You are on page 1of 27

Instituio Credenciada pelo MEC Portaria 4.

385/05

Unis - MG Centro Universitrio do Sul de Minas Unidade de Gesto de Ps-graduao GEPS Av. Cel. Jos Alves, 256 - Vila Pinto Varginha - MG - 37010-540

Mantida pela Fundao de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas FEPESMIG Varginha/MG

Todos os direitos desta edio reservados ao Unis-MG. proibida a duplicao ou reproduo deste volume, ou parte do mesmo, sob qualquer meio, sem autorizao expressa do Unis-MG.

ALVES, Alessandro Ferreira Guia de Estudo Fundamentos da Educao Administrao Financeira E Oramentria. Varginha: GEPOS- UNIS/MG, 2010. 27 p. 1. Aspectos Introdutrios da Anlise de Investimtenos e Gesto Financeira em Empresas. I. Ttulo.

Reitor Prof. Ms. Stefano Barra Gazzola


Ace sso aos da dos

Gesto de Ps-graduao Prof. Ms. Guaracy Silva

Design Instrucional e Diagramao Prof. Celso Augusto dos Santos Gomes Rogrio Martins Soares

Ncleo Pedaggico Prof. Ms. Terezinha Nunes Gomes Garcia Prof. Dr. Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza

Reviso Ortogrfica / Gramatical Gisele Silva Ferreira

Autor

Alessandro Ferreira Alves


Possui graduao em Matemtica pela Universidade Federal de Uberlndia (1996) e Mestrado em Matemtica Pura pela Universidade Estadual de Campinas: UNICAMP (1999). Atualmente est em fase final de co Curso de Doutorado tambm pela UNICAMP, no Departamento de Telemtica da FEEC - Faculdade de Engenharia Eltrica e Computao, com previso de trmino para o primeiro semestre de 2011. Atua como professor titular no Centro Universitrio do Sul de Minas: UNIS-MG, desde o ano de 2001, como professor em diversos Cursos de Graduao, bem como Ps-graduao, nas Modalidades Presencial (GEDUP) e a Distncia (GEaD). Alm disso, Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Matemtica na Modalidade a distncia desde o segundo semestre de 2007, bem como, coordenador dos cursos de Ps-graduao MBA em Finanas Corporativas (GEDUP) desde 2007 e MBA em Gesto Empresarial (GEaD) desde o ano de 2008, do Centro Universitrio do Sul de Minas Gerais: UNIS-MG. Alm do mais, coordenou os cursos de Ps-graduao em Matemtica Empresarial (turmas 2004, 2005 e 2006) e Matemtica e Ensino (turmas 2002 e 2003). Atua como professor titular de disciplinas em diversos cursos, como por exemplo, Engenharia Mecnica, Engenharia de Produo, Engenharia Civil, Matemtica, Fsica, Comrcio Exterior, Sistemas de Informao e Cincia da Computao, relacionadas Matemtica, Estatstica e Computao. Alm disso, atua como professor nos Cursos de Ps-graduao do UNIS-MG: MBA em Finanas Corporativas, MBA em Gesto Estratgica e Inteligncia em Negcios, MBA em Gesto Empresarial, MBA em Gesto de TI, MBA em Logstica Empresarial e Ps-graduao em Qualidade e Produtividade, nas disciplinas de Matemtica Financeira, Mtodos Quantitativos, Engenharia Econmica, Simulao de Sistemas Gerenciais e Estatstica Aplicada.. 4

CONES
REALIZE. Determina a existncia de atividade a ser realizada. Este cone indica que h um exerccio, uma tarefa ou uma prtica para ser realizada. Fique atento a ele.

PESQUISE. Indica a exigncia de pesquisa a ser realizada na busca por mais informao.

PENSE. Indica que voc deve refletir sobre o assunto abordado para responder a um questionamento.

CONCLUSO. Todas as concluses, sejam de ideias, partes ou unidades do curso viro precedidas desse cone.

IMPORTANTE. Aponta uma observao significativa. Pode ser encarado como um sinal de alerta que o orienta para prestar ateno informao indicada.

HIPERLINK. Indica um link (ligao), seja ele para outra pgina do mdulo impresso ou endereo de Internet.

EXEMPLO. Esse cone ser usado sempre que houver necessidade de exemplificar um caso, uma situao ou conceito que est sendo descrito ou estudado.

