You are on page 1of 23

A PLACENTA E O CORDO UMBILICAL

Placenta
A placenta constituda de dois componentes: uma poro fetal formada pelo saco corinico e outra materna formada pelo endomtrio. Essa caracterstica faz com que a placenta seja um rgo fetomaterno. Possui as seguintes funes: proteo, nutrio, respirao, excreo e produo de hormnios. Aps o parto expelida do tero. A Decdua a camada funcional do endomtrio gravdico, ou seja, do endomtrio onde est sendo desenvolvido um feto. No parto ela se separa do resto do tero. As clulas da decdua so produzidas graas ao aumento de progesterona. Com a gravidez ocorre modificaes nas clulas e vasos do endomtrio. Essas alteraes so conhecidas como reao decidual. As clulas da decdua possuem como reserva glicognio e lpides que nutriro o feto. Elas tambm impedem uma invaso descontrolada do sincciotrofoblasto no tero materno. A decdua possui trs regies conforme o local de implantao do blastocisto: decdua basal, frente do embrio implantado, dar origem ao componente materno da placenta; decdua capsular que a parte do endomtrio oposta ao plo de implantao e o resto do endomtrio que recobre o embrio chamada de decdua parietal. Como essas regies podem ser vistas em uma ultra-sonografia, representam um sinal precoce de gravidez. Organognese da Placenta dividida em dois perodos fundamentais: o pr-viloso (6 ao 13) e o viloso (at o trmino da gestao) a) Pr-viloso: com a implantao do blastocisto, distingui-se no trofoblasto duas camadas: citotrofoblasto e sincciotrofoblasto. Entre o 9 e o 13 dia, na intimidade do sincciotrofoblasto surgem lacunas separadas por trabculas de sinccio.

FIG. 1: Desenho ilustrando a formao da placenta humana e das membranas fetais. Aseco frontal do tero, mostrando a elevao da decdua causada pela expanso do saco corinico de um embrio de quatro semanas, implantado no endomtrio da parede posterior. B- desenho ampliado do stio de implantao. As vilosidades corinicas foram

expostas pela seco e abertura da decdua capsular. C a F- desenhos de seces sagitais de um tero grvido desde a 5 at a 22 semana, mostrando as mudanas na relao das membranas fetais com a decdua. Em F, o mnio e o crion esto fundidos entre si e com a decdua parietal, obliterando, assim, a cavidade uterina. Note que, em D a F , as vilosidades corinicas persistem somente onde o crion est associado decdua basal. I- , onde se forma a placenta. b) Viloso: vilosidades primitivas surgem a partir da proliferao do citotrofoblasto pelas trabculas cinciais que separam as lacunas. Essas lacunas vo se reunindo para formar uma cavidade nica: cmara intervilosal (contm os espaos intervilosos). As vilosidades so invadidas por mesnquima e passam a ser chamadas secundrias. Entre o 15 e o 21 dia, com o aparecimento dos esboos vasculares no seio do tecido conjuntivo as vilosidades tornam-se tercirias. As vilosidades continuam a se proliferar e se expandem em todas as direes, formando um invlucro contnuo ao longo do ovo. Ocorre um ramificao das vilosidades que entram em contato com o sangue materno na cmara intervilosa. Esse desenvolvimento maior do lado da decdua basal do que da capsular.

A eroso de capilares e do seios venosos superficiais e do endomtrio, partir do 11 e 12 dia permite ao sangue materno invadir as lacunas trofoblsticas. No comeo da 4 semana estruturas usadas na troca fisiolgica entre me e feto j esto formadas. As vilosidades associadas a decdua capsular so comprimidas pelo saco corinico e por deficincia circulatria vo se degenerando e desaparecem. Essa regio passa ento a ser conhecida como crion liso. As vilosidades da regio da decdua basal aumentam em nmero e tamanho formando o crion brandoso. O crescimento da espessura da placenta se deve ao aparecimento das vilosidades tercirias. Quando uma mulher no apresenta um ciclo menstrual regular, a idade gestacional, que contada a partir da ltima menstruao, pode ser conhecida medindo-se o tamanho do saco corinico em ultra-sons. Com idade gestacional de 31 dias ele possui de 2 a 3 mm. A placenta vai aumentando de tamanho acompanhando o crescimento fetal. Quando completamente desenvolvida cobre 15 a 30% da decdua. No final do 4 ms, a decdua basal, que o componente materno da placenta quase que totalmente substituda pelo crion viloso. O revestimento citotrofoblstico externo o ponto em que a poro fetal se une poro materna da placenta. Essa fuso se faz pelas vilosidades tronco que se prendem decdua basal atravs desse revestimento. A forma da placenta devido a forma da rea das vilosidades que persistem. Estas invadem a decdua basal, causando a eroso deste tecido e formao dos septos deciduais. Com o crescimento fetal a decdua capsular faz uma salincia na cavidade uterina e se funde com a parietal, causando a obliterao dessa cavidade. Posteriormente (por volta da 22 semana), essa decdua no ser suprida de sangue e ser degenerada.

FIG.2: esquerda embrio com 33mm. no comeo da 9 semana. direita embrio com 47mm. no trmino da 10 semana. Ambos em tamanho natural.

