You are on page 1of 19

Sistemas eltricos automotivos

Neste capitulo descrito como funciona o sistema eltrico de um automvel e seus componentes principais de acordo com a evoluo ocorrida nos sistemas eltricos e eletrnicos automotivos, pois o mecnico obrigatoriamente deve se adaptar ao que atual.

Vejamos a seguir alguns itens que compem o sistema eltrico de um automvel.

Bateria

A bateria um acumulador de energia eltrico que contm placas metlicas positivas e negativas, montadas alternadamente dentro de uma caixa isolante e mergulhada numa soluo eletroltica.

Bateria Automotiva

Funes da bateria

Alm de armazenar energia eltrica, a bateria capaz de fornecer e reter corrente contnua, graas reao qumica em seu interior.

As principais funes da bateria so:

fornecer energia para funcionar o motor da partida. prover corrente eltrica ao sistema de ignio durante a partida. suprir energia s lmpadas das lanternas de estacionamento e outros equipamentos que podero ser usados enquanto o motor no estiver operando. agir como estabilizador de tenso para o sistema de carga e outros circuitos eltricos. providenciar corrente quando a demanda de energia do automvel exceder a capacidade do sistema de carga (alternador).

Condutores

Os condutores atuam como elo de ligao entre a fonte geradora e a carga servindo como meio de transporte da corrente eltrica. Na rea automobilstica os fios so de cobre para uma boa condutividade eltrica.

So de vrias medidas dependendo da corrente e distncia do consumidor, por isso as medidas se referem sua rea de condutibilidade, e so fornecidas em mm.

Exemplo de Bitola de Fio

Esquema

Eltrico

Uma lmpada ligada por condutores a uma bateria e um interruptor so um exemplo tpico de circuito eltrico simples. A seguir, apresenta-se a montagem do esquema eltrico.

Em alguns circuitos de corrente eltrica elevada, devemos utilizar um interruptor magntico denominado rel universal.

12. Rel Universal


Os rels universais em circuitos eltricos agem como fator de segurana e economia, garantindo um bom funcionamento dos componentes eltricos. Um rel universal simples possui quatro pontos de ligao, sendo dois para a corrente de comando (linhas 85 e 86) e dois para a corrente de trabalho (linhas 30 e 87).

Vista Inferior do Rel

Esquema Eltrico do Rel

Interruptor ou chave
Sua funo comandar o funcionamento do circuito eltrico. Quando ligado ou desligado, o interruptor provoca uma abertura ou fechamento em um dos condutores. Assim, o circuito eltrico no corresponde a um caminho fechado porque um dos plos da bateria (positivo ou negativo) est desconectado do circuito no havendo circulao de corrente eltrica.

Interruptor

Circuito Eltrico com Interruptor Aberto

Simbologia
Por facilitar a elaborao de esquemas ou diagramas eltricos, existe uma simbologia para representar graficamente cada componente num circuito eltrico. A tabela a seguir mostra alguns smbolos utilizados nos esquemas ou diagramas eltricos e seus respectivos componentes.

ALTERNADORES
O alternador acionado pelo motor por meio de correias e polias. Sua finalidade alimentar de energia eltrica todos os consumidores e carregar a bateria. Para isso, o alternador transforma energia mecnica do motor do veculo em energia eltrica. Os veculos mais antigos utilizavam para transformar energia mecnica em eltrica o dnamo, porm esse dispositivo no possui eficincia em marcha lenta, o que no ocorre no alternador que gera em rotaes mais baixas (marcha lenta). A figura a seguir mostra a comparao entre as linhas caractersticas da corrente fornecida por um dnamo e por um alternador de potncia mxima aproximadamente igual. Verifica- se que o alternador j comea a fornecer energia eltrica com uma rotao essencialmente mais baixa. Em outras palavras, a bateria j recebe carga estando o motor em baixa rotao. As curvas mostram que o alternador acionado com rotaes variveis no pode fornecer uma potncia uniforme.

As seguintes vantagens provam a superioridade do alternador em relao ao dnamo: fornecimento de potncia j no regime de marcha lenta do motor, tornando possvel a antecipao do incio da carga da bateria; elevada mxima; manuteno mnima; pouco desgaste, por isso longa durao; grande segurana de funcionamento; pouco peso em relao potncia; no h necessidade de disjuntor no regulador de tenso; parte eltrica independente do sentido de rotao (exceo apenas em caso de emprego de determinados tipos de ventilador); possibilidade de emprego de bateria menor, graas carga rpida da bateria. rotao

ESTRUTURA BSICA

DO

ALTERNADOR

Constituem elementos fundamentais de um alternador: um enrolamento de trs fases no estator, como parte imvel dos condutores; um rotor, sobre cujo eixo se encontram os plos magnticos com o enrolamento de excitao, assim como (na maioria dos tipos) dois anis coletores; dois mancais, 6 diodos de potncia e 3 diodos de excitao; e, finalmente, duas escovas aplicadas sobre os anis coletores e atravs dos quais passa a corrente de excitao do enrolamento do estator ao enrolamento de excitao, este em movimento giratrio. Para fazer a conexo eltrica do alternador com o regulador e a rede de alimentao do veculo h bornes.

