You are on page 1of 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

MOO DE SOLIDARIEDADE
O Conselho Universitrio da Universidade Federal de Alagoas - CONSUNI/UFAL apresenta Moo de Solidariedade ao Conselho Estadual de Educao de Alagoas que sofre, neste momento, com o equvoco do Governo do Estado de Alagoas ao emitir o Decreto n. 20.431 no ltimo dia 20/11/2012.

O Decreto n. 20.341/2012 impe a desfigurao do carter normativo, fiscalizador e de participao social conferido pela Constituio Estadual ao CEE/AL, conforme destacado no seu artigo 203: "Art. 203 O Conselho Estadual de Educao, de cuja composio participaro,
proporcionalmente, representantes das instituies e dos professores das redes pblicas e particular de ensino, em todos os nveis, bem assim dos pais dos educandos e dos rgos de representao dos estudantes, expedir normas gerais disciplinadoras do ensino nos sistemas oficial e privado e proceder interpretao, na esfera administrativa, da legislao especfica."

O referido Decreto altera a composio proporcional do CEE/AL nele inserindo mais trs representantes da Secretaria de Educao, fere o princpio da representatividade ao determinar que os representantes dos segmentos da sociedade podem ser substitudos por prepostos indicados pelo Secretrio de Estado da Educao, e retira a autonomia do CEE/AL impedindo que os conselheiros elejam seu Presidente e respectivos Presidentes de Cmaras.

Alm de ser um desrespeito Constituio Estadual no que diz respeito composio do Conselho, o Decreto n. 20.341/2012 ataca o princpio da Gesto Democrtica consagrado nas Constituies Federal e Estadual. importante destacar que a Constituio de 1988 reconheceu o direito da populao em exercer o poder tanto de forma representativa elegendo governantes e legisladores como de forma direta. Desta forma, os Conselhos surgem ou so reforados como instncias do Estado e da Sociedade Civil, atuando nas polticas pblicas permanentes, como mediadores da participao direta da sociedade na gesto das polticas sociais.

A autonomia dos Conselhos no Estado Democrtico de Direito um requisito importante, para que cumpram suas funes especficas, que no se confundem com as dos rgos executivos. O CEE/AL foi institudo constitucionalmente como rgo normatizador do Sistema Estadual de Ensino e temos a ressaltar que, em regime de colaborao, tem interagido com este CONSUNI/UFAL para a defesa dos direitos educacionais dos estudantes, especialmente os das redes pblicas, impedindo que sejam prejudicados em sua continuidade de estudos. Um rgo que atinge cinquenta anos de existncia, proporcionando a participao da sociedade, e defendendo-a com firmeza, no pode ser manietado no exerccio de suas funes.

Desta forma, o CONSUNI/UFAL solidariza-se com o Conselho Estadual de Educao de Alagoas para que seja restituda a sua autonomia, representatividade e proporcionalidade na sua composio, ao tempo em que defende a revogao do Decreto n. 20.341/2012.
Macei-AL, 03 de dezembro de 2012.

You might also like