You are on page 1of 11

Metodologia da cincia

Engenharias Profa. MSc. Andressa R. de Queiroz

Unidade I
Metodologia da cincia

Conceituao Importncia Objetivos Universidade e a iniciao cientfica Diviso da metodologia

Ler
Conhecer, interpretar, decifrar.... Aprofundamento do saber.... Fonte inesgotvel de ideias... Abre horizontes na mente... Aumenta o vocabulrio...

Analisar, refletir, criticar, sintetizar... Mos a obra!

5 sugestes para aprender a interpretar textos


Leia bastante quanto mais voc l, mais voc se adapta a diferentes formas de escrever, mais contato voc tem com a forma escrita do idioma e pelo desenrolar das tramas consegue entender as implicaes explcitas e implcitas de um texto. Leia por partes no adianta ler todo o texto sem entender nada. Leia cada pargrafo separadamente e passe para o prximo apenas quando entender completamente o anterior. Grife as partes que considera importantes cada pargrafo tem sua razo de ser (pausa para introduzir os pensamentos do autor, descrio do cenrio onde ocorre a ao, etc.). De acordo com a razo de cada texto, assinale as partes mais importantes grifando-as a lpis. Use o rodap para seus comentrios sempre que ler, anote suas impresses sobre o que est lendo, dessa forma quando retornar leitura poder recordar o que essa leitura lhe despertou at aquele ponto. Situe o texto que est lendo h o romantismo, o realismo, e cada um tem caractersticas prprias. Se voc sabe a que escola pertence esse autor, ficar mais fcil entender o que ele escreveu. Minha leitura e interpretao mudam consideravelmente se estou lendo Machado de Assis ou Fenando Sabino, pois cada um tem uma forma de expresso e usam diferentes formas de expresso.

O que cincia?
a atividade que prope a aquisio sistemtica do conhecimento sobre a natureza biolgica, social e tecnolgica

Qual a funo da cincia?


A principal o aperfeioamento do conhecimento em todas as reas para tornar a existncia humana mais significativa. (OLIVEIRA, 2000, pg. 48)

Metodologia da cincia
um conjunto de abordagens, tcnicas e processos utilizados pela cincia para formular e resolver problemas de aquisio objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemtica. A metodologia cientfica nos ensina um caminho para chegarmos a um fim cientfico. A palavra "cientfica" vem de cincia.

Metodologia da cincia
A metodologia corresponde a aplicao do mtodo atravs de tcnicas que garantem a legitimidade do saber obtido.

Teoria da relatividade; Recebeu o Nobel de Fsica de 1921, pela correta explicao do efeito fotoelctrico; Movimento browniano, que constitui uma evidncia experimental da existncia dos tomos;
"pai da geologia inglesa". Um mapa geolgico detalhado da Inglaterra, do Pas de Gales e de uma parte da Esccia. Seu trabalho, no incio, no recebeu o devido valor; foi plagiado; e arruinado financeiramente passou muito tempo na priso. A nova cincia da geologia e as realizaes de Smith s foram reconhecidas no final da sua vida.

Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prmio Nobel, de Fsica, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenmeno pouco conhecido) e com o Nobel de Qumica de 1911 pela descoberta dos elementos qumicos rdio e polnio.

O verdadeiro desenvolvimento do concreto armado no mundo iniciou-se com Gustavo Adolpho Wayss que fundou sua firma em 1875, aps comprar as patentes de Mounier para empregar no norte da Alemanha.

FALHAS DA PESQUISA
Falhas- Torre de Pisa, construda na cidade de Pisa, na Itlia, no sculo XII, em solo incapaz de sustentla, hoje, ela apresenta uma inclinao de cinco metros em relao ao solo e, no fossem os inmeros recursos da mais moderna tecnologia ali empregados, j teria tombado.

You might also like