You are on page 1of 40

Economia

Docente: Fernando Costa

Macroeconomia
Crises, ciclos e crescimento

LGE 1 ANO Realizado por: 3574 Marco Santos 3635 Liliana Oliveira 3640 Joel Resende

Macroeconomia
Crises, ciclos e crescimento

NDICE.1 INTRODUO2

MACROECONOMIA..3

AS TRS GRANDEZAS DA MACROECONOMIA...4


PIB INFLAO DESEMPREGO

DAS FLUTUAES AOS CICLOS...14


RECESSO E EXPANSO TEORIAS DOS CICLOS ECONMICOS

CRESCIMENTO ECONMICO.....18
A INFLUNCIA DA REVOLUO INDUSTRIAL CRESCIMENTO ECONMICO vs DESENVOLVIMENTO TEORIAS DO CRESCIMENTO NVEL DE DESENVOLVIMENTO E NVEL TECNOLGICO

CRESCIMENTO E CRISES31
PERSPECTIVAS EXEMPLO CONTRA A CRISE BRASIL A CRISE SEGUNDO ALBERT EINSTEIN Macroeconomia | 06-12-2011

CONCLUSO38 BIBLIOGRAFIA / WEBGRAFIA..39

INTRODUO

No mbito da disciplina de Economia do 1 Ano da Licenciatura em Gesto de Empresas do ISVOUGA, iremos fazer uma anlise sobre o tema Crises, Ciclos e Crescimento Econmico numa vertente macroeconmica. Sendo este tema actualmente de extrema importncia e bastante vasto, tentaremos, de uma forma mais directa e sucinta, abordar os principais factores envolventes, como o PIB, Inflao e o Desemprego, o contexto histrico e algumas das teorias econmicas mais importantes, recorrendo ao auxlio de grficos e referncias dos principais mentores da teoria econmica, apresentando um exemplo das medidas tomadas por um pas no combate crise. Conclumos com uma pequena mensagem de Albert Einstein e um resumo daquilo que foi explanado ao longo do nosso trabalho. De seguida ser apresentado o conceito introdutrio ao nosso trabalho, a macroeconomia.

Macroeconomia | 06-12-2011

MACROECONOMIA

A Macroeconomia foca o seu estudo sobre a economia como um todo, e a sua influncia sobre empresas e famlias. Considerada uma das maiores descobertas do sec. XX, j que veio facilitar a compreenso das crises peridicas e incentivar a longo prazo, o crescimento econmico, foi fundada em 1930 por John Maynaard Keynes enquanto estudava os factores que deram origem grande depresso. Dois temas essenciais surgem sobre esta anlise, uma a curto prazo, que engloba as flutuaes registadas a nvel do produto, emprego e preos, que designamos por ciclo econmico e outro que verifica as tendncias a longo prazo no produto e nos nveis de vida, crescimento econmico, as quais explicaremos mais adiante. Podemos ento afirmar que as economias tendem a crescer ao longo do tempo, mas de uma forma irregular e tendem a oscilar em torno das suas tendncias de longo prazo. Assim, num perodo de crescimento favorvel assistimos a um aumento na produo de bens e servios por parte das empresas, que por seu turno implica um aumento de postos de trabalho e a consequente procura de emprego. Em contrapartida no perodo de recesso podemos constatar uma drstica diminuio em termos produtivos o que levar a um aumento significativo da precariedade e desemprego. Com este tipo de cenrio inevitvel o aumento da inflao aumento generalizado dos preos dos bens e servios e reduo do PIB Produto Interno Bruto.
Macroeconomia | 06-12-2011

Existe uma dinmica e esta definida como um conjunto de estudos que procuram analisar os ciclos reais de negcios e a sua ligao ao longo do tempo, induzindo importantes reflexes que condicionaram as polticas fiscal e monetria de diversos pases. Comecemos ento por apresentar de seguida as trs grandezas da vertente macroeconmica.

AS TRS GRANDEZAS DA MACROECONOMIA

PIB Produto Interno Bruto

PIB (Produto Interno Bruto) o valor de mercado de todos os Bens e Servios finais produzidos num determinado Pas durante um ano, traduz a sua riqueza. Existem para o efeito duas formas para apur-lo, PIB nominal e o PIB real. O primeiro incide sobre os preos correntes do mercado, ou seja, aqueles que vigoram no ano em que so produzidos e comercializados. O segundo calculado atravs de preos constantes, com base num determinado ano e por norma o mais utilizado. Podemos ainda considerar neste contexto o PIB potencial. Mas este indica o nvel mximo de valor que uma economia pode gerar de forma sustentada. Serve essencialmente para avaliar se os factores produtivos e se eficincia tecnolgica devidamente aproveitados. Um crescimento acima deste indicador, dar origem a um aumento da inflao, enquanto que um subaproveitamento dar origem a um elevado desemprego.

Macroeconomia | 06-12-2011

Fig.1

pticas de clculo do valor do produto

Podemos classificar o clculo do valor do produto de um pas em trs pticas: ptica do produto os produtos so contabilizados segundo o ramo econmico em que esto inseridos. ptica do rendimento Destaca-se o modo como foi repartido o rendimento, resultante dos intervenientes desse processo produtivo. ptica da despesa determina-se o valor do produto segundo a sua finalidade e utilizao (consumo, investimento, exportao), atravs do apuramento das despesas inerentes e para isso torna-se necessrio o conhecimento do consumo privado e pblico.

Passemos ento a exemplificar como se calcula o PIB, na vertente da despesa. Para faz-lo, o PIB (Y) dividido em quatro componentes: consumo (C), investimento (I), aquisies do governo (G) e exportaes lquidas (X):

Y=C+I+G+X

(C) Consumo a despesa das famlias de bens e servios. (I) Investimento a aquisio de equipamento de capital, stocks, construes.
Macroeconomia | 06-12-2011

(G) Aquisies do governo so as compras de bens e servios dos governos, como por exemplo a compra de um submarino pelo Ministrio da Defesa, o pagamento do salrio aos generais, etc. (X) As exportaes lquidas refectem as compras por parte dos estrangeiros de bens produzidos internamente, ou seja exportaes, menos as compras internas de bens estrangeiros, importaes (X = Exp Imp).

