You are on page 1of 39

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

PROCESSO SELETIVO
ADMISSO DE PROFESSORES EM CARTER TEMPORRIO EDITAL N 16/ 2012/ SED

CADERNO 02
INSTRUES GERAIS
Confira se a impresso do caderno de prova est legvel e com todas as pginas impressas. Caso necessrio solicite um novo caderno. Verifique se as informaes impressas no carto resposta esto corretas. Em caso de divergncia, notifique imediatamente o fiscal. O tempo mximo de durao da prova de 1h30min, para cada disciplina. Somente ser permitida a sua retirada da sala aps trinta minutos do incio da prova. Os dois ltimos candidatos devero permanecer em sala at que todos concluam a prova e possam sair juntos. Ser eliminado do processo seletivo o candidato que for surpreendido, durante a realizao da prova, em comunicao com outros candidatos, fazendo qualquer espcie de consulta em livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes, ou utilizando mquina calculadora, estiver fazendo uso ou for encontrado de posse de qualquer tipo de aparelho eletrnico ou de comunicao (bip, pager, telefone celular, relgios digitais, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador, calculadora, controle remoto, alarme de carro) ou quaisquer outros componentes ou equipamentos eletrnicos em funcionamento ou no, bem como protetores auriculares; estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte. Portanto, deixe todo material guardado conforme orientao do fiscal.

ORIENTAES PARA PREENCHIMENTO DO CARTO RESPOSTA


Assine o carto resposta e preencha as bolhas de acordo com as instrues, utilizando somente caneta esferogrfica com tinta azul ou preta. O carto resposta no ser substitudo em caso de marcao errada ou rasura. Na primeira coluna voc deve responder as 10 questes de Conhecimentos Gerais. Nas demais colunas devero ser respondidas as 10 questes correspondentes a(s) disciplina(s) que est inscrito. Para tanto, observe a informao impressa em cada coluna para preencher o carto resposta corretamente. Diante de qualquer dvida voc deve comunicar-se com o fiscal.

Boa prova

SUMRIO CADERNO 02 - 13h00min s 16h00min


ENSINO MDIO EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS DISCIPLINAS PGINA

Conhecimentos Gerais Alemo Biologia Didtica / Educao Infantil / Sries Iniciais e Estgio Supervisionado / Educao Infantil / Sries Iniciais

03 04 07 09

Educao Especial Segundo Professor Espanhol Filosofia Fsica Geografia Histria Ingls Italiano Lngua Portuguesa e Literatura Matemtica Qumica Sociologia

11 13 16 18 21 25 26 28 30 33 35 37

CONHECIMENTOS GERAIS 01) O Projeto Poltico Pedaggico - PPP deve fixar indicadores a serem alcanados pelo coletivo da escola. Indicadores no so padres a serem ob decidos cegamente, mas marcas que o coletivo da escola espera atingir e para os quais se organiza. O PPP pode registrar, exceto:

C ensinar os saberes das cincias, das artes e


da cultura, sabendo que s os mais capacitados iro aprender. D ensinar a todos os conhecimentos crticos e organizar os estudantes para militncia polticopartidria que a escola definiu como melhor. E selecionar exclusivamente saberes que circulam na comunidade para que haja valorizao da cultura local. _________________________________________ 04) Para preencher algumas lacunas encontradas nas propostas e currculos oficiais os professores podem, exceto: projetos que se articulem com outros professores, trabalhos sobre um determinado contedo, ampliando e complementando o entendimento dos estudantes. B acrescentar ao contedo outros saberes e histrias como as dos indgenas e das mulheres. C incluir em sala de aula as vozes dos grupos minoritrios e marginalizados por meio de pesquisa e textos. D ampliar a anlise para alm da encontrada nos livros didticos com outros recursos tericos metodolgicos. E fixar seu trabalho nos livros didticos que fazem transposies didticas melhores adaptadas s capacidades dos estudantes. _________________________________________ 05) A formao pode ter como locus a prpria escola. Esse territrio de interveno se constituir como espao privilegiado, uma vez que tornar os professores protagonistas ativos nas diversas fases dos processos de formao, auxiliando-os a, exceto: superar a relao linear e mecnica entre o conhecimento cientfico-tcnico e a prtica de sala de aula. B construir paradigmas de formao que busquem autonomia e desenvolvimento da profisso docente, permitindo que cada um possa encontrar teoria exclusiva, original, e assim trabalhar independente do coletivo. C fazer investimento pessoal num trabalho criativo de reviso dos percursos e projetos desenvolvidos com vistas a qualificar sua trajetria profissional. D entender que, a partir dos problemas concretos, o conhecimento acadmico e o terico podem tornar-se teis e significativos. E estimular uma perspectiva crtico-reflexiva que fornea aos professores os meios de um pensamento autnomo e que facilite as dinmicas de autoformao participada.
3

A fixao de ndices menores de reprovao. B expectativas individuais de valorizao profissional junto ao poder pblico. C fixao de ndices maiores de domnio da leitura ou outro contedo especfico. D estratgias de melhoria do clima organizativo da escola. E obteno de uma melhor articulao com a comunidade local. _________________________________________ 02) Um currculo pautado na diversidade cultural e na crtica fundamentada nos saberes hegemnicos, exige que o professor organize os saberes de tal forma que:

A propor

A induza os estudantes a aprenderem os saberes oficiais com exclusividade para terem as mesmas "armas" dos opressores. B substitua os saberes oficiais por outros mais populares e, portanto, mais prximos e contextualizados pelos estudantes que ficam assim valorizados. C os estudantes neguem os conhecimentos oficiais, aprendendo assim a serem crticos e criativos. D diferentes saberes, diferentes manifestaes culturais e diferentes ticas sejam apresentadas aos estudantes como forma de construir mltiplas perspectivas de entendimento de um mesmo contedo. E esclarea aos estudantes como esto ultrapassado os saberes clssicos e, nessa perspectiva, deixe de apresent-los e trabalh-los em aula. _________________________________________ 03) O conhecimento um bem social, patrimnio cultural e coletivo da humanidade. O homem se humaniza a partir da apropriao desses saberes. Nesse sentido, a escola s se torna efetiva e eficaz se: garantir a todos os estudantes um escopo importante de saberes das cincias, das artes e da cultura. B garantir a todos os estudantes os servios de assistncia e sade no disponveis para aquela comunidade.

06) A Resoluo CNE/CEB N 4/2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica, em seu artigo 9 determina que a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem. Isso pressupe atendimento aos seguintes requisitos, exceto:

com o coletivo. _________________________________________ 09) O Conselho de Classe o espao prioritrio de, exceto:

A mediao com qualidade. B construo da autonomia. C convivncia no dialgica. D participao. E construo da responsabilidade

A Foco no projeto poltico-pedaggico, no gosto


pela aprendizagem e na avaliao das aprendizagens como instrumento de contnua progresso dos estudantes. B Reviso das referncias conceituais quanto aos diferentes espaos e tempos educativos, abrangendo espaos sociais na escola e fora dela. C Considerao sobre a incluso, a valorizao das diferenas e o atendimento pluralidade e diversidade cultural, resgatando e respeitando as vrias manifestaes de cada comunidade. D A definio do que deve ser ensinado ser predominantemente quelas que os estudantes entendem serem as mais pertinentes a sua realidade. E Interrelao entre organizao do currculo, do trabalho pedaggico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante. _________________________________________ 07) A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Brasileira (Lei 9.394, de 20/12/1996) em seu artigo 35 determina que o ensino mdio, etapa final da educao bsica, com durao mnima de trs anos, ter como finalidade, exceto:

A estudar e refletir sobre os desafios cotidianos da vida escolar que interferem no ensinar e no aprender. B planejar, estudar e tomar decises de como trabalhar com as dificuldades e possibilidades apresentadas pelos estudantes. C privilegiar o resgate da dimenso coletiva do trabalho docente. D estabelecer estratgias de atuao em conjunto que favoream o processo de aprendizagem. E fechar as notas e tomar decises de aprovao e reprovao dos alunos. _________________________________________
10) Para que os instrumentos de avaliao possam representar o processo de aprendizagem do estudante, importante que:

A Preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posteriores. B Consolidao e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos. C Compreenso dos fundamentos polticos filosficos que consolidam os princpios federativos que hierarquizam unio, estados e municpios. D Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico. E Compreenso dos fundamentos cientficotecnolgicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prtica no ensino de cada disciplina. _________________________________________ 08) A avaliao das aprendizagens dos estudantes que implica numa proposio no excludente se pauta pela lgica da, exceto:
4

A conduzam os estudantes para processos de autorregulao da aprendizagem. B estejam atrelados exclusivamente aos programas e objetivos. C sejam compreendidos como dimenso exclusiva do estudante. D no tenham interao com outras reas do conhecimento. E tenham a nota como principal objetivo.
CONHECIMENTOS ESPECFICOS ALEMO
TEXTO 1

Mit Erasmus ins Ausland Spanien, Grobritannien oder Frankreich mit dem Erasmus-Programm der Europischen Union knnen Studierende seit 25 Jahren ins Ausland gehen. Allein in Deutschland frdert es jhrlich ber 30.000 Studierende. Tapas essen, die Sonne genieen und dabei Spanisch lernen Bianca Lopez gert heute noch ins Schwrmen, wenn sie von ihrem Auslandssemester in Madrid erzhlt. Die Bonner Psychologiestudentin ging 2009 mit dem

europischen Austauschprogramm Erasmus an die Universidad Complutense in Madrid. () Aktuell sammelt jeder dritte Student aus Deutschland whrend seines Studiums Auslandserfahrungen. () Es ist eine Erfolgsgeschichte, die 1987 als Experiment begonnen hat. Siegbert Wuttig vom Deutschen Akademischen Austauschdienst (DAAD) sagt: Erasmus ist ein Synonym fr Auslandsaufenthalte fr Studierende geworden. Er betont, dass es bei Erasmus nicht nur um fachliches, sondern auch um kulturelles Lernen geht. Neben Studierenden vermittelt das Programm auch Dozenten an Universitten in 33 Teilnahmelnder. () Erasmus schickt die Studierenden nicht nur an die Hochschulen in ganz Europa, sondern sorgt auch fr ihre Betreuung vor Ort und zahlt ihnen einen Mobilittszuschuss von etwa 300 Euro im Monat. Studiengebhren mssen Erasmus-Studenten nicht zahlen.()
(Aus: http://www.dw.de/dw/article/0,,16034359,00.html)

As complementaes sentenciais corretas para a sentena principal acima esto em:

_________________________________________ 13) Das Erasmus-Programm der Europischen Union: Was stimmt, dem Text (Texto 1) nach?

A I - II - III B I - II - IV C I - II - III D II - III - IV E III - IV

IV

A Deuschland bezahlt die Universittsgebhren


fr alle Studierende aus den 33 Teilnahmelndern. Nur Studenten ber 25 Jahren knnen am Programm teilnehmen. C Deutschland allein frdert Studierende im Programm. D Im Ausland zahlen die Studenten ungefhr 300 Euro Miete im Monat. E Das Programm existiert schon Jahrhundert lang. _________________________________________

_________________________________________ 11) Com base no Texto 1, analise as afirmaes a seguir. Bianca schmt sich, weil sie ein Semester im Ausland verbringen musste. ll Erasmus ist eine Universitt der Europischen Union. lll Das Erasmus-Programm hat weltweit in 25 Jahren schon ber 30.000 Studierenden gefrdert. lV Dozenten knnen auch am Programm teilnehmen. Toda(s) as afirmao(es) correta(s) est(ao) em: l

TEXTO 2

Baden wnscht genussreiche Festtage Knisterndes Kaminfeuer, besinnliches Kerzenlicht, ein herrlich duftendes Festtagsmen und Badens exklusive Weine! Was kann es Schneres geben, als im Kreise der Familie die Feiertage zu genieen oder mit Freunden ins neue Jahr zu starten? Die Einladungen sind verschickt, das Men ist zusammengestellt und die Vorfreude ist gro. Dann brauchen Sie nur noch die passende Begleitung.
\

A IV B I - IV C II - III D III - IV E I - II

IV

Testen Sie unsere Festtags-Edition 2011 mit prmierten Weinen Badens unsere Empfehlung fr die schnsten Stunden des Jahres! Jetzt online bestellen unter www.badischerwein.de/edition BADISCHER WEIN. Von der Sonne verwhnt. _________________________________________ 14) Was stimmt, dem Text (Texto 2) nach?
(Aus: Der Spiegel 52/2011)

_________________________________________

12) Com base na sentena principal Das Erasmus-Programm ist eine Erfolgsgeschichte, ... e das informaes do Texto 1, analise as complementaes sentenciais a seguir. weil es schon sehr viele Studierende ins Ausland geschickt hat. ll weil es schon seit 1987 existiert. lll weil es die Studenten an der Gastuniversitt auch betreut. lV weil es neben Fachwissen auch kulturelles Lernen frdert.
5

A Es wird fr eine bestimmte Weinsorte bzw. Weinausgabe geworben. B Baden ist eine Persnlichkeit, die man zu den Festtagen einladen sollte. C Der Badischer Wein duftet herrlich. D Knisterndes Kaminfeuer bedeutet das Feuer einer Kerze. E Die Einladungen fr die Festtage sind vor lauter Freude vergessen worden.

15) Com base no Texto 2, analise as afirmaes: Die schnsten Stunden des Jahres sind Weihnachten und Neujahr. ll Das ideale Getrnk fr die Festtage soll laut Werbung ein Wein aus Baden sein. lll Es mit Familie und Freunden zu verbringen ist das beste der Feiertage. lV Die angegebene Internetadresse ist von einem Restaurant. Todas as afirmaes corretas esto em: l

Empfangs in seiner Heimatstadt Wrzburg. Der Gewinn der Meisterschaft im Juni in der nordamerikanischen Profiliga NBA und die Wahl zum wertvollsten Spieler der Finalserie haben den Sohn eines Malermeisters zu einem Superstar seines Sports gemacht. () _________________________________________ 18) Was stimmt, dem Text (Texto 3) nach? Dirk Nowitzki hat die sechs Play-off-Spiele gegen Miami Heat verpasst. B Ein Deutscher wurde 2011 bester Spieler der Finalserie der amerikanischen NBA gewhlt. C Dirk war vorher schon mal Malermeister. D Der Superstar Nowitzki spielte die Finalserie fr eine Basketballmannschaft aus Miami. E Der wertvollste Spieler der Finalserie hat seine Kollegen in den letzten Sekunden des Endspiels tatschlich einfach in Stich gelassen. _________________________________________ 19) Im Moment seines grten Triumphes war Dirk Nowitzki ganz allein. Com base nessa sentena e com base nas informaes contidas no Texto 3, analise as afirmaes a seguir. Dirk hat den Endpfiff des Spiels nicht auf dem Spielplatz erlebt, da er schon kurz davor in die Kabine gegangen war. ll Irgendwann im Endspiel wurde er ausgetauscht und ein Kollege bernahm seine Rolle als Forward im Spiel. lll Er hat das Match verpasst, weil er zu lange duschte. lV Er war gerade in seiner Heimatstadt Wrzburg, wo er geehrt wurde, und so konnte er berhaupt nicht in Amerika am Endspieltag sein. Todas as afirmaes corretas esto em: l
(Aus: Der Spiegel 52/2011)

A I - II B III - IV C II - III - IV D I - II - IV E I - II - III

_________________________________________

16) Dann brauchen Sie nur noch die passende Begleitung!. Wer oder was wird hier dem Text (Texto 2 ) nach als passende Begleitung gemeint?

A Das besinnliche Kerzenlicht. B Die eingelandenen Freunde und Familie. C Das geplante Men. D Die verwhnende Sonne. E Ein spezieller badischer Wein.

_________________________________________

17) unsere Empfehlung fr die schnsten Stunden des Jahres!. Was bedeutet hier dem Text (Texto 2) nach Empfehlung?