Circulao Uteroplacentria
As vias endometriais formam um plexo extraordinariamente fino, com numerosas anastomoses e ramificaes. Isso constitui uma condio bsica para uma drenagem eficiente do espao interviloso. Essas veias passam prximo lmina basal, o que explica o colapso do espao interviloso durante a contrao uterina, pois elas sero comprimidas. A circulao placentria materna se inicia com a passagem das artrias espiraladas pelo revestimento citotrofoblstico externo e abertura destas na cmara intervilosa. A partir do 2 ms essas artrias so invadidas por clulas de natureza citotrofoblstica, que lhes restringem a luz. Assim a cmara intervilosa fica protegida do aumento da presso arterial materna. O sangue caindo no espao interviloso, circula entre as vilas e depois drenado atravs de sadas venosas basais. A angiocinerradiografia mostrou que as artrias espiraladas atuam uma independentemente da outra e que nem todas esto abertas e despejando sangue no espao interviloso ao mesmo tempo. O sangue venoso fetal levado a placenta pelas duas artrias umbilicais, atingindo a placenta elas correm sob o mnio, pela placa corial. Cada uma supre uma metade da placenta. Emitem ramos que perfuram o crion e penetram nos troncos de 1, 2 ou 3 ordem. Em seu percurso, esses ramos se dividem para terminarem no sistema capilar que vasculariza os vilos terminais. Veias presentes nos vilos drenam o sangue de volta ao feto.

FIG. 3: Diagrama esquemtico que mostra as relaes mtuas dos tecidos fetal e materno na formao da placenta. As vilosidades corinicas esto representadas com um desenvolvimento progressivamente maior da esquerda para a direita. Os vasos maternos esto coloridos na forma convencional, os ramos arteriais fetais esto em negro e os ramos venosos fetais em cinza.

O sangue fetal passa muito prximo ao materno devido ao sistema arteriocapilarvenoso nas vilosidades, facilitando as trocas entre me e feto. Esses sangues no se misturam a no ser que hajam falhas na membrana placentria. Uma boa exposio das vilosidades corinicas ao sangue materno essencial para um bom desenvolvimento do embrio e do feto.

A Membrana Placentria Humana


A placenta formada por uma aposio do crion (lmina externa do mesoderma extraembrionrio, citotrofoblasto e sincciotrofoblasto) - parte fetal e decdua basal - parte materna. Apesar da estratificao da placenta, esta altamente permevel, impedindo a passagem de poucas substncias, como alguns hormnios e toxinas. Essa permeabilidade aumenta no decorrer da gestao, pois a membrana placentria vai se estendendo, conseqentemente, h uma aproximao entre os capilares fetais e maternos.

Funes da placenta humana: - Metabolismo placentrio Como o ser humano possui um ovo oligolcito, a placenta assume a nutrio do embrio/ feto , principalmente no incio da gestao, uma vez que neste perodo ainda no se estabeleceu a nutrio hemotrfica. Tal nutrio deve-se sntese de glicognio, colesterol e cidos graxos. - Transporte de substncias A placenta realiza transporte de vrias substncias atravs de diversos mecanismos, como difuso simples, facilitada, transporte ativo e pinocitose. H outros mecanismos menos freqentes como atravs de um defeito da placenta por onde passam hemcias, o que pode resultar em eritroblastose fetal em circunstncia genotpica especfica entre feto e me, atravs da membrana por movimentos amebides, como a passagem de leuccitos Trepanema pallidum - agente etiolgico da sfilis; ou ainda atravs de leso na placenta como a passagem de bactrias e protozorios. Dentre as substncias destacam-se: gases, nutrientes, eletrlitos, hormnios, anticorpos, drogas, excretas e agentes infecciosos. O transporte de gases envolve a difuso simples e a oxigenao adequada no feto deve-se essencialmente ao fluxo sangneo uterino e fetal. Os nutrientes transportados so: gua, vitaminas, cido graxo e colesterol. H transporte de uma taxa reduzida de hormnios como tirosina e triodotironina, alm de testosterona, encarregado da diferenciao da genitlia masculina.

FIG. 4: Ilustrao diagramtica das transferncias atravs da membrana (barreira) placentria. Os tecidos pelos quais ocorre o transporte de substncia entre feto e me, constituem coletivamente a membrana placentria. Essa membrana constituda inteiramente por tecidos de origem extrafetal: citotrofoblasto, sincciotrofoblasto, estroma da vilosidade e o endotlio dos capilares.

Os anticorpos transportados ao feto, principalmente IgG, so responsveis pela imunidade a certas doenas como difteria, sarampo e varola. As drogas so amplamente permeveis e resultam em prejuzos fsicos e mentais ao feto, como por exemplo pode-se citar a talidomida, que leva s malformaes fsicas; a herona, que leva ao estado de abstinncia depois do nascimento; e relaxantes musculares empregados no momento do parto, que, com exceo da succinilcolina ecurare, so responsveis pela depresso respiratria do feto. As excretas so constitudas basicamente de dixido de carbono, uria e cido rico. Vrios agentes infecciosos atravessam a placenta acarretando geralmente malformaes, como: Trepanema pallidum, Toxoplasma gondii e o agente etiolgico da rubola. Secreo endcrina da placenta A camada da placenta encarregada da produo da maioria dos hormnios partir de precursores fetais ou maternos o sincciotrofoblasto. Tais hormnios placentrios so: gonadotrofina corinica humana, lactognio placentrio humano, tirotrofina corinica humana, adrenocortitrofina corinica humana, alm dos esterides: progesterona e estrgeno. Dentre esses hormnios destaca-se a

