You are on page 1of 3

Qualidade intelectual e representao poltica Fbio Wanderley Reis Num debate de que participei dias atrs sobre o feio

momento poltico brasileiro, meu amigo Boris Fausto, a propsito de observaes que eu prprio formulei sobre limitaes do eleitorado popular, atreveu-se a ponderaes que se expem a leituras maldosas, mas remetem a paradoxos de que no fcil escapar. Estaramos experimentando, h algum tempo (que entendo corresponder segunda metade do sculo XX, com a grande expanso do eleitorado), a democratizao da representao (ele mesmo pe as aspas), mas o resultado seria fazer piorar a qualidade intelectual dos nossos parlamentares, que antes seriam melhores, mais informados, mais cultos. E essa deteriorao ajudaria a compor os problemas do momento. Sem dvida, o ideal democrtico, atento ao valor da autonomia do cidado, leva por si s idia de que teramos melhor democracia se as decises coletivas fossem tomadas por cidados intelectualmente sofisticados e adequadamente informados. Isso resultaria, entre outras coisas, em que os cidados fossem capazes de descentrao ou distanciamento at mesmo diante da coletividade e da presso dos demais, garantindo-se a autonomia e o pluralismo. Mas a concepo da sociedade em que todos fossem igualmente sofisticados e informados omite, claro, justamente a desigualdade e a questo social que est, e sempre esteve, no cerne dos problemas da democracia. Assim, se vamos Atenas clssica, vemos que o elemento distintivo de sua democracia consiste no princpio de que camponeses, sapateiros ou ferreiros, ou seja, trabalhadores manuais, podiam ser governantes, podiam ser cidados e como cidados governar a comunidade. Ora, por estranho que parea diante da frequente idealizao da democracia ateniense, esse princpio, como se destaca em anlises de Ellen Meiksins Wood, objeto de disputa e fortemente contestado entre os grandes filsofos gregos, que com certeza expressam ao menos em parte a opinio pblica de Atenas. Um dilogo de Plato (Protgoras) apresenta o que Wood assinala ser a nica
1

argumentao sistemtica em favor da democracia a sobreviver da Antiguidade, ademais da pea retrica que o conhecido discurso fnebre de Pricles. A argumentao formulada por Protgoras em confronto com Scrates, e o foco do confronto a tenso trazida pelos fatores de natureza intelectual s ligaes entre a questo social e a poltica. Enquanto Scrates defende uma forma tcnica de treinamento para a poltica e o governo, que supe o acesso a conhecimentos sofisticados e valoriza a reflexo e a habilidade do filsofo como tal, Protgoras defende a idia de que o acesso virtude cvica universal por ser assegurado pelo aprendizado convencional na vida da comunidade, e portanto o sapateiro e o ferreiro estariam habilitados a participar da deliberao pblica. Contudo, se a questo associar conhecimento e virtude, so vrias as dificuldades. O convencionalismo de Protgoras talvez evite a suposio intelectualista e problemtica de uma sociedade em que os cidados devessem ponderar e refletir a cada passo: a sociedade democrtica tem de supor antes a vigncia difundida de uma cultura de democracia e civismo em que o compromisso com os valores correspondentes dispense, em larga medida, essa postura reflexiva. Mas, por um lado, se a sociedade por definio desigual, o convencionalismo ameaa redundar em deferncia e na subjugao moral de muitos diante das idias e valores dos grupos sociais dominantes, com a negao da capacidade de descentrao e autonomia real. No Brasil, fcil ver, e as pesquisas mostram com clareza, como a pesada herana escravista e o elitismo comprometem aos olhos da elite, por certo, mas tambm, em consequncia, aos dos estratos mais pobres e carentes a idia dos direitos civis como algo a ser garantido igualmente para todos, donde arbitrariedades e violncias que so chocantes ou nem tanto conforme a quem se dirijam. Por outro lado, como tenho salientado com insistncia, as pesquisas revelam outro paradoxo de implicaes importantes: se a virtude cvica se correlaciona, em geral, com educao e sofisticao intelectual, so justamente os educados e sofisticados os que, sendo mais informados e mais bem dotados para o clculo eficiente, se mostram mais prontos a deslocar-se para a defesa desembaraada e egosta do interesse prprio sempre que as condies sugiram que a postura cvica ou altrusta ser incua.
2

O debate mencionado pretendia desdobrar-se na questo de que fazer diante dos problemas atuais. A receita a que se pode aderir envolve, a meu ver, o empenho de realismo que evite entregar-se ao cinismo. Se a sociedade democrtica igualitariamente informada uma fantasia, embora possa ser referncia valiosa, no o caso de comprar certo saudosismo com respeito a um Congresso de boa retrica em condies de oligarquia e elitismo (no faria a Boris Fausto a injria de pretender que isso descreva com preciso a posio que procurou defender). De todo modo, no h alternativa disposio de contar com os recursos mo. Nossas desigualdades criam toscas identidades sociais a que um processo poltico-partidrio realista no pode deixar de recorrer. E o desafio consiste, tenho sugerido, em como valer-se de um populismo ao menos autntico para superar o populismo personalista mais indigente, trazendo suporte partidrio ao artificialismo da produo de regras que condicionem percepes e expectativas e talvez se transformem num contexto institucional de fato relevante para o jogo do dia-a-dia. Afinal, mesmo gente ctica quanto idia de reformas tem destacado o possvel impacto positivo de mexer nas normas: num exemplo de avano que (inconsistentemente?) se aponta, no ps-1988 os novos poderes constitucionais do Executivo produzem indita disciplina partidria no Congresso.

Valor Econmico, 9/7/2007

You might also like