You are on page 1of 5

12/ 12/ 12

Pl net a Educao a

A Semana - Editorial

Joo Lus de Almeida Machado Doutor e m Educao pe la PUC -SP; Me stre e m Educao, Arte e
Histria da C ultura pe la Unive rsidade Pre sbite riana Mack e nzie (SP); Profe ssor Unive rsitrio e Pe squisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a S tim a Arte Apre nde ndo com o C ine m a" (Editora Inte rsubje tiva).

O que Educao?
Reflexes necessrias sobre essa nobre rea de atuao

Estamos to imbudos em nosso trabalho que na maior parte do tempo nem ao menos nos preocupamos em pensar e repensar o nosso ramo de atuao. Isso acontece em todas as reas de atuao da humanidade, no apenas na educao. O que surpreende em relao educao que, a princpio, ela deveria estimular, promover e trabalhar a todo o momento o exerccio da reflexo, da anlise e do pensamento. Inclusive quanto a sua prpria existncia, funcionamento, ferramentas e estrutura operacional. Como bem sabemos, consumidos pelas tarefas do cotidiano, a tendncia que achemos desnecessrios pensar sobre o que a educao. Nesse sentido o texto Sobre o bvio, do saudoso Darcy Ribeiro, intelectual de grandes contribuies para a cultura brasileira, destaca a dificuldade que temos de nos prostrar de olhos bem abertos diante da realidade mais imediata que nos acomoda... Por isso mesmo abro esse editorial trazendo a tona essa premente reflexo... Afinal de contas, o que educao? Para muitas pessoas a palavra educao refere-se ao trabalho que se desenvolve no contexto das unidades educacionais que conhecemos mais popularmente como escolas. Desenvolve-se de forma organizada, em ambientes hermticos, que pouco ou nada se modificaram ao longo dos tempos. Utiliza uma dinmica simplificada a partir de alguns elementos principais, a saber: aula expositiva, quadro negro (ou lousa), giz, livros didticos, cadernos, lpis, borracha, canetas, rguas,... Ainda nos conformes mais bsicos e rudimentares percebidos pela maioria esmagadora da populao brasileira (e provavelmente mundial tambm), o objetivo da educao pode ser sintetizado na capacitao de crianas e jovens em conhecimentos fundamentais para a sua sobrevivncia e insero nos contextos em que vivem, como a aprendizagem dos clculos matemticos, da linguagem dominante no pas (escrita, leitura e fala) e, eventualmente, de alguns outros contedos, no to essenciais, mas que podem fazer pequenas diferenas para os estudantes que melhor se apropriarem dos mesmos, como as cincias naturais, a
w w pl net aeducacao. com . br / por t al i pr essao. asp?ar t i o=781 w. a /m g 1/ 5

12/ 12/ 12

Pl net a Educao a

para os estudantes que melhor se apropriarem dos mesmos, como as cincias naturais, a histria, a geografia ou as lnguas estrangeiras.

A escola tradicional reproduz m odelos, no estim ula a participao dos estudantes e da com unidade, define o professor com o o centro das ativ idades e propostas, firm a prev iam ente os contedos a serem ensinados e despreza o conhecim ento de m undo dos educandos. A aprendizagem de contedos suplementares como a filosofia, as artes ou mesmo a educao fsica so considerados luxos ou suprfluos. Itens que se no so desnecessrios, pouco ou nada acrescentam as chances e possibilidades dos educandos em sua insero na sociedade e no mercado... Sintetizando, as pessoas imaginam a educao de forma restrita, imaginando-a como o processo ensino-aprendizagem em sua roupagem mais clssica e tradicional, mais convencional e arcaica... Ser que educao se restringe apenas a isso? E os professores e educadores, concordam com essa compreenso simplista de seu universo de atuao? Ou pensam a educao de outra forma, mais complexa, provocante e transformadora? Paulo Freire, o educador mais conceituado e respeitado de nosso pas dizia que a escola deveria ensinar os alunos a ler o mundo. Imaginava que para isso seria necessrio respeitar o contexto cultural e familiar dos estudantes, dando a eles a oportunidade de participar do processo de ensino-aprendizagem, tendo voz ativa e vislumbrando realidades de ensino nos contedos trabalhados que tivessem relao direta com o mundo em que estavam inseridos. Suas afirmaes, traduzidas de forma simplificada no pargrafo anterior (so muito mais ricas, complexas e valiosas merecem a ateno e o empenho de estudiosos do Brasil e de vrios pases, como Michael Apple, dos Estados Unidos e deveriam ser leitura obrigatria nos cursos de graduao das licenciaturas), tem como propsito demonstrar que a escola tem uma responsabilidade muito maior do que aquela que se imagina...

