You are on page 1of 5

Deus, religio e o sentimento religioso em Freud Publicado originalmente em: www.logdemsn.

com

H muito tempo atrs, ele [o homem] formou uma concepo ideal de onipotncia e oniscincia que corporificou em seus deuses. A estes, atribua tudo que parecia inatingvel aos seus desejos ou lhe era proibido. Pode-se dizer, portanto, que esses deuses constituam ideais culturais. - Freud (1929)

A religiosidade perpassa ao longo do processo de desenvolvimento das civilizaes. Todas as religies passam por diversas fases e conflitos, nem todas as perguntas tm em si as respostas imediatas, entretanto, tais idias so difundidas pela civilizao como um bem precioso. Suas idias so altamente valorizadas ao longo do tempo enquanto condio para o mais alto grau do bem-estar. A Palavra de Deus carrega em si, para o religioso, as condies para a conquista de riquezas, dos proventos, da cura para as doenas e os males, dentre outros desejos que a civilizao no pode satisfazer. A explicao que Freud d ao sentimento religioso decorre do desamparo na qual o indivduo dotado ao nascer em um mundo que lhe parece estranho, hostil e cheio de enigmas, da existncia prpria morte. O desamparo infantil decorre dos conflitos e dvidas quanto as garantias sobre o existir e o futuro. Em Freud, tal desamparo tambm o motor da civilizao, uma vez que esta nasce na tentativa de diminuir o desamparo do homem diante das foras da natureza, dos enigmas da vida e da prpria morte. Decorre da que o indivduo tem um sentimento quanto proteo, uma necessidade de um pai protetor que lhe trar um apazigamento do temor, buscando indicar as solues para dominar o desconhecido. A esse sentimento que estaria ligado gnese do ideal de Eu, Freud denominou de sentimento ocenico, isto , a relao do ser humano com um ser infinito, absoluto e abstrato. Outra discusso se faz necessria para explicar o sentimento religioso em Freud, a questo da civilizao.

A anlise de Freud para a questo da humanidade de longe um quadro do terror. Porm, no meio dessas trevas que Freud estabelece as bases para explicar os conflitos humanos, o sofrimento psicolgico e a constituio do indivduo. Em Freud a vida sofrimento e viver sofrer, tal como em Schopenhauer. Ela nos proporciona muitas decepes e tarefas difceis de suport-la. H 3 maneiras principais de experimentar o sofrimento: o advindo da decadncia do nosso prprio corpo condenado dissoluo (morte); do mundo externo quando entramos em conflitos (imposies e regras culturais) e o ltimo, advindo do nosso relacionamento com o outro. Relacionamento desgastoso a qualquer um, traz uma srie de conflitos e dissabores, no entanto, uma faca de dois gumes, pois tambm atravs dos relacionamentos que constituimos nossa subjetividade. Apresentado o propsito da vida, a busca do prazer em detrimento do desprazer, verifica-se que o programa do princpio do prazer est em desacordo com o mundo, tanto quanto ao macrocosmo como o microcosmo. A cultura a grande vil e a vida em sociedade s possvel com o estabelecimento de regras, o que necessariamente causar confrontos com os desejos individuais. As possibilidades de felicidade j so condenadas pela nossa prpria constituio. Ela restrita e sua manifestao passageira. A felicidade intensa e prolongada no existe em Freud, nos comportamos de modo que s podemos experimentar prazer intenso em contraste: amor - indiferena; alegria - tristeza; gostar - odiar, etc. O ceticismo fundamental na psicanlise freudiana. Coloca-se um dilema, de um lado reconhece que o estado anterior civilizao ruim por conduzir barbrie (lei do mais forte); de outro, a civilizao nos cobra um preo elevado para tornar vivel a vida em sociedade, este preo a renncia dos prazeres e desejos individuais por outros mais conciliatrios com a coletividade. O ser humano est aprisionado, porm, Freud no um pessimista, deixou a psicanlise para ajudar o homem a conseguir formas mais conciliatrias com as restries impostas pela civilizao. Para citar um exemplo qualquer, o amante que experimenta os dissabores de um relacionamento no correspondido, no pode imputar danos amada, agred-la ou pun-la, se o fizer, isso ter um custo a ser pago, poder sofrer as sanes da Lei. Mas esse sujeito pode encontrar na arte, na msica ou na escrita, uma expresso satisfatria dos seus desejos reprimidos. A gnese dos deuses e das religies em Freud Diante do dilema da vida colocada por Freud, cada civilizao construiu os deuses sua imagem e semelhana espelhadas nos