gonadotrofina corinica, que mantm o corpo lteo aps a nidao, e progesterona, produzida partir de colesterol pela placenta aps o 3 ms, impedindo a contrao uterina. Patologias da placenta 1. Anormalidades de arquitetura e de implantao da placenta - Placenta prvia: implantao da placenta no segmento inferior do tero. Maior causa de hemorragia no 3 trimestre de gravidez. Dificulta o trabalho de parto. - Placenta acreta: placenta e os vilos aderem e invadem superficial ou profundamente a parede uterina. Causa hemorragia seguida de histeroctomia. - Placenta membrancea: membranas fetais inexistem e so revestidos por tecido placentrio . - Placenta ou lobo sucenriato: placenta se divide em lobos. Alguns desse lobos pode causar reteno intra-tero aps o parto. 2. Distrbios de circulao: - Infarto placentrio: pode atingir quase toda a placenta, seguido de insuficincia placentria. No deslocamento placentrio o suprimento sanguneo que vem da me pode ser interrompido levando ao infarto. 3. Corangiomas: tumor benigno que atinge a parte fetal da placenta. Pode causar dano ao feto durante o trabalho de parto. 4. Placentites: - Tuberculose placentria: ocorre devido a resistncia da placenta em ser atingida pela disseminao miliar. Atinge mais as vilosidades do que a decdua. o lquido amnitico aspirado leva a doena aos pulmes e fgado do feto. - Rubola: causada por vrus, provoca leses placentrias acompanhadas muitas vezes por anormalidades fetais. - Toxoplasmose: a mais importante doena parasitria da placenta. Leva a leses, inflamaes crnicas das vilosidades devido presena do microorganismo.

O PARTO
Ao final da gestao, muitas adaptaes fisiolgicas comeam a ocorrer visando a ocorrncia do parto. Nesse perodo de preparao para o parto, comum encontrarmos a atividade uterina mais intensa, com contraes mais freqentes. O feto, nessa fase, poder apresentar menor movimentao, geralmente decorrncia da adaptao ao estreito superior ou mdio da bacia materna. O colo uterino, por sua vez, poder apresentar algumas modificaes perceptveis ao toque vaginal. Nas nulparas ou primigrvidas (pacientes que nunca deram a luz anteriormente), verifica-se um certo grau de diminuio no comprimento e centralizao em relao ao plo ceflico fetal. Nas multparas ou multigrvidas (mulheres que j deram a luz anteriormente), pode-se verificar uma pequena dilatao cervical e consistncia mais amolecida da crvix. O parto, portanto, o processo de nascimento durante o qual o feto, placenta e as membranas fetais so expelidos do trato reprodutivo da me. O trabalho de parto a seqncia de contraes uterinas involuntrias que resultam na dilatao do crvix e na sada do feto e da

placenta do tero. Os fatores que desencadeiam essas contraes ainda no so completamente compreendidos, mas vrios hormnios esto relacionados ao incio do trabalho de parto. As contraes peristlticas da musculatura lisa uterina so provocadas pela oxitocina, que liberada pela neuro-hipfise materna. Este hormnio administrado clinicamente quando h necessidade de induzir o trabalho de parto. A oxitocina tambm estimula a liberao de prostaglandinas pela musculatura que incentiva a contrao do miomtrio, sensibilizando as suas clulas oxitocina e prostaglandinas. O trabalho de parto inicia-se habitualmente pela presena de contraes uterinas referidas pelas pacientes como dor abdominal em clica. O ritmo das contraes que caracteriza o incio do trabalho de parto o de uma contrao uterina a cada cinco minutos. Trata-se de contraes que duram por tempo superior a 20 segundos e provocam leve sensao dolorosa s pacientes. Deve-se verificar ainda a presena ou no da ruptura da membrana amnitica, atravs da sada pelos genitais externos do lquido amnitico ("bolsa de gua"), o que caracteriza a necessidade de internao da paciente. Os Estgio do Trabalho de Parto O trabalho de parto o processo que ocorre durante o nascimento de uma criana facilita o parto. dividido em quatro perodos em quatro perodos: perodo de dilatao, perodo expulsivo, dequitao (perodo da placenta) e perodo de observao ou recuperao. Cada um desses momentos do parto exigem cuidados especficos. 1. Perodo de Dilatao Esse primeiro estgio comea quando h evidncia objetiva da dilatao progressiva do crvix. Isto acontece ao se iniciarem as contraes regulares do tero (menos de 10minutos do intervalo entre uma e outra contrao dolorosa). O primeiro estgio termina com a dilatao completa do crvix, e o estgio de maior durao no trabalho de parto. A durao mdia 12 horas em nulparsas e cerca de 7 horas nas multparas, entretanto h grandes variaes. Nesse perodo fundamental a avaliao peridica de alguns parmetros da evoluo do parto, a saber, as contraes uterinas, a dilatao do colo uterino, a descida do plo fetal, a ruptura da membrana amnitica (amniotomia) e a vitalidade do feto. 1.1. Contraes Uterinas: importante observar o tnus uterino entre os episdios de contraes, porque habitualmente ocorre um relaxamento importante do tero entre as contraes, momento no qual a circulao uterina se restabelece em condies normais, permitindo as trocas entre o orgasmo fetal e materno, no espao da oxigenao. As contraes que, inicialmente, no trabalho de parto, situam-se uma a cada 5 minutos, vo apresentando aumento de freqncia, atingindo 3 a 4 contraes, quando o colo uterino atinge 6 a 8 centmetros de dilatao e, finalmente, atinge 5 contraes em 10 minutos no incio do perodo expulsivo.

