You are on page 1of 64

NEUROANATOMIA AV2 JANANA NETO MACHADO

Cap 23. Estrutura e Funes do Hipotlamo O hipotlamo parte do diencfalo e se dispe nas paredes do III ventrculo, abaixo do sulco hipotalmico. Trata-se de um rea muito pequena. Mas apesar disso tem inmeras funes. uma das reas mais importantes do sistema nervoso. Esta intimamente relacionado ao Infundbulos, corpos mamilares, e quiasma ptico.

Divises e ncleos do Hipotlamo constitudo fundamentalmente de substncia cinzenta, que se agrupa em ncleos. O frnix percorre de cima para baixo cada metade do hipotlamo, terminando no corpo mamilar. O frnix permite dividir o hipotlamo em uma rea MEDIAL E LATERAL. rea Medial : entre Frnix e as paredes do III ventrculo. ( nela se localiza os principais ncleos) rea Lateral : lateralmente ao frnix h predominncia de fibras, percorrida pelo feixe prosenceflico medial. Feixe que estabelece conexes nos dois sentidos.

O hipotlamo pode ainda ser dividido em 3 planos frontais: HIPOTLAMO SUPRA-PTICO ( anterior) compreende o quiasma ptico e toda rea acima dele at o sulco hipotalmico. 1) Ncleo supraquiasmtico ciclo circadiano (viglia/sono), relgio biolgico 2) Ncleo supra-ptico regulao da diurese, sntese de ADH 3) Ncleo paraventricular regulao da diurese, sntese de ADH HIPOTLAMO TUBERAL ( mdio) compreende o tuber cinrio 1) Ncleo ventromedial centro da saciedade 2) Ncleo dorsomedial comportamento agressivo 3) Ncleo arqueado ( ou infundibular) regulao do sistema endcrino HIPOTLAMO MAMILAR (superior) compreende os corpos mamilares com seus ncleos. 1) Ncleos mamilares 2) Ncleo posterior

FUNES DO HIPOTLAMO As funes so muito numerosas e importantes, quase todas relacionadas com a Homeostase, ou seja, com a manuteno do meio interno. Por isso o Hipotlamo tem um papel regulador sobre o Sistena Nervoso Autonomo e o Sistema endcrino, fome, sede, e sexo. 1) CONTROLE DO SISTEMA NERVOSO AUTNOMO O hipotlamo o centro mais importante do SNA Hipotlamo Anterior Sistema Parassimptico ( PS) Aumenta Peristalse, Contrai Bexiga, Bradicardia, diminui PA, miose. Hipotlamo Posterior Sistema Simptico ( S) Diminui a Peristalse, relaxa a bexiga, taquicardia, aumenta a PA, midrase

Sndrome de Canon descarga do Simptico ( reao de luta e fuga) 2) REGULAO DA TEMPERATURA CORPORAL O hipotlamo informado da temperatura corporal principalmente por receptores localizados no hipotlamo anterior ( termoreceptores). Assim funciona como um termostato capaz de detectar variaes na temperatura do sangue que por ele passa e ativa mecanismos de perda ou de conservao do calor. Existem 2 centros: Centro da perda do calor hipotlamo anterior Centro da conservao do calor hipotlamo posterior Estmulos no centro da perda do calor : desencadeia fenmenos de vasodilatao perifrica e sudorese. Estmulos no centro da conservao do calor : resultam em vasoconstrico perifrica, tremores musculares, e at mesmo liberao de hormnio Tireoidiano ( para gerar ou conservar calor). - Leses no centro da perda do calor no hipotlamo anterior : causam elevao incontrolvel da temperatura ( febre central ), quase fatal !!! Pode surgir em conseqncia de cirurgias da hipfise. 3) REGULAO DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL Hipotlamo Posterior tem papel importante na regulao dos processos emocionais ( raiva, medo, prazer)

4) REGULAO DO SONO E VIGLIA Hipotlamo posterior ( ncleo supraquiasmtico) viglia Leses podem causar sono, doena conhecida como encefalite letrgica ( sono incontrolvel)

5) REGULAO DA INGESTO DE ALIMENTOS Hipotlamo Lateral centro da fome Hipotlamo Mdio ( Ncleo ventromedial) centro da saciedade

Leses da rea Lateral - ausncia completa do desejo de comer, levando a inanio. Leses do ncleo ventromedial alimenta-se exageradamente, tornando-se obeso. Centro da saciedade INIBE o Centro da fome!!! 6) REGULAO DA INGESTO DE GUA Hipotlamo Lateral Centro da Sede

Leses nessa rea faz com que haja perda da vontade de beber gua, podendo haver desidratao. Estmulos nessa rea podem levar a morte por excesso de ingesto de gua. 7) REGULAO DA DIURESE Importante papel na quantidade de gua eliminada na urina. Ncleos supra-pticos e paraventricular sintetizam ADH ( hormnio antidiurtico)

Age aumentando a absoro de gua nos tbulos renais, diminuindo a eliminao de gua pela urina.

8) REGULAO DO SISTEMA ENDCRINO Hipotlamo Tuberal (Ncleo Arqueado) regula a secreo de todos os hormnios da adeno-hipfise 9) GERAO E REGULAO DOS RITMOS CIRCADIANOS Sincronismo dos parmetros fisiolgicos num perodo de 24 horas ( Ritmo de Claro e Escuro).

Os ritmos circadianos ocorrem em quase todos os organismos e so gerados pelos marcapassos ou relgios biolgicos. Que no caso dos mamferos corresponde ao Ncleo supraquiasmtico do hipotlamo ( anterior ou supra-ptico). importante lembrar que o ncleo supraquiasmtico recebe estmulos sobre luminosidade do ambiente, que lhe permite sincronizar os ritmos circadianos com o ritmo claro e escuro.

Cap. 8 ANATOMIA MACROCCPICA DO TELENCEFALO

O telencefalo compreende os dois hemisfrios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena parte mediana situada na poro anterior do III ventrculo. Os dois hemisfrios so incompletamente separados pela : FISSURA LONGITUDINAL DO CREBRO. Cujo assoalho formado pelo CORPO CALOSO ( principal meio de unio entre os 2 hemisfrios) Os hemisfrios cerebrais possuem cavidades os VENTRCULOS LATERAIS DIREITO E ESQUERDO. ( que se comunicam com o III ventrculos atravs dos forames interventriculares) 3 Polos : Frontal, Occiptal e Temporal 3 Faces : Superolateral ( convexa), Medial ( plana), Inferior ( ou base do crebro, irregular)

A superfcie tem depresses chamadas de SULCOS, que delimitam os GIROS ( ou circunvulues cerebrais). Os sulcos aumenta a superfcie cerebral sem aumentar seu volume. Muitos sulcos so inconstantes e no recebem denominao, outros mais constantes recebem denominaes especiais e ajudam a delimitar os Lobos - Lobo frontal: Est em contato ntimo com o osso frontal - Lobo temporal: contato com o osso temporal - Lobo occipital: contato com o osso occipital TODO RELACIONADO A VISO - Lobo parietal: contato com o osso parietal. E ainda, existe um lobo que NO est em contato com nenhum osso, que a nsula.

Em cada hemisfrios h 2 mais importantes sulcos : SULCO LATERAL ( sylvius) separa lobo Frontal do Lobo temporal, e termina divindido-se em 3 ramos : ascendente, anterior e posterior SULCO CENTRAL ( rolando) sulco profundo geralmente contnuo que percorre obliquamente a face superolateral do hemisfrio. Separando os Lobos Frontal e Parietal.

Em determinadas espcies, os crebros so muito lisos, ou seja, com poucos sulcos, tais so denominados lisencfalos. O crebro no homem, s se desenvolve totalmente aos quatro anos de idade. Esses sulcos estaro mais acentuados em indivduos de mais idade, pois a massa neuronal vai sendo deteriorada ao longo do tempo.

Anteriormente ao sulco central GIRO PR CENTRAL ( MOTOR) lobo frontal Posteriormente ao sulco central GIRO PS-CENTRAL ( SENSITIVO) lobo parietal 1) Lobo Frontal 3 sulcos : Sulco pr-central, sulco Frontal superior, Sulco Frontal Inferior 3 Giros : Giro Frontal superior, Giro, Frontal Mdio, Giro Frontal Inferior Giro Frontal Inferior subdivido em 3 partes : ORBITAL , TRIANGULAR , OPERCULAR. IMPORTANTE : O giro Frontal Inferior do Hemisfrio Esquerdo partes TRIANGULAR E OPERCULAR denominado GIRO DE BROCA e a se localiza na maioria dos indivduos o centro da Palavra falada. ( + importante parte opercular)

Anatominacamente esse giro existe nos dois hemisfrios. Funcionalmente ele est somente no Lado Esquerdo !!!! Leso de Hemisfrio esquerdo perde 90% da palavra falada e causa hemiplegia do lado D. Leso do Hemisfrio direito no perde o centro da fala e causa hemiplegia do lado E. A 2 LNGUA faz parte do funcionamento do HD. E melhor aprender na infncia com o desenvolvimento do Hemisfrio Direito. Giro Frontal Mdio palavra escrita

2) Lobo Temporal 2 sulcos - Sulco temporal superior , Sulco temporal inferior 3 Giros Giro temporal superior , Giro temporal Mdio, Giro temporal inferior Afastando-se os lbios dos sulco lateral, aparece seu assoalho. A poro posterior desse assoalho atravessada por pequenos giros os Giros Temporais Transversos, dos quais o mais evidente o GIRO TEMPORAL TRANSVERSO ANTERIOR 3) Lobo Parietal O lobo parietal pode ser subdividido em superior e inferior, porm o de interesse vai ser o lobo parietal inferior, pois esse vai apresentar dois giros: Supramarginal (mais anterior) - curvado em torno do ramo posterior do sulco lateral. Angular (mais posterior) curvado em torno da poro terminal e ascendente do sulco temporal superior

4) Lobo Occiptal Ocupa uma poro relativamente pequena e todo relacionado a VISO. 5) nsula Afastando-se os lbios do Sulco Lateral observa-se a nsula. Durante o desenvolvimento esse lobo cresceu menos que os outros.

FACE MEDIAL

Corpo Caloso : a maior das comissuras interhemisfricas, formando por um grande nmero de fibras mielnicas que cruzam o plano sagital mediano, unindo as reas do crtex cerebral de cada hemisfrio. subdivido em : Rosto, Joelho, Tronco e Esplnio.

Frnix : abaixo do esplnio do corpo caloso e arqueando-se em direo a comissura anterior.

Lobo Occiptal 2 Sulcos importantes : Calcarino localiza-se o centro cortical da viso Parieto-occiptal separa o lobo occiptal do lobo parietal

Lobo Frontal e Parietal 2 sulcos : Sulco do Corpo Caloso e Sulco do Giro do cngulo Destacando-se o Sulco do Cngulo em direo margem superior do hemisfrio existe o Sulco Paracentral que delimita junto com o ramo marginal do Sulco do cngulo o Lbulo Paracentral ( MOTRICIDADE E SENSIBILIDADE DE PERNA E P)

Abaixo do rostro do corpo caloso e adiante da comissura anterior chamada de rea septal um dos centros do prazer do crebro

FACE INFERIOR Lobo Temporal Giro para-hipocampal cuja poro anterior se curva em torno do sulco do hipocampo para formar o ncus. O Sulco do hipocampo origina-se na regio do esplnio do corpo caloso e se dirige para o lobo temporal. O giro para-hipocampal se liga posteriormente ao giro do cngulo atravs do Istmo do giro do cngulo. ASSIM : ncus , giro para-hipocampal, istmo do giro do cngulo e giro do cngulo constituem um lobo independente o Lobo Lmbico. Hrnia de ncus : causa morte sbita, pode ser causado por Hipertenso Intracraniana Aguda.

Lobo Frontal Existe algumas formaes relacionadas com a olfao por isso chamado Rinencfalo. Bulbo olfatrio dilatao ovide de massa cinzenta que se continua com o Tracto olfatrio

O hipocampo somente poder ser visto por essa face. Esse possui essa denominao, pois se assemelha a um cavalo marinho. O frnix faz a comunicao desse hipocampo com o hipotlamo (mais especificamente com o corpo mamilar). Esse se relaciona com a funo de memria RECENTE.