idealimos dos desejos coletivos. Coube aos deuses a tarefa de remediar os conflitos dos homens e aplicar sofrimentos queles que afligem o prximo e, tambm, prover uma recompensa para queles considerados merecedores. Nenhum deus nasce de uma religio, mas toda religio nasce de um deus, ou vrios. A religio tem a funo de separar os que crem em um deus em especfico e criar as regras e o moralismo que iro configurar doutrina. - Eis o nascimento de um repertrio de dogmas, produto da necessidade do homem em tornar tolervel o seu sofrimento e sua fraqueza diante da Natureza. nesse sentido que todas as religies independente de seus princpios - tm dois extremos comuns enquanto objetivo final e separao dos merecedores dos no merecedores: uma alternativa que traga um novo incio depois do fim enquanto recompensa (vida depois da morte) e um castigo queles que no foram condizentes com os princpios da doutrina. Certamente que as idias religiosas passam por um longo processo de desenvolvimento em diversas fases. Em muitas das fases ocorrem conflitos de idias que resulta na dissoluo de uma religio em duas ou mais vertentes, por exemplo, o Catolicismo que na divergncia de idias acabou se dividindo em vrias vertentes: os luteranos, calvinos, anglicanosetc. No Brasil marcante as diversas segmentaes do Cristianismo atravs dos cristos, assembleianos, pentecostais, evanglicosetc. No entanto, as idias religiosas transmitidas ao longo das civilizaes adquirem um valor altamente precioso nas sociedades formadas. Toda doutrina religiosa incapaz de provas, ou voc acata as idias enquanto verdadeiras e acredita, ou no acredita. Para Freud, quando indagamos a autencidade de um dogma, nos deparamos com trs respostas possveis: 1) os ensinamentos merecem crena porque os antepassados j acreditavam; 2) levanta-se provas de tais ensinamentos transmitidos pelos antepassados - obviamente que a prova aquela baseada na f ou no criacionismo; 3) totalmente proibido questionar a autencidade da prova. Nesse ltimo, reside a mais alta sustentao da religio. Freud explica a questo da manuteno dos dogmas pela internalizao desde a infncia, dos ensinamentos e dogmas religiosos. A criana em sua constituio aprende desde cedo que questionar a existncia de um deus extremamente punitivo. Trazendo a discusso para o mundo ocidental, tomando o Cristianismo como exemplo, se a criana pergunta aos pais onde est Deus ela ir receber vrias respostas: est no seu corao; na sua alma; no seu esprito; est no cu olhando todos ns. Em uma pergunta surgem vrias outras dvidas, nenhuma delas satisfar enquanto prova autntica para a compreenso da realidade pela criana.

Na medida em que tais questionamentos iro sendo prolongados quando a criana se depara com os conflitos gerados pelo encontro dos seus ideias de mundo com a realidade, sero duramente reprimidos pelos pais e pela cultura, uma vez que esta estabelece que ter uma religio uma condio normal, anormal quem no tem. Em pocas passadas os exemplos de como eram punidos tais presunes so violentos, hoje, com muito otimismo podemos dizer que a civilizao olha com desconfiana para quem coloca uma idia religiosa em dvida. Consideraes finais: Este breve exposto no teve as pretenses de esgotar o assunto, tais consideraes so antes de tudo uma possvel explicao atravs do pensamento social de Freud para existncia do sentimento religioso do que uma concepo hermtica do assunto. Felizmente as chamas das fogueiras da Inquisio h muito tempo se apagaram. Os ateus e os cticos conseguiram destruir muitas mordaas. Entendo que apontar o dedo para um religioso e tentar critic-lo por apelar ao sobrenatural no direito nosso, assim como o oposto tambm no . O prprio Freud admite que insensato tentar eliminar a religio pela fora, por um s golpe. Tal presuno irrealizvel e se fosse, seria crueldade. Apontado por Freud, Um homem que passou dezenas de anos tomando plulas soporferas, evidentemente fica incapaz de dormir se lhe tiram sua plula. Que o efeito das consolaes religiosas pode ser assemelhado ao de um narctico (), porque concetraramos nossas foras em acusaes aos religiosos? - Faamos diferente. Questes como para onde vamos, de onde viemos, como foi criado o mundo entre outros enigmas, ainda resistem s explicaes do criacionismo. Entendo que tais questes no ajudam a avanar e jamais tero explicaes empricas, quando muito modelos mais prximos da realidade - teoria do Big Bang - do que a lenda de Ado e Eva. O Velho Mundo ficou na histria, muitos deuses e demnios j foram enterrados, outros foram criados e ainda outros ressuscitados, mas ainda h muito mais trevas. A Cincia j expulsou muita escurido, mas ainda uma luz de vela que nos traz um pouco de sentido diante do desconhecido. Lutemos para que tais luzes sejam ampliadas e no se apaguem. partir das bases filosficas e cientficas apontemos a espada na face dos deuses perversos e seus demnios, seus mtodos de punio e principalmente, nos pregadores - empresrios de deus na

Terra - e nas religies, instituies estas que criam condies de alienao e conformismo, aprisionando a existncia no pernicioso moralismo. Faamos nossa parte, pois do outro lado os escritos sagrados estaro lutando para arrebatar cada vez mais vidas e trancafi-las nos calabouos do absoluto, condenando os estreis de f a se estribarem no tridente de satanz. *Imagem de Michelangelo - O fruto proibido Bibliografia bsica: O futuro de uma iluso - Freud (1927) O mal-estar na civilizao - Freud (1929)

You might also like