You are on page 1of 12

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

O RESGATE DO MONISMO DE SPINOZA NA NEUROFILOSOFIA DE ANTONIO DAMSIO Orion Ferreira Lima1 Alfredo Pereira Jr.2 Resumo Neste trabalho, temos como objetivo relacionar a proposta neurofilosfica de Antonio Damsio, em particular as categorias expostas no livro O Mistrio da Conscincia (traduzido do ingls The Feeling of What Happens), com a psicologia filosfica de Baruch de Spinoza. Fazemos breve reviso do processo de constituio da subjetividade, tal como descrito por Damsio, para compar-lo com a concepo de Spinoza a respeito dos processos de pensamento. Verificamos ento que os conceitos de mapeamento de estados do corpo e de imagem mental, propostos por Damsio, encontram um paralelo na concepo da atividade mental como ideao dos processos corporais, em Spinoza, semelhana que vem a se confirmar na temtica do novo livro de Damsio, Em Busca de Espinosa. Introduo O dualismo de corpo e mente tendncia majoritria na histria da filosofia ocidental, comeando com o idealismo de Scrates e Plato, e passando pelo dualismo de res cogitans e res extensa de Ren Descartes. Apesar de ser um discpulo de Descartes, Baruch de Spinoza elaborou uma viso monista do mundo, na qual a mente humana concebida como estando imersa na Natureza (concebida como totalidade que abrange tambm a esfera do divino). Contemporaneamente, a partir de ramos interdisciplinares da pesquisa cientfica, como a Neurocincia Afetiva e Cognitiva, alguns autores, como Antonio Damsio (vide DAMSIO 1996; 2000; 2004a,b), tem procurado resgatar o monismo Spinoziano, propondo que a mente se funda em bases biolgicas, sem, contudo, se reduzir aos mecanismos microbiolgicos conhecidos. A concepo de Spinoza acerca do corpo, sem sombra de dvida, constitui um avano para o sculo XVII. Spinoza enriquece o pensamento filosfico ao conceber a mente no mais como substncia etrea, mas como idia do corpo. Em sua obra tica, Spinoza afirma que o corpo pode ser definido por certa largura e comprimento: um corpo diz-se que finito porque sempre podemos conceber outro que lhe seja maior. (SPINOZA, 1973, p.83). Damsio, por sua vez, interpreta o corpo como sendo um pedao da natureza cuja fronteira a pele. (DAMSIO, 2000, p. 223). O interesse de Spinoza era demonstrar que a mente humana no pode perceber um
1 2

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Campus de Marlia. Professora Adjunto do Departamento de Educao do Instituto de Biocincias Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Campus de Botucatu.

Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

objeto a no ser pelo vis do corpo. Tambm pretendia evidenciar que, se quisermos conhecer algo fora de ns, devemos pensar a partir da alterao de nossos modos de ser. Inspirado nessa filosofia, Damsio afirma que h verdadeiras correspondncias representacionais que partem do corpo para a mente, uma vez que a mente no pode perceber a existncia de um corpo exterior a no ser pelas modificaes do seu prprio corpo. Tendo em vista os paralelos acima apontados entre a filosofia de Spinoza e a neurofilosofia de Damsio, os quais foram explicitamente apontados pelo segundo, propomos-nos neste trabalho a apresentar e discutir como se d a retomada da posio monista do filsofo no contexto das cincias do crebro contemporneas. O Corpo como Fundamento da Mente O entendimento da conscincia humana, no contexto das cincias do crebro e da mente, defronta-se com problemas clssicos abordados na Histria da Filosofia, em especial o das relaes entre a mente e o corpo. medida que avana a pesquisa nas reas da cincia do crebro, intensifica-se o debate a respeito da interao entre estados mentais e processos cerebrais/corporais. A questo de como isso seja possvel vem sendo objeto de inmeras discusses. H aqueles que pretendem reduzir os estados mentais a estados neurais, os que preferem consider-los como entidades ou propriedades separadas, bem como aqueles que preferem consider-los a partir de uma perspectiva integradora, como o caso de Antonio Damsio (vide DAMSIO 1996; 2000; 2004a,b). Por muito tempo, a neurocincia se empenhou em descobrir quais eram as bases neurais da representao dos objetos. Inmeros estudos envolvendo a percepo, aprendizado, memria e linguagem, contriburam eficazmente na composio de uma explicao de como o crebro processa a informao, seja em seus aspectos sensoriais ou motores. Por outro lado, a representao do organismo no crebro, intimamente ligada idia de um Eu (ou Self), no havia atrado a ateno da comunidade cientfica. Para dar conta deste aspecto fundamental da subjetividade, Damsio (2000) formulou a hiptese de que o crebro capaz de construir uma referncia simples e estvel do Self, o Proto-Self, que evolui, em interaes com o corpo e ambiente (fsico e histrico-cultural), da engendrando as formas tpicas da conscincia humana. A idia de um indivduo nico, delimitado, sujeito aos diversos tipos de mudanas ao longo do tempo, possui seus fundamentos na hiptese de que h certo tipo de estabilidade intrnseca aos seres. De acordo com Damsio (2000, p. 177):
Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

