You are on page 1of 25

Diagnsticos de defeitos

A manuteno e o diagnstico so descritos de forma geral, todos os testes, reparos, desmontagem e montagem dos diversos tipos de sistemas do veculo, devem ser executados de acordo com o manual de diagnsticos e testes. Para tanto deve-se: Interpretar procedimentos e normas tcnicas, ambientais, de sade e segurana;

Identificar: Interpretar o manual de reparao quanto ao uso das ferramentas, equipamentos e procedimentos utilizados na manuteno dos sistemas automotivos; manusear ferramentas, equipamentos utilizados na manuteno dos sistemas automotivos; fazer plano de manuteno e reviso peridicas; fazer check-list de recebimento e entrega de veculos.

Tcnica de Diagnstico O diagnstico um mtodo racional que se compe das seguintes etapas: Comprovar o defeito; Determinar as causas provveis; Testar as causas provveis; Apurar as causas reais.

Comprovar o defeito o procedimento inicial, com o objetivo de verificar se o defeito existe realmente e qual sua gravidade. Determinar as causas provveis o levantamento geral, com o objetivo de analisar peas ou componentes do sistema que, por amu funcionamento, possamm estar causando o defeito. Testar as causas provveis o processo seletivo onde a causa mais simples tem prioridade de verificao sobre as demais e assim sucessivamente. Deve-se verificar primeiro as causas que no necessitam de desmontagem, depois as que exigem desmontagem simples, e assim por diante, por ordem de dificuldade. O objetivo situar a causa real, eliminando causas antes consideradas provveis. Apurar as causas reais um procedimento criterioso que deve confirmar a causa encontrada e as razes que determinam o defeito, com o objetivo de consertar o sistema e prevenir o aparecimento do mesmo defeito futuramente. Observao Somente aps o diagnstico realizado o conserto de sistema e, ao trmino, deve ser realizado um teste de funcionamento para avaliar o trabalho como um todo.

Segue algumas caracteristcas de roteiros para diagnsticos e manuteno de motores:

Determinao de reparos em motores


Fatores que determinam o momento para a retfica
A maioria dos fatores que determinam a retfica so provenientes do tempo de funcionamento. Esse tempo de funcionamento refere-se a horas de trabalho, podendo ser de um motor estacionrio ou um motor instalado num veculo. Veja as principais caracteristcas de defeitos:

Perda de potncia
A diminuio ou perda da potncia desenvolvida por um motor algo que deve acontecer gradativamente. A potncia de um motor pode ser causada por vrios motivos. Portanto, antes de ser feito uma retfica completa, ou recondicionamento, necessrio analisar diversos fatores, pois grande parte deles pode ser solucionada atravs de uma simples regulagem ou substituio de peas de fcil reposio.

Causas mais comuns da perda de potncia do motor


excessiva folga de pisto/cilindro; desgaste excessivo dos anis; desgaste de vlvulas, ocasionando mau assentamento e a consequente falta de vedao. Estas folgas e desgastes causam uma perda de compresso, acompanhada quase sempre, pelo aumento do consumo de combustvel e do leo lubrificante e de uma elevada temperatura de funcionamento. Essa temperatura elevada pode atingir o superaquecimento ocasionando graves problemas ou agravar os j existentes. aconselhvel bastante ateno na operao de um motor, procurando no sobrecarreg-lo com altas cargas ou altas rotaes.

Emisso de Fumaa
A fumaa cinza-azulada que sai do escapamento indica que est queimando leo na cmara de combusto ou na tubulao de escapamento devido a alta temperatura. Pode-se fazer um exame de fumaa para determinar se o leo esta sendo consumido dessa forma.

Como proceder ao exame da fumaa:

1-Aquea o motor; 2-Deixe funcionar em marcha lenta durante trs a cinco minutos. Acelere, ento, rapidamente e verifique a fumaa que sai do escapamento. Repita se for necessrio. No confunda com fumaa preta que sinal de mistura rica (excesso de combustvel) e com fumaa branca que condensao de vapor.

Outro ponto a se observar que durante a desacelerao ocorre um forte vcuo na tubulao de admisso e nos cilindros. Nessas condies, alguns motores expelem certa quantidade de fumaa cinza-azulada, sem que haja consumo excessivo de leo. Portanto, para fazer um diagnstico correto, o volume de fumaa deve ser cuidadosamente verificado. Uma nuvem densa de fumaa cinza-azulada sinal positivo de um excessivo consumo de leo queimando nas cmaras de combusto.

