You are on page 1of 12

Universidade Estcio de S Fenmenos de Transporte Cursos: Engenharia Ambiental Engenharia Biomdica Engenharia Civil Engenharia de Alimentos Engenharia de Petrleo

e Gs Engenharia de Produo Engenharia Eltrica Parte II: Transferncia de Calor Prof. Sandro Baptista

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

Transferncia de Calor
2. Conceitos Fundamentais 2.1 Introduo a Transferncia de Calor A transferncia de calor o transito de energia provocado por uma diferena de temperatura. Toda vez que houver uma diferena de temperatura num meio, ou em vrios meios, a transferncia de calor ocorre obrigatoriamente. Existem diferentes tipos de processos de transferncia de calor: conduo, conveco e radiao. Conduo: quando existe um gradiente de temperatura num meio estacionrio, que pode ser um fluido ou um slido. O mecanismo fsico da conduo representado pela difuso de energia provocada pelo movimento molecular aleatrio. A conduo pode ser atribuda atividade atmica e atividade molecular: a energia de transferncia das partculas mais energticas para as de menor energia. O gradiente de temperatura: a transferncia de energia pela conduo deve ocorrer na direo a diminuio da temperatura.

Parte II: Transferncia de Calor

16

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

A equao da taxa de transferncia de calor na conduo

conhecida como Lei de Fourier:

q x = k *
Onde:

dT dx

qx: fluxo de transferncia de calor na direo x por k: condutividade trmica [W/m.K]

unidade de rea perpendicular direo da transferncia [W/m2]

O fluxo de calor a taxa de transferncia de calor na

direo x por unidade de rea perpendicular direo da transferncia e proporcional ao gradiente de temperatura, nesta direo. Conveco: compreende dois mecanismos transferncia de energia provocada pelo movimento molecular aleatrio (difuso) e transferncia de movimento de massa do fluido (adveco) no interior da camada limite. A transferncia de calor por conveco descrita pela Lei de Newton do Resfriamento:
q= h * (Ts T )

Onde:

q: fluxo de calor convectivo [W/m2]

Parte II: Transferncia de Calor

17

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

h: constante de proporcionalidade coeficiente de transferncia convectiva, condutncia de pelcula ou coeficiente de pelcula [W/m2.K] Ts: temperatura de superfcie T: temperatura do fluido No coeficiente de pelcula incluem-se todos os parmetros que influenciam a transferncia convectiva de calor. Dependendo das condies na camada limite, que so influenciadas pela geometria da superfcie, pela natureza do movimento do fluido e por um conjunto de propriedades termodinmicas e de transporte do fluido. A taxa de transferncia de calor convectiva obtida a partir da equao:

q = A * q
A conveco pode ser classificada de acordo com a natureza do escoamento: Conveco Forada: o escoamento provocado por meios externos, por exemplo, um ventilador. Conveco Livre (Natural): o escoamento provocado pelas foras do empuxo que se originam das diferenas de densidade devidas s variaes de temperatura no fluido.

Parte II: Transferncia de Calor

18

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

Na conveco forada e natural, tipicamente, a energia que se transfere a sensvel ou trmica interna do fluido. Ebulio e condensao so casos especiais cuja energia que se transfere por troca de calor latente. Radiao: a transferncia de energia por ondas eletromagnticas ou por ftons, ocorrendo com maior eficincia no vcuo. A radiao no necessita de qualquer meio para que ocorra a transferncia de calor. A equao do fluxo de transferncia de calor descrita pela Lei de StefanBoltzmann para uma superfcie cinzenta :
4 q= * * (Ts4 Tviz )

Onde:

q: fluxo de calor emitido [W/m2] : emissividade uma propriedade radiativa da

superfcie (0 1), indica a eficincia da emisso da superfcie, em comparao com um radiador ideal. : constante de Stefan-Boltzmann 5,67x10-8 W/m2.K4 Ts: temperatura absoluta da superfcie [K] Tviz: temperatura da vizinhana [K] Radiador ideal ou corpo negro: fluxo mximo.

q= * T 4

Parte II: Transferncia de Calor

19

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

Superfcie real menor que o emitido por um radiador ideal e dado por

q = * * TS4 R
Onde q>qR Outra equao de taxa de transferncia de calor por radiao:
q = h RAD * A * (TS TVIZ )

Onde:

2 h RAD = * * (TS + TVIZ ) * (TS2 + TVIZ ) ,

coeficiente de transferncia

radiativa de calor. 2.2 Conservao da Energia em um Volume de Controle O princpio da conservao da energia ou da Primeira Lei da Termodinmica pode ser enunciado como: A energia indestrutvel e a quantidade de energia total que entra em qualquer sistema deve ser exatamente igual a que sai do sistema mais qualquer acmulo dentro do sistema. O volume de controle uma regio do espao limitada por uma superfcie de controle atravs da qual podem passar energia e matria.

