You are on page 1of 9

A interveno da Censura no filme Esta noite encarnarei no teu cadver (1967), de Jos Mojica Marins Daniela Pinto Senador

USP Mestranda

Responsvel pelo fracasso financeiro de inmeros filmes de Jos Mojica Marins, seja pelas recorrentes interdies ou pelo aumento da faixa etria do pblico, o Servio de Censura de Diverses Pblicas (SCDP) representou um entrave para o desenvolvimento de sua carreira como cineasta. A partir do surgimento de Z do Caixo, personagem que o consagrou como precursor do cinema de terror no Brasil, a obra de Mojica passou a ser vtima de retaliao constante e at mesmo de chantagem praticada pelos agentes do rgo. Nesse sentido, o filme Esta noite encarnarei no teu cadver (1967), considerado marco da afirmao do diretor no meio cinematogrfico, foi o primeiro caso emblemtico de confronto com a Censura.

Finalizado em setembro de 1966, Esta noite foi interditado trs vezes consecutivas, sendo liberado apenas depois que o diretor aceitou a condio de mudar a mensagem da fita, incorporando, na ltima seqncia, um dilogo escrito por ningum menos do que os censores Romero Lago e Coriolano de Loyola Fagundes. Assim, Z do Caixo, que no passava de um iconoclasta convicto, redime-se e sucumbe aos apelos da religio Catlica.

A princpio, interessa-nos a anlise dos argumentos expostos pelos censores nos pareceres emitidos, importante no apenas porque nos permite compreender as razes pelas quais Esta noite foi interditado, mas tambm porque nos revela o modo de operao dos mecanismos coercitivos do SCDP no contexto ps-golpe.

Mojica, contra a moral e os bons costumes?

No perodo em que se deu a apreenso e a liberao de Esta noite, a ditadura instaurada pelo golpe passava por um processo de endurecimento. Os Atos Institucionais 2 e 3 estavam em vigncia e, assim como os demais, legalizavam as medidas arbitrrias do governo do general Castelo Branco. A Censura, por sua vez, tinha suas aes legitimadas principalmente pelo decreto n 20.493 de 1946, um dos vrtices do trip de

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

leis que sustentava os mecanismos de operao do rgo, conforme destacado pelo jornalista Pompeu de Souza i .

Elaborado e publicado no incio do governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), o referido decreto perfilava condutas e dispunha sobre o funcionamento interno do SCDP, a censura prvia, o cinema, o teatro e as diverses pblicas, a radiofonia, os programas, as empresas, os artistas, o trabalho de menores, o direito autoral, a fiscalizao, as infraes e as penalidades (Kushnir, 2004, 101). Ele pretendia, acima de tudo, buscar uma forma aparentemente mais democrtica de controle da liberdade de expresso pelo Estado, aps os abusos cometidos pelo Departamento de Informao e Propaganda (DIP) estadonovista. Entretanto, como nos alerta a historiadora Beatriz Kushnir, o governo de Dutra refez uma legislao invasiva e centralizadora, como era a que regia o DIP, para, nos (supostos) ares da liberdade, assegurar o domnio de outra maneira, mas mantendo um contedo regulador (Kushnir, 2004, 83). Isto porque, para cumprir a vigilncia moral e aos bons costumes, o governo atou a vertente preventiva vertente repressiva da censura, subordinando o SCDP a uma polcia federal, eximindo-o, assim, de qualquer conotao poltica.

Sob essa a gide desse decreto, em novembro de 1966 foram emitidos os pareceres sobre o quarto longa-metragem de Jos Mojica Marins. A deciso dos trs censores que avaliaram o filme era unnime: Felipe de Souza Leo Neto, Constncio Montebello e Jacira Oliveira optaram pela interdio da obra.

Ao descrever sumariamente o enredo de Esta noite, os trs tcnicos caracterizam Z do Caixo como um personagem dotado de problemas psquicos e de desvios da boa conduta social. Era considerado paranico e doente mental pelo fato de ser um iconoclasta convicto, que despreza veementemente a crena popular e os preceitos das religies. Esta punio, que pretendia garantir extrema proteo Igreja, enquadrava-se na categoria Referncias desairosas e ofensivas s religies, quer s suas crenas, quer a seus ministros e seguidores presente nas Normas internas para avaliao das matrias submetidas ao SCDP, a cartilha da Censura (Berg, 1997, 86).

