You are on page 1of 7

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAO, RECURSOS HUMANOS E PREVIDNCIA

FARMACUTICO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 40 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas: PROVAS Lngua Portuguesa IV QUESTES 1 6 11 21 31 a a a a a 5 10 20 30 40 PONTOS 2,0 3,0 2,0 2,5 3,0

Conhecimentos Especficos

b) um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas.

02 03 04 -

Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A B C D E

05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 opes classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma opo anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares, pagers ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS. O candidato s poder ausentar-se do recinto das provas aps uma hora contada a partir do incio das mesmas. Para poder levar o Caderno de Questes, dever permanecer at 30 (trinta) minutos antes do horrio estabelecido para o encerramento.

06 -

07 -

08 09 10 11 -

www.pciconcursos.com.br

ABRIL / 2005

SEAD

2
FARMACUTICO

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA IV
Em busca da felicidade
Ainda que seja para tudo se acabar na quarta-feira, o carnaval uma fonte de alegria e felicidade coletivas s comparvel a momentos como os da conquista da Copa do Mundo de futebol.[...] Por que no se consegue transformar essa euforia efmera num estado duradouro de prazer e bem-estar, sem precisar dos estmulos artificiais das drogas cocana, herona, lcool ou antidepressivos como os Prozacs da vida? Pois mais ou menos isso o que dezenas de cientistas de diversas reas esto investigando em vrias partes do mundo. So psiclogos, neurobiologistas, psicanalistas tentando descobrir os mecanismos naturais que criam esses estados to agradveis quanto eventuais. Como perpetu-los? Como transformar para sempre uma depresso no seu oposto? Em suma, como fazer com que os centros de prazer de nosso crebro saiam por a distribuindo vontade substncias propiciadoras de altoastral, tais quais a dopamina e a endorfina? Essa idia de mudar a orientao de uma cincia que sempre se preocupou em minorar dores e padecimentos da alma, mais do que em despertar prazeres, teria comeado quando o psiclogo Martin Seligman percebeu que em casa, com a filha, era um chato. Eleito em 2000 presidente da Associao Americana de Psicologia, ele teria se dado a misso de pr em prtica o novo foco da atividade, que no deveria se satisfazer apenas em levar um paciente do estado negativo ao normal, ou seja, de um menos cinco para o zero, como ele explicou revista portuguesa Viso. O seu objetivo seria descobrir como lev-lo do zero ao mais cinco, isto : em vez de serem menos infelizes, as pessoas tinham que ser mais felizes. Uma das descobertas desses estudos que esto se multiplicando que o peso das relaes afetivas na nossa felicidade pode ter um efeito maior do que uma situao financeira favorvel, confirmando o que parecia ser um consolo de pobre: dinheiro no traz felicidade. Alm da constatao de que bons sentimentos e valores positivos como a solidariedade e o otimismo elevam as taxas de felicidade, uma pesquisa com mais de 20 mil pacientes fez uma revelao surpreendente a de que os casados tendem a ser mais felizes do que os solteiros. E isso porque trs em cada quatro casados viam no parceiro o seu melhor amigo. No foi difcil concluir que a amizade assim a relao que mais contribui para a construo da felicidade. Mais do que o amor? No se disse, mas no estranharia. Como a amizade no tem clusula de exclusividade, menos possessiva, talvez d menos trabalho para ser feliz.
VENTURA, Zuenir. O Globo, 09 fev.05

2
Infere-se do texto que a relao entre sade e felicidade reside no fato de que: (A) a felicidade um dos objetivos da atividade de psiclogos. (B) a felicidade produzida artificialmente pode ser nociva ao ser humano. (C) a euforia um dos elementos determinantes do bemestar das pessoas. (D) a cincia se ocupa em diminuir dores e padecimentos da alma. (E) os produtos qumicos so provocadores do estado de felicidade.

10

3
Indique a opo em que a coluna da direita NO traz exemplo(s) do que vem expresso na coluna da esquerda, de acordo com o texto. (A) (B) (C) (D) (E)
carnaval (l. 2) antidepressivos (l. 8) cientistas de diversas reas (l. 10) substncias propiciadoras de alto-astral (l. 17-18) bons sentimentos e valores positivos (l. 39-40) fonte de alegria e felicidade coletivas os Prozacs da vida psiclogos, neurobiologistas, psicanalistas a dopamina e a endorfina a solidariedade e o otimismo

15

20

25

4
Assinale a afirmao correta a respeito do penltimo e do ltimo pargrafos do texto. (A) O ditado Dinheiro no traz felicidade s vale para as pessoas pobres. (B) As pessoas pobres costumam ter bons sentimentos e valores positivos. (C) A maioria das pessoas casadas considera o cnjuge como o seu maior amigo. (D) A revelao dos resultados do estudo surpreendeu os 20 mil pacientes pesquisados. (E) Um estudo provou que a amizade mais importante para o bem-estar do que o amor.