Algumas caractersticas especficas do PIB: - O PIB inclui tanto os bens tangveis (comida, vesturio, automveis) quanto os bens intangveis (corte de cabelo, limpezas, visitas mdicas). - Ao afirmar que o PIB s inclui o valor dos bens finais, referimo-nos ao valor dos bens intermedirios que no so levados em conta, uma vez que, o seu valor vai estar includo no preo dos bens finais. Caso contrrio seria dupla contagem. - A produo verificada por empresas portuguesas que se encontram situadas fora do pas, no sero includas no PIB de Portugal, mas sim no PNB (produto nacional bruto). O valor da produo ir contar para o PIB do pas onde est implantada a empresa. Quer dizer, que o PIB mede o valor da produo gerada dentro dos limites de um pas. - Todavia, existem alguns produtos que so excludos do clculo do PIB porque a sua medio extremamente difcil. o caso de itens produzidos e vendidos ilicitamente, como so as drogas ilegais. -Tambm exclui a maioria dos itens que so produzidos e consumidos no lar e que consequentemente no entram no mercado. Por exemplo aquilo que plantamos e colhemos na nossa horta, uma vez que so itens que no transacciona no mercado. Temos como outro exemplo, quando pagamos a um jardineiro para cortar a nossa relva, essa transaco includa, mas se formos ns prprios a cortar a relva esse servio no tem valor, logo no entra no PIB, porque no est a ser vendido no mercado. -O PIB inclui tanto os bens tangveis (comida, vesturio, automveis) quanto os bens
Macroeconomia | 06-12-2011

intangveis (corte de cabelo, limpezas, visitas mdicas). -Ao afirmar que o PIB s inclui o valor dos bens finais, referimo-nos ao valor dos bens intermedirios que no so levados em conta, uma vez que, o seu valor vai estar includo no preo dos bens finais. Caso contrrio seria dupla contagem.

Inflao
Falamos de inflao quando se verifica uma subida generalizada dos preos de todos os bens e servios ( e no s de um ou de um grupo especfico), sustentada e continuada. Quanto ao preo, so elaborados dados estatsticos baseados em ndices de preos, como por exemplo o IPC ndice de preos no consumidor, que nos traduz o preo mdio de bens e servios adquiridos pelos consumidores num determinado perodo temporal, representado pela letra P. Para medir a estabilidade desses preos, teremos de verificar a taxa de inflao, que nos traduz a variao percentual dos preos de um ano face ao ano seguinte, que calculada da seguinte forma:

[P (ano n) P (ano n-1)] / P (ano n-1) * 100%

Tipos de inflao

A intensidade com que os preos sobem no sempre a mesma, havendo perodos em que a inflao praticamente imperceptvel e outros em que atinge valores incalculveis. Assim, habitual distinguirem-se trs tipos de inflao:
Macroeconomia | 06-12-2011

moderada, quando os preos sobem lentamente, apresentando taxas anuais de um s digito (inferior a 10 %);

galopante, caracteriza-se por uma subida acentuada dos preos ( taxas de dois dgitos). hiperinflao, quando os preos sobem descontroladamente, atingindo valores muito elevados.

Inflao e poder de compra A inflao reflecte-se tambm directa e imediatamente sobre o poder de compra das pessoas, pois se considerarmos que o rendimento da populao se mantm constante e constatrmos um aumento generalizado do preo dos bens e servios, isso ir traduzir-se numa menor capacidade de adquirir esses mesmos bens e servios.

Taxa de inflao mdia anual e taxa de inflao homloga inflao mdia anual expressa a mdia de variao dos preos dos bens considerados no cabaz ao longo do ano; inflao homloga compara a variao do preo do cabaz num determinado ms, relativamente ao preo do cabaz no mesmo ms do ano anterior.

A inflao em Portugal e na Unio Europeia


Nos ltimos anos temos vindo a assistir em Portugal, acompanhando a tendncia dos restantes pases da Unio Europeia, a um processo de deflao, ou seja, de desacelerao continuada da taxa de inflao. So vrios os factores que explicam esta tendncia verificada na taxa de inflao em Portugal, podendo ser divididos em dois grupos: Factores externos. O aumento da inflao externa, que se traduziu igualmente num aumento dos bens de consumo em Portugal, dada a dependncia do nosso
Macroeconomia | 06-12-2011

pais face a estes bens. Factores internos. No caso dos anos de 2000 e de 2001, estes no foram muito propcios reduo da inflao. Por um lado verificou-se um forte desequilbrio entre a oferta e a procura interna e, por outro lado, um aumento dos custos salariais, contribuindo para a manuteno de uma presso sobre os preos, principalmente dos servios, j que os aumentos dos salrios nominais no foram acompanhados

por um aumento da produtividade, traduzindo-se assim num crescimento dos custos unitrios do trabalho.

Fig.2

Macroeconomia | 06-12-2011

Desemprego

Comecemos por apresentar alguns conceitos bsicos inerentes a este indicador macroeconmico: Populao activa - que engloba a populao em idade de trabalhar, com mais de 16 anos. Incluem-se neste grupo empregados, desempregados e indivduos que cumprem o servio militar obrigatrio (que hoje j no tido em conta no nosso pas). Populao inactiva engloba os restantes grupos populacionais, as crianas, reformados e pensionistas e individuos que trabalham mas que no auferem de nenhum rendimento, ex.: donas de casa e voluntrios. Desempregados so aqueles que querem trabalhar, mas que por falta de postos de trabalho, no podero faz-lo.

