You are on page 1of 10

Exergia Termodinmica Exergia definida como o mximo trabalho til terico que pode ser obtido em um sistema, ou seja,

a, disponibilidade ou energia disponvel do sistema em um estado especificado. Segundo a definio clssica (SZARGUT et al., 1988d): Exergia a quantidade de trabalho que pode ser obtida quando uma quantidade de matria trazida a um estado de equilbrio termodinmico com os componentes comuns do ambiente, por meio de processos reversveis, envolvendo interaes apenas com estes componentes. A exergia uma combinao da 1 e da 2 Lei da termodinmica, pois permite uma comparao tanto quantitativa quanto qualitativa dos diferentes processos que podem submeter um estado termodinmico a uma dada mudana de estado. Assim, enquanto permanece constante a quantidade total de energia no processo, a quantidade de exergia pode variar, podendo at ser totalmente destruda, de modo em geral, no se conserva como a energia. A exergia no uma propriedade termodinmica por para sua quantificao, necessrio que o estado do sistema e do ambiente esteja definido. Assim Exergia uma combinao de Sistema-Ambiente. Para analise de exergia o estado inicial especificado, portanto, no varivel, o processo entre dois estados especificados executado de modo reversvel e ao final do processo o sistema deve estar em ESTADO MORTO. Sendo o estado morto como um sistema onde uma quantidade fixa de matria selada e no h interao com o ambiente, tambm se encontra em equilbrio termodinmico, ou seja, a menos que seja especificado de outra maneira P0= 1 atm e T0= 25 C. Neste estado o sistema e ambiente possuem energia, mas o valor da exergia zero. O sistema deve estar em estado morto ao final do processo para maximizar o trabalho realizado pode ser explicado por: se houver diferena de temperatura entre o sistema e o ambiente, uma maquina trmica pode produzir trabalho adicional operando entre essas temperaturas. Se houver diferena de presso podemos produzir trabalho deixando que o sistema se expanda ou se comprima ate a temperatura do ambiente. E se a velocidade final no for zero podemos capt-la por meio de uma turbina e produzir trabalho. E no estado morto nenhum trabalho pode ser produzido. Sendo a energia cintica e a energia potencia formas de energia mecnica, estas podem ser convertidas totalmente em trabalho, ento a exergia dessas formas de energia so elas mesmas.

TRABALHO REVERSIVEL E IRREVERSIBILIDADES Para analise dos reais estados iniciais e finais de um sistema necessrio o estudo de duas quantidades importante para a termodinmica o trabalho reversvel e a irreversibilidade (ou destruio de exergia). Mas primeiramente temos que definir o que trabalho de vizinhana, que o trabalho realizado pela ou contra a vizinhana. Este trabalho nem sempre utilizvel.

A diferena entre o trabalho real e o trabalho de vizinhana conhecido como trabalho til.

Quando um sistema esta se expandindo e produzindo trabalhando, parte do trabalho produzido utilizado para superar a presso atmosfrica ento o trabalho de vizinhana representa uma perda. Quando o sistema esta se comprimindo e consumindo trabalho, a presso atmosfrica auxilia na compresso, ento Wviz representa um ganho. Trabalho Reversvel Wrev definido como a quantidade de trabalho mxima ou mnima til que pode ser produzida entre os estados iniciais e finais especificados. Quando o trabalho final o estado morto, o trabalho reversvel igual a exergia. As diferenas entre o trabalho reversvel e o trabalho til devem-se as Irreversibilidades presente no processo e essa irreversibilidade definida como:

A irreversibilidade equivalente a Exergia destruda, sendo esta uma quantidade positiva para todos os processos reais (irreversveis). A irreversibilidade pode ser vista como um potencial de trabalho desperdiado ou uma oportunidade perdida de realizar trabalho. Quanto menor for a irreversibilidade associada a um processo maior ser o trabalho produzido ou menor o trabalho consumido.

EFICIENCIA DA SEGUNDA LEI A eficincia que obtemos pela 1 Lei no muito realista para medir os dispositivos de engenharia, pois no faz referencia a maior desempenho possvel. Assim se faz necessrio o uso da eficincia da 2 Lei, sendo esta a razo entre a eficincia trmica real e mais alta eficincia trmica possvel (reversvel) sob as mesmas condies.