A eine Neuigkeit. B eine Warnung. C ein Notsignal. D ein Vorschlag oder Hinweis. E ein gnstiges Angebot.
TEXTO 3

_________________________________________

NBA-Titelgewinner Nowitzki Baskettball Held aus Wrzburg Im Moment seines grten Triumphes war Dirk Nowitzki ganz allein. Das sechste Match im Playoff-Finale gegen Miami Heat lief noch wenige Sekunden, da lie der deutsche Basketballstar seine Kollegen von den Dallas Mavericks zurck und lief in die Kabine. Ich stieg unter die Dusche, drckte mein Gesicht in ein Handtuch und began zu weinen, erzhlte der 33-jhrige Power Forward dem SPIEGEL am Rande des grandiosen
6

_________________________________________ 20) Fllen Sie die Lcken im folgenden Satz sinnvoll aus: Fr die frhere Ikone Magic Johnson ist Nowitzki _______ der besten Basketballer _______ Zeiten.

A I - II - III B I - III - IV C I - II D II - III E II - III - IV

A einen

- aller

B einer C ein -

- aller von Allen

D einer - jeder E eines - aller

Tal experimento defende a evoluo qumica como responsvel pelo surgimento das primeiras biomolculas. Sobre a origem da vida, correto afirmar:

BIOLOGIA 11) O espanhol Jos Antonio Lorente, 51, diretor do Centro de Pesquisas Genmicas e Oncolgicas e do Laboratrio de Identificao Gentica da Universidade de Granada, est apostando no DNA como uma ferramenta para identificar crianas que moram nas ruas e para combater o trfico internacional de pessoas. Lorente criou, em 2004, a fundao DNA-Prokids, que auxilia pases interessados a implementar bancos de dados de DNA para identificar menores desaparecidos. Em entrevista Folha, por e-mail, o mdico e pesquisador, que passou temporada de estudos no FBI (Federal Bureau of Investigation) nos anos 1990, afirmou que a Paraba deve se tornar o primeiro Estado brasileiro a adotar essa tecnologia.
(DNA pode enfrentar trfico de crianas, diz pesquisador espanhol. Russo, R. folha on line. 04/09/2012.
Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1147937dna-pode-enfrentar-trafico-de-criancas-diz-pesquisadorespanhol.shtml. Acesso em 8 set. 2012).

A O experimento citado acima consistia basicamente em submeter uma mistura de gases contendo NH3, CH4, H2O, e H2 a uma descarga eltrica, gerando CO, CO2 e vrios compostos orgnicos. B Louis Pasteur foi um dos grandes defensores da teoria da abiognese, tambm conhecida como gerao espontnea. C A teoria da panspermia csmica defende principalmente que as primeiras clulas foram os coacervados que se desenvolveram nos oceanos primitivos. D Atualmente a grande maioria dos cientistas defende que as primeiras clulas que surgiram nos oceanos eram eucariontes e autotrficas. E A Teoria do Big Bang hoje a mais aceita no meio cientfico para explicar o surgimento de vida no planeta Terra. _________________________________________
13) O sistema imunolgico tem como funo defender o organismo contra patgenos. Com essa finalidade, os vertebrados desenvolveram respostas imunes inatas como sua primeira linha de defesa e respostas imunes adaptativas como uma defesa mais sofisticada, sendo altamente especficas a um determinado patgeno. O tecido conjuntivo sanguneo ou reticular um tecido biolgico altamente relacionado ao sistema imunolgico humano. Sobre esse tecido, correto afirmar:

O DNA uma molcula encontrada nas clulas dos seres vivos e que rene toda a informao gentica do indivduo. A respeito desse assunto, correto afirmar:

A Para um teste de DNA simples, com a finalidade de formar bancos de dados, como o citado no texto, so levados em considerao apenas o nmero e a forma dos cromossomos. B Segundo o texto, um banco de DNA seria uma ferramenta para auxiliar a busca de crianas desaparecidas, entretanto, isso no seria vivel atualmente, j que o exame de DNA no se trata de uma tcnica muito precisa. C Os exames de DNA j so empregados em larga escala para a resoluo de problemas relacionados a paternidade, embora ainda no sejam descartados testes de grupo sanguneo, que atribuem maior confiabilidade s anlises. D Todo o DNA de uma clula est contido exclusivamente em seu ncleo, protegido pela membrana nuclear dupla e porosa. E O armazenamento, a expresso e a reproduo da mensagem gentica definem espcies individuais, distinguem umas das outras e asseguram a sua continuidade em vrias geraes. _________________________________________ 12) Sobre a origem da vida, existe um clssico experimento que defende a origem abitica de biomolculas orgnicas. Ele foi conduzido por Stanley Miller, em 1953, no laboratrio de Harold Urey.
7

A A medula ssea o local onde so desenvolvidas todas as clulas sanguneas relacionadas ao sistema imune. B Os glbulos vermelhos do sangue so as clulas mais abundantes no tecido e constituem parte importante da resposta imune adaptativa. C Os linfcitos so responsveis pela especificidade das respostas imunes adaptativas. D Os moncitos so os leuccitos relacionados aos processos alrgicos, assim como os basfilos e neutrfilos. E As plaquetas so restos celulares de macrofagos que auxiliam nos processos de fagocitose. _________________________________________
14) Nada na biologia faz sentido exceto sob a luz da evoluo.
(Theodosius Dobzhansky, the american Biology Teacher, maro de 1973.)

A evoluo das espcies um assunto que gera muita discusso em diversas reas do conhecimento. Dentre as teorias evolucionistas, destacase a seleo natural, defendida por Charles Darwin. Sobre esse assunto, correto afirmar: A ideia de que os seres vivos so fixos e imutveis conhecida como fixismo e defendida por cientistas como Lamarck e Wallace. B Uma mutao gentica consiste em um erro no reparado no processo de replicao do DNA que leva a mudanas na sequncia de ncleotdeos e pode conferir vantagem seletiva para um ser vivo em determinado meio ambiente. C A teoria do uso e desuso foi lanada como um contraponto a herana dos caracteres adquiridos. D Charles Darwin postulou a teoria sinttica da evoluo, unindo conceitos como a seleo natural e a variabilidade gentica de uma populao. E Em vrias reas da cincia so detectadas evidencias evolutivas, como na anatomia de distintas espcies animais, onde so encontrados rgos homlogos que possuem a mesma funo, embora diferentes origens embriolgicas. _________________________________________ 15) A polidactilia uma anomalia gentica que se manifesta numa alterao numrica de dedos nas mos e nos ps. A miopia uma doena gentica que limita a viso para longe. Considerando a polidactilia uma caracterstica determinada por um gene autossmico dominante A e a miopia por um gene autossmico recessivo b, analise o caso abaixo: Um homem mope tem polidactilia e filho de pai normal para esta caracterstica. Uma mulher normal para a polidactilia e tem viso normal, porm sua me mope e apresenta 6 dedos em cada mo. A probabilidade desse casal ter um menino normal para a polidactili e mope, :

A Pessoas do grupo sanguneo A possuem aglutinognios do tipo A e aglutininas no plasma do tipo anti-B. B Os aglutinognios A e B esto abundantes no plasma de pessoas do grupo sanguneo O; tais pessoas so consideradas doadores universais de sangue. C Os alelos IA e IB condicionam a expresso de aglutininas A e B, respectivamente na superfcie de eritrcitos. D Um casal que expressa grupo sanguneo A jamais poder gerar filhos do grupo sanguneo O. E Um individuo do grupo sanguneo AB casa-se com uma mulher do grupo sanguneo A e esse casal poder gerar filhos de todos os grupos sanguneos do sistema ABO.
_________________________________________ 17) As alternativas a seguir discriminam a rea de cinco regies e o nmero de indivduos de uma mesma espcie que vivem em cada uma delas. Assinale a alternativa que contm os dados referentes menor densidade populacional.

A REA - 100 m2; N DE INDIVDUOS = 50 B REA - 17 m2; N DE INDIVDUOS = 47 C REA - 31 m2; N DE INDIVDUOS = 62 D REA - 5 m2; N DE INDIVDUOS = 10 E REA - 180 m2; N DE INDIVDUOS = 80
_________________________________________ 18) Considerando as caractersticas da Floresta Amaznica, marque com V as afirmaes verdadeiras e com F as falsas. ( ( ( ( ( ) Estende-se alm do territrio nacional brasileiro, com chuvas frequentes e abundantes. ) rea que representa a terra mida mais importante e conhecida do mundo (maior plancie alagvel do planeta). ) H predomnio das gramneas ) Apresenta flora exuberante, com espcies, como a seringueira e o guaran. ) Habitada por inmeras espcies de animais, como o peixe-boi, o boto, o pirarucu, a arara. A sequncia correta, de cima para baixo, :

_________________________________________ 16) O sistema sanguneo ABO nos seres humanos um tpico caso de polialelia. Esto envolvidos aqui 3 genes alelos. Esses genes conferem caractersticas especficas aos eritrcitos e ao plasma sanguneo. Sobre esse sistema, correto afirmar:
8

A 1/2 B 1/8 C D 1/3 E 1/16

AV BF CV DV EF

V V F F F

V F V F V

F V F V F

V V V V V

19) A classificao dos seres vivos permite estabelecer uma ordem na diversidade da natureza, facilitando a sua compreenso. Analise as afirmaes abaixo sobre este tema: O sistema binomial de nomenclatura adota a Espcie como unidade bsica de classificao. ll Em taxonomia, uma Ordem engloba diversas Famlias, assim como um Gnero rene diferentes Espcies. lll Os seres vivos pertencentes ao Reino Monera se caracterizam por serem todos unicelulares, com uma membrana nuclear bem estruturada. lV O Reino Fungi engloba os cogumelos, os lquens e as brifitas. Todas as afirmaes corretas esto em: l

C ludicidade sem compromisso com o desenvolvimento cognitivo e intelectual. D aprendizagens que possibilitem o desenvolvimento em suas mltiplas dimenses. E mediaes que se voltam para a motricidade fina, pois a ampla est consolidada.
_________________________________________ 12) "Por meio do registro travamos um dilogo com nossa prtica, entremeando perguntas, percebendo idas e vindas, buscando respostas que vo sendo elaboradas no encadeamento da escrita, na medida em que o vivido vai se tornando explcito, traduzido e, portanto, passvel de reflexo".
(Ostetto 2008 p.13)

Nessa perspectiva, sobre o registro, correto afirmar que, exceto:

_________________________________________ 20) A maioria das espcies ameaadas de extino enfrenta, pelo menos, dois ou mais problemas que esto acelerando sua trajetria em direo extino. Duas das maiores ameaas diversidade biolgica que resultam da atividade humana so:

A I - II - III B II - III - IV C I - II D II - IV E III - IV

A So marcas que guardam a histria vivenciada pelo docente com seu grupo num determinado tempo. B um processo de construo e autoria que expressa o resultado da experincia docente. C um instrumento a mais para o docente, que deve desenvolv-lo assistematicamente. D Possibilita uma releitura do produzido num afastamento salutar em que visvel o retrato do realizado. E Deve ser prtica frequente para poder se constituir em um panorama significativo das vivncias com determinado grupo. _________________________________________ 13) No artigo 31 da LDBEN, a avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. (LDBEN, n. 9394/96) Com base na legislao, assinale a alternativa correta.

A revoluo industrial e eutrofizao. B superexplorao de espcies para

consumo

humano e protocolo de Kyoto. C revoluo verde e protocolo de Kyoto. D fragmentao do habitat e introduo de espcies exticas. E aumento da ocorrncia de doenas e venda de crditos de carbono. DIDTICA E ESTGIO SUPERVISIONADO 11) O trabalho pedaggico na Educao Infantil necessita articular as aes de educao e cuidado de forma que as situaes apresentadas s crianas propiciem (...) Assinale a alternativa correta que completa o enunciado acima.

interaes que sejam de ordem higienista, pois o cuidado precede a educao. B aprendizagens que atuam exclusivamente em diferentes instncias, como as orgnicas, sem ao no intelecto.
9

A possvel manter uma criana na pr- escola se nos registros avaliativos seu desempenho for insuficiente para o ingresso no Ensino Fundamental. B Os registros avaliativos devem caracterizar o desenvolvimento da criana em suas mltiplas dimenses, sendo ilegal reter as que tiverem idade prpria para o Ensino Fundamental. C Os registros avaliativos so exclusivos do mbito escolar para melhorar os processos pedaggicos, no devendo ser socializados nem mesmo com as famlias. D possvel manter uma criana na pr-escola se nos registros avaliativos seu desempenho for insuficiente para o ingresso no Ensino Fundamental e houver solicitao por escrito dos pais.

E possvel manter uma criana na pr-escola


se nos registros avaliativos seu desempenho for insuficiente para o ingresso no Ensino Fundamental e houver concordncia dos pais. _________________________________________ 14) Estgio Supervisionado uma etapa obrigatria para a formao do professor, caracterizandose como uma atividade de contato com a realidade educacional. Nessa perspectiva correto afirmar, exceto:

bre as oportunidades de melhores interaes sociais. Nesse sentido correto afirmar, exceto:

A A leitura deve ser uma possibilidade a disposio, sem necessariamente ter tempo e lugar marcados. B imprescindvel que as crianas tenham contato tambm com o mundo natural. C O agrupamento das crianas deve prever a diversidade como melhor possibilidade de trocas. D Os espaos devem ser pensados para que, com segurana, as crianas possam acessar a distintas formas de brincar. E A organizao de turmas homogneas promove justia por dispor igualmente as possibilidades de aprendizagem. _________________________________________ 17) A escola e a famlia devem trabalhar juntas para que sejam melhores os resultados no desenvolvimento integral das crianas. Nessa perspectiva correto afirmar, exceto: Dentre as duas instituies a escola que tem melhores condies de produzir estratgias para qualificar a participao familiar. B Quanto mais clareza a famlia tiver dos processos pedaggicos a serem desenvolvidos com seus filhos, melhor ser sua interveno. C Reunies, palestras e espaos para produo dos conhecimentos produzidos pelas crianas so estratgias que aproximam as famlias da escola. D Quanto aos processos pedaggicos, famlia e escola cumprem exatamente a mesma funo: socializar saberes das cincias, artes e cultura. E Conhecimento do Projeto Poltico Pedaggico em andamento e solicitao para participar de sua reelaborao compromete as famlias com os objetivos da escola. _________________________________________ 18) Os conhecimentos trabalhados na escola devem incidir sobre as funes psicolgicas superiores que so as capacidades de, exceto:

A Para os estudantes que trabalham no campo


educacional trata-se de atividade dispensvel, pois pouco acrescenta sobre o universo escolar. B Tem carter de pesquisa na medida em que desafia para novas metodologias. C O contato com a prtica s faz sentido no dilogo com as teorias advindas do curso de magistrio. D Traz a possibilidade ao estudante, mesmo ao j trabalhador, de experienciar uma realidade diversa da sua, ampliando seu olhar para o campo de trabalho. E Permite ao estudante entrar em contato com a dimenso da docncia na educao infantil e nas sries iniciais do ensino fundamental da educao bsica. _________________________________________ 15) Os professores necessitam desenvolver saberes pedaggicos. Nessa perspectiva, sobre estes saberes, correto afirmar, exceto: Definem-se por conhecimentos (categorias) que devem descrever e explicar os processos de ensino e aprendizagem e posteriormente permitir a elaborao de projetos/propostas de interveno na escola. B Referem-se aos processos e aspectos que esto envolvidos na reflexo, organizao e desenvolvimento das relaes escolares de ensino e de aprendizagem. C So estabelecidos pela necessidade concreta de estudar, discutir coletivamente e construir a condio de produzir a sua prtica pedaggica. D No esto na busca de um mtodo geral de ensino, e sim, num corpo de categorias prprias do trabalho pedaggico. E So estabelecidos pela prtica docente que, ao ser registrada, se compe como regra a ser aplicada nas relaes de ensino e aprendizagem. _________________________________________ 16) A estruturao do ambiente escolar deve ser fruto de planejamento, contendo uma reflexo so10

_________________________________________ 19) A escola uma instituio social com objetivos e metas determinadas que:

A movimentos inatos. B memria seletiva. C snteses. D generalizaes. E ateno concentrada.