Macroeconomia | 06-12-2011

Fig.4

Clculo da taxa de desemprego: N de desempregados x 100 Total da pop. activa

10

Tendo uma economia to vulnervel como temos assistido, de prever que o desemprego se v acentuando de ano para ano e nas alturas das recesses onde atinge valores astronmicos como nos demonstra o grfico (fig.3), que nos fala na populao desempregada na E.U. nos ltimos 10 anos.

Fig. 5 Populao Desempregada

Sobre este assunto, levantam-se algumas questes nomeadamente:

Macroeconomia | 06-12-2011

Qual ser a ligao exacta entre o desemprego e a inflao?

Segundo a lei de Okun por cada 2% de quebra no PNB relativamente ao PNB potencial a taxa de desemprego aumenta 1 ponto percentual. Ex: Se o PNB tem um potencial de 100% e se reduz para 98% a taxa de desemprego aumenta em 1% (ex:10% para 11%).

11

O que acontece ao Desemprego quando h recesso?

As vendas retraem e as empresas no necessitam de colaboradores para a produo sendo dispensados aumentando a taxa de desemprego.

Consequncias do Desemprego

Quando a taxa de desemprego elevada so desperdiados recursos e os rendimentos das pessoas diminuem gerando a perda de auto confiana.

Quanto ao tipo, existem vrias designaes das quais destacamos: Desemprego tecnolgico desactualizao e desvalorizao da

qualificao profissional, pelo facto da mquina substituir o homem. Incide sobretudo na populao activa mais idosa. Desemprego friccional ocorre devido ao movimento incessante de pessoas entre regies e empregos, ou nas diferentes etapas da vida. Desemprego estrutural desequilbrio entre a oferta e procura de trabalho, mais evidente em pases subdesenvolvidos. Desemprego conjuntural ou cclico resulta de perodos de depresso, quando
a economia retrai, desincentivando o investimento, tendo com consequncia directa a perda de poder de compra dos assalariados da elevao de preos. A procura global de trabalho

diminuta.
Macroeconomia | 06-12-2011

Dos indicadores existentes, este o que afecta de forma mais directa as pessoas e ao mesmo tempo nos traduz o estado de um ciclo econmico.

12

13
Fig.6

Macroeconomia | 06-12-2011

DAS FLUTUAES AOS CICLOS ECONMICOS

Definio O que um ciclo econmico?

Um ciclo econmico um movimento peridico, (para cima e para baixo) na produo, emprego, consumo, investimento e outras variveis econmicas relevantes com uma durao habitual de 2 a 10 anos caracterizadas pela expanso ou contraco da economia.

Recesso e Expanso
No sendo a economia esttica ela tem pontos altos e pontos baixos, caracterizados pela recesso e expanso como nos mostra a figura 7. A recesso um movimento descendente do produto, rendimento e emprego num perodo de tempo que perdura no mnimo 6 meses a 1 ano, caracterizado pela contraco da economia. Quando a recesso atinge um ponto baixo, ou seja o seu mnimo, e de seguida verificamos que a actividade econmica aumenta, perodo de expanso, graficamente nos demonstrado atravs de imagens simtricas.

Fig. 7 Um ciclo econmico, tal como um ano, tem as suas estaes

14

Macroeconomia | 06-12-2011

Para uma melhor explicao temos a figura 8 onde nos demonstra a actividade econmica norte americana desde 1920 e como falamos anteriormente aps uma recesso vem uma expanso e assim sucessivamente, embora no haja uma regra especfica ou formula que nos permita calcular quando ira comear uma expanso ou recesso. Contudo temos factores indicadores de uma recesso, tais como:

Produo e consumo

Assistimos a uma quebra acentuada nas compras por parte dos consumidores, que contribui para o aumento dos stocks em armazm. As empresas cortam na produo e o PNB real diminui levando as empresas a investirem menos.

Emprego

A procura de trabalhadores tem uma queda acentuada, que leva reduo de horrios, dispensas temporrias (lay off) e consequentemente o desemprego.

Inflao

Como no h consumo a inflao abranda. A reduo dos salrios muito pouco provvel mas o seu aumento acompanha a inflao nos perodos de retraco econmica.

Lucros

Os lucros das empresas reduzem-se acentuadamente. Um bom indicador ser a queda das aces j que os investidores pressentem uma
Macroeconomia | 06-12-2011

retraco (especulao).

15

Fig.8. Actividade econmica desde 1920

16

Macroeconomia | 06-12-2011

Teorias dos ciclos econmicos

Os ciclos econmicos ocorrem geralmente em resultado da procura agregada e podemos classificar as teorias em externas e principalmente internas. Teorias externas (flutuaes de algo exterior ao sistema econmico) Guerras Revolues e eleies Descoberta de ouro Taxas de crescimento da populao e nas migraes Descoberta de novas terras e recursos Descobertas cientficas e inovaes tecnolgicas

Teorias internas (analisam os mecanismos do interior do prprio sistema econmico dando origem aos ciclos econmicos) A expanso e contraco da moeda e do crdito A inovao (caminhos de ferro, automveis) O modelo acelerador - multiplicador As teorias polticas (manipulao politica) Teorias do ciclo econmico de equilbrio (incompreenso de preos e salrios levando a elevadas ofertas ou trabalho insuficiente)

Macroeconomia | 06-12-2011

Actualmente, uma das teorias que se pode salientar no desfazendo as outras, ser a teoria politica onde os chefes de estado de Pases muito bem cotados tais como a Alemanha (ngela Merkel) Estados Unidos (Barack Obama) e Frana (Sarkozy) tm um grande impacto na economia quando opinam e a manipulam de modo a controlarem quase o resto do mundo, ganhando notoriedade levando-os a serem reeleitos.

17

CRESCIMENTO ECONMICO

Podemos definir crescimento econmico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produo de bens e servios).

Representa a expanso do PIB potencial, ou do produto nacional de um pas. O crescimento pode-se observar pela fora de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeioamento tecnolgico.