SUGESTO DE LEITURA. Indica textos de referncia utilizados no curso e tambm faz sugestes para leitura complementar.

APLICAO PROFISSIONAL. Indica uma aplicao prtica de uso profissional ligada ao que est sendo estudado.

CHECKLIST ou PROCEDIMENTO. Indica um conjunto de aes para fins de verificao de uma rotina ou um procedimento (passo a passo) para a realizao de uma tarefa.

SAIBA MAIS. Apresenta informaes adicionais sobre o tema abordado de forma a possibilitar a obteno de novas informaes ao que j foi referenciado.

REVENDO. Indica a necessidade de rever conceitos estudados anteriormente.

Sumrio
EMENTA ................................................................................................................................................... 7 META ........................................................................................................................................................ 8 OBJETIVOS DA UNIDADE ................................................................................................................... 8 PR-REQUISITOS .................................................................................................................................. 8
1. Aspectos Introdutrios da Anlise de Investimtenos e Gesto Financeira em Empresas .... 9 1.1 Introduo: Qual o significado de Uma Empresa? ...................................................................... 9 1.2 Decises no Ambito Financeiro ............................................................................................... 12 1.3 Acumulao e Crescimento da Empresa .................................................................................. 15 1.4 Lucro, Depreciao e Acumulao ............................................................................................ 17 1.5 Planejamento Estratgico dentro de Uma Empresa ................................................................. 20 1.6 A Deciso de Investimento dentro de Uma Empresa ................................................................ 22 1.7 Resumo da Unidade .................................................................................................................. 25 1.8 Diretrizes para a Prxima Unidade ............................................................................................ 26 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...................................................................................................... 27

Administrao Financeira E Oramentria

EMENTA
Regimes de Capitalizao. Sries de Pagamentos. Valor Presente Lquido e Taxa Interna de Retorno. Equivalncia de Fluxos de Caixa. Sistemas de Amortizao. Fluxos de Caixa e Inflao. Mtodos de Anlise de Investimentos.

Administrao Financeira E Oramentria

META
Nesta primeira Unidade de nosso interesse apresentar as principais definies acerca da administrao financeira e anlise de investimentos que constituem a base para o desenvolvimento de toda a nossa disciplina.

OBJETIVOS DA UNIDADE
Esperamos que, aps o estudo do contedo desta unidade, voc seja capaz de: Reconhecer a importncia da administrao financeira e oramentria para a tomada de deciso em problemas de finanas empresariais em geral; Interpretar as diversas vises de uma empresa com entidade financeira; Reconhecer a importncia da anlise de investimentos no meio empresarial; Reconhecer a dificuldade do processo decisrio financeiro dentro de uma empresa; Estar plenamente familiarizado com conceitos bsicos da gesto financeira amplamente difundidas no meio empresarial;

PR-REQUISITOS
Esta Unidade a priori no possui nenhum pr-requisito j que se trata de uma unidade com aspectos tericos sem clculos.

Administrao Financeira E Oramentria

1. Aspectos Introdutrios de Investimtenos e Aspectos Introdutrios da Anlise da Anlise de Gesto Financeira em Gesto Investimtenos eEmpresas Financeira em Empresas 1.1 Introduo: Qual o significado de Uma Empresa?
Sabemos que Empresas so organizaes que envolvem recursos humanos, materiais e financeiros, e que podem ser analisadas segundo diferentes pontos de vista. Por exemplo, podemos considerar a empresa como entidade de natureza poltica, priviligiando-se a anlise da luta pelo poder e das formas como este exercido. Sendo assim, a anlise do processo decisrio na empresa no pode prescindir desse tipo de considerao. De outra forma, ou alternativamente, podemos encarar a empresa como unidade sociocultural, destacando-se o contexto em que as pessoas interagem e a forma como isso influencia a sobrevivncia e o crescimento da empresa. Desse ponto de vista, ganham destaques os valores, os smbolos, os cdigos, os costumes e a tradio que caracterizam a empresa e lhe emprestam certa personalidade. Do ponto de vista administrativo, os enfoques podem ser diferenciados, mas todos consideram a empresa como uma organizao que dispe de um conjunto de recursos e busca atingir certo(s) objetivo(s). Ou seja, neste contexto, as atividades de planejamento e controle so privilegiadas.

