You are on page 1of 13

A TROPA ESPECIALIZADA DE CONTROLE DE DISTRBIOS CIVIS E O SEU EMPREGO OPERACIONAL EM RAZO DA PERTUBAO DA ORDEM PBLICA: ASPECTOS LEGAIS E TCNICOS.

Resumo: O presente ensaio traz os conceitos e parte da doutrina da tropa especializada de Controle de Distrbios Civis, bem como os princpios legais e tcnicos que norteiam o seu emprego na rea operacional. Palavras chave: competncia legal perturbao da ordem excludente de ilicitude armamento e equipamento.

PEDRO PAULO PEREIRA ALVES 2 Sargento PM pertencente ao BPE, acadmico de direito da Faculdade FEAD/BH.

1 INTRODUO

O Batalho de Polcia de Eventos (BPE) da Polcia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi criado em 1999 com a misso precpua de restaurar a Ordem Pblica nos casos em que houver a grave perturbao da ordem, bem como realizar o policiamento ostensivo em eventos esportivos, religiosos, culturais e nas misses que necessitem de uma tropa adestrada para tal mister. Esta Unidade Especializada vem desempenhando um papel institucional de grande importncia, pois realiza com sucesso e profissionalismo as misses que lhe so confiadas. As diretrizes interna corporis 1, editadas pelo Comando Geral da Corporao, tm o objetivo de delimitar as funes e as aes dessa Unidade Especializada.

Diretriz para Produo de Servios de Segurana Pblica - DSSP n 01/2002.

O BPE j passou por diversas situaes que desencadearam uma ao pronta e rpida por parte da tropa. Em uma dessas aes, os militares deram desfecho a um movimento que paralisou, por algumas horas, o centro de Belo Horizonte. Reportemo-nos a julho de 2001 quando a atuao do BPE foi de grande repercusso, sendo que toda a tropa permanecia de prontido aguardando um posicionamento para o trmino do movimento. Existia a tentativa de uma negociao entre o Estado - sendo este representado atravs das suas Instituies (Polcia Militar e MP) e os lderes do movimento, com o objetivo de finalizar o episdio de modo pacfico. Porm os lderes do movimento dos perueiros no aceitaram a posio do Estado, e decidiram interditar a Praa Sete usando como barreira os veculos que usavam na atividade de transporte paralelo. Destarte, coube uma ao repressiva por parte do Estado, o qual cumpria seu dever de restaurar a Ordem Pblica, que havia sido quebrada atravs de atos ilegais, e que feriam o direito coletivo da comunidade ordeira. Assim, a Tropa de Choque foi disposta na av. Afonso Pena para que desse fim ao movimento. Usando das tcnicas e dos equipamentos tpicos desta milcia como: munio qumica e munio de impacto controlado de uso no letal, a ordem foi restaurada e a via liberada. O movimento foi disperso e vrios lderes foram detidos. Alm disso, os veculos que impediam o trnsito naquela via foram apreendidos. A mais recente experincia da tropa foi no dia 17 de janeiro de 2006, quando por volta das 09h 30min no presdio Dutra Ladeira, localizado em Ribeiro das Neves, mais de 100 presos rebelados em um dos pavilhes fizeram como refns trs agentes penitencirios. Aps exaustiva negociao, os presos ainda insistiam em permanecer com os refns, alm de causarem desordem em todo o pavilho queimando colches e aterrorizando as vtimas. Devidamente sob o comando de um Oficial Superior, e com o acompanhamento feito por um Juiz e uma Promotora da Comarca de Belo Horizonte, foi determinado Tropa Especializada que adentrasse ao presdio com o escopo de restaurar a ordem, bem como liberar os refns com vida. Para essa misso foram usadas granadas de efeito moral GL