Presso de leo Baixa


A queda de presso do leo do motor indicada por uma luz de anomalia ou por um manmetro situados no painel de instrumentos. A lmpada possui circuito prprio, que ligado bateria atravs de um pressostato (cebolinha) que fecha o circuito toda vez que a presso de leo estiver abaixo do mnimo especificado. O pressostato deve estar colocado no ponto de lubrificao mais crtico da galeria de leo. O manmetro de leo indica a presso do sistema e normalmente conectado aps o filtro de sada da bomba de leo. Fatores que podem levar a baixa presso de leo - Rotao de marcha lenta muito baixa; - Pescador ou filtro de leo obstrudo; - leo lubrificante inadequado ou impuro (viscosidade baixa); - Vlvula de presso do sistema de lubrificao travada na posio aberta; - Folgas excessivas na bomba de leo; - Folgas excessivas nas buchas e bronzinas do motor (nas bielas, virabrequim ou comando de vlvulas).

Consumo excessivo de leo lubrificante


Esse consumo notado pela necessidade frequente de se completar o nvel do leo. Fatores que podem levar ao consumo excessivo do leo lubrificante do motor - Filtro de ar obstrudo (vcuo de admisso muito alto); - Respiro do crter obstrudo, criando uma presso no crter que faz com que o leo lubrificante suba pelo respiro, atingindo o sistema de admisso e por fim a cmara de combusto; - Vazamentos de leo lubrificante, atravs de juntas, retentores ou radiadores de leo; - Anis de pisto invertidos, gastos, quebrados ou presos; - Vedadores de vlvulas com folgas excessivas; - Folga excessiva entre pisto e o cilindro.

Superaquecimento do motor

A elevao da temperatura de um motor um fato que algumas vezes ocasiona o seu engripamento. O superaquecimento pode ser notado atravs de um indicador no painel de instrumentos, que mostra a temperatura de funcionamento do motor. Fatores que podem levar ao superaquecimento do motor - Nvel incorreto do lquido de arrefecimento; - Falhas no sistema de lubrificao (vazamento, etc); - Folgas pequenas, acarretando aumento de atrito; - Correia de acionamento da bomba dgua ou do ventilador do radiador; - Ventoinha de acionamento eltrico com defeito; - Bomba de gua defeituosa; - Abraadeiras soltas; - Vazamento de gua para dentro do motor, atravs de juntas defeituosas, trincas no bloco,camisas ou cabeotes; - Vlvula termosttica fora do especificado ou com defeito.

Rudos no motor
Dependendo do desgaste causado por problemas no sistema de lubrificao ou de arrefecimento, podem gerar rudos que so usualmente chamados de rajadas ou rudos metlicos que parecem batidas (motor batendo). Ateno! No confundir batidas de motor causadas por desgastes, com as famosas batidas de pino que so causadas por pr-ignio no tempo de combusto.

Principais causa de defeitos no funcionamento dos motores

Motores de ciclo Diesel - Filtro de ar obstrudo; - Bomba injetora desregulada (tempo de injeo adiantado ou atrasado); - Filtro de leo diesel obstrudo; - Bicos injetores com vazamento ou parcialmente obstrudos (irregularidades de injeo); - Vazamento nas tubulaes de leo diesel sob presso; - leo diesel com impurezas; - Vlvula de retorno do leo diesel com defeito; - Vlvulas de admisso e escape desreguladas ou com desgaste; - Ressalto (cames) do eixo comando de vlvulas com desgaste excessivo; - Engrenagem ou corrente da distribuio desgastada; - Desgaste excessivo dos pistes, anis, camisas, bronzinas e buchas.

Motores do ciclo Otto (gasolina/lcool) - Sistema de alimentao com defeito; - Bomba de combustvel defeituosa; - Entradas de ar atravs das juntas e abraadeiras; - Vazamentos nas tubulaes de combustvel; - Sistema de ignio desregulado ou com avarias; - Velas fora da especificao; - Eletrodo das velas sujo, gasto ou com folgas fora do especificado; - Detonao ou pr-ignio causada por depsitos de carvo no topo do pisto, devido ao uso de combustvel de baixa octanagem, por problemas no sistema de alimentao ou no sistema de arrefecimento; - Combustvel com impureza; - Filtro de combustvel obstrudo; - Vlvulas desreguladas ou queimadas; - Ressaltos (cames) do eixo comando de vlvulas com desgaste excessivo; - Distribuio deficiente em consequncia da engrenagem, corrente ou correias dentadas desgastadas; - Desgaste excessivo de anis, pistes, camisas, bronzinas, buchas, etc.

