You are on page 1of 77

P I E R R E

D E L A L A N D E

C A D E R N E T A S

DELALANDE NOTEBOOK

como um louco se acha deus achamos que somos humanos (Delalande segundo Nabokov)

Preferimos os gracejos da filosofia e as trapalhices romanescas chantagem permanente da verdade. As memrias deformam o passado e tornam evidentes os seus entrelaantes temas. Os dirios disfaram o mal-estar de um presente que no se pode agarrar. Sabemos que o passado foi mau, rude, violento, humilhante, mas as memrias dolhe laivos de glria, melancolia e a beleza necessria assim como os brilhos kitsch de inventadas felicidades. A morte talvez seja uma iluso mas a posteridade uma certeza. Orgulho-me de ser parecido com um autor, mesmo quando me dou ao trabalho de forjar pseudonomias ou de mergulhar no anonimato. Achamos em ns um deus que se acha humano.

CARRAQUISMOS E CARRASCO (Delalande not by Nabokov)

1. As distines cruciais confundem-se com capitulaes. 2. A persistncia faz o carrasco. 3. Ele prefere expresses que hesitam em ir por caminhos alheios, mas ainda gosta menos das que ficam em casa. 4. O assunto ao fim de algum tempo acaba por rolar no cho. 5. Corta cabeas para refutar a sua. 6. Escreve para que a intimidade alheia seja excessiva e problemtica. 7. Uma escrita aberta acaba por fechar muitas portas. 8. A complexidade monta em frases fceis para andar mais depressa... e ao contrrio. 9. As pessoas demasiado subtis tornam a comunicabilidade impraticvel. 10. Tem algumas auto-conscincias postias para dissimular a que foi decapitada. 11. Escreve notas porque evita o livro. Publica livros para fazer desaparecer as notas. 12. A interrogao como eliso do seu objecto. 13. As cores no ignoram as circunstncias. 14. O potencial esgota-se na propenso para o acontecimento. Os acontecimentos no se esgotam neles. 15. O carrasco elucida mais a lucidez do que um bom borgonhs. 16. Apesar de se declarar inexperiente tornou-se um expert na inexperincia. 17. S se consegue lembrar daquilo a que no prestou ateno. 18. Triplicou-se no indescritvel. 19. Faz caminhadas para se limpar das ideias. 20. Ajuda as pessoas a no pensar s nelas nem s nos outros. 21. Tenta comercializar o anonimato sem lucro.

22. Escreve mas no fala. Em ambos os casos opta pelo silncio contra o silncio. 23. Refora-se refutando-se. 24. A objectividade uma alucinao. Ele inexacto. 25. O mundo nunca poder escrever a sua atribulada histria. 26. As palavras acabam por descrev-lo exactamente como no . Isso f-lo sorrir. 27. A distncia encena as aproximaes. 28. A maior parte das questes gostaria de se tornar carnvora. 29. Sexo sem sexo? Ou deboche como ascese? 30. As expresses que usa, apesar de aparncia fraca, acabam por induzir muita gente a coisas fortes. 31. O mundo maquilhagem. Porqu limp-la. 32. Ele a prosa mesquinha das lnguas maternas. O lirismo chegar mais tarde, s para chatear. 33. A prosa torna as coisas rudes mais contornveis. 34. H respostas a mais para perguntas medocres mas no h nenhuma para as interessantes. 35. Os romances so escritos ao lado das interrogaes. 36. O desaparecimento das perguntas tornou-se num romance policial. 37. As coisas ordinrias so as que realizam as pessoas extraordinrias. Ningum realiza coisas extraordinrias? 38. Antes de o lerem j o acham um imbecil. Depois de o lerem acabam por ach-lo um poltro. 39. Quem que tem pacincia para viver mais de 200 anos? 40. A todo o momento se desconcentrava. 41. No podia regressar ao ponto de partida porque lho tinham roubado. 42. No conseguia pensar nisso embora j comeasse a esquec-lo. 43. No se conseguia reconciliar com qualquer feitio burocrtico. 44. Cada linha que escrevia sobrava-lhe retrica do terror. 45. Admitia o riso como dispositivo de traduo na escurido. 46. Enunciava o que desconhecia como se fosse a coisa mais importante.

47. S colocava hipteses numa linguagem hipottica. 48. Sentia a novidade como clima propcio para a futura banalidade. 49. Quando um tigre de papel a rugir aqui - chuvas cidas acol. 50. Tinham-lhe cortado a lngua para que pudesse falar pelos cotovelos. 51. A tagarelice alheia provocava-lhe a sensao de que era ventrloquo. 52. O que que ocorre antes do nome das coisas? 53. Usava os adjectivos como uma forma de animalizao. 54. Exercitava-se num rigoroso strip-tease verbal. O que que est nu dentro das palavras? 55. falta de citaes adequadas tinha que forjar falsas. 56. Podia no ter graa, mas dava-lhe vontade de rir. O qu? 57. Pode ser um tipo fcil, mas acabar por rondar as tuas ideias como uma fera faminta. 58. As questes abortavam porque no encontravam assuntos. 59. A vontade de ser animal coexistia com a de ser planta, mas desenraizada e se possvel com asas. 60. Se fosse Deus no seria to agarrado ao mundo. 61. Procurava oportunidades para concretizar falhanos. 62. Xaropes de ideias brilhantes. 63. Pedais para acelerar o entusiasmo. 64. O sucesso como recusa no deliberada. 65. Alguma percentagem de ideias e muita de Vazio. 66. Quando Deus inventou o Diabo s quereria tornar esta pea mais interessante? 67. Em vez de um mundo melhor, um mundo maior? Diablicos melhoramentos? 68. O objectivo paradoxal da massificao tornar tudo incorpreo. 69. Os mortos meditam na carne e tm fome. 70. No se lembra de nenhuma especificidade curricular excepto esta. 71. Folheia os livros para os ler nas ordens erradas. 72. H alguma possibilidade que ainda seja impossvel. 73. Viver tornou-se-lhe uma tarefa fcil, apesar da indisciplina.

74. Escrevia a autobiografia como se fosse numerosos inimigos. 75. Ter respostas chatas como pulgas. 76. Antes de aldrabarem os outros os msticos aldrabam-se a si mesmos. Ele autoproclama-se aldrabo profissional mas no sabia s-lo. 77. Ele era a pessoa com a identidade errada. 78. Os nmeros precisam de mais dedos para serem contados. 79. Os mais belos desejos aumentam o esplendor das criaturas. 80. Estava possesso embora sem sentido de posse. 81. O alvio justifica e dispensa a filosofia. 82. A fria do mundo deixava-o ainda mais apaixonado. 83. Quando nascemos as palavras que aprendemos vm hipotecadas. 84. Uma autobiografia em duas linhas no justifica uma vida plena. 85. Fazia publicidade ao exibir os frequentes erros. 86. Sentia-se to estpido por estar a enriquecer sem ter riqueza. 87. Preferia a exuberncia a qualquer essncia. 88. Desfazia-se da argumentao embora desconfiasse da intuio. 89. Aumentava o conhecimento para o tornar mais incompleto. 90. Quando dizia, o que tinha para dizer ficava invisvel. 91. Por cada palavra riscada acrescentava uma dzia. 92. A glria ou o inesquecvel sob a capa do anonimato. 93. O sublime como uma rasteira. 94. Seria mais correcto pedir explicaes ao acaso. 95. Tudo no testamento era mentira. 96. Tinha um nariz implantado entre as pernas. 97. O equvoco persistente, mesmo antes e depois do mundo. 98. O epitfio: Cuidado! Ainda no estou farto de renascer! 99. Cresce obliquamente na ubiquidade. 100. As parbolas exageram nas palavras mas no nos factos.