304, Gs de Pimenta OC Oleoresin Capscum GL 108 e munio de impacto controlado/borracha para Espingarda Cal 12. Por volta das 16h 30min, com sucesso e profissionalismo, a Tropa de Choque, juntamente com o Grupamento de Aes Tticas Especiais (GATE), conseguiu restaurar a ordem naquele pavilho e efetuar a liberao imediata dos refns, alm de conter os presos rebelados. Nos dois casos apresentados houve a necessidade de interveno imediata dos rgos responsveis pela Segurana Pblica, mormente a PMMG que responsvel pelo policiamento ostensivo e pela manuteno da ordem pblica. 2 AS AES DA TROPA DE CHOQUE: COMPETNCIA LEGAL E AS EXCLUDENTES DE ILICITUDE A Constituio Federal Brasileira (CRFB) em seu artigo 144, 5, cristaliza bem a competncia das Polcias Militares, incumbindo-as da nobre misso de realizar o policiamento ostensivo e a preservao da ordem pblica por meio de aes planejadas e coordenadas, que visem proteger o cidado e aplicar a lei nos casos em que for violada. Assim preceitua a 1 parte do art 144, 5 da CF: (...) s polcias militares cabem a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica (...). Diante da competncia delineada pela Lei Mxima, cumprem s Instituies Militares Estaduais a misso de realizar o policiamento nas ruas, avenidas, rodovias, etc., com a finalidade de trazer segurana e tranqilidade sociedade. A Constituio Estadual (1989) define com maestria as funes institucionais da PMMG em seu art. 142, inciso I, in verbis:
Art. 142- A Polcia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, foras pblicas estaduais, so rgos permanentes, organizados com base na hierarquia e na disciplina militares e comandados, preferencialmente, por oficial da ativa do ltimo posto, competindo:

Polcia Militar, a polcia ostensiva de preservao criminal, de segurana, de trnsito urbano e rodovirio, de florestas e de mananciais e as atividades relacionadas com a preservao e restaurao da ordem

pblica, alm da garantia do exerccio do poder de polcia dos rgos e entidades pblicos, especialmente das reas fazendria, sanitria, de proteo ambiental, de uso e ocupao do solo e de patrimnio cultural;

Ainda existem outras normas infraconstitucionais que norteiam o trabalho realizado pelas polcias militares, visando balizar a sua misso. O DecretoLei n 667 de 02jul69 traz definies e competncias das polcias militares em seu artigo 3, que assim preceitua:
Art 3 Institudas para a manuteno da ordem pblica e segurana interna nos Estados, nos Territrios e no Distrito Federal, compete as Polcias Militares, no mbito de suas respectivas jurisdies:

a) executar com exclusividade, ressalvadas as misses peculiares das Foras


Armadas e os casos estabelecidos em legislao especfica, o policiamento ostensivo fardado planejado pelas autoridades policiais competentes, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manuteno da ordem pblica e o exerccio dos poderes constitudos; b) atuar de maneira preventiva, como fora de dissuaso, em locais ou reas especficas, onde se presuma ser possvel a perturbao da ordem;

Em que pese as referncias mencionadas, pode-se ainda trazer a lume o Decreto 88.777, de 30set83 em seu artigo 2, os seguintes conceitos:
19) Manuteno da Ordem Pblica - o exerccio dinmico do poder de polcia, no campo da segurana pblica, manifestado por atuaes predominantemente ostensivas, visando a prevenir, dissuadir, coibir ou reprimir eventos que violem a ordem pblica. 25) Perturbao da Ordem - Abrange todos os tipos de ao, inclusive as decorrentes de calamidade pblica que, por sua natureza, origem, amplitude e potencial possam vir a comprometer, na esfera estadual, o exerccio dos poderes constitudos, o cumprimento das leis e a manuteno da ordem pblica, ameaando a populao e propriedades pblicas e privadas.

27) Policiamento Ostensivo - Ao policial, exclusiva das Policias Militares em cujo emprego o homem ou a frao de tropa engajados sejam identificados de relance, quer pela farda quer pelo equipamento, ou viatura, objetivando a manuteno da ordem pblica .

