You are on page 1of 5

Desenvolva a amizade por meio da orao

Gostaria que Jeov o considerasse como amigo? Ele se referiu ao patriarca Abrao como seu amigo. (Isaas 41:8; Tiago 2:23) Jeov quer que desenvolvamos esse tipo de relacionamento com ele. Na realidade, convida-nos a nos achegar a ele. (Tiago 4:8) No deve esse convite fazer-nos refletir sobre a proviso sem igual da orao? muito difcil marcar uma entrevista com uma importante autoridade governamental, quanto mais tornar-se seu amigo! No entanto, o Criador do Universo nos incentiva a nos achegar a ele livremente em orao, sempre que quisermos ou precisarmos fazer isso. (Salmo 37:5) Nossas oraes incessantes nos ajudam a ter uma amizade achegada com Jeov.
6

No entanto, como fcil negligenciar as oraes! Lidar com as presses da vida pode absorver tanto de nossa ateno, que deixamos de fazer esforo para falar com Deus. Jesus incentivou seus discpulos a orar continuamente, e ele mesmo fazia isso. (Mateus 26:41) Embora ele estivesse constantemente ocupado desde a manh at o anoitecer, reservava tempo para falar com seu Pai celestial. s vezes Jesus se levantava de manh cedo, quando ainda estava escuro, para orar. (Marcos 1:35) Em outras ocasies, ele se retirava para um lugar isolado, no fim do dia, para orar a Jeov. (Mateus 14:23) Jesus sempre reservava tempo para orar, e ns devemos fazer o mesmo. 1 Pedro 2:21.
7

Muitas vezes, durante o dia, surgem momentos apropriados para orarmos em particular, quando enfrentamos problemas, nos confrontamos com tentaes e temos de tomar decises. (Efsios 6:18) Ao passo que procuramos a orientao de Deus em todos os aspectos da vida, nossa amizade com ele certamente se aprofunda. Quando dois amigos enfrentam problemas juntos, isso no refora os vnculos de amizade entre eles? (Provrbios 17:17) O mesmo se d quando recorremos a Jeov e sentimos a sua ajuda. 2 Crnicas 14:11.
8

Devemos ser gratos a Deus por ele no estabelecer restries durao ou freqncia de nossas oraes. Neemias proferiu uma orao curta e silenciosa antes de fazer uma petio ao rei da Prsia. (Neemias 2:4, 5) Jesus tambm fez uma breve orao quando pediu que Jeov lhe desse poder para ressuscitar Lzaro. ( Joo 11:41, 42) Ana, por outro lado, orou prolongadamente perante Jeov ao lhe expor o que tinha no corao. (1 Samuel 1:12, 15, 16) Nossas oraes podem ser breves ou longas, conforme a necessidade e as circunstncias.
9

Muitas oraes na Bblia expressam, de corao, reconhecimento pela posio suprema de Jeov e gratido pelas suas obras maravilhosas. (xodo 15:1-19; 1 Crnicas 16:7-36; Salmo 145) Numa viso, o apstolo Joo viu os 24 ancios o nmero completo dos cristos ungidos na sua posio celestial louvarem a Jeov, dizendo: Digno s, Jeov, sim, nosso Deus, de receber a glria, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade. (Revelao *Apocalipse+ 4:10, 11) Ns tambm temos motivos para louvar regularmente ao Criador. Como os pais se sentem felizes quando seu filho lhes agradece de corao por algo que fizeram para ele! Refletirmos com apreo nos atos bondosos de Jeov e expressarmos de corao nossa gratido por eles um modo excelente de melhorar a qualidade das nossas oraes.
19

E se o nosso pedido no for logo atendido? Ento temos de certificar-nos de que ele esteja em harmonia com a vontade de Jeov e que seja feito no nome de Jesus. ( Joo 16:23; 1 Joo