A INRCIA COMO ARTE ENUNCIANTE

1. A inrcia, como se o dia claro entrasse na noite obscura e vice-versa. 2. Nem mais um passo para a frente e muito menos alguns passos para trs. 3. Mais do que a progresso qui desejvel, a percepo da complexidade improvvel. 4. As perguntas dizem-se indiferentemente de serem uma interrogao sem enunciao. 5. Todas as frases tm qualquer coisa de biografia incompleta. 6. A minha principal preocupao a de que o vrus da refutao penetre em todas as explicaes forjadas... incluindo as minhas. 7. O jejum a minha refeio favorita... Desde que possa beber agua. 8. Quero permanecer 200 anos em Samadhi. 9. A arte saber dar respostas subtractivas embora atractivas. 10. Ser indirecto como o destino. 11. No perder um segundo com perguntas exactas. 12. Sou autoritrio nas minhas obras, mas no o suficiente para as disciplinar. 13. A diverso destri os significados pr-establecidos. A diverso furta-se ao sentido. 14. O estilo de leitura mais determinante do que o estilo de escrita. Ler ou escutar so deformaes obsessivas e deliciosas. 15. H pessoas que participam na minha obra como quem vai casa-de-banho ou ao dentista. 16. Doei grande parte do que fiz a uma instituio annima que persiste no seu anonimato. 17. O teclado obriga-me a escrever melhor. 18. Despir o sentido das coisas. 19. A inexistncia das coisas que no existem mais plausvel do que a existncia das que existem. 20. A multiplicidade da cegueira confunde a diversidade dos modos de ver.

21. Gostava de aprender a pensar devagar. 22. O pudor ou o exibicionismo no nos safa de sermos condenados a variantes da fama e do anonimato. 23. A velocidade das ideias tornou-se na inrcia da percepo do mundo. 24. As situaes apoderam-se de mim antes do meu corpo delinear a mnima estratgia. 25. A tentao em lugar da tentativa. 26. As minhas obras mais recentes esto muito velhas. 27. Pus demasiada desordem na minha vida e acabei por ter a ordem s ordens. 28. A intimidade comigo mesmo era decepcionante. Tive que inventar outros para que a minha presena desaparecesse. 29. Preferi a devoo auto-publicidade, se bem que este tipo de devoo no tenha nenhum objecto de devoo especifico. Devoo aos acasos no mundo. 30. Rejeitei todas as hipteses de doutoramento que me ofereceram, mesmo as

honoris causa. Escrevi demasiadas teses desse gnero por diletantismo.


31. A gargalhada do mundo est a comear a ter influncia no comportamento dos deuses. No sei se os homens j deram por isso. 32. Amei, no s primeira vista, mas a muitssimo mais vistas. 33. Gosto de conversas descontinuas e de pessoas com o dom das respostas evasivas. 34. H demasiadas galxias de ideias nas ideias mais excitantes. 35. Costumo perder a ateno quando me fazem perguntas com ar de intensidade. 36. Gosto de pessoas que dissimulam a sua glria atravs da autodenegrio irnica. 37. No consigo estar preparado. 38. Apesar de vrias autobiografias ainda no disse nada de concreto sobre mim. 39. A publicidade tem como funo tornar Deus ainda mais annimo. 40. Aprendi que a filosofia nos empurra para prticas pessoais, mas no encontrei nela nenhuma recomendao descritiva que fizesse sentido.

41. As vezes que mais dei nas vistas foi quando tentei dissimular-me no anonimato. 42. As obras que os outros fazem por mim so as obras que eu no quero fazer por eles. 43. Devamos ter um stio para guardar o que sobra s intuies. 44. O erro tem uma taxa de sucesso surpreendente. 45. Mesmo antes de saber qualquer coisa de novo ou de inesperado j tenho o hbito de desconfiar dela. 46. As ideias tm aprendido a mudar de mim. 47. Uso a derrota para atrair as atenes. 48. Induzo os outros a que sejam atrevidos. 49. A inibio desinibe-me, mas no sei at que ponto. 50. Todo o pensamento que me precede uma espcie de convite a servi-lo. Eu penso-o para fugir dele. 51. No consigo escapar ao juzo involuntrio, como quem d gaffes atrs de gaffes. 52. Sinto o juzo, mas como uma forma superlativa de indeterminao. 53. As pessoas extraordinrias tm uma enorme vocao para serem ordinrias. 54. A irregularidade o caminho mais tortuoso para a fama. 55. Falar por falar tem qualquer coisa de empolgante. 56. O que o que ? Pois pois! 57. As grandes descobertas tm prazo de validade. Quem que disse isto? 58. Uma sntese informativa excepcional gera um milho de desinformaes em expanso. 59. Impessoalmente indefeso? 60. No sou o artista que os outros possam vir a pensar que seja. 61. Sei que se apaixonam por mim, mas no sei se dou por isso. 62. Sou o carrasco da legitimidade. 63. Quando me dizes algo que eu no sabia no exactamente aquilo que me estavas a dizer. O que eu no sei praticamente quase tudo. 64. As frases que salvariam o mundo s se salvam a si mesmas, porque o mundo, decididamente, prefere perder-se.

Silogismos da bananalidade

1. A glria como acaso gentico. 2. A actual desordem o inadivel da ordem do futuro. 3. A liberdade pede natureza que esta a siga para o abismo. 4. Ter opinies inteis como guilhotinas. 5. A desdomesticao implica a disseminao, o egosmo, o nomadismo, etc. 6. A modstia na natureza sempre falsa. 7. A escala o que v. 8. A paisagem o diabo do contedo. 9. O crime afilhado da honestidade. 10. A justia uma indstria dbil. 11. A falsidade da inteligncia melhor que a nobreza dos materiais. 12. A prolixidade torna-nos infames. 13. A harmonia menos um contedo do que um descontentamento. 14. O terror o pressuposto de qualquer esforo jurdico.

15. A desarmonia convida ao conformismo ou ao pio. 16. H uma confuso entre a hierarquia do mundo e a das palavras da qual nunca nos iremos desembaraar. 17. A histria serve para sobrepovoar o vazio do presente. 18. fora de sermos desordeiros tornamo-nos clssicos. 19. Como escapar ao totalitarismo do presente? 20. Pratica-se a retrica da virtude para tornar o deboche mais consequente. 21. A composio tem estado em estado de decomposio. 22. As melhores circunstncias assentam no terror. 23. As ferramentas desmoralizam-nos. 24. Teorias que amam cadeiras elctricas. 25. O poder exerce-se cada vez mais com um sentimento de falta de espao que sufoco! 26. A virtude um erro de publicidade. 27. Estou a usar a telepatia como forma de desmaterializar a arte. 28. O territrio invadiu os mapas. 29. Temo-nos tornado escravos da documentao de actos libertrios.

30. A prostituio divina como finalidade da luta de classes. 31. A moral o subrbio da Doxa. 32. As opinies dependem do prximo subsdio. 33. A grandeza como uma variedade intrigante de mediocridade. 34. As calamidades so sofistas. 35. A demiurgia como suicdio. O cadver de Deus o mundo. 36. A natureza est sob a alada de subtilezas jurdicas. 37. Uma opinio (Doxa) no se desenvolve, desembaraa-se. 38. A nica tarefa de um governo deve ser a proteco da complexidade. 39. O mal torna o poder paranico. 40. Como acreditar numa liberdade que precisa de subsdios. 41. A doxa tanto uma propriedade do visvel quanto da enunciao. 42. A enunciao como Divina Anunciao. 43. A invisibilidade um efeito do tempo. 44. A desobedincia social tornou-se uma fantasia de submisso. 45. Quem incita ao crime combate-se.

46. A vontade de Deus Negao atrs de Negao. 47. A justia vai ao cabeleireiro porque no se acha opulenta. 48. A refutao torna as evidncias estimulantes. 49. Quem insulta Deus louva-o (Eckhart). Quem o louva insulta-o. 50. A igualdade uma calamidade pblica. 51. Temos constatado que os jogos de linguagem se parecem com jogos de linguagem, mas no so jogos de linguagem o que que est ento em jogo? 52. No h liberdade sem excessos. 53. Os conceitos impe-se para camuflar o vazio. 54. A Doxa emerge no fim do strip-tease conceptual. 55. Ir para o campo pode ser deprimente. 56. O revolucionrio um tirano que ainda no apanhou a moda. 57. A demiurgia dissipao. S o incriado no se degrada. 58. Os revolucionrios sofrem de insnia. 59. Sendo a potncia diablica, todos os actos so divinos. 60. Os casos exemplares so inadequados.

