You are on page 1of 4

Histria das Relaes Internacionais

O Direito Internacional oitocentista um direito dos povos civilizados que se universaliza nos alvores do sculo XX

No sculo XVI, assiste-se a uma idependncia dos Estados em relao Igreja, conduzindo racionalizao do Direito Internacional, convertendo-se o ius gentium christianorum em ius publicum europeaum. o que Slim Laghmani, denomina de destruio ou reestruturao, isto porque, sob fim da Respublica Christiana criada uma Europa de Estados, que constitu o chamado moderno Direito Internacional, baseadado na ideia de Estado. Portanto, um ius gentium europaeum, que na verdade, at Conferncia de Paris de 1856, um Direito Cristo Europeu, que se pautava por um ideial cristo, aplicado aos Estados europeus e aos Estados americanos, esta a gnese do direito oitocentista que se vai desenvolver. Durante o sculo XVI, este Direito Internacional, teorizado em funo da sociabilidade do Homem, era tido como universal, contudo, a partir do sculo XVII, com a formulao da figura do Estado, e a posterior sedimentao do Estado Moderno, perde a sua vertente universalista, passando a ser o Direito de apenas alguns Estados, nomeadamente, dos cristos ou civilizados. Com a negao do princpio da universalidade do direito das gentes, assiste-se no sculo XIX, a uma recusa dos entendimentos de Vitria, Surez, Grcio e Gentili que denfendem uma comunidade universal da sociedade humana, que englobava todas as comunidade humanas sujeitas a um Direito dito superior, o Direito Natural. As correntes positivistas que se desenvolvem no referido sculo, vo recusar a ideia de um direito comum universal, defendo que o Direito Internacional, seria apenas o cumum aos povos que conjuntamente contribussem para a sua construo. Ou seja, o Direito Internacional, era no sculo XIX, um ordenamento jurdico de uma sociedade de Estados, concreta e historicamente determinada, um verdadeiro Direito europeu aplicado apenas aos estados cristos e civilizados. As concepes de alguns autores, como Kluber e Heffter, comprova esta ideia da existncia de um Direito Internacional europeu aplicvel apenas a alguns. Assim Kluber, defende que o Direito das Gentes constitua um direito europeu, reconhecido nos Estados Unidos da Amrica e no Brasil, mas no aplicado Turqui. Tambm no pensamento de Heffter, o Direito Internacional, aplicava-se exclusivamente s

Histria das Relaes Internacionais

naes europeias, incluindo-se os Estados Unidos da Amrica e os Estados latino-americanos, ficando os povos selvagens e os muulmanos excludos. De acordo com o enunciado, de que concluir que, o Direito Internacional oitocentista, dito europeu, um direito apenas dos povos civilizados ou considerados civilizados, na poca. O conceito de civilizao por isso, fundamental para determinar o que , bom como, o mbito de aplicao deste direito. Nesta medida, importante destrinar o referido conceito, e ainda analisar quais eram os povos considerados civilizados, ou seja, que estavam sujeitos ao Direito Internacional. Assim, o termo civilizao denota o grau de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo, sendo que o densenvolvimento cultural, inclu as tcnicas dominadas, as relaes sociais, as crenas, os valores, factores economicos e a criao artstica. Associado ao conceito, surge a ideia que partilhada por autores como, Holtzendorf e Martens, que defendem a necessidade de existir uma conscincia jurdica comum e a partilha dos mesmos interesses e princpios, como requesito para a qualificao de um Estado como civilizado, em que seria, por esta ordem de ideias, aplicado o Direito Internacional. Considerarando-se que este s era possvel em sociedades com determinado grau de desenvolvimento, conscincia jurdica e organizao poltica, o mesmo dizer que, seriam civilizadas as naes que partilhavam costumes, usos, instituies sociais, culturais e uma indentidade nas relaes internacionais e nas prticas diplomticas. E como nos povos selvagens no existia uma organizao, nem a tal conscincia ou partilha de interesses (pelo menos, organizados), vivendo estes numa espcie de anarquia, no podiam estar sujeitos aos mesmos direitos e deveres dos Estados civilizados. de notar que, a exigncia de uma conscincia jurdica comum dos princpios gerais que orientam as relaes entre os Estados, decorre da realizao positiva atravs de tratados e costume, do Direito Internacional. Esta conscincia s existe nos Estados de civilizao europeia, e naqueles que comungam desta civilizao, razo pela qual, mais uma vez, os povos brbaros e selvagens estavam excludos. Assim, com base na formulao do termo civilizao, e a consequente necessidade de conscincia e partilha de objectivos, pode afirmar-se que o Direito Internacional oitocentista um direito dos povos civilizados, nos quais essa conscincia jurdica, partilha de interesses, direitos e deveres estava presente.

