You are on page 1of 8

PRINCIPIO DA INDIVIDUALIZAO DA PENA

Tendo como preceito pesquisar o princpio da individualizao da pena, visto que este principio direito subjetivo dos condenados, previsto no art. 5, LXVI da Constituio Federal. Trata-se de garantia fundamental para que se alcance a efetiva recuperao social e moral dos presos, e guarda estreita relao com o princpio da dignidade da pessoa humana. A Lei de Execuo Penal se encontra em harmonia com os ideais individualizadores e est tambem assegura para que seja feita a individualizao da pena. O princpio da individualizao da pena em conjunto com o princpio da dignidade da pessoa humana, passou a ser utilizado constantemente com o objetivo de minimizar os efeitos da privao de liberdade e garantir que o Estado no se utilize de penas padronizadas ou automticas para seus infratores. O princpio da Individualizao da pena considerado como direito fundamental do homem, conforme se prev na Constituio Cidad de 1988, visto que cada infrator possui caractersticas prprias e deve ser considerado em sua individualidade Este estudo tem o preceito de pesquisar o principio da individualizao da pena, o seu conceito, a sua aplicabilidade e, por conseguinte a ligao com o principio da proporcionalidade, legalidade, pessoalidade, culpabilidade, legalidade e da dignidade da pessoa humana e como deveria funcionar a classificao dos presos conforme a lei de execuo penal. Para tanto, o estudo tomou por base a pesquisa de cunho bibliogrfico. O presente estudo esta dividido em: conceito da individualizao, fundamentao constitucional, incidncia do principio da individualizao da pena e suas fases, individualizao na execuo penal e a classificao do apenado, com uma linguagem clara e sucinta para facilitar o entendimento. Existem vrios conceitos abordados pelos doutrinadores sobre a individualizao. Abordaremos alguns deles:

Tendo como base as doutrinas pode-se dizer que a individualizao da pena um assunto representativo do direito humano fundamental onde o apenado tem o direito a obter uma pena justa e individualizada. Como aborda Nucci (2004, p.31):

[...] individualizar significa tornar individual uma situao algo ou algum, quer dizer particularizar o que antes era genrico, tem o prisma de especializar o geral, enfim, possui o enfoque de, evitando a estandardizao, distinguir algo ou algum, dentre de um contexto.

A nossa constituio federal traz consigo em seu artigo 1: de que todos somos iguais perante a lei. Mas como seremos iguais com a individualizao da pena, parece que inconstitucional este principio de individualizao da pena. Mas no, pois, este principio trata que a pena deve ser individualizada nos planos legislativo, judicirio e executrio, para que se evite a padronizao da sano penal. Onde cada crime tem a sua pena que ir variar de acordo com a personalidade do individuo, o meio de execuo, entre outros. A fundamentao esta nos artigos 5, inciso XLVI, da Constituio Federal. Artigos 5], 8, 41, XII e 92, pargrafo nico, II da LEP. E os artigos 34, 59 e 68 do CP. A constituio federal em seu artigo 5, inciso XLVI, apregoa:

Art.5 todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindose aos brasileiros e aos garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: XLVI- a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos.

Para ser aplicada a individualizao da pena, deve-se respeitar o preceito constitucional nas suas trs fases que so: a fase legislativa, a fase judiciria e a fase executria que sero abordadas a seguir. A individualizao da pena no legislativo operada pelo legislador quando comina a pena abstrata, de acordo com a maior ou menor gravidade do delito, como nos diz Barros (2008, p.445)

O principio da individualizao esta ligado ao principio da legalidade, da necessidade e da proporcionalidade como nos ensina Barros (2001, p.112): Todo processo de

individualizao, de adequao da pena ao fato e a pessoa concreta, esta limitado pelos princpios da legalidade, da necessidade e da proporcionalidade. Quando se fala em proporcionalidade por que est implica na necessidade de adequar-se a sano penal ao fato delituoso cometido, est proporcionalidade entre o fato e crime ocorrido, acaba influenciando em um limite de individualizao da pena. O principio da legalidade est ligado individualizao da pena, por que indispensvel que este esteja previsto em lei, bem como todos os passos a ser seguido para a sua aplicao e execuo. Segundo Prado (2007, p.145) o princpio da individualizao da pena obriga o julgador a fixar pena, conforme a cominao legal (espcie e quantidade) e a determinar a forma de sua execuo. No que se refere fase legislativa pode se disser que para uma aplicao correta e justa na individualizao da pena tm que se respeitarem os princpios a cima comentados. A individualizao judicial feita pelo magistrado por ocasio da sentena condenatria, valendo-se dos vrios elementos ofertados pelo Cdigo Penal, principalmente os arts. 59 a 68 como aborda Nucci (2007, p.950). Ento para se aplicar uma sentena condenatria tem que se respeitar o Cdigo penal. J Barros (2001, p.116-117) nos ensina que:

A individualizao judicial da pena vem limitada pelo principio da legalidade e pelo principio da culpabilidade. O principio da legalidade vincula o juiz lei quanto tipicidade do fato e o quantum da pena, enquanto o principio da culpabilidade vincula o juiz a determinar a pena de acordo com a culpabilidade individualizada.