socializam e reelaboram os conhecimentos empricos das cincias, artes e culturas para a efetiva aprendizagem de todos seus estudantes, em prol da cidadania. B socializam os conhecimentos hegemnicos das cincias, artes e culturas para a efetiva aprendizagem de todos seus estudantes, em prol da cidadania. C socializam e reelaboram os conhecimentos das cincias, artes e culturas para a efetiva aprendizagem de todos seus estudantes, em prol da cidadania. D socializam e reelaboram os conhecimentos das cincias, artes e culturas populares para a efetiva aprendizagem de todos seus estudantes, em prol da cidadania. E socializam e reelaboram os conhecimentos das cincias, artes e culturas no primitivas para a efetiva aprendizagem de todos seus estudantes, em prol da cidadania. _________________________________________ 20) "Eu gostaria de uma escola onde as crianas no tivessem que saltar as alegrias da infncia, apressando-se, em fatos e pensamentos, rumo idade adulta, mas onde pudessem apreciar, em sua especificidade, os diferentes momentos de suas idades." (Snyders, 1993, p.29) Com base neste pensamento correto afirmar, exceto:

Para a consolidao dessa __________ , as aes no devem estar centradas somente como _________ da SED e da FCEE, mas com o necessrio __________ entre todas as organizaes governamentais e no governamentais que atuam na __________, voltadas garantia da dignidade da pessoa humana como fundamento de uma sociedade livre, democrtica e justa. poltica / ideias / compartilhamento de responsabilidades / rea geral B poltica / funes / compartilhamento de responsabilidades / rea geral C ideia / atribuies / compartilhamento de ideologias / rea afim D poltica / atribuies / compartilhamento de papeis / rea principal E poltica / atribuies / compartilhamento de responsabilidades / rea afim _________________________________________ 12) Considerando os pressupostos da Proposta Curricular - Disciplinas Curriculares - 1998 a respeito de Alfabetizao/Letramento, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir. A alfabetizao constitui-se numa _________, interdiscursiva de _______ linguagens produzidas culturalmente. Dentre elas situa-se a ________ como um artefato presente em todas as atividades das __________. atividade interativa / apropriao de diferentes / lngua / sociedades grafas B atividade individual / apropriao de diferentes / escrita / sociedades grafas C atividade interativa / apropriao de diferentes / escrita / sociedades letradas D atividade coletiva / apropriao de semelhantes / escrita / sociedades letradas E atividade individual / apropriao de semelhantes / lngua / sociedades letradas _________________________________________ 13) Os tipos de Atendimento em Classe AC, previstos no Programa Pedaggico da Poltica de Educao Especial do Estado de Santa Catarina so, exceto:

A Tanto na Educao Infantil quanto nas sries


iniciais do Ensino Fundamental os saberes devem ser ensinados com metodologias prprias infncia. B A escola para a infncia no deve envolver saberes cientficos; deve priorizar a brincadeira sem a perspectiva do ensino e da aprendizagem. C Jogos e brincadeiras no necessitam ser desconectados dos tempos e espaos de aprendizagem. D Um bom trabalho pedaggico no est atrelado aos alunos ficarem sentados, um atrs do outro, por horas seguidas. E A boa prtica pedaggica com crianas envolve razo e sensibilidades, conhecimentos e afetos. E. ESPECIAL - SEGUNDO PROFESSOR 11) Com base nos pressupostos da Poltica de Educao Especial de Santa Catarina de que o processo de incluso das pessoas com deficincia, condutas tpicas e altas habilidades deve ser compreendido como compromisso de toda a sociedade, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.
11

A Segundo Professor de Turma, Professor de Educao Fsica adaptada, Professor Bilngue, Professor Interprete e Instrutor de LIBRAS. B Segundo Professor de Turma, Professor Bilngue, Professor Interprete. C Professor Guia-Interprete, Professor Interprete e Instrutor de LIBRAS. D Segundo Professor de Turma, Professor Guia-Interprete, Professor Bilngue.

E Professor Guia-Interprete, Professor Interprete. _________________________________________


14) Tendo como base o Programa Pedaggico da Poltica de Educao Especial do Estado de Santa Catarina, que estabelece as funes do Segundo Professor de Turma, assinale com V as afirmaes verdadeiras e F as falsas. ( ) Nas sries iniciais do ensino fundamental o segundo professor, preferencialmente habilitado em educao especial, tem por funo correger a classe com o professor titular, em funo de seu conhecimento especfico, com a proposio de procedimentos diferenciados para qualificar a prtica pedaggica. ) Nas sries iniciais do ensino fundamental o segundo professor tem por funo, junto com o professor titular, acompanhar o processo de aprendizagem de todos os educandos, no definindo objetivos funcionais para uns e acadmicos para outros. ) Tanto nas sries iniciais quanto nas finais do ensino fundamental o segundo professor tem como funo exclusiva atender as necessidades do aluno com deficincia. ) Somente nas sries iniciais do ensino fundamental o segundo professor tem como funo exclusiva atender as necessidades do educando com deficincia. ) Somente nas sries finais do ensino fundamental o segundo professor tem como funo exclusiva atender as necessidades do educando com deficincia. A sequncia correta, de cima para baixo, :

D transtornos globais de desenvolvimento com


sintomatologia exarcebada. E transtorno de dficit de ateno com hiperatividade/impulsividade com sintomatologia exarcebada. _________________________________________ 16) Considerando as atribuies para a segundo professor de turma conforme previsto no Programa Pedaggico, analise as afirmaes a seguir. l ll Cumprir a carga horria de trabalho na escola, mesmo na eventual ausncia do aluno. O segundo professor pode assumir por determinao do diretor escolar qualquer outra funo na escola. Planejar em conjunto com o professor titular das sries iniciais, porm, a execuo no de sua responsabilidade, j que ele deve apenas atender o(s) aluno(s) de educao especial matriculados na respectiva srie. Participar com o professor titular das orientaes (assessorias) prestadas pelo SAEDE e/ou SAESP. Assumir integralmente o(s) aluno(s) da educao especial dentro e fora de sala de aula.

lll

lV

Todas as afirmaes corretas esto em:

_________________________________________ 17) A Poltica de Educao Especial do Estado de Santa Catarina estabelece diretrizes para o atendimento de um pblico alvo especfico. Com base nesta afirmao, correto afirmar que constituem pblico alvo aqueles educandos diagnosticados com: deficincia, transtorno de comportamento e transtornos psiquitricos. B deficincia, condutas tpicas e transtornos psiquitricos. C deficincia, condutas tpicas e altas habilidades. D deficincia, transtorno de dficit de ateno e transtornos psiquitricos. E deficincia, condutas tpicas, transtornos psiquitricos e dislalia. _________________________________________ 18) De acordo com a Poltica de Educao Especial do Estado de Santa Catarina, as adaptaes
12

A II - III - IV B IV - V C II - III - V D III - V E I - III - IV

- V

AF BV CV DV EF

V V F V F

F F V F V

V F F V F

F F F F V

_________________________________________ 15) No Programa Pedaggico da Poltica de Educao Especial do Estado de Santa Catarina previsto um segundo professor quando houver em turmas alunos com diagnsticos especficos. Estes alunos devem ter diagnstico de, exceto:

A deficincia visual cegueira. B deficincia mental que apresente

dependn-

cia em atividades de vida prtica. C deficincia associada a transtornos psiquitricos

de acesso ao currculo so definidas como alteraes ou recursos espaciais, materiais ou de comunicao que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currculo escolar. Com base no enunciado, marque com V as afirmaes verdadeiras e com F as falsas. ( ( ) As adequaes curriculares e as de acesso ao currculo devem ser contempladas no Projeto Poltico Pedaggico da escola. ) As adaptaes de acesso ao currculo demandam a efetivao de polticas pblicas voltadas garantia de recursos especficos (ajudas tcnicas), disposta em forma de lei, regulamentada pelo DECRETO N 5.296/2004. ) As adaptaes curriculares no devem possibilitar o atendimento apropriado s peculiaridades dos alunos ) So exemplos de adaptaes de acesso ao currculo: Mobilirio adaptado, Sistemas Alternativos de Comunicao, materiais didtico pedaggicos adaptados (em Braille, em LIBRAS). ) No so exemplos de adaptaes de acesso ao currculo: equipamentos para mobilidade, recursos pticos e no pticos e prtese auditiva. A sequncia correta, de cima para baixo, :

20) Com base nos Estudos Temticos da Proposta Curricular de Santa Catarina, Soares (1986:16) afirma que a linguagem [verbal] ao mesmo tempo o principal produto da cultura e o principal instrumento para a sua transmisso. Tendo como foco este enunciado, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir. O sistema de escrita implica dois tipos de atividade: _______ e _______, que envolvem conhecimentos distintos, _________, de experincias pessoais, de mundo, etc. Leitura e escrita demandam processo de _______ e _______ especfico.

( (

A alfabetizao / letramento / lingusticos / ensino / aprendizagem B ler / escrever / lingusticos / ensino / aprendizagem C alfabetizao / letramento / lingusticos / ler / escrever D ler / escrever / pessoais / alfabetizao / aprendizagem E alfabetizao / aprendizagem / pessoais / ler / escrever
ESPANHOL Texto 01: ERNDIRA Erndira estaba baando a la abuela cuando empez el viento de su desgracia. La enorme mansin de argamasa lunar, extraviada en la soledad del desierto, se estremeci hasta los estribos con la primera embestida. Pero Erndira y la abuela estaban hechas a los riesgos de aquella naturaleza desatinada, y apenas si notaron el calibre del viento en el bao adornado de pavorreales repetidos y mosaicos pueriles de termas romanas. La abuela, desnuda y grande, pareca una hermosa ballena blanca en la alberca de mrmol. La nieta haba cumplido apenas los catorce aos, y era lnguida y de huesos tiernos, y demasiado mansa para su edad. Con una parsimonia que tena algo de rigor sagrado, le haca abluciones a la abuela con un agua en la que haba hervido plantas depurativas y hojas de buen olor, y stas se quedaban pegadas a las espaldas suculentas, en los cabellos metlicos y sueltos, en el hombro potente tatuado sin piedad con un escarnio de marineros. Anoche so que estaba esperando una carta dijo la abuela. Erndira, que nunca hablaba si no era por motivos ineludibles, pregunt: Qu da era en el sueo? Jueves. Entonces era una carta con malas noticias dijo Erndira pero no llegar nunca.
13

AV BF CF DV EV

V V F V F

F F V F F

F V F V F

F F V F V

_________________________________________ 19) De acordo com o Decreto n 6571, de 17 de setembro de 2008, o Ministrio da Educao prestar apoio tcnico e financeiro s aes voltadas oferta do atendimento educacional especializado. Todas as alternativas descrevem objetivos previstos neste Decreto, exceto a:

Adequao arquitetnica de prdios escolares para acessibilidade. B Implantao de salas de recursos multifuncionais. C Formao continuada de professores para o atendimento educacional especializado. D Estruturao de ncleos de acessibilidade nas instituies federais de Educao Infantil. E Estruturao de ncleos de acessibilidade nas instituies federais de educao superior.

La increble y triste historia de la cndida Erndira y su desalmada abuela. _________________________________________


Cuento de G. G. Mrquez fragmento

11) Indica la opcin que describe a los personajes del cuento:

- 4 - 5 - 4 - 5 - 2 - 4 - 3 - 5 _________________________________________ 14) Indica la derivacin correcta en el siguiente grupo de palabras:

A3 B4 C3 D1 E2

A Una chica obediente y la abuela bondadosa,


siempre dispuesta a agradarla. B Son dos mujeres de edad diferente, en constante pulseada, en la que a veces gana una y a veces la otra. C Se trata de una anciana corpulenta y una jovencita, consangunea suya, quien le cumple todos los caprichos. D Erndira y la patrona en una mansin seorial, donde la nica tarea de la nia es dar bao a la anciana. E Dos mujeres en continua lucha contra las inclemencias del tiempo que amenaza derribar la casa donde viven. _________________________________________ 12) En el texto figuran Erndira y la abuela. Anloga correlacin de parentesco se encuentra en: (1) (2) (3) (4) (5) MADRASTRA - ENTENADA TIO - PRIMO PADRINO - AHIJADO MADRINA - SOBRINA SUEGRA - NUERA

_________________________________________ 15) Erndira y la abuela apenas si notaron el calibre del viento. La traduccin al portugus de la expresin en cursiva es:

A empez - empiezar - empezo B tena - temos - tiengo C estremeci - estremezo - estremezemos D olor - oler - huele E hervido - hervi - herve

A () mal perceberam a natureza daquele vento.

B (....) nem sequer se tocaram que ventava. C () com muita dificuldade conseguiram ouvir

o assobio da ventania. D () assim que perceberam o barulho da tempestade (...) E () ouviram apenas o barulho do vento, mais nada. _________________________________________ Texto 2: Subcontratacin depredadora Es usted uno ms de los millones de trabajadores en cuya constancia de pago de salarios aparece una razn social distinta a aquella a la cual presta sus servicios? Probablemente se trate de un fraude que utilizan los patrones para cubrirle un salario menor, negarle el pago de reparto de utilidades, impedir que se asocie en un sindicato autntico, despedirlo fcilmente, evadir seguridad social o simplemente pagar menos impuestos al fisco. Seguramente, todo ello en conjunto. La prctica de la subcontratacin, con sus distintas denominaciones: outsourcing, tercerizacin, externalizacin o las llamadas empresas de servicios, crece como hidra en el modelo laboral actual, carcomiendo derechos que colocan a numerosos trabajadores en estado de indefensin, ante la mirada cmplice de autoridades temerosas de contradecir la iniciativa empresarial que utiliza este camino para violar la ley. Frente a esta situacin, el sindicalismo tradicional no mueve un dedo, pues no es de su inters y preocupacin la defensa real de sus afiliados, adems de que es incapaz, en razn de su debilidad, de contrarrestar
14

La secuencia correcta es:

A2 B1 C2 D3 E4

- 3 - 4 - 3 - 5 - 4 - 5 - 4 - 5 _________________________________________ 13) Uso de las preposiciones. ( 1 ) Viaj al extranjero y llev mi esposa. ( 2 ) La abuela se puso mal y Erndira llam al doctor. ( 3 ) El barco navegaba hacia Europa. ( 4 ) Cuando tenga dinero voy comprar un coche nuevo. ( 5 ) A fin de llegar a tiempo a la cita fui en motocicleta.

La secuencia con las alternativas correctas se encuentra en:

una poltica en la que el sector empresarial ha encontrado una mina de oro, a costa de los trabajadores que le sirven. Existen experiencias muy valiosas en el campo internacional sobre las soluciones que se han instrumentado para regular el tema de la subcontratacin, acotando su uso slo cuando existan motivos tcnicos y de especialidad, cuando la naturaleza del proceso productivo o de mercado as lo exija. La propia Organizacin Internacional del Trabajo (OIT) ha formulado importantes recomendaciones en la materia, entre ellas la 198, del ao 2006, referida a las caractersticas que deben prevalecer en este tipo de relaciones de trabajo. Esta recomendacin seala que los pases miembros de la OIT, debern incluir en su poltica nacional medidas tendientes a luchar contra las relaciones de trabajo encubiertas que ocultan la verdadera situacin jurdica, entendindose que existe una relacin de trabajo encubierta cuando un empleador considera a un empleado como si no lo fuese, de una manera que oculta su verdadera condicin jurdica, y que pueden producirse situaciones en las cuales los acuerdos contractuales dan lugar a que los trabajadores se vean privados de la proteccin a la que tienen derecho. _________________________________________ 16) Algunas de las caractersticas subcontratacin, segn el texto, son: de
Arturo Alcalde Justiniani La Jornada, 08.11.2008.

