You are on page 1of 10

1

PROJETO EDUCACIONAL: Crescer e Aprender Preparado por: Irineu Cruzeiro Neto RESUMO

O Projeto Educacional: Crescer e Aprender - Informtica no CMEI; trata-se de uma atitude no sentido de proporcionar aos alunos do CMEI Geralda Carvalho Patrocnio e aos moradores da carente comunidade do Bloco C do bairro Planalto Serrano em Serra-ES acesso ao Letramento Digital para fins de formao para as crianas e profissionalizao para os pais. O princpio que, proporcionando formao digital aos alunos estaremos promovendo maiores oportunidades de aprendizagem indispensveis ao futuro deles e a promoo de educao digital aos pais de alunos que sero instrumentalizados para o mercado de trabalho. Acreditamos que quaisquer melhoras promovidas na vida dos pais e mes causaro impactos positivos na vida e formao educacional dos nossos alunos. O Projeto Educacional: Crescer e Aprender - Informtica no CMEI tem, portanto, como justificativa a grande carncia de formao digital gratuita ou at mesmo a preos acessveis a todos encontrada em nosso municpio bem como em todo o nosso pas. Este projeto, sem dvida, vem contemplar a comunidade do bairro Planalto Serrano Bloco C, no municpio de Serra-ES com acesso e formao s novas tecnologias digitais, instrumentalizando a todos para um melhor funcionamento na sociedade onde os computadores so utilizados em quase todos os ambientes sociais e profissionais para diversos fins.

INTRODUO A criana e o adolescente em situao de risco s podem ser entendidos na dinmica de sua existncia, em permanente processo de criao e recriao de ideias, normas, atitudes, manifestaes, expresses, valores, enfim, produzindo cultura. Desta forma, compreendendo a prtica como critrio que qualifica a produo de conhecimento, pretendemos oferecer comunidade instrumentos de letramento digital e formao profissional. O interesse que as novas tecnologias despertam nas pessoas deve ser canalizado para a aprendizagem da mesma forma que para o entretenimento deve ser para o trabalho. Todos os ambientes sociais e comerciais na atualidade utilizam as novas tecnologias, fazendo delas parte indispensvel na sociedade contempornea. As escolas j se equipam para oferecer educao com a utilizao das tecnologias da informao e comunicao (TICs), tanto as escolas particulares quanto as pblicas. Professores no mundo inteiro esto se preparando atravs de cursos diversos para mediar esta nova relao escolar entre aluno e computador. A conscincia de no apenas transplantar as velhas prticas para o meio digital uma das tnicas na educao mediada por computadores. Novas ideias surgem para promover o maior aproveitamento destas tecnologias na compreenso, mais ampla, dos contedos

disciplinares. A pedagogia revisa suas teorias e busca adequ-las nova realidade digital. Novas atitudes pedaggicas emergem da necessidade de trazer a tecnologia digital para a sala de aula. Nossos alunos so parte da nova gerao tecnolgica do sculo XXI e tem necessidade e direitos aos conhecimentos dos primeiros passos na rea da ciberntica.

PBLICO ALVO O projeto tem como objetivo atender as 160 crianas, na faixa etria de 02 a 05 anos, no CMEI Geralda Carvalho Patrocnio, cerca de 50 pais e mes - promovendo maiores possibilidades de colocao profissional e a jovens que tenham o ensino mdio concludo, tirando-os das ruas visto que ficam ociosos tanto nas ruas quanto na praa do bairro. Sero envolvidas instituies de fomento municipais o Conselho de Escola da Unidade Educacional, o CRAS de Planalto Serrano, o SINE de Laranjeiras, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econmico e do Trabalho, Emprego e Renda, apoiando na implementao bem como no encaminhamento para colocao profissional dos adultos cursados. Este projeto visa a aquisio dos equipamentos e materiais para a sua realizao. O Laboratrio de Informtica Educacional (LIED) ser instalado em uma sala localizada nos fundos do CMEI, com acesso diferenciado para os alunos e para a comunidade. Funcionar em dias diferentes para cada um dos seguimentos para garantir a oportunidade e segurana de todos os sujeitos envolvidos. Os professores-instrutores sero solicitados tanto Secretaria de Educao Municipal de Serra-ES, para os alunos, quanto da Secretaria Municipal de Emprego e Renda do municpio, para os jovens e adultos. A possibilidade de rateio de custeio de despesas com instrutores est tambm aberta.

JUSTIFICATIVA Educar na atualidade sem utilizar as novas tecnologias impede que nossos alunos adquiram conhecimentos-ferramentas que, alm de transmitir os contedos disciplinares, os preparam para a vida real onde a presena das mais diversas tecnologias, principalmente as digitais, uma constante. A interdisciplinaridade que promove a unio entre alunos, professores-educadores, equipe pedaggica, equipe administrativa e equipe de servios se metamorfoseia em educao de qualidade instrumentalizadora oferecida aos discentes atravs da pedagogia de projetos que preparam os alunos para a vida, munindo-os de formao social e preparao pr-profissionalizante.

