You are on page 1of 11

Design e Semitica da Cultura: a anlise de estruturas modelizantes e a brasilidade em marcas grficas

Design and Culture Semiotic: the analysis of modeling structures and the Brazilianness in graphic marks Ferreira, Eduardo; Graduando; FAUUSP eduardo.ckf@gmail.com Braga, Marcos da Costa; Dr; FAUUSP bragamcb@usp.br

Resumo
O presente trabalho prope a uma introduo aos conceitos mais gerais da Semitica da Cultura de maneira a aproximar designers pesquisadores do universo de possibilidades desta escola da semitica, dando nfase a anlise de estruturas modelizantes e da maneira que pode ser usada no campo do design, em especial em anlises culturais e histricas. Apresenta ainda como exemplo um breve caso de aplicao sobre a ideia de brasilidade em marcas grficas de eventos esportivos internacionais. Palavras Chave: semitica da cultura; design e cultura; brasilidade no design.

Abstract
This paper proposes a more general introduction to the concepts of Cultures Semiotics in order to bring researchers to the universe of possibilities in this semiotics school, emphasizing the modeling structures analysis and the way that it can be used in the design field, specifically in cultural and historical analysis. It also presents a brief case as an example of application about the idea of Brazilianness in graphic marks of international sports events. Keywords: cultural semiorics; design and culture; brasilianness in design.

IMPORTANTE: na parte inferior desta primeira pgina deve ser deixado um espao de pelo menos 7,0 cm de altura, medido da borda inferior, no qual sero acrescentadas, pelos editores, informaes para referncia bibliogrfica

Sistemas Modelizantes - uma definio


Modelizao a relao, interseco, influncia e sobreposio que existe entre os diversos sistemas de uma cultura. A anlise modelizante visa a encontrar a estrutura que encobre determinado fenmeno cultural, possibilitando assim melhor compreender seu sistema e cdigos dentro do panorama cultural respective, assim como o modelo semitico de representao e construo de uma linguagem. Nascido dentro do ambiente da Semitica da Cultura, na Estnia, mais especificamente na Escola de Trtu, a ideia de modelizao floresceu a partir do aprofundamento de alguns conceitos, como cultura, texto, sistema e cdigo segundo os estudos deste grupo. O entendimento de tais conceitos terminaram por sofrer um alargamento, abarcando no mais unicamente assuntos relacionados escrita, mas vincularam a prpria lngua dinmica cultural e semitica, como uma das camadas determinantes das caractersticas daquela cultura. Como ponto de partida definio do que uma anlise modelizante, pode-se recorrer definio de cultura dada por Lotman (1979) em seu texto Sobre o problema da tipologia da cultura, bem como compreender o papel da semitica nesse panorama. Segundo o autor, uma possvel definio de cultura
O conjunto de informaes no-hereditrias, que as diversas coletividades da sociedade humana acumulam, conservam e transmitem. Assim, para nosso propsito, importante destacar o princpio pelo qual a cultura informao (Lotman, ibdem, p. 43)

Lotman ainda ressalta que todo objeto cultural possui uma dupla funo social: 1. sua funo prtica; e 2. conservao e transmisso de informao, pois renem em si uma quantidade de dados importantes sobre sua origem e contexto a pesquisadores como historiadores, socilogos etc. Ferrara ressalta esse aspecto da informao como necessrio produo de conhecimento e hbito: A informao inerente experincia como produtora de conhecimento, quando dela possvel inferir aprendizado que alicera mudanas de comportamento (FERRARA, 2004), ou seja, todo texto e objeto que contenha informao, serve tanto uma funo social de culturalizao (sua funo prtica) quanto de apreenso de dados culturais. Sendo assim, todo objeto passvel de leitura possibilita a transmisso de informaes, e estas podem ser analisadas de acordo com seu contexto original, contexto esse denominado de texto. O texto a base comunicao, isto , a comunicao realiza-se sobre uma base cultural. Sendo esta ontologicamente constituda da informao de uma coletividade, est em sua essncia manifestar-se por meio de signos, matria prima de toda cincia semitica. A cultura , dessa forma, tratada como um grande texto, e a comunicao como processo de semiose, ou ao do signo. A partir dessa enunciao de cultura e comunicao, Segall (1977) nos afirma que: Semiotics distinguishes between the sign process (semiosis) and the sign system (semiotics) in communication. A anlise semitica possui, seguindo a ideia do autor, dois momentos, o de anlise do processo do signo, e o de anlise do sistema de signos. Temos aqui aquilo que Lotman (1996) chama de Meta-Semitica:

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

La aspiracin a una modelizacin exacta conduce a la cracin de la metasemitica: devienen objectos de investigacin no los textos como tales, sino los modelos de los textos, los modelos de los modelos, y as sucesivamente (Lotman, 1996, pg. 77)

Sendo a meta-semitica a matria de anlise e identificao de estruturas nos diversos textos de forma a reconhecer quais so as amarras por detrs destes, a modelizao o relacionamento entre os diversos sistemas de uma cultura, identificando as semelhanas e influncias entre os mesmos. Por sistemas entendemos os diversos cdigos de uma cultura, como o cdigo matemtico, cdigo lingustico, fsico, cdigo religioso, ritualsticos etc. Toda cultura , como pde se observar, constituda de diversos sistemas de cdigos, alguns com ao mais ou menos abrangente que outros, ou seja, com uma modelizao maior ou menor. Sobre essa relao entre abrangncia e modelizao, Zaliznik et al. (1979) nos afirma:
(...) possvel estabelecer que os vrios sistemas de signos modelizam o mundo de diferentes maneiras. (...) Esta gradao definida progressivamente pelo grau de abstrao do sistema de signos S em relao ao conjunto de objetos W, o qual se apresenta como a interpretao mais natural de S (Zaliznik et al., 1979, p. 81)

Clarificando essa passagem, os autores afirmam que h uma gradao de sistemas com grau maior ou menor de abstrao e, assim, modelizao. A relao entre abstrao e modelizao faz-se da seguinte maneira: quanto maior o grau de abstrao, maior a abrangncia do sistema, mas menor sua modelizao. Os exemplos dados pelos autores ajudam a melhor entender: a matemtica um sistema de mxima abstrao, e possui, assim, uma abrangncia maior de alcanar a interagir com outros sistemas. No entanto, seu grau de modelizar, ou de determinar aspectos desses outros sistemas baixo, justamente pela alta abstrao. Na contramo, temos sistemas religiosos, que, dado sua alta formalizao (portanto, menor abstrao), conseguem mais fortemente influenciar e modelizar outros sistemas da cultura que a ele se relacionam, causando, assim, maior interferncia. Entre esses dois opostos, os autores identificam a lngua como um sistema modelizante anterior ao religioso. Para compreender essa precedncia do sistema lingustico aos demais, pode-se buscar respaldo em Flusser. No livro Lngua e Realidade, o autor procura argumentar o aspecto determinstico que as diversas linguas excercem sobre seus falantes, influncia tal que o autor chega a afirmar que a lngua a realidade. Como argumento a favor de tal tese, compara as estruturas ontolgicas de alguns idiomas, que so: ingls, portugus, alemo e tcheco. Assim, defende que as estruturalidades de cada lngua esto de tal forma amarradas em suas respectivas ontologias culturais que terminam por condicionar de maneira extremamente forte o desenvolvimento tanto de ideias quanto filosfico e de ao daquela cultura. Quando Zaliznik et al afirmam que o sistema matemtico de maior abstrao e menor modelizao que a lngua, por exemplo, podemos incluir nesse fato tambm outros sistemas de cdigos cientficos, como a linguagem da qumica, da fsica, biologia, ou mesmo as metalinguagens da prpria lngua e suas anlises sintticas. Essa explicao serve, nesse contexto, a entender que de alguma maneira, os sistemas lingusticos a que se est inserido interferem de maneira maior do que se imagina (ou at que

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

se desejaria). Esse dado nos aponta, junto gradao de nveis de abstrao e modelizao de sistemas de signos anteriormente citados, que certa hierarquia de nveis e graus de modelizao servem a entender e, ferramentalmente, desvendar a partir de sistemas inferiores (modelizantes primrios), os sistemas superiores (modelizantes secundrios). Assim:
A construo de diferentes sistemas semiticos, um sobre o outro, em que o superior modeliza o inferior, torna-se possvel porque a semntica de cada um desses sistemas artificiais (...) pode ser discutida no s atravs de sua relao com os sistemas superiores, mas tambm pelo recurso lingua natural que, em ltima anlise, lhes serve de fonte (Zaliznik et al., 1979, p.87)