30

35

40

5
A forma verbal teria comeado (l. 22) pode ser adequadamente substituda por: (A) tinha comeado. (B) havia comeado. (C) esteve comeando. (D) talvez comeasse. (E) provavelmente comeou.

45

50

6
Entre as apresentadas abaixo, as palavras que so sinnimas de efmera (l. 5) e eventuais (l. 13), respectivamente, so: (A) passageira casuais. (B) esfuziante finais. (C) eterna incertos. (D) enorme factuais. (E) perene acidentais.

1
O conceito de felicidade de que fala o ttulo do texto : (A) momento de alegria. (B) euforia efmera. (C) prazer duradouro. (D) felicidade conjugal. (E) boa situao financeira.

3
FARMACUTICO

www.pciconcursos.com.br

7
Na linha 4, a expresso por que grafada separadamente, ao passo que, na linha 44, porque grafado junto. Indique a opo em que a grafia est correta de acordo com a norma culta. (A) Ela chegou cedo por que tinha muito a fazer. (B) O cargo por que voc esperava foi preenchido. (C) O funcionrio no terminou o relatrio, porqu? (D) A cidade porque ele passou foi fundada por imigrantes. (E) No entendo porque certas pessoas so to malhumoradas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
11
A via de administrao de medicamentos de eleio quando se deseja o efeito imediato da droga : (A) subcutnea. (B) retal. (C) intramuscular. (D) intravenosa. (E) oral.

12 8
O trecho que NO correto sintaticamente para completar uma frase comeada por Alm... : (A) ...da pesquisa sobre felicidade sem estmulos qumicos, o texto menciona idias de um psiclogo americano. (B) ...dos psiclogos terem pesquisado os estmulos artificiais da felicidade, eles investigaram tambm as suas causas naturais. (C) ...da boa vontade da comunidade de sade com os resultados das pesquisas, o pblico em geral tambm os aplaudiu. (D) ...de as pessoas casadas serem mais felizes, pesquisas mostram tambm que elas tendem a morrer mais tarde. (E) ...de a verificao dos pesquisadores no trazer uma soluo para a felicidade definitiva, ela tambm no aponta paliativos. O conjunto de procedimentos destinado a detectar, registrar e avaliar de forma sistemtica as reaes adversas a medicamentos chamado de: (A) Farmacoepidemiologia. (B) Farmacocintica. (C) Farmacovigilncia. (D) Farmacoterapia. (E) Farmacodinmica.

13
Disponibilizar medicamentos essenciais cobertura dos tratamentos necessrios aos pacientes e reduzir custos so objetivos da(o): (A) Farmacotcnica. (B) Farmacovigilncia. (C) Farmacoepidemiologia. (D) Padronizao de medicamentos. (E) Comisso de Suporte Nutricional.

9
Aponte a opo em que se encontra um uso INACEITVEL de concordncia. (A) Uma e outra coisa merece nossa ateno. (B) Nem um nem outro candidato conseguiram se destacar. (C) O mdico, com sua enfermeira, foi ao Congresso. (D) No relatrio da OMS, tinham vrios erros de tabela. (E) Os cientistas haviam tido muito cuidado nos experimentos.

14
O tempo necessrio para que a concentrao plasmtica de um frmaco chegue a 50% chamado de: (A) biodisponibilidade. (B) meia-vida. (C) dissoluo. (D) absoro. (E) clearance.

10
Indique a opo que contm uma orao subordinada que est corretamente introduzida por um pronome relativo. (A) No difcil saber de que o melhor para a sade do ser humano ingerir menos produtos qumicos. (B) As diversas drogas cujos os componentes so de origem laboratorial trazem maiores danos sade. (C) As descobertas que falam estes relatrios sobre a felicidade eram j esperadas pela comunidade cientfica. (D) Os estmulos artificiais das drogas onde se sente felicidade so nocivos sade. (E) Os boletins cientficos a que tiveram acesso os reprteres relatavam o que o grande pblico esperava.

15
A biodisponibilidade de frmacos administrados por via intravenosa corresponde a: (A)10% (B) 20% (C) 34% (D) 80% (E) 100%

16
Qual o termo que expressa a quantidade da droga que chega circulao sistmica? (A) Biodisponibilidade. (B) Bioequivalncia. (C) Meia-vida. (D) Taxa de distribuio. (E) Clearance.