Cap. 27 - Estrutura e funes do crtex cerebral Crtex uma fina camada de substncia cinzenta que reveste o centro branco medular do crebro. Trata-se de uma das partes mais importantes do sistema nervoso. No crtex chegam impulsos provenientes de todas as vias da sensibilidade que a se tornam conscientes e so interpretadas. Classificao Filogentica: Arquicrtex ( + primitivo ) : crtex do hipocampo (memria) + RESISTENTE Paleocrtex ( pouco + avanado, mas ainda primitivo) : giro parahipocampal , ncus ( olfato) Neocrtex o restante todo do crtex cerebral !!! CITOARQUITETURA DO CRTEX : Existem neurnios, clulas neurigliais e fibras. Os neurnios e as fibras se distribuem em vrias camadas, sendo a estrutura do crtex muito complexa. Distinguem-se 2 tipos de Crtex: 1) Isocrtex - contm 6 camadas, a grande maioria das reas corticais ( Faz parte do Neocrtex) IIIIIIIVVVICamada molecular Camada granular externa Camada piramidal externa Camada granular interna Camada piramidal interna Camada de clulas fusiformes

Ou seja : 2 camadas piramidais e 2 camadas granulares ( + IMPORTANTES) Piramidal ( MOTORA) ou agranular Granular ( SENSITIVA)

2) Alocrtex - menos de 6 camadas, corresponde a parte + ANTIGA do crtex ( Arquicrtex e Paleocrtex)

Clula Granular - o principal interneurnio cortical, um neurnio sensitivo Clula Piramidal ou clula gigante de Betz neurnio motor correspondente da rea situada no Giro Pr-Central.

CLASSIFICAO DAS REAS CORTICAIS O crtex no homogneo em toda sua extenso. Pode ser classificado com critrios anatmicos, filogenticos, estruturais e funcionais.

1. Classificao anatmica Baseia-se na diviso em : Sulcos, Giros e Lobos, j estudada a mais empregada na prtica mdica para localizao das leses.

2. Classificao Filogentica Arquicrtex, Paleocrtex e Neocrtex, conforme j exposto.

Importante lembrar !!! Arquicrtex hipocampo Paleocrtex giro hipocampal, ncus Neocrtex Todo o restante

3. Classificao Estrutural O crtex pode ser dividido em numerosas reas citoarqueteturais, havendo vrios mapas de diviso. Contudo a diviso mais aceita a de Brodmann que identificou 52 reas designadas por nmeros. As diversas reas corticais podem ser classificadas em grupos maiores de acordo com suas caractersticas comuns. ISOCRTEX HOMOTPICO- caracterstico de reas de associao ISOCRTEX HETEROTPICO GRANULAR caracterstico de reas sensitivas ( possuem muitas clulas granulares - Giro Ps-central ) ISOCRTEX HETEROTPICO AGRANULAR caracterstico de reas motoras (possuem muitas clulas piramidais Giro Pr-central) ALOCRTEX corresponde ao arquicrtex ( hipocampo ) e paleocrtex ( giro parahipocampal e ncus)

Isocrtex ocupa 90% da rea cortical e corresponde ao Neocortx, Ou seja ao crtex recente !

4. Classificao Funcional Do ponto de vista funcional as reas corticais so homogneas. Ou seja, divididas quanto determinada funo no ser humano. ( ex: rea da palavra falada ou rea de broca) As localizaes funcionais do crtex e a distino entre reas motoras e sensitivas encontram apoio na prpria citoarquitetura do crtex. Foral inicialmente classificadas como : rea de Projeo so as reas que recebem ou do origem a fibras relacionadas diretamente com sensibilidade ( aferente ) e motricidade ( eferente ) reas de associao- esto relacionadas com funes psquicas complexas. Do lado de cada rea de projeo precisa de uma rea de associao correspondente.

Leses nas reas de projeo provocam paralisias ou alteraes da sensibilidade. Leses nas reas de associao provocam alteraes psquicas REAS DE PROJEO Podem ser divididas em : reas Sensitivas Isocrtex heterotpico granular reas Motoras Isocrtex heterotpico agranular

REAS DE ASSOCIAO Isocrtex Homotpico

As reas de projeo ligadas diretamente a sensibilidade e motricidade so consideradas REAS PRIMRIAS As reas de associao podem ser SECUNDRIAS e TERCIRIAS

A rea de projeo de uma determinada funo faz conexo com rea de associao da mesma funo . ( ISSO PARA AS REAS PRIMRIAS) Ex: rea de associao visual recebe fibras predominantemente de uma rea de projeo visual.

J as reas Tercirias no se ocupam com o processamento sensitivo ou motor, mas esto envolvidas como processos psquicos superiores como , memria, conhecimento, pensamento abstrato, processos simblicos.

reas de projeo ( primrias ):Sensitivas - viso , audio, gustao, olfao Motoras tato, presso, dor, temperatura,propriocepo

rea de associao ( secundrias ) : Sensitivas Motoras (tercirias) : processos psquicos

1) REAS DE PROJEO PRIMRIAS Relacionam-se diretamente com sensibilidade ou motricidade. Existe s 1 rea primtia motora no Lobo Frontal e vrias reas sensitivas nos demais lobos. De modo geral cada tipo de sensibilidade especial ( viso, gustao, olfao, audio) corresponde uma rea primria, enquanto todas de sensibilidade geral convergem para uma s rea, a rea somestsica. 1.1 REAS SENSITIVAS PRIMRIAS a) rea Somestsica rea de sensibilidade geral localizada no GIRO PS-CENTRAL. Tato, presso, dor, temperatura, propriocepo consciente da metade oposta do corpo. Existe correspondncia entre as partes do corpo e partes da rea somestsica. Estudiosos imaginaram um Homnculo sensitivo de cabea para baixo no giro pscentral. Na poro superior desse giro na parte medial do hemisfrio localiza-se rgos genitais e ps Na parte supero-lateral do hemisfrio perna, tronco, brao ( rea pequena)

Mais abaixo vem a mo ( que muito grande) Seguida de rea da cabea, onde face e boca tem uma representao bem grande. Prximo ao sulco lateral lngua e faringe Esse esquema fundamentalmente igual para a rea motora Giro pr-central !!!! LESES : h perda de toda sensibilidade discriminativa do lado oposto da leso.

b) rea Visual Localizao: Lbios do SULCO CALCARINO.

A chegam fibras originadas do corpo geniculado lateral. LESO: cegueira completa

c) rea auditiva Localizao : GIRO TEMPORAL TRANSVERSO ANTERIOR

Nele chegam fibras do corpo geniculado medial. LESO : Bilateral surdez completa ; Unilateral dficits auditivos pequenos ( pois no totalmente cruzada) d) rea Vestibular Localizao : Lobo Parietal prximo a rea somestsica correspondente a face.

e) rea Olfatria Localizao : NCUS e GIRO PARA-HIPOCAMPAL

LESO : pacientes se queixam de cheiros, em geral desagradveis que na realidade no existem ( crises uncinadas )

f) rea Gustativa Localizao : PORO INFERIOR DO GIRO PS-CENTRAL

LESO : perda da sensibilidade gustativa da metade oposta da lngua

1.2 REA MOTORA PRIMRIA Localizao : PARTE POSTERIOR DO GIRO PR-CENTRAL

Isocrtex heterotpico agranular caracterizado pela presena de clulas piramidais gigantes ou clulas de Betz. Homnculo motor Na poro superior desse giro na parte medial do hemisfrio localiza-se rgos genitais e ps Na parte supero-lateral do hemisfrio perna, tronco, brao ( rea pequena) Mais abaixo vem a mo ( que muito grande) Seguida de rea da cabea, onde face e boca tem uma representao bem grande. Prximo ao sulco lateral lngua e faringe interessante observar a grande extenso da rea relacionada a mo quando comparadas com as reas do tronco e membro inferior. Isso mostra que a extenso cortical no proporcional ao seu tamanho mas delicadeza dos movimentos realizados.

2) REAS DE ASSOCIAO SECUNDRIAS Essas reas so unimodais ou seja relacionam-se ainda que indiretamente com alguma modalidade de sensao ou com motricidade, estando justapostas s reas primrias correspondentes. 2.1 reas de associao Secundrias sensitivas Ou reas sensitivas de associao a) rea Somestsica secundria Localizao : Lobo Parietal Superior b) rea Visual Secundria Localizao : Lobo occiptal c) rea auditiva Secundria Localizao: Lobo Temporal

As reas secundrias recebem impulsos sensitivos das reas primrias correspondentes e repassam informaes recebidas s outras reas do crtex. Para entender melhor o significado funcional das reas secundrias, cabe descrever os processos mentais envolvidos na identificao de um objeto. Essa identificao se faz em 2 ETAPAS : Etapa de sensao : toma-se conscincia das caractersticas sensoriais do objeto, sua forma, dureza, cor, tamanho, etc. Etapa de interpretao: ou gnosia, tais caractersticas so comparadas com o conceito do objeto existente na memria do indivduo, o que permite a sua identificao.

Essas etapas depende de reas corticais diferentes. Sensao se faz numa rea sensitiva de projeo ou rea primria Interpretao se faz numa rea sensitiva de associao ou rea secundria ( + complexo ) Leses das reas primrias causam deficincias sensoriais, como cegueira, surdez. Leses da reas secundrias ocorrem quadros clnicos chamados agnosias, nos quais h perda da capacidade de reconhecer objetos, apesar das reas sensitivas e de projeo estarem normais. ( agnosia visual, agnosia somestsica, agnosia auditiva)

Ex: Um indivduo com agnosia visual ser incapaz de reconhecer objetos pela viso. Mas pode reconhec-lo pela tato ou olfato ou audio.

Agnosia especiais ( so defeitos de linguagem) denominados : Cegueira Verbal e Surdez Verbal ( AFASIA DE PERCEPO) Os indivduos perdem total ou parcialmente a capacidade de reconhecer smbolos visuais ou sonoros que constituem a linguagem escrita e falada.

Esses defeitos de linguagem so denominados afasias.

Aspecto importante : as reas secundrias do ponto de vista funcional no so simtricas. Assim leses da mesma rea resultam em sintomas diferentes dependendo do lado lesado. Ex: Leso da rea auditiva secundria do hemisfrio Esquerdo leva uma afasia, ou seja dificuldade de compreenso de sons de linguagem. J a mesma leso do lado direito, pode causar amusia ou seja, dificuldade de compreenso de sons musicais.

2.2 reas de Associao Secundria Motora Se relacionam com a rea motora primria. Leses dessas reas causam apraxia , onde h a incapacidade de executar determinados atos voluntrios sem que exista dficit motor.

Nesse caso a leso est nas reas de associao relacionados ao planejamento na execuo desses atos. Ex: Individuo aprxico incapaz de executar corretamente a sequncia de movimentos necessrios para acender um cigarro e coloc-lo na boca.

a) rea Motora suplementar planejamento motor Localizao : face medial do Giro Frontal Superior b) rea pr-motora envolve grupos musculares maiores como tronco e membros Localizao : Lobo Frontal

c) rea de Broca responsvel pela programao da atividade motora relacionada com a expresso da linguagem ( PALAVRA FALADA) Localizao : Parte Opercular e Triangular do Giro Frontal Inferior Anatomicamente : existe nos 2 Hemisfrios D e E Funcionalmente : existe no Hemisfrio E Leses dessa rea dficits de linguagem denominados afasias

3) REAS DE ASSOCIAO TERCIRIAS Ocupam o topo da hierarquia do crtex. So supramodais ou seja no se relacionam isoladamente com nenhuma modalidade sensorial. Recebem e integram as informaes sensoriais j elaboradas por todas as reas secundrias e so responsveis tambm pela elaborao das diversas estratgias comportamentais.

3.2 rea Temporoparietal Compreende o GIRO SUPRAMARGIANL e o GIRO ANGULAR, no lobo parietal inferior. Situa-se entre as reas secundrias auditiva, visual e somestsica, funcionando como centro que integra informaes recebidas dessas 3 reas. Essa rea permite o individuo determinar as relaes entre os objetos no espao extrapessoal. Permite tambm que se tenha uma imagem das partes componentes do prprio corpo ( REA DO ESQUEMA CORPORAL)

Essas funes ficam mais claras com a descrio do quadro clnico ligados a leso. Um sintoma pode ser desorientao espacial generalizada, que faz com que o paciente no consiga deslocar de casa para o trabalho. O quadro clnico mais caracterstico dessa leso da rea temporoparietal em a SNDROME DE NEGLIGNCIA ou SNDROME DE INATENO

( sndrome de pick ou Anosopopagnosia) Se manifesta no lado Direito, ou seja no hemisfrio mais relacionado com os processos visuo-espaciais. O paciente perde noo do seu esquema corporal, deixa de perceber a metade esquerda de seu corpo com fazendo parte de seu eu e passa a negligenci-la. Assim ele deixa de se lavar, fazer barba, ou calar os sapatos do lado esquerdo. No porque no possa faz-lo mas simplesmente porque para ele a metade esquerda do corpo no lhe pertence.

REAS RELACIONADAS COM A LINGUAGEM E AFASIAS Admite-se que existam 4 reas corticais para a linguagem. 2 anteriores e 2 posteriores. Ambas de associao. A rea anterior corresponde a rea motora ou de expresso :

rea de Broca - palavra falada Giro Frontal Mdio palavra escrita A rea posterior corresponde a rea sensitiva ou de percepo :

Giro Angular palavra lida rea de Wernicke palavra ouvida

Essas reas esto ligadas pelo Fascculo Arqueado, atravs do qual a informaes relevantes para a correta expresso da linguagem passam da rea posterior para rea anterior. Leses dessas reas so origem a distrbios denominados AFASIAS. As perturbaes da linguagem NO podem ser atribudas a leses das vias sensitivas ou motoras envolvidas na fonao, mas apenas leses das reas corticais de associao.

