You are on page 1of 3

Colgio Ressurreio Diocesano Exerccios de Fixao e Reviso para Prova Especfica de Biologia Prof.

: Mauro Rezende Tavares Aluno: ______________________________________

1. (Unicamp) Em experimento feito no incio do sculo, dois pesquisadores retiraram os ovrios de uma cobaia albina e implantaram-lhe um ovrio obtido de uma cobaia preta. Mais tarde, o animal foi cruzado com um macho albino e deu origem a uma prole toda preta. a) Sabendo-se que o albinismo caracterstica recessiva, como voc explica esse resultado? b) Indique os gentipos da fmea preta e da prole. c) Se fosse possvel implantar os plos da fmea preta na fmea albina, em vez de transplantar o ovrio, o resultado seria o mesmo? Justifique. 2. (G2) A talassemia um defeito da hemoglobina em seres humanos. Ela ocorre em duas formas, (a) talassemia menor, na qual os eritrcitos so pequenos (microcitemia) e em grande nmero (policitemia), mas a sade essencialmente normal, e (b) talassemia maior, caracterizada por uma anemia severa, aumento do bao, microcitemia e policitemia, entre outros sintomas. Essa ltima forma geralmente culmina em morte antes de atingir a idade reprodutiva. A partir do heredograma hipottico a seguir onde os smbolos claros representam pessoas normais; os hachurados, a talassemia menor e os pretos a talassemia maior, determine o modo de herana indicando os possveis gentipos dos indivduos envolvidos.

3. (Uff) Considere uma certa espcie de planta que pode apresentar flores com trs tipos de cor: azul, azulclaro e branca. Estas cores so determinadas por combinaes de dois alelos de um nico locus. Na expresso fenotpica de tais cores no h relao de dominncia entre os alelos, sendo que a manifestao em homozigose de um dos alelos - aa, cor branca - letal na fase adulta. Sabe-se que: - a flor de cor branca nunca se abre; - em um jardim de plantas com flores de cor azul no nascem plantas com flores de cor azul-claro. a) Realizou-se o cruzamento entre as plantas com flores azul-claro e, a partir das sementes obtidas, formouse um jardim. Determine a cor das flores que tm menor possibilidade de se abrirem neste jardim. Justifique a resposta. b) Realizaram-se os cruzamentos possveis entre as plantas com flores das cores mencionadas, presentes em igual quantidade. A partir das sementes obtidas, formou-se outro jardim. Determine a cor das flores que tm maior possibilidade de se abrirem neste jardim. Justifique a resposta. 4. (Unesp) Observe os cruzamentos a seguir, onde o alelo (A) condiciona a cor amarela em camundongos e dominante sobre o alelo (a), que condiciona a cor cinza.

Analise os resultados destes cruzamentos e responda. a) Qual cruzamento apresenta resultado de acordo com os valores esperados? b) Como voc explicaria o resultado do cruzamento em que os valores observados no esto de acordo com os valores esperados? 5. (Ufc) A figura a seguir, adaptada da Folha de So Paulo de 17/03/96, mostra a transmisso do albinismo, de gerao, na Famlia de Raimundo e Elelde da Silva, moradores da ilha dos Lenis, situada a oeste de So Lus, onde a freqncia de albinos de 1,5 % e cinqenta vezes maior do que entre o restante da

populao do Maranho.

Analise a figura onde se admite que a pigmentao da pele devida a um par de alelos (A,a). Os indivduos I - 1, II - 6, V - 2, V - 3 e V - 5 so albinos. Responda, ento: a) O albinismo se deve a alelo dominante ou a alelo recessivo? Explique com base na figura. 6. (Ufjf) Numa aula de gentica, o professor lhe apresenta o heredograma a seguir, que mostra a ocorrncia de uma anomalia causada pela ao de um par de genes (A e a) em vrias geraes de uma famlia. Ao analisar os indivduos afetados por esta anomalia, voc conclui que se trata de uma herana autossmica dominante.

Baseando-se EXCLUSIVAMENTE no heredograma apresentado acima, responda: a) Por que a anomalia NO pode ser recessiva? b) Qual a probabilidade de nascer uma criana afetada pela anomalia, se a mulher (4) da gerao F3 tiver filhos com um homem que apresente essa anomalia? 7. (Fuvest) Dois irmos (Pedro e Paulo) casam-se com duas irms (Maria e Joana), todos normais. O primeiro casal, Pedro e Maria, tem uma criana afetada por uma doena muito rara de herana autossmica recessiva. a) Desenhe o heredograma representando os dois casais e seus respectivos pais. b) Qual a probabilidade de que uma futura criana de Paulo e Joana venha a ser afetada por essa mesma doena gentica? Considere desprezvel a probabilidade de uma nova mutao. c) Se Paulo e Joana tiverem uma primeira criana afetada pela mesma doena gentica, qual ser o risco de que uma segunda criana desse casal tambm seja afetada por essa mesma doena? Por qu? Justifique suas respostas, mostrando como chegou aos resultados dos itens b) e c). Gabarito: 1. a) A cobaia albina recebeu um ovrio de uma fmea preta homozigota e, portanto, todos os seus vulos tero o gene A para cor preta. b) A fmea preta tem gentipo AA e a prole 100% heterozigota (Aa). c) No. O animal teria somente seu fentipo alterado (cor dos plos) e continuaria a transmitir aos descendentes seus genes que no foram alterados.

2. Herana sem dominncia ou Codominncia sendo o gene que determina a talassemia maior (TM) letal em dose dupla. Os gentipos dos indivduos envolvidos so: n. 1 - TMTN n. 4 - TMTN n. 2 - TMTN n. 5 - TMTM n. 3 - TNTN n. 6 - TNTN 3. a) Gentipos: Azul - AA; Azul-claro - Aa; Branca - aa; AA - 25% Aa - 50% aa - 25% de plantas que no apresentam flores abertas. Neste jardim, as flores que tm menor possibilidade de se abrirem so as de cor azul. b) Possibilidades de cruzamentos: 1 : AA AA - 100% de cor azul 2 : AA Aa - 50% de cor azul e 50% de cor azul-claro 3 : Aa Aa - aproximadamente 33,33% azul e 66,66% de cor azul-claro. Neste jardim, as flores que tm maior possibilidade de se abrirem so as de cor azul. 4. a) O cruzamento II (Aa x aa) apresenta os resultados esperados, pois resulta em 50% Aa (amarelos) e 50% aa (cinza). b) O cruzamento II (Aa x Aa) produziu 66% amarelos e 33% cinza, ou seja, 2 amarelos : 1 cinza, proporo indicativa de que o gene dominante (A) que determina a cor amarela letal em homozigose. 5. a) Recessivo pois os pais IV - 1 e IV - 2 so normais e tm filhos albinos. 6. a) A anomalia no pode ser recessiva, pois os indivduos 7 e 8 da F, afetados pela anomalia, no poderiam ter filhos normais. b) Sendo normal, a mulher em questo apresenta gentipo aa. Se tiver filhos com um homem afetado, duas possibilidades podem ocorrer: 1. mulher aa homem AA 100% dos filhos Aa e afetados pela anomalia 2. mulher aa homem Aa 50% dos filhos normais (aa) e 50% afetados (Aa) 7. a) Observe a figura de resoluo. b) 1/16 c) 1/4 porque Paulo e Joana sero obrigatoriamente heterozigotos para o gene em questo.

You might also like