H muitas estratgias bem-sucedidas na via do crescimento econmico autosustentado. A Gr-Bretanha, por exemplo, tornou-se lder econmico mundial no sculo XIX ao ser pioneira na Revoluo Industrial com a inveno da mquina a vapor e do caminho-de-ferro e dando uma grande importncia liberdade de comrcio. Ainda que os seus percursos possam ser diferentes, todos os pases em crescimento rpido partilham os mesmos traos comuns.

18

Macroeconomia | 06-12-2011

A Influncia da Revoluo Industrial

A Revoluo Industrial consistiu num conjunto de mudanas tecnolgicas com profundo impacto no processo produtivo a nvel econmico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do sculo XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do sculo XIX. Ao longo do processo, a era agrcola foi superada, a mquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relao entre capital e trabalho se imps, novas relaes entre naes se estabeleceram e surgiu o fenmeno da cultura de massa. Essa transformao foi possvel devido a uma combinao de factores, como o liberalismo econmico, a acumulao de capital e uma srie de invenes, tais como caminhos-de-ferro, navios a vapor que puseram em contacto os pontos mais afastados do globo, o ferro e o ao que tornaram possvel maquinas mais fortes e locomotivas mais rpidas. Quando os economistas de mercado entraram no seculo XX surgiram importantes ramos de actividades em torno dos telefones, automveis e da energia elctrica. O capitalismo tornou-se o sistema econmico vigente.

19

Macroeconomia | 06-12-2011

As consequncias da Revoluo Industrial A partir da Revoluo Industrial o volume de produo aumentou extraordinariamente: a produo de bens deixou de ser artesanal e passou a ser maquinofaturada; as populaes passaram a ter acesso a bens industrializados e deslocaram-se para os centros urbanos em busca de trabalho. As fbricas passaram a concentrar centenas de trabalhadores, que vendiam a sua fora de trabalho em troca de um salrio. Umas das consequncias da Revoluo Industrial foi o rpido crescimento econmico.

Revoluo a

Industrial de

alterou viver das

completamente

maneira

populaes dos pases que se industrializaram. A populao deslocou-se do campo para a cidade moderna significava mudanas

incessantes.

cada

instante,

surgiam

novas

mquinas, novos produtos, novos gostos, novas modas. Enquanto nas dcadas

anteriores houve predominncia da indstria de bens de consumo, na dcada de 40 outros tipos de actividade industrial comeam a se
Macroeconomia | 06-12-2011

desenvolver como no sector de minerais, metalurgia, siderurgia, ou seja sectores mais sofisticados tecnologicamente.

20

Os economistas que tm estudado o crescimento econmico tm descoberto que a mquina do progresso econmico tem de deslocar-se sobre as mesmas quatro rodas, seja pas rico ou pobre. Estas quatro rodas ou factores de crescimento so:

Recursos Humanos (oferta de trabalhadores, educao, disciplina, motivao)

Recursos Naturais (terra, minerais, combustveis, qualidade ambiental)

Formao Capital (mquinas, fabricas, estradas)

Tecnologia (cincia, engenharia, gesto, iniciativa empresarial)

Com tudo isto, conseguimos perceber que o crescimento da economia indicado pelas altas taxas de crescimento do produto per capita e da populao; altas taxas de crescimento da produtividade; ritmo elevado da transformao estrutural; rpida transformao de estruturas sociais; expanso econmica mundial e por fim pelo progresso tecnolgico. No um mero conceito abstracto. vital para os cidados de um pas dado que o crescimento econmico, em termos do crescimento do produto per capita significa o crescimento do salario e aumento dos nveis de vida. O progresso tecnolgico simboliza que pode ser produzido mais produto com o mesmo capital e trabalho.

21

Macroeconomia | 06-12-2011

Crescimento econmico vs Desenvolvimento econmico

Desde j temos que esclarecer a diferena entre Crescimento Econmico e Desenvolvimento Econmico. Crescimento Econmico, traduz a riqueza material de um pas e isso verifica-se atravs do aumento do PIB, Produto Interno Bruto. Isto d-se quando existe um aumento da capacidade produtiva, mais fbricas, mais gerao de energia, mais empregos, maior investimento numa determinada sociedade e tambm pelo progresso tecnolgico. Contudo nem sempre um alto crescimento econmico, ou melhor um elevado PIB corresponde a um pas desenvolvido, pois esse dinheiro gasto muitas das vezes na compra de material ou em bens suprfluos do que s uma pequena parte do pas beneficia. Desenvolvimento Econmico, podemos conceitu-lo como sendo o crescimento econmico, aumento do PNB - Produto Nacional Bruto, acompanhado por alteraes profundas na estrutura econmica e pela melhoria da qualidade de vida da populao (alimentao, sade, habitao, reformas, assistncia social, etc.) procura tambm reduzir as desigualdades sociais, garantir os direitos humanos, o acesso de toda a populao a um grau mnimo de satisfao das necessidades bsicas, igualdade de oportunidades para toda a populao independentemente do
Macroeconomia | 06-12-2011

seu sexo, etnia, religio ou classe social.

22

Sete Tendncias Bsicas do Desenvolvimento Economico 1. A massa de capital tem crescido mais rapidamente do que a populao

e o emprego, donde resultou a intensificao do capital. 2. Na maior parte do perodo posterior 1900 tem havido uma forte

tendncia de aumento da remunerao horaria media real. 3. A parcela da remunerao dos trabalhadores no rendimento nacional

tem sido extraordinariamente estvel nos ltimos 100 anos. 4. de lucro. 5. rendimentos Em vez do aumento continuo, que seria previsvel segundo a lei dos decrescentes, mantendo-se a tecnologia constante, rcio, Verificam-se importantes oscilaes das taxas de juros reais e da taxa

capital/produto tem efectivamente diminudos desde o incio do seculo XXI. 6. Durante a maior parte do seculo XX, os rcios da poupana e do

investimento nacionais em relao ao PIB mantiveram-se estveis. Desde 1980, a taxa de poupana nacional diminuiu acentuadamente nos EUA. 7. Aps a excluso dos efeitos do ciclo econmico, o produto nacional

tem crescido a uma taxa mdia de 3% ao ano. O crescimento do produto tem sido muito superior media ponderada do crescimento do capital, do trabalho e dos factores de recursos, o que sugere que a inovao tecnolgica deve a estar a desempenhar um papel chave no crescimento econmico.