B En el ao 2010 la empresa produci todo tipo de ropa. C La propuesta de los trabajadores fue acepta por la Direccin. D Los salarios atrasados fueron pagos puntualmente. E A pesar de las pruebas en su contra, el acusado fue absolvido. _________________________________________
18) Actitud de los organismos internacionales frente a la subcontratacin: Adoctrinan a los trabajadores para que acepten resignados el empleo que se les ofrece; mejor el subempleo que el desempleo. B Aprueban sin ms la subcontratacin como solucin al problema actual del desempleo. C Exhortan a los sindicatos a que inhiban los abusos, de esa manera dichos organismos se lavan las manos. D Se preocupan slo con el aspecto burocrtico, sin dar importancia a las argucias de las empresas para burlar las leyes laborales. E La permiten en casos especiales y con las debidas cautelas. _________________________________________ 19) El jefe dio la siguiente orden a los empleados: maana vengan ms temprano a la oficina. En discurso indirecto la frase entre comillas queda: EL JEFE ORDEN A LOS EMPLEADOS

la

( 1 ) Crece incesantemente, a semejanza de un monstruo mitolgico. ( 2 ) Es un subterfugio usado por las empresas para evadir el pago de impuestos. ( 3 ) Se trata de una flexibilizacin de la legislacin laboral con miras a reducir el desempleo. ( 4 ) Es una prctica que favorece a las empresas, contra la cual los sindicatos no pueden o no quieren hacer nada. ( 5 ) Medida inventada por las empresas para incrementar la produccin y favorecer al trabajador. La secuencia con las alternativas correctas es:

A que vinieran ms temprano a la oficina el da


siguiente. B que maana vienen ms temprano a la oficina. C para que maana vinieren al trabajo ms temprano. D para el da siguiente veniren ms temprano a la oficina. E que vinieren ms temprano a la oficina el da despus. _________________________________________ 20) Figuras de lenguaje. Depredador/depredadora se dice propiamente del animal de rapia que se alimenta de otros seres vivos. Aplicado a subcontratacin, tiene un uso figurado. De qu figura se trata?

A2 B1 C3 D2 E4

- 3 - 4
- 2 - 4

- 4 - 5 - 3 - 5 _________________________________________ 17) Indica la opcin con el tiempo verbal correcto:

A La huelga acab porque los problemas que la


causaron fueron resueltos.
15

A Hiprbole. B Hiprbaton. C Paradoja.

D Catacresis. E Katfora.
FILOSOFIA 11) Em relao ao filsofo e a filosofia de Sartre correto afirmar, exceto: do homem ser o senhor do seu destino. B Vivemos uma renovao constante por meio de escolhas e atos porque o nosso modo de ser como sujeitos conscientes. C O existencialismo um humanismo para Sartre. D No podendo ser criado por Deus, Supremo Bem, o mal uma deficincia da vontade humana que prefere bens inferiores ao Criador. E A liberdade humana o fundamento de todos os valores e exige do ser humano um compromisso permanente. _________________________________________ 12) O existencialismo uma doutrina que prope. Nesse sentido, marque com V as afirmaes verdadeiras e com F as falsas. ( ( ( ( ( ) Todos os homens so essencialmente determinados por foras sociais. ) O homem sempre responsvel pelas escolhas que faz e nenhuma desculpa deve ser usada para justificar qualquer ato. ) Dostoivski escreveu: "Se Deus no existisse, tudo seria permitido". Eis o ponto de partida do existencialismo. ) O homem livre deve considerar os outros e pode fazer tudo o que quiser, sem assumir responsabilidades. ) No h qualquer ideia que se possa fazer sobre um homem antes de ele existir e agir. A sequncia correta, de cima para baixo, :

( (

A Sartre afirma depender

) Filosofia uma das formas de conhecimento e guarda especificidade em relao a todas as demais disciplinas. ) A Proposta Curricular de Santa Catarina apresenta-se pronta e acabada. Trazendo as marcas da sua prtica, desconhece limites para pensar o ato filosfico. ) Conforme nos prope Marx na sua 13 Tese sobre Feuerbach: (...) os filsofos apenas interpretaram o mundo de formas diferentes, mas o que importa a evoluo intelectual. ) A Filosofia foi eliminada do convvio com a juventude secundarista nos anos 70 do sculo passado por fora da Lei n 5692/71, que abrigava um projeto pedaggico de cunho profissionalizante estreito. ) preciso reconhecer que sendo o filsofo um homem sempre situado, se faz expresso de determinados valores/interesses, de uma concepo de mundo, de conhecimento, de homem. A sequncia correta, de cima para baixo, :

AF BV CV DV EF

V F V F V

V F F V F

F V F F V

F V V V F

_________________________________________ 14) Considere a noo de Kant sobre a revoluo copernicana na filosofia e analise as afirmaes a seguir. l Considerava que o mundo possua limites, sendo formado por um conjunto de sete esferas concntricas. O mundo no finito, mas um Universo infinito. O centro do Universo no a Terra. Inatistas e empiristas, isto , todos os filsofos, parecem ser como astrnomos geocntricos, buscando um centro que no verdadeiro. preciso estudar o que a prpria razo e indagar o que ela pode, e o que no pode conhecer, o que a experincia, e o que ela pode ou no pode conhecer.

ll lll lV

AV BF CF DV EF

- F - V - F - V - V - F - V - F - V - V - F - V - V - V - F - V - F - F - V - V _________________________________________

Todas as afirmaes incorretas esto em:

13) Em relao a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, sobre as questes especficas da disciplina de Filosofia, marque com V as afirmaes verdadeiras e com F as falsas.
16

A I - III B IV - V C II - III -

D III - IV E I - II -

( (

III _________________________________________ 15) Sobre a semntica correto afirmar, exceto:

A O ramo da lingustica estuda o significado literal das expresses lingusticas. B Discute-se o que obrigatrio ou permissvel fazer pensando em certos problemas concretos que dividem as pessoas. C Uma teoria com grande aceitao a de que uma das tarefas principais da semntica consiste em definir as condies de verdade. D razovel dizer que a semntica d nfase ao estudo emprico das lnguas naturais. E anlise dos significados parciais das expresses que compem as frases e sua estrutura sinttica. _________________________________________
16) Em relao a modernidade e a soluo de Leibniz no sculo XVII correto afirmar, exceto:

( (

) As primeiras lnguas foram cantantes e apaixonadas antes de serem simples e metdicas. ) Considerava que a linguagem pode ser um medicamento ou um remdio para o conhecimento, pois pelo dilogo e pela comunicao conseguimos descobrir nossa ignorncia e aprender com os outros. ) Afirma que somente o homem um animal poltico, isto , social e cvico, porque somente ele dotado de linguagem. ) A palavra, longe de ser um simples signo dos objetos e das significaes, habita as coisas e veicula significaes. A sequncia correta, de cima para baixo, :

- 1 - 2 - 3 - 1 - 2 - 4 - 4 - 1 - 3 - 3 - 4 - 2 - 1 - 3 - 4 _________________________________________ 18) No debate filosfico alguns pressupostos e premissas so importantes. Nesse sentido, correlacione as colunas a seguir. (1) (2) (3) (4) ( ( ( Dogmatismo Verdade revelada Atitude crtica Anlogo

A4 B3 C2 D1 E2

A Nascemos com a capacidade racional, puramente intelectual, para conhecer ideias que no dependem da experincia para serem formuladas e para serem verdadeiras. B impossvel que o tringulo no tenha trs lados e que a soma de seus ngulos no seja igual a soma de dois ngulos retos. C impossvel que um crculo no tenha todos os pontos equidistantes do centro e que no seja a figura formada pelo movimento de um semi-eixo ao redor de um centro fixo. D Pelo princpio da razo suficiente, isto , pelo conhecimento das nossas causas, todas as verdades de fato podem tornar-se verdades necessrias. E As verdades da razo enunciam que uma coisa necessria e universal. _________________________________________ 17) Escrevendo sobre a teoria da linguagem, o linguista Hjelmslev afirma que a linguagem inseparvel do homem, segue-o em todos os seus atos, sendo o instrumento graas ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoes, seus esforos, sua vontade e seus atos, o instrumento graas ao qual ele influencia e influenciado, a base mais profunda da sociedade humana. (CHAUI, 2000) Considere a investigao filosfica sobre a linguagem e correlacione as colunas a seguir. (1) (2) (3) (4) Aristteles Rousseau Merleau-Ponty Plato
17

) Fonte sagrada de uma revelao divina incontestvel e incontestada. ) A verdade nasce da deciso e da deliberao de encontr-la, da conscincia da ignorncia, do espanto. ) Atitude muito natural e muito espontnea que temos desde muito crianas. nossa crena de que o mundo existe e que exatamente tal como o percebemos. ) No lugar das prprias coisas, nos fazem imaginar coisas atravs de outras. A sequncia correta, de cima para baixo, :

- 3 - 1 - 4 - 2 - 4 - 3 - 1 - 2 - 3 - 4 - 1 - 2 - 1 - 3 - 4 _________________________________________ 19) Sobre os inatistas, os empiristas e o conhecimento, considerando que Kant tambm se enga-

A2 B1 C4 D3 E2

nou por excessos epistemolgicos, correto afirmar, exceto:

T = F d cos

Os inatistas e empiristas se enganaram por excesso de objetivismo. B O conhecimento racional dependeria inteiramente dos objetos do conhecimento. C A realidade entra em ns pela experincia. D A verdade entra em ns pelo poder de uma fora espiritual. E O conhecimento racional dependeria inteiramente do aspecto subjetivo. _________________________________________ 20) O Sol menor do que a Terra. Quem duvidar disso se, diariamente, vemos um pequeno crculo avermelhado percorrer o cu, indo de leste para oeste? O Sol se move em torno da Terra, que permanece imvel. Quem duvidar disso, se diariamente vemos o Sol nascer, percorrer o cu e se pr? A aurora no o seu comeo e o crepsculo, seu fim? (CHAUI, 2000) Considerando o texto acima e a linguagem do senso comum correto afirmar, exceto:

1 m.v 2 2 1 EP = k.x 2 2 T = EC = Ep EC =
r r I = F.t = q mm F = G 12 2 d
p = po + gh

m V F p= A

E = Vg

Q = m.L
F = q.E

E=k
V =k

q d2
q d

pV = nR T

V = E.d

Q = m.c.t U = Q - T
= 1Q2 Q1

C=
i =

Q V
q t

V =R i R=

A Em decorrncia das generalizaes tendem a


estabelecer relaes de causa e efeito entre as coisas ou entre os fatos. B Busca padres, critrios de comparao e avaliao para coisas que parecem ser diferentes. Assim, por exemplo, as diferenas de cor so explicadas por diferenas de um mesmo padro ou critrio de medida. C So individualizadores por serem qualitativos e heterogneos. D Admite uma participao ou simpatia secreta entre coisas diferentes, que agem umas sobre as outras por meio de qualidades ocultas. E Onde h fumaa, h fogo. FSICA
FORMULRIO

F=k

q1q2 d2
2 2

l
A

T = q.VAB
EP = C.V Q = 2 2C

P= V i

F = q.v.B.sen

1 1 1 = + f p p'
fat = N

F = i .l.B.sen = B.A.cos

niseni = nr senr v = f _________________________________________

11) Assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir. Dois caminhes idnticos iniciam seu movimento a partir do repouso simultaneamente. Um deles est carregado com tijolos e o outro est carregado com isopor, possuindo assim pesos diferentes. Passado 1s aps a partida, com a potncia mxima de seus motores, suas ______ e suas ______.

x = xo + vot +

1 2 at 2

EP = m gh

v = v o + at

aC =

v 2 = v 2 + 2 a x o r r r r F = m.a P = m.g
M= I p' = O p 2 = 2f = T

v2 R v = .R

P=

T t

r r q = m.v

M0 = F d
18

A aceleraes sero iguais / quantidades de movimento sero diferentes B aceleraes sero diferentes / velocidades sero diferentes C aceleraes sero iguais / velocidades sero iguais. D velocidades sero iguais / quantidades de movimento sero iguais E velocidades sero diferentes / energias cinticas sero iguais

12) Um atleta de massa 80 kg desce uma pista de Ski na neve, como mostra o esquema da figura abaixo. Inicialmente, em repouso, abandona o topo da pista com energia potencial gravitacional de 16 kJ e logo depois chega base da pista com energia cintica de 14kJ.

ll

lll

lV
Nesse sentido, marque com V as afirmaes verdadeiras e com F as falsas.

( ( ( ( (

) A energia mecnica do atleta no foi conservada em sua descida na pista. ) O trabalho realizado pelas foras de resistncia (atrito e resistncia do ar) foi de 2kJ, em mdulo. ) Houve conservao da energia mecnica do atleta em sua descida pela pista. ) A energia mecnica do atleta no topo da pista de 30kJ. ) A energia cintica do atleta conservada em todo o seu movimento de descida.
A sequncia correta, de cima para baixo, :

A coliso em questo inelstica, pois o automvel e o caminho permanecem unidos aps colidirem. O impulso do automvel sobre o caminho durante a coliso foi de 16000 N.s, em mdulo. Antes da coliso, a quantidade de movimento do caminho vinte vezes maior, em mdulo, que a quantidade de movimento do automvel. A coliso em questo elstica e o mdulo da velocidade final de ambos os corpos, automvel e caminho, 21 m/s. A coliso em questo parcialmente elstica e a energia mecnica inicial do sistema composto pelo automvel + caminho igual a energia mecnica final desse mesmo sistema.

Todas as afirmaes corretas esto em:

A II - III - IV B IV - V C III - IV D I - II - III E I - III - V

_________________________________________ 14) Em uma aula de laboratrio os alunos medem e registram na tabela abaixo a massa e o volume de trs lquidos que no se misturam entre si (no miscveis).
LQUIDO 1 2 3 MASSA 2400g 45kg 32kg VOLUME 0,6litros 3 0,015cm 3 4000cm

AV BF CF DV EV

- F - F - F - V - V - F - V - F - V - V - V - F - V - F - F - F - F - V - F - V _________________________________________

13) Considere um automvel de massa 1000 kg e um caminho de massa 4000 kg em movimento numa mesma estrada retilnea. Seus movimentos so uniformes, com velocidades constantes de mdulos 5 m/s e 25 m/s, respectivamente. Num certo instante o caminho colide com o automvel, conforme o grfico a seguir.

Em seguida, o professor despeja volumes iguais de cada um dos lquidos em um recipiente cilndrico e espera atingir o equilbrio. A alternativa correta que mostra a disposio dos lquidos no recipiente :

_________________________________________
De acordo com o grfico, o exposto acima e os conhecimentos de mecnica, analise as afirmaes a seguir.
19

15) A cozinha considerada um laboratrio caseiro, pois vrios fenmenos trmicos podem ser observados nesse ambiente.

Correlacione as situaes descritas com os fenmenos ligados a essas situaes.

17) Os professores devem conhecer o funcionamento e a constituio de instrumentos ticos.


O instrumento tico formado por lentes chamadas objetiva e ocular :

( 1 ) Sentir o aquecimento da mo quando toca na panela quente. ( 2 ) A quebra de um copo quando nele colocada gua quente. ( 3 ) O derretimento de um cubo de gelo. ( 4 ) Vapor que vira lquido quando toca na tampa da panela. ( 5 ) Aquecimento do corpo quando est prximo do forno do fogo ligado. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Mudana de estado fsico (fuso). Transmisso do calor por irradiao. Transmisso calor por conduo. Dilatao trmica de um slido. Mudana de estado fsico (condensao).

A lupa. B microscpio. C projetor de slides. D periscpio. E mquina fotogrfica.

_________________________________________ 18) No to difcil os alunos entenderem noes de ondas sonoras, desde que algumas definies e qualidades fisiolgicas sejam conhecidas pelo professor.
Considere os nomes dessas definies e qualidades fisiolgicas apresentadas e correlacione as colunas a seguir.

A sequncia correta, de cima para baixo, :

A1 B4 C3 D2 E5

- 3 - 5 - 2 - 4 - 2 - 1 - 3 - 5 - 5 - 1 - 2 - 4 - 4 - 3 - 5 - 1 - 4 - 2 - 1 - 3 _________________________________________

(1) (2) (3) (4) (5) (6) ( ( ( ( ( (

Intensidade Timbre Altura Velocidade de propagao Frequncia Perodo

16) Em uma atividade experimental, duas placas condutoras planas e paralelas esto conectadas a
uma bateria de f.e.m . A placa de baixo se mantm fixa e a placa de cima pode-se mover entre os pontos A e B, como mostra o esquema da figura abaixo.

