You are on page 1of 10

Propriedades- a gua muito importante sob o ponto de vista biolgico, devido s suas propriedades fsico-qumicas.

. Dentre elas, pode-se citar: >Calor especfico: muito alto, Atua no equilbrio da temperatura dentro da clula, impedindo mudanas bruscas de temperatura, que afetam o metabolismo celular. >Poder de dissoluo: muito grande. , por isso, considerada o solvente universal. Essa propriedade muito importante, pois todas as reaes qumicas celulares ocorrem em soluo. Alm disso, a gua importante meio de transporte de substncias dentro e fora das clulas. >Tenso superficial: grande. Molculas com cargas aderem fortemente s molculas de gua, o que permite a manuteno da estabilidade coloidal.

Funes
Solvente universal - Atua como dissolvente da maioria das substncias celulares. o lquido em que esto dispersas as partculas do colide celular, que estudaremos mais adiante. fundamental para as reaes qumicas que ocorrem no organismo.

Exemplo: participa das reaes de hidrlise na matria viva. Transporta substncias dentro ou fora da clulas. uma via de excreo, ou seja, arrasta para fora do corpo as substncias nocivas produzidas pelo indivduo, assim como as que esto em excesso. Termorregulao: importante fator de termorregulao dos seres vivos. 0 calor especfico da gua (ou seja, nmero de calorias necessrias para elevar a temperatura de 1 grama de gua de 14,5'C para (15,5'C) o valor mais alto entre os solventes comuns, ou seja, igual a 1. Sabemos, experimentalmente, que quanto maior o calor especfico de uma substncia, menores variaes de temperatura ela experimenta pois, quando se fornece calor a tal substncia, determinada quantidade de calor absorvida. Graas a isso, a gua contida nos organismos vivos conserva, praticamente, constante a temperatura de tais organismos em relao ao seu ambiente. Deve-se, provavelmente, a tal propriedade o fato de terem sido os oceanos o meio ideal para a origem da vida e para a evoluo das formas mais primitivas de seres vivos.

Funo biolgica da gua


A gua possui muitas propriedades incomuns que so crticas para a vida: um bom solvente e possui alta tenso superficial (0,07198 N m1 a 25 C). A gua pura tem sua maior densidade a 3,984 C: 999,972 kg/m e tem valores de densidade menor ao arrefecer que ao aquecer. Por ser uma substncia estvel na atmosfera, desempenha um papel importante como absorvente da radiao infravermelha, crucial no efeito estufa da atmosfera. A gua tambm possui um calor especfico peculiarmente alto (75,327 J mol1 K1 a 25 C), que desempenha um grande papel na regulao do clima global. A gua dissolve vrios tipos de substncias polares e inicas, como vrios sais e acares, facilitando na interao qumica entre as diferentes substncias fora e dentro dos organismos vivos (metabolismos complexos).

Apesar disso, algumas substncias no se misturam bem com a gua, incluindo leos e outras, podendo ser classificadas como insolveis e, em alguns casos, hidrofbicas. As membranas celulares, compostas por lipdios e protenas, levam vantagem das propriedades hidrofbicas para controlar as interaes entre os seus contedos e o meio externo.

[editar] Propriedades fsicas e qumicas


Ver artigo principal: gua (substncia) gua (H2O)

Nome IUPAC

gua cido hidroxlico Hidrxido de hidrognio xido de hidrognio Propriedades

Outros nomes

Frmula molecular Densidade Ponto de fuso Ponto de ebulio

H2O ou HOH 1000 kgm3, lquida (4 C) 917 kgm3, slida 0 C, 32 F (273,15 K)[2] 100 C, 212 F (373,15 K)
[2]

Excepto onde denotado, os dados referem-se a materiais sob condies PTN Referncias e avisos gerais sobre esta caixa

Uma caracterstica incomum da gua a sua dilatao anmala. Ela se contrai com a queda de temperatura, mas a partir de 4 C comea a se expandir, voltando a se contrair aps sua solidificao. Isso explica porque a gua congela primeiro na superfcie, pois a gua que atinge a temperatura de 0 C se torna menos densa que a gua a 4 C, consequentemente ficando na superfcie. Esse fenmeno tambm importante para a manuteno da vida nas guas frias, pois faz com que a gua a 4 C fique no fundo e mantenha mais aquecidas as criaturas que ali vivem.

Cerca de dois teros da superfcie da Terra est coberta por gua, 97,2% dos quais contm os cinco oceanos. O aglomerado de gelo do Antrtico contm cerca de 90% de toda a gua potvel existente no planeta (regio inferior do globo). A gua em forma de vapor pode ser vista nas nuvens, contribuindo para o albedo da Terra.

