You are on page 1of 3

PRA - Porteflio Reflexivo de Aprendizagem

Curso: Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho Mdulo: Agentes Qumicos e Biolgicos (FT10) Formador: Marco Mendona Este mdulo foi mais um de tantos outros que me despertou interesse e entusiasmo devido sua complexidade, destacando, particularmente, os riscos

associados ao nosso dia a dia laboral e ao quotidiano, uma vez que constante a ocorrncia de situaes de perigo. No universo do trabalho, deparamo-nos com o manuseamento de substncias qumicas nocivas para a sade e no temos em ateno as devidas precaues, facilitando, desta forma, o seu contgio, muitas vezes por ignorncia outras por irresponsabilidade prpria, no usamos/utilizamos as protees adequadas porque no queremos dar-nos ao trabalho de colocarmos umas luvas ou uma simples mscara e que esto ao nosso alcance, afirmando que no vale a pena, pois por pouco tempo. Assim sendo, este descuido contnuo ir reflectir-se, a longo prazo, e produzir efeitos pouco benficos. Por outro lado, a prpria entidade patronal que menospreza os trabalhadores ao no lhes fornecer os meios de proteo indispensveis para a realizao das mais variadas atividades, no dando cumprimento legislao em vigor. Competindo-me, neste caso, como Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho, intervir de maneira a que a lei seja aplicada e, sobretudo, respeitada. Acidentes com agentes qumicos Acontecimento anormal, durante o trabalho, que se apresenta de forma repentina e inesperada, provocando uma exposio brusca dos trabalhadores a agentes qumicos ou energia por eles libertada. Estas ocorrncias podem surgir de variadas formas, por via respiratria, via cutnea e digestiva, e esto presentes no ambiente por diversas partculas, ou seja, fumos, fibras, gases, metais, nevoeiro, poeiras e vapores.

Realo, ainda, um ponto no menos relevante, segundo a minha opinio, e ao qual devemos prestar a devida ateno, sendo um dos casos a que assisti, em primeira pessoa, no decurso da minha experincia como trabalhador, no ramo da Metalrgica, que diz respeito rotulagem de recipientes qumicos, visto no ter sido feita da forma mais correta, isto porque vazvamos, frequentemente, os produtos qumicos para as vasilhas de gneros alimentares, s quais no retirvamos o rtulo original, expondo, assim, outras pessoas a elevados riscos. Saliento, igualmente, que o Cdigo de Defesa do Consumidor determina que os produtos devem conter informaes corretas, claras, precisas, ostensivas e em lngua portuguesa sobre as suas caratersticas, qualidades, quantidade, composio, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como os riscos que apresentam sade e segurana dos consumidores. Refiro, tambm, que os produtos qumicos devero estar armazenados em locais providos de sistema de arrefecimento de ar, no sendo permitido fumar nem fazer lume, usar aquecimentos, misturar ou transferir qumicos, e as vias de evacuao tero de estar desimpedidas para casos de emergncia. Procedimentos de avaliao de riscos De acordo com o Decreto-Lei n. 290/2001, de 16 de novembro, a entidade patronal tem a obrigao de determinar a presena de agentes qumicos perigosos no local de trabalho e de os eliminar. Se, eventualmente, este procedimento no for possvel efetuar-se ter de se proceder avaliao do risco que deles possam advir. Objetivo: O objetico fulcral conhecer os riscos, a fim de os prevenir (princpio da preveno), tendo em conta que nem sempre possvel evit-los, mas sim reduzi-los ao estabelecer-se prioridades nas medidas de preveno, bem como conhecer a eficcia das j existentes. Para se avaliar o risco de acidente existem certas metodologias complexas, como por exemplo: a HAZOP, as rvores de Falhas e as rvores de Sucesso, que no so mais nem menos do que simples tabelas cotadas de 1 a 4, considerando-se 1 o nvel mais baixo e o 4 o mais elevado.

Agentes Biolgicos Os agentes biolgicos esto presentes em muitos setores, mas, como raramente so visveis os riscos que comportam, nem sempre so valorizados. As bactrias, os vrus, os fungos (leveduras e bolores) e os parasitas so os que mais se destacam, sendo classificados consoante o risco que representam para a sade. O perigo de contgio laboral a propagao de vrus em colegas, por materiais contaminados ou por algum ser humano portador de vrus, podendo tambm alguns animais (roedores, baratas, mosquitos) serem a causa da contaminao. Exemplos de exposio a agentes biolgicos: Laboratrios clnicos e de diagnstico; Laboratrios de investigao; Matadouros; Recolha e tratamento de lixo. Acrescento, por fim, que o formador Marco Mendona apresentou a matria de forma sucinta e apelativa, ao longo de vinte e cinco horas, alertando-me para os cuidados a ter perante os agentes qumicos e biolgicos, no ambiente de trabalho, sendo uma mais-valia para o exerccio da minha carreira profissional, enquanto Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho, na rea de Metalrgica.

Formando: Vitor Manuel Sousa Ferreira Ponta Delgada, 25 de setembro de 2012

You might also like