Macroeconomia | 06-12-2011

Portanto um crescimento econmico no sinal de desenvolvimento, mas para que haja desenvolvimento tem que haver crescimento econmico

23

Assim, para avaliarmos correctamente o crescimento econmico e o desenvolvimento de um pas utilizamos indicadores simples ou compostos. So exemplos de indicadores simples o PIB per capita (indicador simples econmico), que revela o valor mdio de riqueza por habitante; a esperana mdia de vida nascena (indicador simples demogrfico), que evidencia o nvel de sade de uma populao; a taxa de analfabetismo (indicador simples sociocultural); a democracia poltica (indicador simples poltico-social), entre outros. Relativamente aos indicadores compostos temos como exemplos o IDH ndice de Desenvolvimento Humano; o IPH ndice de Pobreza Humana; e o IEG ndice de Equidade de Gnero.

Macroeconomia | 06-12-2011

Fig. 2 - A convergncia do Japo e a da China, PIBpc (fonte: Banco Mundial)

24

Por exemplo, a China um pas que tem apresentado um acentuado crescimento econmico e um grande progresso podemos tecnolgico, consider-la contudo um no pas

desenvolvido, pois, apesar de possuir uma enorme riqueza no a aplica correctamente.

Porque no existe liberdade dos seus cidados, h uma elevada taxa de mortalidade, existe um elevado nmero de crianas a serem

exploradas e muitas famlias vivem em condies precrias.

25

Macroeconomia | 06-12-2011

Teorias do Crescimento

Modelos Clssicos:

Poderemos comear com a teoria de Adam Smith, onde ele afirma que motor do crescimento econmico a diviso de trabalho. Com a sua teoria de diviso de trabalho ele incrementa um grande progresso, pois a partir desta teoria, generalizase o entendimento de que a produtividade depende no s das caractersticas de um determinado sector de actividade, mas das caractersticas do trabalho abstracto. A diviso de trabalho o resultado da propenso natural do homem para troca, e o primeiro valor de troca exactamente o trabalho. O trabalho constitui a nica e verdadeira medida do valor de troca de todos os bens. A pr condio para o desenvolvimento da diviso de trabalho a acumulao de capital. Na construo smithiana, a acumulao de capital surge como a pedra angular da teoria de desenvolvimento econmico, e explicada na base das qualidades dos homens. Com base na acumulao de capital possvel aumentar o lucro, o nmero de trabalhadores produtivos e consequentemente a produtividade. Rejeitando assim, qualquer papel activo do Estado. Com tudo isto, Smith pressupe que todas as terras que forem apropriadas sejam monopolizadas por pessoas que exigem para seu uso uma "renda", isto , "o preo pago pelo uso da terra". Assim, a renda da terra " naturalmente um preo de monoplio". Smith partiu com uma hipottica idade de ouro, onde a terra estava disponvel livremente para todos, as pessoas limitavam-se a ocupar os hectares de terreno. O produto nacional aumentaria e consequentemente os salrios reais. O
Macroeconomia | 06-12-2011

produto cresce em consonncia com a populao, pelo que o salario por trabalhador seria constante ao longo do tempo. Mas essa idade no poderia continuar para sempre porque com o crescimento da populao, a terra acabaria por ser toda ocupada, uma vez desaparecida a terra sem fonteiras deixava de ser possvel o crescimento equilibrado da terra, do trabalho e do produto. Assim a terra ficaria escassa e as rendas aumentariam para racionar entre os diferentes usos, cada

26

trabalhador ficaria com menor rea por onde trabalhar e a lei dos rendimentos decrescentes entra em aco. J a teoria de Thomas Robert Malthus uma construo a partir da teoria da renda de Adam Smith. Malthus v a renda como uma parte do "produto excedente" da terra, isto , do excesso da quantidade produzida de alimento sobre a quantidade necessria manuteno dos trabalhadores requeridos para produzi-la. Ele tambm da teoria que que o ritmo de crescimento populacional seria mais acelerado que o ritmo de crescimento da produo alimentar. Previa ainda que um dia estariam esgotadas as possibilidades de aumento da rea cultivada, pois todos os continentes estariam plenamente ocupados pela agro-pecuria e a populao do planeta continuaria crescendo e assim conduziria a economia a um ponto em que os trabalhadores estivessem no nvel mnimo de subsistncia. Malthus argumentou que a populao expandir-se-ia sempre que os salrios estivessem acima do nvel de subsistncia; abaixo dos salrios de subsistncia haveria consequncia como a fome, a falta de alimentos para abastecer as necessidades de consumo do planeta, grande mortalidade e diminuio da populao. Para evitar esse flagelo, Malthus, um pastor da igreja anglicana contrrio aos mtodos anticoncepcionais, propunha a sujeio moral, ou seja, que as pessoas s tivessem filhos se possussem terras cultivveis para poder aliment-los. Hoje, sabe-se que as suas previses no se concretizaram: a populao do planeta no duplicou a cada 25 anos e a produo de alimentos cresceu no mesmo ritmo do desenvolvimento tecnolgico.