1.2. Dilatao do Colo Uterino: A dilatao do colo uterino tem como objetivo primordial permitir a passagem do concepto desde a cavidade uterina at a cavidade vaginal. O processo de dilatao mediado por duas foras principais: ao mecnica do plo fetal ou bolsa de gua (presso hidrosttica) e ao das fibras musculares (trao muscular). 1.3. Descida do Plo Fetal: No perodo de dilatao, as contraes uterinas promovem progressivamente a descida da cabeas fetal, embora em pacientes multparas este fato no seja evidente, podendo ocorrer tardiamente no perodo de dilatao ou at mesmo durante o perodo expulsivo. 1.4. Amniotomia: A ruptura da membrana amnitica com sada do lquido amnitico pode ser espontnea (amniorrexe) ou artificial (amniotomia), esta praticada pelo obstetra, durante o trabalho de parto. A bolsa da gua no trabalho de parto tem a funo de dilatar o colo uterino e proteger o plo ceflico fetal durante as contraes uterinas. 1.5. Vitalidade do Concepto no Trabalho de Parto: Durante o perodo de dilatao, o feto deve ser avaliado quanto a sua vitalidade, j que este momento da gestao , talvez, o maior desafio sade do concepto. Sabemos que, durante as contraes uterinas, ocorrem importantes modificaes nas relaes de troca entre o organismo fetal e o materno. A contrao uterina diminui o fluxo sangneo ao miomtrio por compresso dos vasos uterinos e elevao local da presso sangnea. Esse fato faz com que ocorra uma paralisao do fluxo sangneo no espao interviloso, local de trocas feto-materna. , portanto, reconhecido que, no momento da contrao uterina , h perda de oxigenao do feto e reduo na eliminao de CO2 do concepto. Nos casos de contraes normais em ritmos, h uma compensao fetal deste momento transitrio de reduo de trocas, nos perodos de relaxamento uterino. Sendo assim, pode-se afirmar que cada contrao uterina representa um episdiode hipoxemia para o feto e sua resposta s contraes pode ser avaliada, no perodo de dilatao, atravs de sua vitalidade ( freqncia cardaca fetal, por exemplo). 2.Perodo Expulsivo Esse segundo estgio comea quando o crvix j est completamente dilatado e termina com a expulso do beb. Durante este perodo, o feto desce pela vagina e nasce. Assim que se acha fora da me, o feto toma o nome de cerca recmnascido. A durao mdia deste perodo de 50 minutos para as nulparas e de cerca de 20minutos para as multparas, sendo que as contraes uterinas recomeam pouco depois do beb ter nascido. O perodo explosivo caracterizado pela completa dilatao do colo uterino e contraes uterinas de forte intensidade e durante ( 5 contraes em 10 minutos, durante 60 segundos). Neste perodo a parturiente inicia espontaneamente os chamados "puxos", que so contraes voluntrias da musculatura abdominal que acompanham as contraes uterinas. O feto impulsionado em direo ao canal do parto pela fora contrtil intensa da expulso. So realizados movimentos espontneos no

concepto que visam adequar os dimetros plvico-ceflico, sendo estes movimentos distintos e seqenciados: a- Encaixe e deflexo: a cabea fetal flexionada por maior presso dos tecidos do canal do parto, sobre a regio anterior do plo ceflico. b- Descida e rotao interna: o plo ceflico sofre uma rotao de 90 (graus), fazendo coincidir a sutura sagital com o dimetro anteroposterior da pelve materna. c- Deflexo e desprendimento ceflico: visa forar o plo ceflico contra as partes moles do canal de parto (perneo) e permitir a sada da cabea fetal. d- Rotao externa e desprendimento corporal: visa fazer coincidir no estreito mdio da pelve o dimetro anterior materno como dimetro bi-acromial Fetal (rotao interna dos ombros). 3. Secundamento Placentrio, Dequitadura ou dequitao Esse estgio inicia-se to logo o beb tenha nascido e termina com a expulso da placenta e das membranas. A durao desse perodo de 15 minutos em cerca de 90% das gravidezes. A retrao do tero reduz a rea da placenta; assim, a placenta e as membranas fetais separam-se pela camada esponjosa da descdua basal. Aps a expulso do beb, o tero continua a contrair-se. Logo forma um hematoma na parte mais profunda da placenta , separando-a da parede uterina. Esta etapa do parto, portanto, composta por 2 fases distintas: aDesprendimento placentrio: em razo do enfraquecimento da placenta com a superfcie uterina pela degenerao fibrosa da decdua basal e reduo do volume do tero com a retrao de suas paredes aps a expulso do concepto. bExpulso planetria 4. Perodo de observao ou Recuperao Esse estgio comea to logo a placenta e as membranas fetais tenham sido expulsas. Este perodo dura cerca de 2 horas. As contraes causam a constrio das artrias espiraladas endometriais que irrigavam o espao interviloso. Essas contraes impedem um sangramento uterino excessivo. So objetivos desse perodo verificar o tnus ps-prato do tero, o sangramento vaginal e o estado geral da paciente. a- Tnus uterino : aps a sada da placemta , o tero pouco abaixo da cicatriz umbilical materna e apresenta consistncia firme permanente. bSangramento vaginal : entende-se como sangramento vaginal o somatrio de origem uterina, vaginal e vulvo-peritonial, e este deve ser discreto em quantidade numa situao normal. c- Estado geral da paciente: aps o parto comum certo grau de cansao fsico e emocional da mulher. Alguns dados objetivos devem estar com padro da normalidade nesta fase ( a mulher deve estar hidratada, normocorada, consciente e vigilante). Qualquer anormalidade faz com que o obstetra amplie o perodo de observao at o melhor esclarecimento do quadro clnico.

