnolgico que afeta substancialmente os processos envolvidos na comunicao social e, por conseqncia, o campo de atuao prossional do jornalista, requer dos pesquisadores da rea envolvimento e conhecimento das origens e implicaes da cincia, incluindo as cincias formais, naturais e sociais. necessrio que o investigador consiga analisar os conceitos e termos, armaes e hipteses, argumentos e concluses, e como tudo isso funciona nas cincias exatas e da Terra. Ele precisa compreender a forma como esse ramo da cincia explica fenmenos naturais e ou prognostica as ocorrncias naturais, os tipos de raciocnio usados para se chegar a concluses cientficas, a formulao, o escopo, os limites do mtodo cientfico, os meios que devem ser usados para determinar quando a informao cientfica tem uma sustentao objetiva adequada, assim como as implicaes dos mtodos e modelos cientficos. Em contraponto a esse conjunto de conhecimentos que estruturam as cincias exatas e da Terra encontra-se a filosofia das cincias sociais, base conceitual dos pesquisadores da rea. Segundo o Philoso-

Walter Teixeira Lima Junior - Avano qualitativo na pesquisa sobre tecnologias aplicadas ao jornalismo

124

phy of the Social Sciences Journal1, o campo tem como objeto de investigao uma metodologia geral (explicando, teorizando, testando), aplicao de filosofia (especialmente individualismo versus holismo), a natureza da racionalidade e a histria das teorias e conceitos. Entre os tpicos explorados esto a etnometodologia, a evoluo, o marxismo, a fenomenologia, a ps-modernidade, a racionalidade, o relativismo, os mtodos cientficos e as interpretaes textuais interdisciplinares. Quando se analisam os dois processos de estudos cientficos, o das cincias exatas e da Terra e o da filosofia das cincias sociais, nota-se que a histria da cincia e da tecnologia tambm pertence ao campo da histria que estuda o cultural, o econmico e os impactos polticos das inovaes cientficas, que so objetos constantes de investigao na comunicao social. Para um entendimento mais abrangente e consistente dos fenmenos cientcos que abarcam a utilizao da tecnologia pela sociedade contempornea utilizando o cruzamento dos procedimentos cientcos balizadores das cincias exatas e da Terra e das cincias sociais foi introduzida, no Programa de Mestrado da Csper Lbero, a disciplina Evoluo tecnolgica na sociedade contempornea.2 O curso tem por nalidade oferecer ao pesquisador elementos sobre a evoluo e a histria da cincia, analisando os seus impactos e as novas perspectivas abertas pelo surgimento de tecnologias digitais distribudas em redes. Entende-se que h necessidade de o pesquisador da rea de comunicao digital e em redes compreender que a evoluo da cincia, e, por conseqncia, da tecnologia, um processo humano natural. O pesquisador deve dominar os conceitos e se ambientar no campo de produo de tecnologias voltadas para a comunicao social.
1 Disponvel em http:// www.sagepub.com/journalsProdDesc. nav?prodId=Journal200913. Acessado em 20/9/2007. 2 Disponvel em http://evolutech.blogspot.com. Acessado em 20/9/2007.

Para isso, a estrutura da ementa engloba os seguintes tpicos: histria e filosofia da cincia; a tecnologia como produto do homem; surgimento das tecnologias de comunicao analgica e a sua converso para digital; a evoluo das indstrias da computao e de telecomunicao; surgimento e funcionamento das redes telemticas e sua utilizao no campo da comunicao; tendncias das tecnologias de captao, produo e distribuio de contedos multimdia; tecnologia mvel; novas interfaces digitais; bancos de dados e sistemas de busca; convergncia de mdias e divergncia de meios.
Falta estudo pluridisciplinar

O aumento na freqncia da introduo de tecnologias multimdia e de redes no mercado e sua absoro pela sociedade tm provocado o interesse e o surgimento de grupos de pesquisa sobre o tema no campo da comunicao social. Isso se d em virtude de os segmentos da informtica, da telecomunicao e da informao convergirem velozmente. Os termos tecnologia, cibercultura, rede, internet, web, tv e rdio digital, comunicao mvel, cultura de rede, digital e convergncia de mdias, entre outros, esto se tornando mais comuns nos debates em congressos da rea, artigos acadmicos e livros. O enfoque, na maioria das vezes, na pesquisa sobre os impactos que essa tecnologia gera no comportamento da sociedade e como essa mesma sociedade absorve e utiliza o ferramental tecnolgico. Entretanto, usual encontrar, em artigos ou livros que tratam desses temas, conceitos superciais, no-precisos ou incompletos, por exemplo, sobre o funcionamento de algumas tecnologias de comunicao. evidente, e justicada, a falta de formao dos pesquisadores da rea das cincias sociais em processos que envolvem a evoluo tecnolgica. Isso resulta numa compreenso supercial de como a tecnologia se estrutura, qual a sua lgica, quais os seus objetivos iniciais, como ocorrem as fu-