Essa eficincia tambm pode ser escrita para dispositivos que consomem ou produzem trabalho, ou dispositivos cclicos como bombas e refrigeradores.

Para dispositivos que no se aplicam nem a produzir nem a consumir trabalho necessria uma definio mais geral.

Portanto, h necessidade de se determinar a quantidade de exergia ou potencial de trabalho fornecido consumido no processo. Quando se trata de uma operao reversvel devemos recuperar totalmente a exergia fornecida e a irreversibilidade zero. No caso onde no se recupera nenhuma exergia a eficincia da 2 Lei zero. Essa exergia fornecida ou recuperada pode estar em varias formas como trabalho, calor, energia cintica, energia potencial, energia interna ou entalpia. Em todos os casos, a soma da exergia recuperada com a exergia perdida (irreversibilidade) deve ser igual a exergia fornecida. Para uma maquina trmica a exergia fornecida a diferena entre a exergia do calor fornecido e a exergia do calor rejeitado. A produo liquida de trabalho a exergia recuperada. Para um refrigerador ou bomba de calor, a exergia fornecida o prprio trabalho consumido e a exergia recuperada a exergia do calor transferido para o meio a alta temperatura por uma bomba de calor, e a exergia do calor retirado do meio a baixa temperatura para um refrigerador. Para um trocador de calor com duas correntes de fluido no misturadas, normalmente a exergia fornecida a diminuio da exergia da corrente de fluido a alta temperatura e a exergia recuperada o aumento da exergia da corrente de fluido a baixa temperatura. VARIAO DE EXERGIA DE UM SISTEMA EXERGIA DE UM SISTEMA FECHADO A energia interna em geral definida como as energias sensvel, latente, qumica e nuclear, no entanto na maioria dos casos definimos apenas como sendo a energia

sensvel e latente que podem ser transferidas como calor se existir uma diferena de temperatura atravs da fronteira do sistema. Em geral um sistema fechado pode possuir energias cinticas e potencial e a energia total de um sistema fechado igual a soma de suas energias interna, cintica e potencia. Ento a exergia de um sistema fechado de massa m :

Onde para uma massa unitria temos como Exergia de um Sistema Fechado e expressa como:

Sendo u0, v0, e s0 propriedades do sistema avaliadas no estado morto. E a variao de exergia de um sistema fechado e simplesmente a diferena entre a exergia final e a inicial do sistema.

Quando as propriedades do sistema no so uniformes, a exergia pode ser determinada pela integrao:

Onde a densidade e V o volume do sistema A exergia de um sistema fechado sempre positiva ou zero. Se o sistema no variar a variao de exergia zero, pois esta uma propriedade.

EXERGIA DE ESCOAMENTO O trabalho de escoamento essencialmente o trabalho de fronteira realizado por um fluido jusante e, portanto, a exergia associada ao trabalho de escoamento equivalente exergia associada ao trabalho de fronteira, que o trabalho de fronteira descontando o trabalho realizado contra o ar atmosfrico a P0 para desloca-lo por um volume v. sendo o trabalho de escoamento Pv e que o trabalho realizado contra o ar atmosfrico P0v, a exergia associada energia de escoamento :

Assim a exergia associada a energia de escoamento obtida pela substituiao da presso P na expresso do trabalho de escoamento pela presso que excede a presso atmosfrica P P0.

A expresso acima chamada de Exergia de escoamento. A variao de exergia de um sistema fechado ou de um escoamento representa a mxima quantidade de trabalho til que pode ser realizada (ou a mnima quantidade que dever ser forncecida se ela for negativa) quando um sistema passa do estado 1 para o estado 2 em um ambiente especificado, e representa o trabalho reversvel Wrev. Ela no depende do tipo de processo que esta sendo executado, nem do tipo de sistema usado ou da natureza das interaes de energia com a vizinhana.

TRANSFERENCIA DE EXERGIA POR CALOR, TRABALHO E FLUXO DE MASSA Assim como a energia, a exergia pode ser transferida na forma de calor, trabalho e fluxo de massa. Essa transferncia identificada na fronteira do sistema quando a exergia a atravessa, e ela pode representar a exergia ganha ou perdida pelo sistema durante o processo. Para sistemas fechados, ou seja, de massa fixa s pode haver transferncia de exergia por calor ou trabalho.