61. O segredo est na excelncia da sorte. 62. O acaso ajuda a fazer as conjecturas mais agradveis. 63. As guerrilhas de libertao so cnicas. 64. sobremesa peo sempre uma bananalidade.

DISPARA PARA AS SOMBRAS, BRONCO!

Somos todos peritos na arte da no sobrevivencia. A vaidade do desaparecimento da autoria ... O orgulho da fuso no anonimato ... A comdia catatita da entreautoria Segredos existem para disfarsar factos enganadores. O acaso a gramtica da regularidade. Do ponto de vista divino este mundo uma utopia fascinante que funciona, apesar de tudo.. Se no sabes onde ests tenta todos os caminhos para sair da. Ter uma vista sobre a situao de modos menos convencionais revela frequentemente problemas que ignoravamos. Aqui o lugar onde eu nunca voltarei a estar. Deus no est no detalhe, s no talho! O conto est nos descontos da conta. Escrever iluso com eliso. Se ainda insistes no acaso ters a chatice de aguentar demasiada ordem. Eu no sei usar a minha imaginao sem ter erees. As coisas consolam-nos da ausncia de natureza.

O mundo o aborto do sonho mais perfeito. As especiarias so a imaginao atravs da comida. Antes mentiroso que governante. S digo o que no vejo. Se o vejo, no o significo. No final, (o grande final) no ficaro palavras. Nem sequer silncio. S a confuso de ecos muito distantes. Ver TV fast-food para os olhos. De seguida, as outras coisas passam a ser haute cuisine. Ento, vamos l ver TV. S olho para as coisas para me perder. O que vs o que vs (Frank Stella) Mas o que vejo no o que vs. O amor chega por e-mails. Cada ponto de vista tem suas oportunidades peridicas. Quase sempre perdidas. to esquisito haver montes de gente que julga no ter um pentelho de originalidade. A realidade uma iluso que no pode ser agarrada s com o bom senso. A percepo tornou-se a obra de arte por excelncia.

A arte surpreendida pela arrogncia da realidade. A fico faz enterver a treva ilimitada. Quanto mais a descortina, mais obscuros ficamos. O mundo o lixo da imaginao. Cada objeto tem muito mais usos do que os comuns. Mas uma perca de tempo usq-los todos. O sentido de uma obra de arte tornar-se mais um clich. O acaso desordena tudo ( a possibilidade de todos os transtornos?). A Geometria a rival de Deus. As palavras so o seu revivalismo. Ns no queremos forma, s fico. A forma segue-me. A funo segue-te. No o vs? Leo no lar, romance a arrebentar. Forma onde perdeste o contedo. A desarmonia entre o pensamento e a realidade consequncia da preciso da gramtica. A mente o meu estado de esprito.

A mente o intervalo. O intervalo so os meios. O meio a mensagem. A mensagem uma treta. Perdi a meada? Um artista escreveu a primeira palavra de um artista contra os artistas. Logo, a minha primeira palavra uma palavra contra as primeiras palavras que so contra os artistas. Os limites da minha linguagem so apenas os limites da minha linguagem. O mundo no um jogo jogado pelos caprichos das palavras. Eu prefiro a propaganda secreta intimidade do pblico. A poesia adora misturar-se com a publicidade. O caos melhor do que design? O design o inimigo de complexidade. A arquitetura, mais do que o resto, deve ser considerada lixo tridimensional. Uma casa uma mquina que te fode. Um carro um cavalo em que se vive. A simplicidade a obscenidade disfarada. A liberdade de expresso leva quase sempre expresso de irrelevncias. Criar a arte de manipular clichs.

Livra-te do design! E caga no negcio por uns tempos! A qualidade a melhor filosofia. Perder tempo o meu capital, e eu estou a perd-lo. Nenhum bem se mantem. No h riqueza sem vida. Um poltico que no engana um mau poltico. As frases a srio no so srias. O corao do espelho estpido. O futuro anda a correr para trs! Quanto mais desprezamos o ornamento mais temos cultura. Devemos culpar o menos, ou devemos abenoar o mais? O ornamento o corao de reflexo. Desinterpretaes de desinterpretaes desinterpretadas. Prefiro uma vista com uma vista magnfica. No consigo imaginar uma alegoria sem lingerie.

Veste a minha alma, depressa! No h exatido sem ambiguidades. As coisas esto sonbra da medida do homem. A msica o prazer do rudo repetido. Se no consegues guiar dois carros ao mesmo tempo ento no podes ser poltico. Styling roubar mal. Os provrbios so baseados em experincias erradas. Fazer arte voltar roubar os roubos dos outrod. Consiste em copiar cpias de cpias de cpias e alguns imprevistos. A pintura d conta a fisicalidade dos nossos corpos. A fotografia elide a carne. A arte o que podes atirar para fora dos meios. Arte sensibilidade deformada pelo estilo. A arte, como a imoralidade, consiste em deslargar o memorando. O humor a forma mais sutil de autoridade. Uma piada a educao de emoes retardadas. Para seguires a felicidade tens que te culpar por isso.

A filosofia consiste em reescrever extravagantemente algumas velhas notas. Insolncia educada aprofundamento. Antes de comprar, come com os olhos - grtis! Eu prefiro comprar, do que pensar em comprar! Rpido! Se o no podes provar, melhora! As coisas feias at podem ser interessantes. Mas continuam feias! A beleza felicidade. A felicidade beleza. Beija-me o c E chama-me Teresa! O sublime em arte inferior ao sublime na natureza! Mas aeleza na arte muito mais interessante do que a beleza na natureza! A beleza iluso. Se matas a iluso vai-se a beleza! A beleza uma farsa com um desfinal feliz. A beleza a congregao de superficialidades. Para ter idias prprias basta editar as idias volta. Sexo tambm pode ser um avano intelectual ... para qu? Antes de comeares a falar, lava a tua mente com geitinho!

A conduta no pode revelar uma alma destituda de segredos. Esmifra-o e salva-te! Beber rodopiar na cabea mais e mais. A exuberncia uma alegria por um longo bocadinho! O estilo a melhor mentira do pensamento. No h estilo como o da Graa ... Kelly! Moda a melhor falsificao que podes comprar. Status algo que no pretendo ter... embora tenha! Arte sem diletantismo um desperdcio de tempo e geito. A fotografia uma forma de dizer o que no sentes sobre o que no vs. Nada mais chato do que falar sobre nada. Nunca esperes por nada fora de ti . De certeza que te enganaste! A sombra do tempo a luz da poca. Os catlicos concebem Deus como um mnage trois para sempre. Para ser um pintor tens que ter muito cuidado a surfar a cor. Caso contrrio ainda te afogas!

Se as idias no garantem a responsabilidade, como que as pessoas o podem ser? A arte como arte regressou depois da arte como idia como idia. A idia mais comum pode brilhar graas a um simples toque. o que dizem as decoradoras! Os que no aprenderam a esquecer esto condenados a ser os papagaios da moda. O passado o pasto onde a criatividade cresce. O que todos sabem eu ignoro. O que demais chato, o que chato demais. Qualquer coisa a me do que quer que seja.

EXILISMOS

Um trabalho adequado reabilitar os refugiados transformando-os em exilados.

Nossos horizontes ampliam o exlio a partir da banheira.

Quando no Vero as aves se pe a chilrear ns ficamos reflectir sobre o povo.

A noite mata o jardineiro interior e insinua idias de guerra!