Este captulo mostra alguns passos para se fazer o diagnstico de veculos com motor de ciclo Otto, mostrando uma seqncia de passos necessrios no sentido de obter um diagnstico confivel e eficiente. Apesar da habilidade e experincia do tcnico ser um fator importante, que deve ser considerado, aqui encontra-se uma forma racional para se fazer o diagnstico.

DIAGNSTICO

DO

VECULO

Aps analisar as informaes fornecidas pelo proprietrio, identifique o sintoma mais adequado na tabela abaixo. Para cada sintoma so relacionados nas prximas pginas, os sistemas envolvidos no defeito em ordem de importncia. Verifique cada causa provvel, antes de iniciar o diagnstico do prximo sistema.
SINTOMAS B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 B8 B9 B10 B11 B12 B13 B14 B15 B16 B17 B18 B19 B20 Motor de arranque gira, porm o motor no funciona Motor funciona, mas morre logo depois Motor demora para funcionar Marcha lenta irregular Motor engasga com carga Motor morre durante as paradas Motor demora para responder Exploses Falta de potncia Torque irregular Marcha lenta alta Rudos no motor Alto consumo de combustvel Alto consumo de oleo Detonao Vibraes no motor Motor funciona sempre frio Motor esquenta excessivamente Fumaa no escapamento Cheiro de gasolina

B1 - MOTOR

DE ARRANQUE GIRA, PORM NO FUNCIONA

Descrio: Ao ligar a chave de ignio, o motor de arranque gira, porm o motor do veculo no funciona.

ATENO!
INSISTIR
EM DAR PARTIDA NO MOTOR, SEM QUE ESTE TENHA CONDIES DE FUNCIONAR, PODE DEPOSITAR EXCESSO DE

COMBUSTVEL NO SISTEMA DE ESCAPAMENTO, DANIFICANDO O CATALISADOR, OU AINDA, DESCARREGAR A BATERIA.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS No tem fasca: - Fiao da ignio - Chave da ignio, rel de potncia, fusvel da unidade de comando - Transformador da ignio - Sensor Hall - Unidade de ignio TFI - Posicionamento da tampa do distribuidor - Ponto do motor muito fora - Rotor do distribuidor Pouca energia na fasca: - Bateria - Cabos de vela - Transformador de ignio - Tampa do distribuidor Excesso de gasolina (motor afogado) Presso fora da faixa: - Vazamentos - Regulador de presso - Bomba de combustvel - Falta de combustvel - Obstrues parcias Presso normal: - Obstrues parciais - Injetores (os quatro) - Qualidade do combustvel Verificar: - Abertura mnima da borboleta - Obstrues Verificar fusveis e rels de alimentao da unidade de comando Executar o diagnstico Verificar obstrues: - Catalisador - Silencioso - Canos de escape

REFERNCIAS Manual de reparaes Apndice G1

Ignio

Manual de reparaes Apndice G2

Combustvel

Manual de reparaes

Corpo da borboleta

Captulo D Apndice G3

Controle eletrnico do motor

Manual de reparaes

Escapamento

(continua)

(continuao)

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Verificar: - Compresso de cada cilindro - Correia do eixo do comando de vlvulas - Eixo de comando de vlvulas Falta de combustvel Bomba e vlvula de gasolina Rel da bomba e vlvula

REFERNCIAS Manual de reparaes

Motor

Partida a frio (veculos a lcool)

Apndice G3

B2 - MOTOR

FUNCIONA, MAS MORRE LOGO DEPOIS

Descrio: Com a chave de ignio ligada, o motor entra em funcionamento, porm morre logo depois.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Se o ponto de ignio estiver fora: - Regular o ponto Se o ponto de ignio no estiver fora, verificar: - Cabos de alta tenso - Estado das velas - Transformador da ignio - Tampa do distribuidor - Rotor do distribuidor - Unidade da ignio (TFI) Presso fora da faixa: - Vazamentos - Regulador de presso - Bomba de combustvel