w w pl net aeducacao. com . br / por t al i pr essao. asp?ar t i o=781 w. a /m g

2/ 5

12/ 12/ 12

Pl net a Educao a

Escola que no educa para a reflexo, a anlise, a crtica e a capacidade de participao ativ a no contexto social no cum pre o que dela se espera. Nesse sentido de fundam ental im portncia o apoio das artes, das cincias, da cultura e da filosofia. Ao propor a leitura do mundo, por exemplo, Freire est nos instando a compreender no apenas as letras e os nmeros quanto aos significados mais bvios e objetivos que esses signos encerram... O que o educador pernambucano queria era nos levar a perceber alm dessa simbologia, buscando compreender politicamente o mundo em que vivemos e, mais do que isso, atuar nos contextos em que estamos vivendo... Deixaramos dessa forma de ser apenas espectadores e nos tornaramos protagonistas da histria de nossas vidas e de nosso pas... Seria apenas um sonho? Em suas afirmaes o notrio educador, como tambm foi ressaltado anteriormente, tambm destacou a premncia do respeito quanto as bases e origens culturais, sociais e familiares dos educandos. No estava fazendo afirmaes vs, sem sentido e objetividade. As escolas e a educao, num sentido mais amplo, dentro de suas prerrogativas e estruturas funcionais tradicionais praticamente desprezam os conhecimentos e saberes provenientes dos estudantes, condenando-os a participar de forma passiva, como meros receptculos de informaes previamente selecionadas (Por quem? Para qu?)... Depois ficamos a nos questionar os motivos que levam os estudantes a perder a pacincia nas salas de aula e a demonstrar isso com atos de indisciplina... Se a educao no respeita e valoriza os estudantes, dando a eles o papel de protagonistas (juntamente com os educadores) no processo de construo de seu prprio conhecimento, rumo a uma sonhada e necessria autonomia que lhes permita atuar de forma consciente e transformadora nas realidades em que vivem, como eles poderiam simplesmente se conformar e continuar ali sentados, pasmos, a observar as peripcias e malabarismos de seus mestres?

w w pl net aeducacao. com . br / por t al i pr essao. asp?ar t i o=781 w. a /m g

3/ 5

12/ 12/ 12

Pl net a Educao a

A escola que m anipulada pela sociedade e por suas diretrizes ideolgicas dom inantes e m anipuladora dos m ov im entos dos educandos a partir dos saberes nela reproduzidos que se baseiam nas orientaes do m odo de produo v igente j era assim preconizada e entendida por Paulo Freire. E que mestres so esses que se conformam com o trabalho repetitivo e maante que os condena a anualmente reproduzir contedos, idias, propostas e realizaes que no foram nem ao menos pensadas por eles e adequadas ao contexto em que vivem? ainda possvel desprezar o fato de que a realida de do Acre no a mesma do Rio de Janeiro? Que o que acontece em So Paulo pode ter pouca ou nenhuma significncia para quem vive em uma tribo indgena do interior de Tocantins ou do Par? Educao vocbulo de ampla repercusso e que no pode ser entendido a partir de uma definio simplificada. A busca pelo Santo Graal contido numa explicao nica que pudesse clarear a compreenso geral do fenmeno educacional inclusive contraria a prpria dinmica cientfica e filosfica que h tanto tempo discute o tema. H diferentes concepes de educao. Elas esto sendo discutidas aqui e em diferentes pases a partir de estudos profundos realizados por educadores, socilogos, historiadores, economistas e tantos outros interessados. O que se sabe, de antemo, que a educao de alto nvel pode representar progresso, melhor qualidade de vida, estabilidade social, enriquecimento de uma nao e que, a ausncia ou desqualificao da mesma leva, por outro lado ao pior dos mundos, onde a misria prolifera juntamente com as doenas, a estagnao econmica, os preconceitos, a corrupo,... Se pudesse reduzir essa reflexo a algumas poucas palavras em que apresentasse minha concepo de educao diria que o mundo s pode pensar em ser mais justo, digno, fraterno e prspero se todos os pases se empenharem em tornar a educao um real, efetivo e verdadeiro instrumento de emancipao individual, onde todos realmente aprendam a ler o mundo, se posicionar, participar de forma ativa, sem preconceitos, com incluso e, acima de tudo, com tica e dignidade. Educao no mundo em que vivemos, pensada de forma concreta, tem que usar os mecanismos e ferramentas provenientes da cincia e do progresso humano; deve ser reflexiva, analtica e pensar o mundo e seus prprios processos com o apoio da filosofia e da histria; tem que se assumir como instituio politizada, atuante e engajada e abandonar a falsa neutralidade que acomoda fraquezas e submisso; e, para complementar, deve aliar-se (nunca de forma incondicional, ou seja, tendo sempre o necessrio espao para compreender, criticar e sugerir mudanas em seus pares) as artes, as mdias e a cultura em geral para mostrar-se mais atualizada, preparada e fortalecida diante dos dilemas que se colocam no mundo em que vivemos... Avaliao deste Artigo:

w w pl net aeducacao. com . br / por t al i pr essao. asp?ar t i o=781 w. a /m g

4/ 5

12/ 12/ 12

Pl net a Educao a

C opyright 2006 Plane ta Educao Todos os dire itos re se rvados

w w pl net aeducacao. com . br / por t al i pr essao. asp?ar t i o=781 w. a /m g

5/ 5

You might also like