EXERGIA POR TRANSFERENCIA DE CALOR, Q Calor uma forma de energia desorganizada e, portanto, apenas parte dele pode ser convertida em trabalho, que uma forma de energia organizada. Pode-se produzir trabalho por meio de calor a uma temperatura acima da temperatura ambiente, transferindo-o para uma maquina trmica que rejeita parte do calor para o ambiente. Assim, a transferncia de calor sempre acompanhada da transferncia de exergia. A transferncia de calor Q em um lugar de temperatura termodinmica T acompanha pela transferncia de exergia Xcalor na quantidade de: ( )

Quando a transferncia de calor aumenta a exergia do sistema representando um ganho na exergia e a transferncia de calor do sistema diminui. Quando a transferncia de calor diminui a exergia do sistema o que significa que o sistema perde exergia e a transferncia de calor do sistema aumenta. Se a temperatura T do local onde ocorre a transferncia de calor no constante, a transferncia de exergia acompanha a transferncia de calor e determinada por: ( )

Quando a transferncia de calor feita com uma temperatura finita irreversvel, resultando na gerao de entropia, e o aumento de entropia sempre acompanhada pela destruio de exergia.

TRANSFERENCIA DE EXERGIA POR TRABALHO, W

Ou

A transferncia de calor por trabalho no caso de trabalho de eixo ou trabalho eltrico o prprio trabalho W. Agora no caso de um arranjo cilindro-pisto, o trabalho realizado para deslocar o ar durante a expanso no pode ser transferido por isso deve ser subtrado. Isso tambm ocorre no caso de compresso.

TRANSFERENCIA DE EXERGIA POR FLUXO DE MASSA, m A exergia,energia e entropia esto diretamente ligadas a massa. Suas taxas so proporcionais ao fluxo de massa. O fluxo de massa o mecanismo pelo qual h a transferncia de exergia em relao ao meio interno e externo do sistema. Podendo ser denotada como:

Sendo x- entropia; m- refere-se quantidade de massa que entra e que sai do sistema; - relao ao balano de exergia Quando o fluido de exergia est relacionado corrente de fluxo, a mesma possui propriedades diferentes e o clculo realizado atravs de uma intergral: X= m importante analisar que a transferncia de exergia zero para sistemas isolados e em casos de transferncia de calor para sistemas adiabticos e para sistemas que no h fluxo de massa em fronteiras.

PRINCIPIO DA DIMINUIO E DESTRUIO DA EXERGIA O principio da diminuio da exergia esta relacionado ao principio de aumento de entropia, portanto medida que a entropia vai sendo gerada conseqentemente h a

destruio da exergia. Os fatores que contribuem para essa diminuio so as irreversibilidades ou trabalho perdido. A diminuio de exergia considerada positiva para processos reais (irreversveis), e zero para processos reversveis. No ha diminuio negativa da exergia considerando assim um processo impossvel.

Considerando um sistema isolado, ou seja, nenhum trabalho, calor ou massa pode cruzar a fronteira e, portanto no h transferncia de energia e entropia pode-se estabelecer uma relao para a diminuio da exergia por:

Assim a exergia de um sistema isolado durante um processo nunca aumenta e a exergia destruda durante um processo real.

DESTRUIO DE EXERGIA Irreversibilidades como atrito, mistura, reaes qumicas, transferncia de calor com diferena de temperatura finita, entre outras sempre geram entropia, e a gerao de entropia gera destruio de exergia.

A exergia destruda sempre uma quantidade positiva para processos reais e torna-se zero em processos reversveis. Essa exergia destruda representa o potencial de trabalho perdido e pode ser denominada como Irreversibilidade.