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

As primeiras linhas do parecer escrito por Felipe de Souza Leo Neto diziam que o filme ora examinado focaliza as facetas de um autntico dbil mental que no acreditava na reencarnao ii . Constncio Montebello, representante da linha dura, tambm condena em Z do Caixo a falta de crena em Deus dizendo que o filme se tratava da

Histria de um agente funerrio (...) que demonstra ser portador de doena mental complexa: contra Deus e as religies, embora acredite no Diabo e no inferno; um assassino sdico com todos os requintes de perversidade; sua conduta completamente amoral, visto desconhecer os limites da imoral (sic) e da moral. [grifos nossos]

Tal como rezava a cartilha, os censores tambm acusam Mojica de fazer uso excessivo de cenas de sexo e violncia na fita. Nas palavras de Felipe Neto, os produtores tentam levar ao pblico um trabalho do gnero terror, usando e abusando de pancadaria, torturas, sexo e violncia extremada. Montebello, por sua vez, ressalta que o filme deseja, e consegue, impressionar pelas suas cenas de terror, de sadismo sexual, de asco etc (...). Para Jacira, nus, cenas de ataques sexuais, terror, etc so a constante (sic) que, a meu ver, no possibilitam a liberao da referida pelcula.

Mojica, em Esta noite, assim como em meia-noite levarei sua alma (1964), filme anterior da srie, busca articular seqncias que oscilam entre o ertico e o macabro, artifcio que est intimamente ligado ao gnero terror. Porm, na viso dos censores, tais seqncias se justificariam apenas se o filme tivesse carter educativo e, para tanto, o personagem mau deveria ser punido ao fim, caracterizando a histria como um espcie de fbula moral. A argumentao de Felipe Neto segue essa lgica:

No observamos qualquer mensagem na obra apresentada. O homem sdico no sofre a mnima SANO (sic) pelas torturas e assassinatos que praticou contra vtimas indefesas. Ao ser perseguido (no fim do filme), o produtor limita-se a apresent-lo cado, gritando aos quatro ventos que a vida eterna no existe simplesmente (...) [grifo nosso]

Na primeira verso de Esta noite, Z do Caixo perseguido pela populao do vilarejo onde morava e, no final, agoniza num pntano. H, de certa forma, uma punio do personagem que coerente dentro da estrutura clssica da obra. Mas o que de fato incomodava os censores era a sua ousadia ao renegar a ajuda do padre, que se colocava

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

a beira do pntano com uma cruz, oferecendo-lhe a oportunidade de redimir-se perante Deus.

Levando-se em conta o conceito de "bom gosto" que estava associado ao projeto ideolgico do regime, no nos surpreende que o filme seja considerado pela Censura de um mal gosto terrvel, para usarmos as palavras de Felipe Neto. Isto por que, embora dialogasse com os padres da indstria cultural, a precariedade da esttica de Mojica era agressiva aos olhos dos apreciadores do cinema hollywodiano.

Dentro de uma viso edificante de cultura e arte, o regime militar valorizava, no mbito da produo, filmes realizados em grandes estdios. No Brasil, o modelo de cinema a ser seguido era o da Vera Cruz e nessa perspectiva que Neto avalia o desempenho dos atores amadores de Mojica. O desempenho do cast deixa muito a desejar, pois se assemelha a um verdadeiro teatro filmado, sem aquela naturalidade existente nos elencos de primeira categoria que encontramos no prprio cinema nacional. Para concluir, diz tratar-se de uma obra primria em matria de arte cinematogrfica, que vem prejudicar a prpria evoluo do moderno cinema nacional. Jacira Oliveira segue esta mesma linha, embora sugira uma soluo mais radical: Se no fugisse minha alada, seria o caso de sugerir a priso do produtor pelo assassinato stima arte, pois no foi outra coisa que ele realizou ao rodar o presente filme.

preciso ressaltar, no entanto, que Jos Mojica Marins, embora tenha sido apoiado por um grupo de crticos e cineastas aps o lanamento do personagem, possua uma imagem bastante desacreditada no meio cinematogrfico que o acompanhava desde as suas primeiras experincias. Alm de ter sido comparado aos chamados cavadores iii quando inaugurou a Cia. Cinematogrfica Atlas, em 1953, sempre manteve uma relao controversa com a imprensa, em parte porque muitas vezes falseava dados para tentar se promover. Certamente essa imagem que o acompanhava tambm influenciou a opinio dos censores.

