You are on page 1of 7

Origem Da Medida Provisria Os decretos com fora de lei surgiram no Brasil inicialmente de forma revolucionria.

Foram por primeira vez constitucionalizados em 1937, distinguindo-se em quatro espcies de decretos-leis: a - os expedidos por autorizao do Parlamento (art. 12), que constituem um esteretipo da lei delegada; b - os expedidos por ocorrncia do recesso do Parlamento ou por decorrncia da dissoluo da Cmara dos Deputados (art. 13); c - os expedidos livremente pelo Presidente da Repblica (art. 14); e d - os expedidos enquanto no se reunir o Parlamento nacional, os quais podiam versar sobre todas as matrias da competncia legislativa da Unio (artigo 180). Com base nesse artigo 180, que foi inserido nas Disposies Provisrias e Finais da Constituio de 1937 para autorizar o Presidente a legislar pela Unio, at que o Parlamento se reunisse, a funo legislativa perdurou ao longo do Estado Novo nas mos do seu Presidente, sobretudo porque o Parlamento nacional no se reuniu, Vargas decretou cdigos e leis importantes. Tais, como: o Cdigo de Processo Civil, pelo Decreto-lei n 1.608, de 18 de setembro de 1939; o Cdigo Penal, pelo Decreto-lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940; a Lei das Contravenes Penais, pelo Decreto-lei n 3.688, de 3 de outubro de 1941; o Cdigo de Processo Penal, pelo Decreto-lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941; e, para comemorar o dia 1 de maio de 1943, o Decreto-lei n 5.452, aprovando a Consolidao das Leis do Trabalho. A delegao legislativa veio a ser admitida pelo Ato Adicional, a Emenda Constitucional n 4, de 2 de setembro de 1961, que instaurou o parlamentarismo para permitir a posse de Joo Goulart. Mas essa delegao legislativa no correspondia ao decreto-lei, mas lei delegada. A ressurreio do decreto-lei foi obra do movimento militar que deps Joo Goulart. Ocorreu no artigo 30 do Ato Institucional n 2, de 27 de outubro de 1965, que foi lacnico: o Presidente da Repblica poder baixar decretosleis sobre matria de segurana nacional. Foi na Constituio de 67 e na Emenda Constitucional n 1/69 que o decreto-lei ressurgiu com o perfil constitucional que hoje o faz ser comparado com as medidas provisrias que o sucederam. Ambos, o decreto-lei e as medidas provisrias, foram inspirados no mesmo artigo 77 da Constituio italiana, de 27 de dezembro de 1947. Mas assumiram perfis constitucionais substancialmente discrepantes, tanto da matriz, quanto entre si.

Constituio Federal de 1988


A Medida Provisria prevista pela Constituio de 1988 substituiu o DecretoLei previsto pelo constituinte de 1967, que, por sua vez, era inspirado no decreto-legge italiano.

Na realidade, o Decreto-Lei j havia sido contemplado pela Constituio brasileira de 1937, todavia era dividido em quatro atos diferentes: os autorizados pelo Parlamento, mediante as condies e nos limites fixados pelo ato de autorizao (art. 12); os expedidos em caso de necessidade nos perodos de recesso do Parlamento ou de dissoluo da Cmara dos Deputados (art. 13); os expedidos livremente sobre a organizao do Governo e da Administrao federal, o comando supremo e a organizao das foras armadas (art. 14); e os expedidos sobre toda matria de competncia legislativa da Unio enquanto no se reunia o parlamento (art. 180). Entretanto, o Poder Legislativo no se reuniu durante o perodo da ditadura do Estado Novo, o que resultou na no aplicao da Constituio de 1937. E, com isso, o art. 180 daquela Constituio foi utilizado pelo Presidente da Repblica para legislar por meio de Decretos-Lei sobre toda matria de competncia legislativa da Unio. O decreto-legge previsto pela Constituio Italiana de 1947, por sua vez, era um instrumento do Governo para legislar em casos extraordinrios de necessidade e urgncia. Com fora de lei, o decreto-legge devia ser apresentado no mesmo dia Cmara para sua converso, e perdia a eficcia desde o incio se no fosse convertido em lei. Alm do controle poltico pelo Parlamento, os decreti-leggi estavam sujeitos a um controle jurdico pela Corte Constitucional, nos termos do art. 134 da Constituio da Repblica Italiana. Alm de reinserir o Decreto-Lei no ordenamento constitucional, a Constituio brasileira de 1967 trouxe os requisitos de urgncia ou interesse pblico relevante, como se observa no art. 58 desta:
art. 58 - O Presidente da Repblica, em casos de urgncia ou de interesse pblico relevante, e desde que no resulte aumento de despesa, poder expedir decretos com fora de lei sobre as seguintes matrias: I - segurana nacional; II - finanas pblicas. Pargrafo nico - Publicado, o texto, que ter vigncia imediata, o Congresso Nacional o aprovar ou rejeitar, dentro de sessenta dias, no podendo emend-lo; se, nesse prazo, no houver deliberao o texto ser tido como aprovado.