LBERO - Ano X - n 20 - Dez 2007

125

ses e as transformaes e, principalmente, qual o seu potencial de crescimento. Assim, o cruzamento de campos do conhecimento uma necessidade cada vez mais premente, devido velocidade imposta pela convergncia tecnolgica. Esse tipo de abordagem permite que se tenha uma melhor compreenso dos fenmenos que regem questes complexas para o entendimento humano, como os impactos da tecnologia digital e em redes no comportamento da sociedade contempornea.
Pluridisplinaridade em outras reas

Figura 1: Sistema geral de comunicao

Em outros campos da cincia, como no estudo dos processos de cognio humana, a pluridisciplinaridade um fator-chave para o avano da pesquisa, possibilitando concretizar novos caminhos e teorias. H tambm cruzamentos em reas envolvendo a comunicao social. No livro Neurocomunicao: para compreender os mecanismos da comunicao e aumentar as competncias, a pesquisadora francesa Lucienne Cornu arma que o domnio da neurocomunicao essencialmente pluridisciplinar, pois liga relaes possveis ou provveis entre o comportamento e as estruturas nervosas suscetveis de induzi-lo (Cornu, 2004:19). A autora defende o alinhamento entre os conhecimentos obtidos na neurocincia e na comunicao social, quando o interesse , principalmente, pelo tratamento da informao entre os organismos vivos e, particularmente, no homem (Cornu, 2004:19). O que sugerido por Cornu no representa uma novidade na rea da comunicao social, embora seja um procedimento raro. A abordagem pluridisciplinar de um objeto de estudo, na rea, tem como um dos marcos a adoo do diagrama esquemtico de um sistema geral de comunicao (Figura 1), contido no estudo seminal A mathematical theory of communication, de Claude Shannon, publicado originalmente em 1948.

O diagrama acima a nica parte do estudo de 55 pginas do engenheiro Claude Shannon para a rea de Tecnologia da Informao (TI). A gura utilizada em algumas das teorias da comunicao para explicar como funciona o processo de transmisso de uma informao entre o emissor e o receptor. Com esse estudo, Shannon tornou-se precursor da TI, um ramo da teoria da probabilidade e da matemtica estatstica que lida com sistemas de comunicao, transmisso de dados, criptograa, codicao, teoria do rudo, correo de erros, compresso de dados, entre outros.

O cruzamento de campos de conhecimento uma necessidade cada vez mais premente, devido velocidade imposta pela convergncia tecnolgica
Essa teoria foi a primeira a comprovar que a comunicao de sinais3 constitua um problema matemtico tendo como base a estatstica, mas com aspectos relacionados perda de informao devido compresso
3 O sinal a medida de uma grandeza de natureza fsica seja acstica, tica ou eltrica que veicula algum tipo de informao. Um sinal sonoro, por exemplo, corresponde a uma onda sonora, que veicula informaes sobre a voz de um locutor, uma msica, o rudo de uma pedra caindo etc. Um sinal corresponde a uma onda eletromagntica que veicula informaes sobre udio, vdeo e dados de sincronizao, usadas pelo aparelho receptor.

Walter Teixeira Lima Junior - Avano qualitativo na pesquisa sobre tecnologias aplicadas ao jornalismo

126

e transmisso de mensagens (informaes) com rudo no canal. O estudo no tem como objetivo o entendimento do modo como produzida, transmitida e absorvida a informao (de carter semntico, por exemplo) pelo ser humano, mas, sim, por equipamentos e canais eltrico-eletrnicos. Entretanto, o diagrama de Shannon utilizado metaforicamente na rea da comunicao social. Quando no tomados supercialmente, os cruzamentos de reas do conhecimento tm originado novas teorias e procedimentos, abrindo novos horizontes de pesquisa e entendimento do objeto analisado para todas as reas envolvidas na investigao.

trado resultados importantes e balizadores. A descoberta do microscpio, no nal do sculo XVII, causou uma revoluo na biologia, por revelar mundos que, com outra forma de observao, eram invisveis ou insuspeitos.
Embora a matemtica tenha estado entrelaada com as cincias biolgicas, uma sinergia explosiva entre a biologia e a matemtica parece estabilizada para enriquecer e estender ambos os campos nas ltimas dcadas. A biologia estimular cada vez mais a criao qualitativa de novos campos da matemtica. Por qu? Na biologia, as propriedades do conjunto emergem em cada nvel da organizao das interaes de unidades biologicamente heterogneas no nvel baixo e alto da organizao. A nova matemtica ter que lidar com estas propriedades do conjunto e com a heterogeneidade das unidades biolgicas que compem os conjuntos em cada nvel (Cohen, 2004:2019).

