You are on page 1of 6

UNIC UNIVERSIDADE DE CUIABA CURSO DE DIREITO 2 SEMESTRE DOCENTE: LUCIANO ALVES DISCENTE: SILVIO CLAUDIO FERRARI DE SOUZA

A FAMILIA - DA DECADA DE 80 AOS DIAS ATUAIS

Podemos definir famlia como uma instituio historicamente constituda que ao longo do tempo sofre modificaes em funo das transformaes econmicas, culturais e sociais, o que provoca tambm a produo de diferentes subjetividades. Desde tempos primitivos a famlia se identifica em monogamia, poligamia e poliandria. A famlia comumente tem uma descendncia patrilinear, mas em muitos lugares esta descendncia matrilinear. Historicamente medida que o homem adquire o controle do cultivo e da criao de animais ele se fixa em um nico lugar, construindo famlias que muitas vezes tinham uma formao conturbada, atravs de raptos, domnios de poder, especilamente para as mulheres. Para Aris (1978) a famlia se estrutura diferentemente ao longo da histria. Mesmo a estrutura monogmica a organizao familiar tem modificaes. Cada uma dessas famlias possui uma dinmica prpria que produz e reproduz estruturas sociais, emocionais e psquicas para cada contexto. Nestas ultimas dcadas podemos dizer que a famlia passou por transformaes significativas, pois muitas foram as questes que influenciaram as mudanas. Para tanto se torna necessrio em fazer uma separao por perodo, pois conforme estudos, pesquisas podemos encontrar algo que podem nos ajudar a entender estas mudanas. Estudiosos definem hoje cinco geraes que podem nos ajudar a compreender as mudanas nesta estrutura familiar, so elas: Baby Boomers, Gerao X, Gerao Y, Gerao Z e Gerao Alfa. 1. 2. Baby Boomers logo aps a guerra houve uma exploso populacional. GERAO X - Esta gerao composta dos filhos dos Baby Boomers da Segunda Guerra Mundial. Os integrantes da Gerao X tm sua data de nascimento, localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 a 1980. As pessoas desta gerao tm entre 40 e 45 anos e, acima de tudo, gostam de ter segurana financeira. Alm disso, esta gerao viu a tecnologia nascer. Entre as principais caractersticas dos indivduos da gerao X, encontramos: 1. Busca da Individualidade sem a perda da convivncia em grupo. 2.
1

Maturidade e escolha de produtos de qualidade. 3. Ruptura com as geraes anteriores. 4. Maior valor a indivduos do sexo oposto. 5. Busca por seus direitos. 6. Respeito famlia menor que o de outras geraes. 7. Procura de liberdade. 3. GERAO Y - tambm chamada gerao do milnio ou gerao da Internet. Apesar de no haver um consenso a respeito do perodo desta gerao, a maioria da literatura se refere Gerao Y como as pessoas nascida entre os anos 1980 a 2000. So, por isso, muitos deles, filhos da gerao X e netos da Gerao Baby Boomers. Essa gerao desenvolveu-se numa poca de grandes avanos tecnolgicos e prosperidade econmica. Os pais, no querendo repetir o abandono das geraes anteriores, encheram de presentes, atenes e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos. Eles cresceram vivendo em ao, estimulados por atividades, fazendo tarefas mltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem no se sujeitam s tarefas subalternas de incio de carreira e lutam por salrios ambiciosos desde cedo. Muito diferente dos Baby Boomers, esta gerao no hesita em mudar de emprego. Caso o atual no o agrade, no h problema em procurar outro. Alguns dizem que a Gerao Mimada. Essa a famosa e to comentada gerao do momento. As pessoas tm no mximo 30 anos, adepta tecnologia e est sempre na busca de novidades, a gerao do computador, das facilidades, da globalizao e tudo mais. Uma de suas caractersticas atuais a utilizao de aparelhos de alta tecnologia, como telefones celulares de ltima gerao, os chamados 'smartphones' (telefones inteligentes), para muitas outras finalidades alm de apenas fazer e receber ligaes como caracterstico das geraes anteriores. Mas se engana quem pensa que na Gerao Y tudo so s flores. Nascidos numa poca de ps-utopias e modificao de vises polticas e existenciais, a chamada Gerao Y cresceu em meio a um crescente individualismo e extremada competio. No so jovens que, em geral, tm a mesma conscincia poltica das geraes da poca contracultural. E tambm, como as informaes aparecem numa progresso geomtrica e circulam a uma velocidade e tempo jamais vistos antes, o conhecimento parece que tende a ficar cada vez mais superficial. Em contrapartida, e por razes que nos nossos tempos parecem bvias, a chamada Gerao Y tem sido mais preocupada com o meio ambiente que as geraes precedentes e as causas sociais, o que revela um contraponto ao individualismo empedernido. Tm um ponto de vista diferente das geraes anteriores, que viveram pocas de guerras e desemprego. Entre as principais caractersticas dos indivduos da Gerao Y, encontramos: 1. Esto sempre conectados. 2. Procuram informao fcil e imediata. 3.
2