Para Digenes o exlio a cidadania.

o Aqui que nos exila no Agora

A morte uma circunferncia onde no h exlio.

Comportamentos circulares exilam.

As andorinhas fazem ninhos pitagricos.

O Alm o Outono onde se exilou o den.

O Outono do exlio no prepara primaveras de Retorno.

Parece que que a alma uma circunferncia que no tm a noo do povo.

O despotismo um exlio da populao.

Pessoas vulgares emigram, no se exilam.

Os que podem suportar o exlio, rememoram o den enchendo a terra de esttuas.

Quem que no se exla no dia a dia?

A filosofia um exlio auto-imposto vida.

Temos que fugir do mundo para voltar a ser exilados.

Encontramo-nos nos recessos do abandono e desepero.

Os que no tm a noo silvestres so aqueles que se fecham num exlio sem jardinagens.

Pinhas e mas de exlio chilreiam sobre os feriados.

A Grcia foi-se exilando do pensamento para ser falsamente repensada.

Dias hmidos reabilitam os bosques.

Empedcoles transformou-se numa esttua que se quiz exilar num vulco.

Os ciprestes sexualizam o exlio dos mortos.

As nuvens no conseguem restaurar as imagens exiladas.

O despotismo deixa marcas dos exlios nas esttuas.

O orculo uma maneira de fazer o destino sar do exlio e de provocar o exlio a quem revelado.

Apolo aproveita o exlio dos outros para fazer turismo.

As outras autobiografias de Pierre Delalande, plagiador involuntrio

Tudo o que fica subliminal. O que dizem os livros uma ateno especfica. As balas da linguagem precisam de seda. O bem no consegue encontrar a completude. Talvezes o que prefiro. O beijo aperfeioa a boca. Boche a iluso da origem. Expus-me estilizado para encontrar a ateno. Talvezes o que me dizes sobre ti. Em lgica as regras so para olh-las. Eu o que diz sim antes do suspiro perguntar. Eu gosto das misturas que no desapontam. Suspiro nas mangas.

Tudo fica a olh-las. Soprava do rodap da pgina uma aragem dourada. Uma nota de Deus vestida de matemtica. Quando te esquecer como sei se te esqueci? Pensarei nisso com a pergunta acesa. Somos todos bolos no Japo. Editei a revista do extraordinrio. Poliptico significa a perfeio do mltiplo. Uma autobiografia annima como se chama? Queres ser mesmo grande no anonimato? Ser perfeito estar cheio de algo imperfeito. Ter estilo estar bem vestido? Sou o estudo. A minha barba tem 99 anos. Fui 99 mscaras. Qual a coisa mais directa?

Matemtica difarada de fome. A tua leitura uma posse. Inventei o Museu da Fome Alheia. Um exemplo em 5 bananas. Sou o estilo? Quero ser vivertido? Sou o estudante chins de Halifax, nas escadas de Nova Iorque num dia plido. Estou numa autobiografia em 99 minutos de emergncia. Abotoo as minhas camisas para comprimir a minha exposio. A fama melhor com esferogrfica. Qualquer frase posse? A biblioteca j os livros que ho de vir, mas devagar. Fiz muitas hiptese chamadas "uma obra a divulgar". Numa exposio pela primeira vez casei por muitos anos. Fiz a bomba atmica ao namorar 12 mulheres. Einstantnea.

Gosto de pedidos. Andam a Shakespecular sobre mim. Gosto das mangas, dos mangas e de mangas. Tenho um Japo bonsai. Estou cheio de consistncia no pensamento? A matemtica numa frase pode ser uma convidada. Expus ao dizer? O qu? Expus 99 lugares para o que foi perdido. Expus 99 linhas de autocarro para um publico apressado. A ideia de mostrar a minha flor preferida. Comi uma obra por divulgar. A gargalhada da intimidade instantnea? Criei uma pergunta que se acaba como o Vero. Juntarei toda a pblicidade instantnea? O qual o assim. Vivo num Chapu muito grande.

Comi o meu fato de cerimnias branco. Este exemplo escolhi-o para uma pessoa s. Ests pronto? 9 ilhas nas coisas de Wittgenstein. Tenho um lado que facilita o impossvel. O Interior de um cor-de-rosa exemplar. Gosto de mobilirio fantasma. O que ignoro torna-me disponvel. A primeira intimidade instantnea? Fiz disciplinas. Deram num livro. Uma exposio de "a meias". Escrevi 99 argumentos para me livrar de Deus? Vivo numa viso de Wittgenstein? Jonathan Swift lembrava-se de Lisboa. Avano descrevendo a irregularidade dos nomes. Vivo num vestido que o mundo.

Uso alguma mincia. As frases num intelectual so maiores. O poeta uma resposta para a noo de engodo. Eis Deus: "D-me um animal?" Na pergunta por formular o mundo ainda nada. Eu vrgulo as hipteses antes de estacionar. Que pergunta uma agravante para a qual existem 99 livros ao ano. Exalto a memria com o estudo? A eleoquncia de fingir raiva. Satie, no ests rico? Eu posso repetir no meu o teu sorriso? Sou o quando de outro equvoco. Experimenta este mundo outra vez. Tal como um sonho o cosmos tem personalidade. Shakesperto. As hipoteses ainda no esto to leves quanto a verdade.

Os crticos japoneses socorrem-se do satori. Andamos a comprar para encher. O gosto pensa-te como um santurio. Os nmeros no pagam dvidas. As palavras so distncias simultneas. Uma frase que d cabo do cadver putrefacto. Escrever para no me repetir. O juzo a minha autobiografia enfaixada de negro Medir o comprimento do lugar da ateno. Um cor-de-rosa de berrantes ideias. A volta ao mundo em 12 notas de rodap. Arrumar os quartos em todo o cerebelo. Fiz muitos extras.

99 Poemas de Delalande

1. os poemas dinamitam a perfeio 2. O sorriso cristaliza a disponibilidade do teu corpo para sentir 3. no precisas dizer o como ou o quanto bom porque em ti tudo transcomunica 4. a desigualidade reordena e re-equaliza 5. o rumor rumina os pluriversos 6. sou o um o dual o mltiplo assim como a sua soma e a sua subtrao 7. o eu constitui-se atravs de heteronomias selvagens 8. atravs de falhanos vou polindo a minha ignorncia 9. todas as simltaneadades reinventam as medidas e as distncias 10. ando a tentar vestir o mundo com a sua prpria roupa 11. o meu nome faz-me andar algo longe de mim 12. Pierre Delalande so palavras que me esto atravessadas na garganta 13. Pessoa foi um masturbador de almas e a modernidade tambm 14. a leveza confunde-se com os teus passos 15. exagera exclu aproveita 16. gosto de dar abraos calorosos 17. perco pressupostos sempre que agradeo 18. uma dvida fecunda que se manifesta como amor avassalador 19. ponho titlos que do pulos e parenteses que lhes so parentes 20. ando a responder como quem esconde perguntas novas 21. entre o antes e o depois com o tempo debruado para os dois lados 22. os nmeros descontam 23. que questes podem reaparecer 24. repito a pergunda da mesma maneira para a tornar mais obscura 25. apaixono-me por tantos talvezes 26. mascaro-me de microparticulas 27. as abreviaturas acham-me intolervel 28. o Sr. Delalande tem personalidade de pulga

29. sarcfagos com sarcasmos mumificados 30. como um sonho no sonho como uma sombra de sombra como um satori no inferno 31. calhar conseguir 32. o espirito santo foi o meu agente secreto 33. as edies dos meus livros tm sido clandestinas 34. a realidade uma conjectura escabrosa que ainda no foi formulada 35. fao exposies em no-meditaes de budas 36. desorquestrar 37. sou o que deslargou o sucesso 38. inacabar os primeiros passos 39. o dourado a mscara mais infame de Deus 40. autocriticismo carnavalesco como mtodo crtico 41. na boa de borla 42. as cores so as minhas favoritas 43. sente como quem infrige convices 44. hipteses inconsistentes a fabricar verdades 45. eu gosto a seis a nove e a zero 46. muito mais acessvel que qualquer famoso 47. o encantamento pelo desapego 48. balbucia mmmmm 49. todos me podem colocar na internet 50. ser extraordinrio na solido 51. deslargo-me de Delalande 52. o vazio remistura as minhas multiplicidades 53. gosto de sofistas para desfrutar de enganos 54. teleputo-me 55. somos a mesma mltiplicidade a fingir pessoas 56. as minhas obras-primas no precisam de ser minhas nem apropriadas 57. nem famas nem anonimatos 58. s os afectos reencarnam 59. h um deus de borla em cada um