Ao ressaltar a estabilidade, no pretendo afirmar que o Self, em qualquer uma de suas dimenses, seja uma entidade cognitiva ou neural imutvel, e sim que ele deve possuir um grau notvel de invarincia estrutural para que consiga oferecer uma continuidade de referncia no decorrer de longos perodos.

A idia de uma estabilidade relativa encontra-se presente tanto em seres considerados mais simples como naqueles considerados mais complexos (por exemplo, relativamente organizao celular em uma variedade de sistemas funcionais). Quando nos referimos noo de Self, inevitavelmente encontramos a noo de indivduo singular. Ao analisar a idia de um indivduo singular encontramos a noo de estabilidade, de modo que ambas as noes no poderiam ser desvinculadas ou estudadas separadamente. Se quisermos compreender o organismo vivo, devemos focalizar nossa ateno para aquilo que chamamos de fronteira, isto , aquilo que delimita o que est dentro e o que est fora do organismo. O prprio conceito de individualidade depende dessa fronteira. O organismo tende a regular o seu meio interno na medida em que acontece modificao no seu meio externo, seja por meio de ajustes ou de aes preventivas. Independentemente de qual seja a motivao imediata das aes, consideramos que o objetivo maior seria o de preservao da vida. O mpeto em manter-se na existncia constitui no apenas uma caracterstica dos seres humanos. Organismos considerados como sendo mais simples tambm lutam para sobreviver. Uma criatura unicelular, a ameba, no conhece as intenes de seu organismo do mesmo modo como ns temos conscincia de nossas aes, porm luta por manter-se em estabilidade qumica interna e, conseqentemente, fazer-se viva. Assim, o corpo assume uma posio relevante para se compreender a vida; a compreenso da vida parece estar necessariamente permeada pela idia de fronteira que se estabelece entre o corpo e seu ambiente. Em criaturas simples, como a ameba, essa fronteira a membrana. Em organismos complexos, como ns seres humanos, ela se apresenta sob muitas formas, como por exemplo, a pele, a crnea que reveste o globo ocular, a mucosa da boca. O fato que no podemos pensar a idia de fronteira sem um corpo. Como podemos observar, em todos os organismos, sejam eles simples ou complexos, a preservao da vida constitui elemento intrnseco a cada um deles. Os primeiros no necessitam de estratgias complexas para elaborar respostas satisfatrias que visem sua autoconservao. Por outro lado, organismos considerados mais complexos possuem um

Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

amplo repertrio de possibilidades, podendo escolher entre elas os meios mais convenientes sua preservao. Para isso, esses organismos utilizam de estratgias de ao e deciso. Com efeito, nos afirma Dennett (1997, p. 26):
Atravs do microscpio da biologia molecular, podemos testemunhar o nascimento da ao, nas primeiras macromolculas que tm complexidade suficiente para realizar aes, em vez de permanecer passivas, sofrendo efeitos. Sua ao no completamente desenvolvida como a nossa. Elas no sabem o que fazem, Para melhor- e para pior- ns, agentes humanos, podemos realizar aes intencionais, aps termos deliberado conscientemente sobre aes pr e contra. A ao macromolecular diferente; h razes para que as macromolculas fazem, mas as macromolculas no esto cientes dessas razes. Seu tipo de ao , no obstante, o nico solo possvel a partir do qual as sementes do nosso tipo de ao puderam germinar.