Em geral, os alternadores podem funcionar nos dois sentidos de rotao por no haver necessidade de inverso de corrente (como o caso nos dnamos). O sentido da rotao depende exclusivamente do tipo de ventilador empregado.

TIPOS

DE

ALTERNADORES

Os tipos de alternadores so: alternador de rotor com plos tipo garra e anis coletores, alternador de plos individuais com anis coletores (linha automotiva), alternador de rotor com plo interno sem coletor, alternador de rotor com plos tipo garra e unidade excitatriz.

ALTERNADORES

DE

ROTOR

COM

PLOS TIPO GARRA

ANIS COLETORES

A denominao provm do formato do rotor, que consta de duas metades e entre as quais se encontra o enrolamento de excitao de forma anular. Cada metade possui plos em forma de garra, que se encaixam alternadamente, resultando o total de 12 plos (6 plos norte e 6 sul). De um plo para o outro forma-se um campo de linhas de fora, que durante o movimento giratrio do rotor corta os trs feixes do enrolamento do estator, resultando 12 passagens de plo em uma rotao (360) do rotor. A cada passagem de plo resulta um semiciclo de corrente eltrica alternadamente de sentido positivo e negativo. Conseqentemente so induzidos 12 x 3 = 36 semiciclos de tenso nas trs fases do estator.

Peas do rotor com plos tipo garra

Campo de linhas de fora de um motor com 12 plos

A figura a seguir mostra mais claramente as peas de um alternador K1 com plos tipo garra. O rotor gira em dois rolamentos de esferas. O enrolamento de excitao recebe corrente eltrica atravs das escovas pressionadas contra os anis coletores. Os anis coletores giram com o rotor e se acham protegidos contra sujeira e gua.

EXPLICAO

DA

DESIGNAO

DOS

ALTERNADORES

Nos alternadores consta, alm do nmero de tipo (que comea sempre com 0 12...), uma designao com a seguinte significao:
K 1 ( ) 14V 35A 20

Rotao, em centos, para 2/3 da corrente mx. Corrente mxima, em ampres Tenso de carga, em volts ( *) Sentido da rotao (**) ( ) ou R = direita ( ) ou L = esquerda ( ) ou RL = esquerda ou direita 1 = alternador de rotor com plos tipo garra e anis coletores 2 = alternador de plos individuais com anis coletores 3 = alternador de rotor com plo interno fixo sem coletor 4 = alternador de rotor com plos tipo garra e unidade excitatriz Dimetro externo G = 100 ... 109mm K = 120 ... 139mm T = 170 ... 199mm U = mais de 200mm

* A tenso de carga (7 volts, 14 volts, 28 volts etc) no deve ser confundida com a tenso nominal. a tenso mediante a qual o alternador funciona e consta da sua chapinha de indicao. um valor aproximado da tenso de carga necessria para os diversos tipos de bateria e condio de funcionamento. A tenso nominal, por sua vez, a tenso de bateria padronizada, isto , a tenso da rede com o alternador parado (6, 12, 24 volts etc ... ). Essa tenso nominal tambm gravada nos motores de partida e motores eltricos em geral. ** No alternador com mancais prprios, visto do seu lado de acionamento. Rotao direita = no sentido do movimento dos ponteiros do relgio.

TIPOS
TIPO

DE

ALTERNADORES
SISTEMA DE ROTOR plos tipo garra

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
ANIS COLETORES RETIFICADOR REGULADOR FIXAO APLICAO carros, caminhes, tratores carros, caminhes, tratores nibus

DA CARCAA
100...109

N DE PLOS

G1

12

com

incorporado

anexo em separado

brao

K1

130

plos tipo garra plos tipo garra

12

com

incorporado

anexo em separado anexo em separado

brao

T1

178

16

com

incorporado

brao mvel, cavalete

Motores de partida
MOTORES
DE

PARTIDA

SEM

TRANSMISSO INTERMEDIRIA

As caractersticas principais de motores com fuso de avano e alavanca de comando sem transmisso intermediria so possuir motor eltrico com acionamento direto, chave magntica montada em cima do motor de partida, mecanismo de engrenamento e roda livre.
bobina de chamada bobina de reteno mola de retrocesso alavanca de comando mola de engrenamento disco de freio mancal do lado do coletor mola da escova coletor borne de ligao ponto de contato chave magntica contato

arraste pinho

escova carcaa

eixo do induzido com fuso

induzido sapata polar roda livre batente anel de guia bobina de campo

MOTORES

DE

PARTIDA

COM

TRANSMISSO INTERMEDIRIA

Motores de partida com fuso de avano e alavanca de comando com transmisso intermediria coincidem amplamente em construo e modo de funcionamento com os motores de partida com fuso de avano e alavanca de comando sem transmisso intermediria. Os dois tipos transmitem a rotao do motor diretamente ao mecanismo de engrenamento.