Desta forma, verifica-se como grande a competncia das policias militares no campo da segurana pblica, principalmente nos eventos que afrontem os direitos individuais e coletivos previstos na Constituio Federal. Por isso, deve a fora pblica atuar nos casos em que haja perturbao da ordem pblica, atravs de operaes planejadas e executadas com o objetivo de restaurar a ordem quebrada. Por esse prisma, cabe afirmar que as Instituies Militares Estaduais atuam atravs de operaes de choque, nos casos em que um grupo, ou vrios grupos, extrapole o direito de manifestarem seus desgnios, causando leso ao direito do cidado ordeiro, bem como dano ao patrimnio pblico e privado. Quando h um abuso cometido por um grupo de pessoas que, desejando externar seus sentimentos, suas vontades e suas posies quanto poltica do pas ou por outros motivos ideolgicos, este deixar de exercer um direito insculpido na Constituio Federal para ento passar a cometer atos lesivos a esta mesma legislao. Porm, cabe ao Estado como mantenedor desta lei fiscalizar o seu fiel cumprimento atravs do exerccio do Poder de Polcia, o qual exercido pelas instituies elencadas no art. 144 da Constituio Federal. De acordo com o artigo 42 do Cdigo Penal Militar, no cometer crime o policial militar que agir sob a proteo das excludentes de ilicitude:
Art 42 No h crime quando o agente pratica o fato: I em estado de necessidade; II em legtima defesa; III em estrito cumprimento do dever legal; IV em exerccio regular de direito.

Ento, cabe salientar quando a tropa de choque formada no cenrio do conflito, devidamente comandada, desencadeia aes repressivas para a manuteno da ordem

pblica, usando dos meios logsticos e humanos necessrios ao cumprimento da misso, esta tropa estar sob a gide das excludentes de ilicitude, desde que as suas aes sejam respaldadas pela legalidade e legitimidade, bem como limitadas pelos manuais tcnicos da Corporao. Como j dissemos, o poder de polcia exercido pelos integrantes da Administrao Pblica como uma faculdade de que dispe o Estado para condicionar e restringir o uso, o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado, na definio de Hely Lopes de Meireles 2. O Cdigo Tributrio Nacional traz uma definio especfica desse conceito de Poder de Polcia3. Quando na ao policial de controle de distrbios civis resulta em leso a um certo nmero de pessoas, ou danos ao bem pblico ou privado, in tese ocorreu o cometimento de crime militar previsto na legislao castrense. Se esta ordem foi manifestamente legal e emanada pelo comandante da operao, este responder pelos atos ali desencadeados. Se estes atos esto acobertados pelas excludentes de ilicitude, certamente que estar descartada a possibilidade de uma condenao. Sendo assim, age legalmente a tropa quando da restaurao da ordem pblica, fazendo o uso da fora legal conforme dispe o artigo 234 do Cdigo de Processo Penal Militar 4, como forma de combater os atos lesivos que afrontem os direitos garantidos pela Lei Mxima. 3 LIMITES DA AO POLICIAL: MANUAIS TCNICOS ESPECFICOS SOBRE A ATUAO DA TROPA DE CHOQUE

2 3

In Direito Administrativo Brasileiro, 4 Edio, 1976, SP, p.104. Art 78 - Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. 4 Art. 234 - O emprego de fora s permitido quando indispensvel, no caso de desobedincia, resistncia ou tentativa de fuga. Se houver resistncia da parte de terceiros, podero ser usados os meios necessrios para venc-la ou para defesa do executor e auxiliares seus, inclusive a priso do ofensor. De tudo se lavrar auto subscrito pelo executor e por duas testemunhas.