A tarefa de preservao da vida em organismos complexos exige no apenas um controle homeosttico, mas tambm um equilbrio das emoes. Damsio (2000) acredita que para estes organismos um sistema nervoso desenvolvido seria capaz, juntamente com o corpo, de gerenciar a vida. Ao longo do processo evolutivo, a natureza desenvolveu dois esquemas: o primeiro deles consistiu em se conectar uma rede neural ao resto do organismo, de modo que todas as aes se desenvolvam integradamente. Para isso, gerou-se um painel de controle localizado nos ncleos do tronco cerebral, no hipotlamo e no prosencfalo basal. O segundo esquema tornou disponvel para esses painis um retrato on-line do estado do organismo. Tal representao acontece graas a uma srie intricada de reaes bioqumicas. Segundo Damsio (2000, p. 184):
Alguns desses sinais so transmitidos diretamente por vias nervosas e indicam o estado das vsceras (por exemplo, o estado do corao, dos vasos sanguneos e da pele) ou dos msculos. Outros chegam pela corrente sangnea e baseiam-se na concentrao de um hormnio, ou de glicose, oxignio, e gs carbnico, ou ainda no ph do plasma sangneo. Esses sinais so lidos por diversos mecanismos sensitivos neurais que reagem de modo diferente conforme a pontuao registrada em suas escalas.

Damsio (2000) considera que as representaes do corpo so indicativas de estabilidade, uma vez que as estruturas corporais se mantm constantes. H certa imutabilidade relativa geneticamente incorporada ao organismo. Isso no significa que no seja possvel haver uma variao dentro de certa faixa de valores. Contudo, essas variaes ocorrem independentemente da vontade dos organismos, isto , os reguladores bsicos atuam de maneira dinmica, mas com pequenos limites de variao, enquanto que o meio no qual o organismo encontra-se situado sofre profundas e rpidas transformaes. Para Damsio, essa

Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

estabilidade, circunscrita a uma mente nica e a um Self nico, apresenta-se como sendo dinmica. O sentido do nosso Self se faz por meio de uma construo contnua do estado do nosso corpo. Nossas representaes mentais acontecem em um determinado tempo e espao que so relativos ao instante e ao lugar do corpo. Sem esses requisitos, torna-se impossvel pensar em um sentido para o Self. Considere a seguinte situao proposta por Damsio: voc est atravessando a rua e eis que de repente surge um carro em alta velocidade vindo em sua direo. O ponto de vista no qual voc v o carro o ponto de vista do seu corpo. Se uma pessoa olha a cena a partir do 10 andar de um edifcio, com certeza ela ter uma viso diferente da sua. Na medida em que o carro se aproxima, uma srie de ajustes fsicos ocorre em seu organismo: surge uma forte emoo, rubor na face, estado de tenso acompanhado por uma reao de fuga ou paralisia. Essas mudanas ocorrem independentemente de sua vontade. Elas ocorrem no Proto-Self. Contudo, essas alteraes fisiolgicas no so suficientes para fazer emergir uma conscincia. Nas palavras de Damsio (2000, p. 194), a conscincia ocorre quando temos conhecimento, e s podemos ter conhecimento quando mapeamos a relao entre objeto e organismo. O Proto-Self emerge das aes biolgicas em um nvel inconsciente, proporcionando, assim, a base na qual a conscincia ir se sedimentar. Segundo Damsio (2000, p. 201), o Proto-Self um conjunto coerente de padres neurais que mapeiam, a cada momento, o estado da estrutura fsica do organismo nas suas numerosas dimenses. Na concepo de Damsio, tais padres neurais de primeira ordem no ocorrem somente em uma rea, mas em vrias regies do crtex cerebral. Entre diversas estruturas relacionadas ao Proto-Self, destacam-se os ncleos do tronco cerebral, responsveis pela regulao dos estados corporais que sinalizam o corpo; o hipotlamo e o prosencfalo basal, sendo que o primeiro mantm um registro do que acontece no meio interno do organismo (nvel de glicose, concentrao de ons, Ph, etc.,); o crtex insular e os crtices parietais mediais, responsveis por diagnosticar o estado interno do corpo de modo mais atual. O Proto-Self constitui apenas uma condio de partida emergncia da conscincia, tendo em vista o fato de que no possvel pensar em estados mentais sem um corpo, a menos que desejemos ressuscitar a substncia pensante de Descartes. No obstante, h situaes em que o objeto no se apresenta como algo real, ou seja, presente aos nossos sentidos, mas se constitui como objeto prprio da memria. Sendo assim, a memria desse objeto passvel de ser recuperada, uma vez que ela se encontra armazenada no crebro de modo disposicional, ou seja, implcito, na forma de imagens. Esse objeto capaz de exercer modificao sobre o organismo, seja pela via sensorial ou motora. Isso implica pensar que h
Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