As revolues tecnolgicas, ao contrrio do que possa parecer ao senso comum, so muito menos freqentes do que as inovaes

Um dos exemplos a Arquitetura Von Neumann para computadores.4 O matemtico hngaro John Von Neumann, que trabalhou no projeto do primeiro computador eletrnico (Electronic Numerical Integrator And Computer Eniac), em seu livro de 1957, explica como utilizou conceitos sobre a mente humana para estruturar um hardware, como a memria biolgica. O conceito criado por Von Neumann o mesmo que, h quase sessenta anos, est embarcado em todas as mquinas computacionais, inclusive nos Personal Computers (PCs), celulares e PDAs, entre outros. Quando profunda, cientca e sistemtica, a abordagem pluridisciplinar tem mos4 Em termos gerais, um computador uma mquina computacional (ou hardware) que manipula dados de acordo com uma lista de instrues, conhecida como programa (ou software).

Outro exemplo de avano, no campo do cruzamento de matemtica e biologia, est na pesquisa sobre redes neurais articiais. Essas redes so sistemas computacionais gerados por uma aproximao computao baseada em ligaes que formam uma rede de ns e tm origem no funcionamento de estruturas neurais. De funcionamento bem mais supercial, portanto, sem a complexidade do pensamento humano, as redes neurais tm, como aplicaes reais, a aproximao de funes, a previso de sries temporais, classicaes e reconhecimento de padres.
Aumento de competncias

Na rea de comunicao social, premente a investigao pluridisciplinar de fenmenos que envolvam a tecnologia de informao. Nos ltimos anos, o campo tem sido impactado pela crescente introduo de novas tecnologias (multimdia e redes), possibilitada pela convergncia da informtica, da telecomunicao e da comunicao. As transformaes sociais e comportamentais, em funo dessa juno tecnolgica, esto modicando as relaes humanas e a economia, por exemplo.

LBERO - Ano X - n 20 - Dez 2007

127

No prefcio do livro Encyclopedia of multimedia tecnology and networking, publicada por Margherita Pagani, em 2006, o professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA), Charles H. Fine, aponta que as tecnologias multimdias e de redes esto no centro do debate sobre crescimento e desempenho econmicos em pases economicamente avanados.
A natureza penetrante das mudanas tecnolgicas e sua difuso abrangente tm profundamente alterado as formas pelas quais os negcios e os consumidores interagem. Enquanto a Tecnologia da Informao continuar a entrar nos locais de trabalho, lares e instituies de ensino, muitos aspectos de como se trabalha e se obtm lazer mudaro radicalmente. Os rpidos passos das mudanas tecnolgicas e o crescimento da conectividade que a Tecnologia da Informao faz possvel tm resultado na consolidao de novos produtos, novos mercados e novos negcios. Entretanto, essas mudanas tambm trazem novos riscos, novas mudanas e novas preocupaes (Fine apud Pagani, 2006:XXII).

No setor da produo de contedo jornalstico, na rea impressa, se os pesquisadores e professores poca das introdues tecnolgicas digitais e em redes nas redaes estivessem sintonizados com as questes que envolvem a estrutura da tecnologia e suas implicaes, talvez os resultados no tivessem sido to surpreendentes a esses observadores. Porm, uma viso apocalptica, at certo ponto luddista6, sobre as novas tecnologias fez com que muitos prossionais, professores e pesquisadores no conseguissem se adaptar aos novos modelos de trabalho, ensino e pesquisa na rea.
Dentro do meio acadmico h celeumas interminveis. Entre elas, a funo de um curso de jornalismo. Existe uma corrente que defende uma formao para o mercado, outra que pensa em formar para que se mude o mercado ou, ainda, h quem defenda uma formao eminentemente humanstica, alm de outras correntes menores. Porm, bom lembrar em que mundo comunicacional vivemos. As transformaes esto ocorrendo velozmente devido fuso da informtica com as telecomunicaes no transporte do contedo informativo (Lima Junior, 2004:1).