A Placenta, o cordo umbilical e as membranas fetais aps o nascimento


Aps a expulso do feto, ocorre o secundamento o terceiro perodo do parto que se caracteriza pelo descolamento, pela descida e pela expulso da placenta e de suas preas para fora das vias genitais. O descolamento placentrio (ou dequitao) em conseqncia de contraes uterinas que persistem aps a expulso do feto diminuindo o volume do tero e aumentando a espessura de sua parede muscular. Com a reduo da parede da cavidade uterina, a placenta, por no ter elasticidade, destaca-se da sua zona de insero. A separao placentria, que se mantm constante, e o tamanho reduzido do stio placentrio. Com a evoluo do fenmeno, infiltra-se o sangue entre a placenta e a decdua basal remanescente, dando origem ao hematoma retroplacentrio. Este, portanto, conseqncia, e no causa, da separao placentria, no obstante possa acelerar o processo. As membranas, geralmente, permanecem in situ at que a placenta se desprenda quase que por completo; destacam-se, ento, da parede uterina em parte devido s contraes miometirais e em parte devido trao exercida pela placenta descolada. As contraes uterinas, que no cessam, e a possvel ao da gravidade condicionam a descida da placenta. Do corpo uterino, passa a placenta ao segmento inferior que ento de distende. Percorre a crvice e cai na vagina. Na vagina, a placenta provoca nova sensao de puxo, despertando esforos abdominais semelhantes aos do segundo perodo do parto, responsveis pela expulso do rgo para o exterior.

Cordo umbilical

Formao do condo umbilical Na terceira semana comea a se formar, discobilaminar, a linha primitiva na face do ectoderma que delimita a cavidade amnitica. Sabe-se que h migrao das clulas do ectoderma para esta linha, que mergulham no seu sulco, migram delaminando o antigo disco bilaminar no se sentido antero-posterior e lateral, formando o folheto celular intermedirio, mesoderma intra-embrionrio. No plo ceflico envolvem a placa protocordal, onde ectoderma e endoderma esto fundidos, e do origem, entre outras estruturas, placa cardiognica , formadora do corao. No plo cordal, outro ponto de conexo firme e inseparvel entre ecto e endoderma a placa cloacal, na linha primitiva, que no dissociada pela invaso do endoderma intra-embrionrio. Constituindo a placa cloacal, e parede posterior do saco vitelino se projeta sob a forma de pequeno divertculo para o pednculo de conexo; o divertculo alantoentrico, ou alantide, rudimentar e destitudo de qualquer funo no homem. A partir da quarta e oitava semana, temos o chamado perodo embrionrio trilaminar apresentam notveis modificaes, principalmente este, com diferenciaes nos trs folhetos. Entre essas modificaes destacamos o pregueamento do embrio, que est relacionado como os anexos embrionrios. O pregueamento cefalocaudal influenciado pelo crescimento acelerado do sistema nervoso central (de origem ectodrmica) , enquanto o pregueamento lateral ocorre pelo rpido crescimento dos somitos (de origem mesodrmica). Conseqentemente h formao possvel do intestino, derivado endodrmico do saco vitelino; concomitantemente a esta incorporao do "teto" do saco vitelino para a formao estreita e alongada, o ducto vitelino. Ainda, em funo do pregueamento, a juno aminoectodrmica superficial do embrio vai se localizar na sua face ventral e chamada anel umbilical primitivo. No curso da quinta semana, atravessam este anel as seguintes formaes: 1. Pednculo de conexo, com alantide e vasos umbilicais; 2.Pednculo vitelino, com vasos vitelinos oufalomesentricos e 3. Canal de comunicao entre os celomas intra e extraembrionrios. No final do terceiro ms se oblitera a cavidade celmica do cordo umbilical e, posteriormente, tambm, o alantide, o saco vitelino com seus vasos, inclusive uma segunda veia oufalamesentrica rudimentar. Permanecem, ento, os vasos umbilicais, duas artrias permeadas por sangue venoso e uma veia que transporta sangue arterial, envolvidos pelo geleia de Wharton. Esta, com aspecto mesenquimal, rica em glicosaminoglicanas que protegem os vasos, os quais possuem espessas paredes musculares e inmeros fibras elsticas. Sua estrutura e espessamento endoteliais espiralados contribuem sobremaneira para resistir s presses intra-uterinas e traes fetais, impedindo o angustiamento da luz dos vasos. Composio histoqumica do tecido Umbilical O cordo umbilical formado sobretudo por um tecido especial chamado de Tecido mucoso. Neste, h um predomnio da substncia fundamental amorfa. de constituda principalmente por cido hialurnico. de consistncia gelatinosa. Contm poucas fibras colgenas e raras fibras elsticas e reticulares. As clulas