1. Eixo porta-planetrias com fuso de avano 2. Cremalheira interna servindo simultaneamente como mancal intermedirio 3. Engrenagens planetrias 4. Engrenagem sobre o eixo do induzido 5. Induzido 6. Coletor

Caractersticas fundamentais de diferenciao da nova gerao de motores de partida uma transmisso planetria, que instalada adicionalmente entre a carcaa polar e o mancal de acionamento. A carcaa polar transmite o torque do induzido ao pinho, isento de foras transversais. Ao passo que as engrenagens planetrias so fabricadas em ao, a cremalheira interna fabricada de uma combinao de poliamida de alta qualidade com reforo de material mineral para aumento da resistncia do material e desgaste.

TIPO DW COM CAMPO MAGNTICO PERMANENTE


O motor de partida com transmisso intermediria do tipo DW com campo magntico permanente destina-se a automveis com motores Otto at 5.0 litros ou com motores diesel at 1.6 litros. Este motor de partida oferece em comparao com os tipos convencionais, at ento usados e sob as mesmas condies, at 40% menos peso e dimenses de instalao significativamente menores com potncia de partida igual ou at mesmo mais elevada.

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Pinho Cremalheira Roda livre Alavanca de comando Transmisso planetria m permanente

7. Induzido 8. Coletor com escovas 9. Chave magntica com bobinas de chamada e reteno 10. Chave de partida 11. Bateria

Como em todos os demais motores de partida com fuso de avano e alavanca de comando, a chave magntica para atuao da alavanca de comando e ligao da corrente de partida est montada sobre o motor de partida, transmitindo o movimento de avano do pinho no eixo do induzido atravs da alavanca de comando. Todas as variantes do motor de partida tipo DW so equipadas com a mesma chave magntica.

1. 2. E. H.

Chave magntica ms permanentes Bobina de chamada Bobina de reteno

MECANISMO DE ENGRENAMENTO O mecanismo de engrenamento com roda livre coincide em construo e funcionamento com a execuo descrita para outros motores de partida, e usado tambm para as outras variantes do mesmo tipo. O modo de funcionamento do motor de partida com transmisso intermediria do tipo DW no se diferencia do modo de funcionamento de outros motores de partida com fuso de avano e alavanca de comando. A descrio pode ser encontrada no item motores de partida com fuso de avano e alavanca de comando sem transmisso intermediria. Somente as ligaes eltricas diferenciam-se, uma vez que a bobina de campo, normalmente ligada em srie, no existe. Na ligao do circuito de corrente do motor de partida, a corrente flui diretamente para escovas e induzido. Como motor de partida, usado um motor de corrente contnua com campo permanente. Ao invs dos eletroms (sapatas polares com bobinas de campo) na excitao so usados somente ms permanentes. Induzido e ms permanentes so diferentes no comprimento em funo da potncia de partida. Esse tipo de motor torna possvel reduzir em muito o volume do motor de partida e obter uma sensvel reduo no peso. Alm disso, como no tipo EV, a alta rotao do motor reduzida atravs de uma transmisso intermediria at a rotao adequada para partida, sendo simultaneamente obtido o elevado torque necessrio para a partida.

MOTOR

DE

PARTIDA

COM

AVANO

DO

PINHO

POR

HASTE DESLIZANTE

Estes motores de partida so usados em motores de combusto de grande tamanho; trabalham com um mecanismo de engrenamento eltrico de dois estgios para menor esforo nos dentes do pinho e do volante do motor. O primeiro estgio auxilia somente o engrenamento do pinho do motor de partida. O motor de combusto, neste estgio ainda no girado. Somente no segundo estgio so ligadas, pouco antes do final do curso de engrenamento do pinho, as bobinas de campo e o induzido. Motores de partida deste tipo destacam-se pelo fato de que a chave magntica juntamente com os outros componentes est disposta coaxialmente, isto , na mesma direo do eixo. Motores de partida deste tipo so: KBIQB e TBITF.

TIPO KB/QB COM SISTEMA COMBINADO SRIE PARALELO


O induzido do motor de partida tem dois mancais: no lado do acionamento e no lado do coletor, e tem um eixo do induzido oco em toda a sua extenso, que no lado do mancal do acionamento tem a configurao de flange de arraste para a embreagem de lminas. O flange de arraste tem uma tampa na qual est instalado o mancal de deslizamento do induzido do motor de partida no lado do seu acionamento. No lado do coletar, o induzido do motor tem outro mancal de deslizamento. Do circuito interno, podemos ver que alm da bobina srie existe ainda uma bobina em paralelo, para excitao do campo. Esta bobina em paralelo nas diferentes execues do motor de partida KB permanece basicamente ligada nos dois estgios de funcionamento do motor de partida. Nas demais execues, a bobina em paralelo no primeiro estgio ligada em srie com o motor de partida para, atravs de limitao da corrente do induzido, colaborar para uma lenta rotao do induzido. No estgio principal, estar em paralelo com o motor de partida. Nos motores de partida tipo QB, usa-se adicionalmente uma bobina auxiliar para aumento do torque dos estgios iniciais de engrenamento do pinho.

19

You might also like