Afasias Motoras : O indivduo capaz de compreender a linguagem falada ou escrita mas tem dificuldade de se expressar adequadamente falando ou escrevendo. Afasias Sensitivas : A compreenso da linguagem tanto falada quanto escrita muito deficiente. H tambm um dficit na expresso da linguagem uma vez que o perfeito funcionamento da rea motora recebe informaes da rea sensitiva atravs do fascculo arqueado.

Afasias de Conduo RARO : acontece com o fascculo arqueado lesado, a compreenso da linguagem normal, mas existe dficit da expresso. No porque a rea de broca foi lesado e sim porque as reas no se comunicam mais.

Neurologista constataram que afasias esto quase sempre associadas a leses no hemisfrio esquerdo. Esse fato demonstra que do ponto de vista funcional os hemisfrios no so simtricos, e que na maioria dos indivduos as reas de linguagem esto no hemisfrio esquerdo. Sabe-se que o HE mais importante do ponto de vista da linguagem, do raciocnio matemtico. O HD diz respeito ao desenvolvimento de habilidades artsticas como msica, pintura, percepo das relaes espaciais ou ao reconhecimento da fisionomia da pessoa. Essa assimetria funcional s para as reas de associao, uma vez que o funcionamento das reas de projeo tanto motoras quanto sensitivas igual para os dois lados.

Cap. 26 NCLEOS DA BASE E DO CENTRO BRANCO MEDULAR

Os ncleos da base so : Claustrum Corpo amigdalide Ncleo caudado Ncleo Lentiforme ( putmen e globo plido) Ncleo Basal de Meynert Ncleo Accumbens

Corpo estriado ventral Ncleo basal de Meynert e Accumbens sistema lmbico Corpo estriado dorsal Ncleo Caudado ( putamen e globo plido) modulam a intensidade do movimento ( acelerado ou diminudo) 1) Ncleo Caudado ( cabea, corpo e cauda ) Relacionado em toda sua extenso com os ventrculos laterais. 2) Ncleo Lentiforme Situado medialmente cpsula interna. Lateralmente com o crtex da nsula. dividido em Putmen e Globo Plido 3) Claustrum Situado entre crtex da nsula e ncleo lentiforme separado pela cpsula extrema. Entre o claustrum e o ncleo lentiforme existe a cpsula externa. 4) Corpo Amigdalide uma massa esferide situada no plo temporal. Faz parte do sistema lmbico e um importante centro regulador do comportamento sexual e agressividade. 5) Ncleo Accumbens Situado na unio entre Putmen e cabea do ncleo caudado. 6) Ncleo Basal de Meynert

Difcil visualizao. Contm neurnios contendo Acetilcolina. Pode-se dividir o corpo estriado em : Uma parte recente : Striatum putmen e ncleo caudado Parte antiga : Pallidum globo plido Arquiestriado ncleo basal de meynert e accubens

CONEXES As conexes do corpo estriado so muito complexas. Sabe-se que as funes do corpo estriado so exercidas atravs de um circuito bsico que se liga ao crtex cerebral. Que por sua vez modulado por circuitos subsidirios.

CIRCUITO BSICO - Planejamento Motor

Ala crtico-estriado-tlamo-cortical Esse circuito origina-se no crtex ( Giro Pr- Central ), liga-se ao Striatum, que por sua vez liga-se ao tlamo os quais se projetam para o crtex. Nesse circuito as fibras crtico-estriatais originam-se de todas as reas do crtex, enquanto as fibras tlamo-corticais convergem para rea motora, onde tem origem o TRACTO CRTICO- ESPINHAL. Tem-se assim um mecanismo no qual informaes originadas em diversas reas do crtex so processadas no corpo estriado e influenciam a atividade motora somtica atravs do Tracto crtico-espinhal. CIRCUITO SUBSIDIRIO- Modula o circuito bsico

Dois so os mais importantes : 1- Circuito Nigro-estriato-nigral A Substncia Negra mantm conexes com o Striatum Essas Fibras so Dopaminrgicas e exercem funes modulatria sobre o circuito bsico. Leses das Fibras nigros-estriatais causam sndrome de Parkinson . 2- Circuito plido-subtlamo-palidal Atravs desse circuito o ncleo subtalmico capaz de modificar a atividade do circuito bsico agindo assim sobre a motricidade somtica.

Leso nesse circuito provoca : Hemibalismo , doena onde h grave perturbao motora

CONSIDERAES FUNCIONAIS E CLNICAS

Os quadros clnicos descritos, ou sndromes dos ncleos da base, so ainda denominados sndromes extrapiramidais. Essas sndromes constitui o principal argumento de a funo dos ncleos da base essencialmente motora. Sabe-se que o corpo estriado agindo sobre reas motoras do crtex cerebral exerce influncia no s sobre a execuo do movimento voluntrio j iniciado, mas tambm sobre o planejamento motor. a) Doena de Parkinson Aparece geralmente depois dos 50 anos, e caracteriza-se por 3 sintomas : tremor, rigidez ( hipertonia) e hipocinesia ( ou oligocinesia). O tremor aparece nas extremidades quando esto paradas e desaparece quando esto em movimento. A rigidez resulta da hipertonia da musculatura esqueltica. E a hipocinesia manifesta-se por uma lentido e reduo da atividade motora espontnea ( h uma grande dificuldade para se comear os movimentos). Geralmente a leso est na Substncia Negra, resultando na diminuio de Dopamina nas fibras Nigro-estriatais. Desse modo cessa a atividade modulatria sobre o circuito bsico. b) Coria Movimentos involuntrios rpidos e de grande amplitude. c) Atetose Movimentos lentos e sinuosos, especialmente de antebrao e mo. d) Hemibalismo Movimentos involuntrios violentos de uma das extremidades, que nos casos mais graves no desaparecem nem com o sono. Resulta quase sempre de leso vascular do ncleo subtalmico.

NCLEO BASAL DE MEYNERT Constitudo de um grupo de neurnios colinrgicos grandes. ( Rico em Ach. ) Ocupa espao entre o Globo plido e a superfcie ventral do hemisfrio cerebral. Na Doena de Alzheimer , os neurnios do ncleo degeneram, resultando numa baixa de Ach no crtex cerebral. Tambm chamada de demncia pr-senil ocorre uma perda progressiva da Fi

CENTRO BRANCO MEDULAR Uma rea de substncia branca de forma oval em casa hemisfrio. constitudos de fibras mielnicas que podem ser classificadas em : Fibras de Projeo liga o crtex aos centros subcorticais Fibras de associao- ligam reas corticais situadas em pontos diferentes no hemisfrio. Podem ser Inter-hemisfricas ou Intra-hemisfrias.

1) Fibras de Associao intra-hemisfrias ( fascculos) comunicao entre o mesmo hemisfrio. Classificadas em curtas e longas. As curtas associam reas vizinhas do crtex. fibras arqueadas As fibras longas unem-se em fascculos sendo mais importantes a) Fascculo do cngulo b) Fascculo Longitudinal superior ou Fascculo arqueado papel importante na linguagem c) Fascculo Longitudinal inferior d) Fascculo unciforme

2) Fibras de associao Inter-hemisfrias comissuras So tambm chamadas fibras comissurais, pois fazem a unio entre reas simtricas dos dois hemisfrios. a) Comissura do Frnix comunicao entre os dois hipocampos b) Comissura Anterior tem uma poro olfatria, que liga os bulbos e tractos olfatrios e uma poro no olfatria c) Corpo Caloso A maior de todas as comissuras !!! Maior feixe de fibras do sistema nervoso. Estabelece conexes entre rea simtricas do crebro com exceo do Lobo temporal que so unidas principalmente pela comissura anterior

Fibras de Projeo Se agrupam para formar o Frnix e a Cpsula Interna Frnix liga o Hipocampo aos ncleos mamilares do Hipotlamo. Cpsula Interna Um grande feixe de fibras que separa o Tlamo do ncleo Lentiforme.

Acima do ncleo lentiforme a cpsula interna se continua como COROA RADIADA. Distingui-se 3 partes da cpsula interna : Perna Anterior Joelho Tracto crtico Espinhal Perna Posterior Tracto crtico Nuclear e vias da viso e auditivas uma estrutura muito importante porque por ela passa estruturas que saem ou que entram no crtex cerebral. ( Fibras aferentes e eferentes). Dentre essas fibras temos o : TRACTO CRTICO ESPINHAL e TRACTO CRTICO- NUCLEAR Leses de cpsula interna so decorrentes de hemorragias ou obstrues de seus vasos ocorrem com bastante freqncia. Leso de Perna posterior de cpsula interna Paralisia Facial perifrica Leso de joelho de cpsula interna Hemiplegia do lado oposto, leso de Neurnio Motor Superior

Cap. 6 CEREBELO Fica situado dorsalmente ao bulbo e a ponte, contribuindo para a formao do Tecto do IV ventrculo. Repousa sobre a fossa cerebelar do osso ociptal, e est separado do Lobo Occiptal do crebro por uma prega da Dura-mter denominada Tenda do cerebelo. Liga-se a medula e ao bulbo pelo pednculo cerebelar inferior. Liga-se a ponte e ao mesencfalo pelo pednculo cerebelar mdio e superior.

A) Aspectos anatmicos Vrmis ( poro mpar e mediana ) Hemisfrios cerebelares Na superfcie apresenta sulcos em direo transversal que delimitam finas lminas denominadas Folhas do cerebelo Existem tambm sulcos Fissuras do cerebelo, que delimitam Lbulos. O centro de substncia branca corpo medular o cerebelo Revestidos externamente de substncia cinzenta o crtex cerebelar

LBULOS E FISSURAS Sua importncia apenas topogrfica Lobo Flculo- nodular Flculo abaixo do pednculo cerebelar mdio, prximo ao nervo vestbulo-coclear Ndulo relacionado ao IV ventrculo Tonsilas bem evidentes na face inferior do cerebelo, projetando-se medialmente sobre a face dorsal do bulbo. A tonsila do cerebelo pode sofrer herniao, extravazando assim pelo forame magno e comprimindo o bulbo. Como esse conhecido por ser o centro respiratrio vasomotor, o indivduo que se encontrar com essa herniao, pode ter uma morte sbita ao sofrer uma parada cardiorespiratria. Lobo Anterior Lobo Posterior

DIVISO FILOGENTICA Importante do ponto de vista clnico e funcional. Arquicerebelo : Lobo flculo- nodular = Equilbrio e postura bsica ( esqueleto axial) Paleocerebelo : Lobo Anterior + vula + pirmide =Tnus muscular e Postura ( extremid.) Neocerebelo : Lobo Posterior = coordenao motora ( controle de movimentos Finos)

Tal diviso possui uma importncia clnica grande, pois as sndromes vo estar relacionadas com essa diviso O arquicerebelo, por ser o mais antigo, quase no se desenvolveu, por isso o lobo pequeno. Esse vai ser o primeiro lobo a ser afetado em uma situao envolvendo bebida alcolica; portanto, o indivduo perder primeiro o equilbrio. ATENO! A vula e a pirmide esto ANATOMICAMENTE no lobo posterior, porm FILOGENETICAMENTE no paleocerebelo. Existe uma fissura, denominada prima, que faz a diviso do corpo cerebelar nos lobos anterior e posterior.

ESTRUTURAS E FUNES

O cerebelo como o crebro apresenta um crtex que envolve um centro de substncia branca. Do ponto de vista fisiolgico o cerebelo se diferencia do crebro porque funciona sempre em nvel involuntrio e inconsciente, sendo sua funo exclusivamente motora.

1. Citoarquitetura do crtex cerebelar basicamente a mesma em todas as folhas e lbulos. a) Camada molecular b) Camadas de clulas de purkinje c) Camada granular

A camada de clulas de purkinje a + importante do cerebelo. 2. Conexes Intrnsecas do cerebelo As fibras que penetram no cerebelo se dirigem ao crtex e so de 2 tipo : Fibras musgosas ( inibitria) - representa os demais feixes de fibras que penetram no cerebelo. Fibras trepadeiras (excitatrias) axnios de neurnios situados no complexo olivar inferior. Tem esse nome porque terminam enrolando-se em torno dos dendritos das clulas de purkinje. Circuito cerebelar bsico crtex > clulas de purkinje > ncleos Atravs do qual os impulsos nervosos que penetram no cerebelo pelas fibras musgosas inibem sucessivamente os neurnios dos ncleos centrais, as clulas granulares e as clulas de purkinje excitam os neurnios do ncleo da base. Assim : Informaes que chegam ao cerebelo de vrios setores do sistema nervoso agem inicialmente sobre os neurnios dos ncleos centrais de onde saem as respostas eferentes do cerebelo. A atividade desses neurnios modulada pela ao inibitria das clulas de purkinje.