A anlise de estruturas modelizantes serve, portanto, a averiguar por meio de certas anlises e mtodos de observao alguma estruturalidade dentro das modelizaes de um sistema de cdigos em outro. Em outras palavras, visa justamente entender a estrutura atuante em um sistema da cultura e seus cdigos de acordo com a relao desse sistema com seu meio cultural.

Design Grfico como texto cultural


Lotman, no texto El texto y el poliglotismo de la cultura (1996, p.83) identifica na cultura duas linguagens bsicas ao homem: 1. a Lngua Natural; 2. o espao cultural. Por espao cultural refere-se a certa categorizao de esferas de contedo e significado inerentes maneira interpretativa do homem quanto realidade e que levam a diferentes maneiras de interagir com a mesma em seus diversos contextos. Essa contextualizao do espao, de certa maneira, aproxima-se ideia de Geertz de identificar a cultura a uma rede de significados (GEERTZ, 1973), ou ao menos em parte. Categorizar a realidade (mesmo que funcionalmente) fornecer sentido mesma a partir de determinada leitura, a qual est necessariamente inserida num contexto maior, apesar das individualizaes. Retomando a ideia de Lotman de que todo objeto portador de informao, e justapondo-a de Geertz de cultura como rede de significados, pode-se concluir que todo objeto cultural um signo, pois informao, e pode-se defini-lo, assim, como um texto cultural (ou ao menos parte de um texto). O design grfico est inserido nessa mesma dinmica de significados e influncias culturais. Ary Moraes em sua tese de doutoramento aborda o tema do design de notcias e, voltando-se ao pensamento de Margolin, afirma que este (...) classifica o design no interior desse conceito comunicacional (...). Segundo ele, design grfico no to somente a visualizao do discurso. Ele uma forma de discurso em si mesmo (MARGOLIN, 1994 apud MORAES, 2010, p.82). Entendendo o discurso como uma sistematizao lgica de um conjunto de ideias baseada num cdigo lingustico e cultural necessariamente imbudo de contedo ideolgico, a nomeao do design grfico como um tipo de texto cultural emerge naturalmente. Explica-se. O design grfico no momento de projeto faz-se sobre determinados pressupostos tericos (tanto epistemolgicos quanto metodolgicos e crticos), que carregam determinado contedo discursivo, os quais encontram espelhamento no resultado projetual em si, o que
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

podemos identificar como uma ao poltica (BONSIEPE, 2011, p.48). Entretanto, mesmo partindo de pressupostos individuais daquele que projeta, o projeto modeliza-se a partir dos diversos textos culturais no qual o projetista encontra-se imerso. Essa cultura que modeliza os aspectos de projeto do designer normalmente a mesma que age sobre aquele para o qual o designer projeta, ou seja, o ambiente cultural do usurio. Por conta desses motivos que julgam-se de necessidades ontolgicas do projeto, necessidades essas que englobam o projetista, o usurio, um ambiente cultural e processos de modelizao, pode-se dizer que o design grfico um texto cultural por definio modelizvel por sistemas anteriores a ele. Entre eles, podemos citar a lngua, histria e tradies grficas, as prprias situaes de uso a que o projeto pressupe, concepes polticas do projetista e tambm do usurio, necessidades do contratante, desejos diversos envolvidos etc. Esses diversos sistemas de cdigos e de discursos afetam diretamente e indiretamente o resultado dos projetos, e so o que caracterizam o design grfico como um texto cultural.