Na carta remetida ao chefe da SCDP, Romero Lago, em dois de dezembro de 1966, aps a terceira avaliao de Esta noite, o ento chefe da Secretaria de Censura, Augusto da Costa sugere que a fita fosse liberada com a impropriedade para menores de 18

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

anos, desde que seguidas trs condies impostas por ele, em concordncia com os censores Coriolano de Loyola Fagundes e Carlos Lcio de Menezes. A primeira determinava corte de cena do sangue espirrando quando a cabea do homem amassada com uma pedra. A postura mais uma vez seguia a cartilha que, no quesito violncia, pedia para observar se nos materiais submetidos havia uso imoderado de armas de qualquer espcie com a exposio de detalhes e seus efeitos (ferimentos, sangue, gemidos, angstia, etc) (Berg, 1997, 96). A segunda condio impunha a reduo de seqncia das cobras no alapo, atacando as moas, em montagem paralela com o casal em cpula, a nosso ver, uma das mais bem elaboradas da fita. E, por ltimo, como esperado, exigia-se modificar o final do filme na hora em que Z do Caixo cai no pntano onde havia matado as moas, nos dizeres em que ele diz no acreditar em Deus. Dever ser modificado para uma mensagem positiva de crena em Deus (nfase nossa).

Naquele mesmo dia, Romero Lago, em resposta carta de Augusto da Costa, autoriza a emisso de certificados de censura com impropriedade para menores de 18 anos. No satisfeito apenas em exigir a redublagem da seqncia final, o censor, em parceria com Coriolano, ousa escrever a fala a ser pronunciada pelo personagem na cena do pntano, incorporada na verso final pelo diretor: Deus. Sim, Deus a verdade. Eu creio em tua fora, salvai-me. A Cruz, a Cruz, padre. A Cruz, o smbolo do filho iv . Embora parea deslocada no conjunto da narrativa, a frase colabora para uma outra interpretao do protagonista. Assim, Z do Caixo, iconoclasta convicto, redime-se perante a religio Catlica clamando pelo crucifixo oferecido pelo padre. O filho perfeito, de carne e osso, pelo qual almejava para dar continuidade ao seu sangue, sua existncia, de repente confunde-se com Jesus Cristo, filho de Deus.

Nesse momento, notcias sobre as prticas da Censura ganhavam, cada vez mais, as pginas dos jornais. A imprensa prestava um servio tornando pblicas as interdies, ao mesmo tempo em que se valia delas, usando-as de acordo com seus interesses. Nessa perspectiva, analisaremos a repercusso do caso de Esta noite na imprensa paulista e carioca.

Indignao na crtica

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

A primeira reportagem sobre Esta noite, Mojica espalha o terror, foi publicada no jornal O Estado de So Paulo em 24/2/1966, ou seja, antes mesmo de a fita ser finalizada. O enfoque eram os bastidores de filmagem do cineasta e as suas estratgias criativas para driblar a falta de recursos, tema que muito agradava a imprensa. Por essa razo, em agosto do mesmo ano, a revista O Cruzeiro tambm trouxe uma nota de meno ao terror mambembe de Mojica. A partir de ento, quatro meses se passaram at que o ttulo do quarto longa do cineasta despontasse novamente nas pginas dos jornais. Todavia, o texto veiculado no Correio da Manh v em 20/12/1966, escrito por Salvyano Cavalcanti de Paiva, no foi motivado pelo entusiasmo do lanamento da fita, que ocorreria em fevereiro do ano seguinte, mas pela indignao do crtico com a interveno da Censura na obra. Salvyano, que estava mais alinhado com a ala conservadora da crtica carioca vi , militava na imprensa a favor das experincias de Mojica desde o lanamento de meia-noite. Prova disso o fato de ter se colocado frente para denunciar a mutilao de Esta noite e, num intervalo de cinco meses, ter publicado cinco crticas elogiando o filme.