Figura 01: A empresa como entidade. 9

Administrao Financeira E Oramentria

Na Teoria Econmica, a empresa vista como uma unidade produtiva, que transforma insumos em produtos, gerando, desta forma, valor. A empresa, ao produzir bens e servios demandados pelo mercado, obtm lucro para sobreviver e crescer, contribui para o bem-estar com sua produo e estimula outras atividades produtivas para a frente, atravs de seu produto, e para trs, atravs de suas compras de insumos. Por outro lado, verificamos que na viso contbil, a empresa vista principalmente como uma unidade de contas, uma azienda, pois procura mostrar a evoluo do patrimnio em movimento. O patrimnio de qualquer empresa modifica-se a todo instante, devido s decises de seus gestores, e a contabilidade prov os registros necessrios (nas diversas contas) para que se possa acompanhar sua evoluo. A nvel de Engenharia, a empresa uma unidade tcnica que desenvolve determinado processo de transformao, sujeito aos princpios e leis da Fsica e da Qumica. Dessa maneira, a empresa vista como um conjunto de quantidades, coeficientes e parmetros que envolvem fluxos materiais e energticos, alm de trabalho humano.

Administrativa

Enfoques diferenciados: Planejamento e Controle. uma organizao que dispe de um conjunto de recursos e busca atingir objetivos.

Econmica

vista como uma unidade produtiva, que transforma insumos em produtos, gerando, dessa forma, valor.

Contbil

A empresa vista principalmente como uma unidade de contas azienda.

Figura 02: A empresa vista de outras maneiras.

10

Administrao Financeira E Oramentria

interessante ressaltarmos que existe um aspecto comum a todas as possveis vises que se pode ter de certa empresa: esta sempre vista como uma unidade. Isso quer nos dizer que, seja qual for a nfase (poltica, econmica, administrativa, tcnica, contbil ou sociocultural), a empresa sempre um conjunto integrado e interdenpendente, com objetivo(s) comum(ns). A integrao e a interdependncia podem ser mais harmnicas ou mais conflituosas, e no extremo poderia haver ruptura, mas a existncia da empresa pressupe sua unidade.

Aspecto Comum

Unidade
Viso qualquer da Empresa
Figura 03: Aspecto comum da empresa independentemente da viso.

Importante! Para os objetivos de Anlises de Investimentos a Empresa considerada como uma entidade orientada para a acumulao de capital. A Empresa uma entidade de capital cujo objetivo a sua valorizao.

11

Administrao Financeira E Oramentria

Anlise de Investimentos

Valorizao

Empresa

Acumulao de Capital

Entidade Orientada

Figura 04: A Empresa no foco para a Anlise de Investimentos.

1.2

Decises no Ambito Financeiro


O objetivo de valorizao da empresa alcanado quando as decises tomadas

pelos gestores conduzem a um saldo lquido de ganhos. Essas decises podem ser classificadas como mostramos na Tabela 01 abaixo. Tabela 01: Nveis de deciso na empresa. Objeto Alcance Temporal

Nveis de Deciso

Estratgica

Relaes da empresa com o meio ambiente (por exemplo, decises de capital) Organizao (interna) da empresa Processo de Produo (ou de transformao)

Mdio ou Longo Prazos Mdio ou Longo Prazos Curto ou Mdio Prazos

Administrativa Operacional

12

Administrao Financeira E Oramentria

As decises de capital pertencem tipicamente ao nvel estratgico, pois implicam mudana no relacionamento da empresa com seus clientes, fornecedores e concorrentes, com o sistema financeiro e com o governo. Essas decises apresentam horizonte de mdio ou longo prazos e, geralmente, so irreversveis. Em outras palavras, isso significa que as deises de capital: i) ii) iii) Envolvem grandes somas de recursos; Afetam a vida da empresa por grandes perodos de tempo; So totalmente irreversveis ou apresentam custas de reversabilidade muito elevados.

Importante! As decises de capital, como podemos perceber, so simplesmente cruciais e podem tanto consolidar uma trajetria de expanso, quando oportunas e no tempo certo, quanto comprometer a prpria sobrevivncia da empresa.