4
FARMACUTICO

www.pciconcursos.com.br

17
A substncia de efeito antiespasmdico para os distrbios gastrintestinais : (A) Adrenalina. (B) Dopamina. (C) Anfotericina. (D) Escopolamina. (E) Fisostigmina.

23
Em um antibiograma em que feita avaliao da sensibilidade dos microorganismos aos antimicrobianos, entende-se como MIC a concentrao: (A) inibitria mxima. (B) inibitria comparvel ao microorganismo. (C) inibitria mnima. (D) bactericida mnima. (E) ideal ao microorganismo.

18
Entre os glicocorticides utilizados no tratamento da asma, esto: (A) Salmeterol e Budesonida. (B) Teofilina e Cafena. (C) Terbutalina e Budesonida. (D) Prednisolona e Budesonida. (E) Formoterol e Teofilina.

24
Para o tratamento de infeces fngicas, os antimicrobianos de escolha so: (A) Anfotericina e Penicilina Benzatina. (B) Neomicina e Polimixina. (C) Pentamidina e Gentamicina. (D) Cetoconazol e Amicacina. (E) Fluconazol e Anfotericina B.

19
A substncia que exerce seu efeito anti-hipertensivo bloqueando os canais de clcio : (A) Metildopa. (B) Prazosina. (C) Diltiazen. (D) Captopril. (E) Losartan.

25
De acordo com a Portaria 344/98, a Notificao de Receita dever conter: (A) somente uma substncia das listas "A1" e "A2"; "A3", "B1" e "B2"; "C2" e "C3". (B) no mximo duas substncias das listas "A1" e "A2"; "A3", "B1" e "B2"; "C2" e "C3". (C) at trs substncias das listas "A1" e "A2"; "A3", "B1" e "B2"; "C2" e "C3". (D) uma substncia das listas "A1" e "A2"; e uma substncia das listas "A3", "B1" e "B2"; "C2" e "C3". (E) uma substncia das listas "A1" e "A2"; e duas substncias das listas "A3", "B1" e "B2"; "C2" e "C3".

20
Entre as drogas chamadas de diurticos osmticos, pode-se citar: (A) Amilorida. (B) Furosemida. (C) Hidroclorotiazida. (D) Espironolactona. (E) Manitol.

21
Dos antagonistas dos receptores H2, a substncia que inibe o citocromo P450 em um grau mais intenso que os demais, apresentando interao medicamentosa com vrios frmacos, : (A) Cimetidina. (B) Nizatidina. (C) Famotidina. (D) Ranitidina. (E) Hidrxido de alumnio.

26
Segundo o artigo 69 da Portaria 344/98, no BMPO (Balano de Medicamentos Psicoativos e de Outros sujeitos a Controle Especial) devem constar os registros de vendas, por farmcias e drogarias, de medicamentos base de substncias constantes das listas de substncias entorpecentes ("A1" e "A2") e mais: Psicotrpicas (A) (B) (C) (D) (E) A3 A3 e B2 A3 e B2 B1 B1 e B2 Anti-retrovirais ____ ____ C4 C4 ____

22
O antimicrobiano do grupo da penicilina e seus derivados cuja administrao feita por via intramuscular : (A) Amoxilina. (B) Oxacilina. (C) Fenoximetilpenicilina. (D) Penicilina Cristalina. (E) Penicilina Benzatina.

5
FARMACUTICO

www.pciconcursos.com.br

27
Indique a opo que apresenta, respectivamente, os nomes comerciais dos frmacos Clorpromazina, Midazolam, Alprazolam e Cloxazolam. (A) Akineton, Dalmadorm, Deptran, Stilnox. (B) Amplictil, Dormonid, Frontal, Olcadil. (C) Ansitec, Bronzepax, Imovane, Lorax. (D) Anafranil, Ansilive, Frisium, Lorax. (E) Prozac, Dormonid, Frontal, Dalmadorm.

31
Estoque descentralizado rpido, disponibilidade de medicamentos na unidade assistencial, mnimas atividades de devoluo farmcia, reduo das necessidades de recursos humanos e infra-estrutura da farmcia, mnima espera na execuo das prescries so caractersticas do Sistema de Distribuio: (A) por Prescrio Individualizada. (B) por Dose Coletiva. (C) por Dose Unitria. (D) por Enfermaria. (E) Combinado.

28
Segundo a Portaria 344/98, que medicamentos so liberados mediante Receita de Controle Especial (branca em duas vias)? (A) Amplictil e Paroxetina. (B) Alobarbital e Barbexaclona. (C) Estazolam e Zopiclona. (D) Clobazam e Glutetimida. (E) Carbamazepina e Alparazolam.

