You are on page 1of 2

apLICAO DAS TEORIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Ensino e aprendizagem
Para iniciar esta nossa disciplina, vamos recorrer a uma antiga propaganda de biscoito que dizia: Tostines fresquinho porque vende mais ou vende mais porque fresquinho?. Estaramos corretos se parafrasessemos essa pergunta da seguinte maneira: o processo de aprendizagem se realiza com o ensino ou o ensino se realiza com o processo de aprendizagem? Depende, seria a resposta adequada, pois ela est relacionada ao conceito que se tem de aprendizagem e que varia segundo a teoria a ser seguida. Antes, porm, de tratarmos das principais teorias e sua aplicao, vamos nos deter nos conceitos de ensino e aprendizagem. O ensino o processo mediante o qual so comunicados e transmitidos conhecimentos especficos ou gerais sobre uma matria. Trata-se de um conceito mais restrito que o de educao, j que esta compreende o ensino propriamente dito. Os mtodos de ensino se assentam sobre as teorias do processo de aprendizagem O conceito de aprendizagem tambm parte da estrutura da educao, portanto, a educao compreende o sistema de aprendizagem. a ao de instruir-se e o tempo que demora tal ao. Tambm o processo pelo qual uma pessoa treinada para dar uma soluo a situaes; tal mecanismo vai desde a aquisio de dados at a forma mais complexa de recolher e organizar a informao (Navarro, 2004). No conceito atual, a aprendizagem vista como um modo particular de construo do conhecimento. Como dissemos anteriormente, o conceito de aprendizagem no nico. Por exemplo, o conceito baseado no positivismo, doutrina iniciada pelo francs Auguste Comte no sculo XIX, segundo a qual o conhecimento j est dado, elaborado e terminado, no se permitindo a problematizao, nega a interveno do sujeito na sua construo. O sujeito que aprende se mantm passivo e aprende acumulando os dados (fatos j ocorridos) na memria.

O lema da nossa Bandeira foi extrado da frmula mxima do Positivismo: "O amor por princpio, a ordem por base, o progresso por fim".

Fonte: http://www.campinas.sp.gov.br Nas ltimas dcadas, os paradigmas de ensino-aprendizagem sofreram transformaes significativas, o que, observa Navarro, permitiu, por um lado, evoluir de modelos educativos centrados no ensino a modelos dirigidos aprendizagem, e por outro, mudar o perfil de professores e alunos. Neste sentido, aponta o autor, os novos modelos educativos demandam que os docentes transformem seu papel de expositores do conhecimento ao de monitores da aprendizagem, e os alunos, de espectadores do processo de ensino, ao de integrantes participativos, propositivos e crticos na construo do seu prprio conhecimento. Dessa maneira, o estudo e gerao de inovaes no mbito das estratgias de ensino-aprendizagem se constituem como linhas prioritrias de pesquisa para transformar o acervo de conhecimento das Cincias da Educao. Como os prprios PCNs (1997) apontam, hoje sabe-se que necessrio ressignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, uma vez que, em ltima instncia, sem aprendizagem o ensino no se realiza. Ao propor situaes de aprendizagem ajustadas s capacidades cognitivas dos alunos, com atividades que foram planejadas para a aprendizagem de maneira adequada e coerente com os objetivos estabelecidos, o professor est colocando em prtica essa ressignificao, em que a aprendizagem no se ajusta ao ensino, mas o ensino potencializa a aprendizagem.

You might also like