Histria das Relaes Internacionais

Esta dicotomia, entre povos civilizados e no civilizados, levanta a questo de saber como que se estabeleciam e regulavam as relaes internacinais entre estes povos, para uns, nomeadamente, Heffter, eram reguladas pelas normas convencionais, para outros, como Martens, as relaes submeter-se-iam aos ditames do Direito Natural. Numa posio intermdia, est Despagnet, considerando que as relaes entre povos civilizados e no civilizados, deveriam reger-se segundos os princpios da moral e por tratados particulares de amizade, comrcio, concesses territoriais, entre outros direitos. Nos finais do sculo XIX, parece dominar o entendimento de que os povos civilizados deviam respeitar os princpios de Direito Natural, dando o exemplo aos povos no civilizados. Porm, Bluntschli, na defesa da tese universalista, criticou a existncia de um Direito Internacional puramente cristo, considerando que o fim Direito Internacional a organizao de toda a humanidade, no devendo restringir-se apenas aos Estados europeus, mas sim, a todos os povos. Independentemente, e embora reconhea a importncia dos Estados europeus e americanos no seu desenvolvimento e garantia. Mrignhac, vem ainda acrescentar que estes Estados tinham a obrigao de dar a conhecer este ramo do direito, bem como, certificar-se das condies necessrias para a sua aplicao nos povos no civilizados. com base nos entendimentos destes e outros autores, que se pode considerar que se pretendia uma universalizao do Direito Internacional. O ius publicum europaeum vai transformar-se num direito universal, fruto da abertura a novas sociedades, decorrentes dos movimentos nacionalistas, que durante o sculo XIX e incio do sculo XX, deram origem ao aparecimento de novos Estados, que reivindicavam a existncia de um direito que se adequasse realidade de cada um. Por outro lado, o movimento codificador tem tambm grande importncia, contribuindo para a uniformizao de um Direito Internacional. A duas Guerras Mundiais foram dois acontecimentos que contribuiram em muito para a universalizao do Direito Internacional, isto porque, delas resulta uma nova composio da sociedade internacional, decorrente da proliferao de novos Estados, novos ideais polticos, o aparecimento das organizaes internacionais, e ainda preocupaes com novas matrias como a economia, a sade mundial com a criao da Organizao Mundial de Sade, a proteco do meio ambiente, a defesa dos Direitos Humanos com os diversas organizaes internacionais especializadas dentro e fora da ONU, tudo isto conduziu, no sculo XX ao reforo da universalizao do Direito Internacional.

Histria das Relaes Internacionais

Assim sendo, e em concluso, o Direito Internacional oitocentista um direito dos povos civilizados que se universaliza nos alvores do sculo XX, um Direito Pblico que no sculo XVI, se aplicava s naes europeias, que comungavam um ideal cristo. Posteriormente, com a construo da figura do Estado, e a afirmao do Estado moderno a partir do sculo XVII, o Direito Internacional perde a sua vertente universalista passando a ser o Direito de apenas alguns Estados, os civilizados, ou seja, os que detinham, na viso de Holtzendorf e Martens, a conscincia jurdica comum e a partilha dos mesmos interesses e princpios, a ideia da existncia de um Direito Internacional aliado ao conceito de civilizao. Por fim, nos sculos XIX e XX, fruto dos movimentos nacionalistas, e das duas Guerras Mundiais, o Direito Internacional sofre alteraes verificando-se uma verdadeira universalizao do mesmo, deixando se ser, tal como o Professor Jorge Miranda considera, um Direito euro-americano, para passar a ser um Direito universal.

Referncias bibliogrficas: - Pedro Caridade de Freitas, Portugal e a Comunidade Internacional, na segunda metade do sculo XIX, Lisboa, Quid Juris, 2012; - Antnio Pedro Barbas Homem e Pedro Caridade de Freitas, Textos de apoio de Histria das Relaes Internacionais, Lisboa, AAFDL, 2012; - Jorge Miranda, Curso de Direito Internacional Pblico, 5 edio, Principia, 2012.

You might also like