Acaba-se ressaltando que na fase executria, o poder do juiz ntido ao determinar o quantum imposto ao condenado, sempre respeitando os limites pr-estabelecidos pelo legislador. tambem nesta fase em que o tribunal ou magistrado acaba determinando qual ser a sano penal, o regime de cumprimento da Pena Privativa de Liberdade.

A individualizao executiva se concretizada na faze de execuo da pena, que quando se confere para cada apenado um tratamento especifico dentro dos estabelecimentos prisionais. Mas sempre respeitando a dignidade da pessoa humana que esta assegurada pela nossa Constituio Federal de 1988. Como ressalva Nucci (2007, p.950):

Aquela que feita pelo juiz da execuo criminal, promovendo a devida adequao da pena aplicada progresso de regime, permitindo que o sentenciado seja transferido, conforme o seu merecimento, de um regime mais severo ao mais brando, elem de lhe proporcionar outros benefcios, como livramento condicional, bem como o reconhecimento da remio,(...).

Porem, como j vimos individualizao da pena no feita apenas na fase judicial, mas bem como a fase executria um relevante estagio da individualizao da pena, uma vez que onde efetivamente executada. Conforme determina o art. 5 da Lei n 7.210\84 (Lei de Execuo Penal) assim redigido: Os condenados sero classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualizao da execuo penal. O nosso doutrinador Marques (2002, p.269) ensina que: individualizar a pena aplica - l de acordo com o individuo que praticou a ao penal. Na individualizao executria ocorre que os condenados podem ter recebidos a mesma pena, mas a progresso Consoante Mirabete (2004, p.48) diz que: individualizar a pena na execuo, consiste em dar a cada preso as oportunidades e os elementos necessrios para lograr sua reinsero social, posto que seja pessoa, ser distinto. No que tange o princpio da individualizao da pena, ele que apregoa a garantia de que as penas no sejam iguais, mesmo que os indivduos tenham praticado crimes idnticos. Isto porque, independente da prtica de conduta igual, cada indivduo traz consigo um histrico pessoal, assim cada indivduo deve ser punido pelo que lhe devido. Devendo o juiz respeitando a cominao legal, adaptar a sano penal ao delinqente, ou seja, aplicar a pena, quantidade necessria para recuperar o delinqente.

Cabe ainda fundamentar que a pena no pode ser transmitida a outrem como, por exemplo: de pai para filho, isto, por causa do principio da pessoalidade que diz que a pena no pode ser transmitida aos herdeiros nem em caso de multa e sano penal. diferente da sentena penal condenatria que executada no cvil pode alcanar os herdeiros no limite da fora da herana. Ditos o artigo 5, incisos XLX, da Constituio Federal nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigaao reparar o dano e a decretaao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimonio transferido. A individualizao da pena, e conseqentemente do apenado, se d no momento da elaborao da lei penal, passando pela atividade do judicirio e finalmente ao momento executrio. Momento este de suma importncia, diante das conseqncias que trazem para a dignidade do ser humano. Aps a prolatao da sentena, e a expedio da devida guia de recolhimento, o apenado vai de encontro ao sistema prisional. E nesse momento deve ser individualizado, de modo a serem considerados os traos da sua personalidade e seus antecedentes. A Lei de Execuo Penal, em seu art. 5 assim determina: Os condenados sero classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualizao da execuo penal. No pode se deixar de verificar que a exigncia da classificao do apenado letra de lei, e assim sendo, deve ser cumprida. O rgo responsvel pela classificao do apenado a Comisso Tcnica de Classificao, conforme se extrai do art. 6 da Lei de Execuo Penal: Art. 6: A classificao ser feita por Comisso Tcnica de Classificao que elaborar o programa individualizador da pena privativa de liberdade adequada ao condenado ou preso provisrio. Ao analisar a personalidade do agente, ir se verificar se este possui algum desvio de carter, ou algum trao que demonstre alterao comportamental. Seus antecedentes so analisados com o propsito de que seja apurada a vida social do apenado, assim como se