3. Ncleos centrais e corpo medular do cerebelo Ncleo denteado zona lateral = coordenao motora ( automatismo do movimento) Ncleo emboliforme zona intermdia = tnus muscular e correo do movimento Ncleo globoso zona intermdia = tnus muscular e correo do movimento Ncleo fastigial zona medial = Equilbrio e postura Ncleo emboliforme e Ncleo globoso = Ncleo interpsito Dos ncleos centrais saem as fibras eferentes do cerebelo e neles chegam os axnios das clulas de purkinje ( modulao do ncleos) lcool txico para as clulas de purkinje. Causa incoordenao dos movimentos devido a diminuio da modulao dos ncleos

Corpo medular do cerebelo constitudo de substncia branca e fibras mielnicas do tipo: a) Fibras aferentes do cerebelo penetram pelos pednculos cerebelares e se dirigem ao crtex b) Fibras formadas pelos axnios das clulas de purkinje dirigem-se aos ncleos centrais

4. Organizao transversal e longitudinal do cerebelo Zona Medial correspondendo ao vrmis Zona intermdia paravermiana Zona Lateral a maior parte dos hemisfrios.

A zona lateral no se separa da zona intermdia por nenhum elemento visvel na superfcie.

5. Conexes extrnsecas Chegam ao cerebelo milhes de fibras trazendo informaes do sistema nervoso, as quais so processadas pelo rgo, cuja resposta veiculada atravs de um complexo sistema de vias eferentes que vo influenciar os neurnios motores. Um princpio geral que ao contrrio do crebro o cerebelo influencia os neurnios motores de seu prprio lado. Para isso tanto suas vias aferentes e eferentes quando no so homolaterais ( do mesmo lado), sofrem um duplo cruzamento, ou seja, vo para o lado oposto e depois voltam para o mesmo lado. Essa fato importante pois a leso do hemisfrios cerebelar d sintomatologia do mesmo lado.

5.1 Conexes aferentes Terminam no crtex como fibras musgosas e trepadeiras. Fibras trepadeiras distribuem-se por todo o cerebelo Fibras musgosas distribuem-se em reas especficas e originam 3 regies : Ncleos vestibulares -Origem vestibular Se distribuem principalmente ao arquicerebelo. Transmitem informaes sobre a posio da cabea, importantes para manuteno do equilbrio e postura bsica Tractos espino- cerebelares anterior e posterior - Origem medular E terminam no crtex do paleocerebelo. ( Tnus e postura ) Ncleos pontinos Origem do ncleos pontinos. Fazem parte da Via crtico-ponto-cerebelar

5.2 Conexes eferentes Atravs de suas conexes o cerebelo exerce influncia sobre os neurnios motores da medula. Mas no age diretamente sobre esses neurnios, mas atravs de reas situadas no tronco enceflico, tlamo, ou das prprias reas motoras do crtex. Ncleos Vestibulares Ncleos reticulares Ncleo rubro Tlamo ( ncleo ventro-lateral) Zona medial vestibulares e reticulares Clulas de purkinje fazem sinapse com os Ncleos Fastigiais. A influncia do cerebelo se exerce sobre neurnios motores que controlam musculatura axial e proximal dos membros, no sentido de manter equilbrio e postura. Zona intermdia - ncleo rubro e tlamo do lado oposto

Clulas de purkinje fazem sinapse com os Ncleos Emboliforme e Globoso ( ou Interpsito), de onde saem fibras para o ncleo rubro e Tlamo do lado oposto. Controlam os msculos distais ( esqueleto apendicular) dos membros relacionados aos movimentos delicados.

Zona Lateral tlamo do lado oposto

Clulas de purkinje fazem sinapse no Ncleo denteado, de onde os impulsos seguem para o Tlamo do lado oposto e da para as reas motoras do crtex cerebral. Age na musculatura distal ( esqueleto apendicular membros superior e infeiror), responsvel por movimentos delicados.

ASPECTOS FUNCIONAIS 1) Propriocepo inconsciente - todo o cerebelo 2) Manuteno do equilbrio 3) Tnus Muscular e Postura 4) Controle dos movimentos 5) Aprendizagem Motora Vias extrapiramidais

Envolve 2 etapas : Planejamento do movimento e correo do movimento j em execuo. O planejamento elaborado na Zona Lateral .O plano motor ento enviado s reas motoras do crtex.Colocado em execuo atravs de neurnios motores. Uma vez iniciado o movimento passa a ser controlado pela zona intermdia. E esta atravs de suas aferncias que chegam ao cerebelo, informada a caracterstica do movimento em execuo. As correes devidas ocorrem. SNDROMES CEREBELARES Esto relacionadas com a diviso filogentica. 1. Sndrome do Arquicerebelo Em geral devida a tumores do teto no IV ventrculo que comprimem o Ndulo e Flculo. H perda do equilbrio. Ocorre com certa freqncia em crianas menores de 10 anos. 2. Sndrome do Paleocerebelo Ocorre distrbios de postura e tnus muscular. Acontece muito em homens devido ao alcoolismo crnico. O paciente anda com a base alargada e ataxia dos membros inferiores ( marcha ebriosa ou atxica

3. Sndrome do Neocerebelo Causam incoordenao motora = Ataxia Pode ser testada por vrios sinais. a) Dismetria Execuo defeituosa de movimentos que visam atingir um alvo. Pode pedir o pacieciente para colocar o dedo na ponta do nariz. b) Decomposio Movimentos complexos que so feitos simultaneamente por vrias articulaes, so decompostos, ou seja realizado em etapas. c) Disdiadococinesia a dificuldade de fazer movimentos rpidos e alternados como oponncia do polegar. d) Rechao manda o paciente forar a flexo do antebrao contra uma resistncia que se faz no pulso. No indivduo normal quando se retira essa resistncia a flexo para. Entretanto o doente neocerebelar no existe a ao antagnica dos msculos extensores e o movimento muito violento, levando o paciente a dar um tapa do prprio rosto. e) Tremor caracterstico que se acentura no final do movimento. f) Nistagmo movimento oscilatrio rtmico dos bulbo oculares.

Cap. 30 GRANDES VIAS EFERENTES

As grandes vias eferentes pem em comunicao os centros supra-segmentares do sistema nervoso com os rgos efetuadores. Podem ser divididas em 2 grandes grupos : Eferente somticas sistema nervoso da vida de relao Controlam a atividades dos msculos estriados esquelticos, permitindo a realizao de movimentos voluntrios , automticos e reflexos. Eferentes viscerais sistema nervoso autnomo Destinam-se aos msculos lisos, cardaco e glndulas. Regulando o funcionamento das vsceras e dos vasos.

Quando se inicia e termina movimentos so movimentos voluntrios No meio do movimento automtico O retirada da mo da chapa quente um reflexo ( arco reflexo simples e composto) A medida que se realiza movimentos com freqncia, ele fica automtico.

As vias eferentes somticas so agrupadas em 2 sistemas : 1. Sistema Piramidal movimentos voluntrios Tracto crtico-espinhal Tracto crtico-nuclear 2. Sistema Extrapiramidal movimentos automticos Dados j mostram que o sistema extrapiramidal tambm controla os movimentos voluntrios. Assim a conceituao de 2 sistemas independentes j no mais aceita. Mas para fins didticos vamos manter os termos piramidal e extrapiramidal para indicar as vias motoras que passam e que no passam pelas pirmides bulbares no tronco enceflico em seu trajeto at a medula. O tracto crtico-nuclear mesmo terminando acima da medula considerado piramidal, por corresponder funcionalmente ao tracto crtico-espinhal.

VIAS PIRAMIDAS formado por 2 neurnios. Neurnio Motor superior localizao no crtex cerebral, no giro pr-central. D origem a um axnio que caminha para as reas baixas do SNC, em direo ao segundo neurnio. Neurnio Motor inferior- est localizado nas colunas anteriores da medula espinal no H medular ou nos ncleos motores ( nervos craniados motores III oculomotor, IV troclear, VI abducente, V trigmio, VII facial, Nucleo ambguo - IX glossofarngeo X vago XI acessrio, XII hipoglosso) do tronco enceflico. o neurnio que transmite ordens diretamente para a musculatura estriada esqueltica. A ordem dada pelo NMS que faz sinapse com o NMI que passa para os msculos. Se os NMI estiverem fazendo conexo com os ncleos motores dos nervos cranianos, formaro o Tracto crtico-nuclear. Se os NMI estiverem no H medular eles vo formar o Tracto crtico-espinal.

1) TRACTO CRTICO-ESPINHAL ( TCEL e TCEA) Une crtex cerebral ao neurnios motores da medula. Trajeto : Crtex ( coroa radiada ) > Cpsula interna > Tronco enceflico > Medula espinal ( H medular) > msculos esquelticos do pescoo para baixo 90% cruzam na decussao das pirmides Tracto crtico-espinal Lateral 10 % seguem direto pela pirmide e s vo cruzar na comissura Branca da medula Tracto crtico-espinal Anterior

TCEL Coroa radiada > Joelho da cpsula interna > Pirmide Bulbar ( cruza na decussao) > Medula Esp. Ocupa o funculo Lateral da medula TCEA Coroa radiada > Joelho da cpsula interna > Pirmide bulbar ( direto) > Medula Esp. (cruza na comissura branca) Ocupa o funculo anterior da medula

Principal funo do Tracto crtico-espinal : Motora somtica Controlam tanto musculatura axial quanto apendicular.

Ao contrrio do que se admitia, essa mesma funo exercida tambm pelo tracto rubro-espinal e tracto retculo-espinal. Entende-se pois que em virtude da ao compensadora desses dois tractos, as leses de Tracto crtico-espinal no causa quadros de hemiplegia como se acreditava. H fraqueza muscular ( paresia) e dificuldade de contrair na mesma velocidade com que poderiam ser contrados em condies normais. O sintoma mais evidente uma incapacidade de realizar movimentos independentes de grupos musculares como oposio do polegar e indicador. A leso tambm da origem ao sinal de Babinski, um reflexo patolgico que consiste na flexo dorsal do hlux quando se estimula a pele da regio plantar. Fundamentalmente TODAS as fibras do tracto-crtico espinal so cruzadas. Porm cruzam em diferentes pontos.

2) TRACTO CRTICO-NUCLEAR Tem a mesma funo do Tracto crtico-espinal : Motora somtica. S que difere no trajeto !! Transmitem impulsos aos neurnios motores do tronco enceflico, e no aos da medula. Assim o Tracto critco-nuclear pe sobre controle voluntrio os neurnios motores situados nos ncleos motores dos nervos cranianos ( III, IV, V, VI, VII, ncleo ambguo IX,X e XI, XII) Trajeto: Coroa radiada > perna posterior da cpsula interna > Ncleos motores dos nervos cranianos > Msculos esquelticos do pescoo para cima O tracto crtico-nuclear tem um grande nmero de fibras homolaterais. A representao bilateral mais acentuada nos msculos que no podem ser contrados voluntariamente de um lado s ( msc da laringe e faringe, parte superior da face, msc que fecham a mandbula, e msculos motores do olho. ) . Assim tais msculos no sofrem paralisia quanto o tracto crtico-nuclear interrompido de um lado s. Esse fato permite distinguir as paralisias facias centrais das perifricas. Perifrica Metade inteira da face paralisada. As fibras so homolaterais por isso a paralisia do mesmo lado da leso. A leso de NMI. Cenral Leso de NMS. As fibras so contralaterais e por isso a manifestao e no lado oposto da leso. A metade inferior da face fica paralisada. As fibras homolaterais permanecem intactas.

Leses das vias motoras somticas ( sndromes piramidais) As vias piramidas so responsveis pelo movimento da musculatura estriada esqueltica de um lado do corpo. Esses neurnios passam pelo tronco enceflico e formam os 2 tractos. Tracto crtico espinal, que passa pela pirmide e se dirige a medula Tracto crtico- nuclear, que se dirige para os ncleos motores dos nervos cranianos. Essas vias tem 2 neurnios : o MNS e o NMI. O NMS forma os 2 tractos ( crtico-espinal e crtico-nuclear) e faz sinapse com o NMI ( presente na medula espinal) . O NMS tem por funo inibir o NMI Se lesar um desses neurnios vai originar uma plegia ( paralisia). Os msculos deixam de funcionar. Sndrome do Neurnio Motor Superior O NMS deixa de inibir o NMI. Assim o NMI exagera na sua funo excitatria motora. E a paralisia do tipo espstica numa metade do corpo. Paralisia espstica Hipertonia Hiperreflexia Presena de sinal de Babinski Sndrome do Neurnio Motor Inferior O NMI o transmissor de ordens para o msculos esquelticos. Se lesa o NMI os msculos no vo receber os impulsos. Provocando uma paralisia do tipo flcida. Paralisia Flcida Hipotonia Hiporreflexia Ex: Paralisia Infantil

A sndrome no NMS ocorre com mais freqncia nos acidentes vasculares cerebrais ( derrames), que acometem cpsula interna no crtex.