A comunidade de Planalto Serrano, na qual a escola est inserida, formada por uma densa populao de trabalhadores de baixa renda e suas famlias que convivem sistematicamente com os mais diversos problemas e conflitos socioeconmicos e

culturais, problemas comuns nos bolses de pobreza do nosso municpio, mas que podem ser amenizados com a oferta de educao e formao profissional para insero no mercado de trabalho visando a busca de crescimento como ser humano.

A escola como entidade formadora educativa tem como alguns de seus papis a busca de instrumentos pedaggicos que contribuam com o crescimento intelectual e humano dos alunos e resgate de alunos em situao de risco social, mostrando e orientando-os sobre as possibilidades de desenvolvimento socioeconmico e cultural que a participao efetiva e o exerccio pleno de sua cidadania lhes proporcionam. Conhecer a comunidade mais ampla, neste caso o Bloco C do Planalto Serrano, primordial para a compreenso do meio que influencia na formao de mundo e vida da criana. Sendo o homem fruto do meio, importante para os educadores conhecerem a realidade na qual seus pupilos esto inseridos para instrumentaliza-los para o convvio social tanto na esfera comunitria quanto na esfera familiar. Uma pesquisa realizada pela equipe do CMEI Geralda Carvalho Patrocnio entre todos os alunos e suas famlias trouxe resultados que ajudam a traar um perfil das 120 famlias das nossas crianas nos levando a elaborar projetos que tragam melhoras para toda a comunidade escolar onde a unidade escolar est inserida. Percebemos nos grficos 1 e 2, que cerca de 60% dos nossos alunos vivem em ambiente familiar completo, com a presena do pai, da me e de irmos e 70% mora em suas prprias casas. Isso aponta uma formao de grupo familiar constituda e estruturada.

Grfico 1:

Grfico 2:

4
Grfico 3: Grfico 4:

Grfico 5:

Grfico 6:

Os grficos 5 e 6 demonstram que cerca de 90% das mes e 60% dos pais no tem formao profissional. Por volta de 45% das mes e quase 30% dos pais esto atualmente desempregados. Tais dados tornam urgentes e transparentes a necessidade de capacitao e preparao profissional para estas famlias.

5
Grfico 7: Grfico 8:

Este projeto visa alcanar, alm das crianas, os pais e mes que concluram o ensino mdio, de acordo com os grficos 7 e 8 que representam um total de quase 50 pessoas. A formao em informtica bsica pode conduzi-los a uma posio no mercado de trabalho gerando recursos financeiros e dignidade para estas famlias envolvidas.

Grfico 9:

Grfico 10:

Mais da metade das famlias do CMEI Geralda Carvalho Patrocnio residem no municpio da Serra h mais de 10 anos, o que demonstra estabilidade residencial dos mesmos em seu bairro.

GERENCIAMENTO DO PROJETO

O Projeto Educacional: Crescer e Aprender - Informtica no CMEI ser administrado pela direo da unidade de ensino bem como pelo Conselho de Escola do CMEI Geralda Carvalho Patrocnio para garantir transparncia administrativa e democracia aos sujeitos envolvidos. A Portaria N0001/2012, que dispe sobre todos os aspectos referentes a Conselhos de Escola menciona que:

Art. 14 - Os Conselhos de Escola das Unidades de Ensino da Rede Municipal da Serra so instncias permanentes de debates e entidades articuladoras de todos os setores, constituindo-se um colegiado, em cada Unidade de Ensino, formado por representantes dos segmentos da comunidade escolar e local, assegurado o princpio da paridade. Art. 15 - Entende-se por segmentos da comunidade escolar e local que compem o Conselho de Escola respectivamente: I - Alunos regularmente matriculados e frequentes da Unidade de Ensino, com 10 anos ou mais e autorizados por seu Responsvel Legal; II - Membros do Magistrio da Unidade de Ensino; III - Demais Servidores da Unidade de Ensino; IV - Pais de Alunos ou Responsveis; V - Representantes da comunidade local onde a Unidade de Ensino est inserida. 1 - Entende-se por comunidade local, cidados que no tm filhos na Unidade de Ensino e que no so responsveis por alunos matriculados na mesma, ex-alunos, representantes dos movimentos populares organizados e de entidades governamentais e no governamentais.

Os artigos acima garantem a representatividade e funcionalidade do Conselho na escola. O captulo III da Portaria acima citada, transcrito abaixo, determina as funes do Conselho de escola, garantindo-lhe o poder de aprovar e fiscalizar a execuo deste e de outros projetos na unidade de ensino.

7 CAPTULO III DA NATUREZA

Art. 16 - Resguardados os princpios constitucionais, as normas legais e as diretrizes da Secretaria Municipal de Educao, os Conselhos de Escola tero funes consultiva, deliberativa e fiscalizadora nas questes pedaggicas, administrativas e financeiras. 1 - As funes consultivas so aquelas que tm o papel de aconselhar, de dar consultas, de emitir opinies, pareceres sobre um dado assunto, num processo de orientao Unidade de Ensino e aos interessados em geral. 2 - As funes deliberativas consistem no exame de uma situao, com vistas tomada de deciso e aprovao de diretrizes e linhas de ao da Unidade de Ensino. 3 - As funes fiscalizadoras referem-se ao acompanhamento, fiscalizao, ao controle e avaliao de todas as aes desenvolvidas pela Unidade de Ensino, inclusive as que se referem aplicao dos recursos financeiros repassados s escolas ou por ela captados.