Entre as preocupaes sociais coexistem as tecnologias 5 ditas boas e as ms, sendo que a diferena entre uma e outra est em que a m provoca desemprego. Entre outros problemas tecnolgicos, encontramos as que no funcionam (ou no funcionam bem), no so confiveis, falham em atingir massa crtica, so lanadas precocemente ou tardiamente, caem em desuso rapidamente, so superadas logo por outro produto, no so prticas, falham em estabelecer um padro, falham em atender aos padres emergentes, tm design fraco, no atendem a reais necessidades.
Grego: technologia () < tchne () ofcio + logos () estudo. A tecnologia pr-data a cincia e a engenharia. Pode ser denida como: solues para problemas humanos reais atravs do desenvolvimento e da aplicao das ferramentas, das mquinas, dos materiais, dos bens, da informao na forma de habilidades, do conhecimento, dos processos, das plantas, dos diagramas, dos modelos, das frmulas, das tabelas, das especicaes, dos manuais ou das instrues.
5

bom lembrar que nenhuma introduo tecnolgica comercial, inclusive no campo jornalstico, aconteceu de surpresa ou do dia para a noite. Toda tecnologia tem um tempo de maturao, desde a sua descoberta at se tornar realmente ecaz e eciente, alcanando a massa crtica para consumo, portanto, obtendo sucesso comercial.
No ano de 1812, um industrial chamado Mr. Smith, dono de uma tecelagem no distrito ingls de Huddeneld, recebeu uma carta com pesadas ameaas ou jogava fora suas mquinas de tear ou teria sua fbrica incendiada, junto com a sua casa. A carta, assinada por Ludd, iniciou a fase descoberta do Movimento Luddista, que aterrorizou a Inglaterra de 1811 a 1818. Liderados por Ned Ludd (talvez um pseudnimo), que se intitulava capito ou general, bandos de homens com mscaras negras ou com o rosto pintado de fuligem atacavam as fbricas de tecidos de Nottingham, e depois qualquer classe de indstria que tivesse mquinas trabalhando. O nome luddismo foi inicialmente utilizado para designar a resistncia operria contra a tecnologia e prtica de trabalho inovadora. Com o passar do tempo, qualquer restrio ao uso de mquinas ou ferramentas tecnolgicas, e mesmo o medo ou dio a elas, passou tambm a ser conhecido como luddismo.
6

Walter Teixeira Lima Junior - Avano qualitativo na pesquisa sobre tecnologias aplicadas ao jornalismo

128

A tecnologia sempre esteve presente na histria do jornalismo. Desde o surgimento do papiro, do telefone, passando pelas saudosas mquinas de escrever, at a utilizao de realidade virtual para explicar um fato jornalstico. O jornalismo nunca passou inclume por introdues das tecnologias no seu fazer. Sempre que houve uma nova maneira de captar informao, produzir ou distribuir contedo, o jornalismo teve afetado seu processo. A velocidade, porm, em que aconteciam tais inseres tecnolgicas dava tempo para sua assimilao, tanto por parte dos jornalistas, como pelas empresas e pelo consumidor de notcias. Com o advento da tecnologia digital, a velocidade da introduo das tecnologias aumentou consideravelmente, a ponto de uma tecnologia nem ter ainda sedimentado seus conceitos fundamentais e outra surgir para suplantla, fornecendo mais possibilidades, sendo mais barata e, em muitos casos, mais eciente (Lima Junior, 2003:33).

Revoluo e inovao

A investigao pluridisciplinar de pesquisadores da comunicao social sobre as tecnologias da comunicao fornece rea uma nova musculatura perante outros campos do conhecimento humano. A inteno alinhar as estruturas contidas nos seus fundamentos com os conceitos aceitos pela comunidade internacional cientfica. Essa forma de entrelaamento produz conhecimento novo e relevante para o entendimento dos impactos tecnolgicos na sociedade contempornea. Uma das linhas basilares no processo de investigao cientca a compreenso de que o processo histrico e losco da cincia marcado por revolues e inovaes tecnolgicas. As revolues, ao contrrio do que possa parecer ao senso comum, so muito menos freqentes do que as inovaes. Entretanto, usual encontrar pesquisas na rea da tecnologia da comunicao que conguram alguma inovao tecnolgica com forte impacto social, principalmente na rea do comportamento humano, adquirindo o conceito de revoluo tecnolgica.