60. os fundamentos das matemticas anda a enganar a cincia 61. no me lembro de onde vinha a aragem quando nasci 62. o sedentarismo a arte de engordar na quietude ou de emagrecer no ascetismo 63. tudo o que tentas dizer para que talvez seja 64. a imperfeio que vai aperfeioando 65. pergunta que morde o seu rabo 66. os quadrados pretos de Reinhardt e os campsticos de Lapa 67. um incndio num museu so saldos pomposos 68. uso uma linguagem que despediu os guarda-costas 69. as vedutas em Lisboa so to luninosas que preciso culos escuros 70. quero mais imperfeies que iludam 71. um livro com evases para outras formas de tempo 72. expus malentendidos ao tentar perceber-te 73. literatura que me potncia graas a si 74. que assim-assim perferes? 75. desaponto-me como uma comdia 76. exploro os talvezes para roubar o rigor ao no-saber 77. teso exponenciado 78. as palavras refazem-te depressa 79. a oportunidade o sentido dos milagres 80. suspiro como pontuao perguiosa do mundo 81. nomes a cavalgar o olhar so suplementos de beleza 82. imobilidades que rolam 83. tentativas apimentadas por desconsideraes 84. geometrias bebs a babarem o informe 85. folhear muitos livros num s 86. uma autobiografia em notas de rodap ao nada 87. mostra o gnio de cada um ao mesmo tempo de muitas maneiras 88. a influncia como emprstimo intransmissvel 89. um sim duvidoso que se precepita na confiana absoluta 90. eu serve para fazer colagens a partir de um som maluco

91. a elegncia dos escritos rasurados 92. sublimei para dessublimar 93. deixei-te num abrao 94. uma nota de rodap rapada 95. a imagem das letras j uma forma de perguntar 96. confundo politico com poliptico 97. um superlativo a imitar um caniche 98. a afirmao um apetite sequncial 99. a novidade o que navega no nove

A ARTE DE REMISTURAR NOTAS SEGUNDO DELALANDE

A nossa pacincia encontra remisturas. A nossa impacincia impertinente na mistura que nos . A condio de parenteses o depois do incompleto. Livros que tm subtilezas de budas a desorquestrar. Todos so sofistas que o ignoram. O pensador despediu a sua fome. Os escritores tm que escolher entre a anorexia e o alcoolismo. Ou os dois. Inventei 99 calamidades com exemplos rigorosos. O terror da tua retrica sobrepovoa com sombras. O esforo insinua-se neste mundo de bebs. O que pode uma peregrinao arte? Ele torna a linguagem para morte em momentos de ignorncia. Todo o riso reaparece quando nas diferenas da repetio . O que a sensao de uma maneira falsa? Multiplicidades de gosto a pedir extras.

Preferimos nmeros que deformam a sorte. Linhas que cozem a roupa das verdades. Possibilidades que desapontam. Suspiro pela f na animalizao. Exercitava-se em origens. Expus-me a namorar a elegncia. Carne de aldrabo a faer bem s mentes alheias. Sarcasmos de suicdio. Abortavam escritos na sombra. Livros que escarnecem de Pierre Delalande logo na capa. Iludir uma invisibilidade contornvel. Um involuntrio superlativo permanente. No cabeleireiro a transformao procura a elegncia. Pulga dos sarcfagos. Exponenciando malentendidos. Comi teorias impraticaveis.

Tenho um Deus cada vez mais poliptico. Pratico um poli-atesmo polposo. Uma soma de talvezes nesta confuso luta com a pacincia. A perfeio convida a mais dvidas. Expus emergncias. Abotoo a futura debilidade. Evitas o lugar das perguntas porque tudo Negao? Vestido de entrelaante Interior. A resposta a doxa do carrasco. A novidade um strip-tease visto pelas frestas. Expus os passos exagerados de Deus. Era uma vez um nada seguido de outros nadas. Um eu mltiplo o no-lugar do mundo. Comi o Delalande para acabar com certa dvida. O ascetismo de todos os actos uma anedota que leva ao excesso. A liberdade da natureza num lugar.

Fins simultneos. O quem do impossvel. O Doxa fraca faz ficar s. Juntarei convices a hipteses de guerrilhas. Inteligncia? Porque no assim? Vivo sacrifcios, dzia. Porque o riso transcomunica glrias. Um conhecimento carnavalesco com muitos chapus. Shakesparto. A autobiografia faz melhoramentos? Andamos a fingir comeos exemplares. Temos que ser selvagens para sermos divinos. A melancolia a interrogao da decomposio. Comi-me Delalande com molho de Reinhardt. Agradeo a inteligncia do deboche s coisas jurdicas. Um Delalande exponenciado invadiu a quietude.

Um riso poliptico. Nenhuma hiptese de ventrloquo. O maluco do buraco d simbolos. Crticos refutando-se. Encontrar grandes encantamentos. Lisboa a condensar o mundo. Shakespecular borgonhs. Estou no rodap do suicdio. Os novos manifestos so crticos de emprstimo. Afilhado da imperfeio a roubar o repetir. Enunciava uma prolixidade inexperiente refutando-se. Um Deus para a posteridade da insnia. Tenta imitar a desintegrao da Negao. Ventrloquo do intransmissvel. Exuberncia difarada de submisso. Museu de perguntas que transcomunicam.

Tinham-no como sagrado entre os bananas. Um satori substitudo infame. Telepatia de afectos polindo romanescas edies. Planta o satori com sofistas a tirar do chapu. Ao falar da solido deslargo-me em titlos. Desejos aceleram calamidades. A morte re-equaliza a animalizao. Exercitava-se no subliminal contra a sublimao. Cores enfaixadas no estudo? Um saber que alheia. Um no-saber teso. Campstico duvidoso da personalidade. Comi cabeas de tigres. Pela solido deslargo-me do sonho do poder. A compreenso torna as guilhotinas mais afiadas. A melhor publicidade sorrir de novo.

Editei a irregularidade das ideias como autobiografia do mundo. Eu sou a minha desigualidade preferida. Reinventou-se graas desdomesticao. Sentia a nossa histria nas tripas a revolver-se. As palavras de Deus so algum jogo? Exercitava-se na lucidez revolucionria. Casei com o meu aparato gentico. Uma obra-prima custa de falhanos alheios. Excessiva maquilhagem da ateno. Talvezes a estacionar em parques de teorias. A personalidade em forma de geometrias maiores. O sucesso melhora com a Doxa. Andou a apanhar o lixo da histria e guardou-o num museu minsculo. O deboche da modernidade uma posse? Livros debruados no strip-tease da pseudonomia. Sou uma comdia que explora assuntos.

Hipoteses que so chantagens sobre os factos. As futuras regras tm encontro marcado com o vazio. As heteronomias de Deus geram as perguntas que levam riqueza. O inferno a ordem de Deus. O paraso um intermezzo poli-atesta. 99 sentimentos procura de mais subsdios. Xaropes de no-meditaes que se libertam de ter que libertar-se. Reordena o espao num rodap. Arrumar transcomunica a arte do insulto. A transformao da auto-conscincia desagua em multiplicidades. Se perguntamos generalidades porque acreditamos na ubiquidade. Um sublime enamorado de factos. Deus atinge o satori num romance involuntrio. Exuberncia de sucessivas aproximaes. O mundo reconcilia Deus pelo dourado. Uma rigorosa prostituio sentada na escrita.