Etapas do processo de anlise modelizante


Uma vez que a anlise de sistemas modelizantes visa observar o sistema de signos e suas regras, e no o signo isolado de seu conjunto, os passos para sua observao restringem-se basicamente a anlises dos prprios conjuntos dos signos, que tem por etapas anlises individuais sob um olhar dialgico, ou seja, em seu dilogo com os demais itens do sistema e demais sistemas que modelizam em diferentes camadas o sistema em questo. No h (ou no se busca) uma correspondncia a priori tida como exata e nica entre signo e objeto do signo, seno antes importa a anlise das causas e estruturas que operam em tal significao. Podemos, dividindo em etapas, chegar ao seguinte modelo de analise proposta por Zaliznik et al: A constituio e delimitao do sistema: consiste na escolha do texto a ser trabalhado, e na construo de um sistema mais completo possvel de forma a prever a maior parte das situaes estandartizadas do texto em questo (p.83). A estratificao dos textos e filtro das informaes do texto que no participam a priori do sistema em questo: filtrar o texto nos pontos que no fazem parte a princpio da situao em anlise escolhida, de modo a distinguir as unidades bsicas, e as regras sobre as quais se combinam (p. 85). Separao das camadas do sistema (modelizantes primarios e secundrio): separao das camadas do texto e reconhecimento das modelizaes que acontecem no texto escolhido. (p.86) Interpretao da semntica do sistema: anlise da significao dos cdigos por seus interpretadores, tomando cuidado com as manifestaes por onde se captam e entendimentos que se fazem de tal processo sgnico. (p. 88) Constituio de uma matriz tipolgica dos vrios sistemas semelhantes ao caso escolhido: busca por uma ampliao do entendimento das modelizaes para outros sistemas de mesmo tipo do caso em estudo (exemplo: anlise de uma e, posteriormente, diversas manifestaes de identidade cultural no design de cartazes). Trata-se de uma teoria das relaes dos diversos sistemas (p. 91)

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Interpretao do sistema na mtrica social: verificar manifestaes do sistema estudado no mbito social, manifestaes essas que devem ser encaradas no de maneira simplria, mas de entender o prprio novo sistema como um modelizante de outras situaes (p. 95).

Observa-se claramente que a investigao de modelizaes perpassa necessariamente o processo histrico, e no unicamente de situao. Mostra-se, assim, uma forte ferramenta de investigao de movimentos da histria do design em relao cultura, pois avalia de maneira ordenada as influncias e diversas camadas de significao e modelizao que trabalham nele.

Exemplo de anlise: marcas grficas de eventos esportivos brasileiros


Como forma de fornecer um exemplo da aplicao de tal matriz terica ao design, aplicamos a mesma no estudo do discurso da brasilidade em marcas grficas de eventos esportivos, pelo motivo de tanto ferramenta quanto objeto de estudo estarem diretamente envolvidos com aspectos culturais. Um ponto importante, antes de entrar nos mritos dos resultados, esclarecer que tratouse de uma reviso das origens e desenlace do discurso da brasilidade, muito mais do que a busca por uma verificao ontolgica entre a brasilidade do design e a cultura brasileira em si. Ou seja, averiguamos dentro daquilo que se diz e se usa para justificar algo como brasileiro em quais pontos so comuns, como originou-se, de qual maneira evoluiu, e qual o cdigo que justifica algo como brasileir. Assim, no entramos no mrito de juzos a respeito da validade ou no, ou mesmo da adequao ou no de tais marcas grficas com a realidade cultural brasileira, seno em apenas revisar os aspectos discursivos de tal caracterstica. Se, pois, no revelamos completamente a estrutura que opera naquilo que se classifica por brasilidade, ao menos revela-se uma das estruturas que modelizam todo o discurso do tema. Faz-se importante esclarecer tal recorte feito. Para essa primeira aproximao do tema da brasilidade em marcas grficas por via da anlise de suas estruturas modelizantes, escolheu-se um recorte menor que o de marcas grficas de eventos esportivos internacionais sediados no Brasil. O motivo disso o de, seguindo as recomendaes dos autores de reduzir o escopo para formao das primeiras ideias de um conjunto em aproximao, preparar o terreno de estudo a uma posterior expanso. Escolheu-se o motivo de eventos esportivos por uma explcita massa coesa de informao inicial, que facilitam em muito um primeiro olhar, alm de possurem largo material verbal com explicaes dos conceitos e manifestaes com aluses pontos de brasilidade nos projetos. Para a averiguao do discurso da brasilidade em marcas grficas de eventos esportivos, perpassamos pelas etapas apontadas pelos autores, analisando textos sobre cultura nacional, observando as interferncias de polticas pblicas nacionalistas, o papel dos pioneiros do design grfico no Brasil nesse panorama, reviso dos diferentes tipos de discurso que desenvolveram-se ao longo do tempo etc. A seguir, apresentamos de maneira resumida esses resultados, e explicitamos de maneira mais didtica as maneiras como acontecem tais modelizaes.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