REFERNCIAS Manual de reparaes Apndice G1

Ignio

Manual de reparaes Apndice G2

Combustvel Presso normal: - Obstrues parciais - Injetores - Qualidade de combustvel Verificar: - Abertura mnima da borboleta - Obstrues Executar o autodiagnstico Verificar obstrues: - Catalisador - Silencioso - Canos de escape Verificar: - Compresso de cada cilindro - Eixo do comando de vlvulas Verificar: - Vlvula termopneumtica - Regulador de ar aquecido - Aquecedor (veculos CFI) Manual de reparaes

Corpo de borboleta

Controle eletrnico do motor

Captulo D Manual de reparaes

Escapamento

Manual de reparaes

Motor

Manual de reparaes

Ar aquecido

B3 - MOTOR

DEMORA PARA FUNCIONAR

Descrio: necessrio um tempo acima do normal com o motor de arranque funcionando, para que o motor funcione.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Se o ponto de ignio estiver fora: - Regular o ponto Se o ponto de ignio no estiver fora, verificar: - Estado das velas - Transformador da ignio - Tampa do distribuidor - Rotor do distribuidor - Unidade da ignio (TFI) Presso fora da faixa: - Vazamentos - Regulador de presso - Bomba de combustvel

REFERNCIAS Manual de reparaes Apndice G1

Ignio

Manual de reparaes Apndice G1

Combustvel Presso normal: - Obstrues parciais - Injetores - Qualidade de combustvel - Filtro de combustvel - Filtros da bomba de combustvel Verificar: - Entradas falsas de ar - Obstrues Verificar visivelmente: - Entradas falsas de ar - Estado do filtro de ar - Obstrues Verificar obstrues: - Catalisador - Silencioso - Canos de escape Executar o autodiagnstico Verificar: - Vlvula - Mangueira Falta de combustvel Bomba e vlvula de gasolina Rel da bomba e vlvula Manual de reparaes

Corpo de borboleta

Manual de reparaes

Entrada do ar e distribuio de vcuo

Manual de reparaes

Escapamento

Controle eletrnico do motor

Captulo D Manual de reparaes

PCV

Partida a frio (veculos a lcool)

Apndice G3

B4 - MARCHA

LENTA IRREGULAR

Descrio: A marcha lenta varia de rotao, oscilando em torno da rotao normal.

ATENO!
EM CONDIES
NORMAIS DE FUNCIONAMENTO DO MOTOR, A ROTAO DE MARCHA LENTA

DEVE SE MANTER CONSTANTE MESMO COM O AR CONDICIONADO LIGADO.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Se o ponto de ignio estiver fora: - Regular o ponto

REFERNCIAS Manual de reparaes Apndice G1

Ignio

Se o ponto de ignio no estiver fora, verificar: - Transformador da ignio - Tampa do distribuidor - Rotor do distribuidor Executar o autodiagnstico Presso fora da faixa: - Vazamentos - Regulador de presso - Bomba de combustvel Presso normal: - Obstrues parciais - Injetores Verificar: - Entradas falsas de ar - Partes mecnicas soltas - Limpeza do corpo de borboleta Verificar visivelmente: - Entradas falsas de ar - Estado do filtro de ar - Obstrues Verificar: - Vlvula - Mangueira Verificar: - Compresso dos cilindros - Comando de vlvulas Verificar: - Vlvula termopneumtica - Regulador de ar aquecido - Aquecedor (veculos CFI) Manual de reparaes Captulo D Manual de reparaes Apndice G1

Controle eletrnico do motor

Combustvel

Corpo de borboleta

Manual de reparaes

Entrada do ar e distribuio de vcuo

Manual de reparaes

PCV

Manual de reparaes

Motor

Manual de reparaes

Ar aquecido

B5 - MOTOR

ENGASGA COM CARGA

Descrio: Quando solicitado um maior torque (por exemplo: subidas, aceleraes rpidas, ligar ar condicionado, etc.) o motor vacila.
SISTEMA CAUSAS PROVVEIS Se o ponto de ignio estiver fora: - Regular o ponto Ignio Se o ponto de ignio no estiver fora, verificar: - Transformador da ignio - Tampa do distribuidor - Rotor do distribuidor Presso fora da faixa: - Vazamentos - Regulador de presso - Bomba de combustvel Combustvel Presso normal: - Obstrues parciais - Injetores - Filtro de combustvel - Filtros da bomba de combustvel Verificar: - Entradas falsas de ar Verificar visivelmente: - Entradas falsas de ar - Estado do filtro de ar - Obstrues Executar o autodiagnstico Manual de reparaes Manual de reparaes Manual de reparaes REFERNCIAS Manual de reparaes