Revoluo, segundo o dicionrio Aurlio, signica transformao radical dos conceitos artsticos ou cientcos dominantes numa determinada poca: revoluo cientca ou tecnolgica. A palavra tambm possui conotaes relativas ruptura do sistema jurdico, poltico, social, econmico ou cultural vigente, tendo como resultado a formao de um novo sistema. Na histria, temos exemplos de revolues cientcas que quebraram paradigmas vigentes. Uma delas foi a substituio do sistema proposto por Ptolomeu, de que o Sol girava ao redor da Terra, pela descoberta feita pelo astrnomo e clrigo Nicolau Coprnico, pai do primeiro sistema solar moderno, o heliocntrico. A publicao de Revolutions of the celestial spheres, em 1543, abalou a Igreja Catlica, pois colocava o Sol como o centro do sistema solar. Na elite de pesquisadores que provocaram revolues cientcas encontram-se Newton, Lavoisier e Einstein, entre outros. J os processos inovadores se consolidam por intermdio de tecnologias bem estruturadas, originadas por revolues, por inovaes ou por novas formas de se utilizar a tecnologia. As inovaes so caracterizadas por um processo de melhoria de outras tecnologias pela introduo de uma nova tecnologia; o ato de introduzir algum elemento novo; uma nova idia, um novo mtodo ou servio; sucesso na explorao de novas idias; mudana que cria uma nova dimenso de desempenho. Como os processos tecnolgicos inovadores esto intrinsecamente ligados aos processos econmicos, pois a economia utiliza os produtos tecnolgicos para aumento de ecincia, competitividade e lucratividade, o economista austraco Joseph Alois Schumpeter deniu, entre outros conceitos, a inovao na economia como a introduo de um novo bem, com o qual os consumidores ainda no esto familiarizados; de uma nova qualidade de um bem; a introduo de um novo mtodo de produo, que no precisa, necessariamente, estar embasado em uma

LBERO - Ano X - n 20 - Dez 2007

129

nova descoberta cientca, pois pode existir uma nova forma de manusear um produto comercialmente (Schumpeter, 1934:66). Mas como discriminar uma inovao tecnolgica se no conhecemos os seus princpios cientcos? Um exemplo pode ser o da tecnologia que modicou o compartilhamento de arquivos entre computadores pessoais, a P2P (peer to peer). Em 1999, Shawn Fanning criou o Napster, primeiro sistema de servio de msica on line em alta escala, que possibilitou a milhares de usurios da internet transaes de arquivos diretamente entre as suas mquinas. Essa inovao representou o comeo de uma revoluo comportamental e econmica: a do questionamento sobre o direito autoral de msicas transacionadas digitalmente em redes telemticas. O P2P uma inovao, pois tem como base a tecnologia TCP/IP (Transmission Control Protocol / Protocolo de Controle de Transmisso e o Internet Protocol /Protocolo Internet). O TCP/IP, que faz parte de uma sute de protocolos, o mais importante na comunicao atravs da internet. Inventado por Bob Kahn e Vinton Cerf, o TCP/IP considerado uma revoluo na rea da comunicao de dados entre computadores. O produto tecnolgico conseguido por Kahn e Cerf est modicando radicalmente a maneira como a sociedade atual se comunica e utiliza servios. Devido a essa revoluo tecnolgica, h um aumento signicativo de pesquisas sobre os impactos da web na sociedade. a denominada pesquisa pura ou fundamental, uma caracterstica no campo das cincias sociais. Porm, o TCP/IP, como outras tantas tecnologias, fruto da pesquisa denominada aplicada. Uma no pode ser dissociada da outra, pois haver um grande prejuzo no entendimento do fenmeno a ser pesquisado.
necessrio, todavia, esclarecer que a chamada cincia fundamental, voltada para a compreenso e explicao do real, no pode ser dissociada da cincia aplicada, que visa ao de controle sobre o real. Enquanto que a cincia fundamental po-

deria ser interpretada como uma losoa da natureza, a cincia aplicada consiste em, por assim dizer, uma forma racional da tcnica. Repito: tais atividades so simultaneamente complementares, guardando tal interdependncia que, nos dias atuais, s se faz delas distines tericas (Morais, 2002:46).

