You are on page 1of 4

SUMULA X SUMULA VINCULANTE Lei um ato normativo - normalmente criado pelo poder legislativo - com as caracteristicas de generalidade e obrigatoriedade.

. um conceito que quase todos entendemos - o que obrigatrio por causa do poder Estatal Sumula um entendimento de um tribunal superior, para pacificar um assunto. Ex: existe uma dvida sobre se o crime hediondo pode progredir de regime ou nao. alguns juizes entendem que sim e outros entendem que nao (pq o caso dava possibilidade para os dois entendimentos) entao, um tribunal superior, para pacificar o assunto diz o seu posicionamento (o que ele pensa sobre o assunto) bvio o que pensa um tribunal superior muito importante e acaba influenciando muitos juizes - mas ainda sim nao obrigatrio que todos os juizes, advogados e outros operadores pensem da mesma maneira. Ainda sim pode ir de encontro a uma sumula normal J a sumula vinculante um tipo de sumula mais forte - e com um procedimento de nascimento mais complicado. um entendimento que DEVE ser seguido por todos. ou seja: um entendimento que deve ser aplicado em todo caso

Smulas Vinculantes - Lei 11.417, de 19/12/2006


Introduo: Com a finalidade de se estabelecer a segurana jurdica, assegurar o princpio da igualdade e a celeridade processual, a emenda constitucional 45 de 08 de dezembro de 2004 veio estabelecer as smulas vinculantes. Conforme assentado por Alexandre de Moraes, os rgos do poder judicirio no devem aplicar as leis e atos normativos aos casos concretos de forma a criar ou aumentar as desigualdades arbitrrias, devendo, pois, utilizar-se de todos os mecanismos constitucionais no sentido de conceder s normas jurdicas uma interpretao nica e igualitria. Neste sentido, passaremos anlise das normas constitucionais e infraconstitucionais Legitimados para iniciar o processo das smulas vinculantes: A Constituio Federal determina que alm do prprio Supremo Tribunal Federal, que poder, de ofcio, iniciar este processo, as mesmas pessoas ou rgos que podem ingressar com ao direta de inconstitucionalidade (CF, art. 103, I a IX) podero propor ao de aprovao, reviso ou cancelamento de smula, cabendo salientar que esta legitimidade poder ser ampliada mediante lei federal, nos termos do art. 103 - A, 2 da Constituio Federal.

Neste sentido, a recente Lei 11.417 de 19.12.2006 ampliou a legitimao mnima prevista na Carta Constitucional, prevendo em seu art. 3 que so legitimados a propor a edio, a reviso ou o cancelamento de enunciado de smula vinculante: I - o Presidente da Repblica; II - a Mesa do Senado Federal; III a Mesa da Cmara dos Deputados; IV o Procurador-Geral da Repblica; V - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VI - o Defensor Pblico-Geral da Unio; VII partido poltico com representao no Congresso Nacional; VIII confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional; IX a Mesa de Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal; X - o Governador de Estado ou do Distrito Federal; XI - os Tribunais Superiores, os Tribunais de Justia de Estados ou do Distrito Federal e Territrios, os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais Regionais do Trabalho, os Tribunais Regionais Eleitorais e os Tribunais Militares. 1o O Municpio poder propor, incidentalmente ao curso de processo em que seja parte, a edio, a reviso ou o cancelamento de enunciado de smula vinculante, o que no autoriza a suspenso do processo. 2o No procedimento de edio, reviso ou cancelamento de enunciado da smula vinculante, o relator poder admitir, por deciso irrecorrvel, a manifestao de terceiros na questo, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. rgo responsvel pelo julgamento: Conforme art. 103-A da Constituio Federal, o Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso de dois teros dos seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula vinculante. Concretizando o dispositivo constitucional o legislador ordinrio disps que o Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, editar enunciado de smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder sua reviso ou cancelamento, na forma prevista nesta Lei. (Lei 11.417, de 19.12.2006)

Cumpre ressaltar, por importante, que a edio, a reviso e o cancelamento de enunciado de smula com efeito vinculante dependero de deciso tomada por 2/3 (dois teros) dos membros do Supremo Tribunal Federal, em sesso plenria Deste modo, no basta uma s deciso do STF, somente aps reiteradas decises que se pode editar uma smula. Outro dado importante: tem que ser matria constitucional. O STF no pode criar smula vinculante para fixar como obrigatria uma determinada interpretao de uma lei ordinria. O objeto da smula necessariamente tem que ser a interpretao de uma norma constitucional. Participao do Procurador Geral da Repblica: O Procurador-Geral da Repblica, nas propostas que no houver formulado, manifestar-se- previamente edio, reviso ou cancelamento de enunciado de smula vinculante. Finalidade da Smula: A smula ter por objetivo a validade, a interpretao e a eficcia de normas determinadas, acerca das quais haja controvrsia atual entre rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica (CF, art. 103 A, 1) Efeitos da Smula Vinculante: As smulas aprovadas tero eficcia contra todos e efeito vinculante relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e Administrao Pblica Direta e Indireta, podendo o Supremo Tribunal Federal proceder sua reviso ou cancelamento na forma estabelecida em lei. Modulao Temporal dos Efeitos da Sumula Vinculante. Seguindo a esteira do disposto no art. 27 da Lei 9.868/98, que trata sobre o processo de fiscalizao abstrata de constitucionalidade (ADI e ADC), o legislador ordinrio previu que A smula com efeito vinculante tem eficcia imediata, mas o Supremo Tribunal Federal, por deciso de 2/3 (dois teros) dos seus membros, poder restringir os efeitos vinculantes ou decidir que s tenha eficcia a partir de outro momento, tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse pblico. Descumprimento das Smulas vinculantes: Da deciso judicial ou do ato administrativo que contrariar enunciado de smula vinculante, negar-lhe vigncia ou aplic-lo indevidamente caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal, sem prejuzo dos recursos ou outros meios admissveis de impugnao. Contra omisso ou ato da administrao pblica, o uso da reclamao s ser admitido aps esgotamento das vias administrativas. Ao julgar procedente a reclamao, o Supremo Tribunal Federal anular o ato administrativo ou cassar a deciso judicial impugnada, determinando que outra seja proferida com ou sem aplicao da smula, conforme o caso. Smulas anteriores emenda constitucional 45/04: Cabe apenas lembrar que as smulas anteriores EC 45/04 no tm carter vinculante e que para terem o citado

efeito devero ser aprovadas por deciso de dois teros de seus membros, conforme art. 8 da Emenda.

You might also like