Faz essncia com imanncia. Desfazia-se da harmonia a fabricar abismos. Ter um satori ainda mais depressa... e depois? Descrev-lo como autobiografia semear malentendidos. Uma obra de arte excita as hierarquias da Negao. Complexidades substitudas realizam o Vazio. Dinamite de romanesco para polir o inexacto. Na confuso do tigre est no jogo. Persistente, porque impossvel. Expresses que masturbam simbolos. Experimenta palavras que desmoralizem. Teorias do carnavalesco a possuir mapas. Temo-nos como mundo muito szinhos a todos. A preservao consiste em manter o jogo actualizado. A invisibilidade liberta a Negao. Maneiras mumificados em perguntas ou nmeros.

A geometria substitu melhor a orao. A lgica transcomunica foras sexuais? O passado o mobilirio que protege do vazio. O desenraizamento da matemtica leva decomposio ou perfeio? Ou s duas? Um poema a imagem de uma paisagem inadivel. Qualquer sensao engorda nas perferncias. A doxa um sentimento concretizando a beleza impossvel. Plagiador de contedos indeterminados. Exercitava-se em transcrever autobiografias de bebs. Usava respostas disfarando-as de escuras oportunidades. A matemtica sobrava-lhe aperfeioando os clssicos. Repetir o strip-tease dos adjectivos importantes. Roubar subtilezas ao viver a gargalhada. Variedade dos temas o museu das capitulaes. A iluso retorna ateno.

A merecemos um museu das imperfeies inesquecveis. Pergunta-se no baptismo: a gua Deus? Exercitava-se em notas para ser santo para si. Ou para mim? Triplicou-se a documentao forjando escolias. Arrumar mundos divinos na escurido. Enunciava a dzia como criticismo da dezena. A enganos sucessivos como obra de arte. Avano do inexacto para o mltiplo, como um infame. Abreviaturas de milagres. Um rigor (trajavl) parente da glria. Budas a desorquestrar a libertao. Usava factos. Sou bom a namorar falhanos. Usava a virtude enunciando inexperincias. Mobilirio do desapego. Refazer o amor revolucionrio com opinies maternas de deboche.

Consegui seduzir mulheres einstantneas. Gosto de micropartculas para limpar o satori. O importante no escrever, mas o saber decapitar estilos. A aparncia de certos nmeros desmoraliza-nos. Fiz a instalao de uma vontade que se achava importante. O rabo desfaz o annimato. Procurava o extraordinrio s no instantneo? Fiz vestir hipteses no Japo. Editei a doxa atravs do rumor. Memria postias em jogos de totalitarismo. Andei a roubar famas intransmissveis. Expus Deus? Vivo as calamidades da origem? Futuras palavras ruminam a minha heterobiografia. Informe a folhear o sagrado sem se tornar um deus. Qual a forma da animalizao?

O autocriticismo reinventa o terror dos sacrifcios? Louvar j comercializar? O Eu anda atrs de melhoramentos? A vida interior ficou no anonimato. A guerrilha como metafsica? Fome de polissemia. Quero mais uma indisciplina com mtodo. A Negao como uma espcie que se aperfeioa. Nomadismo des-vegetarianizao. Uma demiurgia acessvel pela pontuao. Perguntas que vrgulam a verdade. Tagarelice em mangas de camisa sob a capa do anonimato. Uma relao que prepara uma disseminao. Involuntrio animal rugindo nas notas ao estilo? Quero uma obra-prima sombra da mediocridade? Mascaro-me de casos a passar por simbolos.

Sou imperfeito graas insnia e complexidade? Sento-me na eliso de Deus para que aparea o mundo. Escrevia para refutar depressa e bem. Preferimos auto-conscincias que assumam o seu mundo. Um clima que propicia pluriversos. Ser num sim putrefacto. Confundo as heteronomias com o sagrado. Talvezes mascarando-me. Fera de involuntrios clssicos. Torna-te entusiasmos. Uma complexidade que se nutre de calamidades. Fiz do mundo a minha indisciplina. Estou outros. Qual a flor dos libertrios? 99 parbolas para dissimular estados de graa. Queres subsdios para aprimorares o abismo?

Haver novo sem eus. O apetite pelo mundo adquire-se nas citaes. Outra finalidade afilhada de perguntas. Modos de estacionar no vazio. A remistura do anonimato divulga a conscincia interstcial. Qual o epitfio da interrogao? Adjectivos que fazem anos. A religio da melancolia serve a F ao Mim. A nossa condio tornou-se assim ao sobrepovoar o vazio com vazios. A outra moda apunhalou a perfeio. Qualquer pergunta com um Depois serve para a desembaraar. Sentidos a induzir memrias malucas nas mangas. perfeita publicidade chama-se culto. Iremos como a Graa e com Doxa a dessublimar pelos campsticos das questes. A Graa consequncia da animalizao. Exercitava-se em sem s-lo.

Caar felicidades alheias para decorar a obra. Exuberncias a exagerarem o mltiplo. 99 mentiras como hipteses a documentar. Ideias carnavalescas rodeiam-nos opulentas. O carrasco do rumor chama-se Anunciao.

Ao lado das outras autobiografias de Delalande ou o mesmo continuado no identico por algum que talvez ele

1. Ser projectivo atravs de uma reiterada pseudo-anti-projectividade 2. devemos sublimar aquilo que desconhecemos? 3. os livros dispersam-me e desaprendem-me 4. a linguagem como sedativo 5. a confisso como complot 6. o suicdio como suplemento 7. multiplicar as convices divergentes para desfazer as propenses 8. o sexo afeioa o que o perliminar no aperfeioa 9. uma sem-origem sem filosofias ou cosmogonias 10. um sem-lar com demasiadas origens 11. aperfeioar a dispora diferindo um pouco da perfeio 12. desencontro-me na imperfeio de um estilo especfico e reencontro-me nas autobiografias que me heteronomizam 13. desfazes-te dos talvezes para que falem sobre ti 14. a arte de olhar devagar deve substituir as regras rapaces da lgica 15. digo no antes de me perguntarem para poder ceder muito mais tarde 16. o espelho torna-me a minha obra-prima quando fecho os olhos 17. re-misturo-me no intervalo de falsas decepes 18. o suspiro como strip-tease instantaneo 19. desvio o olhar e o pensamento perante qualquer unidade

20. a perfeio como alter-ego a mumificar 21. a matemtica como algo mais temvel que qualquer Deus 22. quando as perguntas se apagam ficamos numa serena obscuridade? 23. somos aperitivos para um canibalismo vindouro 24. vou adiando qualquer edio e refazendo as notas refeitas 25. a mltiplicidade consiste em pr o rigor da imperfeio acima da pretensa perfeio 26. escrevia demasiadas autobiografias para se passar por um falso annimo 27. tornou-se famoso aprimorando asceses com gula 28. desestudei-me para me reconhecer 29. o estilo est debaixo dos vestidos 30. demasiadas mscaras para nenhuma barba 31. ser indirecto prolonga o prazer 32. a matemtica o disfarce do vazio 33. as minhas leituras desfazem-me de posses 34. certos museus confundem-se com as minhas autobiografias pelo dealhe 35. um exemplo com demasiadas contraindicaes 36. fui o anti-estilo? 37. torno divertidos os meus infortnios? 38. sou o emigrante espanhol com medo de regressar sua terra? 39. algum colecciona o tempo da minha vida? 40. tiro as camisas para sentir o paradisaco 41. impuseram-me uma fama para satisfazer a curiosidade de um felino 42. a biblioteca ser os livros que soubermos adiar escrever