Resultados segundo anlise modelizante


O ponto de partida anlise do discurso da brasilidade em logotipos de eventos esportivos passa pelo estudo da construo de uma identidade nacional, ou ao menos o momento de formalizao de tal discurso nacionalista. Averiguou-se que tal aconteceu de maneira especial nos governos Juscelino Kubitschek e Getlio Vargas, mas em especial na ditadura militar de 1964. Nas palavras de Ortiz:
significativo que o discurso do primeiro presidente do CFC estabelea um antagonismo entre cultura para todos ou sovitica e cultura para cada um ou democrtica.() essa cultura para cada um, respeitando poderes e volies individuais, que se harmoniza tradio do Brasil como nao democrtica. A qualidade democracia passa desta forma a constituir a essncia da brasilidade, o que significa reconhecer a existncia objetiva de uma verdadeira; cultura brasileira, espontnea, sincrtica e plural.). (Ortiz, 2006, p.95).

Tal incentivo com fim ideolgico para o desenvolvimento de um sentimento de identidade brasileira influencia a busca por caractersticas brasileiras inclusive no design. Ao voltarmos a esse campo, observamos nos pioneiros uma ampla busca por questes de identidade nacional. Observa-se em Aloisio Magalhes e Lina Bo Bardi as figuras mais proeminentes nessa busca, embora suas pesquisas e falas voltem-se muito mais aos aspectos de identidade nacional e contexto local per si do que na busca por um desenvolvimento formal de tal identidade, a ponto de no identificarmos de maneira precisa ou mesmo indicial qualquer atribuio de significados brasileiros a formas precisas e enumeradas (BO BARDI, 1994; MAGALHES, 1998; LEITE, 2003). Mesmo assim, em relatos do perodo percebe-se j uma busca por tais caractersticas expressas no desenvolvimento formal do design, como observamos no relato de Lvio Levi na nota de morte de Ruben Martins Revista Mirante das Artes:
Deixou-nos, para sempre, Rubens (SIC) Martins, o designer que em poucos anos conseguiu montar um dos ateliers mais ativos e inteligentes do Brasil. (...) Rubens vinha da pintura, um artista com raciocnio srio, muito prprio da gente da provncia que foge das facilidades dos sucessos do jornal. Depois, constatando que a arte deve ser operao de utilidade teve uma crise, passando a dedicar-se ao desenho industrial. Sua grfica no surgiu no rastro daquelas suiadas que no Brasil tem um certo sabor de neve em flocos, aos 40 graus do trpico, estrutura-se na simplicidade e na simplificao que serve para comunicar elementarmente (Levi, 1968)

Aps anlise dos trabalhos de Aloisio Magalhes, Ruben Martins, Emilie Chamie, que so os designers aos quais normalmente se atribuem caractersticas brasileiras (STOLARSKI, 2005; MELO, 2008; PINI, 2001; SABO, 2011; LEVI, 1968; ETHEL, 1989; PAULA, 2008) contrapostos aos projetos de Alexandre Wollner e Carlos Cauduro, o que observamos que as diferenas formais que existem caracterizam muito mais idiossincrasias formais de cada um do que um conjunto suficientemente coerente para que se denomine de brasilidade. Alm disso, h antes um ponto por demais importante para ser esquecido: a formao que receberam Chamie, Martins e Magalhes foi na rea das artes plsticas e foram auto-didatas no campo do design, enquanto Wollner e Cauduro estudaram em escolas de design e arquitetura, o que resultou, assim, na formao de determinado repertrio esttico-intelectual
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

e at mesmo metodolgico. Tal ponto, ao nosso ver, o que caracteriza de maneira mais proeminente as diferentes manifestaes visuais de suas marcas grficas, o que no caracteriza algo que se possa dizer com propriedade como brasileiro. Encontrados os fundamentos sociais e polticos brasilidade e mapeado de maneira breve mas abrangente algumas manifestaes de reconhecimento da identidade no design e seus principais intelectuais, voltamo-nos ao estudo enunciado de marcas grficas esportivas. Selecionamos 11 exemplos, colocados a seguir:

