You are on page 1of 2

Faculdade Jos Lacerda Filho de Cincias Aplicadas Fajolca Curso Cincias Contbeis Disciplina Contabilidade Governamental Professor Adilson

lson Martins Demosthenes

ORAMENTO PBLICO: CRDITOS ADICIONAIS 1 CONCEITO So valores que se adicionam ou acrescem ao oramento, quer como reforo de dotaes existentes, quer como dotaes destinadas a cobertura de encargos provenientes da criao de novos servios, ou ainda, para atender a despesas imprevisveis e urgentes. Tambm podemos dizer que so Autorizaes de despesas no computadas ou insuficientes dotadas na lei oramentria. 2 CLASSIFICAO Os crditos adicionais, conforme artigos 40,41,42 da Lei 4.320/64 classificam-se em: Suplementares Especiais Extraordinrios

Crditos Suplementares Destinados ao reforo de dotao j existente no oramento em vigor. Credito Especial Destinados ao reforo para a qual no haja previso oramentria especifica. Obs: Suplementar e Especial - Autorizados por lei e aberto por decreto do Poder Executivo. Crditos Extraordinrios So os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica.

Caracteriza-se por: Independer da existncia de recursos para custear o gasto; Decorrer de fato imprevisvel, que requer ao urgente do poder pblico; No decorrer do oramento; Independer de autorizao legislativa.

3 RECURSOS PARA ATENDER AOS CREDITOS ESPECIAIS Supervit Financeiro apurado em Balano Patrimonial de exerccio anterior; Provenientes de excesso de arrecadao; Anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais autorizados em lei; Operaes de credito autorizadas.

4 AUTORIZAO E ABERTURA Autorizao Legislativa a faculdade concedida por lei e, portanto, referendado pelo Poder Legislativo, em nome do povo, para realizaes de operaes financeiras. Abertura o ato administrativo, geralmente baixado por decreto do Poder Executivo, que discrimina e especifica a despesa oramentria fixada atravs da devida autorizao legislativa. 5 VIGNCIA Em termos de autorizao legislativa relativa a crditos adicionais, diz respeito ao tempo durante o qual vigora, ou seja, o perodo de tempo durante o qual a autorizao tem eficcia. Crditos Suplementares tem vigncia restrita ao exerccio, ou seja, prpria lei do oramento. Crditos Especiais pode ocorrer duas situaes: - Autorizaes ocorridas at o final do oitavo ms 31/08 - Autorizaes que forem promulgadas nos ltimos quatro meses do exerccio setembro a dezembro. Crditos Extraordinrios a vigncia obedece aos mesmos requisitos expostos para as duas situaes descritas para os crditos especiais. Fonte: Contabilidade Pblica Kohama, Heilio.

You might also like