Parte II: Transferncia de Calor

20

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

E af + E g E ef = E ac =
*

dE ac dt

Onde: tempo;

E ac : energia acumulada para qualquer instante de


dE ac : energia acumulada para um intervalo de tempo dt

que se obtm pela integrao;


E af
*

e E ef : fenmenos de superfcie (proporcionais a

rea)
E g : taxa de gerao de energia trmica, converso de
*

uma forma de energia (qumica, eletromagntica ou nuclear) em energia trmica. So fenmenos volumtricos. As condies de conservao de energia se aplicam

para as condies de estado permanente e de estado transiente.


E af E ef = 0
* *

Parte II: Transferncia de Calor

21

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

Ento, no deve ocorrer acumulao de massa ou de energia no interior do volume de controle durante o perodo de tempo considerado.

2.3 Transferncia de Calor por Conduo 2.3.1 Introduo Transferncia de Calor por Conduo A lei de Fourier uma lei fenomenolgica, isto , uma lei desenvolvida a partir de fenmenos observados e no deduzida a partir de princpios fundamentais. A equao da taxa de conduo uma grandeza vetorial representada pela equao:
q x = k * T = k * (i T T T +j +k ) x y z

Considerando-se: Sistema de coordenada unidimensional, direo x; Meio isotrpico: k=constante, independe da direo.

q x = k *

dT dx

Parte II: Transferncia de Calor

22

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

Onde:

qx: normal a seo reta de rea A, ou seja, a direo

do fluxo trmico ser sempre normal superfcie de temperatura constante (superfcie isotrmica); (-): o sinal negativo necessrio, pois o calor se transfere sempre na direo das temperaturas decrescentes; k: condutividade trmica que uma propriedade do material [W/m.K] A lei de Fourier uma expresso vetorial que indica ser o fluxo trmico normal a uma isotrmica e na direo das temperaturas decrescentes. 2.3.2 Propriedades Trmicas da Matria Condutividade Trmica: uma propriedade fsica dos

materiais que descrita como a habilidade dos mesmos de conduzir calor. uma propriedade de transporte, proporciona uma indicao sobre a taxa de transferncia de energia atravs do processo de difuso. Materiais diferentes transferem calor por conduo com diferentes velocidades. A condutividade trmica depende da estrutura fsica da matria, atmica e molecular, que est relacionada ao estado da matria. kSLIDO > kLQUIDO > kGS Essa diferena est associada ao espaamento intermolecular nos estados.
Parte II: Transferncia de Calor

23

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

O espaamento intermolecular muito maior no estado fluido que no estado slido e o movimento das molculas mais catico, sendo assim o transporte de energia trmica menos efetivo. A condutividade trmica uma das principais variveis envolvidas no projeto e otimizao de revestimentos refratrios, sendo necessria na determinao das taxas de aquecimento e resfriamento admissveis e do perfil de temperaturas resultante durante a operao.

A difusivisidade trmica a razo entre a condutividade trmica e a capacidade calorfica. Essa propriedade mede a relao entre a capacidade de o material conduzir energia trmica e a sua capacidade em acumular energia trmica.
=
k *cp

Onde:

k: condutividade trmica; : massa especfica; cp: calor especfico - a quantidade de calor que temos

que fornecer ou retirar de um grama de sustncia para que varie sua temperatura em um grau centgrado. O produto *cp a capacidade calorfica volumar que mede a capacidade de o material armazenar energia trmica.
Parte II: Transferncia de Calor

24

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

Os materiais com grande respondem rapidamente s variaes do ambiente trmico, enquanto materiais com pequeno respondem mais lentamente, e levam mais tempo para atingir novas condies de equilbrio.

Propriedades Termofsicas de Alguns Materiais


Propriedades a 300 K Condutividade Difusividade Trmica - k (W/m.K) 237 35,3 401 93,7 80,2 317 116 0,72 0,043 0,17 (m2/s) 97,1 24,1 117 29,1 23,1 127 41,8 Calor (J/kg.K) 903 129 385 449 447 129 389 835 835 -

Massa Material Especfica (kg/m3) Alumnio Chumbo Cobre Cromo Ferro Ouro Zinco Tijolo comum Fibra de Vidro Painel de Gesso 2.702 11.340 8.933 7.160 7.870 19.300 7.140 1.920 16 800

Trmica [*106] Especfico - cp

(Fonte: INCROPERA, F. P.; DEWITT, D.P. Fundamentos de transferncia de calor e de massa. Rio de Janeiro: LTC, 1992.)

Parte II: Transferncia de Calor

25

Fenmenos de Transporte Prof. Sandro Baptista

Parte II: Transferncia de Calor

26

You might also like