so principalmente fibroblastos. O tecido mucoso conhecido como geleia de Wharton. Generalidades do cordo Umbilical No termo, o comprimento do cordo de mais ou menos 50cm, sem dimetro de 2cm e o peso ao redor de 100g. A insero do cordo, que liga o embrio/feto placenta, situa-se geralmente prximo ao centro do superfcie fetal deste rgo, mas pode ser encontrado em qualquer ponto. Por exemplo, sua insero na margem da placenta produz uma placenta em raquete e quando se prende s membranas tm uma insero velamentosa. Com o crescimento do cavidade amnitica, o mnio envolve o cordo umbilical e forma seu revestimento epitelial. O cordo umbilical de crescimento exagerado, tm a tendncia a sofrer prolapso e/ou o se enrolar em volta do feto. O pronto reconhecimento do cordo em prolapso importante porque existe o risco de ele ser comprimido, durante o parto, entre o corpo do feto e a pelve ssea da me. Isto causa anoxia ou hipoxia fetal, e caso esta condio persista por mais de cinco minutos; o encfalo do beb pode sofrer danos, produzindo retardamento mental. Normalmente o cordo umbilical apresenta duas artrias e uma veia envolvidos pala j citada geleia de Wharton. Como estes vasos so mais compridos do que o prprio cordo, comum que se toram e se dobrem. Os vasos umbilicais freqentemente formam alas, produzindo ns falsos que no tm nenhuma importncia contudo, em cerca de 1% dos partos so formados ns verdadeiros no cordo, que podem sofrer constrio e causar morte fetal por anoxia fetal. Na maioria dos casos os ns formam-se durante o trabalho de prato, como conseqncia da passagem do feto por uma ala do cordo. Como este ns so costumeiramente frouxos , no apresentam importncia clnica. Uma simples volta do cordo em torno do feto ocorre ocasionalmente. Em cerca de um quinto dos expulses, o cordo encontrase frouxamente enrolado uma vez em torno do pescoo do feto que isto represente um aumento do risco fetal. Obs: A presena de somente uma artria umbilical ocorre em cerca de um em cada 200 recm nascidos, condio que pode estar associada a anormalidades fetais, particularmente do sistema cardiovascular. A ausncia de uma artria umbilical esta acompanhada por uma incidncia de 15 a 20% de anomalias cardiovasculares no feto. A ausncia de uma artria conseqncia de agenesia ou de degenerao deste vaso no incio do desenvolvimento.

mnion
Origem e Crescimento O mnion se forma por descida (esquismios) e apresenta inicialmente sua cavidade estreita. No termino do segundo ms de gravidez o mnion atinge uma dilatao to grande que sua parede se aproxima da superfcie interna do crion. O movimento expansivo do saco amnitico comprime a poro residual do magma reticulado sendo que este fica limitado a um estrato delgado e at descontnuo. No

incio do terceiro ms de gravidez, a disposio da parede amnitica sobre a corial responsvel pelo desaparecimento da grande cavidade do cpio ou celora exterior, dando lugar a cavidade amnitica. Raramente, pode ocorrer a no aderncia completa entre estas duas estruturas (parede amnitica e superfcie interna do cpio) resultando de formao de atividades que sero preenchidas por lquido (podem ser revestidas por clulas conjuntas achatadas). O revestimento epitelial formado no mnion apresenta clulas com microvilosidades que, provavelmente, participaro na transferncia de lquidos. A juno do mnio com embrio se faz na superfcie ventral. Isto se d pelo fato de o mnio ser ligado s bordas do disco embrionrio. Lquido Amnitico A maior parte do lquido amnitico derivada do sangue materno e transferido atravs do mnio. Compe tambm o lquido Amnitico substncias derivadas do feto (excreo de urina) e em menor importncia secrees das clulas amniticas. Em condies normais, durante o desenvolvimento da criana, o volume do lquido amnitico aumentado, vagarosamente, sendo cerca de 30 ml na 10 , 350 ml na 20 semana e 100 ml na 37 semana. Logo em seguida, o volume diminudo rapidamente. A alterao do volume deste lquido pode estar relacionada a algumas anomalias, como por exemplo: oligoidrmnios (diminuio), polidrmnios (aumento). Na oligoidrmnios, existe uma insuficincia placentria com reduo do fluxo sanguneo placentrio. Pode ser devido tambm pela agncia renal (ausncia de rins), impossibilitando a contribuio da urina no lquido amnitico. No polidrmnios, ocorre quando o feto no ingere a quantidade normal de lquido. A anencefalia, atresio esofagiano e gestaes mltiplas so responsveis por estas condies. A gua, no lquido amnitico, trocada a cada trs horas. Na etapa final da gestao, o feto deglute at 400 ml de lquido amnitico por dia. Composio e importncia do lquido amnitico O principal componente do lquido amnitico a gua (cerca de 98% a 99%). Sais orgnicos e inorgnicos e clulas fetais descamadas completam a formao. Os constituintes orgnicos so divididos em protenas, carboidratos, lipdios, enzimas, hormnios e pigmentos. Como exemplo de enzima, podemos citar a gastrina (induz o desenvolvimento embrionrio do tubo digestivo). O lquido amnitico pode ser removido atravs da amniocentese. Esse estudo permite o diagnstico do sexo do feto e a deteco de anormalidades cromossomiais. Outras importncias do lquido amnitico so citadas: - Favorece o movimento livre do feto, contribuindo no desenvolvimento musculoesqueltico; - Protege o embrio contra leses, distribuindo os impactos atravs do lquido.