VIAS EXTRAPIRAMIDAIS Por meio dessa via algumas estruturas que no passam pela pirmide exercem influncia sobre os neurnios motores da medula, atravs dos seguintes tractos que no passam pelas pirmides : Tracto rubro-espinal ( ncleo rubro ) Tracto tecto-espinal ( tecto do mesencefalo ) Tracto vestbulo-espinal ( rea vestibular ) Tracto retculo-espinal ( formao reticular) Tracto olivo-espinal ( oliva) So reas envolvidas com automatismo do movimento. Cada uma dessas reas so responsveis pelo controle do NMI, porm o rgo central o cerebelo. o cerebelo que controla as vias extrapiramidais !!! O cerebelo para controlar o sistema extrapiramidal, precisa receber informaes referentes a posio da cabea e a posio do restante do corpo ( membros). Essas informaes chegam ao cerebelo pelas vias : Via Espino-cerebelar posio dos membros Via vestbulo-cerebelar posio da cabea O cerebelo notificado de tudo que o crtex cerebral quer fazer, atravs dessas vias. A via extrapiramidal mais importante o Tracto Olivo-espinal porque a oliva est relacionada a aprendizagem motora. responsvel pela automatizao dos movimentos envolvendo cerebelo. O cerebelo mais eficaz e mais rpido do que crebro. Automatizao nvel supra-segmentar !! O automatismo que nasce conosco o automatismo primrio ex: suco do mamilo. No incio ( beb) os movimentos so controlados pelo crebro ( sistema piramidal, mais lento). Depois os movimentos se tornam automticos ( passou do controle piramidal para extrapiramidal), a margem de erro diminui e a velocidade aumenta.

Sndrome extrapiramidais S tem uma hipocintica = Os movimentos ficam reduzidos, tem rigidez e tremores ( S. Parkinson leso na substncia negra no tecto do mesencfalo) As outras sndromes so hipercinticas = coria, atetose, balismo e sndrome de toro.

Cap. 28 SISTEMA LMBICO 1.0 INTRODUO Pode-se admitir que os comportamentos emocionais (alegria, tristeza, raiva,..) possuem tanto um componente central, subjetivo, e um componente perifrico (maneira de como a emoo se expressa e envolve padres de atividade motora, somtica e visceral). Sabe-se hoje que as reas relacionadas com os processos emocionais ocupam territrios bastante grandes do encfalo, destacando-se entre elas o hipotlamo, a rea pr-frontal e o sistema lmbico. Essas mesmas reas tambm esto relacionadas com: processos motivacionais primrios (fome, sede e sexo) e controle do sistema nervoso autnomo.

2.0. Tronco enceflico Aqui se encontram vrios ncleos de nervos cranianos, viscerais ou somticos, alm de centros viscerais como o centro respiratrio e vasomotor. A ativao destas estruturas por impulsos nervosos de origem telenceflica ou dienceflica ocorre nos estados emocionais, resultando nas diversas manifestaes que acompanham a emoo, tais como o choro, a sudorese, a salivao, aumento do ritmo cardaco, etc. Percebe-se que o papel do tronco enceflico principalmente efetuador, agindo basicamente na expresso de emoes. Existem ainda dados que, sugerem que a substncia cinzenta central do mesencfalo e a formao reticular podem ter, tambm, um papel regulador de certas formas de comportamento agressivo. tambm importante lembrar que no tronco enceflico origina-se a maioria das fibras nervosas monaminrgicas do SNC, destacando-se aquelas que constituem as vias serotoninrgicas, noradrenrgicas e dopaminrgicas. Estas vias exercem ao moduladora sobre os neurnios e circuitos nervosos existentes nas principais reas enceflicas relacionadas com o comportamento emocional. Em sntese, os centros enceflicos mais importantes para a regulao das emoes NO esto no tronco enceflico 3.0. Hipotlamo Suas funes so: Regulao dos processos motivacionais Regulao dos fenmenos emocionais. Estimulaes eltricas ou leses do hipotlamo em animais no anestesiados determinam respostas emocionais complexas, como raiva, medo, ou, conforme a rea, placidez.

Percebe-se que o hipotlamo tem um papel preponderante como coordenador das manifestaes perfricas das emoes. Mas sabe-se tambm que a estimulao de certas reas desse, desperta uma sensao de prazer (sugerindo uma participao no componente subejtivo, central da emoo). Hipotlamo posterior quando excitado expressa manifestaes viscerais e somticas de raiva

4.0. Tlamo A importncia dos ncleos do tlamo na regulao do comportamento emocional decorre de suas conexes: - Ncleo dorsomedial: liga-se ao crtex atravs da rea pr-frontal ao hipotlamo e ao sistema lmbico. - Ncleos anteriores: ligam-se ao corpo mamilar e ao crtex do giro do cngulo, fazendo parte de circuitos do sistema lmbico. 5.0. rea pr-frontal Corresponde a rea no motora do lobo frontal, caracterizando-se como crtex de associao supramodal; logo, ela recebe fibras de todas as demais reas de associao do crtex, ligando-se ainda ao sistema lmbico. Especialmente importantes so as extensas conexes recprocas que ela mantm com o ncleo dorsomedial do tlamo. Percebe-se que tal rea est relacionada com: a) escolha das opes e estratgias comportamentais mais adequadas situao fsica e social do indivduo, assim com a capacidade de alter-las quando tais situaes de modificam; b) Manuteno da ateno. Viu-se que leses na rea pr-frontal causam distrao, ou seja, os pacientes tm dificuldade de se concentrar e fixar voluntariamente a ateno; a rea reticular tambm est envolvida em tal, porm a capacidade de seguir sequncias ordenadas de pensamentos depende fundamentalmente da rea pr-frontal; c) Controle do comportamento emocional, funo exercida juntamente com o hipotlamo e o sistema lmbico. Foi feito pela primeira vez em 1936, a lobotomia (ou leucotomia) pr-frontal, para tratamento de doentes psiquitricos com quadros de depresso e ansiedade. Sabe-se hoje que os resultados devem-se principalmente seco das conexes da rea prfrontal com o ncleo dorsomedial do tlamo. Um consequncia indesejvel desse procedimento que muitos pacientes perdem a capacidade de decidir sobre os comportamentos mais adequados diante de cada situao ( ROBOTIZAO), no h expresso de sentimento.

6.0. Sistema lmbico O lobo lmbico composto por: Giro do cngulo Giro para-hipocampal Hipocampo James Papez props que existia uma teoria para explicar o mecanismo da emoo, que envolvia um circuito denominado Circuito de Papez e era constitudo pelas estruturas do lobo lmbico, do hipotlamo e do tlamo; tal mecanismo no s elaboraria o processo subjetivo central da emoo, mas tambm participaria de sua expresso. Alm disso, tambm verificou-se que essas estruturas NO participam da apreciao consciente dos odores; sendo incorreto inclui-las no encfalo olfatrio (riencfalo). Componentes do sistema lmbico Dividido em componentes corticais e subcorticais. 1) Componentes corticais a) Giro do cngulo Contorna o corpo caloso, ligando-se ao giro para-hipocampal pelo istmo do cngulo. constitudo por um tipo de crtex denominado mesocrtex (intermedirio ao alo e ao isocrtex). b) Giro para-hipocampal Situa-se na parte inferior do lobo temporal. constitudo pelo paleocrtex (citoarquitetural = alocrtex). b) Hipocampo Situa-se no assoalho do corno inferior dos ventrculos laterais, acima do giro parahipocampal. constitudo pelo arquicrtex (do tipo alocrtex). Projeta-se para o corpo mamilar e rea septal atravs do frnix. 2) Componentes subcorticais a) Corpo amigdalide um dos ncleos da base e situa-se no lobo temporal, prximo ao ncus em relao com a cauda do ncleo caudado. b) rea septal Situada abaixo do rostro do corpo caloso, anteriormente lmina terminal e comissura anterior. c) Ncleos mamilares Recebem fibras do hipocampo que chegam pelo frnix e se projetam principalmente para os ncleos anteriores do tlamo (fascculo mamilo talmico) e para a formao reticular (fascculo mamilo-tegmentar).

d) Ncleos anteriores do tlamo Situam-se no tubrculo anterior do tlamo. Recebem fibras dos ncleos mamilares e projetam-se para o giro do cngulo. e) Ncleos habendulares Situam-se na regio do trgono das habndulas no epitlamo. Conexes do Sistema Lmbico Conexes intrnsecas A mais conhecida o circuito de Papez, que envolve as seguintes estruturas lmbicas, na sequncia dos impulsos nervosos: Hipocampo > Frnix > Corpo mamilar >Fascculo mamilo-talmico > Ncleos anteriores do tlamo > Cpsula interna > Giro do cngulo >Giro para-hipocampal e novamente o hipocampo. H evidncias tambm que esse circuito tambm est envolvido no mecanismo da memria. Conexes extrnsecas Conexes aferentes: As emoes so desencadeadas pela entrada no sistema nervoso central de determinadas informaes sensoriais; assim, por exemplo, informaes visuais, auditivas, somestsicas ou olfatrias que sinalizem perigo podem despertar medo. H evidncia de que essas modalidades de informaes sensoriais tm acesso ao sistema lmbico, embora NUNCA diretamente; eles so antes processados nas reas corticais de associao secundrias e tercirias e penetram nesse sistema por vias que chegam ao giro para-hipocampal de onde passam ao hipocampo, ganhando assim o circuito de papez.

Conexes eferentes: Atravs dessas o sistema lmbico participa dos mecanismos efetuadores que desencadeiam o componente perifrico e expressivo dos processos emocionais e, ao mesmo tempo, controlam a atividade do SNA. Essas funes so exercidas de atravs das conexes que o sistema lmbico mantm com o hipotlamo e com a formao reticular do mesencfalo a) Feixe prosenceflico medial b) Fscculo mamilo-talmico c) Estria medular As vias acima descritas permitem o sistema lmbico participar do controle do SNA, o que especialmente importante na expresso de emoes. Tal possvel pois o hipotlamo e a formao reticular tem conexes diretas com os neurnios ganglionares do sistema autnomo.

Funes do Sistema Lmbico Regulao dos processos emocionais Regular SNA Regulao de processos motivacionais essenciais a sobrevivncia como fome, sede, e sexo. Memria Apredizagem Regulao do sistema endcrino

1) Regulao dos processos emocionais e motivacionais Sndrome de Kluver e Bucy Esses autores fizeram uma experincia em macacos, lesando estruturas como: hipocampo, giro para-hipocampal e o corpo amigdalide; tal resultou na maior modificao de comportamento animal j observado experimentalmente. Tais alteraes constituem a Sndrome de Kluver e bucy: a) Domesticao completa dos animais que usualmente so selvagens e agressivos; b) Perverso de apetite, em virtude da qual os animais passam a alimentar-se de coisas que no comiam; c) Agnosia visual manifestada pela incapacidade de reconhecer objetos ou mesmo animais que antes causavam medo, tais como cobras e escorpies; d) Tendncia oral manifestada pelo ato de levar boca todos os objetos que encontra; e) Tendncia hipersexual, que leva os animais a tentarem continuamente o ato sexual (mesmo com indivduos do prprio sexo ou de outra espcie) ou a se masturbarem continuamente. Corpo amigdalide Agressividade , Sexualidade, Comportamento alimentar, Medo, Memria Leses ou estimulaes desta rea em animais resultam em alteraes do comportamento alimentar (afagias e hiperfagias) ou da atividade das vsceras. A maioria das experincias tambm relata que leses nessa estrutura resultam em uma domesticao do animal com um quadro hipersexual semelhante ao observado na sndrome de Kluver e Bucy. J a estimulao do corpo amigdalide desencadeia comportamentos de fuga ou defesa, associados agressividade. No homem, leses bilaterais do corpo amigdalide resultam em considervel diminuio da excitabilidade emocional de indivduos portadores de distrbios de comportamento, manifestados pela agressividade. H tambm relaes entre essa estrutura e o medo, no qual pacientes conscientes submetidos estimulao eltrica do corpo amigdalide durante o ato cirrgico freqentemente relatam sentimentos no direcionados de medo, geralmente acompanhados de manifestaes viscerais caractersticas da situao, como dilatao da pupila e aumento do ritmo cardaco. E, alm disso, foi visto, em macacos que normalmente tm medo de cobras, que depois de sofrerem amigdalectomia, perdem este medo.

rea septal Raiva, Sede e regulao do SNA Leses bilaterais da rea septal em animais causam a chamada raiva septal, caracterizada por uma hiperatividade emocional, ferocidade e raiva diante de condies que normalmente no modificam o comportamento do animal. Observa-se tambm que h um aumento da sede. J estimulaes dessa rea causam alteraes da presso arterial e do ritmo respiratrio, demonstrando o seu papel na regulao de atividades viscerais. Giro do cngulo Agressividade, depresso e ansiedade Verificou-se que a cingulectomia (ablao do giro do cngulo) em carnvoros selvagens, domestica completamente o animal. Verificou-se tambm, que a simples seco do fascculo (cinguloctomia), interrompendo o circuito de Papez, pode melhorar consideravelmente quadros graves de depresso e ansiedade. Hipocampo Agressividade e Memria Leses bilaterais do hipocampo em macacos resultam em um aumento da agressividade destes animais. Admitindo seu papel na regulao do comportamento emocional. Outra funo importante dessa estrutura a sua participao no fenmeno da memria. Participao nos Mecanismos da Memria Pode-se dois distinguir dois tipos de memria: Recente Remota ou permanente. A memria remota muito estvel e mantm-se inalterada mesmo aps danos cerebrais graves, enquanto a memria recente mais lbil e pode ser comprometida em vrias situaes patolgicas. Admite-se que as informaes da memria remota sejam armazenadas no NEOCRTEX. Entretanto, sabe-se que a memria recente depende do sistema lmbico, que est envolvido nos processos de reteno e consolidao de informaes novas e possivelmente tambm no armazenamento e transferncia para reas neocorticais de associao para armazenamento permanente. A partir de estudos no qual foi feita a remoo bilateral de parte do lobo temporal, contendo o hipocampo, foi visto que os pacientes possuiam: - Amnsia antergrada: incapacidade de memorizar eventos ou informaes surgidos depois do ato cirrgico. - Amnsia retrgrada: perda da memria para fatos ocorridos antes da cirurgia.