) Ligada a quantidade de energia transportada. Pode ser forte (maior amplitude) ou fraco (menor amplitude). ) Distingue os sons graves e agudos. ) Permite diferenciar diferentes fontes sonoras. ) Produto da longitude da onda pela frequncia. ) tempo em que um corpo em movimento vibratrio efetua um ciclo. ) Nmero de oscilaes de uma onda sonora.
A sequncia correta, de cima para baixo, :

Em relao situao acima correto afirmar:

A Flui carga das placas do condensador para bateria quando a placa se move de A para B. B A diferena de potencial entre as placas depende da posio da placa de cima. C O campo eltrico entre as placas cresce quando a placa se move de A para B. D A capacitncia do condensador aumenta quando a placa se move de A para B. E A energia armazenada no condensador permanece constante sem importar que a placa se mova.
20

A6 B1 C3 D1 E2

- 3 - 2 - 1 - 5 - 4 - 2 - 3 - 5 - 4 - 6 - 6 - 1 - 4 - 2 -5 - 3 - 2 - 4 - 6 - 5 - 1 - 3 - 4 - 5 - 6 _________________________________________

19) A Fsica Moderna constitui-se em teorias fsicas que surgiram a partir no inicio do sculo XX. Graas a esses novos conhecimentos foram possveis novas descobertas em quase todos os ramos das atividades humanas. Aparelhos presentes no cotidiano, tais como celulares, micro computadores, satlites artificiais e aparelho de ressonncia magntica so exemplos desse avano. Vrios

cientistas contriburam para o desenvolvimento dessa nova fsica com suas ideias inovadoras. Correlacione os nomes dos cientistas com as informaes colocadas na segunda coluna.

(1) (2) (3) (4) (5) ( (

Albert Einstein Heinrich Hertz Michelson e Morley Max Planck Niels Bohr

A4 B2 C1 D 0,5 E 0,25
GEOGRAFIA 11) A proposta curricular de Santa Catarina/199 apresenta a seguinte afirmao: A Lei 5692/71, por sua vez, apresenta uma concepo de EJA com carter tecnicista, alentada pelos sucessos do milagre econmico que florescia, custa dos direitos humanos, da excluso. Havia que se fazer, do jovem e adulto no escolarizados, trabalhadores qualificados, pelo uso da leitura, da escrita e do clculo, conformando o novo conceito de alfabetizado. Havia que faz-los produtivos, capazes de, valorizadas suas potencialidades pela educao, tornarem-se um capital necessrio e engajado no sistema capitalista. Para os que conseguiam vencer as barreiras de serem trabalhadores e estudantes em seu tempo no apropriado pelo capital, o modelo acenava com a ascenso social e atribua, aos que no conseguiam, a culpa pelo prprio fracasso. (PAIVA, 1997,
p. 95)

) Props a hiptese da quantizao da radiao, ou seja, a radiao emitida ou absorvida em quantidades discretas. ) Suas experincias com interfermetro constatou que a existncia do ter era desnecessria e que a luz possua, no vcuo, uma velocidade constante. ) Postulou que, nos tomos, os eltrons esto confinados em rbitas com valores discretos e estveis de energia, onde no h emisso de radiao. ) Foi o primeiro a detectar evidncias do efeito foto eltrico quando fazia pesquisas sobre a gerao e deteco de ondas eletromagnticas. ) Sua explicao concebe que cada fton cede toda a energia para um nico eltron, a fim de arranc-lo da placa metlica. Parte dessa energia arranca o eltron; e o restante ficar na forma de energia cintica para o fotoeltron
A sequncia correta, de cima para baixo, :

A1 B4 C4 D2 E5

- 3 - 5 - 2 - 4 - 2 - 1 - 3 - 5 - 3 - 5 - 2 - 1 - 4 - 3 - 5 - 1 - 4 - 2 - 1 - 3 _________________________________________

... tem-se hoje uma nova LDB. No a de nossos sonhos, mas a que resultou de um embate concreto das foras sociais organizadas. Mesmo no trazendo a concepo de jovens e adultos que se desejava, pelo carter restrito de educao que prope, pode-se ampliar a leitura do texto legal e encontrar nele passagens por onde se trilhem caminhos mais permanentes para a educao de um segmento afastado das virtualidades do saber ler e escrever, com autonomia, no mundo contemporneo.
(PAIVA, 1997, p. 90) http://www.sed.sc.gov.br/educadores/propostacurricular/acesso em 15/08/2012

20) Um circuito eltrico composto por trs resistores RX, RY e RZ de resistncias iguais e uma fonte de tenso V, dispostos conforme a figura abaixo.

Analise as afirmaes a seguir.

Assinale a alternativa correta que mostra a razo entre a quantidade de calor dissipada no resistor RX e a quantidade de calor dissipada no resistor RY.
21

Pelo texto se depreende que houve uma mudana no processo de ensino aprendizagem para a Educao de Jovens e Adultos nas duas LDBs citadas. ll A formao tecnicista da 5692/71 tinha como perspectiva a formao de mo de obra para o mercado de trabalho. lll A Lei 9394/96 apresenta uma viso reducionista da formao de jovens e adultos, em funo da viso restrita de educao nela contida. lV A Educao de Jovens e Adultos nos dias de hoje visa a atender a uma demanda, mesmo que reduzida, daqueles que esto fora de faixa na Educao Bsica brasileira.

Todas as afirmaes corretas esto em:

A III - IV B II - III - IV C II - III D I - II - IV E I - II - III


_________________________________________ 12) SC TEM MAIS CRIANAS DENTRO DAS ESCOLAS Este foi o ttulo da matria do Dirio Catarinense do dia 09 de setembro de 2012, na sequncia de matrias sobre a educao.
Sobre a temtica exposta no DC, e o quadro abaixo, analise as afirmaes a seguir.
SITUAO DAS CRIANAS ENTRE 6 E 14 ANOS NAS 10 CIDADES MAIS POPULOSAS DO ESTADO CIDADE % de matrculas N crianas fora da escola

13) Sobre o Pensamento Geogrfico, correto afirmar:


A Geografia dita tradicional incorporou elementos qualitativos, e no quantitativos, como forma de explicar os fenmenos geogrficos. B A crise do ensino de Geografia est na incapacidade de explicar e acompanhar as mudanas velozes que ocorrem no espao geogrfico. C O livro Por uma geografia nova, de Milton Santos, o marco da mudana paradigmtica na geografia, que opta pelo marxismo como fio condutor. D O pensamento geogrfico acadmico pouco ou quase nada chegou aos livros didticos, predominando ainda hoje a estrutura de Aroldo de Azevedo. E A Geografia superou a dicotomia fsico humano, atingindo um estgio de interpretao da realidade mais elevado entre as cincias. _________________________________________

Joinville Florianpolis Blumenau Lages So Jos Cricima Chapec Itaja Jaragu do Sul Palhoa
Fonte: DC, 09/09/2012

97,34 98,37 97,03 97,29 97,54 98,49 98,35 97,92 98,30 97,64

1866 775 1150 636 663 391 425 532 310 482

No meio oeste do estado de SC onde encontramos a maioria das cidades que apresentam a integralizao (100%) das crianas de 6 a 14 anos na escola. ll As maiores cidades catarinenses, Joinville e Florianpolis, apresentam um elevado valor relativo e um baixo valor absoluto de crianas fora da escola em relao s demais. lll Um dado que chama a ateno na matria que as cidades menos populosas do meio oeste so as que apresentam os mais elevados ndices de matrculas na faixa etria de 6 a 14 anos. lV Pelos dados da tabela podemos afirmar que nas principais cidades de SC o ensino na faixa etria est praticamente universalizado. Todas as afirmaes corretas esto em:

14) Na proposta curricular de Santa Catarina, para a Educao de Jovens e Adultos, encontramos a seguinte afirmao: Trabalhar com jovens e adultos e assumir uma prtica pedaggica que oportunize o desenvolvimento de competncias que permitam aos alunos avanos qualitativos, no uso de recursos para a resoluo de problemas frente a novas situaes, implica na necessidade de refletirmos sobre diversas questes: Quem so os sujeitos que procuram a EJA? Quais os conhecimentos j apropriados por estes sujeitos ao ingressarem na EJA? Como lidam com o conhecimento popular, cientfico e com a linguagem escrita? Qual a funo da EJA?.
http://www.sed.sc.gov.br/educadores/proposta-curricular? start=3/acesso em 15/08/2012

Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

A II - III - IV B I - II - IV C I - II - III D II - III E III - IV


22

A Os sujeitos da EJA se constituem indistintamente em jovens de diversos segmentos sociais, no havendo uma caracterizao mais evidente de um grupo social sobre o outro B O papel da EJA de somente colocar no nvel de escolaridade os sujeitos que, por vrios motivos, abandonaram a escola, seja por trabalho ou retenes sucessivas. C A formao em nvel de EJA deve assegurar uma formao mnima para que os sujeitos dessa modalidade de educao consigam atingir seu objetivo: melhorar sua formao educacional. D A importncia de se conhecer quem so os que buscam a EJA como forma de melhorar sua condio educacional fundamental como tambm qual o capital cultural que este sujeito possui. E O saber popular deve ser valorizado em detrimento do saber cientfico, pois assim no haver

um avano educativo daqueles que procuram a EJA como forma de melhorar sua condio educacional. _________________________________________ 15) Analise o texto e as afirmaes a seguir.
A REVOLUO SER TWITTADA

Os jovens da Tunsia uniram-se, protestaram, bateram de frente com o governo e foraram a renncia de um ditador que estava no poder havia 23 anos. No Egito, - com um pouco mais de insistncia, o resultado foi o mesmo - manifestaes, enfrentamentos e o fim de um regime que j durava trs dcadas. E o movimento se espalhou para Lbia, Sria, Imen, Bahrein, da mesma forma como a informao se dissemina nas redes sociais.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,a revolucaosera-twittada, 812020,0. htm/acesso em 15/08/2012

A compresso do espao pelo tempo diminuiu as distncias reais entre os diversos pontos da Terra pelo encurtamento das distncias relativas. C O mundo hoje se encontra plenamente conectado e vivendo praticamente no mesmo nvel de desenvolvimento tecnolgico. D O desenvolvimento tecnolgico levou a supresso do espao pelo tempo, haja vista que podemos acessar qualquer ponto da terra por meio da internet. E A questo espao-tempo no um problema geogrfico, mas da fsica, o que no denota importncia para o conhecimento geogrfico. _________________________________________ 17) Observe a figura abaixo, que trata da leitura de curvas de nveis, uma das formas de representao cartogrfica de altitudes e analise as afirmaes a seguir.

A Primavera rabe atingiu todo o mundo rabe, maometano ou no, provocando quedas de governos autoritrios e instituindo governos democrticos. ll As mudanas promovidas pelo movimento conhecido como Primavera rabe reduziu os tensionamentos geopolticos entre o mundo rabe e o ocidente. lll As redes sociais, o Youtube, Twitter, entre outros, foram fundamentais na difuso de imagens que se espalharam pelo norte da frica e Pennsula Arbica, no que ficou conhecido como Primavera rabe. lV O desenvolvimento dos meios de comunicao foi fundamental para o processo de globalizao. Ao mesmo tempo, estas tambm globalizam as lutas sociais. Todas as afirmaes corretas esto em:

http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_n ocoes/elementos_representacao.html/acesso em 15 /08/2012

A I - II - III B I - III C II - III D II - III - IV E III - IV

_________________________________________ 16) O gegrafo ingls David Harvey, em seu livro A Condio Ps-Moderna, aps analisar o desenvolvimento do capitalismo considera que na fase atual vivemos o aniquilamento do espao pelo tempo. Assinale a alternativa correta.

Os crculos concntricos utilizam uma equidistncia, ou seja, uma distncia entre elas de igual valor em termos de altitude. ll Os crculos concntricos, mesmo que de valores diferentes do da figura, indicam sempre uma elevao. lll A cota inicial de 400m indica que esta elevao est, a esta altitude, acima do nvel mdio do mar. lV A leitura de curvas de nvel, como as da figura, fundamental para a compreenso do relevo. Todas as afirmaes corretas esto em:

A O aniquilamento do espao pelo tempo con-

forme o autor deve-se ao grande desenvolvimento tecnolgico, principalmente das Tecnologias da Informao e Comunicao.
23

_________________________________________ 18) Leia o texto da Proposta Curricular de Santa Catarina.

A I - II - III B I - III - IV C II - III - IV D II - III E III - IV

Para que a Geografia se torne significativa tanto para o professor quanto para o aluno, preciso que os contedos desenvolvidos pela disciplina proporcionem o entendimento da realidade presente. Este entendimento passa pela abordagem do processo em sua totalidade, no de forma fracionada, mas tambm passa pela relao do localglobal. Assinale a alternativa correta.

D As cidades globais, tambm conhecidas como do tipo Alfa, possuem algumas caractersticas como, por exemplo, deterem uma bolsa de valores de influncia mundial, alm de terem grande influncia cultural. E So Paulo, a metrpole brasileira, se constitui em uma cidade global do tipo Alfa pelas caractersticas e importncia que possui na rede urbana mundial. _________________________________________
20) O Frum Social Mundial um espao aberto de encontro para o aprofundamento da reflexo, o debate democrtico de ideias, a formulao de propostas, a troca livre de experincias e a articulao para aes eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opem ao neoliberalismo e ao domnio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo, e esto empenhadas na construo de uma sociedade planetria orientada a uma relao fecunda entre os seres humanos e destes com a Terra.
http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=4&c d_language=1/acesso em 13/08/2012

A Articular o conhecimento geogrfico com o de outras disciplinas s poder ocorrer quando suplantarmos totalmente o carter disciplinar atualmente existente nas escolas. B A perspectiva local-global uma proposta metodolgica que deve partir da escala grande para a escala pequena, isto , partir da dimenso mundo para a dimenso lugar. C Para a compreenso da realidade presente se faz necessrio uma perspectiva educativa que articule os diferentes elementos, no os separando em aspectos isolados e estanques. D Apresentar o contedo geogrfico de forma mesmo que fracionada uma maneira de facilitar a compreenso da realidade, haja vista que podemos, ao final, realizar a juno dos diversos temas. E Para compreender a relao do local com o global deve-se, utilizando a escala geogrfica, partir do global para entender suas relaes com o local.
_________________________________________ 19) Cidade global (tambm chamada de cidade mundial, cidade alfa ou centro mundial) uma cidade considerada um ponto importante no sistema econmico global. O conceito vem dos estudos urbanos e da geografia e se assenta na ideia de que a globalizao criou, facilitou e promulgou locais geogrficos estratgicos de acordo com uma hierarquia de importncia para o funcionamento do sistema global de finanas e comrcio. Assinale a alternativa correta.

O texto acima destaca um item da carta de princpios do Frum Social Mundial. Nesse sentido, analise as afirmaes a seguir. O FSM se coloca como um complemento ao Frum Econmico Mundial, trazendo para o debate uma perspectiva mais humanizada da globalizao. ll O FSM se contrape s polticas neoliberais, arregimentando no seu interior as demandas dos diversos movimentos sociais. lll neste frum que nasce a expresso um outro mundo possvel, que denota a necessidade de se construir uma outra globalizao, mais humanitria. lV O Frum Social Mundial (FSM) um espao plural que envolve vrios e diversos segmentos sociais e nasce como um contraponto ao Frum Econmico Mundial, de Davos, na Sua. Todas as afirmaes corretas esto em: l

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_global/acesso em 15/08/2012.

A Uma cidade global se define exclusivamente


pela sua influncia econmica, tendo pouca ou nenhuma importncia os aspectos culturais que esta cidade possua. B As cidades globais de qualquer nvel se encontram localizadas nos pases mais desenvolvidos, no incorporando nenhuma cidade dos pases em desenvolvimento. C O conceito de cidade global, mesmo sendo muito usado pela Geografia, no tem sua origem nos estudos geogrficos, mas naqueles que discutiram o processo de globalizao.