Corpo de borboleta

Entrada do ar e distribuio de vcuo

Controle eletrnico do motor

Captulo D

B6 - MOTOR

MORRE DURANTE AS PARADAS

Descrio: O motor funciona normalmente, porm necessrio aceler-lo durante a marcha lenta para que no morra.
SISTEMA CAUSAS PROVVEIS Se o ponto de ignio estiver fora: - Regular o ponto Ignio Se o ponto de ignio no estiver fora, verificar: - Transformador da ignio - Tampa do distribuidor - Rotor do distribuidor Verificar visivelmente: - Entradas falsas de ar - Estado do filtro de ar - Obstrues Executar o autodiagnstico Manual de reparaes REFERNCIAS Manual de reparaes Apndice G1

Distribuio de vcuo

Controle eletrnico do motor

Captulo D

B7 - MOTOR

DEMORA PARA RESPONDER

Descrio: Ao se acelerar o veculo, o motor responde lentamente podendo morrer, porm a potncia do motor est normal.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Estado das velas Transformador da ignio Tampa do distribuidor Rotor do distribuidor Presso fora da faixa: - Vazamentos - Regulador de presso - Bomba de combustvel Verificar: - Componentes mecnicos - Obstrues Executar o autodiagnstico

REFERNCIAS Manual de reparaes Apndice G1

Ignio

Manual de reparaes Apndice G2

Combustvel

Manual de reparaes

Corpo de borboleta

Controle eletrnico do motor

Captulo D

B8 - EXPLOSES
Descrio: Barulhos de exploses no sistema de escapamento ou admisso.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Fiao do secundrio da ignio (cruzados ou trocados) Ponto de ignio Tampa do distribuidor Fiao do primrio Rotor do distribuidor Furos Obstrues Qualidade do combustvel Regulador de presso Bomba de combustvel Verificar visivelmente: - Entradas falsas de ar Executar o autodiagnstico

REFERNCIAS Manual de reparaes

Ignio

Escapamento

Manual de reparaes Manual de reparaes

Combustvel

Distribuio de vcuo Controle eletrnico do motor

Manual de reparaes

Captulo D

B9 - FALTA

DE POTNCIA

Descrio: O veculo apresenta desempenho com potncia abaixo de suas caractersticas normais em qualquer situao.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Se o ponto de ignio estiver fora: - Regular o ponto Se o ponto de ignio no estiver fora, verificar: - Estado das velas - Cabos de ignio - Transformador da ignio - Tampa do distribuidor - Rotor do distribuidor Presso fora da faixa: - Vazamentos - Regulador de presso - Bomba de combustvel

REFERNCIAS Manual de reparaes Apndice G1

Ignio

Manual de reparaes Apndice G2

Combustvel Presso normal: - Obstrues parciais - Injetores - Qualidade de combustvel Verificar: - Componentes mecnicos - Entradas falsas de ar Verificar visivelmente: - Estado do filtro de ar - Obstrues - Mangueiras Executar o autodiagnstico Verificar: - Freios - Embreagem - Transmisso automtica (se o veculo o possuir) Verificar obstrues: - Catalisador - Silencioso - Canos de escape Verificar: - Vlvula - Mangueira Verificar: - Compresso dos cilindros - Comando de vlvulas - Desgaste do motor Manual de reparaes

Corpo de borboleta

Manual de reparaes

Entrada do ar e distribuio de vcuo Controle eletrnico do motor

Captulo D Manual de reparaes

Transmisso e freios

Manual de reparaes

Escapamento

Manual de reparaes

PCV

Manual de reparaes

Motor

B10 - TORQUE

IRREGULAR

Descrio: O veculo no consegue manter uma velocidade constante.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Se o ponto de ignio estiver fora: - Regular o ponto Se o ponto de ignio no estiver fora, verificar: - Estado das velas - Cabos de ignio - Transformador da ignio - Tampa do distribuidor - Rotor do distribuidor Presso fora da faixa: - Vazamentos - Regulador de presso - Bomba de combustvel