Porm a memria antiga permanecia INALTERADA! Sabe-se hoje que a sndrome amnsica no se deve s a remoo do hipocampo, mas tambm leso do corpo amigdalide, que participa dos mecanismos relacionados com a memria. Sndrome de KORSAKOFF = resulta da degenerao dos corpos mamilares em conseqncia de alcoolismo crnico e na qual a amnsia antergrada o sintoma mais importante. Doena de ALZHEIMER = H inicialmente perda gradual da memria recente; e posteriormente ocorre uma amnsia total. Os problemas de memria nesse quadro se devem a dois fatores: degenerao dos neurnios colinrgicos do ncleo basal de meynert (perda das fibras colinrgicas que exerceriam ao moduladora sobre a atividade dos neurnios do sistema lmbico e do neocrtex) e degenerao seletiva de dois grupos de neurnios do sistema lmbico. Logo, quanto ao armazenamento, percebe-se qua a memria recente temporariamente armazenada no hipocampo e no corpo amigdalide, sendo depois transferida para o neocrtex para armazenamento permanente. A riqueza das reas enceflicas relacionadas com o comportamento emocional em monaminas, em especial, NOR, 5-HT e DOPA, muito significativa, tendo em vista que muitos medicamentos usados em psiquiatria para tratamentos de distrbios do comportamento e da afetividade agem modificando o teor de monaminas cerebrais. Pesquisas recentes tambm indicam que substncias presentes no sistema lmbico, como algumas monaminas e o opiide endgeno beta-endorfina, exercem uma ao moduladora sobre a memria, podendo facilitar ou inibir o processo de memorizao.

Cap. 9 MENINGES LQUOR O SNC envolvido por membranas conjuntivas denominadas meninges. So classicamente 3 : Dura-mter, Aracnide e Pia-mter. Tem importante papel na proteo dos centros nervosos. So frequentemente acometidas por processos patolgicos como infeces ( meningites) e tumores ( meningiomas). Dura-mter a mais superficial, espessa e resistente. Formada por tecido conjuntivo rico em fibras colgenas, contento vasos e nervos. Possui folheto interno e externo. Apenas o folheto interno se continua como dura-mter da medula espinal. O folheto externo se adere intimamente com os ossos do crnio e comporta-se como peristeo. Porm esse peristeo no tem capacidade osteognica o que dificulta consolidao de fraturas no crnio. Essa peculiaridade entretanto vatajosa pois a formao do calo sseo na superfcie interna dos ossos do crnio pode ser fator irritante do tecido nervoso. muito vascularizada. A principal artria que a irriga a Artria Menngea Mdia. ricamente inervada. Toda ou quase toda sensibilidade intracraniana se localiza na dur-mter. O encfalo no possui terminaes nervosas. Sendo assim a dura-mter a responsvel pela maioria das dores de cabea. Pregas da dura-mter Em algumas reas o folheto interno destaca-se do externo para formar pregas que dividem a cavidade craniana em compartimentos que se comunicam amplamente. As principais so : a) Foice do crebro um septo vertical mediano, separando os dois hemisfrios. b) Tenda do cerebelo entre os lobos occiptais e o cerebelo. c) Foice do cerebelo pequeno septo vertical mediano, abaixo da tenda d) Diafragma da sela pequena lmina que fecha a sela trcica. Cavidades da dura-mter Em determinadas reas os dois folhetos se separam, delimitam cavidades. Cavo trigeminal onde se encontra o gnglio trigeminal Seios da dura-mter cavidades revestidas de endotlio e contm sangue.

Seios da dura-mter So canais venosos revestidos de endotlio. Sua parede embora fina, so + rgidas que a das veias. O sangue proveniente do encfalo e do bulbo ocular drenado para os seios da dur-mter e destes para a veia jugular interna. Os seios da abboda craniana so : a) Seio sagital superior mpar e mediano, percorre a foice do crebro. Termina na confluncia dos seios b) Seios sagital inferior margem livre da foice do crebro, terminando no seio reto. c) Seio Reto ao longo da unio da foice do crebro e tenda do cerebelo d) Seio Transverso par e dispe-se de cada lado ao longo da insero da tenda do cerebelo. e) Seio sigmide em forma de S, uma continuao do seio transverso at o forame jugular, onde d origem a veia Jugular Interna. Drena quase todo o sangue da cavidade craniana. f) Seio occiptal dispe-se ao longo da margem de insero da tenda do cerebelo Os seios da base so : Seio cavernoso situado de cada lado do osso esfenide e da sela trcica. Um dos mais importantes. Recebe sangue proveniente da veia oftlmica superior e central da retina. atravessado pela artria Cartida Interna, nervo abducente, nervo troclear, nervo oculomotor e pelo ramo oftlmico do nervo trigmio. Aneurismas de cartida interna ao nvel do seio cavernoso comprime essas estruturas ( nervos e veias), determinando distrbios tpicos do bulbo ocular e comprometendo a drenagem do bulbo dando uma exoftalmia. Seio intercavernosos Seio esfenoparietal Seio petroso superior drena o sangue do seio cavernoso para o seio sigmide Seio petroso inferior Plexo basilar

a)

b) c) d) e) f)

Aracnide Membrana muito delicada, contendo pequena quantidade lquido necessrio lubrificao das superfcies de contato das duas membranas. Separa-se da Pia-mter pelo espao subaracnideo, que contm o Lquor ( Lquido crebro-espinal). Granulaes aracnideas - pequenos tufos que penetram no interior dos seios da dura-mter. Mais abundantes no seio sagital superior. Formam verdadeiros divertculos nos quais o lquor est separado do sangue apenas pelo endotlio do seio e uma fina camada da aracnide. So pois estruturas adaptadas absoro do lquor, que nesse ponto cai no sangue.

Pia-mter a mais interna das meninges, aderindo intimamente superfcie do encfalo e da medula. D resistncia aos rgos nervosos, pois o tecido nervoso de consistncia mole. Acompanha os vasos que penetram no tecido nervoso formando os espaos perivasculares. Nesses espaos contm prolongamentos dos espaos subaracnideos, contendo lquor, que formam um manguito protetor em torno dos vasos, muito importante para amortecer o efeito da pulsao das artrias sobre o tecido nervoso circunvizinho.

Lquor um fluido aquoso e incolor que ocupa o espao subaracnideo e as cavidades ventriculares. A funo primordial proteo mecnica do SNC. Formando um coxim lquido entre o SNC e os ossos do crnio. Desse modo o lquor constitui um eficiente mecanismo amortecedor dos choques que freqentemente atingem o SNC. Atravs de punes lombares, subocciptais ( cisterna magna) ou ventriculares, pode-se medir a presso do lquor ou estudar suas caractersticas citolgicas e fisicoqumicas. Tais estudos permitem o diagnstico, s vezes bastante preciso de afeces que atingem o SNC, como hemorragias e infeces. O lquor muito valioso para diagnstico de meningite. O lquor normal no adulto lmpido e incolor, 0 a 4 leuccitos p mm e uma presso de 5 a 20 cm de gua, obtido na regio lombar. O lquor renovado completamente a cada 8 horas. Formao : formado pelos plexos corides. Existe plexos corides nos ventrculos laterais, no tecto do III ventrculo e IV ventrculo. Destes os ventrculos laterais so os que mais contribuem para o maior produo de lquor, que passa para o III ventrculo atravs dos forames interventriculares e da para o IV ventrculo pelo aqueduto cerebral. Atravs das aberturas do IV ventrculos o lquor ganha o espao subaracnideo. Reabsoro : reabsorvido no sangue pelas granulaes aracnideas que se projetam para dentro dos seios da dura-mter. Essas granulaes predominam no seio sagital superior, ento a circulao do lquor se faz de baixo para cima.

CONSIDERAES ANATOMOCLNICAS

HIDROCEFALIA Existem processos patolgicos que interferem na produo, circulao e absoro do lquor, causando as hidrocefalias. Se caracteriza por um aumento na quantidade e da presso lquor, levando a uma dilatao dos ventrculos e compresso do tecido nervoso de encontro ao estojo sseo. As vezes ocorre durante a vida fetal, geralmente decorrentes de anomalias congnitas dos sistema ventricular. Nesses casos como os ossos do crnio ainda no esto soldados, h grande dilatao da cabea da criana, o que dificulta o parto. Existem 2 tipos de hidrocefalia : 1) Comunicante Resultam de um aumento da produo ou deficincia na absoro do lquor, devido a processos patolgicos dos plexos corides, ou dos seios da dura-mter e granulaes aracnideas. 2) No-comunicante So muito mais freqentes e resultam de obstrues no trajeto do lquor. O que pode ocorres nos seguintes locais : Forames interventriculares , aqueduto cerebral, aberturas medianas e laterais do IV ventrculo, incisura da tenda. Existem vrios procedimentos cirrgicos visando diminuir a presso liqurica nas hidrocefalias. Pode-se drenar o lquor por meio de um cateter, ligando um dos ventrculos cerebrais veia jugular interna, ao trio direito ou a cavidade peritonial ( derivao ventrculoperitoneal) HIPERTENSO CRANIANA A cavidade crnio-vertebral e seu revestimento de dura-mter uma cavidade completamente fechada, que no permite a expanso de seu contedo. Desse modo o aumento de volume de qualquer componente da cavidade craniana reflete-se sobre os demais, levando a um aumento da presso intracraniana. Tumores, hematomas, e outros processos expansivos comprimem no s as estruturas da vizinhana imediata, mas todas as estruturas da cavidade. Um dos sintomas caractersticos a dor de cabea. Pode ocorrer tambm a formao de hrnias de tecido nervoso. Havendo suspeita de hipertenso deve-se fazer SEMPRE exame de fundo de olho. O nervo ptico envolvido por um prolongamento do espao subaracnideo, levando a compresso do nervo. Isso causa obliterao da veia central da retina, que passa em seu interior, o que resulta em ingurgitamento das veias da retina com edema de papila ptica.

HRNIAS INTRACRANIANAS Processos expansivos como tumores ou hematomas que se desenvolvem na cavidade, aumentam a presso dentro de um compartimento, podendo causar a protuso de tecido nervoso para o compartimento vizinho, formando as hrnias. Podem causar sintomatologia grave! a) Hrnia do Giro do cngulo Um tumor em um dos hemisfrios cerebrais pode ser a causa. A Hrnia faz protuso para o lado oposto da expanso. b) Hrnia de ncus Neste caso um processo expansivo determina aumento de presso que empurra o ncus, que faz protuso acima da tenda do cerebelo, comprimindo o mesencfalo. A sintomatologia mais caracterstica e + grave que ocorre uma rpida perda da conscincia ou coma profundo por leso de estruturas mesenceflicas responsveis pela ativao do crtex cerebral. c) Hrnia de Tonsilas Ocorre por um processo expansivo na fossa posterior, por exemplo um tumor de um dos hemisfrios do cerebelares, pode empurras as tonsilas do cerebelo, atravs do forame magno, produzindo a hrnia. Nesse caso h compresso do bulbo, levando geralmente morte por leso dos centro respiratrios e vasomotor no bulbo. O quadro tambm pode acontecer quando se faz uma puno lombar em pacientes com hipertenso craniana. Nesse caso a uma sbita diminuio da presso liqurica no espao subaracnideo, causando a penetrao das tonsilas atravs do forame magno. HEMATOMAS EXTRADURAIS E SUBDURAIS Uma das complicaes mais freqentes dos traumatismos cranianos, so as rupturas de vasos que resultam em acmulo de sangue nas meninges sob a forma de hematomas. Principalmente da artria menngea mdia, resultam em acmulo de sangue entre a dura-mter e os ossos do crnio. Formando um hematoma extradural. O hematoma cresce, separando a dura-mter do osso e empurra o tecido nervoso para o lado oposto, levando morte em poucas horas se o sangue em seu interior no for drenado. Nos hematomas subdurais o sangramento se d no espao subdural, geralmente em conseqncia da ruptura de uma veia cerebral no ponto em que ela entra no seio sagital superior. Em casos de hemorrragias subaracnideas, no se forma hematomas porque o sangue se espalha no lquor, podendo ser visualizado numa puno lombar.

