You are on page 1of 3

1

ROTEIRO DE ATIVIDADES - 3 bimestre da 2 Srie do Ensino Mdio: 1 CICLO -

POESIA NO PARNASIANISMO TEXTO GERADOR I O primeiro texto gerador desse ciclo, As pombas, de autoria de Raimundo Correia. A obra desse poeta normalmente remete a temas como a natureza, a perfeio formal dos objetos e a cultura clssica. AS POMBAS Vai-se a primeira pomba despertada... Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas De pombas vo-se dos pombais, apenas Raia sangunea e fresca a madrugada... E tarde, quando a rgida nortada Sopra, aos pombais de novo elas, serenas, Ruflando as asas, sacudindo as penas, Voltam todas em bando e em revoada... Tambm dos coraes onde abotoam, Os sonhos, um por um, cleres voam, Como voam as pombas dos pombais; No azul da adolescncia as asas soltam, Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam, E eles aos coraes no voltam mais... (Raimundo Correia)
Vocabulrio: Cleres Velozes. Nortada Vento frio e/ou spero que sopra do norte. Revoada Bando de aves que revoam. Ruflar Agitar as asas para voar.

ATIVIDADE DE LEITURA QUESTO 1 Os poetas parnasianos tinham como um de seus preceitos bsicos o culto da forma. Por essa razo, cultivavam o soneto: composio potica de 14 versos, distribudos em dois quartetos e dois tercetos, apresentando mtrica regular normalmente versos alexandrinos (12 slabas poticas) e decasslabos (10 slabas poticas) e rima.

A) Sobre o poema As pombas, assinale a alternativa correta: (a) um soneto de versos alexandrinos, com as rimas ABBA (nos quartetos) e CCD/EED (nos tercetos). (b) um soneto de versos decasslabos, com as rimas ABBA (nos quartetos) e CCD/EED (nos tercetos). (c) um soneto de versos alexandrinos, com as rimas ABBA (nos quartetos) e CCD (nos tercetos). (d) um soneto de versos decasslabos, com as rimas ABBA (nos quartetos) e CCD (nos tercetos).

B) Muitos sonetos parnasianos cultivaram a rima rica, ou seja, rimas entre palavras de classes gramaticais diferentes. No poema As pombas, temos um exemplo de rima rica na seguinte alternativa: (a) (b) (c) (d) soltam/voltam abotoam/voam pombais/mais nortada/revoada

QUESTO 2 Nos tercetos, o eu lrico destaca uma semelhana e uma diferena entre as pombas e os sonhos de adolescncia. Explique. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ a) Habilidade trabalhada: Identificar as caractersticas do parnasianismo e compreender a esttica parnasiana. b) Resposta comentada: O aluno deve perceber que os sonhos assim como a pombas, deixam o ninho onde nasceram. Mas elas, mais tarde, voltam aos pombais, enquanto os sonhos no voltam mais aos coraes, perdem-se no caminho. O ideal de arte pela arte e carter descritivo dos poemas parnasianos.

ATIVIDADE DE USO DA LNGUA QUESTO 2 As pombas um soneto terminado com chave de ouro, isto , um verso final bem escrito, que procura condensar uma ideia e arrematar o poema com um belo efeito. A figura de linguagem que contribuiu para a construo do efeito chave de ouro no referido poema foi: (a) anttese

(b) elipse (c) anfora (d) hiprbato

QUESTO 3 Observe as reticncias nos dois primeiros versos do soneto. Qual a importncia desse sinal de pontuao para a construo da cena retratada? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ a) Habilidade trabalhada: Identificar os recursos expressivos dos sinais de pontuao. b) Resposta comentada: Espera-se que aluno perceba que as reticncias marcam o gradual movimento das pombas abandonando o pombal; ou seja, representam as pausas entre a partida de uma pomba e outra.

ATIVIDADE DE ESCRITA

Habilidade trabalhada: Parafrasear e musicar poemas. Sugerimos fazer uma leitura em voz alta e, em seguida, pedir que os alunos parafraseiem o poema, estrofe a estrofe, colocando as oraes na ordem direta e para terminar convid-los a musicar o poema.

JUSTIFICATIVAS: Tenho visto ao trabalhar com ensino mdio a necessidade da leitura e da compreenso de textos em geral, em um primeiro momento ficam evidentes as dificuldades que possuem de interpretar um texto (poema ou prosa). Por isso acrescentei ao roteiro de atividades algumas questes de compreenso e entendimento do texto, pois achei que no poema as pombas enfatizaram a formalidade e a esttica e esqueceram-se da semntica, da compreenso do poema que uma das maiores dificuldades dos alunos hoje em dia. Devido a esta necessidade adaptei o roteiro de atividades com propostas voltadas ao entendimento do texto e assim eu pude seguir em frente com o planejamento.

You might also like