You are on page 1of 2

Iniciantes

INTRODUO AO AEROMODELISMO R/C

Ento, voc est interessado em aprender a voar aeromodelos rdio controlados? Este artigo dar a voc algumas informaes bsicas para ajudar voc a comear. Um do pontos de partidas mais associar-se a um clube regularizado. Muitos clubes tem instrutores que o auxiliaro a aprender, desde a construo pilotagem dos modelos, dando dicas teis, alm de voc conhecer uma gama variada de modalidades e pilotos ans compartilhar dicas, truques e decorrer sobre modelos. COBRA pode colocar voc em contato com um clube prxim e voc pode confiar que em um clube associado a COBRA ter instrues seguindo todas as normas de segurana

ESCOLHENDO UM MODELO

A seguinte recomendao destinada a modelos de asa fixa. Helicpteros possuem construes especiais e consi operao diferentes, que sero explicadas em outros artigos. essencial escolher um treinador adequado como se modelo. Voc pode achar lindos aqueles modelos em escala, pendurados nas lojas de aeromodelos, mas ele no um primeiro modelo ou mesmo um segundo. O treinador tpico um modelo de asa alta, com estabilidade suficiente permitir ao modelo voar sozinho enquanto o iniciante observa suas mos, e ser capaz de voar vagarosamente o s para dar tempo de pensar. Um modelo maior tem a vantagem de ser mais fcil de ver, e pode tambm ter a vantage vo mais suave , porm pode exigir mais recursos na hora da construo ou de reparos. Os aeromodelos devem te 3 funes: acelerao, profundor e leme e, embora o iniciante esteja usando os servios de um instrutor, no h raz o treinador no tenha tenha controle de aileron tambm. Usualmente deve se usar para sistema de trem de pouso o sej com bequilha dianteira, em vez de bequilha na cauda, o triciclo mais fcil de se manobrar no solo. O motor d facilmente acessvel e, de preferncia, montado verticalmente ou lateralmente.

PEQUENAS DICAS NA HORA DA COMPRA


- Fuja das lojas cujo dono ou vendedores no sejam aeromodelistas. - No aceite que lhe seja empurrado grandes modelos ou o rdio ltimo tipo. - Verifique se os manuais esto em portugus. - Pesquise os preos. Muitas lojas no Brasil entregam por correio. - Verifique a freqncia do rdio e no compre caso no sejam as homologadas para o aeromodelismo no Brasil.

RDIO

H uma extenso imensa do equipamentos disponveis de rdios, do simples 2 canais at multi canal, multi comput memrias. Como um novato voc dever procurar, pelo menos um rdio de 4. Se o seu oramento permitir, compre canais; voc pode sempre adicionar mais servos, mas usualmente no fcil adicionar canais extras uma vez que quando estiver voando sozinho, querer empregar as facilidades extras. Pela mesma razo, vale a pena compr-lo facilidades, memrias de modelo de misturadores e etc. Voc no tem que us-los inicialmente, mas ser muito me disponveis quando voc estiver pronto, em vez de ter que vend-lo para adquirir outro rapidamente. Qualquer loja aeromodelo dever ser capaz de fornecer a voc um pacote adequado: ele dever ter transmissor, receptor, pelo m servos e bateria Nicad empacotada e carregador de baterias.

MOTOR

A seguinte recomendao obviamente feita para motores com combusto interna. O tamanho do motor determi modelo voc escolheu, que pesar na deciso entre motores 2 tempos ou 4 tempos. 2 tempos menos complicado mecanicamente e geralmente, so mais baratos; tambm requerem menos manuteno. Entretanto, a menos que v um motor mais silencioso deve optar pelo 4 tempos, porem lembre-se que este tipo de motor requer maior manuten cuidados com suas valvulas..

APRENDENDO A VOAR

Os mais importante para ajudar a voar, procurar um bom instrutor, de preferncia, credenciado a COBRA. No voc aprender sozinho, mas, a menos que voc queira passar mais horas reparando o modelo do que voando, o in aumentar as chances de voc levar seu modelo inteiro para casa, reduzindo seu tempo no aprendizado. Um instru

ensinar voc a fazer um pr-check em seu modelo para assegurar-se que est seguro e se os comandos esto tra direo certa, um hbito que todos os pilotos, mesmo os mais experientes devem ter.

ESCOLHENDO UM INSTRUTOR
Caso no haja instrutores credenciados em sua cidade, verifique os seguintes tens: - um aeromodelista antigo? - Usa cabo training? - Faz a checagem dos modelos antes de iniciar o vo? - Faz a checagem dos modelos aps o vo? - Tem Licena para operar modelos? - D ateno exclusiva aos alunos? - Voa em local seguro? - Tem pacincia para ensinar? - Ensina o funcionamento dos motores, rdio e peas dos aeromodelos? - Aps checar todos estes tens, pergunte a ex-alunos sobre a conduta do instrutor.

INTRODUO AO AEROMODELISMO V.C.C.

Muitos aeromodelistas reconhecem na modalidade V.C.C., toda a essncia do aeromodelismo, por levar ao puro co da construo e parte mecnica. Associar-se a um clube regularizado o primeiro passo. Muitos destes clubes man de montagem e pilotagem gratuitas para os iniciantes, s cobrando o material.

Escolhendo um modelo Para iniciar no V.C.C., o modelo treinador tambm recomendado. Voc poder adquiri-lo j montado ou em forma kits desta modalidade geralmente so bem explicativos e sua montagem no complicada. Tendo uma boa planta vontade, voc mesmo poder montar sob orientao de algum mais experiente.

Escolhendo motor Para estes treinadores e at para modelos mais avanados, o motor nacional uma tima pedida, pelo baixo custo qualidade de material e pouca manuteno. Um motor de .25 o suficiente para voc ter um motor por um longo te

Aprendendo a voar Nesta modalidade, com certeza, voc ter muito mais segurana se iniciar os primeiros vos com um instrutor. Alm nos vos, ele dar dicas de carburagem, ensinar a amaciar e ligar o motor e a fazer toda a manuteno nos seus cabos. As tonturas no incio so normais e logo passam se voc fixar seus olhos no modelo. O instrutor ficar segur mo e ir solt-la aos poucos, ficando prximo a voc at que sinta que consegue pousar e decolar sozinho. A part um pouco mais de treino, poder comear a aprender manobras ovais, como loopings, wing over e oitos, sempre so superviso do instrutor. No incio normal ter pousos "forados" e mesmo quebra de alguma parte do modelo, princ ao se aprender a fazer manobras. Uma boa dica nunca se apaixonar demais pelo primeiro avio. Lembre-se que treinador e um comeo para muitas novas construes.

You might also like