A tropa de choque baliza sua tcnica em manuais previstos na Corporao, em que esto registradas as tticas e os meios utilizados para o cumprimento da misso, bem como para delinear os limites da atuao do policiamento frente perturbao da ordem. Os manuais e as recomendaes do comando so de suma importncia para persecuo da misso e a atuao da tropa, pois a lei apenas determina a competncia das polcias militares, alm de tipificar as condutas ilcitas; a lei no prev limites para esta atuao em um caso especfico. Rememoremos o fato acontecido no Estado de So Paulo, conhecido como a Invaso do Carandiru, em 1992 onde morreram 111 presos durante a invaso da tropa de choque e demais unidades envolvidas. Podemos constatar por meio dos Embargos Infringentes no acrdo prolatado pela 8 C. do Tribunal de Justia de So Paulo, na Apelao n. 240.511.1.7-00-n. 240.511-1/9-01 - So Paulo, a seguinte deciso:
A morte de qualquer deles, nas circunstncias, foi manifestamente excessiva, como resultante da represso policial. Sabe-se, porque a mdia informou, que as unidades da Polcia Militar que teriam participado da operao foram: o Comando de Operaes Especiais, a Tropa de Choque, o Grupamento de Aes Tticas Especiais e a Rota. exceo da Tropa de Choque, especializada em reprimir motins, como se sabe, as demais ostentam ntido carter puramente repressivo. Vale dizer que, no caso, o Estado empregou tropas inadequadas para controlar a situao, o que fortalece, ainda mais, a tese do excesso para justificar a obrigao de reparar. (g.n.).

Dentro dessa premissa, importante ser o adestramento e o conhecimento da tropa sobre as tcnicas e as tticas policiais aplicadas ao policiamento de choque, bem como o conhecimento apurado do equipamento e armamento usados nas operaes de distrbios civis. Portanto, todo componente de um peloto de choque dever estar ciente da sua misso e conduta no teatro de operaes, visando o cumprimento da misso em consonncia com os limites da ao policial. 3.1 Uso do armamento e equipamento da tropa de choque: princpios a serem observados

Para o enfrentamento de uma crise em uma rea urbana ou rural, a tropa de choque dever dispor dos seus meios logsticos para fazer frente a uma situao em que o uso da fora legal ser necessrio. Dessa forma, os militares devero usar a fora legal nos limites exigidos para a restaurao da ordem pblica. Durante um congresso realizado em Cuba (1990), foram adotados princpios bsicos sobre o uso da fora e das armas de fogo pelos encarregados de aplicao da lei, em que o emprego das armas no-letais foi considerado um meio eficaz para limitar o uso inadequado de armas de fogo, a fim de evitar ferimentos ou morte s pessoas 5. Assim, por exemplo, o policial designado como atirador do peloto portando a espingarda Cal 12 com munio de borracha no poder agir isoladamente, mas sempre por meio de aes delimitadas e devidamente comandadas. Como a prxis, o peloto de choque indivisvel 6 e, sendo assim, nenhum componente poder atuar isoladamente, sob pena de ser responsabilizado diretamente por seus atos. Cada policial integrante do peloto de choque tambm age sob comando, no devendo exceder os limites impostos para a restaurao da Ordem Pblica. Desta forma, os milicianos devero estar atentos aos comandos determinados pelo comandante da operao, a fim de no cometerem desvarios e arbitrariedades, bem como desencadear aes que no so tempestivas para a resoluo da crise apresentada naquele momento. As funes exercidas por cada policial do peloto de choque esto bem delineadas nos manuais tcnicos, com o objetivo de delimitar as aes de cada um, para que estas aes estejam nos estritos limites da legalidade e da legitimidade. Assim, o policial na funo de escudeiro tem a sua razo de ser, bem como o policial encarregado de efetuar o lanamento de granadas. Portanto, seja o escudeiro, seja o granadeiro, ambos agem sob comando do responsvel pelo peloto ou pela operao. inadmissvel que o policial de choque aja isoladamente, pois estaria violando um princpio primordial da doutrina de choque, que a indivisibilidade. O policial age apenas sob ordens, e no ao seu alvedrio. Aes descontroladas e sem um objetivo
5

8 Congresso das Naes Unidas sobre a Preveno do Crime e Tratamento dos Infratores, Havana, Cuba, 1990. 6 Manual de Controle de Distrbios Civis, BPE, PMMG, 2003.