Desta forma, de fundamental importncia a gesto, bem como o

controle

oramentrio e financeiro dentro de uma empresa, ou seja, por isso, conveniente que tais decises se baseiem, tanto quanto possvel, em previso e clculo de todas as suas implicaes relevantes.

Decises de Capital

Mensurao das Implicaes

Muito Importantes

Sobrevivncia

Expanso

Figura 05: Importncia das decises de capital em uma empresa. 13

Administrao Financeira E Oramentria

No se pode esperar, entretanto, que os estudos, anlises e avaliaes relativos s decises de capital eliminem o risco, isto , a possibilidade de que os resultados previstos no se realizem. Geralmente, como mostraremos, podemos melhorar de forma substancial o nvel de informao e as condies de risco para a tomada de deciso, porm sempre haver risco.

Estudos, Anlises e Avaliaes

Risco Associado
Figura 06: Informaes referentes as decises de capital versus risco. De forma resumida na Figura 07 abaixo, descrevemos as principais caractersticas e a relao entre a Empresa e o processo decisrio.

Nvel Estratgico: mudana de relacionamento da Empresa com seus clientes, fornecedores e concorrentes

Envolvem grandes somas de recursos

Decises de Capital Afetam a vida da Empresa por grandes perodos de tempo So totalmente irreversveis ou apresentam custos de reversibilidade muito elevados

Figura 07: A Empresa e as Decises de Capital. 14

Administrao Financeira E Oramentria

1.3

Acumulao e Crescimento da Empresa


Como falamos anteriormente, a Empresa uma entidade de capital cujo objetivo

sua valorizao. Esta, primeira vista, decorre da capacidade de gerar lucros e acumul-los.

Figura 08: A Relao Empresa e Investimentos. Em verdade, o conceito de capital, e em especial sua mensurao, responsvel direto por grandes divergncias entre economistas clebres. Aqui, todavia, podemos considerar o capital (acumulado) de certa empresa como sendo seu valor de mercado, isto , como o valor pelo qual poderia ser vendida. Esse conceito apresenta como principal inconveniente o fato de depender da conjuntura econmica, do ritmo dos negcios e das expectativas, mas isso aceitvel no presente contexto. Suponhamos que o capital total investido em certa empresa em determinada poca seja X1 e que, decorrido certo tempo, o capital que pode ser recuperado seja X2. Ento, o capital (lquido) acumulado (ou desacumulado) no perodo a diferena:

(X2 X1)

De modo geral, esperamos que haja uma acumulao de capital e no desacumulao, mas esta at poderia ser aceita em condies anormais. Portanto, as empresas acumulam capital quando se valorizam em termos de mercado, e desacumulam quando perdem valor. 15

Administrao Financeira E Oramentria

Objetivo

A Empresa uma entidade de capital que visa a sua valorizao.

Valorizao

As Empresas acumulam capital quando se valorizam em termos de mercado.

Desacumulao de Capital

As Empresas desacumulam quando perdem valor.

capital

Figura 09: Acumulao e Crescimento da Empresa. Qual a relao entre lucro e capital acumulado? O lucro obtido com o prprio negcio normalmente a principal fonte de valorizao do capital, porm nem todo lucro se transforma necessariamente em acumulao na empresa, como de fcil percepo. Sem maior preocupao com o rigor do conceito propriamente dito, por enquanto denominamos lucro distribudo o total de lucro no acumulado na empresa. Desta maneira, podemos escrever:

L = LD + LA

Onde: L = lucro total gerado em certo perodo LD = lucro distribudo LA = lucro acumulado

Lucro Distribudo

Lucro Acumulado

Lucro Total

Figura 10: Caracterizao do lucro em uma Empresa. 16

Administrao Financeira E Oramentria

Sendo assim, podemos dizer que lucro, no sentido abrangente para incluirmos todas as formas de ganho, a valorizao do capital: o lucro obtido em certo intervalo de tempo o valor total lquido que seria acrescido ao capital na ausncia de retiradas por parte dos proprietrios do capital. Portanto, do ponto de vista econmico-financeiro, o objetivo da forma a obteno de lucro lato sensu, precondio necessria acumulao. Entretanto, conforme j falamos, a valorizao da empresa pode ter outras origens, alm da acumulao de resultados positivos de suas atividades. Conclumos, assim, que o processo de acumulao de capital no pode ser pensado exclusivamente em termos de acumulao realizada, depende em grande escala de fatores de mercado, que tanto influenciam globalmente a economia como afetam de forma diferenciada ramos de negcios e empresas.