Figure 1: Marcas grficas utilizadas para a anlise. Os eventos a que se referem so, respectivamente: 1. Candidatura aos Jogos Olmpicos em Braslia 2000; 2. VII Jogos Sul Americanos Brasil 2002; 3. Candidatura aos Jogos Olmpicos de 2004; 4. Candidatura Copa do Mundo FIFA 2006; 5. Jogos PanAmericanos Rio 2007; 6. Mundial de Futsal FIFA 2008; 7. Candidatura aos Jogos Olmpicos Rio2012; 8. Candidatura Copa do Mundo FIFA 2014; 9. Logotipo oficial da Copa do Mundo FIFA 2014; 10. Candidatura para Jogos Olmpicos Rio 2016; 11. Marca grfica oficial aos Jogos Olmpicos Rio 2016. Imagem montada pelos autores.

O mapeamento das caractersticas mais comuns e semelhantes nesses 11 exemplos permitem que elenquemos as seguintes manifestaes formais como mais diretamente ligadas ao significante de brasilidade: 1. figura arquitetnica; 2. Festas; 3. Cores da Bandeira; 4. Paisagens Naturais; 5. Fauna/Flora; 6. Diversidade da Populao; 7. Humor do Povo; 8. Artesanato e Rusticidade. Tais elementos manifestam-se no apenas formalmente, mas principalmente nas falas que defendem ou analisam tais projetos, e isso que mais interessa aqui. Assim, na anlise formal embasada pelas manifestaes discursivas do que se afirma por brasilidade, faz-se necessrio uma combinao de elementos que necessariamente devem acontecer para que o significado da brasilidade seja latente nessas marcas: o uso icnico de elementos diversos, estes necessariamente acompanhados de algo que mais seguramente remeta ao Brasil, pois no mostram-se suficientemente inequvocos na sua referencia nacionalista. Na maioria dos casos observados, so as cores da bandeira que garantem a certeza de identificao do Brasil nessas marcas, j que uma arara pode remeter tanto ao Brasil quanto Colmbia e demais pases amaznicos. Retomando os pioneiros do design nacional, as primeiras ideias de brasilidade, e a atual manifestao da mesma, resta explicar a ligao entre eles para que o entendimento das

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

diversas camadas de modelizao sejam coesas. A ideia que montamos do conjunto nos leva a crer que, aliando uma poltica pblica que incentiva o desenvolvimento de uma identidade nacional, a uma produo diferenciada daqueles trs pioneiros que por metodologias prprias chegaram a um desenvolvimento prprio no design de marcas, ainda com a busca por caractersticas formais que remetessem ao Brasil per si, julgamos que terminou-se por tomar tais idiossincrasias por aquilo que se chama de brasilidade. Comparando, ento, a produo pioneira com a produo atual de marcas grficas, julgase que tais idiossincrasias tornaram-se pontos base ao desenvolvimento de uma alegada brasilidade, mas foram cada vez mais caricaturizadas e exacerbadas. O uso numeroso de curvas complexas em Aloisio Magalhes, por exemplo, uma das caractersticas que tornaram-se por demais comuns nos projetos contemporneos ditos brasileiros, e que foram aplicados conjuntamente quele conjunto de cones (numero alis bastante restrito em suas possibilidades) aliados cor da bandeira nacional, como maneira unvoca de remeter ao Brasil. Resumindo, o sistema de cdigos de brasilidade em marcas grficas de eventos esportivos revela-se no uso de unidades estandartizadas (cones), que formam um conjunto bastante limitado de signos combinados mutuamente e com caractersticas repetidas universalmente ligada ao Brasil (as cores da bandeira), sobre o qual o discurso trabalha. Atribumos parte dessas caractersticas estereotipao das idiossincrasias dos pioneiros do design nacional. As modelizaes, dessa maneira, que desenvolveram tal ideia de brasilidade, historicamente foram: 1. polticas pblicas nacionalistas; 2. ideia de sincretismo da cultura nacional; 3. idiossincrasias formais dos pioneiros do design brasileiro; 4. relao de esteretipos icnicos que podem ligar-se ao Brasil; 5. universalizao das cores da bandeira como ligadas ao pas; 6. desenvolvimento de um discurso falado coeso dessas caractersticas que repetem-se constantemente a cada novo projeto que se apresenta.