Cap. 20 FORMAO RETICULAR e NEURNIOS MONOAMINRGICOS DO TRONCO ENCEFLICO A Formao reticular grupo de neurnios de tamanho e tipo diferentes que ocupa parte central do tronco enceflico. Responsveis por ativao do crtex cerebral. Sua estrutura no corresponde a substncia branca e nem a cinzenta, sendo de certo modo intermediria. Estrutura muito antiga que embora pertena ao tronco enceflico se estende para o diencfalo e aos nveis mais altos da medula. No tronco enceflico ocupa toda rea que no ocupada pelos tractos, fascculos e ncleos. Seus ncleos so: a) Ncleos da rafe Conjunto de 8 ncleos (o mais importante o ncleo da raphe Magnus). So ricos em serotonina. b) Locus ceruleus Situado no assoalho do IV ventrculo. Ricos em noradrenalina. c) Substncia cinzenta periaquedutal Circunda o aqueduto cerebral. Importante na regulao da dor. ( analgesia) d) rea tegmentar ventral Situado na parte ventral do tegmento do mesencfalo Ricos em dopamina.

A formao reticular pode ser divida em duas zonas:


1) Zona magnocelular que d origem a vias ascendentes e descendentes longas,e considerada zona efetuadora 2) Zona parvocelular com clulas pequenas.

Um aspecto interessante que muitos neurnios da formao reticular tem axnios muito grandes que se bifurcam dando um ramo ascendente e um ramo descendente, os quais se estendem por todo tronco enceflico, podendo atingir medula e diencfalo.

Conexes da formao reticular Possui conexes amplas e variadas. a) Com o crebro Projeta fibras para todo o crtex via talmica e extratalmica.Projeta-se para outras reas do diencfalo. E recebe fibras do hipotlamo,crtex cerebral e sistema lmbico. b) Com o cerebelo Fibras nos 2 sentidos entre cerebelo e formao reticular. c) Com a medula Liga-se a medula pelas fibras rafe-espinhais e tracto retculo-espinhal E recebe informaes da medula pelas fibras espino-reticulares. d) Com os ncleos dos nervos cranianos Recebe fibras aferentes ( sensitivas ) desses ncleos.

Funes da Formao reticular Controle da atividade eltrica cortical. Sono e viglia Controle eferente da sensibilidade Controle da motricidade somtica Controle do SNA Controle neuroendcrino Integrao de reflexos-centro respiratrio e vasomotor.

1) Controle da atividade eltrica cortical. Sono e Viglia. Descobriu-se a formao reticular capaz de ativar o crtex cerebral e acordar o crebro. A partir do que se criou o conceito SARA ( sistema ativador reticular ascendente). Importante na regulao do Sono e da Viglia. SARA Sabe-se que o crtex tem uma atividade eltrica espontnea, podendo ser detectada por eletrodos em sua superfcie. Os traados eltricos obtidos no sono e na viglia so muito diferentes. Dessincronizados na viglia e sincronizados no sono. As experincias concluram que existe na formao reticular um sistema de fibras ascendentes que se projetam no crtex cerebral e sobre ela tem uma ao ativadora. Um animal sob anestesia ligeira acorda quando se estimula eletricamente a formao reticular. E um animal acordado dorme quando se destri a parte mais cranial da formao reticular. Sabe-se hoje que a ao do SARA sobre o crtex se faz atravs das conexes da formao reticular com os chamados ncleos inespecficos do tlamo. Assim o impulsos sensorias chegam ao crtex, seja atravs de vias relacionadas as modalidades especficas de sensao, seja atravs do SARA em que os impulsos perdem sua especificidade e se tornam apenas ativadores corticais. fcil entender tambm que uma reduo dos estmulos sensoriais facilita o sono, diminuindo a ao ativadora da formao reticular sobre o crtex.

Regulao do Sono Durante algum tempo acreditou-se que o sono seria um fenmeno passivo, resultante da falta de ativao da formao reticular. S que numerosas pesquisas vieram mostrar que isso no verdade. O sono depende da ao de certos ncleos da formao reticular. Certos estmulos em reas especficas da formao reticular fazem efeito contrrio da ativao do crtex. Ncleos da Rafe o principal responsvel pelo sono Leses desses ncleos causam insnia permanente. Locus Ceruleus o responsvel pela manuteno do ciclo viglia/sono

2) Controle eferente da sensibilidade Sabe-se que o sistema nervoso capaz de selecionar as informaes sensoriais que lhe chegam, eliminando ou diminuindo algumas e concentrando-se em outras. Configurando um fenmeno de ateno seletiva. Ex: quando assistimos um filme no cinema, deixamos de perceber as sensaes tteis da cadeira do cinema, do mesmo podemos ignorar os rudos ambientais. H ampla evidncia que esse controle feito por fibras originadas da formao reticular. Dentre essas fibras destacam-se as fibras que inibem a penetrao no SNC de impulsos dolorosos, as vias de analgesia. ( Substncia cinzenta periaquedutal, ncleo magno da rafe e as fibras rafe-espinais)

3) Controle da motricidade somtica Conforme a rea da formao reticular estimulada resulta em ativao ou inibio da atividade de neurnios motores medulares. Isso de faz atravs do Tracto retculo-espinal. Parte das funes motoras da formao reticular depende dos impulsos sensitivos vindos do Cortez cerebral ou do cerebelo. Vindo do crtex atravs da Via crtico-retculo-espinal 4) Controle do SNA Projees do sistema lmbico e hipotlamo com a formao reticular que por sua vez se ligam aos neurnios pr-ganglionares do SNA. 5) Contorle Neuroendcrino Estmulos da formao reticular do mesencfalo causa liberao de ACTH e de hormnio anti-diurtico. Agem tambm no controle hipotalmico da liberao de vrios hormnios estimulantes da adeno-hipfise.

6) Integrao de reflexos. Centro respiratrio e vasomotor. H na formao reticular diversos centros que ao serem estimulado desencadeiam respostas motoras, somticas ou viscerais, caractersticos de fenmenos como vmito, deglutio, locomoo, mastigao, movimentos oculares, alteraes respiratrias e vasomotor ( ritmo respiratrio, ritmo cardaco e presso arterial). Controle da respirao O centro respiratrio localiza-se na formao reticular do bulbo, e apresenta uma parte dorsal que controla a inspirao e outra parte ventral que controla a expirao. Do centro respiratrio saem fibras retculo-espinais que terminam fazendo sinapses com neurnios motores da poro cervical e torcica da medula espinal. Poro cervical, vo ao nervo frnico e chegam ao diafragma Poro torcica vo aos nervos intercostais e chegam aos msculos intercostais. Convm lembrar que o centro respiratrio bem mais complicado, pois est sob influncia do hipotlamo, o que explica as mudanas respiratrias em certas situaes emocionais. Vale lembrar que o aumento do teor de CO2 tem uma ao estimuladora direta sobre esse centro.

Centro Vasomotor Situado na formao reticular do bulbo, coordena os mecanismos que regulam o calibre vascular, do qual depende basicamente a presso arterial, influenciando tambm o ritmo cardaco.

B - Neurnios monoaminrgicos do tronco enceflico


So conhecidas as seguintes monoaminas: Dopamina Noradrenalina Adrenalina Serotonina (triptaminas) Histamina (aminocido histidina) Dessas as + importantes so : Serotonina , Noradrenalina e dopamina. Sabe-se que as monoaminas funcionam como neurotransmissores e os neurnios que as contm so os neurnios monoaminrgicos.

Neurnios monoaminrgicos centrais Possuem uma rede extremamente ramificada de terminais distribuindo-se por todo sistema nervoso central. Esses terminais contm dilataes com vesculas sinpticas contendo o neurotransmissor. Os terminais monoaminrgicos agem como neuromoduladores, influenciando circuitos j existentes. Tem seus corpos de neurnios principalmente na formao reticular. Alguns histaminrgicos, adrenrgicos e dopaminrgicos esto no hipotlamo. E alguns dopaminrgicos tambm esto no bulbo olfatrio e retina. Neurnios e vias serotoninrgicas Todos se localizam nos ncleos da rafe Via analgsica e Mecanismo do Sono

Neurnios e Vias Noradrenrgicas Localizam-se principalmente no Locus Ceruleus - Mecanismos do sono parodoxal

Neurnios e Vias Dopaminrgicas Localizam-se no mesencfalo na rea tegmentar ventral ( FR) e Substncia Negra Importante no controle da atividade motora somtica

VIA PTICA Os olhos esto enclausurados nas rbitas, e com ntimas relaes com as plpebras. As rbitas so cavidades sseas no esqueleto da face e contm e protegem os bulbos dos olhos e estruturas visuais acessrias,incluindo: plpebras,msculos extrnsecos do olho,nervos e vasos,fscia orbital e a mucosa(conjuntiva). Os olhos so derivados das vesculas pticas do tubo neural.( como se tivesse um pedao do crebro voltado pra o exterior) Os eixos pticos (eixo do olhar, direo da viso) so paralelos entre si; porm os eixos orbitais formam um ngulo de 45 graus entre si, atrs da cela turcica. J as paredes laterais das rbitas, formam um ngulo de 90 graus EM CIMA da cela turcica. Caso a rbita tenha sua formao feita erroneamente, ela sai do eixo; tal patologia denominada TELORISMO, no qual h o desencontro dos eixos dos olhos, logo h a formao de imagens duplicadas (diplopia).
- A formao do olho se completa aps o parto, pois h encontro com a luz.

A retirada do olho denominada ENUCLEAO. Os nervos pticos acompanham os eixos das paredes laterais das rbitas. Ambos se juntam na frente da sela trcica numa formao denominada QUIASMA PTICO.

O bulbo do olho pode ser dividido em 6 sextos onde so encontradas 3 camadas As trs tnicas so: 1Camada externa denominada ESCLERA e CRNEA .

A esclera formada por tecido conjuntivo e com colgeno trabeculado. A esclera opaca e resistente que cobre os cinco sextos do bulbo do olho, o esqueleto fibroso do bulbo,conferindo-o formato e resistncia e fixao dos mm.extrinsecos e intrnsecos, a parte branca do olho.
A crnea a parte transparente que cobre o sexto anterior do bulbo. No densa como a esclera porque se no o indivduo no enxergaria. 3- Camada Mdia ou Tnica vascular Essa camada altamente vascularizada e denomina-se CORIIDE ( parte posterior), j na parte anterior encontra-se a RIS na qual se encontra a pupila ( abertura central). A coriide uma marrom-avermelhada escura entra a esclera e a retina,reveste maior parte da esclera. A vascularizao se d pelas artrias ciliares curtas e longas. Essa camada responsvel pelo reflexo do olho vermelho.

O corpo ciliar muscular e une a coriide a ris,fornecendo fixao a lente. A contrao ou relaxamento do corpo ciliar controla a espessura da lente. A ris est sobre a superfcie superior da lente, um diafragma contrtil fino com uma abertura central-pupila. A drenagem sangunea da ris feita por um conjunto de veias ( 4 veias) que se juntam e formam um aspecto de turbilho, que se juntam num ponto nico sendo chamadas de VEIAS VORTICOSAS, e drenam para as veias oftlmicas, que vo para o interior do crnio para o Seio cavernoso. Veias vorticosas > veias oftlmicas > seio cavernoso Qualquer circunstncia que impede a drenagem do sangue para o seio cavernoso, causa protuso do olho para fora = exoftalmia.

4- Camada Interna Formada pela RETINA, que um tecido neural. a camada mais importante do olho pois aonde se encontra o material fotossensvel ( clulas fotoreceptoras ).