Outras origens alm da acumulao de resultados positivos de suas atividades

Depende em grande escala de fatores de mercado

Valorizao da Empresa

Capital Investido: X1 Capital que pode ser recuperado: X2 O capital lquido acumulado : X2 X1 L = LD + LA, i.e., Lucro total igual ao Lucro Distribudo + Lucro Acumulado

Figura 11: Acumulao e Crescimento da Empresa.

1.4

Lucro, Depreciao e Acumulao


Afirmamos anteriormente que lucro o valor lquido gerado por certa

aplicao de capital em certo perodo de tempo. Sendo assim, necessrio consideramos que uma empresa, enquanto organizao de capital, tem seu valor alterado ao longo do tempo principalmente em conseqncia de: i) ii) Perda de valor dos equipamentos e instalaes devido ao uso; Posio da empresa no mercado; 17

Administrao Financeira E Oramentria

iii) iv)

Externalidades (economias e deseconomias externas); Conjuntura econmica.

A perda do valor devido ao uso denominada depreciao econmica e no podemos confundir a mesma com a depreciao contbil, para fins de tributao, que calculada com base em legislao especfica. A depreciao econmica refere-se ao valor de mercado dos bens de capital. Por exemplo, se um bem de capital foi adquirido por certa empresa h dois anos e hoje somente pode ser vendido por um valor equivalente metade do que custou, a depreciao econmica ter sido de 50%. Nesse caso, pouco nos importa que a legislao estabelea depreciao em dez anos e que, portanto, apenas 20% do valor tenha sido depreciado para fins do Imposto de Renda. Importante! A depreciao econmica refere-se ao valor de mercado dos bens de capital.

Ao longo do tempo, as estratgias da Empresa para melhorar sua posio no mercado podem alcanar maior ou menor sucesso, o que est diretamente relacionado a seu potencial de gerao de lucros no futuro. Alm disso, a permanncia no mercado, em si, fator de valorizao importante em certos setores, principalmente na produo de equipamentos e mquinas, em que a tradio do produtor fator relevante para a deciso de aquisio. As externalidades, enquanto conjunto de mudanas no ambiente da empresa, tambm influenciam fortemente a valorizao do capital empregado. Embora as externalidades possam ser negativas, causando desvalorizao do capital, o caso mais geral de externalidades positivas, como o desenvolvimento da regio em que se localiza a empresa, elevao do nvel de urbanizao e aumento da integrao industrial com outras empresas, por exemplo. Alm disso, como j mencionamos, o ritmo dos negcios e as expectativas dos agentes econmicos podem influenciar fortemente o valor de mercado das empresas, principalmente a curto prazo. Desta maneira, deixando-se de lado possveis variaes resultantes da alienao ou aporte de capital, podemos escrever:

C = D + L + E + V
t t t t

18

Administrao Financeira E Oramentria

Onde: D t = depreciao econmica dos ativos de capital L t = lucros acumulados E t = economias externas V t = outras variaes qua afetam o valor de mercado do capital-empresa Essa equao pode ser representada de forma mais coerente (conveniente) como segue:

C = C D + L + E + V
t 0 t t t

Ou ainda,

(C C ) = D + L + E + V
t 0 t t t

Observemos, que pela equao anterior, que o crescimento do capital-empresa em certo perodo resulta da soma dos lucros acumulados, das economias externas e de outras variaes, descontada a depreciao econmica acumulada.

Figura 12: Processo de valorizao do capital-empresa. 19

Administrao Financeira E Oramentria

Agora, podemos perceber com mais clareza o processo de acumulao de capital. Basicamente, para que o capital-empressa se valorize, necessrio que os itens sujeitos depreciao desvalorizem-se a um ritmo inferior aos lucros acumulados, aos ganhos de economias externas e a variaes decorrentes do mercado. importante observarmos, entretanto, que cada um dos componentes da valorizao do capital-empresa apresenta trajetria prpria ao longo do tempo, trajetrias que dependem, na quase totalidade, de fatores situados fora do controle ou alcance da empresa. A concluso a que chegamos que a acumulao de capital um processo sujeito a risco. As trajetrias dos componentes de valorizao sempre sero imprevisveis em alguma medida.