32
As cabines de fluxo laminar vertical devem ser utilizadas durante o preparo das seguintes drogas: (A) misturas de solues intravenosas de grande volume (nutrio parenteral). (B) quimioterpicos antineoplsicos. (C) solues intravenosas estreis. (D) solues para hemodilise. (E) solues no estreis de grande volume.

29
Segundo as disposies da Portaria 272, de 08 de abril de 1998, a exigncia do local de manipulao da Nutrio Parenteral, em farmcia hospitalar, sob Capela de Fluxo Laminar classe: (A) 100. (B) 100, circundada por um ambiente classe 10.000. (C) 10.000. (D) 10.000, circundada por um ambiente classe 100.000. (E) 100.000.

33
Quanto ao preparo de formas farmacuticas no estreis na seo de Farmacotcnica da Farmcia Hospitalar, qual o principal problema encontrado na elaborao de formas farmacuticas lquidas? (A) Estabilidade do sistema ou do(s) princpio(s) ativo(s) componente(s). (B) Seleo de excipientes. (C) Composio da formulao. (D) Instalao da cmara de fluxo laminar. (E) Instalao de antecmaras.

30
A CFT (Comisso de Farmcia e Teraputica) a junta deliberativa designada pela diretoria da Unidade Hospitalar que tem como finalidade padronizar o(s): (A) elenco de medicamentos utilizados no receiturio hospitalar, visando a qualidade, menor custo de aquisio, dispensao e controle. (B) protocolos de diluio e preparo de drogas injetveis, de acordo com os dados presentes na literatura e as peculiaridades da Unidade. (C) protocolos de dispensao e o sistema de distribuio escolhidos pela Unidade. (D) protocolos de utilizao de antimicrobianos, de acordo com as instrues da CCIH (Comisso de Controle de Infeco Hospitalar). (E) protocolos de administrao de drogas injetveis, de acordo com dados presentes na literatura e peculiaridades da Unidade.

34
Um agricultor encontrado desacordado na plantao e levado ao hospital da cidade, apresentando miose, salivao e sudorese intensas, bradicardia, respirao sibilante e fraqueza generalizada com algumas contraes involuntrias. O quadro sugestivo de intoxicao por organofosforados e deve-se inibio da: (A) colina acetiltransferase. (B) transmisso simptica pela norepinefrina. (C) acetilcolinesterase. (D) ao das catecolaminas. (E) ao das reaes de conjugao.

6
FARMACUTICO

www.pciconcursos.com.br

35
Os antidepressivos Fluoxetina e Selegilina pertencem, respectivamente, s classes: (A) inibidores da recaptao de norepinefrina e inibidores da monoaminoxidase. (B) inibidores seletivos da recaptao de serotonina e inibidores da monoaminoxidase. (C) inibidores seletivos da recaptao de serotonina e inibidores da recaptao de norepinefrina. (D) estimuladores da recaptao de norepinefrina e inibidores da monoaminoxidase. (E) estimuladores seletivos da recaptao de serotonina e inibidores da monoaminoxidase.

40
O campo de atuao do Sistema nico de Sade inclui: I II III IV assistncia teraputica integral; inspeo de alimentos; vigilncia nutricional; colaborao na proteo do meio ambiente, exceto o de trabalho.

36
Os antiinflamatrios no esteroidais COX-1 tm a propriedade de aumentar o tempo de sangramento. Isto se deve (ao): (A) inibio da biossntese da Prostaglandina E2 (PGE2). (B) inibio da biossntese do Tromboxano A2 (TXA2). (C) aumento da biossntese do Tromboxano A2 (TXA2). (D) aumento da biossntese da Prostaglandina I2 (PGI2). (E) aumento da biossntese do Tromboxano A2 (TXA2) e da Prostaglandina I2 (PG12).

Esto corretos: (A) I e IV, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

37
Na quimioterapia antineoplsica com o metotrexato, faz-se necessria a incluso de um medicamento de suporte para se obter o chamado resgate da toxidade do hospedeiro. Qual dos frmacos abaixo utilizado neste protocolo? (A) Mesna. (B) Eritropoietina. (C) cido folnico. (D) Filgrastina. (E) Ondansetrona.

38
A participao complementar dos servios privados no Sistema nico de Sade ser formalizada mediante: (A) lei especfica. (B) contrato ou convnio. (C) delegao de competncia. (D) decreto do Chefe do Poder Executivo. (E) concesso ou permisso de servios pblicos.

39
A elaborao de normas tcnico-cientficas de promoo, proteo e recuperao da sade atribuio: (A) comum Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. (B) exclusiva da Unio. (C) exclusiva dos Estados. (D) exclusiva do Distrito Federal. (E) exclusiva dos Municpios.

7
FARMACUTICO

www.pciconcursos.com.br

You might also like