REFERNCIAS Manual de reparaes Apndice G1

Ignio

Manual de reparaes Apndice G2

Combustvel Presso normal: - Obstrues parciais - Injetores - Qualidade de combustvel Verificar: - Componentes mecnicos - Entradas falsas de ar Verificar o estado de: - Mangueiras - Carvo ativado - Vlvula solenide do filtro de carvo ativado Executar o autodiagnstico Verificar: - Vlvula - Mangueira Verificar: - Compresso de cada cilindro - Comando de vlvulas - Desgaste do motor Manual de reparaes

Corpo de borboleta

Manual de reparaes

Filtro de carvo ativado

Controle eletrnico do motor

Captulo D Manual de reparaes

PCV

Manual de reparaes

Motor

B11 - MARCHA

LENTA ALTA

Descrio: A marcha lenta est acima da rotao normal.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Verificar: - Sensor da posio da borboleta - Corretor da marcha lenta - Conectores e cabos - Entradas falsas de ar Verificar visivelmente: - Entradas falsas de ar Executar o autodiagnstico

REFERNCIAS Manual de reparaes Apndice G3

Corpo de Borboleta

Entrada de ar e distribuio de vcuo Controle eletrnico do motor

Manual de reparaes

Captulo D

B12 - RUDOS

NO MOTOR

Descrio: Rudos anormais quando o motor estiver funcionando, com as seguintes caractersticas.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Nvel de leo Comando de vlvulas Correias soltas ou frouxas Componentes (correias, polias, etc) Solenides do prprio motor Verificar: - Componentes (correias, polias, etc) Verificar: - Componentes soltos Verificar: - Vazamentos no sistema de distribuio de vcuo - Vazamentos no sistema de admisso - Velas soltas Sistema de refrigerao Filtro de carvo ativado

REFERNCIAS Viso e audio

Cliques

Ronco Barulho de tom grave (chocalho)

Viso e audio

Viso e audio

Viso e audio

Chiado

Viso e audio Manual de reparaes Viso e audio Viso e audio

Estalos Ronco do motor

Fiao do secundrio da ignio Verificar o estado e vazamentos no sistema de escapamento Verificar: - Detonao - Mancais das bielas - Mancais do virabrequim - Pinos dos pistes soltos - Folgas entre cilindros e pistes

Viso e audio

Batidas

B13 - ALTO

CONSUMO DE COMBUSTVEL

Descrio: O consumo de combustvel do veculo est acima dos nveis normais.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Alguns fatores que devem ser considerados: - Presso e tipo de pneus - Estilo de dirigir - Carga do veculo - Tipo de estrada - Alteraes das caractersticas de fabricao do veculo (pneus, motor, etc) Se o ponto de ignio estiver fora: - Regular o ponto Se o ponto de ignio no estiver fora, verificar: - Estado das velas - Transformador da ignio - Tampa do distribuidor - Rotor do distribuidor Verificar: - Entradas falsas de ar - Cabos e conexes eltricas - Componentes mecnicos Presso acima do normal: - Regulador de presso - Tubulaes de combustvel (retorno)

REFERNCIAS Manual de reparaes

Fatores externos ao motor

Manual de reparaes Apndice G1

Ignio

Manual de reparaes

Corpo de borboleta

Manual de reparaes

Combustvel

Presso normal: - Qualidade de combustvel - Vazamentos - Injetores Verificar o funcionamento da vlvula termosttica Executar o autodiagnstico Verificar: - Compresso de cada cilindro - Eixo do comando de vlvulas - Desgastes mecnicos Manual de reparaes

Refrigerao do motor Controle eletrnico do motor

Captulo D Manual de reparaes

Motor

B14 - ALTO

CONSUMO DE LEO

Descrio: O consumo de leo do motor est acima dos nveis normais.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Verificar: - Junta da tampa do comando de vlvulas - Bloco do motor - Juntas do motor - Filtro de leo Verificar: - Vlvula e mangueira Verificar: - Filtro de ar Verificar: - Guias de vlvulas - Retentores das vlvulas - Juntas do coletor de admisso - Drenos de leo do cabeote - Anis dos pistes - Desgastes do motor

REFERNCIAS Manual de reparaes

Vazamentos externos

PCV

Manual de reparaes

Entrada de ar

Manual de reparaes

Manual de reparaes

Vazamentos internos (fumaa no escapamento)

B15 - DETONAO
Descrio: Ocorre detonao quando um torque maior requisitado.