Estrutura da retina Os receptores visuais, neurnios I, II e III da via ptica se localizam na RETINA , neuroepitlio que reveste internamente a cavidade do bulbo ocular, posterior ris. A retina se origina das vesculas pticas, que formam o clice ptico. A parede interna da origem a CAMADA NERVOSA com os neurnios I, II e III. A parede externa da origem a CAMADA PIGMENTAR possui muita melanina. essa camada que recobre a ris e transforma o olho em uma cmara escura. Na parte posterior da retina se localiza uma rea pouco amarelada, a mcula ltea. Nela se nota uma depresso chamada de fvea central. Todas as clulas fotorreceptoras para a viso diurna e cores ( CONES ) esto localizados na fvea central. Todo o restante da retina preenchido com clulas fotorreceptoras para viso noturna ( BASTONETES) . Logo outra definio para retina pode ser : Macular ( central ) com clulas para viso diurna , e No-Macular ( perifrica) com clulas para viso noturna.

A retina nervosa apresenta 10 camadas na sua constituio. Dentre elas se destacam 3 identificadas de fora para dentro. Trs camadas correspondem aos territrios dos neurnios I, II, III. De fora pra dentro: clulas fotossensveis, as clulas bipolares e as clulas ganglionares. As fotossensveis fazem sinapse com as bipolares que por sua vez fazem com as ganglionares, cujos axnios constituem o nervo ptico. Os prolongamentos perifricos das fotossensveis so os receptores cones e bastonetes. Os bastonetes so adaptados para viso com pouca luz, e os cones para viso com luz de maior intensidade e viso de cores. No homem bastonetes esto em maioria. Na periferia da retina predominam bastonetes, e o nmero de cones aumenta medida que se aproxima da mcula, ao nvel da fvea central, onde existem somente cones. O nervo ptico formado por axnio das clulas ganglionares, que inicialmente so amielnicos e percorrem a superfcie interna da retina convergindo para a papila ptica(ponto cego da retina),medialmente a mcula. Ao seu nvel os axnios atravessam as tnicas media e externa do olho tornando-se mielnicos.Na papila passam vasos que nutrem a retina. A coride NO faz vascularizao da retina, pois no h circulao colateral, logo a vascularizao feita somente pelas artrias e veias centrais da retina. Porm NO H UM RAMO DE VASCULARIZAO DIRETA PARA A FVEA. Pois caso haja um entupimento o indivduo perder 80% da viso.

Alm dessa viso binocular, o cristalino ( lente) permite a qualificao da entrada da luz, pois essa modifica a sua borjadura. Seu formato biconvexo faz com que a luz converga para um ponto posterior do olho, denominado fvea central. O cristalino est preso no olho pelo ligamento suspensor do cristalino; esse est disposto espacialmente de maneira tridimensional e est preso na ris. Tal ligamento consegue mudar a bojadura da lente para aumentar ou diminuir a convergncia dos raios luminosos na fvea central. Tal fato aumenta mais ainda a acuidade visual. Por exemplo, ao tentar pr uma linha dentro da agulha, aproxima-se tal; logo, o olho faz convergncia e a pupila faz miose, fazendo com que o resto saia de foco, e tal seja feito somente na agulha.

A entrada de luz pela retina impe ao SNC mecanismos para ajeitar a mcula. Tal reflexo pode ser denominado de fotorreceptor direto (se for examinado no mesmo olho em que o foco de luz estiver sendo apontado) ou consensual (se for examinado o olho oposto em que a luz estiver sendo apontada). O SNC alm de acomodar a pupila, ele pode mudar o foco da lente; tal reflexo denomina-se reflexo de acomodao, no qual o msculo utilizado o ciliar.

Agora, se o estmulo alcanar o msculo radial da ris, esse provocar midrase; e se esse alcanar o esfncter da pupila (ou circular da ris) ocorrer a miose. Como o raio luminoso NO faz curva, a parte de cima do objeto vai parar na parte de baixo da retina e vice-versa. Uma pessoa com viso normal possui os raios luminosos convergidos pelo cristalino, de tal maneira a alcanar mcula. Quando esse possui uma alterao no eixo transversal do olho (olho curto), a convergncia se faz num ponto imaginrio ATRS da fvea; logo a nica maneira desse enxergar afastando o objeto de visualizao; esse quadro denomina-se HIPERMETROPIA. J o MOPE, a convergncia se faz num ponto NA FRENTE da fvea; logo, a nica maneira desse enxergar aproximando o objeto de visualizao. Ao longo da vida a capacidade do cristalino de se adequar vai diminuindo, fazendo com que essa camada fique opaca, meio amarelada. Tal envelhecimento do cristalino denominado CATARATA.

Existe um ngulo formado pela esclera, crnea e ris; que ao contrair esse msculo ciliar, pode-se mudar tal ngulo. Porm qual a importncia clnica disso ? nesse ngulo que vai haver a drenagem do humor aquoso formado na cmara posterior do olho; essa feita por canalculos que vo formar um vaso, que ser tributrio do sistema sanguneo vorticoso. Logo, em cima da juno esclerocorneal, haver um seio denominado seio venoso da esclera, que possui vrios buracos que vo drenar por CANAL DE SCHLEMM. Ao contrair o msculo ciliar, muda-se a bojadura e fecha-se o seio, drenando assim, menos o humor aquoso; ocorre o aumento do volume desse, portanto, aumento da presso intra-ocular, caracterizando assim o GLAUCOMA DE NGULO FECHADO. J no GLAUCOMA DE NGULO ABERTO, h a drenagem, porm h uma hiperproduo desse humor. Para tratar o glaucoma, pode ser feito uma TRABECTOLETOMIA, no qual o canal de schlemm reaberto.

Durante a evoluo do glaucoma, esse vai escavando a papila ptica; logo, em um exame de fundo de olho, essa vista alargada e afundada.

Por mais que a crnea seja AVASCULAR, essa pode inflamar, e tal denominado ceratite.

A luz para chegar retina, dever passar por vrios obstculos; o primeiro deles denominado fluido lacrimal, depois vem a crnea, humor aquoso da cmara anterior, humor aquoso da cmara posterior, cristalino, humor vtreo e a retina. Todas essas podem interferir no fenmeno da refrao. Ao usar um aparelho denominado lmpada de fenda (aparelho binocular oftamolgico), pode-se examinar as estruturas frontais do olho (esclera, conjuntiva, ris, cristalino e crnea). IFEMA = Coleo de sangue em qualquer espao cavitrio. Pode-se ter um ifema de cmaraanterior. A lgrima formada pela glndula lacrimal, cai no espao entre a crnea e a conjuntiva; drenada pelos pontos lacrimais, canais lacrimais, sacos lacrimais e por ltimo para o canal nasolacrimal. Caso esse canal nasoclacrimal esteja obstrudo, ocorre a LAGOFTALMIA.

Tonometria: Exame realizado para a verficao da presso intraocular; esse feito com o aplainamento da crnea por um aparelho, a presso que tal exercer pra fazer isso, ser a presso intraocular. HIPERTENSO INTRACRANIANA: Desesquilbrio entre o contedo e o continente do crnio. marcada por uma trade: orocefalia, nusea (com vmitos em jatos), edema de papila ptica(afundada com os bordos elevados).
Trajeto das fibras nas vias pticas O estmulo chega aos nervos pticos, que vai para o quiasma ptico, tractos pticos, corpo geniculado lateral, segue para o crtex occipital formando as radiaes pticas. Esse ltimo constitui o quarto neurnio da via, pois os trs primeiros encontram-se na retina. Logo, oprimeiro neurnio so as clulas fotorreceptoras, o segundo neurnio so as clulas bipolares eo terceiro so as clulas ganglionares. ALA TEMPORAL (ou DE MEYER): formada pelas fibras ventrais da radiao ptica (tracto geniculo-calcarino), que se dirigem inicialmente em direo ao plo temporal, encurvam-se evoltam em direo ao lobo occipital, onde terminam nos lbios do sulco calcarino.

Nervos pticos > quiasma ptico > tractos pticos > corpo geniculado lateral > tracto geniculo-calcarino > sulco calcarino

Retina nasal:metade medial da retina, voltada para o nariz Retina temporal:metade lateral da retina,voltada para regio temporal.

Campos visuais

N = Campo visual nasal T = Campo visual temporal Como o raio luminoso no faz curva, aquilo que sai do plo temporal, vai para a retina nasal; e vice-versa. Logo, as retinas nasais vem as imagens provenientes dos campos visuais temporais e as retinas temporais vem as imagens provenientes dos campos visuais nasais. Todas as imagens provindas das retinas temporais seguem ao nervo ptico SEM TROCAR DE LADO. J as das retinas nasais TROCAM DE LADO ao nvel do quiasma ptico. O que permite afirmar, que os corpos geniculados laterais, recebem impulsos dos dois lados. O lado direito do tlamo v os campos visuais esquerdos dos olhos e vice-versa. Tanto o campo nasal, quanto o temporal, podem ser divididos em superior e inferior. Os impulsos do teto vo para as retinas inferiores, j os impulsos do cho vo para as retinas superiores. EX: as metades direitas da retina dos dois olhos( a nasal do olho esquerdo e a temporal do olho direito) recebem raios luminosos provenientes do lado esquerdo,ou seja,dos campos temporal esquerdo e nasal direito. Entende-se assim que o crtex visual direito percebe objetos situados esquerda de uma linha vertical mediana que divide os campos visuais.

Existem 4 tipos de fibras: a)fibras retino-hipotalamicas: ganham o ncleo supraquiasmtico do hipotlamo.Importantes na regulao dos ritmos biolgicos. b)fibras retino-tectais: chegam ao colculo superior,e esto relacionadas com movimentos reflexos dos olhos ou das plpebras. c)fibras retino pr-tectais: chagam a rea pr-tectal atravs do brao do coliculo superior,relaciona-se com reflexo consensual e fotomotor direto. d)fibras retino-geniculadas: somente essas se relacionam com a viso. Terminam fazendo sinapse com o neurnio IV da via ptica no corpo geniculado lateral.

LESES DAS VIAS PTICAS Escotoma: falha dentro do campo visual,ou seja, cegueira de uma parte. Hemianopsia: escotoma de metade do campo visual. Pode ser heternima quando so acometidos diferentes lados dos campos visuais. Ou homnima, quando so acometidos os mesmos lados dos campos visuais de cada olho. Leses que causam hemianopsias heternimas,so no quiasma ptico. Leses que causam hemianopsias homnimas so retroquiasmticas,entre o quiasma e o crtex occiptal.

1) Leso do nervo ptico: cegueira completa do olho correspondente. Em consequncia de traumatismo ou em casos de glaucoma. 2) Leso da parte mediana do quiasma ptico: resulta em HEMIANOPSIA BITEMPORAL por leso das fibras das retinas nasais.Ocorre nos tumores da hipfise,comprimindo o quiasma de baixo pra cima. 3) Leso da parte lateral do quiasma tico: resulta em HEMIANOPSIA NASAL do olho correspondente,por interrupo das fibras da retina temporal deste olho. Ocorre em aneurismas da artria cartida interna. Se ocorre dos dois lados h hemianopsia binasal(campos nasais dos olhos) 4) Leso do tracto ptico: resulta em hemianopsia homnima direita, se lesado o tracto esquerdo, ou hemianopsia homnima esquerda se lesado o tracto direito. Ocorre por lesar fibras da retina temporal de um olho e retina nasal do lado oposto.Ocorre por tumores,ou leso do corpo geniculado lateral. 5) Leso da radiao ptica: idem a leso do tracto ptico. Porm,verifica-se a presena de reflexo fotomotor na metade cega da retina,o que no se v na leso do tracto ptico. Pois na leso do tracto h tambm leso das fibras retino-pr-tectais responsveis pelo reflexo, o que no ocorre em leso aps o corpo geniculado. Leses das fibras das metades inferiores das retinas nasal esquerda e temporal direita causam quadrantanopsia homnima superior esquerda.

6) Leso do crtex visual: leses completas so iguais as leses completas de radiao tica. Uma leso no lbio inferior do sulco calcarino direito, resulta em quadrantanopsia homnima superior esquerda. A viso macular normalmente poupada em casos de leso da rea 17, e menos frequente em leso da radiao. Mas poupada tambm na leso do tracto ptico.

A CEGUEIRA TOTAL DO OLHO DIREITO B- HEMIANOPSIA HETERNIMA BITEMPORAL C- HEMIANOPSIA NASAL DO OLHO DIREITO D- HEMIANOPSIA HOMNIMA ESQUERDA E- QUADRANTANOPSIA HOMNIMA SUPERIOR F- HEMIANOPSIA HOMNIMA Como se diferencia uma leso do tracto ptico para uma leso das radiaes pticas, se a perda visual a mesma ? Existem uma fibras, que trafegam pela via ptica, que quando chegam ao corpo geniculado lateral, elas vo para a rea pr-tectal; o neurnio dessa rea pega o ncleo de EDINGER-WESTPHALL, vai pelo nervo oculomotor, passa pelo gnglio ciliar, entra no olho e faz miose. Logo, a leso do tracto ptico no haver a miose.

A tarefa no tanto ver o que ningum viu ainda. Mas pensar o que ningum pensou sobre algo que todos vem.

Janana Neto Machado 4 perodo / 2012

You might also like