A I - II - III B I - III - IV C II - III - IV D II - III E III - IV


HISTRIA 11) Acerca da Grcia Antiga, analise as afirmaes a seguir.
24

ll lll lV V

Atenas, cuja caracterstica principal era o militarismo, foi decisiva na Guerra do Peloponeso. Nas Guerras Mdicas, os gregos uniram-se para derrotar os persas. Os metecos eram estrangeiros que viviam em Atenas. Na democracia ateniense os hilotas podiam exercer seus direitos polticos. Os jogos olmpicos foram um exemplo da unidade cultural na Grcia Antiga.

Acerca do contexto da Revoluo Russa e de suas consequncias, correto afirmar, exceto: Os bolcheviques pregavam a formao de uma ditadura do proletariado. B Na disputa pelo poder aps a morte de Lenin, Josef Stalin defendia que a revoluo socialista deveria ser levada Europa e ao mundo. C A ideologia que norteou os dirigentes revolucionrios foi inspirada no marxismo. D A Guerra da Rssia contra o Japo, as dificuldades financeiras e as revoltas sociais agravaram a crise do governo czarista e contriburam para a revoluo socialista. E Quando assumiu o poder, Lenin assinou um acordo com a Alemanha e retirou a Rssia da Primeira Guerra Mundial. _________________________________________ 15) Durante a Primeira Repblica, em Santa Catarina tivemos a Questo do Contestado. Dois grandes eventos criaram as situaes de conflitos na regio contestada. So eles, respectivamente:

Todas as afirmaes corretas esto em:

_________________________________________ 12) A mitologia na Grcia Antiga foi rica em representaes e narrativas. Destacam-se os poemas atribudos a Homero: Ilada e Odissia. A temtica central do poema Ilada trata da:

A II - III - V B I - III - IV C II - IV - V D III - IV E IV - V

o grande. B Luta de Perseu contra seres mitolgicos. C Guerra de Tria. D Batalha dos 300, no desfiladeiro das Termpilas. E Batalha Naval de Salamina e a destruio da esquadra dos persas. _________________________________________ 13) Em 1095, o papa Urbano II convocou a cristandade da Europa a empreender uma guerra santa contra os islmicos. Todas as alternativas so consequncias do movimento das Cruzadas, exceto a:

A Conquista da plis de Esparta por Alexandre,

A Desenvolvimento do intercmbio comercial entre o Oriente e a Europa. B Contato com os povos orientais, ampliando o universo cultural europeu. C Empobrecimento dos senhores feudais. D Conquista definitiva de Jerusalm para a cristandade ocidental. E Fortalecimento do poder real e ascenso da burguesia. _________________________________________
14) Em 1917 a Rssia tornou-se o primeiro Estado socialista da histria.
25

empresrios da Brazil Railway Co. e disputa pela extrao da erva-mate entre caboclos e operrios da madeireira Lumber. B A Construo da Estrada de Ferro So Paulo-Rio Grande e as disputas entre os estancieiros gachos e catarinenses pelo controle da produo de erva-mate. C Disputas pelo controle da reservas florestais de araucria e as disputas territoriais entre catarinenses e paranaenses. D Conflitos armados entre as polcias militares de Santa Catarina e do Paran e a disputa entre os pecuaristas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pelas reas de pastagens. E Disputas entre Santa Catarina e Paran acerca dos limites entre os dois Estados e a Construo da Estrada de Ferro So Paulo-Rio Grande. _________________________________________ 16) Resultante da povoamento aoriano no litoral catarinense temos um grande legado cultural. Muitas das manifestaes da cultura popular encontram suas origens na cultura da regio dos Aores. Todas as alternativas so originrias da cultura aoriana, exceto a: Po-por-Deus, como manifestao de literatura popular. B Olaria utilitria e decorativa. C Fabricao da farinha de mandioca. D Festas do ciclo do Divino Esprito Santo.

A Conflitos entre os latifundirios da regio e os

Tcnicas de pesca e construo de embarcaes. _________________________________________ 17) Acerca da economia brasileira no perodo colonial correto afirmar, exceto:

rana, controlado apenas por cinco grandes potncias, que tem poder de veto. Os cinco pases que fazem parte do Conselho de Segurana como membros permanentes so: Reino Unido, Rssia, Estados Unidos, Alemanha e Japo. B Estados Unidos, China, Reino Unido, Rssia e Frana. C Rssia, Alemanha, Itlia, Estados Unidos e Frana. D Canad, Estados Unidos, Espanha, Rssia e China. E China, Japo, Estados Unidos, Arbia Saudita e Frana. INGLS A moment of truth for President Dilma Published by The Economist

AA

criao de charque no Rio Grande do Sul possibilitou a expanso das atividades pecurias. B Um dos fatores que contriburam para a implantao da lavoura canavieira no Brasil foi a participao financeira e logstica dos holandeses. C A produo aucareira visava o mercado externo. D A primeira riqueza explorada pela Europa em terras brasileiras foi cana-de-acar, viabilizando a colonizao a partir de 1500. E O ciclo do ouro contribuiu para a criao de um mercado interno na colnia. _________________________________________ 18) Todas as alternativas abaixo apresentam questes polticas, econmicas e sociais referentes aos governos militares do Brasil a partir de 1964, exceto a: inflao. B Criao do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Servio). C Crise do Petrleo e criao do programa Prolcool. D Desde 1964 foram mantidas as eleies diretas para governadores de Estado, com exceo do Distrito Federal. E Anistia aos polticos que estavam no exlio. _________________________________________ 19) A instituio do registro civil de nascimento e do casamento civil foram medidas implantadas:

(The text below has been slightly modified to better suit the exam)

A Crescimento da dvida externa e aumento da

1. It has been clear for some time that, if Brazil is to continue to grow at a decent clip, the policy emphasis needs to shift from twiddling the dials of demand to tackling the high cost of supply. Dilma Rousseff, Lulas successor, seems to understand the need for change. But hitherto her efforts to cut costs have focused mainly on forcing down the currency and interest rates. This has not yet prompted the spike in inflation that some feared, but it remains a gamble. The government auctioned contracts to upgrade four airports, but on terms so harsh that improvements may be slow. 2. Now there are signs that Ms Rousseff is prepared to be a bit bolder. On August 15th she invited private operators to invest in roads and railways. If the government is to attract the $66 billion in investment it wants, it will have to offer a reasonable return. The plan is for widespread private investment in ports and airports to follow. There is talk of reducing taxes on electricity, which double its cost, and applying to all industries a cut in payroll taxes that was given last year to a select few. To do this without swelling the budget deficit, Ms Rousseff must also halt the increase in public spending. 3. That is easier said than done. Much of the federal budget goes to lower tiers of government or on pensions. Ms Rousseff should abolish absurd retirement rules that mean most workers can draw their pension in their early 50s. But that will take time. In the short term, reining in payroll costs, one of the few budget items over which the federal government has plenty of discretion, is vital. So she must continue to resist the exorbitant wage demands of striking civil servants.
26

A no governo provisrio de Deodoro da Fonseca aps a proclamao da Repblica. B no perodo colonial, quando ocorreu a implantao do Primeiro Bispado no Brasil. C a partir da Constituio de 1934, no governo de Getlio Vargas. D a partir da Constituio de 1988, proclamando as liberdades individuais e civis. E durante o governo de Ernesto Geisel, que instituiu tambm a Lei do Divrcio. _________________________________________
20) A ONU (Organizao das Naes Unidos) foi criada em 1945, sendo que um dos seus objetivos manter a paz e a segurana internacional. Porm, o seu principal rgo, o Conselho de Segu-

4. The decisions that Ms Rousseff is taking ____ month will be a critical indicator of ____ her presidency is headed. Her Workers ____ derives much of ____ support ____ public-sector unions. But her own popularity goes far wider, thanks to her firm action in firing ministers alleged to have tolerated the misuse of public funds. Restoring growth and the competitiveness of Brazilian business by beating back the greedy Leviathan in Braslia is the best way for her to win a second term -- and to ensure that Brazils economy does not continue to reproduce the faults of a century ago. _________________________________________ 11) What does the government need to do in order for Brazil to continue to grow at a decent clip according to the text (first paragraph)?

The government should provide more tax relief to the productive sector. D The government must curb public spending. E The government has to carry out a reshuffle of most ministers. _________________________________________ 15) Striking civil servants (third paragraph) refers to federal workers who are (choose the correct option below):

A To invest in foreign technology. B To bring down supply costs. C To increase civil servants salaries. D To auction contracts to upgrade airports. E To reduce both the currency and interest
rates. _________________________________________

_________________________________________ 16) What has contributed to the broadening of Dilmas domestic popularity (fourth paragraph)?

A For strike. B In strike. C At strike. D Under strike. E On strike.

12) Why does the government policy of forcing down the currency and interest rates remain a gamble according to the text (first paragraph)?

leaving the country. C Due to the risk of inflation suddenly rising. D Due to high levels of government public spending. E Because of the international economic crisis. _________________________________________ 13) What does bold (second bolder) mean in the text?

A Because of job losses in the financial sector. B Given the possibility of foreign investors

A Her invitation to private operators to invest in roads and railways. B Restoring growth and competitiveness in Brazilian business. C Ensuring that the Brazilian economy does not continue to reproduce mistakes made long ago. D The abolishing of absurd retirement rules. E The dismissal of ministers from ministries involved with inappropriate use of public money. _________________________________________
17) Which is the correct sequence of the five words missing in the fourth paragraph?

paragraph

_________________________________________ 14) What does the government need to do in order to avoid an increase in the budget deficit with the reduction of certain taxes (second paragraph)?

A Brave. B Thoughtful. C Lenient. D Withdrawn. E Careful.

_________________________________________ 18) Choose the following alternative in which the relative pronoun cannot be left out:

A This - where - Party - its - from. B Last - when - group - their - for. C Any - why - team - its - of. D Next - when - support - its - and. E This - where - Party - some - for.

The government must enhance public spending. B The government has to invest thoughtfully.
27

A Some friends who they have not seen for a long time are coming from abroad. B Olympic athletes who got no medals will lose part of their financial support. C The bicycle which his mom gave him last Christmas was stolen last night. D Paul finally bought the house that he was hoping to find. E The music concert that we have tickets to has been called off.

19) Choose the following alternative in which the relative pronoun can be left out:

few days ago is reopening tomorrow. B My friend who traveled with me last summer was recently involved in a tragic road accident. C The milk which you bought this morning has gone sour. D The measures which are needed to improve the traffic are finally going to be implemented. E The girl who lent me the camcorder is picking it up tomorrow. _________________________________________

A The bank whose ATMs were all vandalized a

no considerava famiglia. Oltre ai presenti, solo Bono e Sting che non sono intervenuti perch impegnatissimi in studio di registrazione". La vedova del tenore, Alice, insieme agli artisti ha organizzato una festa tra amici per ringraziare Pavarotti. B Proprio come una serata tra amici, stato organizzato un incontro di artisti a Modena, per ricordare il maestro Pavarotti. C Il maestro Pavarotti morto ventanni fa, quando era a Modena per un festival pop, secondo Fabio Fazio. D Bono e Sting erano presenti per ricordare Pavarotti al Teatro Comunale di Modena, insieme alla figlia del maestro. E Nicoletta Mantovani era la pi commossa dopo dieci anni dalla morte di Pavarotti, alla cerimonia nel Teatro di Modena. _________________________________________ 12) Scegliere lalternativa in cui i contrari degli aggettivi che seguono sono corretti:
forte pieno morbido famoso lungo

20) The part underlined of the sentence below is an example of what kind of clause? The dogs barked as he arrived at the gate.

A Nominal. B Adjectival. C Subordinate. D Main. E Adverbial.


ITALIANO 11) Dopo la lettura, segnare lalternativa corretta, secondo il testo.

_________________________________________ 13) Completare con le forme verbali appropriate dei verbi tra parentesi. Il signor Ferrari ____ (dovere) essere contento: ha _______ (ottenere) quello che voleva. Aveva _______ (chiedere) un alloggio di propriet comunale, il Comune gliene aveva ____________ (assegnare) uno, ma era troppo piccolo per la sua famiglia.

A robusto / spassoso / aspro / rinomato / tardo B prestante / vuoto / soffice / oscuro / alto C fiacco / zeppo / delicato / illustre / svelto D bravo / tondo / tenero / ignorato / lento E debole / sgombro / ruvido / ignoto / corto

MODENA - "Ci manca molto, e siamo qui per fingere ancora una volta di stare insieme", ha detto Fabio Fazio commosso. stato lui a condurre la serata "Luciano's friends - The talent goes on" al Teatro Comunale di Modena intitolato a Pavarotti. "Un incontro tra amici", ha spiegato Nicoletta Mantovani, la vedova del tenore, presente insieme alla loro figlia Alice, che a gennaio compie dieci anni e ha fatto una breve e timida apparizione sul palco per ringraziare pubblico e artisti. C'era molto da ricordare, a cinque anni dalla morte del maestro. Innanzitutto i memorabili Pavarotti&Friends con cui, esattamente vent'anni fa, il tenore pi famoso del mondo decise di sterzare verso il pop e di chiamare a raccolta nella sua Modena le pi grandi star internazionali per un memorabile evento benefico che si replicato per dieci edizioni. "Lho pensata proprio come una serata tra amici - ha detto la Mantovani - invitando quelli che Lucia28

_________________________________________

A dovrebbe-ottenuto-chiesto-assegnato B dovesse-ottenendo-chiesto-assegnava C dovr-ottenuto-chiedendo-assegnando D dovrebbe-otterr-chiese-assegnato E dovresti-ottenere-chiuso-assegno

Leggere attentamente il testo che segue:

Roma 30 agosto 2012 - Suoner di nuovo la campanella della prima elementare nella scuola statale "Lombardo Radice" di via Paravia a Milano, nel multietnico quartiere di San Siro. Dopo un anno di stop, a settembre entreranno in classe diciannove bambini, diciassette dei quali sono figli di immigrati e non hanno la cittadinanza italiana. (...) Proprio le troppe iscrizioni di figli di immigrati (o le troppo poche iscrizioni di figli di italiani) avevano spinto il provveditorato a non formare una prima elementare durante lo scorso anno scolastico, applicando cos in maniera rigorosa il tetto del 30% di alunni non italiani deciso dallex ministro dellistruzione Mariastella Gelmini. E il tribunale gli aveva dato ragione, bocciando il ricorso di alcuni genitori. _________________________________________

Mentre lei lavora, _____ , listituto governativo dei sondaggi segnala al Sondar, in _____ momento della giornata, il suo indice di gradimento _____ i lettori. Dopo ogni articolo, verr fatto subito un _____. Finch lei manterr alta la sua quota di popolarit, far parte del nostro _____. Il direttore guard il giovane giornalista per vedere se si era spaventato. Segnare lalternativa corretta.

14) Secondo il testo, corretto affermare che:


l Sebbene non tutti i bambini abbiano la cittadinanza italiana, questanno a settembre cominceranno a studiare nella prima elementare. Nonostante siano tutti italiani di nascita, le iscrizioni di figli di immigrati nella prima elementare sono troppo poche. Il tribunale ha dato ragione al provveditorato bocciando il ricorso di alcuni genitori. Bisogna mantere il tetto del 30% di alunni italiani in prima elementare, quindi non sar possibile far studiare i bambini figli di immigrati. Si dovranno formare classi elementari pi numerose, altrimenti la scuola del quartiere multietnico di San Siro rischia di perdere il 30% degli alunni.