27

Macroeconomia | 06-12-2011

Modelo Neoclssica:

Robert Solow, tem a teoria que os novos ingredientes do crescimento econmico so o capital e o progresso econmico. Malthus exagerou na sua previso porque no reconheceu a inovao tecnolgica e o investimento em capital podiam anular a lei dos rendimentos decrescentes. A primeira revoluo industrial deu a luz o equipamento movido energia que aumentou a produo, fbricas que juntaram equipas de trabalhadores em empresas gigantes, caminhos-de-ferro e navios a vapor que puseram em contacto os pontos mais afastados do globo. A tecnologia permanece em constante. O capital consiste nos bens durveis fabricados que so usados para produzir outros bens. Nos bens de capital incluem-se estruturas como fabricas e habitaes, equipamentos como computadores e mquinas-ferramentas e existncias em armazm de bens acabados ou em vias de fabrico. Analisando o crescimento econmico, os economistas salientam a necessidade de intensificao do capital, que o processo pelo qual a quantidade de capital por trabalhador aumenta ao longo dos tempos. Como por exemplo, a multiplicao dos equipamentos agrcolas, os caminhos-de-ferro e auto-estradas nos transportes e o uso crescente de computadores na banca. So tudo exemplos de como a economia investe em bens capital, aumentando o capital por trabalhador. Com a insero de novas tecnologias no local de trabalho a produo de produtos por trabalhador aumentar e consequentemente os seu salrios.

28

Macroeconomia | 06-12-2011

Nvel de Desenvolvimento e Nvel Tecnolgico

O desenvolvimento econmico deve ter como objectivo a melhoria do nvel e da qualidade de vida dos portugueses, o pleno emprego, uma elevada satisfao das necessidades da populao, uma justa e equilibrada repartio da riqueza criada e a defesa da independncia nacional. Com a poltica de desenvolvimento pretende-se uma economia moderna, com uma acrescida e slida base cientfico-tcnica e uma nova especializao produtiva: uma economia com produes e servios de qualidade e de alto valor acrescentado nacional e com elevados nveis de tecnologia, de produtividade, de emprego, de salrios e de formao profissional; uma economia em que os principais dfices estruturais - alimentar, energtico, tecnolgico e em bens de equipamento - se encontrem substancialmente atenuados, o nvel de segurana alimentar esteja garantido, o dfice comercial seja reduzido, a balana de transaces correntes se apresente tendencialmente equilibrada e a dvida externa se situe a um nvel comportvel e cujos encargos anuais no limitem gravosamente as possibilidades de crescimento da economia nem ponham em causa a independncia nacional; uma economia onde seja incentivada e apoiada a participao activa, interessada e criadora dos trabalhadores e o controlo de gesto, e sejam garantidas as condies necessrias para que os pequenos e mdios empresrios, os agricultores e os pescadores contribuam com
Macroeconomia | 06-12-2011

maior eficcia para a produo social; uma economia cuja crescente especializao e integrao na diviso internacional do trabalho seja acompanhada e sustentada pelo reforo da base nacional de acumulao e da base cientfica e tecnolgica.

29

Dentro da linha de pensamento econmico, consenso a ideia de que a tecnologia desempenha importante papel para o desenvolvimento econmico, sendo as inovaes tecnolgicas pilares importantes para alcanar esse desenvolvimento e, consequentemente aumentar a produtividade dos factores de produo. As definies do termo tecnologia so numerosas e uma delas diz que, a tecnologia essencialmente conhecimento, ou seja, conhecimento til, visto que pode ser aplicada s actividades humanas e contribuir para elevao quantitativa e qualitativa dos resultados de tais actividades e processos. Pode-se colocar a inovao tecnolgica como a aplicao de uma nova tecnologia ao processo produtivo, que resulta em novo produto, ou altera algum atributo do produto antigo pelo mercado, ocasionando nveis mais elevados de produtividade e de lucratividade, alm de aumentara participao no mercado da empresa inovadora (Rosenthal, 1995) . E hoje em dia estamos a presenciar uma exploso de novas tecnologias, especialmente na informtica, nas comunicaes (como internet) e nas cincias da vida. O progresso tecnolgico de facto um progresso continuo de pequenos aperfeioamentos, como comprovado pelo facto de nos EUA se registarem anualmente mais de 100.00 novas patentes e haver outros milhes de aperfeioamentos que fazem parte da rotina do progresso da economia. Os economistas j entenderem que o progresso econmico bastante importante na melhoria dos nveis de vida, tem vindo a ficar cada vez mais claro que o progresso tecnolgico no s um procedimento mecnico de simples procura de melhores produtos e processos. Em vez disso, a inovao rpida exige a dinamizao de um espirito empresarial.
Macroeconomia | 06-12-2011

30

CRESCIMENTO E CRISES

Para conseguirmos desenvolver o tema sobre o crescimento e crises tem que se distinguir trs factores fundamentais que so: A economia a cincia que estuda os processos de produo, intercmbio e consumo de bens e servios. O crescimento econmico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade econmica durante um ou vrios perodos longos. A sua avaliao faz-se atravs da anlise de certos ndices: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB). A crise uma mudana brusca ou uma situao de escassez como por exemplo: insuficincia a nvel de produo, da comercializao e do consumo dos produtos e servios, o desemprego, o aumento da precariedade, da desigualdade social, e muito mais. A economia cclica, ou seja, combina etapas de expanso com fases de contraco. Estas flutuaes sucessivas so conhecidas sob o nome de ciclo econmico. Estes princpios permitem afirmar que toda descida culmina numa subida e vice-versa. As quatro grandes fases de um ciclo econmico so: Boom quando aumenta a actividade econmica at ao seu auge, isto , quando a economia est num momento de
Macroeconomia | 06-12-2011

prosperidade, no ponto alto do ciclo, os investimentos esto sendo aplicados de maneira tal que esto a levar a economia ao crescimento e ao bem-estar econmico e social de todos os participantes;

31

Depresso onde caem os indicadores. Contrariamente prosperidade ponto mais baixo do ciclo. uma situao de instabilidade que enfraquece os nimos e deixa a aco em completa desconfiana no futuro.