um fluxo contnuo de imagens que de algum modo possibilita ao crebro alterar o estado do organismo. Sendo assim, a idia de corpo nos remete a uma nova viso da mente, a saber, de que as estruturas corporais, incluindo precisamente as do crebro, no so obstculos ao surgimento do Self; pelo contrrio, apresentam-se como condio necessria, porm no suficiente. Com efeito, a mente to estritamente moldada pelo corpo e destinada a servi-lo que somente uma mente poderia surgir desse corpo. No h mente que no tenha um corpo (DAMSIO, 2000, p. 187). H, porm, um cuidado todo especial que devemos ter ao afirmar que as imagens mentais emergem do corpo. Apesar de todos os avanos nas reas das cincias do crebro, no sabemos ao certo como os padres neurais se transformam em imagens mentais. Damsio (2000) acredita que os padres neurais dinmicos por si s no explicam suficientemente o surgimento das imagens mentais, seja de um objeto ou de um acontecimento. No obstante o fato de no sabermos como acontece essa passagem, no significa que elas no possam ter sua base neural. No se tem aqui a inteno de evocar novamente um homnculo ou at mesmo postular a existncia de uma substncia etrea e inextensa. Para Damsio (2000) um ser rudimentar, como por exemplo o Ophiocoma Wendetii, uma estrela do mar, capaz de fugir de seu predador com verdadeira maestria ao menor sinal de perigo. Contudo, seu sistema nervoso muito simples e primitivo, alm de no possuir olhos. Por essa razo, seu gil comportamento permanece sendo um enigma para todos os pesquisadores e bilogos. Mas, talvez, o mistrio desta criaturazinha possa ser solucionado se atentarmos para o seu corpo. Em toda a extenso do corpo desse gil ser h minsculas lentes de clcio que servem como que de olho para o animal se direcionar. Em uma rea subjacente s lentes de clcio, h um orifcio que concentra todos os raios luminosos. a partir dessa poro que os feixes de fibras nervosas so ativados, permitindo ao Ophiocoma Wendetii detectar a presena de predadores e, assim, procurar um possvel abrigo para se livrar da morte. Ao serem ativadas, certas fibras de nossa criaturazinha desencadeiam uma ao que tem por finalidade a preservao da vida. Ora, isso no significa um exerccio de pensar ou at mesmo de ter conscincia de tal comportamento. Nas palavras de Damsio (2000, p. 214):
No quero, de forma alguma, sugerir que essa criatura possa pensar, embora no tenha nenhuma dvida de que possa agir, e de que a sua ao depende de padres neurais estabelecidos pelas circunstncias do momento. No nem sequer necessrio que, num sistema nervoso to simples como o dessa criatura, esses padres neurais se transformem em imagens mentais. Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