especfico podem tornar a operao um desastre, a qual pode apresentar resultados negativos tanto para a tropa, quanto para a Corporao. Portanto, seja no emprego do armamento, quanto no emprego do uso da fora, deve o militar sempre se ater aos limites legais e s especificaes de cada equipamento/armamento utilizado na operao. O episdio ocorrido em Eldorado dos Carajs serve-nos como exemplo, para que fatos como aquele no ocorram em idntica forma. Todo componente da tropa de choque possui o seu equipamento de proteo individual e coletivo (escudo, cassetete, espargidor, caneleiras, capacete, etc.), porm, apenas os militares incumbidos da funo de comando ou de auxiliares, podero estar armados com armas de uso individual (revlver ou pistola). O objetivo de centrar esse armamento apenas em funes de comando para evitar que aes coletivas, no uso do armamento, sejam desencadeadas de modo indiscriminado. Assim, durante um provvel confronto entre manifestantes e a fora legal, o uso do armamento ficaria limitado aos policiais naquela funo, bem como aos policiais incumbidos da segurana da tropa. Fatos como os ocorridos no episdio citado no podem acontecer durante uma operao, e podem ser evitados com o treinamento e instruo pormenorizada tropa. Assim, os policiais militares incumbidos da segurana da tropa, e que estaro armados com munio real para pronta resposta agresso armada, devero ser instrudos constantemente, para que ajam apenas com o intuito de neutralizar a ao do manifestante ou do grupo armado, que esteja colocando em risco a vida de civis e dos componentes da tropa. Nesse prisma, tambm os militares responsveis pelo lanamento de munio qumica devero estar atentos s ordens e instrues referentes ao uso dessa munio, para que no haja o uso indiscriminado e descontrolado das granadas disponveis durante a operao. Assim, o uso da munio qumica fica restrito ao caso apresentado no teatro de operaes. As limitaes devero ser repassadas aos militares, com o objetivo de evitar excessos e desperdcios no uso de um meio eficaz no controle de distrbios civis. As

granadas utilizadas devem ser as especificas para o tipo de interveno que a tropa estar empenhada. O militar deve saber qual a granada que far o efeito desejado no grupo de manifestantes desordeiros. No obstante isso, o militar somente far o lanamento de munio qumica quando determinado pelo Comandante da Operao, e no quando o militar pensar ser a hora certa. Tal princpio tem o objetivo de centralizar as aes da tropa de controle de distrbios civis, a fim de que se evitem excessos e arbitrariedades. O policial lanador de granadas dever observar, durante o uso da munio qumica, a proporo entre as granadas lacrimogneas e as de efeito moral, sob pena de esgotar o arsenal disponvel para operao. Assim, caber a este militar balancear o uso da munio qumica de acordo com o tipo de situao enfrentada pela tropa de choque. Outro aspecto importante o militar responsvel pelo uso da munio de impacto controlado munio de borracha. Esta munio, como muitos a chamam de noletal, pode em muitos casos ser mais letal que a munio real. As especificaes do fabricante devem ser observadas para que o seu uso seja profcuo. A distncia mnima para o seu uso, em se tratando da munio para Cal. 12, de 20 metros, sendo a visada feita na regio dos membros inferiores 7. No podemos olvidar que os confrontos entre manifestantes e a tropa de choque, podem acontecer a menos de 20 metros. Portanto, o policial equipado com a espingarda Cal. 12, aps recebida a ordem para efetuar os disparos, seja em comando nico ou em comando para carga, deve avaliar o grau de letalidade que a munio possa oferecer aos manifestantes. Essa avaliao tem por objetivo evitar que pessoas se firam gravemente e vidas venham a ser ceifadas. Apesar de enfrentar uma manifestao violenta, o militar no poder alegar legtima defesa ou o estrito cumprimento do dever legal se usar a munio de impacto controlado de modo indiscriminado. Porm se o policial militar, estando equipado com esse tipo de munio, causa a morte de um manifestante armado que, atenta contra a segurana da tropa, o caso ser diferente.

Orientaes para o uso da munio fornecidas pela Condor S.A. Indstria Qumica.