[editar] Os estados fsicos da gua


A gua encontra-se em diversos estados fsicos. Na atmosfera ela est em estado gasoso, proveniente da evaporao de todas as superfcies hmidas mares, rios e lagos; em estado lquido a mais usual forma da gua, A gua pode mudar de estado fsico como, por exemplo, ir do estado slido para o lquido. Um exemplo disso quando deixamos o gelo (estado slido da gua) fora da geladeira e ele derrete virando lquido. Existem nomes que representam cada uma destas mudanas de estados fsicos. Para que acontea a fuso e a vaporizao necessrio fornecer energia aquecer a gua. Para que acontea a solidificao (mudana de estado lquido para o estado slido) e a liquefao (do estado gasoso para o lquido) preciso retirar energia o calor da gua. A evaporao da gua no seu ciclo natural ocorre temperatura ambiente e lenta. A gua ferve, do lquido para o gasoso, de forma muito mais rpida, por que ocorre a ebulio. O ponto de ebulio da gua depende tambm do nvel de presso do ambiente. Ebulio e evaporao so, na realidade, tipos de vaporizao.

A gua uma das mais notveis e raras substncias no Universo. o elemento essencial da biosfera terrestre, onde se encontra nos trs estados - slido, lquido e gasoso -, participando em funes imprescindveis tanto na regulao do clima como em todos os aspectos da manuteno dos seres vivos. O facto de a gua ser lquida na Terra puramente uma funo das suas propriedades raras. A forma gasosa da maioria das substncias menos densa que a forma lquida que, por sua vez menos densa que a forma slida. Mas a gua diferente. A sua forma lquida mais densa que a slida, o gelo. Este que slido, flutua na gua, que lquida. Muitas outras substncias feitas de tomos leves semelhantes ( metano, por exemplo ) so gasosas temperatura ambiente e lquidas apenas a temperaturas muito baixas. Outra propriedade notvel da gua a sua capacidade de dissolver substncias. Nenhum outro lquido comum

consegue dissolver tantos materiais. Todas estas propriedades so o resultado da caracterizao atmica da molcula da gua. Composta por dois tomos de hidrognio e um de oxignio ( H2O ), a molcula da gua tem uma estrutura polarizada porque os tomos de hidrognio tm uma carga positiva enquanto que o tomo de oxignio tem uma carga negativa. Esta outra das muitas propriedades que a gua possui. A gua dos oceanos transporta dissolvidos, um largo nmero de substncias em forma de ies pores de molculas que formam tomos ou grupos de tomos. Por exemplo, quando o sal comum de mesa - NaCl - dissolvido na gua, a molcula transportada num io sdio com carga positiva - Na+ - e num io de cloro com carga negativa - Cl- . Estes so atrados atravs da carga positiva ou negativa da molcula de gua. Agora separados um do outro, os ies Na+ e Cldeixam de formar uma molcula de sal, mas so incorporadas em gua no estado lquido como ies individuais. Quando a gua do mar evaporada, os ies so deixados para trs e, sem as molculas de gua polarizadas para os manter afastadas, eles vo juntar-se e formar sal. A estabilidade do ambiente marinho foi a chave do sucesso da evoluo, principalmente nas suas fases iniciais. Um ambiente que se altera com frequncia exige que o organismo possua estruturas

e comportamento mais complexos, dificulta extremamente sua adaptao, alm de impor limites ao seu crescimento e multiplicao. Ademais, os ecologistas sabem hoje que a chave para a diversidade biolgica a estabilidade ambiental. Mas essa estabilidade somente existe, para a sorte de toda a vida neste planeta, devido caractersticas muito peculiares da gua. Esse lquido nico, maravilhoso e espantoso chega a desafiar as leis correntes da Fsica e da Qumica. Por exemplo, a teoria prev que para todos os compostos qumicos com estrutura molecular do mesmo tipo da gua conhecidos como hidratos a temperatura de fuso e de ebulio sejam directamente proporcionais ao peso molecular. Sendo assim, a gua ferveria a 80C. Ou seja, somente existiria no nosso planeta na forma gasosa. O que explica o milagre da vida e dos mares existncia de pontes de hidrognio entre as molculas de gua. Essas ligaes criam uma coeso entre as molculas de gua,

permitindo que elas no se afastem muito em temperatura ambiente, de modo que a gua possa continuar existindo na forma lquida at 100C. A gua do mar contm quase todos os elementos, mas s alguns so encontrados em concentraes extremamente reduzidas. Os quatro ies mais importantes em termos de concentrao so o cloro ( Cl- ), o sdio ( Na+ ), o sulfato ( SO42- ), e o magnsio ( Mg2+ ), por ordem de importncia. A seguir, o mais importante so os gases: dixido de carbono ( CO2 ),

azoto ( N2 ), e oxignio ( O2 ). O CO2 dissolve-se rapidamente na gua. Os oceanos so importantes reguladores de CO2 na atmosfera. A seguir, por ordem de concentrao, est um grupo de ies que so vitais para processos biolgicos: os nutrientes. O principal entre estes so os ies nitrato ( NO3- ), nitrito ( NO2- ), e fosfato ( PO43- ). Estes esto presentes em concentraes reduzidas, mas so essenciais para a presena de vida nos oceanos. Finalmente, um largo nmero de vestgios de elementos, tais como o iodo, ferro, chumbo, e mercrio, tem efeitos importantes na vida nos oceanos e noutros organismos, como ns prprios, que consumimos alimento do oceano. Uma das caractersticas mais notveis da gua do mar a salinidade, que costuma exprimir-se em tantos por mil. O contedo em sais da gua do mar oscila entre limites muito reduzidos. Nas proximidades dos Plos, onde a evaporao reduzida e se funde grande quantidade de gelo, formado por gua doce, a salinidade de aproximadamente 34/mil ao passo que nas guas tropicais se aproxima dos 37/mil. Os limites extremos encontram-se no mar Vermelho, com uma salinidade de 43 por mil e no Mar Bltico, onde atinge apenas os 7 por mil. Pode, todavia, verificar-se que, quer o contedo de sais de um determinado mar seja alto, quer baixo, a proporo dos mesmos se mantm constante, devido intensa mistura que se realiza no oceano, sempre em movimento. Concentrao da Salmoura do Mar Vermelho e Mdia da gua do Mar