SISTEMA Ignio

CAUSAS PROVVEIS Se o ponto de ignio estiver fora: - Regular o ponto Verificar visualmente: - Nvel de leo - Verificar a compresso - Carbonetao interna Executar o autodiagnstico Verificar superaquecimento do motor Verificar: - Vlvula e mangueira

REFERNCIAS Manual de reparaes

Manual de reparaes

Motor

Controle eletrnico do motor Refrigerao PCV

Manual de reparaes Manual de reparaes Captulo D

B16 - VIBRAES

NO MOTOR

Descrio: O veculo sofre trepidaes em velocidade constante.


SISTEMA CAUSAS PROVVEIS Verificar: - Conexes eltricas - Estado das velas - Rotor do distribuidor Verificar: - Correias e polias - Coxins - Desgastes do motor - Comando de vlvulas Verificar: - Balanceamento dos pneus e alinhamento da direo - Pneus REFERNCIAS Manual de reparaes

Ignio

Manual de reparaes

Motor

Outros (vibraes com o veculo rodando)

Manual de reparaes

B17 - MOTOR

FUNCIONA SEMPRE FRIO

Descrio: A temperatura do motor mostrada no painel indica sempre uma temperatura abaixo do normal.
SISTEMA Marcador de temperatura CAUSAS PROVVEIS Verificar: - Marcador de temperatura do painel e seu sensor Verificar: - Vlvula termosttica - Ventilador REFERNCIAS Manual de reparaes

Manual de reparaes

Refrigerao

B18 - MOTOR

ESQUENTA EXCESSIVAMENTE

Descrio: A temperatura do motor mostrada no painel indica sempre uma temperatura acima do normal.
SISTEMA CAUSAS PROVVEIS Verificar: - Nvel do lquido arrefecedor - Correias - Radiador - Ventilador Verificar: - Nvel do leo - Vazamentos internos - Bomba dgua - Vlvula termosttica - Compressor do ar condicionado Se o ponto estiver fora: - Regular o ponto Freio de mo puxado ou defeituoso Executar o autodiagnstico REFERNCIAS Manual de reparaes

Refrigerao

Manual de reparaes

Motor

Ignio Freios Controle eletrnico do motor

Manual de reparaes

Manual de reparaes Captulo D

B19 - FUMAA

NO ESCAPAMENTO

Descrio: Nveis de fumaa saindo pelo escapamento est acima do normal.

ATENO!
VAPOR DGUA
NORMAL DURANTE A FASE DE AQUECIMENTO.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Obstrues nas entradas de ar, verificar: - Filtro de ar - Dutos e mangueiras de ar

REFERNCIAS

Manual de reparaes

Fumaa preta (mistura rica)

- Regulador de presso - Injetores - Outros componentes do sistema de combustvel Vlvula PCV, verificar: - Vlvula e mangueira - Guias de vlvulas do motor - Retentor das hastes das vlvulas do motor - Vazamento de leo entre o bloco e cabeote - Anis dos pistes gastos ou mal assentados - Bloco ovalizado

Manual de reparaes Apndice G2 Manual de reparaes

Manual de reparaes

Fumaa cinza claro (queima de leo)

Manual de reparaes

Manual de reparaes

Fumaa branca (gua na combusto)

Verificar: - Vazamento na junta do motor - Bloco trincado

Manual de reparaes

B20 - CHEIRO

DE GASOLINA

Descrio: O veculo emite cheiro de gasolina, com o motor funcionando e/ou parado.

SISTEMA

CAUSAS PROVVEIS Verificar vazamentos: - Filtro de combustvel - Tubulaes de combustvel - Bomba de combustvel - Tanque de combustvel - Tampa do tanque - Regulador de presso Verificar: - Filtro de carvo ativado - Vlvula solenide do filtro de carvo ativado - Mangueiras

REFERNCIAS Manual de reparaes

Combustvel

Manual de reparaes

Filtro de carvo ativado

You might also like