Neste primeiro texto, bastante ousado para o perodo, Salvyano questiona tanto a imposio da censura na mudana do carter do protagonista do filme, como a submisso do cineasta ao faz-lo. Quem ser o mais cretino? O diretor, que cedeu? O censor, que o obrigou a modificar a mensagem sob pena de ser comercialmente prejudicado? (Salvyano, 1967c). Porm, logo na primeira linha, no hesita em dirigir uma crtica voraz a Romero Lago, ento chefe da Censura, por obrigar o filme a trazer consigo uma apologia religio Catlica. E o diretor da Censura que, pelo visto, um catolico aspirina, embora ciente de que no Brasil o Estado est separado da Igreja, deseja impor seu ponto de vista maioria (Salvyano, 1967c). Para ele, a interveno era um acinte ao direito do artista, ao direito do pensador. um abuso. , sobretudo, mistura de burrice e subverso, alm de corrupo notria, a corrupo do medo, a troca de favores. A chantagem mais deslavada (Salvyano, 1967c).

No por acaso, logo aps o lanamento de Esta noite, Salvyano relembra o episdio da interdio em nota publicada no Correio da Manh em 23/4/1967: Cortado,

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

perseguido e proibido pela Censura, que imps ao ator-produtor-diretor-roteirista modificar a mensagem da fita, transformando uma obra laica em obra religiosa, o filme tem ainda no elenco Ndia Freitas, Tnia Mendona e muitos outros (Salvyano, 1967b).

Cinco dias depois, o crtico Miguel Pereira volta ao tema no jornal O Globo. Pereira, que era um catlico ferrenho ligado Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no se esquiva de analisar a forma como foi abordada a religio no filme. Explica que o comportamento irreverente de Z do Caixo com respeito Igreja s existe na medida em que o padre complacente com o coronel ou ento quando a doutrina do padre vai de encontro ao fundamental de sua obsesso (Pereira, 1967). Contudo, para nossa surpresa, o crtico questiona o fato de o rgo tolher o livre-arbtrio dos indivduos.

A esse respeito existe, todavia, uma dvida, pois, a censura, que ultimamente est feroz, resolveu modificar as ltimas palavras do protagonista tirando-lhe assim a liberdade de escolha quanto ao credo, fazendo-lhe crer em Deus e implorando-lhe a salvao. Final incoerente com as evidentes marcas da imposio. (Pereira, 1967)

Fato era que a polmica que envolvia autor de Esta noite colaborava para despertar a curiosidade do pblico e, por esse motivo, a fita entrava em sua oitava semana de exibio no Art-Palcio.

Nesse perodo, Salvyano insiste em reerguer a imagem de Mojica e defend-la tanto dos colegas que criticavam as experincias do cineasta, quanto da Censura. Um neurtico, Jos Mojica Marins? Menos, talvez, do que os que o perseguem ou dele debocham, porque no o entendem (Salvyano, 1967a). Vale lembrar que neurtico tambm foi o adjetivo usado pela censora Jacira Oliveira para caracterizar o diretor do filme. Em seguida, o crtico endossa a opinio de Miguel Pereira quanto liberdade do povo escolher sua religio.

Por isso os que o cercam o repelem: ser um mau elemento, um homem sem f. Os da platia, a opinio pblica elementar, ho de v-lo tambm como um tipo ridculo. Para a Censura, mais do que isso, um agente subversivo, pois no acreditava em Deus, e por isso obrigaram o diretor a colocar palavras esprias em boca de Z, um apelo final a um padre, ao contrrio o filme no

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

seria exibido. Um padre, e por que no um pastor, um rabino ou um pai-de-santo? A Repblica do Brasil j ter religio oficial? Ou os censores so um bando de carolas? (Salvyano, 1967a)

O cineasta Antonio Lima autor do episdio Anglica do filme As Libertinas (1968) , em texto publicado em peridico desconhecido, exime-se de abordar a mudana no final da obra, talvez em face da preocupao de promov-la diante do pblico. Ressalta, com ironia: Pena que a censura sempre to obtusa tenha prendido tanto tempo o filme, privando o pblico de um espetculo que ele esperou com pacincia para aplaudir, sabendo que no teria decepes com este timo filme (Lima, 1967).