O Saco Vitelino

O saco vitelino formado a partir de clulas do hipoblasto que migram envolvendo a cavidade blastocstica constituindo a membrana exocelmica; com a modificao de membrana e da cavidade exocelmica ento constitudo o saco vitelino primrio. Estas modificaes ocorrem com o embrio na fase de gastrulao. Clulas oriundas do hipoblasto do origem a uma camada de tecido frouxamente organizado, o mesoderma extra embrionrio, que envolve o saco vitelino primrio, juntamente com o mnio. Com alteraes ocorridas no trofoblasto e no endomtrio, o mesoderma extra embrionrio aumenta e surge ento no seu interior o celoma extra embrionrio, que possui o interior repleto de lquido. O celoma extra embrionrio envolve ento o saco vitelino juntamente com o mnio, exceto na rea onde estes se prendem ao crion pelo pedculo do embrio causando ento a diminuio do saco vitelino primrio e o desenvolvimento do saco vitelino secundrio, sendo que este simplesmente passa a ser chamado de saco vitelino. O saco vitelino formado, portanto, por clulas que migram do hipoblasto do disco embrionrio por dentro do saco vitelino primrio. Ele contm lquido em seu interior, sendo este diferente do vitelo. Durante o dobramento do embrio, no plano longitudinal, parte do saco vitelino incorporada pelo embrio formando-se o intestino anterior; que formar a faringe, entre outros rgos. A partir da ento, o saco vitelino comear a sofrer um processo de represso ficando reduzido a cerca de 5mm de dimetro e ligado ao intestino mdio pelo pedculo vitelino. A partir da vigsima semana o saco vitelino no costuma ser mais visvel. O saco vitelino, na espcie humana, importante para a transferncia de nutrientes para o embrio no perodo anterior formao da circulao uteroplacentria. importante tambm por ser o primeiro lugar de formao de clulas sangneas (hemocitopoese intra-uterina do perodo prheptico) que so aglomerados de clulas mesenquimatosas. As clulas mais superficiais de cada ilhota do origem ao endotlio dos primeiros vasos, enquanto as mais internas tornam-se esfricas e se diferenciam em hemocitoblastos. Pela unio do endotlio das ilhotas contguas, formam-se os vasos sangneos, que se comunicam com os do corpo do embrio, permitindo a distribuio e utilizao , pelo embrio, das clulas sangneas formadas no saco vitelino. A poro dorsal do saco vitelino incorporada ao embrio constituindo o intestino primitivo que originar o epitlio da traquia, dos brnquios, dos pulmes e trato digestivo. Os goncitos primordiais, que iro formar as ovognias e espermatognias, aparecem na parede do saco vitelino e posteriormente migram para as gnadas sexuais. O saco vitelino, que na dcima semana est na cavidade corinica entre o mnio e o saco corinico, sofre atrofia, podendo persistir por toda a vida em casos raros. O seu ducto separa-se da ala do intestino mdio ao final da sexta semana

O Alantide
1. Generalidades: O Alantide um pequeno divertculo, uma evaginao, da parede caudal do Saco Vitelino que se estende para o pedculo do embrio. Esta uma estrutura

no funcional, muito pequena em embries humanos e que surge por volta do 16 dia ps fecundao. 2. Desenvolvimento e destino do Alantide: Durante o segundo ms, a poro extra-embrionria do alantide degenera e sua poro intra-embrionria permanece para formar a bexiga. Alantide, primeira vista, por ser uma estrutura vestigial pode no merecer ateno. No entanto, esta pequena estrutura notvel por 4 razes simples: 1) O Alantide funcionalmente ativo na formao sangnea da terceira quinta semana, ou seja, realiza hemocitopoese ativamente assim como o Saco Vitelino, bao e fgado. 2) Seus vasos sangneos transformam-se na veia e nas duas artrias umbilicais. 3) O lquido da cavidade amnitica difunde-se para a veia umbilical ( formada pelo alantide ) e entra na circulao fetal para ser transferido para o sangue materno atravs da membrana placentria. 4) A poro intra-embrionria do alantide vai do umbigo at a bexiga urinria, com a qual contnua.. Um aspecto clnico Como foi dito anteriormente, a poro intra-embrionria do alantide tem parcela importante na formao da bexiga urinria. Com o crescimento da bexiga urinria, o alantide involui para formar um tubo , o raco. Aps o nascimento, o raco torna-se um cordo fibroso denominado ligamento umbilical mdio, que se estende do pice da bexiga, at o umbigo. Pode-se observar em mal formaes do raco, uma continuidade da luz deste com a bexiga urinria. Nestas mal formaes, pode ocorrer sada de urina pelo orifcio umbilical ou at a origem de cistos uracais, que so um resqucio da luz do raco.