5:14) O discpulo Tiago referiu-se a alguns cristos cujas oraes no foram atendidas, porque eles estavam pedindo com propsito errado. (Tiago 4:3) Por outro lado, no devemos logo concluir que as oraes aparentemente no atendidas sempre so evidncia da desaprovao de Deus. Jeov pode s vezes permitir que adoradores fiis continuem por algum tempo a orar sobre um assunto antes de a resposta dele se tornar evidente. Persisti em pedir, e dar-se-vos, disse Jesus. (Mateus 7:7) Por isso, temos de persistir em orao. Romanos 12:12. Ore regularmente
20

As presses e os problemas se multiplicam nestes ltimos dias, marcados por tempos crticos, difceis de manejar. (2 Timteo 3:1) E as provaes podem facilmente se tornar fonte de preocupao. No entanto, as nossas incessantes oraes nos ajudaro a manter a vida direcionada para as coisas espirituais, apesar de persistentes problemas, tentaes e desnimo. Orarmos diariamente a Jeov pode dar-nos o apoio vital de que precisamos.
21

Jeov, o Ouvinte de orao, nunca est ocupado demais para nos escutar. (Salmo 65:2) Nunca estejamos ocupados demais para nos dirigir a ele. Nossa amizade com Deus o bem mais valioso que temos. Nunca devemos encar-la como automtica. Aproximemo-nos, portanto, com franqueza no falar, do trono de benignidade imerecida, para obtermos misericrdia e acharmos benignidade imerecida para ajuda no tempo certo. Hebreus 4:16. Como Ser Ouvido Vimos que para que nossas oraes sejam ouvidas no dependemos de oraes especialmente fraseadas dum livro, ou apelar para os santos. No depende de repetirmos a mesma coisa, certo nmero prescrito de vezes, enquanto as contamos num rosrio. Nem depende de usarmos lnguas para dizer palavras que no compreendemos. Ao invs, para que nossas oraes sejam ouvidas preciso nos aproximarmos de Deus mediante Jesus Cristo e depende de nosso corao e de nossa obedincia a Deus. O apstolo Joo escreveu: Amados, se os nossos coraes no nos condenarem, temos franqueza no falar para com Deus; e tudo o que pedimos, recebemos dele, porque estamos observando os seus mandamentos e estamos fazendo as coisas que so agradveis aos seus olhos. Deveras, este o seu mandamento, que tenhamos f no nome do seu Filho Jesus Cristo e que estejamos amando uns aos outros, assim como ele nos deu mandamento. 1 Joo 3:21-23. Nossas oraes precisam harmonizar-se com a vontade e os propsitos de Deus. Assim, disse Joo: Esta a confiana que temos nele, que, no importa o que peamos segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1 Joo 5:14. Afirma o Provrbio: Jeov est longe dos inquos, mas ouve a orao dos justos. (Pro. 15:29) Aqueles que obedecem s ordens de Deus e oram em harmonia com seus propsitos tm a garantia de que seus ouvidos esto abertos para eles. Sal. 10:17; 1 Ped. 3:12. grande condescendncia da parte de Jeov Deus permitir que nos acheguemos a Ele em orao. Tal relao um inestimvel privilgio.