1.5

Planejamento Estratgico dentro de Uma Empresa


Em termos estratgicos, sabemos que dentro de uma empresa temos quatro

grandes dimenses do BSC (Balanced Scorecard), que por si s cada uma estudada de forma separada j um estudo complexo e extenso. Dentre as quatro dimenses, obviamente de nosso interesse aqui trabalhar com a dimenso Finanas. Sabemos que o Balanced Scorecard uma metodologia de medio e gesto de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os mtodos usados na gesto do negcio, dos servios e da infraestrutura, baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informao) e os softwares de ERP como solues de apoio, relacionando-a gerncia de servios e garantia de resultados do negcio. Os passos dessas metodologias incluem: definio da estratgia empresarial, gerncia do negcio, gerncia de servios e gesto da qualidade; passos estes implementados atravs de indicadores de desempenho. O BSC (Balanced Scorecard) foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliao e performance empresarial, porm, a aplicao em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gesto estratgica. Os requisitos para definio desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administrao de servios e busca da maximizao dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a viso e estratgia empresarial: Finanas; Clientes; Processos Internos; 20

Administrao Financeira E Oramentria

Aprendizagem e Crescimento.

Figura 13: Planejamento estratgico dentro de uma empresa. Ou alternativamente, podemos visualizar da forma mostrada na Figura 14 abaixo, onde ROI significa Retorno Operacional de Investimento.

Figura 14: Planejamento estratgico dentro de uma empresa. 21

Administrao Financeira E Oramentria

1.6

A Deciso de Investimento dentro de Uma Empresa


Sabemos que a deciso de investir de natureza complexa, porque muitos

fatores, inclusive de ordem pessoal, entram em cena. Todavia, necessrio que se desenvolva um modelo terico mnimo para explicarmos e prevermos tais decises. Desta forma, fica claro a complexidade de tentarmos definir um modelo completo que vise a tomada de deciso de investir.

Natureza Complexa

Investir ou No?
Diversos Fatores
Figura 15: A complexidade da deciso em investir. Inicialmente, podemos pensar que a deciso de investir depende do retorno esperado, ou seja, quanto maiores forem os ganhos futuros que podem ser obtidos de certo investimento, tanto mais atraente esse investimento parecer em termos prticos para qualquer investidor. Vejamos a Figura 16 abaixo que nos mostra um esquema grfico representando tais situaes.

22

Administrao Financeira E Oramentria

Figura 16: A deciso de investir. Entrentanto, j neste momento nos deparamos com uma questo bastante relevante: Como podemos avaliar os ganhos futuros de certa alternativa de investimento? Faro todos os investidores potenciais igual avaliao dos ganhos futuros de certo investimento? Tais perguntas, nos fazem refletir e nos levam a concluir que estando os agentes econmicos inseridos de forma diferenciada no sistema (econmico), faro avaliaes distintas de uma mesma oportunidade de investimento. O que devemos salientar ainda, que os ganhos futuros no so certos, embora, em alguns casos, como na aquisio de ttulos da dvida pblica, possam ser considerados quase certos. Ento, temos dois fatores autando em sentidos opostos: os retornos esperados do investimento que atraem o investidor e o risco que o afasta. Como falamos um pouco antes, os ganhos futuros podem ser avaliados de forma distinta por decisores diferentes, porm necessrio adicionar que o risco de certa alternativa pode receber diferentes avaliaes e que, sobretudo, os decisores assumem atitudes diferenciadas diante do risco. Sendo assim, interessante ou se torna necessrio, tentarmos explicitar um pouco melhor a natureza do risco associado deciso de investir. A primeira observao que deve ser feita que quanto melhor for o nvel de informao do decisor tanto menor ser o nvel de risco a que estar sujeito. No extremo, se fosse possvel antever com segurana o futuro, a partir do conhecimento perfeito das foras que atuam nos ambientes interno e externo da firma (ou do projeto), a deciso de investimento seria tomada sem risco. 23

Administrao Financeira E Oramentria

Importante! O projeto de investimento, em termos gerais, pode ser interpretado como um esforo para elevar o nvel de informao (conhecimento) a respeito de todas as implicaes, tanto desejveis quanto indesejveis, para diminuir o nvel de risco. Em outras palavras, o projeto de investimento uma simulao da deciso de investir, como podemos averiguar na Figura 17 abaixo.