Assim, deve o militar observar a distncia de segurana entre a tropa e os manifestantes para efetuar os disparos com firmeza e certeza, a fim de que o objetivo primordial seja alcanado. Caso o militar se depare com um confronto a menos de 20 metros da tropa, dever efetuar os disparos na regio dos membros inferiores, e nunca em direo cabea ou trax. O uso indiscriminado e fora das especificaes referentes munio, poder gerar responsabilidades diretas para o militar e para o Estado. Destarte, as instrues e o treinamento da tropa so essenciais para o adestramento e o aprimoramento dos militares envolvidos nas diversas situaes, em que o peloto de choque venha a enfrentar no seu cotidiano. 4 CONCLUSO Comentados alguns dos aspectos legais sobre a competncia das Instituies Militares, e o emprego operacional da Tropa Especializada, urge a necessidade dessa tropa sempre estar buscando o aperfeioamento de suas aes, por meio do treinamento e conhecimento assduo sobre a legislao pertinente, a fim de cumprir com profissionalismo e qualidade a sua misso especfica. Todas as aes da tropa de controle de distrbios civis devem estar pautadas pela legalidade e operacionalidade, em cumprimento aos ditames da lei e aos manuais tcnicos da Corporao. A finalidade precpua da instruo Tropa Especializada para que esta possa conhecer a sua competncia legal, bem como conhecer os limites da ao policial. Possuir o conhecimento das tcnicas e das especificaes do equipamento policial usado pela tropa de controle de distrbios civis uma obrigao a todo policial componente de uma Unidade Especializada, pois sem o devido conhecimento tcnico e legal das aes rotineiras desempenhadas por essa tropa, estaremos fadados ao fracasso e a inmeros processos por abusos ou ilegalidades. Sendo assim, no h que se falar em cometimento de crime por parte de qualquer policial integrante do efetivo policial, quando as aes da tropa especializada forem desencadeadas com o objetivo de restaurar a ordem pblica e proteger o cidado,

pois estaro agindo no estrito cumprimento do dever legal, desde que as suas aes no sejam pautadas por arbitrariedade ou excessos. Caso haja abusos ou excessos, estes devero ser rechaados por meio da devida apurao, na busca da autoria e materialidade, a fim de subsidiar a ao penal contra os agentes pblicos que excederam no exerccio de suas atribuies. Vale ressaltar o que prescreve o art 37, 6 da CF:
As pessoas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa (g.n.).

Por derradeiro, cabe salientar que o aprimoramento leva a perfeio. A busca por uma qualidade do servio deve ser sempre a nossa meta. Disso depende a nossa sobrevivncia no servio operacional, bem como a de nossos companheiros que esto diuturnamente ao nosso lado. Unidos neste mesmo pensamento estaremos afastando o insucesso, a preguia, o fracasso, a falta de disciplina e, acima de tudo, preservando as nossas vidas. REFERNCIAS APOSTILA DO CURSO DE PROMOTOR DE DIREITOS HUMANOS, PMMG, volume 1, 2001, p. 91 e 92. CDIGO PENAL MILITAR, 4 edio revista, atualizada e ampliada So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003 RT mini-cdigos. CDIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR, 4 edio revista, atualizada e ampliada So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003 RT mini-cdigos. CDIGO TRIBUTRIO NACIONAL, Lei n 5.172 de 29 de outubro de 1966. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L5172.htm. Acesso em 21/07/2007. CONSTITUIO ESTADUAL, 11 edio Belo Horizonte: Assemblia Legislativa de Minas Gerais, 2003.

CONSTITUIO FEDERAL, 4 edio revista, atualizada e ampliada So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003 RT mini-cdigos. Embargos Infringentes, 8 Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Disponvel em: <http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos >. Acesso em 20/01/06. MANUAL DE CONTROLE DE DISTRBIOS CIVIS, BPE, PMMG, 1 edio, 2003. MEIRELES, Hely Lopes, in Direito Administrativo Brasileiro, 4 Edio, 1976, So Paulo, p. 104.

Endereo para contato: pppa2002@ig.com.br - tel: 31 8718-1351/ 2123-1233 BPE.

You might also like