Consideraes Finais
O presente artigo teve por inteno apresentar alguns conceitos da semitica da cultura, em especial o de modelizao e um modo de anlise de modelizantes fornecidos por Zaliznik et al, e um exemplo dos resultados de aplicao em pesquisa sobre o discurso da brasilidade em marcas grficas de eventos esportivos. Pretende-se que tal apresentao tenha demonstrado minimamente a capacidade que tal ferramenta fornece ao pesquisador e das relaes formuladas graas ao entendimento de camadas e modelizaes. Acredita-se que seu desenvolvimento no design pode render frutos importantes no entendimento de dinmicas culturais no design, de desenvolvimentos estticos no campo, de modelos de compreenso histricos e at mesmo de anlises e pesquisas que possam embasar o projeto de design. Ainda, mostra-se no presente exemplo como tal ferramenta instrumentaliza o pesquisador no tratamento de dados em histria do design e anlises culturais diversas.

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

Notas
Para avaliao dos discursos orais e escritos de brasilidade, consultaram-se principalmente sites, listados no endereo web a seguir, acessados em Novembro de 2011: www.delicious.com/eduardo.ckf/brasilidade

Referncias
BO BARDI, L. Tempos de grossura. So Paulo: Editora Senac, 1994. BONSIEPE, G. Nossa profisso no mais vanguarda: depoimento. [01 de Novembro, 2011]. So Paulo: Revista Ciano n6. Entrevista concedida a Aquino,G., Ferreira, E., Gatti, R. disponvel em http://www.designsimples.com.br/revista FERRARA, L. Design em espaos. So Paulo: Ed. Rosari, 2004 FLUSSER, V. Lngua e Realidade. So Paulo: Editora Annablume, 2007 GEERTZ, C. The interpretation of cultures. Nova York: Basic Books, 1973 LEITE, J. S. (org). A Herana do olhar: o design de Alosio Magalhes. Rio de Janeiro: Editora Senc, Artviva, 2003 LEVI, L. O designer Ruben Martins. Mirante das Artes, Etc, n. 11, Setembro e Outubro 1968. LOTMAN, I. Sobre o problema da tipologia da cultura, in SCHNAIDERMANN, B. Semitica Russa. So Paulo: Editora Perspectiva, 1979 _________. El texto y el poliglotismo de la cultura, in LOTMAN, I. La Semiosfera I. Madrid: Ediciones Ctedra, 1996 _________. La semitica de la cultura y el concepto de texto, in LOTMAN, I. La Semiosfera I. Madrid: Ediciones Ctedra, 1996 _________. La memoria a la luz de la culturologa, in LOTMAN, I. La Semiosfera I. Madrid: Ediciones Ctedra, 1996 MAGALHES, A. O que o desenho industrial pode fazer pelo pas? Arcos Design, vol.I, n nico, p.8-13, 1998, Rio de Janeiro Disponvel em http://goo.gl/yUcrD. MORAES, A. Design de notcias: um estudo de casos mltiplos, Tese (doutorado), Rio de Janeiro: PUCRJ, 2010 ORTIZ, R. Cultura Brasileira & Identidade Nacional, So Paulo: Editora Brasiliense, 2006
10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA).

SEGAL, Problems in the Semiotic study of Mythology, in LUCID, D. Soviet Semiotics, An Anthology Edited. London: The Johns Hopkins University Press, 1977 ZALIZNIK, A., IVANOV, V., TOPOTV, V. Sobre a possibilidade de um estudo tipolgico-estrutural de alguns sistemas semiticos modelizantes, in SCHNAIDERMANN, B. Semitica Russa. So Paulo: Editora Perspectiva, 1979

10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, So Lus (MA)

You might also like