43. as frases abandonam-nos cada vez mais depressa 44. o divrcio tem sido a minha obra de arte mais secreta 45. perder pedidos 46. gastar gostos 47. preparar os pormenores dos adiamentos 48. vivo segundo as geografias de pases esquecidos e derrotados 49. o pensamento da inconsistncia d mais consistncia ao pensamento? 50. tive que me exilar da matemtica para me tornar sensvel s aparncias da geometria 51. oculto exposies e procuro calar-me 52. perco-me ao encontrar-me 53. a pressa do pblico aprefeioa a minha arte de desaparecer 54. vomitei reprodues de obras de arte famosas 55. as minhas gargalhadas intimidam-me 56. aplico-me em perguntas que desfazem o vazio 57. publicito-me dispersando-me 58. o parecido anula as analogias 59. uso o verbo ser no sentido de parecer sempre 60. perco o chapu-de-chuva para manter certas metforas em forma 61. fao um museu da minha roupa velha 62. impreparado sempre? 63. certos exemplos aguardam pelas pessoas muitos anos 64. jogos de linguagem a incendiarem divs 65. um impossvel que facilita muitas tarefas

66. objectos que predispe ao fetichismo 67. o que sei agua a indisponibilidade 68. uma longa intimidade depois de todas as surpresas 69. desfao indisciplinas ou refao-me indisplinadamente? 70. recuo perante uma sintaxe demasiado perfeita 71. a impreciso ortogrfica deve-se intensidade do pensamento 72. visto-me de apocalipses para desnudar os deuses 73. as frases de um imbecil assentam mais na realidade 74. a poesia adia no s as respostas como finta as perguntas 75. uma pergunta serve para agravar qualquer soluo hipottica 76. desfao-me da memria para poder celebrar 77. calo-me para manter a raiva intensa 78. o meu sorriso tem-me causado inmeros problemas 79. porque que a felicidade ou a serenidade incomodam? 80. os mundos experimentam-me aos poucos 81. os sonhos mudam-me a arte de sonhar 82. hipteses para tornar as fices mais plausveis 83. o melhor criticismo o suicidio do crtico 84. andam-nos a comprar em segunda-mo 85. ainda confundes o gosto com o sagrado? 86. as palavras incitam desmesura de todas as coisas 87. escrever graas a uma obstinada inclinao pelo arbitrrio 88. fazer o luto do sucesso 89. desfazer-se da ateno sistemticamente

90. ocultar as notas e fazer desaparecer o livro 91. aprendi a ser superfluo esforadamente 92. cansei-me de me remisturar 93. os parenteses e as aspas que coloco tm-se degradado 94. as profecias so jogos de linguagem? 95. o aleatrio um Deus que se sabe vender como sacrifcio? 96. as injustias da natureza so a felicidade do santo? 97. mltlicidades a enxergarem exuberncias 98. afectos que emigraram para pases frios e que passam frias nos trpicos 99. parbolas que so rasteiras

RECORDANDO O MESTRE PICABIA

Sou um pequeno-burgus que conduz o tmulo ao corpo. A natureza injusta? Tanto melhor, pois acende o instinto. Fui a cabea que quiz herdar dum vivo alguma sabedoria insensata. Partilhas os outros s contigo? O riso vai-se na igualdade. Desigualar os outros, sou eu. Ser moderno; mas no anfiteatro. Um livro com c. A nica coisa suportvel na arte so as velhas coisas de sempre dissimuladas de actualidades duvidosas. Monotonia da mar de melancolia. O tdio como os segredos dos mortos e dos vegetarianos. A arte aparece na vida decapitada. A nica forma ama as guilhotinas. Um homem parece belo sempre que se pe como as mesas.

muito bom sentir a melhor decepo. A forma de Deus um acidente geomtrico numa pintura medocre. A natureza dissolve? Culpe-se a melancolia. Sou um cigarro fumado pelo sexo. O nariz o anfiteatro do desconhecido. Os dentes caiem como os momentos de juventude. O ilogismo pode assar os hbitos. O crime um boi napolitano. Quando fumo chove. Serei um feiticeiro ndio? So os hbitos carnvoros que empurram um homem para a famlia. A vida s existe quando um homem a inventa. As lenos decep-los-o. A quem? O dio um meio a sacrificar numa boa jantarada. Com os nossos amigos em redor deve-se estar sozinho. A lealdade o fim fomentado por uma lgica. A moral a excepo; eu sou o homem que confunde as concluses com palha.

A finalidade a fortuna dos cegos. As flores enxugam a paixo e contribuem para depois do suicdio. A moral a espinha de um meio a sacrificar. O sabedoria incapaz no casamento. Somos responsveis pela palidez das pessoas beatas? O fim um velho erro que ainda ningum viu com companhias saudveis. As explicaes misticas tm belas pentelheiras. A morte o culto do estar sozinho. A arte o livre arbtrio a divorciar-se da predestinao. O diabo faz doer o sexo como consequncia de nada. Os padres enxugam a ptria depois de sujarem o urinol. A paralisia a religio das minhas plantas. A moral das estrelas foi assar a costela de Ado. Ser bom sentir-me Deus sendo ateu? O desconhecido, senhores revolucionrios, sou eu. Das revolues j sabemos o que nos espera.

O humor o vegetarianismo dos antropfagos. O erro o coito da arte. O belo o amante do desinteresse. Ideias sujas surgem melhor no banho. H meios que so mais princpios do que outros. O esquecimento o neto da fraternidade. Fazer de cada acidente um orculo. As dissonncias oferecem pipocas s harmonias.

A GUERRA DOS SEIXOS

A mudana de um homem o seu destino. No concebo um jardim, agora, que se recuse a ser poesia moderna. A privacidade mais concreta se o seu destino for a generosidade pblica. Retomo o sentido atravs do antiquado para jardinar revolucionriamente. Sou apenas um jardim sentimentalmente natural que se recusa a ser abandonado. Fechei o jardim da compreenso aos que pensam tiranicamente O no um modo de fazer s vezes. Na natureza no existe recusa. Mas a recusa, como iluso prpria do homem, pode ser benfica ao natural. Serei sempre um principiante da antiguidade. A antiguidade o encontro ressurgente da geometria com a naturalidade. As maneiras de escrever o mundo devem ser regadas regularmente. Sou um privado que admira as pretenses do pblico ao sublime, ao ertico e ao fraterno. A musa deve sar da estante e jardinar revolues.

O que segue a legislao o tmulo. Aspirar ao povo. Aspirar com o povo. Aspirar ao fim do tmulo do povo. O crime filho do mundo da legislao. A desigualdade da subtileza jurdica no pastoral. As circunstncias seguem a natureza humana se esta acolher o entusiasmo. O que protege a natureza no prprio da natureza? A igualdade estar no campo inteiramente. O engenho uma inrcia produtiva. O engenho prprio do sbio na desordem. O engenho uma subtileza do acaso. A justia tambm infmia quando esquece a natureza. Demasiadas leis: mingua de afectos. Uma legislao deveria ser feita para os membros do mundo. A comunidade no uma inrcia mas uma florestao. A opulncia a infmia restaurada. A liberdade do homem no ressurge no tmulo. O crime filho do futuro.

O crime filho de um mundo que ficou vazio da desordem dos outros. H virtudes que exigem raiva. Oprimir o bem no conduz necessriamente a virtude guilhotina. As circunstncias ornam a infmia. A propaganda dos afectos. Quaios as circunstncias distintivas da natureza? Ser til um engenho para oprimir o mal? As casas dos afectos esto rodeadas de parques. Um governo dbil pesa sobre coisas do mundo. Um governo dbil que pesa sobre o povo no um governo a marca distintiva da natureza jurdica a chatear.

Fazer a encontropia. O Sexo uma flor selvagem. Interessantropia. O Sexo num poeta moderno uma nostalgia do sexo pitagrico. O remoto Homem-Natura a medida de todos os jardins. A Ecologia teve que ser uma verdade equvoca para se tornar uma escultura entrpica. Um banco para sentar o nosso prazer. A Solido como secularismo. Jardinar um Poema ou jardinar com a Poesia? A Ecolocao de uma coisa na palavra. O melhor do jardinar o seu prazer. Jardinar o sexo sob a gide do nmero. a Natureza-Filosofia que deve ser lida.

