You are on page 1of 2

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ TITULAR DA ....

VARA DO TRABALHO DE RECIFE/PE

DEVO E NO NEGO LTDA., pessoa jurdica de direito privado, com endereo comercial situado na Rua ..., n. ..., Bairro ..., Recife, PE, vem, por seu advogado signatrio, conforme instrumento de mandato em anexo, que receber intimaes no endereo situado na Rua ..., n. ..., Bairro ..., Recife, PE, com fundamento nos arts. 494 e 853, ambos da CLT, apresentar RECLAMAO TRABALHISTA objetivando a INSTAURAO DE INQURITO PARA APURAO DE FALTA GRAVE em face de JOO DA SILVA, brasileiro, qualificaes ignoradas, residente e domiciliado na Rua ..., n. ..., Bairro ..., Recife, PE, pelos seguintes motivos de fato e direito adiante transcritos:

DOS FATOS

A requerente contratou o requerido, Joo da Silva, como seu empregado no dia 01 de fevereiro de 1998, passando o mesmo a exercer, no Municpio de Recife, onde funciona a sede da empresa, a funo de metalrgico. Em 15 de outubro de 2004 o requerido foi eleito dirigente sindical, passando a acumular as funes na empresa com o mandato sindical.

Ocorre que, em 27 de setembro de 2005, o requerido foi flagrado furtando uma mquina de solda da empresa, fato este que foi presenciado por duas testemunhas e registrada ocorrncia na Delegacia de Polcia.

Neste contexto, considerando a quebra de confiana e a falta de honestidade manifestada pelo requerido, o qual praticou ato de improbidade capitulado no art. 482, a, da CLT, sem falar no ilcito penal (furto), no restou alternativa a requerente a no ser suspender o empregado, o que efetivamente ocorreu no dia ..., e ajuizar a presente reclamao para que, demonstrada a falta grave praticada pelo ora reclamado, seja julgado procedente o pedido autoral, com a consequente resoluo do contrato de trabalho do obreiro estvel, em face da falta grave praticada.

DO DIREITO

A Constituio Federal, em seu art. 8., VIII, assegurou ao dirigente sindical a estabilidade no emprego, desde o registro da candidatura e se eleito at um ano aps o final do mandato, somente podendo ser dispensado em caso de falta grave, previamente apurada por meio do competente inqurito para apurao de falta grave.

No mesmo sentido, a norma consolidada, em seu art. 543, 3., tambm assegurou a estabilidade provisria ao dirigente sindical, somente autorizando sua dispensa, em caso de falta grave, previamente apurada por meio de inqurito para apurao de falta grave.

Igualmente, estabelece o art. 494 da CLT que o empregado estvel acusado de falta grave poder ser suspenso de suas funes, mas a sua despedida s se tornar efetiva aps o inqurito em que se verifique a procedncia da acusao.

Nessa esteira, determina o art. 853 da CLT que Para a instaurao do inqurito para apurao de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentar reclamao por escrito

You might also like