Gmeos e Outras Formas de Gravidez Mltiplas


Os nascimentos mltiplos so agora mais comuns devido ao estmulo da ovulao que ocorre quando gonadotrofinas exgenas so administradas s mulheres que no ovulam e quelas em tratamento para infertilidade atravs da fertilizao in vitro e transferncia de embrio. Gmeos Os gmeos podem originar-se de dois zigotos, os gmeos dizigticos ou fraternos, ou de um nico zigoto, gmeos monozigticos ou gmeos idnticos. As membranas fetais e placenta variam de acordo com a origem dos gmeos e nos monozigticos o tipo de membranas formadas depende de quando ocorreu a geminao. Se a diviso do embrioblasto ocorrer depois da cavidade amnitica ter-se formado, os embries monozigticos estaro dentro dos mesmos sacos corinico e amnitico. A geminao aumenta com a idade da me. O estudo dos gmeos importante em gentica humana por causa da sua utilidade na comparao dos efeitos dos genes e do meio ambiente sobre o desenvolvimento.

A tendncia para gmeos dizigticos, mas no monozigticos, de se repetirem em famlias constitui evidencia de influncia hereditria. O gentipo da me afeta a freqncia de gmeos dizigticos, mas o do pai no. Se os primognitos forem gmeos a probabilidade de geminao novamente maior. Ocasionalmente ocorrem anastomoses entre vasos sangneos de placentas fundidas de gmeos dizigticos humanos e resultam em mosaicismo eritrocitrio. Cada um dos gmeos dizigticos possui eritrcitos de dois tipos diferentes porque houve troca de glbulos vermelhos entre as duas circulaes. Gmeos Dizigticos Como resultam da fertilizao de dois vulos por dois espermatozides distintos, os gmeos dizigticos podem ter o mesmo sexo ou serem de sexos diferentes. Gmeos dizigticos sempre possuem dois mnios e dois crion, mas os crions e placentas podem estar fundidos. A geminao dizigtica exibe uma tendncia hereditria. Gmeos Monozigticos Por resultarem da fertilizao de um nico vulo, os gmeos monozigticos so do mesmo sexo, geneticamente idnticos e muito parecidos no aspecto fsico. Diferenas aparentes entre gmeos monozigticos recm-nascidos so induzidas por fatores ambientais - p. ex., anastomoses de vasos pacentrios resultando em diferenas no suprimento sangneo da placenta. A geminao monozigtica usualmente comea no estgio blastocstico, por volta do final da primeira semana, e resulta da diviso da massa celular interna, ou embrioblasto, em dois primrdios embrionrios, Subseqentemente, dois embries, cada um em seu prprio saco amnitico, desenvolvem-se dentro de um nico saco corinico e dividem um placenta comum. Caso incomum, a separao precoce de blastmeros embrionrios resulta em gmeos monozigticos com dois mnios, dois crions e duas placentas que podem ou no se fundir. Em tais casos no possvel saber se os gmeos so di ou monozigticos. Para determinar a relao de gmeos do mesmo sexo com grupos sangneos semelhantes, deve-se esperar at que outras caractersticas se desenvolvam - p. ex., cor dos olhos, impresses digitais, etc. A determinao da zigozidade de gmeos feita agora por diagnstico molecular (DNA). A diviso tardia de clulas pr-embrionrias (diviso do disco embrionrio durante a segunda semana) resultam em gmeos monozigticos que dividem o mesmo saco amnitico e o mesmo saco corinico. Tais gmeos raramente so expulsos com vida, porque em geral os cordes umbilicais encontra-se to enredados que a circulao do sangue pelos seus vasos cessa e um ou ambos os fetos morrem. Os gmeos monozigticos podem ser discrepantes em uma variedade de defeitos congnitos e distrbios genticos a despeito de se originarem de um nico zigoto. Alm das diferenas ambientais e variaes ao acaso, so reconhecidas as seguintes razoeis para discrepncias: 1. Anormalidades vasculares 2. Mutao somtica 3. Aberraes cromossomicas, que se originam em um blastocisto aps o evento da geminao. 4. Inativao

desigual do cromossomo X entre gmeos monozigticos femininos, de forma que um dos gmeos expressa preferencialmente o X paterno, e o outro, o X materno. Morte Precoce de um dos Gmeos Desde que os exames com ultra-som se tornaram uma parte comum dos cuidados pr-natais, sabe-se que a morte precoce e a subsequente reabsoro de um membro de um par de gmeos constitui evento bastante comum. Gmeos Conjugados (Siameses) Se a massa celular interna, ou o disco embrionrio, no se dividir completamente, vrios tipos de gmeos conjugados podem formar-se. Em alguns casos, os gmeos so ligados um ao outro apenas pela pele ou pelo tecido cutneo e outros tecidos - p. ex., fgados fundidos. Estes gmeos podem ser separados com sucesso por procedimentos cirrgicos. Outros Tipos de Nascimentos Mltiplos Os trigmeos podem derivar de: (1) um zigoto, e serem idnticos, (2) dois zigotos e consistirem em gmeos idnticos mais uma criana diferente, ou (3) trs zigotos e serem do mesmo sexo ou de sexos diferentes. No ultimo caso, os bebes no so mais parecidos entre si do que trs crianas nascidas de trs gravidezes distintas. Combinaes semelhantes ocorrem com quadrigmeos, quntuplos e sxtuplos. Superfecundao a fertilizao de um ou mais vulos em momentos prximos por espermatozides de homens diferentes, Este fenmeno acontece comumente em alguns mamferos. Gmeos dizigticos humanos com pais diferentes j foram confirmados por marcadores genticos.

ENCARTE COLORIDO

1 Ms

2 Ms

3 Ms

4 Ms

5 Ms

6 Ms

8 Ms

You might also like