You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PB CENTRO DE CINCIAS E TECNOLOGIA CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS CURSO: ENGENHARIA DE MATERIAIS DISCIPLINA:

: LABORATRIO DE QUMICA EXPERIMENTAL PROFESSOR: KEPLER BORGES FRANA NOME: JOS VIEIRA NETO MATRCULA: 21211619

EXPERINCIA N 5 ESTUDO DA VELOCIDADE DE UMA REAO QUMICA

CAMPINA GRANDE, 23 DE MAIO DE 2012

SUMRIO
1. INTRODUO.......................................................................................... 1 2. OBJETIVO ................................................................................................ 1 3. DADOS ..................................................................................................... 1 4. MATERIAIS .............................................................................................. 1 5. METODOLOGIA ....................................................................................... 1 6. CALCULOS .............................................................................................. 1 7. TRATAMENTO DOS RESULTADOS ....................................................... 1 8. QUESTES PARA O RELATRIO .......................................................... 1 9. CONCLUSO ........................................................................................... 1 10. BIBLIOGRAFIA ......................................................................................... 1

1. INTRODUO
Existe um ramo na cincia que estuda a velocidade das reaes qumicas e os fatores que a influenciam, a chamada Cintica Qumica. Definem-se reaes qumicas como sendo um conjunto de fenmenos nos quais duas ou mais substncias reagem entre si, e d-se origem a diferentes compostos. Equao qumica a representao grfica de uma reao qumica, onde os reagentes localizam-se no primeiro membro, e os produtos no segundo. aA + bB cC + dD Produtos (I)

Reagentes

O conhecimento e o estudo das reaes, alm de ser muito importante em termos industriais, tambm esto relacionados ao cotidiano. Por exemplo, ao guardar alimentos na geladeira para retardar a decomposio ou usamos uma panela de presso para aumentar a velocidade de cozimento dos alimentos. Uma reao qumica um rearranjo de tomos provocado pelas colises (choques) entre as partculas dos reagentes. Para que ocorra uma reao qumica duas condies so necessrias: haver afinidade qumica entre as substncias e haver colises entre as molculas dos reagentes que levem a quebra de suas ligaes para formao de novas ligaes. As velocidades das reaes qumicas so determinadas atravs de leis empricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentrao dos reagentes e produtos na velocidade da reao. Para a reao (I) tem-se a Lei de velocidade da reao a seguir:

V = k . [A]m . [B]n

(II)

Onde: k uma constante de velocidade da reao, que aumenta com o aumento da temperatura. m a ordem da reao em relao a A. n a ordem da reao em relao a B. m + n a ordem da reao As reaes qumicas ocorrem com velocidades e estas podem ser alteradas, porque alm da concentrao dos reagentes, a velocidade depende de outros fatores, como: Superfcie de contato (a), temperatura (b), concentrao dos reagentes (c), presso (d) e catalisadores (e).

Fatores que influenciam na velocidade da reao: a) Superfcie de contato: Quanto maior a superfcie de contanto, mais rpida ser a reao. b) Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reao. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cintica das molculas. c) Concentrao dos reagentes: Ao aumentar a concentrao, aumenta-se a velocidade da reao. d) Presso: Quando se aumenta a presso de um sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reao devido aproximao das molculas. e) Catalisador: Os catalisadores so substncias que aceleram o mecanismo e durante a reao no so consumidos. Os catalisadores permitem que a reao tenha uma menor energia de ativao, fazendo com que a reao se processe mais rapidamente.

2. OBJETIVO
- Mostrar que reaes qumicas ocorrem em diferentes velocidades; - Mostrar, num caso particular, como possvel medir a velocidade de uma reao; - Verificar a influncia da temperatura na velocidade das reaes qumicas; - Verificar a influncia da concentrao dos reagentes na velocidade das reaes qumicas.

3. DADOS
Tabela 1-A- Dados obtidos na experincia n 5 Parte 1 N do tubo de ensaio Volume (mL) Na2S2O3 (a) Volume (mL) de H2O (b) 0 2 3 4 Volume (mL) de H2SO4 2,0M 4 4 4 4 27 C Tempo (s) 26 s 28 s 46,5 s 63 s

1.a 6 1.b 4 1.c 3 1d 2 Temperatura Ambiente (C)

Tabela 1-B- Dados obtidos na experincia n5 Parte 2 N do tubo de ensaio Temperatura (C) 2.a 27 C 2.b 37 C 2.c 42 C 2.d 50 C Temperatura Ambiente (C) Tempo (s) 59 s 25 s 20 s 16 s 27 C

4. MATERIAIS
4.1 8 tubos de ensaios 4.2 Termmetro 4.3 Cronmetro 4.4 Bckers 4.5 Pipetas 4.6 Agitador magntico 4.7 Bureta 4.8 Soluo de tiossulfato de sdio (Na2S2O3) 4.9 Soluo de cido sulfrico (H2SO4) 4.10 gua destilada

5. METODOLOGIA

Parte 1 ( Influncia da concentrao de reagentes) Encher as trs buretas com agus, soluo de tiossulfato de sdio e soluo de cido sulfrico, respectivamente; Colocar em quatro tubos de ensaios numerados as quantidades de tiossulfato de sdio e gua indicadas na Tabela 1-A; Colocar em outros quatro tubos, 4mL de cido sulfrico; Misture ao tubo 1.a o volume de um dos tubos contendo cido sulfrico, agitar rapidamente e iniciar a contagem do tempo desde o momento em que os lquidos entram em contato at o aparecimento do primeiro indicio de turvao; Realizar experincias anlogas com os restantes dos tubos anotando os resultados dos tempos; Parte 2 (Influncia da temperatura) Colocar, em quatro tubos de ensaios numerados, 2mL da soluo de tiossulfato de sdio e 4mL de gua; Em outros quatro tubos de ensaios olocar 4mL de soluo de cido sulfrico; Coloque um dos tubos de ensaio contendo a soluo de tiossulfato de sdio e um outro contendo a soluo de cido sulfrico em um becker de 250 mL contendo gua; Aquecer o banho at uma temperatura cerca de 10 C maior do que a temperatura inicial. Misturar o contedo dos tubos, agitar rapidamente a iniciar a contagem do tempo desde o momento em que os lquidos foram misturados at o inicio da turvao; Realizar o procedimento anterior em temperatura mais elevada.