Frutos do esprito santo


Amor Sentimento de caloroso apego pessoal ou de profunda afeio, como por um amigo, um genitor ou um filho, e assim por diante; caloroso afeto ou estima por outrem; tambm, a benvola afeio de Deus por suas criaturas, ou a reverente afeio que elas devem a Deus; tambm, a bondosa afeio corretamente expressa pelas criaturas de Deus umas para com as outras; aquela forte ou apaixonada afeio por uma pessoa do sexo oposto, que constitui o incentivo emocional para a unio conjugal. Um dos sinnimos de amor devoo. Alm destes sentidos, as Escrituras falam tambm de amor guiado por princpios, como o amor justia, ou at mesmo o amor aos inimigos da pessoa, aos quais ela talvez no tenha afeio. Esta faceta ou expresso do amor uma devoo altrusta justia e um sincero interesse no bem-estar duradouro de outros, junto com uma expresso ativa disso para o bem deles. Alegria A emoo suscitada pela aquisio ou pela expectativa do que bom; estado de felicidade; exultao. As palavras hebraicas e gregas usadas na Bblia para alegria, exultao, regozijo e alegrar-se expressam vrias nuanas de significado, diferentes estgios ou graus de alegria. Os respectivos verbos expressam o sentimento ntimo e a manifestao externa de alegria, e diversamente significam alegrar-se; exultar; gritar de jbilo; pular de alegria. Paz Shalhm, a palavra hebraica traduzida paz, refere-se condio livre de guerra ou de perturbao (Jz 4:17; 1Sa 7:14; 1Rs 4:24; 2Cr 15:5; J 21:9; Ec 3:8); pode transmitir a idia de sade, de segurana, de condies boas (Gn 37:14 n), de bem-estar (Gn 41:16), de amizade (Sal 41:9) e de inteireza ou totalidade (Je 13:19). A palavra grega para paz (eirne) tem a mesma conotao ampla da palavra hebraica shalhm e pode expressar as idias de bemestar, salvao e concrdia, alm de ausncia de conflito. Ela ocorre na exclamao de despedida vai em paz, que de certo modo corresponde expresso que te v bem. Longanimidade Significa suportar pacientemente o mal ou a provocao, junto com a recusa de perder a esperana de haver melhora no relacionamento perturbado. Portanto, a longanimidade tem um objetivo, visando especialmente o bem-estar daquele que causa a situao desagradvel. No entanto, isto no significa fechar os olhos ao mal. Quando se alcana o objetivo da longanimidade, ou quando de nada adianta agentar mais tal situao, a longanimidade cessa. Ela cessa quer quando resulta em bem para os que causam a provocao, quer com uma ao contra os malfeitores. De qualquer modo, aquele que usa de longanimidade no espiritualmente prejudicado.

Benignidade A qualidade ou estado de se ter interesse ativo no bem-estar de outros; atos ou favores amigveis e prestimosos. Jeov Deus assume a liderana e o melhor exemplo de algum que mostra benignidade de tantos modos para com outros, mesmo para com os ingratos e inquos, incentivando-os ao arrependimento. (Luc. 6:35; Rom. 2:4; 11:22; Tito 3:4, 5) Similarmente, a benignidade notvel caracterstica de Cristo Jesus. 2 Cor. 10:1. Bondade A qualidade ou condio de ser bom; excelncia moral; virtude. A bondade possui completa solidez, sem qualquer maldade ou corrupo. uma qualidade positiva, e se expressa na realizao de atos bons e benficos em favor de outros. As palavras mais comuns para bom na Bblia so a hebraica tohv e a grega agaths; agaths usualmente usada em sentido moral ou religioso. F A palavra f traduz a grega pstis, que primariamente transmite a idia de confiana, fidcia, firme persuaso. Dependendo do contexto, a palavra grega pode tambm ser entendida como significando fidelidade. 1Te 3:7; Tit 2:10. Brandura No que se refere a coisas, significa suave. usada, por exemplo, para uma brisa suave ou uma voz suave. No que se refere a pessoas, significa brando ou benvolo. Autodomnio Dominar, restringir ou controlar a prpria pessoa, suas aes, sua linguagem ou seus pensamentos. (Gn 43:31; Est 5:10; Sal 119:101; Pr 10:19; Je 14:10; At 24:25) Os termos hebraico e grego que envolvem o autodomnio literalmente denotam ter domnio ou controle sobre si mesmo. O autodomnio fruto do esprito de Deus (Gl 5:22, 23); e Jeov, embora possua poderes ilimitados, sempre o tem exercido. Ao invs de agir de imediato contra os malfeitores, ele tem concedido tempo, para que tivessem a oportunidade de desviar-se dos seus maus caminhos, e, desta forma, obter Seu favor. Je 18:7-10; 2Pe 3:9.

You might also like