Recesso quando a depresso se estende por mais de dois trimestres consecutivos onde se pode observar um

decrescimento nos investimentos, um aumento no desemprego, um aumento na propenso marginal a consumir geral, e um momento de retrocesso econmico e social no sistema econmico e poltico. o que se pode chamar de caos social, com as diversas convulses que a sociedade deve suportar, s custas de um empobrecimento sem precedente.

Recuperao ou estagnao que onde os ndices voltam a subir e comea e o boom do ciclo seguinte inicia.

Na fase de recesso onde se encontram as crises, muito bem investigadas pelos economistas de todas as correntes da economia mas, sem uma soluo eficaz para a questo, e tambm, por causa da realidade de cada pas ou nao. Como consequncia desse perodo de queda do PIB, a diminuio da disponibilidade de crdito acabaria por acarretar a diminuio do consumo. E consequentemente, da
Macroeconomia | 06-12-2011

produo levando as empresas a investir e produzir menos. Por fim, viria o to temido desemprego, a insolvncia de vrias empresas o que levaria novamente diminuio do consumo, completando-se o ciclo vicioso.

32

Pode tratar-se de uma crise generalizada com quebra de todos os ndices, ou de crises que afectam em especial certos sectores como por exemplo a crise da oferta e crise da procura. Por outro lado, fala-se de crise de subsistncia sempre que um grupo social no possa satisfazer as suas necessidades bsicas.

Perspectivas:

Na perspectiva da viso Neoclssica, a Teoria Econmica comea a dar novos passos em direco a um progresso da Cincia; entretanto, no se deixou de lado o fundamento de que a economia capitalista seria uma economia exploradora, na considerao de que o homem ficasse em segundo plano, e o capital (recursos e mquinas) fosse o agente principal, propulsor do desenvolvimento econmico e social; mas, perdurava a caracterstica essencial de que o hedonismo fundamental, quer dizer, cada um por si. No sistema capitalista a economia constitui uma cincia dinmica, pelo facto das constantes crises provocarem revises em todo momento; desta forma, aparecem novas solues s questes econmicas que servem para resolver os problemas em pauta e para implementar o acervo intelectual da Sistema Economico, dentro do processo de aceitao, ou rejeio das hipteses imprecisas da teoria em anlise. Na verso Marxista, pode-se dizer que as origens da crise resultam da pobreza e da insuficincia do consumo da populao com relao capacidade da
Macroeconomia | 06-12-2011

produo da economia. Pois, a repartio da renda nacional determina em primeiro lugar, a apropriao da mais-valia, onde reside a ganncia pelos lucros, e isto, por sua vez, repercute em maiores investimentos. Em segundo lugar, pelo facto de que a insuficincia relativa da demanda global em bens de consumo torn-la capaz de absorver a capacidade de produo do sistema, que se desenvolve como se a capacidade absoluta de consumo fosse ilimitada.

33

Na verso Keynesiana, chega-se concluso de que as crises, decorrem da insuficincia de capital, quer dizer, precisa-se de investimentos, porque o nvel de capital no est compatvel com a procura global, que necessita de bens e servios para satisfazerem seus anseios. Keynes mostra a insuficincia da eficincia marginal do capital e, por consequncia, observa-se tambm, alta propenso marginal a consumir de todas as classes sociais, gerando o desequilbrio que desemboca na crise que obriga o capitalismo a tomar novas decises frente novas polticas de desenvolvimento do sistema. Contudo, deve-se observar que os pases perifricos so os nicos que pagam com a derrocada cclica dos capitalistas, j que os salrios nominais so parmetros de deciso para uma sada da crise que vai e volta mais forte. Concluindo, precisa-se estruturar a Cincia Econmica, de tal maneira, que se tenha uma nova ordem para a economia; pois, os princpios clssicos, neoclssicos, keynesianos, e marxistas no explicam totalmente as crises que passam os pases do mundo capitalista e socialista. H que idealizar que a sada para a crise seja a implementao dos investimentos que, por consequncia, aumenta a produo, aumenta o emprego, a moeda em circulao seja valorizada, melhora os relacionamentos internacionais e, por fim, o sistema econmico retorna ao seu estado de boom da economia. Portanto, a questo no to simples, ao considerar que as crises trazem outros aspectos incontrolveis e quase imperceptveis, que so a ideologia, a cultura, o poder econmico, onde as terapias da economia perfeita e simples, no resolvem essa falncia mltipla dos rgos do sistema econmico. Em suma, parte da soluo da crise est no foco ao crescimento, na reduo
Macroeconomia | 06-12-2011

das desigualdades e na adopo de polticas fiscal e monetria responsveis.

34

Exemplo contra a crise


Brasil Crescimento consistente e sustentvel A trajectria de desenvolvimento do pas nos ltimos anos foi de investimento em polticas pblicas que aumentaram a eficincia produtiva, diminuram a vulnerabilidade externa e estimularam a taxa de investimento e da poupana como fraco do PIB. Com isso, o resultado, ao final de 2010, foi de uma economia consistente e estvel. As polticas adoptadas permitiram um crescimento constante e sustentvel, com gerao de emprego formal, melhor distribuio de renda e capacidade para absorver choques externos e internos. O Brasil conseguiu reagir e lidar bastante bem uma tentativa de crise Mundial, isto , entre vrias atitudes que tomou destaca-se os estmulos governamentais economia e tambm determinadas medidas de flexibilizao do trabalho, como adopo de horas e reduo dos salrios, os empregados preservaram seus empregos e as empresas preservaram seus quadros de pessoal. O Brasil um dos pases mais preparados para enfrentar o agravamento da crise internacional, est protegido pelos fundamentos macroeconmicos. Nenhum pas pode estar totalmente imune crise, mas alguns esto mais bem preparados que outros e o brasil tem bastante resistncia no mercado interno e boas polticas financeiras. O Brasil passou por um histrico de crises e reconstruo e hoje tem um sistema financeiro capitalizado e uma economia slida.

