You are on page 1of 32

SEM NTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL (EAD) ESTUDOS LINGUSTICOS I PROFESSORAS: Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo e Raquel Carolina Souza Ferraz Dely TUTORA: Donesca Cristina Puntel Xhafaj ACADMICOS: CRISTIANE DE MELLO ARANDA SOLANGE RORATO CSAR MUNIZ IARA BETHANIA ISABEL SEVERINO DA SILVA

SOBRE A SEMNTICA...
A palavra Semntica reporta-se fundamentalmente ao verbo grego semano, cujo valor significar, seria, pois a cincia das significaes. J antes de Plato, os gregos discutiam os problemas da relao entre a palavra e o ser, entre os signos e o universo. Desde os escritos do pai da lingstica, Ferdinand de Saussure, o conceito de significado figura entre os elementos-chave na reflexo lingstica. De todas as semnticas, a mais pesquisada a semntica lingstica.

CAMPO SEMNTICO
o conjunto de palavras unidas pelo sentido. Por exemplo: o campo semntico de me inclui: me-de-familia, me-de-santo, terra-me...O campo semntico toda a rea de significao de uma palavra ou de um grupo de palavras. Se quisermos descrever o campo semntico da palavra luva, por exemplo, incluiremos nele todas as possibilidades semnticas como: luvaria, luveiro, assentar como uma luva, macio como uma luva.

SINONMIA:
a relao entre palavras de significado semelhante, exemplo: bonito e lindo abecedrio e alfabeto, preto e negro. Estas palavras so sinnimas porque tem o mesmo significado.

ANTONMIA
a relao entre palavras de significado oposto, exemplo: frio e quente, ordem e desordem, bom e mau. Estas palavras so antnimas porque tem significado contrrio.

POLISSEMIA
Polissemia quando uma mesma palavra na lngua pode assumir significados diferentes, o que depender do contexto em que est inserida. Exemplo: A menina fez uma bola de sabo com o brinquedo. A me comprou uma bola de basquete para o filho. O rapaz disse que sua barriga tem formato de bola.

PARFRASE
A parfrase um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, sempre a reescritura de um texto j existente, uma espcie de traduo, dentro da prpria lngua. So exigncias de uma boa parfrase: Utilizar a mesma ordem de idias que aparece no texto original. No omitir nenhuma informao essencial. Utilizar construes que no sejam uma simples repetio daquelas que esto no original e, sempre que possvel, um vocabulrio diferente. Exemplos: melhor se arrepender do que fez do que se arrepender do que no fez. Parafraseando fica assim; melhor acordar de ressaca do que dormir na vontade de beber.

PRESSUPOSTO E SUBENTENDIDOS:
Os pressupostos so identificados quando o emissor veicula uma mensagem adicional de alguma palavra ou expresso. H vrios tipos de palavras com esse tipo de poder. Exemplo: O concurseiro deixou de sair aos sbados para estudar mais. (pressuposto: o concurseiro saa todos os sbados.) Advrbios com sentido prprio: Aps uma hora de prova, metade das pessoas j havia sado. (pressuposto: algo aconteceu antes do tempo.)

Os subentendidos seriam mensagens que ficam escondidas nos enunciados, e que devem ser deduzidas pelo receptor. Exemplo: Em uma rua qualquer: A bolsa da senhora est pesada? (pergunta um jovem rapaz.) Os operadores argumentativos so importantes tanto para a leitura como para a produo de textos. So elementos da lngua explcitos na prpria estrutura gramatical, cuja finalidade de indicar a argumentatividade dos enunciados.

SEMNTICA FORMAL
Existem vrias abordagens, existe a semntica textual, a semntica cognitiva, discursiva, e todas elas estudam os significados. Parte Mencionada: O que significa ser uma mulher. O que significa ser uma mulher.

Metalinguagem
a linguagem que serve para descrever ou falar sobre outra linguagem ou sobre a PRPRIA linguagem. Hamlet de Shakespeare; Artes plsticas;

LINGUAGEM LGICA

SENTIDO E REFERNCIA
O sentido de acordo com Frege , um determinado caminho que nos leva a uma referencia. E embora ela sendo nica pode alcanar sentidos diferentes. Ou seja : Frege explica que o sentido de uma sentena o pensamento que seu contedo e que em si determinado pelos sentidos das partes constituintes da sentena. A referncia de uma sentena, por sua vez, seu valor de verdade; assim a referncia de todas as sentenas verdadeiras o Verdadeiro e a referncia de todas as sentenas falsas o Falso.

Diferenas entre sentido e referncias


Frege sente a necessidade de introduzir as noes de sentido e referncia de uma expresso. Colocado de forma simples, 2 e 4+4 possuem a mesma referncia, mas diferem em sentido, da mesma maneira que 2=4 e 2+2=4 expressam pensamentos diferentes.