reincidente ou responde a algum inqurito ou processo judicial conforme nos explana o doutrinador Mirabete. A Lei de Execuo Penal determina, conforme o regime inicial do condenado, quando ele dever ou poder ser submetido a exame criminolgico. Em relao ao exame criminolgico, MIRABETE (2004, p.58) pontua: exame de personalidade comum para a classificao dos criminosos e a individualizao da execuo da pena. Pode-se afirmar que, o exame criminolgico caracteriza-se como um instrumento individualizador do apenado e conseqentemente da execuo da pena, pois assim considerado pela legislao (art. 8, LEP). Outro notvel fator que garante a correta individualizao do apenado a correta separao dos mesmos, provisrios de condenados, civis de criminais, etc. Essa medida prevista em lei, devidamente descrita no art. 84, da Lei de Execuo Penal:

Art. 84. O preso provisrio ficar separado do condenado por sentena transitada em julgado. 1 O preso primrio cumprir pena em seo distinta daquela reservada para os reincidentes. 2 O preso que, ao tempo do fato, era funcionrio da Administrao da Justia Criminal ficar em dependncia separada.

Analisando a referida lei, visto que alm da separao de apenados condenados de provisrios, tambem dever haver separao de apenados primrios de reincidentes, para que seja evitado que os primrios sejam de alguma forma influenciados pelos reincidentes. Compactuando com esta idia NUCCI nos diz:

Torna-se fundamental separar os presos, determinando o melhor lugar para que cumpram suas penas, de modo a evitar o contato negativo entre reincidentes e primrios, pessoas com elevadas penas e outros, com penas brandas, dentre outros fatores. Em suma, no se deve mesclar, num mesmo espao, condenados diferenciados.

Aps a referida pesquisa, conclui-se que o principio da individualizao da pena de suma importncia, para que no haja uma padronizao das penas e ao seu lado est a lei de execuo penal que caminha junto para que haja a individualizao da pena, pois na referida lei, em seu artigo n 84 trata especialmente sobre a separao dos apenados, ou seja, a classificao deles, e se est classificao fosse feita correta acredita-se que o ndice de reincidncia seria menor, pois, muitos so influenciados por detentos, para quando sair, ir trabalhar no trafico para eles e tantos outros exemplos. Alem de uma boa classificao, deveria haver projetos para ajudar o apenado a mudar, a se recolocar na sua vida, como no mercado de trabalho novamente. No tocante ao princpio da individualizao da pena, nota-se claramente a utilizao da dignidade humana em suas trs fases de aplicao, seja pelo valor dado pela sociedade em relao ao dano cometido, seja pela aplicao da pena pelo magistrado e, finalmente pela maneira de como ocorrer o cumprimento da sano imposta. As expresses dignidade humana, liberdade, igualdade, cidadania, privacidade, bem comum, e outros termos que se relacionam aos direitos humanos fundamentais possuem carter poltico e social e no apenas jurdico. A efetividade da individualizao penal dever constitucional fundamental do Estado, no entanto, muitas vezes utilizada por governantes e autoridade competentes como meio de concesso de privilgios, no havendo efetividade na realizao do Direito.

REFERNCIAS:

BARROS, Flvio Augusto Monteiro de. Direito penal, parte geral: volume 1, 6 ed. So Paulo: Saraiva, 2008.

BRASIL. Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a lei de execuo penal. Disponvel em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7210.htm>. Acesso em: 01 de setembro de 2011.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral: 15 ed.. So Paulo: Saraiva, 2011.

GRECO, Rogerio. Curso de Direito Penal, vol.1: parte geral arts 1 a 120 do cdigo penal: 12 ed. Rev. atual. e amp. Niteroi: mpetus, 2010.

JESUS, Damsio E. de. Direito Penal vol. 1: parte geral. 27 ed. So Paulo: Saraiva, 2003.

MARQUES, Jos Frederico. Tratado de Direito Penal, vol. III. Ed. rev. at. e amp. Campinas: Millennium, 2002.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo Penal: Comentrios Lei n 7210, de 11-7-1984. 11 Ed. rev. e amp. So Paulo: Atlas, 2004.

NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo penal comentado. 5 ed. Rev. atual. e ampl. So Paulo: revista dos tribunais, 2005.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execuo Penal. 5. ed. rev. at. e amp. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

PRADO, Regis Luis. Curso de Direito Penal Brasileiro, volume 1: parte geral, arts. 1 a 120. 7 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

You might also like