35

Macroeconomia | 06-12-2011

Medidas utilizadas pelo Brasil para combater a crise: Lanaram novas linhas de crdito e aumentos nos limites de

financiamento e assim procuravam garantir a produo agrcola e industrial no pas. Criaram linhas de financiamento para consumo, beneficiando pessoas

na compra de electrodomsticos, equipamentos electrnicos, mveis e material para construo. Assina decretos para garantir a estrutura do sector bancrio e

modificadas as regras do recolhimento do compulsrio. O Banco Central amplia as possibilidades para que os bancos possam

aumentar a quantidade de dinheiro que tm em caixa a partir da venda de activos para bancos maiores. O governo decide cancelar o IOF - Imposto sobre Operaes

Financeiras na liquidao de cmbio para a entrada de investidores externos no Brasil.

Macroeconomia | 06-12-2011

Fig.10

36

No pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise a melhor bno que pode ocorrer com as pessoas e pases, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angstia, como o dia nasce da noite escura. na crise que nascem as invenes, os descobrimentos e as grandes estratgias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar superado. Quem atribui crise seus fracassos e penrias, violenta seu prprio talento e respeita mais aos problemas do que s solues. A verdadeira crise, a crise da incompetncia. O inconveniente das pessoas e dos pases a esperana de encontrar as sadas e solues fceis. Sem crise no h desafios, sem desafios, a vida uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise no h mrito. na crise que se
Macroeconomia | 06-12-2011

aflora o melhor de cada um. Falar de crise promov-la, e calar-se sobre ela exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a nica crise ameaadora, que a tragdia de no querer lutar para super-la.

Albert Einstein

37

CONCLUSO
A Macroeconomia foca o seu estudo sobre a economia como um todo, e a sua influncia sobre empresas e famlias. E tem trs grandezas: o PIB- Produto Interno Bruto que serve para avaliar os factores produtivos e se a eficincia tecnolgica convenientemente utilizada: a Inflao onde se pode verificar a subida generalizada dos preos de todos os bens, traduz-se na variao percentual dos preos e reflecte-se directamente sobre o poder de compra dos consumidores e por fim o Desemprego, quando economia retrai, desincentivando o investimento, tendo com consequncia directa a perda de poder de compra e a elevao de preos. Dois temas essenciais surgem sobre esta anlise, uma a curto prazo, que engloba as flutuaes registadas a nvel do produto, emprego e preos, que designamos por ciclo econmico e outro que verifica as tendncias a longo prazo no produto e nos nveis de vida, crescimento econmico. Ambas esto directamente ligadas porque ao proferirmos crescimento econmico direccionamo-nos para os ciclos porque a economia resume-se a isto mesmo, queda do PIB, a diminuio da disponibilidade de crdito que acarreta a diminuio do consumo e consequentemente, da produo levando as empresas a investir e produzir menos e os preos a subirem onde levaria o to temido desemprego, a insolvncia de vrias empresas o que levaria novamente diminuio do consumo. A partir deste ciclo vicioso encaminha-se a temvel crise econmica, uma situao de escassez como a insuficincia a nvel de produo, da comercializao e do consumo dos produtos e servios, levaria ao desemprego, precariedade e a desigualdade social. Concluindo, torna-se necessrio estruturar a Cincia Econmica, de tal maneira, que se tenha uma nova ordem para a economia; pois, os princpios clssicos, neoclssicos, keynesianos, e marxistas no explicam totalmente as crises pela qual passam os pases do mundo capitalista e socialista. Imagina-se que a sada para a crise seja a implementao dos investimentos que, para estimular a economia. Como consequncia aumentam a produo, o emprego, e a moeda em circulao ser valorizada, melhoram os relacionamentos internacionais e, por fim, o sistema econmico retorna ao seu estado de boom. Portanto, a questo no to simples, ao considerar que as crises trazem outros aspectos incontrolveis e quase imperceptveis, que so a ideologia, a cultura, o poder econmico, onde as terapias da economia perfeita e simples, no resolvem essa falncia mltipla dos rgos do sistema econmico.

38

Macroeconomia | 06-12-2011

Bibliografia Samuelson Nordhaus Macroeconomia 14 e 18 edio Hendersom, R David e Neves, Joo Csar das, Enciclopdia de Economia Dornbusch, Rudiger, Fischer, Stanley e Startz, Richard, Macroeconomia, 8 edio Neves, Joo Lus Csar das, Introduo Economia, 8 edio, EditorialVerbo

Webgrafia

Macroeconomia | 06-12-2011

http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-edesenvolvimento.html http://www.esds1.pt/site1514/index.php?option=com_content&view=article&id =96:crescimento-economico-edesenvolvimento&catid=42:economia&Itemid=69 http://desenvolvimentostp.blogspot.com/2008/02/anlise-da-teoria-do-estadode-adam.html http://hermes.ucs.br/ccet/deme/emsoares/eqdif/restrito/trabalhos/trab10.pdf http://conceito.de/crise-economica http://www.eumed.net/cursecon/libreria/2004/lgs-ens/14.htm http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/revolucaoindustrial/27484/ http://www.eumed.net/cursecon/libreria/2004/lgs-ens/33.htm http://www.pcp.pt/partido/programa/38.html http://conceito.de/crise-economica http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/ECONOMIA/205798-BRASIL-EALEMANHA-LIDARAM-BEM-COM-A-CRISE-DE-2008,-CONCLUIESTUDO.html http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/alemanha-ainda-nao-sentiu-crise http://prof.santana-esilva.pt/economia_e_gestao/trabalhos_06_07/word/Mercado%20de%20trabal ho,%20emprego%20e%20desemprego.pdf

http://www.gpeari.min-financas.pt http://resistir.info/crise/gouverneur_cap_9.html

39

You might also like