Quanto aos poderes administrativos garantidos pela Portaria acima citada so citados no artigo 17 que estabelece as finalidades civis do Conselho de Escola; Art. 17 - Os Conselhos de Escola so tambm associao civil, sem fins lucrativos, dotados de personalidade jurdica de direito privado, com a finalidade de gerir recursos financeiros objetivando o excelente funcionamento da Unidade de Ensino e a melhoria progressiva na qualidade do processo ensino-aprendizagem. No artigo 34 da Portaria elencam-se as atribuies do Conselho de Escola, dentre elas:
Art. 34 So atribuies do Conselho de Escola: III administrar os recursos financeiros transferidos ao Conselho de Escola, previstos nos incisos I, II, III e IV do artigo 19 da Lei N 2478/02; IV - aprovar o Plano de Aplicao dos recursos financeiros; V apreciar a prestao de contas dos recursos financeiros aplicados;

8 VI divulgar, semestralmente, informaes referentes aplicao dos recursos financeiros, resultados obtidos e qualidade dos servios prestados; XII analisar os resultados de desempenho do Diretor e de toda comunidade Escolar da Unidade de Ensino, com observncia do disposto no Plano de Ao, apresentado no processo de provimento da funo de Diretor Escolar, bem como do disposto no Projeto Poltico Pedaggico a partir das seguintes dimenses: a) Gesto Participativa abrange os processos e prticas que respondam ao ensino pblico no que se refere ao relacionamento da Unidade de Ensino com a comunidade por meio de prticas de gesto participativa, tais como: institucionalizao e funcionamento de rgos colegiados (Conselhos de Escola, Grmio Estudantil e outros), planejamento participativo,

elaborao/avaliao/reviso do Projeto Poltico Pedaggico e dos Planos de Ao da Unidade de Ensino, estabelecimento de parcerias, participao de pais e alunos, socializao das informaes e outras atividades. d) Gesto Administrativa, Recursos Fsicos e Financeiros abrange processos e prticas de gesto dos servios de apoio: segurana, limpeza, alimentao escolar, secretaria e outros; no uso, na conservao e na adequao dos recursos fsicos; instalaes e equipamentos; e na captao, utilizao e prestao de contas de recursos financeiros.

Acreditamos, portanto, ser o Conselho de Escola o parceiro ideal para auxiliar a direo do CMEI a estabelecer este projeto, garantindo transparncia e probidade na aplicao dos recursos e na conduo do mesmo, fiscalizando e orientando os procedimentos referentes ao projeto.

EQUIPAMENTOS E SERVIOS NECESSRIOS (base oramentria)

- 11 computadores. - um condicionador de ar (Split) 12.000 BTUs - bancada de granito tamanho

- uma impressora tipo laser - a transferncia da caixa de modem da sala de Pedagogia para o LIED - instalao do ar condicionado e forro para o teto.

A mdia oramentria para total instalao e equipamentao do laboratrio de informtica totaliza a quantia de R$30.000,00 (trinta mil reais), segundo oramentos colhidos pela comisso organizadora do projeto.

CONCLUSES FINAIS:

Conforme demonstrado pelos grficos da pesquisa; * Mais de 60% dos nossos alunos moram com suas famlias. * Cerca de 60% dos pais no tem formao profissional. * Quase 40% de desemprego entre os pais. * 40% das mes em casa. * 50% das mes no tem renda. * 70% no recebe benefcios sociais. As famlias do Bloco C do bairro Planalto Serrana na Serra precisam urgentemente de formao e educao que lhes permita aproveitar a grande oferta de emprego e renda que est surgindo com a acomodao das novas indstrias e atividades comerciais no municpio. O Projeto Educacional: Crescer e Aprender - Informtica no CMEI oferecer a estas famlias a oportunidade de se instrumentalizarem para o mercado de trabalho e consequentemente influenciar de maneira positiva na vida dos nossos alunos atravs do exemplo dos pais em buscar a educao e formao e em forma de dividendos econmicos que lhes proporcionar melhores oportunidades no futuro em curto prazo e tornar melhor a vida em famlia baseada em slidos princpios de moralidade e dignidade que tambm lhes so transmitidos no CMEI.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ANAIS, 11 ENAREL ENCONTRO NACIONAL DE RECREAO E LAZER. Foz do Iguau Pr,1999. BRASIL, Lei n.8.069/90. Estatuto da criana e do adolescente. Braslia: Ministrio do Bem Estar Social, 1993.

10

GRACIANI, M. S. S. Pedagogia social de rua. So Paulo: Cortez, 1997.

MARCELLINO, N.C. Lazer e Educao. Campinas: Papirus, 1987.

MASCARENHAS, F . Lazer e educao: uma interveno com crianas e adolescentes em situao de rua na cidade de Goinia. In : I CONGRESSO REGIONAL SUDESTE DO CBDE. Anais. Campinas: Unicamp, 1999.

You might also like