H trs nveis na teoria da significao de Frege: smbolos, seus sentidos e suas referncias. Usando smbolos ns expressamos um sentido e denotamos uma referncia. Em uma linguagem ideal cada smbolo teria apenas uma referncia, extinguindo toda a ambiguidade.

Frege se empenhou, ento, em estabelecer a distino entre sentido e referncia dos sinais. Para ele, um sinal pode ser, entre outras coisas, um nome prprio, uma combinao de palavras ou uma letra cuja referncia seja um objeto determinado. O sentido ao qual a referncia se vincula ocorre pela relao que fazemos entre nosso conhecimento da linguagem ou da designao. Assim, finalmente, para compreendermos a distino relativamente ao valor cognitivo de a = a e a = b, devemos ter presente que tanto o sentido (pensamento) quanto a referncia (valor de verdade) tem a mesma relevncia. Para que a seja igual a b, a referncia de um e outro deve ser a mesma, e o valor de verdade de a = b o mesmo que o de a = a.

Friedrich Ludwig Gottlob Frege (Wismar, 8 de novembro de 1848 Bad Kleinen, 26 de julho de 1925) foi um matemtico, lgico e filsofo alemo.

Apesar de sua educao e trabalho inicial terem sido matemticos, especialmente geomtricos, o pensamento de Frege logo se transformou em lgica.

Frege considerado o grande inspirador, da tradio analtica que se caracteriza, em primeiro lugar pela convico de que uma anlise filosfica da linguagem pode conduzir a uma explicao filosfica do pensamento, e em segundo lugar, a convico de que esse o nico modo de alcanar uma explicao global.

Expresses de quantidade: quantificadores e Numerais. quantidade: Numerais. De uma forma geral, quantificadores e numerais podem ser caracterizados como expresses de quantidade, uma vez que semanticamente todos esses elementos estabelecem uma predicao sobre conjuntos de indivduos.

Alm da Semntica Formal, h 2 outras abordagens: SEMNTICA DA ENUNCIAO e SEMNTICA COGNITIVA

Semntica da Enunciao
Vinculada ao terico Oswald Ducrot, a Semntica da Enunciao aproxima-se do Relativismo: No h uma ordem no mundo que seja dada independentemente da linguagem e da histria.

Semntica da Enunciao
As sentenas so pronunciadas como parte de um discurso em que, o falante: Tenta convencer seu interlocutor de uma hiptese qualquer. No usa a linguagem para falar do mundo, mas para convencer o ouvinte a entrar no jogo argumentativo.

Semntica da Enunciao
A adoo da anlise Semntica da Enunciao seria muito mais um instrumento poltico do que um instrumento de informao, pois: Neste modelo, no existe uma articulao com os outros componentes da gramtica, tais como a Sintaxe, a Fonologia ou a Morfologia.

Semntica Cognitiva
Vinculada aos tericos George Lakoff e Mark Johnson, a Semntica Cognitiva aproxima-se do funcionalismo: O significado que central na investigao sobre a linguagem, chocando-se, portanto, com a abordagem gerativista que defende a centralidade da Sintaxe. A forma deriva da significao porque a partir da construo de significados que aprendemos, inclusive, sobre a lgica e a linguagem (PIRES DE OLIVEIRA, 2006,
apud EMMEL e DELI, 2012).

Semntica Cognitiva
O pensamento estruturado por esquema de imagens e a extenso dos conceitos de um campo semntico para outro se d via metforas: A vida um saco. Essa mesa tem quatro pernas. Voc consegue enxergar a verdade?

Resumo
A Semntica o nvel de estudos lingusticos que aborda o significado. Nesta disciplina optou-se por abordar o eixo estrutural da Semntica Formal: significados e sentidos de palavras, expresses e enunciados. Apresentou-se brevemente a Semntica Formal, a Semntica da Enunciao e a Semntica Cognitiva a fim de demonstrar as diferenas entre as concepes tericas formalista, gerativista e funcional.

Consideraes finais
Nesta abordagem introdutria buscou-se desvelar os mecanismos com os quais damos contorno as nossas intenes comunicativas. As diferentes concepes repercutem na forma como os fenmenos semnticos so tratados. preciso nos apropriar das teorias para situ-las nas diferentes correntes (formal, gerativista, ou funcional) e entender os fenmenos descritos.

Referncia Bibliogrfica
Michael Dummett, Frege: Philosophy of Language, London: Duckworth, 1973. Anthony Kenny, Frege: An Introduction to the Founder of Modern Analytic Philosophy, Oxford: Blackwell, 2000. [Speculum 21/9/05]. Canado, 2005 apud Emmel e DEli, 2012. http://www.defnarede.com/logica.html

You might also like