6. CALCULOS

7. TRATAMENTOS DOS RESULTADOS Parte I


1.1.1. A concentrao de tiossulfato de sdio na soluo inicial 0,5. Calcular as suas concentraes em cada uma das solues diludas preparadas levando em considerao o volume total da soluo em cada tubo de ensaio (a + b); H uma relao entre concentrao e volume: C1 . V1 = C2 . V2 Dessa forma, Primeira soluo: Volume de tiossulfato de sdio: 6 mL Volume de gua: 0 mL C1 . V1 = C2 . V2 0,5 . 6 = C2 . 6 Portanto, C2 = 0,500 Segunda soluo: Volume de tiossulfato de sdio: 4 mL Volume de gua: 2 mL C1 . V1 = C2 . V2 0,5 . 4 = C2 . 6 Portanto, C2 = 0,300 Terceira soluo: Volume de tiossulfato de sdio: 3 mL Volume de gua: 3 mL C1 . V1 = C2 . V2 0,5 . 3 = C2 . 6 Portanto, C2 = 0,250 Quarta soluo: Volume de tiossulfato de sdio: 2 mL Volume de gua: 4 mL C1 . V1 = C2 . V2 0,5 . 2 = C2 . 6 Portanto, C2 = 0,170 Quinta soluo: Volume de tiossulfato de sdio: 1 mL Volume de gua: 5 mL C1 . V1 = C2 . V2 0,5 . 1 = C2 . 6 Portanto, C2 = 0,083

1.1.2. Por que importante que o volume total para todas as diluies seja de 10 mL?

Porque capacita-nos a preparar solues de concentraes diferentes, aumentando o volume da gua em um volume constante de soluo (Na2S2O3 (aq.)). 1.1.3. Construa um grfico com o tempo no eixo vertical (ordenada) e a concentrao de Na2S2O3 no eixo horizontal (abscissa). Use tambm os dados obtidos por seus colegas; O grfico para esta questo est em anexo no fim do relatrio. 1.1.4. Que generalizao pode voc estabelecer a respeito da influncia que tem a variao da concentrao sobre o tempo de reao? Concentrao de uma reao e o tempo que a reao leva para ocorrer relacionam-se de tal forma que, medida que a concentrao aumenta o tempo que a reao leva para ocorrer se reduz. 1.1.5. Que relao existe entre o tempo de reao e a velocidade de reao? medida que a velocidade da reao maior, h uma diminuio no tempo de reao.

Parte II
1.1.6. Construa um grfico, colocando a temperatura no eixo horizontal e o tempo no eixo vertical; O grfico para esta questo est em anexo no fim do relatrio. 1.1.7. Que relaes gerais voc pode deduzir do grfico obtido? Aumentando-se a temperatura o tempo da reao cada vez menor, sendo assim, usam-se as definies do item 6.1.5 e determina-se que a velocidade da reao maior. 1.1.8. Faa uma previso de tempo de reao a 15C e a 50C. Usam-se os dados da tabela 3 e diz-se que, 25C, o tempo de reao de 2mL de tiossulfato de sdio misturado com 4 mL de gua destilada reage com 4mL de cido sulfrico em 54,87 segundos. Para 15C: 40 C --- 9 s 15 C --- X s Para 50 C: 40 C --- 9 s 50 C --- X s

Como as grandezas so inversamente proporcionais, tem-se que:

40 C --- X s 15 C --- 9 s Portanto, X = 24 segundos

40 C --- Y s 50 C --- 9 s Portanto, Y = 7,2 segundos (O resultado obtido experimentalmente foi aproximadamente 6 segundos)

8. QUESTES PARA O RELATRIO


8.1.1 Construa um grfico apresentado o inverso do tempo (1/t), em funo da temperatura. Que tipo de funo voc obtm?

9. GRFICO

14

10.

CONCLUSO

Existem diversas maneiras de se identificar uma reao qumica, porm uma das mais determinantes a formao de precipitado. O produto de dois ou mais reagentes o resultado da reorganizao dos tomos iniciais, mudando as caractersticas qumicas das substncias sem alterar a quantidade de tomos existentes. Este resultado vai depender da natureza dos reagentes envolvidos na reao. possvel usarmos critrios quantitativos e qualitativos para detectarmos esta mudana. Esses fatos podem ser identificados como; formao de produtos gasosos; formao de precipitado; mudana de cor; mudana de odor; transferncia de energia. Sendo um dos mais marcantes a formao de um precipitado: granular; cristalino; finamente dividido; coloidal tipo gelatinoso; coloidal finamente dividido.

15

11.

BIBLIOGRAFIA
Apostila de Qumica Experimental. Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Cincias e Tecnologia Unidade Acadmica de Engenharia Qumica, Vrios Autores; Usberco, Joo, 2006 - Qumica Volume nico; 7 edio; So Paulo:Saraiva;

16

You might also like