You are on page 1of 21

Sinopse de Filosofia

A necessidade da fundamentao da moral. Anlise comparativa entre duas perspectivas filosficas.

Elaborado por Francisco Cubal Em especial, para www.resumos.tk

A necessidade da fundamentao da moral


Vamos analisar e comparar duas perspectivas filosficas.

Mas, afinal qual o princpio supremo da moralidade, a partir do qual se pode deduzir o que moralmente correcto ou incorrecto em cada situao concreta? Neste mbito, possvel considerar dois tipos de teorias ticas:

ticas Deontolgicas:

Pem o acento tnico na forma, na inteno que preside aos actos. A validade moral de uma aco no est no que se faz, mas na forma como fazemos o que fazemos.

No estabelecem qualquer fim exterior aco moralmente boa.

Continuao
ticas Teleolgicas
Pem o acento tnico no contedo ou na matria da aco livre. A validade moral de um acto determinada, no pela inteno, mas pelo que fazemos, pelo que resulta da aco.

A aco moral deve procurar realizar um determinado fim ou bem.A aco constitui um bom meio para o fim em vista.

Comparando...

ticas Deontolgicas defendem que o valor dos actos morais se determina pela inteno do sujeito. ticas Teleolgicas defendem que o valor dos actos morais se determina pela considerao dos seus resultados, fins ou consequncias.

A validade ou no-validade das aces humanas

Stuart Mill

Imannuel Kant

A tica de Kant

Kant operou uma verdadeira revoluo ao propor uma tica deontolgica, autnoma, puramente formal, universal, livre de qualquer contedo e independentemente da experincia.

uma tica da Inteno, mas, o que significa isto?

Apenas podemos avaliar moralmente as intenes com que as aces so praticadas e nunca as consequncias das mesmas. Uma aco para ser avaliada moralmente tem de ser livre de qualquer constrangimento.
S a boa vontade fundamenta o valor moral de uma aco. Uma vontade boa uma vontade pura de qualquer determinao sensvel, uma vontade desinteressada.

Agir moralmente agir por dever, mas agir por dever no o mesmo do que agir em conformidade com o dever.

O respeito pelo dever uma noo central na tica kantiana

Imperativo Categrico

Age como se os princpios da tua aco devessem ser erigidos pela tua vontade lei universal da natureza. Age unicamente segundo os princpios que possas querer ao mesmo tempo que se tornem uma lei universal. Age de tal modo que trates a humanidade tanto na tua pessoa como na do outro, sempre como um fim e nunca como um meio

Resumindo...
As regras morais so leis que a razo estabelece para todos os seres racionais; As regras morais devem ser respeitadas independentemente das consequncias.

Stuart Mill

Os filsofos utilitaristas, entre eles John Stuart Mill, interessam-se especialmente pelo problema dos conflitos morais.

E em termos morais, como distinguir o que correcto do que incorrecto?

A mxima felicidade possvel para o maior nmero possvel de pessoas a medida do bem e do mal.

E o significado da mxima felicidade possvel ou princpio da utilidade de Stuart Mill, o que ?

A finalidade suprema da aco ou bem supremo a Felicidade. Aquilo a que devemos dar mais importncia, ao julgar se esta ou aquela aco boa ou m, s suas consequncias ou fim.

A felicidade...

Relega-se para lugar secundrio a preocupao com o que nos til enquanto indivduos defende um utilitarismo de carcter altrusta. Defende que os prazeres intelectuais so superiores aos prazeres sensveis.

E , nega a importncia das normas morais ?


Stuart Mill?No! No necessrio, em muitas situaes fazer o apelo a este princpio da mxima felicidade para que uma aco seja moralmente valiosa. Agir moralmente bem no sempre sinnimo de aplicao do princpio de utilidade: em muitos casos uma aco correcta se cumpre uma determinada norma moral e incorrecta se a viola.

Ento, em que circunstncias se impe o apelo ao princpio supremo da moralidade?

No caso de dilemas morais, isto , quando duas normas morais a que damos valor entram em conflito e preciso saber qual devemos preferir.

Dilemas Morais? Apresento a seguir um conjunto de dilemas morais, vers que no fcil responder...

Dilema 1
Os pais de uma menina que padece de uma efermidade mortal(leucemia crnica da medula ssea) queriam a todo o custo salv-la da morte e estavam dispostos a oferecer-se a eles prprios como doadores para o transplante de medula de que a filha tanto necessitava. O mdico informou-os que isso no seria possvel e que s o transplante de medula de um irmo poderia resolver o problema. Ento os pais tomaram a seguinte deciso: conceber outro filho para poder salvar a sua irm de uma morte certa.
1.

2.
3.

Ser correcto conceber uma criana para salvar a vida de uma outra pessoa? Que razes podero ser invocadas a favor e contra a deciso dos pais da menina? Que pensar, quando for maior, a criana concebida com o fim de produzir um pouco de medula para salvar a vida da sua irm?

Dilema 2
Uma mida chamada Sandra teve relaes sexuais pela primeira vez. As suas amigas j lhe tinham contado que tinham tido relaes sexuais algumas vezes. Sandra nem o companheiro no usaram qualquer tipo de proteco. Passado algum tempo, Sandra soube que estava grvida. O companheiro no a apoia. Ela tem de decidir entre ser me solteira ou submeter-se a um aborto.

1. Qual pensas ser a melhor opo? Justifica.

Dilema 3
Supe que tens que ir para uma ilha deserta e s podes levar contigo trs objectos.
1. 2.

Que objectos levarias? Porqu? Se responderes a este dilema tenta discuti-lo com os teus colegas.

Dilema 4
De um milionrio prestes a morrer recebo um cheque de 500 mil dlares. Comprometo-me a cumprir a sua ltima vontade: entregar essa quantia ao presidente do seu clube de futebol preferido. Contudo, a caminho do estdio, uma campanha contra a fome no mundo chama a minha ateno. impossvel dividir o dinheiro. S posso tomar uma opo!
1. 2.

O que farei? Serei fiel minha promessa ou vou contribuir para salvar milhares de pessoas da fome? Serei honesto? Que sentimento terei com a minha deciso ? ( entregar ao presidente do clube ou entregar campanha contra a fome no mundo)

Resumos.tk - O site que foi feito a pensar nos estudantes!


Contribui j e v os teus resumos, testes ou trabalhos publicados em Resumos.tk! Faz o teu Upload j! Para mais informaes, visita, www.resumos.tk
Tem acesso a resumos, exames, testes intermdios, funcionalidades na web! Contribui! A tua ajuda ser sempre bem-vinda! Ajuda-nos a crescer mais e mais...

You might also like