Concentrao Salinidade (g/Kg) Densidade (g/ml) Na+ (g/Kg) K+ (g/Kg) Ca2+ (g/Kg) Mg2+ (g/Kg) Cl- (g/Kg) SO42- (g/Kg)

Salmoura do Mar Vermelho 356.1 1.199 92.9 2.16 4.71 0.81 155.3 0.75

Mdia da gua do Mar 35.4 1.025 10.8 0.40 0.41 1.29 19.4 2.72

Como surgiram as grandes massas de gua salgada que fazem do nosso astro um planeta de gua? Antigamente pensava-se que as profundezas marinhas tinham sido inundadas por chuvas torrenciais prolongadas, originadas pelo vapor de gua que se encontrava em grandes quantidades na atmosfera primitiva. Julgava-se que, aps a formao da Terra, tinham cado no solo ardente nuvens enormes, de cujo contacto se evaporava gua que tornava a formar nuvens. O progressivo arrefecimento do planeta determinou a progressiva persistncia da gua no estado lquido at dar lugar aos oceanos. Outra teoria surge, contrapondo-se a esta: foi postulado que tanto a atmosfera como os oceanos que foram crescendo ao longo das eras geolgicas, no certamente em superfcie, mas em profundidade, procedem do interior da Terra e se formaram a partir de processos qumicos originados nas rochas que constituem o planeta. A gua actual no procederia portanto da condensao da atmosfera, antes teria surgido da terra, devido sobretudo actividade vulcnica, teoria que explica tambm, em parte, o seu elevado teor de sais dissolvidos. O passo mais recente no

desenvolvimento desta ideia foi dado em 1977, quando o submersvel Alvin visitou a pluma de uma cordilheira extensiva na vizinhana das Ilhas Galpagos da costa do Peru. Aqui, correntes de gua quente foram encontradas fluindo das aberturas da rocha, mostrando que a gua do oceano circula livremente atravs das rochas da cordilheira, criando fontes quentes. A circulao da gua atravs da rocha quente designada por circulao hidrotermal. Este seria o processo, pelo qual os ies do manto eram introduzidos nos oceanos. Em breve, as aberturas hidrotermais foram encontradas em outros locais ao longo das cordilheiras, e estimativas, baseadas na actividade total das aberturas, tornaram claro que todo o volume da gua nos oceanos podia circular atravs delas em apenas 5 a 10 milhes de anos. Por causa das temperaturas elevadas envolvidas, as reaces qumicas entre as rochas do manto e a gua do oceano podem ser contnuas, tornando-se as aberturas ocenicas, a influncia dominante na composio qumica da gua. Outra propriedade importante da gua - que a converte no grande regulador trmico do planeta - o seu calor latente, termo com que os fsicos definem o intercmbio trmico que se processa quando da passagem de uma substncia de um estado fsico a outro. Quando um grama de gua lquida se converte em gelo, cede 80 calorias, a mesma quantidade que absorve quando, pelo contrrio passa de slido a lquido. Um grama de gua, ao evaporar-se, absorve 536 calorias, que liberta novamente ao condensar-se. Desta forma, o oceano cede calor quando gela nos Plos e absorve-o quando se evapora nos

trpicos, moderando a temperatura em ambas as zonas.

(02/10): Propriedades da gua


I.2. Principais propriedades da gua I.2.1. Composio qumica I.2.2. Massa especfica I.2.3. Densidade relativa I.2.4. Peso especfico I.2.5. Viscosidade dinmica I.2.6. Viscosidade cinemtica

(03/10): Propriedades da gua


I.2.7. Coeso, adeso e tenso superficial I.2.8. Compressibilidade I.2.9. Presso de vapor

Uma propriedade fsica , segundo um entendimento inicial, uma propriedade geral, ou seja, que no est ligada em particular a nenhuma substncia. A questo de se uma propriedade fsica ou qumica, uma questo at certo ponto secundria, j que muitas vezes impreciso ou incoveniente classificar uma propriedade tanto de um jeito como de outro. Poder-se-ia dar uma noo mesmo que um tanto vaga do que seria uma propriedade fsica pela seguinte lista: massa, volume, massa especfica, ndice de refrao, etc. Uma propriedade qumica uma propriedade qualificada das substncias, ou seja, varia de substncia para substncia, seja ela simples (elemento) ou no (composto). Seria por assim dizer uma propriedade acidental e no essencial.

You might also like