O filme Esta noite teve ampla repercusso na imprensa e gerou bastante polmica nos diversos segmentos da crtica cinematogrfica. No entanto, percebemos que apenas Salvyano Cavalcanti de Paiva e Miguel Pereira preocuparam-se em questionar a interdio e a interveno da Censura naquela que viria a ser uma das obras mais significativas de Mojica. Os demais textos publicados no fazem qualquer meno a esse fato, centrando-se apenas no enredo da fita e na trajetria do diretor. Isso tambm se explica porque alguns crticos tinham inteno de utilizar o filme como instrumento para desmerecer colegas, cineastas e produes de correntes rivais, haja vista o embate poltico e esttico que se acirrava naquele contexto entre os idelogos da Vera Cruz e os membros do Cinema Novo por causa da criao do Instituto Nacional de Cinema (INC) e o lanamento de Terra em Transe, de Glauber Rocha.

Referncias bibliogrficas

BERG, Creuza de Oliveira. Mecanismos do silncio: expresses artsticas e processo censrio no regime militar (Brasil, 1964-1984). Dissertao (Mestrado), Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas.

KUSHNIR, Beatriz. Ces de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 Constituio de 1988. So Paulo: Boitempo Editorial, 2004 LIMA, Antnio. Inferno colorido atrao de horror brasileiro. (publicao no identificada), 1967 Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

LOFIEGO, Csar. Terror o tema de Mojica. O Cruzeiro, n 46, 16 ago. 1966

PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. (sem ttulo). Correio da Manh, Rio de Janeiro, 20 dez. 1966

______. Esta noite encarnarei no teu cadver. Correio da Manh, Rio de Janeiro, 23 abr. 1967

______. Esta noite encarnarei no teu cadver. Correio da Manh, Rio de Janeiro, 3 mai. 1967

n. i. Jos Mojica ameaado de ter seu estdio fechado. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 abr. 1967

Pompeu de Souza diz, em artigo publicado no Jornal do Brasil, que a legislao censria brasileira no passava de (...) um amontoado de leis, decretos, decretos-lei, portarias e instrues caticas, caducas e contraditrias, que vo do decreto n 20.493, de 1946, ao decreto-lei n 1.077, de 1970, ambos de carter proibitivo, passando pela jamais aplicada Lei Gama e Silva (Lei n 5.536, de 1968), liberal e progressista. Pompeu de Souza, Jornal do Brasil, Caderno B, 29/7/1985. (Apud Kushnir, 2004, 81) ii A reencarnao, embora desacreditada pelo cristianismo, em especial, pela Igreja Catlica, era o principal preceito da doutrina esprita, o que sugere uma certa confuso de ambas as religies pelo censor. iii Eram chamados cavadores no meio cinematogrfico alguns cinegrafistas que eram mal vistos pelos profissionais do cinema porque, em sua maioria, apoiavam-se no Estado para ganhar dinheiro realizando vdeos institucionais de pouco valor artstico e intelectual. iv Ironicamente, no incio do ano seguinte, descobriu-se que Romero Lago chamava-se, na verdade, Hermelindo Ramirez Godoy e havia sido preso em 1944 como mandante de um homicdio. v preciso lembrar que o Correio da Manh era opositor declarado do regime militar e, por isso, vtima constante de terrorismo cultural. vi Naquele contexto, eram chamados conservadores os crticos adeptos de filmes que dialogavam com o Cinema Clssico hollywoodiano e no com os movimentos europeus de ruptura esttica. No Rio de Janeiro, o grupo conservador era encabeado pelo crtico Antnio Moniz Vianna e vinculava-se direta ou indiretamente ao rgo regulador da atividade, o Instituto Nacional de Cinema (INC).

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

You might also like