Figura 17: O projeto de investimento. De outra forma, quando falamos de risco em sua forma genrica, temos duas situaes muito significativas que so descritas na Figura 18 abaixo.

Situao de Risco Situao de Incerteza

Em que os eventos possveis e suas probabilidades de ocorrncia so conhecidos.

Em que no se sabe quais so os eventos possveis, ou no se conhecem suas probabilidades de virem a ocorrer.

Figura 18: As duas situaes significativas de risco na forma genrica.

24

Administrao Financeira E Oramentria

Alm disso, em termos emrpesariais, para um enfoque financeiro ou na rea da gesto financeira de empresas, temos alguns outros conceitos fundamentais que estaremos tratando de forma mais detalhada ao longo da nossa disciplina, como mostrado num primeiro momento na Figura 19 abaixo.

Figura 19: Outros conceitos fundamentais.

1.7

Resumo da Unidade
Nesta nossa primeira Unidade do guia de estudos, apresentamos os conceitos

introdutrios da gesto financeira, especificamente falando sobre a administrao

25

Administrao Financeira E Oramentria

financeira e estratgica empresarial, bem como relacionando com o processo decisrio de investimentos em empresas, tais como: As Empresas so organizaes que envolvem recursos humanos, materiais e financeiros, e que podem ser analisadas segundo diferentes pontos de vista. Por exemplo, podemos considerar a empresa como entidade de natureza poltica, priviligiando-se a anlise da luta pelo poder e das formas como este exercido. Sendo assim, a anlise do processo decisrio na empresa no pode prescindir desse tipo de considerao. O objetivo de valorizao da empresa alcanado quando as decises tomadas pelos gestores conduzem a um saldo lquido de ganhos. As decises de capital, como podemos perceber, so simplesmente cruciais e podem tanto consolidar uma trajetria de expanso, quando oportunas e no tempo certo, quanto comprometer a prpria sobrevivncia da empresa. A perda do valor devido ao uso denominada depreciao econmica e no podemos confundir a mesma com a depreciao contbil, para fins de tributao, que calculada com base em legislao especfica. A depreciao econmica refere-se ao valor de mercado dos bens de capital. Em termos estratgicos, sabemos que dentro de uma empresa temos quatro grandes dimenses do BSC (Balanced Scorecard), que por si s cada uma estudada de forma separada j um estudo complexo e extenso.

1.8

Diretrizes para a Prxima Unidade


A partir do momento que apresentamos os principais conceitos introdutrios da

gesto financeira, especificamente falando sobre a administrao financeira e estratgica empresarial, bem como relacionando com o processo decisrio de investimentos em empresas, na prxima Unidade estaremos interessados em apresentar a calculadora HP 12C, que constitui a principal ferramenta de implementao numrica de situaes financeiras em geral.

26

Administrao Financeira E Oramentria

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Para maiores informaes com relao ao assunto tratado nesta Unidade, cada um de vocs pode se pautar nos livros referenciados abaixo.

Bibliografia Bsica MATHIAS, W. Franco, GOMES, Jos M. Matemtica Financeira. 2a ed. So Paulo: Atlas, 1993.

PUCCINI, A. L. Matemtica financeira: objetiva e aplicada. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos Cientficos, 1993. POLO, E. F. Engenharia das operaes financeiras pela HP- 12C. So Paulo: Atlas, 1996. FILHO, Nelson Casarotto & KOPITTKE, Bruno H. Anlise de Investimentos. 9 Edio. So Paulo: Editora Atlas,
a

2000.

SAMANEZ, C. P. Matemtica Financeira: Aplicaes Anlise de Investimentos. So Paulo: Prentice Hall, 2001.

Bibliografia Complementar FERNANDES,P. E. Engenharia das Operaes Financeiras. So Paulo: Atlas, 1995. HALFELD, M. Como Administrar seu Dinheiro. So Paulo: Fundamento Educacional, 2001. HAZZAN, S.; POMPEO, J. N. Matemtica Financeira. So Paulo: Saraiva, 2001. MANNARINO, R. Introduo Engenharia Econmica. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

27

You might also like