O objetivo de Damsio, ao destacar esse fato, foi justamente de tentar demonstrar que uma das formas possveis de compreender o estabelecimento de padres mentais se daria por meio de um estudo de como acontece a transmisso do corpo para o sistema nervoso. Desse modo, o crebro seria capaz de desempenhar duas funes importantes: reunir padres neurais que representem o objeto e padres que representem o organismo. Em seguida trataremos da questo de como o crebro poder representar a relao entre objeto e organismo, e o sentimento de posse que o organismo tem sobre o objeto, os quais caracterizariam a conscincia. Para Alm da Simples Sensao Corporal Durante muito tempo, a conscincia foi vista e tratada como algo inteiramente pessoal e privado, impossvel de ser observado e analisado na perspectiva da terceira pessoa. Apesar de todo avano nas reas das neurocincias, incluindo, sobretudo, os recursos de imagiologia (como a Ressonncia Magntica Funcional), a descoberta de correlaes entre estados mentais e processos cerebrais ainda no explicaria satisfatoriamente a conscincia. Por outro lado, no devemos consider-la como uma substncia impossvel de ser perscrutada, como pensavam os racionalistas e idealistas. O fato de os eventos mentais, de modo especial a conscincia, serem fenmenos subjetivos, no nos impede de estud-los sob um ponto de vista objetivo. A esse respeito, Damsio (2000, p. 113, grifo do autor), afirma: Goste ou no, todos os contedos de nossa mente so subjetivos, e o poder da cincia provm de sua capacidade para comprovar ou refutar objetivamente a conscincia de muitas subjetividades individuais. A conscincia ocorre para o organismo e torna-se explcita por meio de seus comportamentos. Desse modo, quando nos referimos conscincia, devemos em primeiro lugar distinguir trs tipos de processos conscientes: (1) a conscincia como estado de viglia; (2) a conscincia como manifestao dos estados internos, conforme so relatados pela prpria pessoa; (3) a conscincia como manifestao perceptvel quando nos relacionamos com outros indivduos. Sendo assim, como que comeamos a ser conscientes? Como que chegamos a ter a posse da sensao do Self? Como havamos falado anteriormente, uma primeira e simples manifestao do Self, expressa por meio do Proto-Self, no garante ao organismo o estabelecimento de um sentido do que lhe acontece ao interagir com o meio. O primeiro relato produzido pelo Proto-Self tem

Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

como elementos principais o organismo e o objeto. Para Damsio (2000), o processo de relao entre essas duas entidades se desenvolve num tempo e num modo lgico, ou seja, possui comeo, meio e fim. O comeo corresponde ao estado inicial do organismo. O meio refere-se ao impacto do objeto sobre o organismo e o final, as reaes resultantes de um organismo modificado. Na concepo de Damsio, para nos tornarmos conscientes necessrio que o organismo construa, de modo interno, um tipo especfico de conhecimento, isto , um conhecimento de que o organismo sofreu alteraes por parte do objeto e que este conhecimento ocorra de modo concomitante imagem realada do objeto. Assim, nos afirma Damsio (2000, p. 219):
A forma mais simples na qual esse conhecimento emerge o sentimento de conhecer e, o enigma que temos diante de ns resume-se na seguinte questo: que prestidigitao possibilitou a aquisio desse conhecimento e por que ele surge primeiramente na forma de um sentimento?

Segundo Damsio (2000), esse novo tipo de conhecimento, por ele denominado conscincia central, ocorre quando os mecanismos cerebrais de representao so capazes de gerar um relato imagtico, no verbal, de como o organismo, ao ser afetado pelo objeto, se comportou. Esse processamento tambm responsvel por fazer realar a imagem do objeto causativo, destacando-o em relao a um lugar e a um tempo. Essa hiptese, formulada por Damsio, evidencia dois aspectos imprescindveis na instaurao da conscincia: a gerao do relato imagtico, no verbal, como resultado da interao entre objeto e organismo e o realce da imagem de um objeto. Damsio acredita que as conseqncias da interao entre objeto e organismo so mapeadas por estruturas neurais de primeira ordem que representam o Proto-Self e o objeto. Por outro lado, a relao causal entre objeto e organismo s pode ser realizada por mapas neurais de segunda ordem. Para Damsio (2000, p. 221), esse relato narra uma histria, a do organismo captado no ato de representar seu prprio estado em mudana enquanto ele se ocupa de representar alguma coisa. Esses mapas neurais de segunda ordem so responsveis por re-representar tanto o Proto-Self como o objeto, de modo que se torne possvel obter um esboo do que est acontecendo no organismo. H diversas estruturas neurais envolvidas na constituio desses mapas neurais de segunda ordem. Esses mapas recebem, por vias axonais, sinais de vrios lugares envolvidos no processo de representao do Proto-Self e do lugar que possivelmente representa o objeto. Alm do mais, essas estruturas podem ordenar temporalmente os

Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

acontecimentos ocorridos nos mapas neurais de primeira ordem. Damsio (2000) aventa a hiptese de que esse padro neural de segunda ordem repousa no somente em regies especficas, responsveis pela formao de mapas neurais de segunda ordem, mas numa srie de estruturas interligadas. As regies dos colculos superiores, o giro do cngulo, o tlamo e alguns crtices pr-frontais seriam bons candidatos emergncia da conscincia. Quanto ao realce do objeto, podemos encontrar estruturas que possivelmente esto relacionadas ao segmento de padres neurais de segunda ordem. Damsio acredita que entre tantas, se destaca a modulao tlamo-cortical e a ativao dos ncleos colinrgicos e monoaminrgicos no prosencfalo basal e no tronco cerebral. A conscincia central, assim denominado por Damsio, consistiria basicamente no processo de formao de padres mentais capazes de mapear tanto o objeto quanto o organismo, bem como a relao entre ambos. Como podemos verificar, a emergncia de cada um desses padres exige estruturas cerebrais especficas. Apesar de suas especificidades, essas estruturas trabalham conjuntamente, de maneira a mobilizar outros tecidos neurais. No obstante a neuroanatomia subjacente aos processos que fundamentam o relato imagtico e o realce da imagem do objeto causativo, o fulcro de toda nossa discusso no se reduz apenas a um estudo pormenorizado de quais seriam as estruturas neurais subjacentes formao da conscincia, mas antes pretende enfocar a idia de corpo como sustentculo para o Self. A idia de um Self emergente nos leva a pensar que todas as atividades mentais correspondem inevitavelmente a de um organismo singular que est sendo representado. Todo processo mental de planejamento, de sobrevivncia, de certo modo orientado pelo Self. Graas existncia dos sentimentos, essa orientao torna-se possvel, pois aqueles so responsveis por produzir na mente um interesse contnuo pelo organismo. O Monismo Naturalista de Spinoza Ao fazer uma leitura do pensamento de Spinoza, Damsio (2004a), luz da neurobiologia moderna, reconhece a atualidade de seu pensamento. Dizer que a mente a idia do corpo o mesmo que dizer ser a mente constituda de imagens, representaes ou pensamentos que se referem ao corpo. Spinoza no v a mente como sendo distinta do corpo, mas a concebe numa estreita relao de paridade. Corpo e mente coexistem em paralelo, em perfeita equivalncia:
[...] a idia do corpo e o corpo, isto , (pela proposio 13 desta parte) a alma e o corpo so um s e mesmo indivduo, concebido ora sob o atributo do pensamento, ora sob o da extenso. por isso que a idia da alma e a prpria

Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo... alma so uma e mesma coisa, que concebida sob um s e mesmo atributo, o pensamento.

No obstante esta paridade, Spinoza (1973) no deixa de privilegiar a mente. A mente no s percebe as modificaes do corpo, mas tambm as idias (imagens) de tais modificaes. Uma vez que formamos a idia de um determinado objeto, tambm somos capazes de formar uma idia dessa idia e uma idia de outra idia, assim sucessivamente. Para Spinoza, a composio dessa idia ocorre no mbito da mente, ao passo que na concepo da neurobiologia moderna, todo esse processo se d em nveis biolgicos, mais precisamente cerebrais. Esse processo de formao de idias no nos autoriza pensar na existncia de um homnculo presente no teatro da mente capaz de representar o mundo. Se assim o fosse, haveria a necessidade de concebermos um outro homnculo para pensar a idia do homnculo e assim indefinidamente. Ao garantir a possibilidade de conceber idias de outras idias, estamos na verdade delineando novos horizontes, que nos permitiro compreender a prpria conscincia. Damsio (2004a) acredita que uma simples e primeira manifestao do Self se apresenta como sendo uma idia de segunda ordem, pois se fundamenta em duas idias de primeira ordem. Uma dessas idias se refere ao objeto, cuja percepo acessvel razo e a outra, encontra-se circunscrita ao corpo, na medida em que sofre alteraes por parte do objeto. Desse modo, Damsio (2004a, p. 228), afirma: A idia de segunda ordem a idia da relao entre duas outras idias - objeto de que se tem percepo e corpo modificado pela percepo. Essa idia de segunda ordem, ou seja, esse padro neural garante ao corpo saber que ele todo se encontra empenhado em responder e interagir com o objeto causativo. Sem esse rico mecanismo, teramos apenas uma simples e transitria sensao, muitas vezes inconsciente dos acontecimentos e modificaes do nosso corpo. Em contrapartida, uma mente consciente aquela que acaba de ser informada dos acontecimentos que ocorrem com o organismo e com os objetos que esto ao redor desse organismo. Em que medida tal viso naturalista da mente contribuiu para solucionar o problema mente-corpo? Como podemos observar, Spinoza considerou a mente no mais como substncia pensante, mas, sim, como a reflexo do corpo. Corpo e mente representam duas vertentes de um mesmo ser. Por outro lado, apesar de toda paridade, h certa assimetria entre mente e corpo no sentido de que o corpo molda os contedos da mente muito mais do que a mente molda os contedos do corpo, embora verifiquemos que os processos da mente so 10

Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

capazes de influenciar o corpo. Comentrios Finais Segundo a interpretao de Damsio, que enfocamos neste trabalho, Spinoza compartilharia de sua concepo integradora de corpo e mente. Diferentemente de Descartes, que postula haver uma distino entre duas espcies de substncias, a saber, o corpo e a mente, Spinoza compreende ser a alma ou mente no uma substncia, mas uma idia da atividade do corpo. Para Spinoza, a alma no seria uma substncia anmica, mas um estado de conscincia, isto , uma idia imanante e dependente do corpo. Neste sentido, haveria uma continuidade entre atividade corporal e mental, que pode ser evidenciada em expresses como uma percepo na alma. A este respeito, afirmava Spinoza (1973. p. 151-2), de modo consonante: o objeto da idia que constitui a alma o corpo, ou seja, um modo determinado da extenso, existente em ato, e no outra coisa. Da resulta que o homem consta de uma alma e de um corpo e que o corpo humano existe como o sentimos. De acordo com Teixeira (2001, p. 122), para Spinoza a alma no seno o pensamento ou a idia do corpo e das coisas que afetam o corpo, sem nenhuma referncia, repetimos, idia tradicional de uma alma substncia, suporte das idias. Para Damsio (2004a), o termo idia sinnimo de imagem ou representao mental. No processo de constituio do universo mental, haveria a emergncia de mapeamentos e imagens construdos a partir da interao entre crebro, corpo e ambiente. Verificamos ento que os conceitos de mapeamento de estados do corpo e do ambiente e de imagem mental, propostos por Damsio, apresentam grande afinidade com a concepo da atividade mental como ideao dos processos corporais, em Spinoza, o que vem a se confirmar na temtica do novo livro de Damsio (2004a), apropriadamente intitulado Em Busca de Espinosa. Referncias DAMSIO, A. O Erro de Descartes: emoo, razo e o crebro humano. So Paulo: Companhia da Letras, 1996. ______. O Mistrio da Conscincia: do corpo e das emoes ao conhecimento de si. Traduo de Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. ______. Em busca de Espinosa: prazer e dor na cincia dos sentimentos. Adaptao para o portugus do Brasil por Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 2004a. ______. Como o crebro cria a mente. Scientific American, Edio Especial: segredos da 11

Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

Lima, Pereira Junior. O resgate do monismo...

mente n. 4, p. 6-11, 2004b. DENNETT, Daniel C. Tipos de Mente: rumo a uma compreenso da conscincia. Traduo de Alexandre Tort. Reviso Tcnica de Marcus Pinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. ESPINOSA, B. tica. In: ______. Pensamentos Metafsicos. Tratado da correo do intelecto. tica. Tratado poltico. Correspondncias. Traduo de Marilena Chau. So Paulo: Abril S. A . Cultural e Industrial, 1973. p. 83-307. (Os Pensadores). TEIXEIRA, L. (2001) A Doutrina dos modos de percepo e o conceito de abstrao na filosofia de Espinosa. So Paulo: UNESP, 2001. THE RETRIEVAL OF SPINOZIAN MONISM IN ANTONIO DAMASIOS NEUROPHILOSOPHY Abstract In this work, we have the goal of relating the neurophilosophy of Antonio Damsio specially the categories proposed in the book The Feeling of What Happens with the psychology of Spinoza. We make a brief review of the process by which subjectivity is formed, as it is described by Damsio, and compare it with Spinozas conception about thinking processes. In this review we find that the concepts of mapping body states and mental images, proposed by Damsio, are similar to Spinozas concept of mental activity as an ideation of body processes. This similarity was confirmed by Damsio in his new book, Looking for Spinoza. Keys-words: Monism, Mind, Body, Mental Image, Body Ideation.

Rev. Simbio-Logias, V.1, n.2 , Nov/2008.

12

You might also like