BALANO DE EXERGIA: SISTEMAS FECHADOS Sendo oposta a entropia, o comportamento da exergia permite que a mesma seja destruda, entretanto no pode ser criada.Sua variao para um sistema durante um processo menor do que a transferncia de exergia por uma quantidade igual de exergia destruda durante o processo dentro da fronteira do sistema.Assim sendo o principio da diminuio da exergia expressa como:

Essa relao chamada de balano de exergia, sendo a variao da exergia de um sistema durante um processo igual diferena entre a transferncia liquida de exergia atravs das fronteiras do sistema e a exergia destruda dentro das fronteiras do sistema como resultado de irreversibilidades Um sistema fechado no envolve fluxo de massa, assim nenhuma transferncia de exergia associada ao fluxo de massa, podendo ser expressa da seguinte maneira:

ou

Para um processo reversvel tanto a gerao de entropia,quanto a destruio de exergia so zero,tornando-se o equacionamento apenas igual a transferncia de exergia. Se relacionarmos entropia com segunda lei, veremos que a qualidade de energia tende a diminuir de forma h um aumento na entropia e uma diminuio de exergia.

BALANO DE EXERGIA: VOLUMES DE CONTROLE A energia transferida para dentro ou para fora do de um volume de controle de trs modos, pela transferncia de calor, realizao de trabalho e, a diferena para balano de energia dos sistemas fechados, o fluxo de massa atravs das fronteiras. A massa possui exergia, energia e entropia, e essas quantidades das trs propriedades extensivas so proporcionais a quantidade de massa. Considerando a direo positiva da transferncia de calor para o sistema e da realizao do trabalho do sistema, as equaes gerais do balano de exergia podem ser expressas para um volume de controle como:

ou

Elas tambm podem ser expressas em forma de taxa por

A equao acima pode ser enunciada como: a taxa de variao da exergia dentro do volume de controle durante um processo igual taxa lquida de transferncia de exergia atravs das fronteiras do volume de controle por calor, trabalho, e fluxo de massa menos a taxa de destruio da exergia dentro das fronteiras do volume de controle.

BALANO DE EXERGIA PARA OS SISTEMAS COM ESCOAMENTO EM REGIME PERMANENTE A maioria dos volumes de controle encontrados na pratica, como turbinas, compressores, bocais, difusores, trocadores de calor, tubos e dutos opera em regime permanente e, portanto, eles no sofrem variaes nas quantidades de massa, energia, entropia e exergia, assim como em seus volumes. A quantidade de exergia que entra em um sistema com escoamento em regime permanente sob todas as formas deve ser igual quantidade de exergia que sai mais a exergia destruda. ( )

A variao da exergia da corrente dada como: ( )=( ) T0( )+( ) + g( )

Para um dispositivo adiabtico de corrente nicas sem interaes de trabalho a equao do balano de exergia pode ser simplificada ainda mais para ( ), que indica que a exergia especfica do fludo deve diminuir medida que ele escoa atravs de um dispositivo adiabtico sem trabalho.

TRABALHO REVERSVEL, Wrev Se considerarmos a exergia destruda igual a zero, o trabalho torna-se reversvel.

O Trabalho reversvel de um dispositivo de corrente nica com escoamento em regime permanente : ( ) ) (kW)

Para um dispositivo adiabtico de corrente nica: ( )

EFICINCIA DE SEGUNDA LEI DOS DISPOSITIVOS COM ESCOAMENTO EM REGIME PERMANENTE A eficincia de segunda lei dos dispositivos com escoamento em regime permanente pode ser determinada com base em sua definio 1, = ( exergia recuperada) / (exergia fornecida). A eficincia de segunda lei de uma turbina adiabtica determinada por:

= (w/ Onde

) = [(

)/ (

) ] ou

Para um compressor adiabtico, a eficincia de segunda lei torna-se: ou Onde =

A eficincia da Segunda Lei para um trocador de calor : [ ( )]

Se o trocador de calor no for adiabtico, ou seja, ele perde algum calor para sua vizinhana a T. Se a temperatura da fronteira Tb for igual a T, a definio acima ainda valida. Entretanto se Tb > T, ento a exergia do calor perdido na fronteira deve ser includa na exergia recuperada. Quando a temperatura da corrente fria permanece abaixo da temperatura da vizinhana todo o tempo a exergia da corrente fria diminui em vez de aumentar. Para uma cmara de mistura adiabtica na qual uma corrente quente 1 misturada a uma corrente fria 2, formando uma mistura 3, a eficincia de segunda lei para a cmara de mistura torna-se:

You might also like