Diferentemente do previsto para Medida Provisria pela Constituio Federal de 1988, os requisitos urgncia e interesse pblico relevante eram alternativos. E, ao contrrio do que ocorre com as Medidas Provisrias no aprovadas pelo Congresso Nacional no prazo de 60 dias, que perdem a eficcia desde a edio; os Decretos-Lei no deliberados pelo Congresso no prazo de 60 dias eram considerados aprovados. A Emenda Constitucional n 1 de 1969 alterou radicalmente a Constituio de 1967. Em relao aos Decretos-Lei, entretanto, a Emenda acrescentou apenas mais matria sobre a qual o decreto poderia ser expedido: a criao de rgos pblicos e fixao de vencimentos.

Aps essa alterao, o Decreto-Lei s voltou a ser modificado constitucionalmente pela Emenda Constitucional n. 22, de 1982, que introduziu os pargrafos 1 e 2 no art. 55 da Constituio de 1969. A nova redao constitucional fazia com que o decreto-lei fosse includo, por dez dias, na ordem do dia e, caso no houvesse deliberao no prazo de sessenta dias, poderia ser aprovado de forma tcita (art. 55, 1, da Constituio Federal de 1969). J o pargrafo 2 do art. 55 dispunha que a rejeio do decreto-lei no importaria nulidades dos atos praticados durante a sua vigncia. A Constituio Federal de 1988 aboliu o Decreto-Lei e acabou por criar a Medida Provisria como figura substitutiva, sendo esta muito semelhante ao instrumento abolido, como se pode extrair do texto primitivo do art. 62, da Constituio de 1988:
art. 62 - Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional, que, estando em recesso, ser convocado extraordinariamente para se reunir no prazo de cinco dias. Pargrafo nico. As medidas provisrias perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias, a partir de sua publicao, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas delas decorrentes.

Alteraes que a Emenda n32 de 2001 trouxe para as Medidas Provisrias Art.62. Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional, que, estando em recesso, ser convocado extraordinariamente para se reunir no prazo de cinco dias. Pargrafo nico. As medidas provisrias perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias, a partir de sua publicao, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas delas decorrentes. Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) I - relativa a: (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) b) direito penal, processual penal e processual civil; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) II - que vise a deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) III - reservada a lei complementar; (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) IV - j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 2 Medida provisria que implique instituio ou majorao de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, s produzir efeitos no exerccio

financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada.(Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 3 As medidas provisrias, ressalvado o disposto nos 11 e 12 perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel, nos termos do 7, uma vez por igual perodo, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas delas decorrentes. (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 4 O prazo a que se refere o 3 contar-se- da publicao da medida provisria, suspendendo-se durante os perodos de recesso do Congresso Nacional.(Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 5 A deliberao de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mrito das medidas provisrias depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais. (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 6 Se a medida provisria no for apreciada em at quarenta e cinco dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia, subseqentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando. (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 7 Prorrogar-se- uma nica vez por igual perodo a vigncia de medida provisria que, no prazo de sessenta dias, contado de sua publicao, no tiver a sua votao encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional. (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 8 As medidas provisrias tero sua votao iniciada na Cmara dos Deputados. (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 9 Caber comisso mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisrias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sesso separada, pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional. (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 10. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 11. No editado o decreto legislativo a que se refere o 3 at sessenta dias aps a rejeio ou perda de eficcia de medida provisria, as relaes jurdicas constitudas e decorrentes de atos praticados durante sua vigncia conservar-se-o por ela regidas. (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 12. Aprovado projeto de lei de converso alterando o texto original da medida provisria, esta manter-se- integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto.(Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001)