A mosse, attese, presso, pochi, sondaggio, ogni, giovanotto, giornale B sondaggio, presso, mosse, giovanotto, giornale, ogni, attese, pochi C mosse, ogni, attese, giovanotto, sondaggio, presso, giornale, pochi D attese, pochi, mosse, giovanotto, ogni, presso, sondaggio, giornale E presso, ogni, attese, giovanotto, mosse, pochi, giornale, sondaggio
________________________________________ 16) Dal Lei al tu: Come stata la Sua vita? Vuole raccontare che cosa Le successo? Come ha aiutato i Suoi figli? Le piacerebbe rivivere la Sua vita? Lalternativa corretta :

ll

lll lV

Segnare lalternativa in cui tutte le affermazioni sono corrette:

A II - III - IV B I - II - III C I - III D IV - V E III - V


_________________________________________ 15) Completare sottoelencate. con le parole mancanti

A Come stata la sua vita? Vuole raccontare che cosa ti successo? Come hai aiutato i tuoi figli? Ci piacerebbe rivivere la sua vita? B Come stata la tua vita? Vuoi raccontare che cosa ti successo? Come hai aiutato i tuoi figli? Ti piacerebbe rivivere la tua vita? C Come sei stata la sua vita? Vuole raccontare che cosa ti successa? Come ha aiutato i loro figli? Ti piacerebbe rivivere la vita loro? D Come stata la tua vita? Volete raccontare che cosa le successo? Come hanno aiutato i suoi figli? Vi piacerebbe rivivere la sua vita? E Come stata la Loro vita? Vuoi raccontare che cosa vi successo? Come ha aiutato i loro figli? Le piacerebbe rivivere la tua vita?
_________________________________________ 17) Abbinare le parole sottoelencate ai loro significati corretti: (1) (2) (3) (4) (5) (6)
29

sondaggio / presso / mosse / giovanotto / giornale / ogni / attese / pochi Il direttore _____ un cenno di assenso dal giovane giornalista. Dopo _____ secondi, la testa del giovane giornalista si _____ su e gi per indicare assenso.

svolgersi stancarsi giungere rammentare borbottare smettere

(a) (b) (c) (d) (e) (f)

brontolare tra s e s arrivare, pervenire realizzarsi secondo un determinato ordine interrompere, sospendere perdere le energie richiamare nella memoria

diffidiamo di sconti superiori al 50%, perch oltre questa soglia lo sconto sarebbe superiore al margine stesso; infine, prestiamo attenzione ai capi che potrebbero essere fondi di magazzino degli anni precedenti. Ricordiamo ancora che sono previste pene severe per i commercianti pi furbi. _________________________________________ 19) Secondo il testo Consigli per i saldi, il significato di furbi :

La sequenza corretta :

A 1-b / 2-a / 3-f / 4-d / 5-e / 6-c B 1-c / 2-b / 3-e / 4-a / 5-d / 6-f C 1-e / 2-c / 3-b / 4-f / 5-d / 6-a D 1-e / 2-b / 3-c / 4-a / 5-d / 6-f E 1-c / 2-e / 3-b / 4-f / 5-a / 6-d

_________________________________________ 18) Riordinare le frasi del testo che segue:


1. Eh, bella!

_________________________________________ 20) Segnare vero (V) o falso (F) secondo il testo Consigli per i saldi: ( ( ( ( ( ) bene non fidarsi di riduzioni troppo espressive, oltre il 50%. ) Alla fine dellestate, di solito, i consumatori partono alla caccia di sconti. ) Le unioni dei consumatori organizzano i fondi di magazzino. ) I consumatori sono severi per i commercianti che fanno grandi affari. ) Si trovano capi scontati fino al 70 o 80 percento durante i saldi estivi. La sequenza corretta :

A sciocchi B esperti C maliziosi D esperienti E ingenui

2. un appartamentino ino, ino, ino. piccolo, piccolo, piccolo. 3. Hai visto? Hai visto che casa si sono comprati Maurizio e Valeria, eh? 4. un appartamentino carino in centro. 5. Bella, s! Se io penso che adesso torniamo in quel buco di casa che la nostra casa! 6. Ah, buco! Non esagerare, non un buco. 7. No? Che cos? La sequenza corretta :

A1 B3 C3 D1 E7

- 4 - 5 - 6 - 2 - 3 - 7 - 1 - 5 - 6 - 7 - 4 - 2 - 1 - 7 - 6 - 2 - 4 - 5 - 4 - 6 - 5 - 2 - 3 - 7 - 1 - 5 - 4 - 3 - 2 - 6 _________________________________________ Leggere attentamente il testo.

AF BV CF DV EV

F F F V F

F F V F F

V V V F F

V V V V V

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Texto 1 - Um convite macabro Nenhuma efemride justifica a escolha de Edgar Allan Poe na capa da nossa edio. A ltima data comemorativa relacionada ao autor foi em 2009, quando se completaram 200 anos de seu nascimento na cidade de Baltimore, nos EUA. Poe, no entanto, dispensa razes temporais para ser lido, revisitado, publicado ou biografado. S neste ano, trs obras relacionadas a este que considerado um dos mais importantes autores do sculo XIX foram lanadas no Brasil. Em uma delas o poeta Ivo Barroso publicou a terceira edio de O corvo e suas Tradues, anlise do principal poema de Poe; em outra a escritora Jeanette Rozsas narra
30

Consigli per i saldi Come ogni anno, allinizio del lungo periodo dei saldi estivi, i consumatori cercano grandi affari, partendo alla caccia del capo di abbigliamento scontato. Ma bene fidarsi di sconti che promettono riduzioni in alcuni casi fino al 70 o 80 percento? Ricordiamo alcune regole fondamentali, consigliate dalle unioni dei consumatori, per non avere brutte sorprese: i prezzi prima dellinizio dei saldi vanno monitorati: in questo modo possiamo poi verificare lattendibilit del prezzo a saldo;

em forma de romance a sua biografia. Para arrematar, em Contos de Imaginao e Mistrio, a Editora Tordesilhas preparou a mais completa coletnea brasileira de contos, com o requinte de um prefcio de Charles Baudelaire, tradutor e divulgador na Europa deste que tambm foi editor e crtico literrio. A fonte de interesse de crticos e leitores na obra de Edgar Alan Poe sua reconhecida genialidade para criar narrativas de suspensa e um efeito hipntico que nos leva a entrar no clima de terror psicolgico de suas histrias. Alm de aplicar-se no conto e na poesia com rigor e horror, Poe formatou tambm o gnero de fico cientfica. [...] A vida e obra desse grande poeta comentada nesta edio por Luiz Antnio Aguiar, um apaixonado pelo gnero de terror e autor, entre outros, de Era Uma Vez Meia-Noite, adaptao dos contos de Poe. um convite para levar voc e seus alunos ao universo macabro da alma humana, criado por um dos maiores autores que a Amrica j produziu.
PEROZIM, Lvia. Um Convite macabro. Carta na escola, n. 68, ago. de 2012, p.4.

_________________________________________ Texto 2 - Montagens e inditas homenageiam Nelson Rodrigues Unanimidade para nem mesmo Nelson Rodrigues botar defeito. A totalidade da obra do autor considerado o maior do pas ser apresentada na mostra "A Gosto de Nelson", em agosto, no Rio, ms em que se comemora o centenrio de nascimento do escritor recifense-carioca, morto em 1980. As peas sero apresentadas em ordem cronolgica, nos teatros Glauce Rocha e Dulcina. Sero 14 remontagens e trs espetculos inditos de companhias e artistas de diversos Estados do pas: "Viva, Porm Honesta", do grupo pernambucano Magiluth; "Valsa n 6", produo curitibana com direo de Gustavo Bitencourt e interpretao de Leonarda Glck; e "Boca de Ouro", pea do grupo Prole, de So Paulo, dirigido por Flavia Pucci. A mostra estimula a produo de artistas brasileiros de fora do eixo. H sete produes do Rio e de So Paulo. O restante vem de fora, sendo a maioria de artistas ainda desconhecidos do pblico carioca e paulista. "Tentamos contemplar o Brasil todo e entender como Nelson Rodrigues est sendo montado hoje dentro e fora do eixo", diz Antonio Gilberto, diretor da Funarte, idealizadora da mostra. So Paulo tambm homenageia o dramaturgo com "Agosto Cem Nelson", evento organizado pela prefeitura da cidade que apresenta dez vises do universo rodriguiano, em diversos teatros. (...)
Montagens e inditas homenageiam Nelson Rodrigues. Folha de S. Paulo. Ilustrada. 29 de jul. de 2012.

D uma notcia. E um editorial.

_________________________________________

11) O termo efemride utilizado no texto 1 com o significado de:

_________________________________________ 12) Leia o trecho: Poe, no entanto, dispensa razes temporais para ser lido, revisitado, publicado ou biografado. Neste trecho, o autor do texto 1 evidencia que: Poe ser lembrado. B a obra de Poe mantm sua atualidade apesar de escrita no sculo XIX. C a obra de Pe, que temporal, no possui a atemporalidade de outros autores clssicos. D no h necessidade de se ler, revisitar, publicar ou biografar Poe. E em todo aniversrio de sua morte, Poe lembrado. _________________________________________ 13) Pelas caractersticas apresentadas, o texto 1 :

A desculpa. B desgraa. C explicao. D data. E assombrao.

_________________________________________

14) Considere o texto 2 e analise as afirmaes a seguir. I Considerando-se que o trecho Unanimidade para nem mesmo Nelson Rodrigues botar defeito remete clebre frase de Nelson Rodrigues Toda unanimidade burra, pode se afirmar que entretm com ela uma relao de intertextualidade.

A no precisa haver uma ocasio especial para

A uma reportagem. B um ensaio. C uma crnica.


31

II Em Agosto Cem Nelson, o trocadilho entre Cem e sem baseia-se na metonmia da palavra, que possui um mesmo som, mas significados e escritas diferentes. III O trecho entender como Nelson Rodrigues est sendo montado hoje um exemplo de metonmia. IV O termo evento retoma a mostra A Gosto de Nelson. V O ttulo evidencia o fato de as mostras trazerem apenas montagens inditas. Todas as afirmaes corretas esto em:

_________________________________________ 15) Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas a seguir. ____________ a mostra duas estreias, "Valsa n 6", o nico monlogo escrito pelo autor, com direo de Eric Lenate, e "Myrna".

A I - III B II - III C II - IV D III - IV E IV - V

Texto 4 - Clarice e o senso comum IV V [...] Alguns artistas so relegados a um plano menor s por serem acessveis. Como se o fato de ser ininteligvel fosse sinal de qualidade e grandeza. Ceclia Meirelles, por exemplo, uma poeta enorme, mas por ter ganho uma aura, digamos, escolar, por ser aceita, lida e entendida, sempre foi posta num patamar inferior pelos entendidos. J Clarice Lispector, outra escritora imensa, tem aura misteriosa, profunda e filosfica, quase maldita, inalcanvel. Mas no quero correr o risco de ser raso. Obviamente a escrita de Clarice mais enigmtica e cheia de signos e subtextos que a de Ceclia, muito mais simples e despojada, ainda que rica. Mas os lugares que ambas ocupam num suposto ranking literrio emblemtico disso que explanei acima. Quanto mais difcil, mais maldito. Quanto mais maldito, mais dotado de verniz esttico. Quanto mais inteligvel, menor. Agora, redescoberta (e desvirtuada) pelas redes sociais, campe de textos fake no Face, Clarice passou de hermtica a simplria, rainha da autoajuda, emissria do sentimentalismo mais rasteiro, sacerdotisa do bvio. , este mundo mesmo cheio de ironias. _________________________________________

_________________________________________ 16) Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas a seguir. O espetculo indito, une _____ textos do dramaturgo clssicos de Lupicnio Rodrigues, compositor favorito de Nelson.

A Integra B Integram C Integraria D Integrassem E Integrou

BALEIRO, Zeca. Clarice e o senso comum. Isto . n. 232. 22 de ago de 2012, p.130.

_________________________________________ Texto 3 Ao compor poema em diferentes estilos e engendrando conjunto distinto de ideias, [...] optou por produzir personalidades com nomes prprios, certa aparncia, um reduzido nmero de hbitos, local e data de nascimento. Atribui-lhes conjuntos de poemas e, posteriormente, fez essas personagens criadoras interagirem entre si, mediante uma troca de correspondncias que transparecesse dvidas, convices e vises do mundo. O expediente resultou num pacto ficcional: quando nos referimos a Caeiro e Reis imaginamos sujeitos com atributos intelectuais, e no perspectivas sem dono, ou com um nico dono. [...] _________________________________________ 17) O texto 3 se refere a: A Ceclia Meirelles. B Nelson Rodrigues. C Clarice Lispector. D Fernando Pessoa. E Almada Negreiros.
32

A aos B os C dois D em E

18) Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 4. O texto afirma que Clarice seria uma autora menor por ser enigmtica. B O texto questiona o fato de a academia menosprezar autores ininteligveis. C O texto visa comparar esteticamente as autoras para estabelecer seus lugares no ranking da literatura brasileira. D O autor cita duas autoras que teriam sido colocadas em patamar inferior da literatura brasileira. E O texto questiona o fato de autores populares serem menosprezados pela crtica literria. _________________________________________ 19) Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 4.

zados para caracterizar Clarice Lispector. B As palavras entendida e entendidos so utilizadas com sentidos diferentes. C O termo maldito usado no sentido pejorativo. D O adjetivo raso usado no sentido de polmico. E O adjetivo simplria utilizado pelo autor para desqualificar a obra de Clarice Lispector.

A Os adjetivos simples e despojada so utili-

20) Assinale a alternativa correta.

A Ceclia Meirelles escreveu, dentre outros, A hora da estrela. B Ceclia Meirelles contempornea de Machado de Assis. C Clarice Lispector contempornea de Lygia Fagundes Telles e Rubem Braga. D Clarice Lispector escreveu O Quinze. E Ceclia Meirelles dedicou-se exclusivamente poesia.
MATEMTICA 11) So consideradas operaes elementares que podem ser feitas sobre as linhas da matriz aumentada associada a um sistema de equaes lineares: l Trocar duas linhas ll Multiplicar uma linha por um nmero real. lll Substituir uma linha por sua soma com um mltiplo de outra linha. lV Substituir uma linha pelo seu produto com outra linha. Todas as afirmaes corretas esto em:

D Apenas a afirmao I est correta. E Todas esto corretas.


_________________________________________ 13) Numa escola de 1200 alunos, 670 gostam de Matemtica; 230 apenas de Portugus e 120 de Portugus e Matemtica. correto afirmar que, escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso, a probabilidade dele gostar de Matemtica ou Portugus :

A 17/20 B 12/13 C 79/120 D 3/4 E 10/12


_________________________________________ 14) No grfico abaixo esto representada duas retas. A partir dele, analise as afirmaes a seguir.

A I - II - III B I - III C II - III - IV D I - II - III E III - IV

IV

_________________________________________ 12) Analise as afirmaes a seguir. Se um sistema de equaes lineares A obtido de outro sistema de equaes lineares B por uma sequncia finita de operaes elementares vlidas sobre suas linhas, ento A e B possuem o mesmo conjunto soluo. ll Independente dos valores de a e b, o sistema de equaes lineares no l l As retas r e s so paralelas. ll As retas r e s podem ser consideradas a representao grfica de um sistema de equao linear possvel e indeterminado. lll O grfico uma representao do sistema

lV O ponto de coordenadas tence reta r. Assinale a alternativa correta.

per-

possui soluo. lll Um sistema de equaes lineares com 5 incgnitas e 3 equaes no possui soluo. Assinale a alternativa correta.

A Apenas a afirmao III est correta. B I e II esto corretas. C II e III esto corretas.
33

A I, II e IV esto corretas. B I, II e III esto corretas. C Todas as afirmaes esto corretas. D Apenas a afirmao I est correta. E Apenas a afirmao III est correta.

15) Analise as seguintes afirmaes: l Seja A uma matriz quadrada de ordem 2. Ento sua inversa A-1 igual a .

18) Em uma aula de Matemtica os alunos confeccionaram um domin especial envolvendo expresses numricas, cujos resultados pertencem ao . conjunto A={ O professor imps algumas regras para confeco dos domins: - Uma pea formada por um par de resultados. - No podem existir peas idnticas, ou seja, no podem existir duas (ou mais) peas com mesmo par de resultados. - Podem ser feitas peas do tipo dobre, ou seja, peas em que os dois lados tm o mesmo resultado. A quantidade mxima de peas diferentes que este domin poder ter :

ll Se uma matriz A quadrada de ordem n singular, ento, ela equivalente por linhas a matriz identidade de ordem n. lll Se A uma matriz quadrada e r e s so nmeros naturais no nulos, ento Ar.As=Ar+s. Assinale a alternativa correta.

