You are on page 1of 2

A Ecologia

A preservao do meio ambiente, o ecodesenvolvimento (ou desenvolvimento sustentvel), a reciclagem e a recuperao ambiental permanente.

A Cidadania
O respeito aos direitos humanos, o pluralismo, a transparncia, o pleno acesso informao e a mobilizao pela transformao pacfica da sociedade.

A Democracia
O exerccio da democracia representativa, atravs do processo eleitoral e da existncia de um poder pblico eficiente e profissionalizado, combinado com mecanismos participativos e de democracia direta, sobretudo em mbito local, atravs de formas de organizao da sociedade civil e conselhos paritrios com o poder pblico.

A Justia Social
Condies mnimas de sobrevivncia com dignidade para todas as pessoas. Direitos e oportunidades iguais para todos. O poder pblico como regulador do mercado protegendo os mais fracos e necessitados, garantindo o acesso a terra e promovendo a redistribuio da renda atravs de mecanismos tributrios e investimento pblico.

A Liberdade
A liberdade de expresso poltica, criao artstica, expresso cultural e informao; o direito privacidade; o livre arbtrio em relao ao prprio corpo; a autonomia e a iniciativa privada, no mbito econmico.

O Poder Local
O fortalecimento cada vez maior do poder local, das competncias municipais e das formas de organizao e participao da comunidade. Para transformar globalmente preciso agir localmente.

A Espiritualidade
A transformao interior das pessoas para a melhoria do planeta. Reconhecimento da pluralidade de caminhos na busca da transcendncia atravs de prticas espirituais e de meditao ao livre arbtrio de cada um.

O Pacifismo
O desarmamento planetrio e local, a busca da paz e o compromisso com a no violncia e a defesa da vida.

O Multiculturalismo
A diversidade, a troca e a integrao cultural, tnica e social para uma sociedade democrtica e existencialmente rica. Preservao do Patrimnio Cultural. Contra todas as formas de preconceito e discriminao racial, cultural, etria ou de orientao sexual.

O Internacionalismo
A solidariedade planetria e a fraternidade internacionalista diante das tendncias destrutivas do chauvinismo, etnocentrismo, xenofobia, integrismo religioso, racismo e do neofascismo a serem enfrentados em escala planetria, assim como as agresses ambientais de efeito global.

A Cidadania Feminina
A questo masculino/feminino deve ser entendida de forma democrtica, avanando no sentido de se conceber uma profunda interao entre os dois plos, nos diversos setores da sociedade, visando a uma real adequao s necessidades circunstanciais. Homem e mulher devem buscar, como integrantes do sistema social, mudanas e transformaes internas que venham a se traduzir numa prtica de carter fundamentalmente cooperativo. Maior poder, maior participao e maior afirmao da mulher e dos valores e sensibilidade feminina, alm do combate a todas as formas de discriminao machista ou sexista, por uma comunidade mais harmnica e pacfica.

O Saber
O investimento no conhecimento como nica forma de sair da indigncia, do subdesenvolvimento e da marginalizao para uma sociedade mais informada e preparada para o novo sculo. Erradicao do analfabetismo, educao permanente e a reciclagem de conhecimentos durante toda a vida. Prioridade ao ensino bsico, garantia de escola pblica, gratuita e de qualidade para todos.

You might also like