Osanagrama a Musa brincando como os seus elementos abreviados.

Anagrada-lhes viver um problema comprido. Uma vida nova tambm um anagrama antigo redescoberto. Os anagramas so o destino dos deuses esquecidos. no grego Pandemos que encontramos a conexo com o povo. Um anagrama uma vida simplificada pelo dinheiro? Ou uma vida complexificada pela relao com a Natura? Demasiadas letras ficaram vazio desde que o povo desistiu do campo. Onde est a Musa brincando com as aspiraes do povo? O anagrama no opressivo. Saussurre mostra-nos que o sentido lateja com as suas ambiguidades no anagramtico. E que Vnus que conduz a Cincia e Arte. O Anagrama pulveriza o pandmico. A opulncia infmia. Profetizando ficou vazio de anagramas em mutao. A pulso do anagrama sim, o anagrama em si, isolado, no. Demasiadas letras em seu destino. O povo precisa de exemplos concretos. A jardinagem ertica e a ordem geomtrica so bons para comear. Um governo nunca puro. Mas faz agir.

O anagrama um jardim que sacode quer a desordem quer a perfeio. Indigificamos Apollo. Porqu? O engenho algo privado. Demasiados exlios para to poucas heteronomias. Diferentende-as. Um governo livre de legislar tudo poticamente. Um governo que se protege nos anagramas ser justo? Estransposio.

CARTAS TELEGRFICAS DE DELALANDE

Relembro-me eles exafilosofavam e eu era a serpente.

falso que seja um filosperdedor.

Vens com o Rilke ele o teu Tibetano. Podes pedir-lhe?

Atravs dos nomes lembras-te do Principio esverdeante.

Eu, o Picha Perfeita tenho ovos para lhe agradecer. 1 a velhar mais. Oparece!

Nomes flamejam ao almoo para Euromelhorar a filos. Cmico apensar.

Se um extramembro simples: mera energia Buda.

A existria do Retem miniatura. Eu sou a esfera e tu a poesia magntica: escuta a solvel filosofia tibetana talvez.

Ideal para alguns ou beijadamente doce dou a Dvida.

Grande/Quieto puramente poeteiro alegre almoarada de escritos.

Preparando a energia da Artistria "o Eu expe bem".

O amor existe! Com o vero perfeito dourando.

Vociferador de escrita ao almoo no l grande fotgrafo especialisteiro.

Protolinguas a flamejar eram todotudo. Perguntemos? Arranja qualquerbvia maq.

Porque que uma fotolingua est s etc.? Tu a mim? Esperana. Dvida Imperfeita com o seu fabuloso glorioso gostar.

Agradvel durante 999 quilmetros em miniatura. Espero que venhas ele o som todospecial.

Espia papelperfeitamente tudo. Vai prolorioso glria. Separado e at cmico. Chega de sins. Diz e d a preparatinta.

O porque a ideal Enquatosofia? Espero que o proves.

Oh tu amante especialmente ficas cobra.

Como o Gnio longe dizem onde? Aguarda. L muito obrigado Beijocado Querido?

Verolegre passa como mais uma risada longe do Outub. Vero.

Biografia de Delalande Nasceu em Avignon em 1946 Viveu em: Dublin (adolescncia) - 1958-1964 Thessaloniki (entre os 17 e os 20) - Estudou literatura grega contempornea (Katsimbalis, Ritsis, Seferis, etc.), pela a qual se interessou depois de ter lido Durrel e o Colosso de Maurossi de Henry Miller - 1964-67 Paris (Vida Universitria) - Especializou-se em cultura do sec. XVIII e incio do sec. XIX (sobretudo Sthendhal) e em relaes entre literatura e Pintura. 1967-72 Katmand (1972-75) - Tentao Budista, depois de ter lido Nagarjuna. Estuda a arte Tantrica e toma conhecimento do Dzogchen mas perde a pacincia Lisboa (onde vive actualmente casado com 1 arquitecta paisagista catal) - vem para a revoluo e acaba por ser professor de Histria de Arte na Universidade Nova de Lisboa (1975 - ?) Fez Viagens a Tokio (1973), Nova Iorque (1986) e Cairo (1992) alm de outras cidades da Europa. Considera-se um artista "em exlio" que capitulou da fama. Pitagrico mas prefere a ligeira imperfeio ou desvio s formas perfeitas: "uma coisa um bocadinho imperfeita mais excitante do que uma coisa totalmente perfeita - os acidentes que tornam imperfeitos tm a sua glria prpria que abre para o tempo como brecha que escoa da tirana da eternidade."

"A perfeio natural ser diferente da perfeio matemtica? A imperfeio matemtica abre para a perfeio natural? Ou a vizinhana da perfeio matemtica que a inacessvel porta da perfeio natural?" "No Yantra o informe e o espontneo reconciliam-se e do sentido ao geomtrico" " A perfeio natural difere-se para que tudo floresa" "A guilhotina a irm reluzente do pastoral" " A revoluo o momento de emergncia pura , do maravilhoso, da caducidade precipitada e do terrvel." Admira - J.L. Borges e J. L. Byars (gosta de os citar juntos), Nabokov, Beckett, Shaftesbury, Pitagoras, Wittegenstein, Gertrude Stein, Almada Negreiros, Valery, Nagarjuna e Longchempa Escreveu tambm o livro "Roma, Porto, Reboleira", uma homenagem falhada a E. Batarda

APNDICE DELALANDE SEGUNDO NABOKOV

Comme un fou se croit Dieu nous nous croyons mortels.


/Delalande. Discours sur les ombres/ [*] (*1)

"One author, however, has never been mentioned in this connection -- the only author whom I must gratefully recognize as an influence upon me at a time of writing this book; namely, the melancholy, extravagant, wise, witty, magical, and altogether delightful Pierre Delalande, whom I invented."

(O dom - pag. 350) Quando perguntaram ao pensador francs Delalande no funeral duma determinada pessoa porque razo no se descobria (ne se dcouvre ps), ele respondeu: Estou espera que a morte o faa primeiro (quelle se dcouvre la premire). H nisto uma falta de cavalheirismo metafsico, mas a morte no merece mais. O medo engendra o terror sagrado, o terror sagrado erige um altar de sacrifcios, o fumo ascende ao cu, a assume a forma de asas, e o medo, prosternado, dirige-lhe uma orao. A religio tem a mesma relao com a condio celestial do homem que a matemtica com a sua condio terrena: tanto uma como a outra so as regras do jogo. F em Deus e f nos nmeros: verdade local e verdade do lugar. Eu sei que a

morte em si no tem relao com a topografia do alm, pois uma porta meramente a sada da casa e no uma das suas imediaes, como uma rvore ou uma colina. Uma pessoa tem de sair de uma maneira ou doutra, mas recuso-me a ver numa porta mais do que um buraco e um trabalho de carpinteiro (Delalande, Discours sur les ombres, pag.45). E mais: a infeliz imagem da estrada a que o esprito humano se habituou (a vida uma espcie de jornada) uma iluso estpida: ns no vamos a lado nenhum, estamos sentados em casa. O outro mundo rodeia-nos sempre e no de modo nenhum o fim duma peregrinao. Na nossa casa terrestre, as janelas so substitudas por espelhos; a porta, at um dado momento, est fechada; mas o ar entra pelas frestas. Para os nossos sentidos caseiros a imagem mais acessvel da nossa futura compreenso dessas imediaes que devero revelar-se-nos com a desintegrao do corpo a libertao da alma das rbitas da carne e a nossa transformao num olho completo e livre que pode ver simultaneamente em todas as direces, ou, noutros termos: uma penetrao hipersensorial do mundo acaompanhada da nossa participao interior. (Ibid. p. 64) Mas tudo isto so simbolos, smbolos que se tornam um fardo para a alma assim que esta os examina de perto...

You might also like