A Emenda 32 alterou o processo legislativo e as regras de criao das MPs, com o objetivo de diminuir o uso desse instrumento. Entre outras mudanas, a nova lei proibiu a reedio ilimitada das MPs e definiu que, aps perderem a validade, elas trancariam a pauta do Congresso enquanto no fossem votadas.
Doutrinadores, em sua maioria, concordam que a EC n 32, de 2001, trouxe melhorias para o instituto das MP, com destaque para um sistema de prazos bastante articulado, a vedao da reedio, a introduo de limites materiais e um juzo prvio com relao aos pressupostos constitucionais de urgncia e relevncia. Todavia afirma Amaral Jnior (2005a) que quando vrias medidas provisrias conhecem tramitao em um mesmo momento, o novo modelo resulta diversos trancamentos de pauta, sobrepostos e sucessivos.

Diferenas: Critrios autorizadores:

Decreto-Lei Urgncia ou interesse pblico relevante.

Medida Provisria em 1988 Relevncia e urgncia No havia restrio quanto a edio de Medida Provisria que resulte aumento de despesas pblicas.

Medida Provisria reformada pela EC 32/01 Relevncia e urgncia No havia restrio quanto a edio de Medida Provisria que resulte aumento de despesas pblicas. 60 dias, autorizada a prorrogao do prazo, por uma nica vez, por mais 60 dias se no houver apreciao pelo Congresso.

No podiam ser Aumento de expedidos se houvesse despesas pblicas: aumento de despesas pblicas.

Eficcia temporal:

60 dias.

30 dias.

Critrio material:

Os decretos-leis s podiam ser expedidos sobre as seguintes matrias: segurana nacional, finanas pblicas e criao de rgos pblicos e fixao de vencimentos. Era tido como aprovado.

Na Constituio de O 1, do art. 62, trouxe 1988 no estavam as matrias sobre as previstas as matrias quais a edio de suscetveis de medida provisria tratamento pela Medida vedada. Provisria. Perdiam a eficcia desde a sua edio (efeitos ex tunc). Perdem a eficcia desde a sua edio, ressalvado o disposto nos 11 e 12. O texto original da Medida Provisria pode ser alterado. Neste caso, o Presidente dever sancionar ou o projeto de lei de converso.

Se no convertidos em lei e ultrapassado o prazo de vigncia: Possibilidade de ser emendado na deliberao pelo Congresso:

No podia ser emendado.

No havia vedao expressa, portanto era admitida a emenda.

Os efeitos da rejeio ou no converso em lei:

A rejeio no importava nulidade dos atos praticados durante sua vigncia.

A rejeio ou no converso em lei implicava em nulidade dos atos praticados na sua vigncia, salvo se o Congresso disciplinasse em contrrio.

Decreto legislativo deve disciplinar as relaes decorrentes da Medida Provisria. No entanto, no editado o decreto legislativo no prazo de 60 dias, as relaes decorrentes da MP so mantidas. A Medida Provisria uma legiferao provisria, pois reclama uma converso em Lei. Cabe comisso mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisrias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sesso separada, primeiramente pela Cmara dos Deputados e depois pelo Senado Federal. Deve ser feito por cada casa, juzo prvio dos pressupostos constitucionais (relevncia e urgncia) antes da deliberao. O 10, do art. 62, veda a reedio de Medida Provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo.

O Decreto-Lei era uma legiferao do A Medida Provisria Executivo, posta sob uma legiferao Carter Provisrio: controle do Legislativo. provisria, pois reclama No havia converso uma converso em Lei. do Decreto em Lei.

Procedimento de Converso:

O Decreto-Lei no era convertido em Lei, era simplesmente aprovado ou rejeitado.

O texto primitivo da Constituio de 1988 no tratou do procedimento de converso da Medida Provisria em Lei.

Possibilidade de reedio:

A Medida Provisria rejeitada no podia ser reeditada. J a Medida O Decreto-Lei rejeitado Provisria que tenha no podia ser perdido sua eficcia reeditado. pelo decurso de prazo podia ser reeditada (conforme interpretao do STF).

You might also like