Preferem computadores a livros. 3. Preferem emails a cartas. 4. Digitam ao invs de escrever. 5. Vivem em redes de relacionamento. 6. Compartilham tudo o que seu: dados, fotos, hbitos. 7. Esto sempre em busca de novas tecnologias. 4. GERAO Z - a definio sociolgica para definir gerao de pessoas nascidas desde a segunda metade da dcada de 90 at os dias de hoje. Ou seja, gerao que correspondem idealizao e nascimento da internet, criada em 1990. Formada por indivduos constantemente conectados atravs de dispositivos portteis e, preocupados com o meio ambiente, a Gerao Z no tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Gerao Y, j que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Gerao Z entre 1990 e 2009. A grande nuance dessa gerao zapear, tendo vrias opes, entre canais de televiso, internet, vdeo game, telefone e mp3 players. a gerao touchscreen, voc imagina as crianas de hoje, daqui poucos anos ainda apertando boto? As pessoas da Gerao Z so conhecidas por serem digitalmente nativas, estando muito familiarizadas com a World Wide Web, compartilhamento de arquivos, telefones mveis e mp3 players, no apenas acessando a internet de suas casas, e sim pelo smartfone, ou seja, extremamente conectadas rede. O mundo para eles tecnolgico e virtual. No conseguem imagin-lo sem internet, telefones celulares, computadores, iPods, videogames com grficos exuberantes, televisores e vdeos em alta definio. Sua vida regada a muita informao, pois tudo que acontece noticiado em tempo real e muitas vezes esse volume imenso acaba se tornando obsoleto em pouco tempo. Se a vida no virtual fcil e bem desenvolvida, muitas vezes a vida no real prejudicada pelo no desenvolvimento de habilidades em relacionamentos interpessoais. Vive-se virtualmente aquilo que a realidade no permite. Talvez da venha o fascnio dos jovens por jogos fantasiosos onde estes podem ser o que quiserem, sem censura ou reprimenda. Seguimos ento para a gerao que no ir arrumar, vo sim trocar, no vai vender, vai se desfazer. No ir procurar por produtos que sintam necessidade, apenas escolheram de quem comprar. Pois ofertas de todos os tipos e gostos no vo faltar. 5. GERAO ALFA - Ainda sem caractersticas precisas definidas, da gerao nascida a partir de 2010, a no ser que nascero em um mundo conectado em rede, a Gerao Alfa ser composta tanto de filhos gerao Y, como da Gerao Z. Nenhuma outra teve tanto acesso ao conhecimento humano como esta que agora comea a se formar. Alguns pesquisadores j disseram que "Apesar de j haver uma definio para a prxima letra (Gerao Z) esta gerao no est definida, exatamente numa poca, mas em um hbito
3

de comportamento: uma gerao eternamente conectada e preocupada com a ecologia e o respeito ao meio ambiente." As altas taxas de natalidade no periodo ps-guerra contrastou com a difuso do uso de anticoncepcionais dos anos 60, a entrada da mulher no mercado de trabalho e as alteraes econmicas e sociais vivenciadas entre as dcadas de 80 e 90 foram fatores responsveis por uma nova configurao familiar. A realidade aponta que a estrutura da famlia mudou, mas continua com a mesma funo social. Nos anos 80 chama ateno as questes fundamentais em relao s necessidades de emprego, especializao educacional, cultura, lazer e comportamento, exigindo das esferas pblicas a implantao de polticas sociais especficas. Temos uma populao praticamente urbana a partir da dcada de 80. Nos anos 70 a 80 temos o padro de fecundidade era tardio enquanto a partir dos anos 90 a estrutura por idade da fecundidade passa a adquirir um padro jovem com um expressivo aumento da fecundidade das adolescentes e jovens brasileiras, ao mesmo tempo em que se verifica uma reduo nas taxas de fecundidade das mulheres com mais idade. O casamento diminui e a taxa de divorcio aumenta consideravelmente. Muitas famlias passam a ser chefiadas por mulheres. bom notar que o chefe da famlia deve ser aquele que tem autoridade e responsabilidade pelas atividades domsticas e, na maioria dos casos, o que d suporte econmico. A chefia feminina ocorre mais freqentemente depois da dissoluo do casamento, morte, separao ou divrcio. Isto mostra uma tendncia de mudana de comportamento na organizao familiar ao longo destas ultimas dcadas. Podemos destacar seis pontos de mudana: a chefia feminina, a transio demogrfica (incluindo a queda da fecundidade e o aumento da longevidade), as novas tecnologias reprodutivas, o aumento de divrcios e separaes, o surgimento de direitos sobre a circulao e o trabalho de crianas e as unies homossexuais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) mostram que na dcada de 90 o Brasil deixa de ser uma nao predominantemente jovem para comear a envelhecer. Do incio dos anos 60 para o fim do sculo XX aconteceu uma queda de mais de 60% na mdia de filhos, que passou de 6,2 para 2,4 crianas por mulher. O conceito de famlia padro, composta por pai, me e filhos, j foi superado. Na atualidade, vemos famlias monoparentais, chefiadas por mulheres, lares onde os pais so separados ou divorciados e ainda mes adolescentes. O importante que a criana tenha como referncia uma pessoa com postura adequada e que a proteja.
4