A investigao na rea de tecnologias de comunicao produz um aumento qualitativo na compreenso dos impactos atuais e futuros na sociedade

Essas interdependncias somente cam ntidas quando, por exemplo, no estudo da histria e da losoa da cincia, percebe-se que paradigmas foram quebrados atravs de quais teorias e mtodos. Portanto, o impacto social de uma tecnologia poderia ser mais bem analisado observando-se quais as fuses e as inovaes que podem acontecer devido s compatibilidades tecnolgicas em certos dispositivos.
A cincia a reunio de fatos, teorias e mtodos reunidos nos textos atuais, ento, os cientistas so homens que com ou sem sucesso, empenham-se em contribuir com um ou outro elemento para essa constelao especca. O desenvolvimento torna o processo gradativo atravs do qual esses itens foram adicionados, isoladamente ou em combinao, ao estoque sempre crescente que constitui o conhecimento e a tcnica cientcos (Kuhn, 2006:20).

Ainda para Kuhn, o estudo da losoa da cincia importante, pois registra os progressos sucessivos, como os obstculos que inibiram sua acumulao:
Preocupado com o desenvolvimento cientico, o pesquisador parece ter duas funes principais. De um lado deve determi-

Walter Teixeira Lima Junior - Avano qualitativo na pesquisa sobre tecnologias aplicadas ao jornalismo

130

nar quando e por quem cada fato, teoria ou lei cientca contempornea foi descoberta e inventada. De outro lado, deve descrever explicar os amontoados de erros, mitos e supersties que inibiram a acumulao mais rpida dos elementos constituintes do moderno texto cientco. Muita pesquisa foi dirigida para esses ns e alguma ainda (Kuhn, 2006:20).

Consideraes nais

Um dos principais objetivos da disciplina Evoluo tecnolgica na sociedade contempornea, do Programa de ps-graduao da Csper Lbero, dotar o pesquisador, de jornalismo e de outras reas da comunicao, de elementos cientficos sobre invenes e inovaes tecnolgicas que impactaram e impactam os processos de captao, produo, empacotamento, transmisso e distribuio de contedos jornalsticos ou de entretenimento. A partir de anlise de elementos fundamentais da histria e da losoa da cincia,

atravs dos seus principais marcos, a investigao cientca no campo da comunicao social sobre tecnologias de comunicao produz um aumento qualitativo na compreenso dos impactos atuais e futuros na sociedade, por mquinas computacionais conectadas via redes telemticas. A abordagem pluridisciplinar tambm facilita o encontro de interdependncias entre a pesquisa pura ou fundamental e a pesquisa aplicada, de onde se originam muitas das tecnologias utilizadas nos atuais processos comunicacionais mediados por tecnologias de comunicao. Essa aproximao proporciona rea da comunicao social, dentro das cincias sociais aplicadas, potencializar o estudo qualitativo de temas relacionados tecnologia de comunicao, pois reduz o risco de anlises superciais e sem bases cientcas dos fenmenos que so introduzidos, em grande velocidade, pelas tecnologias multimdia e de redes, que afetam diretamente o comportamento da sociedade no incio do sculo XXI.

Referncias
COHEN, Joel. E. Mathematics is biolgogys next microscope, only better; biology is mathematics next physics, ony better. PLoS Bio 2(12):e439, 2004. Disponvel em http://www.plosbiology.org. Acessado em 20/9/2007. CORNU, Lucienne. Neurocomunicao: para compreender os mecanismos da comunicao e aumentar as competncias. Trad. Kenia Maria Menegotto Pozenato. Caxias do Sul, RS: Educs, 2004. KUNH, Thomas S. A estrutura das revolues cientcas. So Paulo: Perspectiva, 2006. MORAIS, Regis de. Filosoa da cincia e da tecnologia. Campinas: Papirus, 2002. LIMA JUNIOR, Walter Teixeira. Entraves para consolidao dos conceitos digitais. Verso & Reverso, ano XVIII, n. 38, Unisinos, 2004. Disponvel em http://www.versoereverso.unisinos. br/index.php?e=2&s=9&a=18. Acessado em 20/9/2007. LIMA JUNIOR, Walter Teixeira. Mdia digital: o vigor das prticas jornalsticas em um novo espao. Tese de doutorado defendida na ECA/USP, 2003. PAGANI. Margherita. Encyclopedia of multimedia tecnology and networking. EUA: Idea Group Reference, 2006. SHANNON, Claude. A mathematical theory of communication. The Bell System Technical Journal, vol. 27, jul-out, 1948, pp. 379-423, 623-656. SCHUMPETER, J. The theory of economic development. Cambridge: Harvard University Press, 1934.

LBERO - Ano X - n 20 - Dez 2007

You might also like