A Apenas a afirmao I est correta. B Apenas a afirmao III est correta. C Todas as afirmaes esto corretas. D I e II esto corretas. E I e III esto corretas.

_________________________________________ 16) Analise as seguintes afirmaes a seguir. Toda funo do segundo grau da forma f(x)=ax+bx+c, com aR*, pode ser escrita da forma f(x)=a(x-h)+k, onde (h,k) so as coordenadas do vrtice dessa parbola. ll A alterao do coeficiente c de uma funo de segundo grau da forma f(x)=ax+bx+c, com aR*, provoca no seu grfico um deslocamento horizontal. lll Toda funo do segundo grau da forma f(x)=ax+bx+c, com aR* pode ser escrita da forma f(x)=(x-x1). (x-x2), onde x1 e x2 so as razes dessa funo. Assinale a alternativa correta. l

A 55 B 45 C 28 D 36 E 64

_________________________________________ 19) Analise afirmaes a seguir. Se {a, b, c} um subconjunto dos nmeros reais, ento impossvel que seus trs elementos formem ao mesmo tempo uma PA e uma PG. ll Para que uma PG seja decrescente necessrio que sua razo seja um nmero menor que zero. lll Se a, b, c so termos consecutivos de uma PA e (a+2), (b+2), (c+2) so termos consecutivos de uma PG, ento, a=b=c. Assinale a alternativa correta. l

A Apenas a afirmao I est correta. B Apenas a afirmao III est correta. C II e III esto corretas. D I e II esto corretas. E I e III esto corretas.

_________________________________________ 17) H duas granjas cujo total de galinhas igual a 1800. Uma granja produz ovos na proporo de 2/3 de ovos por galinha diariamente. Enquanto que a outra granja produz na proporo de 1/2 de ovos por galinha diariamente.

_________________________________________ 20) A representao geomtrica dos nmeros complexos V e U a da figura:

A Apenas a afirmao I est correta. B I e II esto corretas. C II e III esto corretas. D Apenas a afirmao II est correta. E Apenas a afirmao III est correta.

Se as duas granjas produzem 1100 ovos por dia, quantas galinhas tm a granja com maior nmero de galinhas?

A 1300 B 1200 C 600

D 1250 E 900
34

correto afirmar que a representao geomtrica para o produto VU :

12) Com relao aos compostos orgnicos correto afirmar, exceto:

A molcula de metanal (formaldedo) apresenta estrutura trigonal plana. B As cadeias carbnicas podem conter tomos diferentes de carbono, que so chamados de heterotomo. C Somente o carbono forma cadeias. D Os halognios que pertencem famlia 7A da classificao peridica podem ser um heterotomo em uma cadeia carbnica. E O metanol possui maior solubilidade em gua que o butanol. _________________________________________ 13) No jornal Folha de So Paulo de 20 de julho de 2012, foi publicada uma reportagem sobre a instalao da primeira usina de biodiesel de algas marinhas no Brasil. [...] A usina vai utilizar CO2 retirado
das chamins da indstria que processa a cana-deacar. O CO2 acelera o processo de fotossntese das algas, que acarreta na gerao do biocombustvel [].

Baseado nas informaes fornecidas, e nos conceitos qumicos, analise as afirmaes a seguir. O CO2 uma molcula apolar e um dos principais causadores do aquecimento global. ll Na atmosfera o CO2 acarreta em um aumento do pH da chuva. lll A molcula de CO2 possui uma geometria linear, possuindo duas ligaes sigma e duas . lV O biodiesel pode ser fabricado atravs de uma reao de transesterificao entre lipdeos (de origem vegetal ou animal) e lcool. Um dos produtos formados um ster (o nome qumico do biodiesel). Todas as afirmaes corretas esto em: QUMICA 11) Com relao as espcies qumicas H2O e H3O+, assinale a alternativa correta. l

No possvel determinar.

sa molar. Ambas as espcies possuem o mesmo nmero de prtons. C Ambas as espcies possuem o mesmo nmero de eltrons. D Ambas as espcies possuem propriedades qumicas iguais. E Ambas as espcies possuem frmulas estruturais iguais.

A Ambas as espcies possuem a mesma masB

_________________________________________ 14 Substituindo dois hidrognio do carbono 2 do cido etanico por um grupo amino e um grupo benzil, temos o aminocido chamado fenilalanina. O nome oficial da fenilalanina :

A I - II - III B I - II - III C I - III - IV D II - III E III - IV

IV

A cido 2-amino-2-benzil-etanico. B cido 2-amino-3-fenil-propanico. C cido 2-amino-3-fenil-etanico. D cido 2-amino-3-benzil-etanico.


35

_________________________________________ 15 Com relao a estrutura dos tomos, analise as afirmaes a seguir. Elemento qumico um conjunto de tomos com o mesmo nmero atmico. ll tomos com mesmo nmero de prtons e diferentes nmero de massa so chamados de isotpos. lll A gua pesada (gua deuterada) possui a mesma massa molar que a gua comum. lV O conceito de on pode ser definido como um tomo ou conjunto de tomos com algum excesso de carga, positiva ou negativa. Todas as afirmaes corretas esto em: l

E cido 3-amino-3-fenil-propanico.

que apresenta funo de vacina contra tumores


[] Os pesquisadores usaram uma biblioteca com medicamentos aprovados pela FDA e encontraram quatro drogas da classe dos glicosdeos cardacos, entre elas a digoxina, de uso mais amplo, com esse efeito imunognico. Testaram essa ao em linhagens celulares de diferentes tumores, com sucesso [].

digoxina Baseado nos dados fornecidos, e nos conceitos qumicos, analise as afirmaes a seguir. Na molcula de digoxina existe a funo qumica ter. ll Em uma molcula de digoxina existem duas ligaes do tipo . lll Na molcula de digoxina existe a funo qumica lcool. IV A digoxina deve reagir com Br2 pois este se adiciona a ligao dupla. Todas as afirmaes corretas esto em: l

_________________________________________ 16 Sobre as variedades alotrpicas dos elementos qumicos analise as afirmaes a seguir. Grafite, diamante e fulereno so as principais formas alotrpicas do carbono. ll Em funo de suas estruturas, a grafite um condutor de eletricidade, j o diamante um no condutor de eletricidade. lll Os gases oxignio e oznio so as principais variedades alotrpicas do oxignio, sendo o gs oznio o mais estvel. lV O enxofre rmbico e monoclnico so as principais variedades alotrpicas do enxofre, sendo o enxofre rmbico a forma mais estvel. Todas as afirmaes corretas esto em: I

A I - II B I - II C I - II D II - III E III - IV

IV III III - IV

_________________________________________ 18 Sobre o petrleo analise as afirmaes a seguir. A gasolina, um derivado do petrleo, constituda em sua maioria por uma mistura de hidrocarbonetos. ll A combusto completa de um hidrocarboneto libera CO2 e H2O. lll A gasolina obtida a partir da destilao fracionada do petrleo. lV Para aumentar o rendimento de produo da gasolina, o petrleo submetido a um processo chamado de cracking. Todas as afirmaes corretas esto em: l

A II - III B I - II C I - II D I - II E III - IV

III IV III - IV

IV _________________________________________
Para responder as questes 17 e 19 considere o texto abaixo.

A I - II B I - II C III - IV D I - II E I - II -

III III - IV

________________________________________

17) No jornal Folha de So Paulo de 21 de julho de 2012, foi publicada uma reportagem sobre uma droga usada para o tratamento de arritmia cardaca
36

A I - II B I - II C I - II D I - III E III - IV

III IV III - IV

19 Em um comprimido contm 0,25 mg de digoxina. Quantas molculas de digoxina contm nesse comprimido?
Dados: Massa molar da digoxina: 781 g/mol. Nmero de 23 Avogadro: 6.10 entidades.

A 1,50.1020 molculas. B 1,92.1017 molculas. C 1,92.1018 molculas. D 1,92.1020 molculas. E 1,50.1023 molculas.
_________________________________________ 20) Com relao aos carboidratos, analise as afirmaes a seguir. A sacarose um acar que por hidrlise libera glicose e frutose. ll Os carboidratos tambm so chamados de glicdios. lll Analisando a estrutura das molculas de glicose e frutose (ambas na forma aberta), a glicose possui as funes qumicas aldedo e lcool j a frutose as funes qumicas cetona e lcool. lV A glicose, frutose e galactose possuem a mesma frmula molecular. Todas as afirmaes corretas esto em: l

D Contatos entre diferentes culturas que provocam assimilao ou traos culturais de uma para a outra. E a determinao de um espao geogrfico especfico onde ocorre o predomnio de complexos culturais.
_________________________________________ 12) Socializao o meio pela qual os indivduos internalizam os valores e normas do grupo ou da sociedade da qual fazem parte. Considerado um dos mais expressivos instrumentos de socializao em relao ao controle social, analise as afirmaes a seguir. I Estabelece regras religiosas entre seus membros e regula o funcionamento da vida comunitria.

Il Forma pela qual a sociedade internaliza os valores e normas do grupo nos indivduos. Ill Estabelece a ordem social assegurando que os indivduos se conformem s regras e princpios determinados. lV Estabelece os direitos sociais relacionados ao conjunto de regras dos direitos naturais. V Relacionados aos valores pertinentes a cada sociedade exercido pela presso do grupo e as sanes. Todas as afirmaes corretas esto em:

A III - IV B I - II C I - II D II - III E I - II -

III IV III - IV SOCIOLOGIA

A II - IV - V B I - II - IV C II - III - V D I - III - V E III - IV - V


_________________________________________ 13) Acerca do perodo Vargas (1930 a 1945) correto afirmar, exceto:

11) A sociedade tem importante papel na transmisso da cultura, pois nela que se desenvolve a vida de um povo e na qual o indivduo recebe a herana social do grupo a que pertence. Acerca do significado da aculturao, assinale a alternativa correta.

nentes de uma cultura, provocando o desequilbrio entre culturas similares. B caracterizada pelo sentimento de pertencimento que a pessoa tem em relao a determinado grupo. C Representa a difuso de alguns traos culturais entre outras culturas que no aquelas em que se originou.
37

A o descompasso existente entre os compo-

entre o governo e a sociedade C Duas constituies federais. D O mercado era o principal investidor na modernizao estatal. E Liderana carismtica. _________________________________________ 14) Tambm denominadas de sociedades societrias em oposio a expresso sociedade comunitria, em relao as caractersticas das grandes metrpoles contemporneas, marque com V as afirmaes verdadeiras e com F as falsas.

A Ocorreu dois golpes de Estado. B O populismo permeava as relaes

( ( ( ( (

) Acentuada diviso do trabalho. ) Relaes sociais transitrias, superficiais e impessoais. ) Mantm a coeso unitria similar a antiga comunidade. ) Aumento do grau de consenso motivado pela integrao dos padres de comportamento. ) Os costumes so enfraquecidos e a lei formal regulamenta o comportamento e as relaes sociais. A sequncia correta, de cima para baixo, :

D por

trs tipos: dominao legal, tradicional e carismtica. E como um tipo especial de poder que implica em uma forma de subordinao. _________________________________________

17) O conceito de sociedade civil um tema de discusso para os tericos da poltica clssica como para a contempornea, sendo alvo de variaes e classificaes no seu significado em relao ao significado de sociedade civil para Bobbio.
Nesse sentido, correto afirmar:

AV BV CF DF EV

- F - F - V - V - F - V - F - V - F - V - V - V - V - F - V - F - V - F - F - V _________________________________________

15) Distintos em cada poca, os direitos na cidadania moderna so expressos em trs grupos, ainda que interrelacionados. So eles: direitos civis, polticos e sociais. Sobre os direitos civis, correto afirmar: Regula as relaes privadas dos cidados entre si. A salvaguarda destes direitos de responsabilidade dos tribunais. B Referem-se a direitos trabalhistas e de aposentadoria. C Garante a participao nos assuntos polticos da comunidade por meio do voto. D As assemblias legislativas locais e nacionais so as instituies mais importantes para o exerccio destes direitos. E Dizem respeito a garantias de acesso educao e a participao dos indivduos nos processos eleitorais. _________________________________________ 16) Dentre as categorias mais utilizadas na sociologia weberiana, encontra-se o conceito de dominao que se caracteriza, exceto: por sua representao que realizada por um quadro administrativo que utiliza meios da coao hierocrtica para fazer cumprir as ordens vigentes. B pelo fato de no precisar que ocorra a vontade do indivduo ou indivduos em influenciar a conduta de outros errado, correto a dominao em Weber precisa haver a vontade de uns (indivduos) em influenciar a conduta de outros. C pelo reconhecimento legtimo por parte de quem obedece as ordens que lhe so dadas.
38

A Esfera que abrande todo o intercmbio material dos indivduos, no interior de uma fase determinada de desenvolvimento das foras produtivas. B o espao onde surgem e se desenvolvem os conflitos econmicos, sociais, ideolgicos, religiosos. Estes conflitos podem ser resolvidos pelas instituies da sociedade, por meio de mediaes e/ou da represso. C essencial para consolidar a democracia, dado ser o espao que permite a liberdade e a associao de foras sociais, que se constituem em obstculo contra a tirania. D sinnimo de Estado em oposio ao estado de natureza. E Espao de controle e de conformao ao Estado burocratizado. _________________________________________
18) Em sociedade, o homem possui vnculos relacionados a instituies sociais as quais estabelecem normas e princpios que marcam a realidade social, ou seja, a totalidade, na qual estamos imersos e por ela marcados. Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina Formao Docente em Educao Infantil e Sries Iniciais, em relao aos princpios metodolgicos que articula teoria a esta realidade, correto afirmar, exceto: Criar condies de participao dos alunos nas tomadas de decises de ensino (seleo de contedo, escolha de procedimentos de ensino e de procedimentos de avaliao). B Criar situaes de ensino que possibilitem a exposio (de sujeitos da educao, professores e alunos) a diferentes pontos de vista. C Deve ter como pressuposto o professor como centro de aprendizado realizando as interaes prticas-tericas-prticas. D Realizar a articulao entre teoria e realidade atravs das questes sociais focalizadas. E Levar em considerao no trabalho escolar o conhecimento do aluno e o conhecimento cientfico.

19) Com caractersticas distintas de outros agrupamentos coletivos, segundo Touraine, os movimentos sociais esto pautados em trs princpios (identidade, oposio e totalidade). Sobre o princpio da totalidade em relao aos movimentos sociais, marque com V as afirmaes verdadeiras e com F as falsas. ( ) Representa a defesa de interesses especficos de um determinado grupo na sociedade, e o faz em nome de valores das pessoas do grupo. ) O movimento feminista uma expresso do princpio de totalidade existente nos movimentos sociais. ) O movimento pelos direitos humanos evidencia o princpio de totalidade. ) O movimento estudantil pela melhoria da qualidade do ensino uma expresso do princpio de totalidade. ) Visa vencer os obstculos que impedem de alcanar os objetivos e metas almejados pelo grupo buscando vencer a oposio. A sequncia correta, de cima para baixo, : - F - V - V - F - F - V - F - V - V - F - V - F - V - V - F - V - V - F - V - V _________________________________________ 20) Assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir. O processo eleitoral no Brasil _____________ que ____________, pelos Tribunais rais, pelos Juzes Eleitorais _________. organizado pela composta pelo ________ Eleitoe pelas Juntas

( ( ( (

AF BV CF DF EV

- Tribunal Superior - locais - municipais B Justia Civil - Tribunal Eleitoral - Estaduais - Municipais C Justia eleitoral - Supremo Tribunal Superior - municipais - locais D Justia Civil - Tribunal Superior Eleitoral estaduais - municipais E Justia Eleitoral - Tribunal Superior Eleitoral - Regionais, Eleitorais _________________________________________

A Justia Eleitoral

39

You might also like