A carncia de recursos financeiros impacta diretamente na prpria convivncia e organizao familiares. O aumento dos conflitos, da violncia domstica, da fuga de crianas e adolescentes para as ruas e seu envolvimento com atos infracionais so alguns dos resultados da pobreza apontados por eles. Diante disso, a partir da dcada de 80, so pensados os primeiros programas de gerao ou complementao de emprego e renda, que propem bolsas de auxlio e pedem, em contrapartida, a permanncia dos filhos na escola. Segundo Mariana do Conselho tutlear de Mato Grosso do Sul, existe uma tendencia em consideram que famlia so as pessoas que vivem sob o mesmo teto, portanto, no se pode criticar mazelas e violaes de direito por causa da nova configurao familiar. O que deve ser feito a criao de mecanismos para que essa nova famlia possa garantir da mesma forma condies para o desenvolvimento saudvel da criana. Os modelos clssicos de famlias so: Nuclear pai, me e filhos (Sagrada Famlia); Extensa modelo patriarcal de Casa Grande e Senzala Famlias de 3 ou quatro geraes e Monoparentais com base na viuvez. O quadro abaixo apresenta os novos arranjos familiares: Mononuclear Nuclear com criana agregada Constituda por um casal sem filhos Famlia nuclear cuidando de crianas que no so filhos Nuclear simples Formada por um casal e seus filhos Nuclear reconstituda Casal cujo um ou ambos os cnjuges j tiveram outra unio anterior, podendo ter filhos ou no Nuclear com avs cuidando dos Famlia constituda pelo casal de avs, que cuidam e netos educam os netos de menos de dezoito anos; Nuclear extensa Famlia nuclear com agregado adulto cohabitando Nuclear com avs cuidando de netos Casal de avs que cuida de netos com menos de 18 anos Monoparental Simples A qual pode ser feminina ou masculina e organizada em torno de uma figura que no tem companheiro residindo na mesma casa, podendo ou no residir com os filhos Monoparental feminina simples Organizada em torno da figura feminina, que no tem companheiro co-habitando Monoparental masculina simples Organizada em torno da figura masculina, que no tem companheira co-habitando Monoparental masculina extensa Famlia organizada em torno da figura masculina, que pai e no tem companheira co-habitando, com agregados adultos (maiores de dezoito anos), morando juntos; Monoparental com criana agregada Famlia monoparental que cuida de crianas que no so filhos
5

Monoparental Extensa Monoparental feminina extensa

Atpica

Unipessoais Famlias Homoafetivas Famlias Amorfas

Famlia Convivente

Famlia monoparental com agregado adulto residindo na mesma casa Famlia organizada em torno da figura feminina, que me e no tem companheiro co-habitando, com agregados adultos (maiores de dezoito anos), morando juntos; Indivduos adultos e/ou adolescentes co-habitando sem vnculos sangneos, incluindo tambm pessoas que moram sozinhas e casais homossexuais compostas por apenas um sujeito Ente familiar que formado por duas pessoas do mesmo sexo, com ou sem filhos. Famlia composta de pessoas que moram juntas sem vnculo sexual (amigos, parentes distantes, etc), que decidem dividir os espaos e sua emoes. No tm uma forma definida. Famlias que moram juntas no mesmo domiclio, sendo ou no parentes entre si. Cada famlia pode ser constituda por "pai--me-filhos", por "pai-filhos" ou por "mefilhos". Outros adultos sem filhos, parentes ou no, podem tambm viver no domiclio. Nessa categoria foram tambm agrupadas as famlias compostas de duas ou mais geraes, desde que em cada gerao houvesse pelo menos uma me ou um pai com filhos at 18 anos

Compreender a organizao familiar de extrema importncia para que a Justia possa encontrar no Direito algo que seja justo, sem adentrar na particularidade da pessoa, pois esta deve ser resguardada seus direitos, a tnica desta compreenso na verdade a Dignidade da Pessoa Humana.

You might also like