You are on page 1of 3

GEOGRAFIA 8ANO NOME ______________________________________________ DATA ______________ Transio Demogrfica e Estrutura Etria 1- Considera as seguintes situaes demogrficas.

. Situao A Portugal 9800000 115000 84000 Situao B Polnia 37700000 161000 10100

Dados Demogrficos Populao* Nmero de Nascimentos Nmero de bitos *Dados arredondados. a)

Calcula o crescimento natural, a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e a taxa de crescimento natural para o pas A e para o pas B.

b) Compara os resultados obtidos.

2- Num determinado concelho do nosso pas nasceram, em 1988, 260 crianas vivas e verificaram-se 210 bitos. 2.1- Calcula a taxa de mortalidade, sabendo que a populao era, nesse ano, de 20 600 habitantes.

3- Considera as informaes relativas a dados de populaes de duas localidades (A eB). Localidade A: nasceram 136 crianas e faleceram 114 pessoas. Localidade B: nasceram 17 crianas e morreram 24 pessoas. a) Calcula o crescimento natural em cada uma das localidades.

b) Compara os resultados obtidos.

4- Numa localidade residiam 2020 pessoas. Nasceram 14 bebs e morreram 10 pessoas, 2 das quais eram bebs com menos de um ano de idade. Calcula: a) Taxa de natalidade;

b) Taxa de mortalidade;

c)

Taxa de Mortalidade Infantil;

d) Crescimento Natural;

e) Crescimento efectivo, sabendo que emigraram 5 pessoas e imigraram 9.

f)

Taxa de crescimento Efectivo.

5- Numa localidade em 1977 residiam 1903 pessoas.Nesse mesmo ano nasceram 17 crianas e morreram 15 pessoas, 3 das quais bbs com menos de um ano de idade. Emigraram ainda, 79 pessoas e imigraram 3. Calcula: a) Crescimento Natural.

b) Crescimento Efectivo.

c)

Taxa de Natalidade.

d) Taxa de Mortalidade.

e) Taxa de Mortalidade Infantil.

f)

Taxa de Crescimento Natural. 6- Numa localidade residiam 1903 pessoas. Durante um ano nasceram 12 e morreram 15 pessoas, 3 das quais bbs com menos de um ano de idade. Nesse ano emigraram 79 pessoas e imigraram 3 pessoas. 6.1- Calcula o crescimento efectivo.

6.2- Calcula a Taxa de Natalidade.

6.3- Calcula a Taxa de mortalidade infantil.

6.4- D uma definio de saldo fisiolgico.

7-Vinte em cada mil crianas portuguesas morrem ao nascer ou nos primeiros dias de vida. Da imprensa diria, 6/ 11/ 86 7.1- Designa o tipo de mortalidade contido na frase. 7.2- Indica a evoluo genrica da Tmi neste sculo. 7.3- Refere quatro causas desta evoluo.

8- Assinala as frases falsas e corrige-as: a)-Um censo conta toda a populao e os dados a ela referentes, de 10 em 10 anos. b)-Demografia a cincia que estuda a populao.

c)-Populao absoluta o nmero de habitantes que reside em cada Km . d)-Densidade populacional o nmero total de habitantes que vivem numa dada rea. e)-As reas mais fracamente povoadas do continente europeu correspondem s regies montanhosas de clima agreste. f)-O crescimento natural obtem-se subtraindo as pessoas que nascem s pessoas que morrem. g)-O crescimento natural a diferena entre a natalidade e a mortalidade.

h)-A taxa de natalidade o nmero total de crianas que nasceram durante um ano. i)-A taxa de natalidade obtem-se dividindo a mortalidade por a populao total e multiplicando por mil. j)-A taxa de mortalidade obtem-se dividindo a mortalidade por a populao absoluta e multiplicando por mil. l)-A taxa de mortalidade infantil relaciona o nmero de crianas mortas, com menos de um ano de idade, com a populao absoluta. m)-A taxa de mortalidade infantil relaciona o nmero de crianas mortas, com menos de um ano de vida, com o nmero total de mortos. n)-O crescimento efectivo resulta da subtrao entre o crescimento natural e o saldo migratrio. o)-Estrutura etria a repartio da populao por grupos de idades. p)-Os jovens so a populao que tem entre zero e vinte anos. q)-Os idosos so a populao com mais de 50 anos. r)-O grupo etrio dos adultos representa a populao que tem entre 18 e 65 anos. s)-Uma populao envelhecida uma populao crescente. t)-Uma populao jovem uma populao decrescente. u)-Pirmide etria um grfico que representa a forma como a populao se reparte por grupos de idades e por sexo. v)-Uma pirmide em cpula representa uma populao adulta. x)-Uma pirmide em cpula representa uma populao crescente. z)Uma pirmide triangular representa uma populao jovem. 1)-Uma pirmide triangular representa uma populao idosa. 2)-Uma pirmide em obus representa uma populao jovem. 3)-Classes ocas so aquelas que tm mais populao que a classe seguinte. 4)-Classes ocas so aquelas que tm menos populao que a classe seguinte.

You might also like